• Nenhum resultado encontrado

PROVA BIMESTRAL História

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROVA BIMESTRAL História"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Escola:

Nome:

Turma:

n

o

:

PROVA BIMESTRAL

História

7

o

ano

1

4

o

bimestre

1. Leia o texto e responda.

Feitoria – Igaraçu

Fundada pela expedição guarda-costas de Cristóvão Jaques, entre 1516 e 1519. Parece ser a mesma “Fei-toria dos Marcos” ou “Fei“Fei-toria de Pernambuco”. Estaria localizada em terra firme, no continente, na foz do rio Igaraçu, próximo ao lugar onde haviam sido colocados marcos que assinalavam o domínio português. Fi-cava, assim, defronte à ilha de Itamaracá. Sua história é a mais conhecida: foi atacada por franceses em 1530, o que forçou o seu feitor, Diogo Dias, a se retirar para o Rio de Janeiro. Socorrida em 1531 por Pero Lopes de Sousa, sofreu novo ataque dos franceses em 1532, no qual foi incendiada. Os franceses se fortificaram em Itamaracá, de onde os expulsou Pero Lopes. Duarte Coelho, donatário de Pernambuco, desembarcou em Iga-raçu, em 1534, porque lá “já estava uma feitoria del rei para o pau-brasil”.

Fonte: MELLO. A feitoria de Pernambuco – Reduto dos Marcos, 73/84; RIO BRANCO. Efemérides brasileiras, 41 e 91; Fiscais e meirinhos, 414. Texto retirado de www.receita.fazenda.gov.br (acesso em 17 ago. 2012)

a) De acordo com o texto, por que a história da feitoria Igaraçu é a mais conhecida?

b) As feitorias foram construídas no Brasil pelos portugueses no período colonial. Explique qual era a importância das feitorias pa-ra a economia portuguesa no início do século XVI.

c) Por que os franceses atacaram várias vezes a feitoria Igaraçu na década de 1530?

2. Leia o trecho da carta de Pero Vaz de Caminha, escrivão da armada de Pedro Álvares Cabral, escrita em maio de 1500 para o rei português d. Manuel.

A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. [...] Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, agudo na ponta como um furador.

a) Quem são as pessoas descritas no trecho da carta?

(2)

2

3. Após 1530, o rei português d. João III criou o sistema de capitanias hereditárias para ocupar e explorar o território dominado na América. Apenas duas capitanias obtiveram sucesso, São Vicente e Pernambuco. Um novo sistema administrativo foi criado pela Co-roa portuguesa, chamado de governo-geral. Assinale a alternativa que explica corretamente as diferenças entre as capitanias here-ditárias e o governo-geral.

a) As capitanias hereditárias dividiam o território da América portuguesa em 14 feitorias, enquanto o governo-geral dividia o ter-ritório em 14 faixas de terra.

b) As capitanias hereditárias eram um sistema administrativo centralizador, enquanto o governo-geral confiava a administração aos donatários.

c) As capitanias hereditárias eram um sistema administrativo baseado na doação de faixas de terra a donatários, enquanto o go-verno-geral era um sistema mais centralizado.

d) Tanto as capitanias hereditárias quanto o governo-geral previam uma administração centralizadora, entretanto, as capitanias hereditárias admitiam a participação dos donatários no recolhimento de impostos.

4. Observe a imagem e responda.

Representação de navio de transporte de escravos africanos, obra de Rugendas

a) O cultivo da cana-de-açúcar ganhou força no nordeste brasileiro, após a criação dos governos-gerais no período colonial. O en-genho era a propriedade produtora de açúcar, incluindo todos os instrumentos necessários para a produção açucareira. Descre-va duas características que tornaDescre-vam os engenhos lucrativos.

b) De que maneira a imagem se relaciona com os engenhos do período colonial?

viagem pitoresca a

tra

(3)

3

5. Com a crise na produção de açúcar, no Brasil colonial, as bandeiras ganharam destaque, transformando a economia e o terri-tório da colônia. Esse episódio da história brasileira também está retratado em um monumento, construído por Victor Brecheret, instalado no Ibirapuera, em São Paulo. Leia o texto sobre esse monumento e responda.

O escultor Victor Brecheret costumava dizer que o Monumento às Bandeiras, instalado na praça Arman-do Salles de Oliveira, no Ibirapuera, era a obra de sua autoria com que mais se identificava. [...] Com 12 me-tros de altura, 50 de extensão e 15 de largura, representa uma expedição bandeirante subindo um plano, com dois homens a cavalo. Uma das imagens representa o chefe português e a outra, o guia índio. Atrás deles, há um grupo formado por índios, negros, portugueses e mamelucos, que puxa a canoa das monções, usada pelos bandeirantes nas expedições pelos rios. As raças podem ser identificadas por detalhes nas estátuas: os portu-gueses apresentam barbas; as figuras nuas, com uma cruz ao pescoço são os índios catequizados. A obra foi instalada no sentido de entrada dos bandeirantes pelo interior, no eixo sudeste-noroeste. Na frente do monu-mento, um mapa de Afonso Taunay, esculpido no granito, mostra o roteiro das expedições com os nomes de alguns bandeirantes famosos, entre eles Fernão Dias, Anhanguera, Borba Gato e Raposo Tavares.

Fonte: www.sampa.art.br (acesso em 20 ago. 2012)

a) De acordo com o que você estudou sobre as bandeiras, qual seria o motivo histórico para instalarem um monumento às bandei-ras em São Paulo?

b) De acordo com o texto, como era formado o grupo de bandeirantes retratados no monumento?

c) Quais seriam os objetivos das bandeiras no Brasil colonial?

6. Observe a imagem.

a) Cite duas modificações no Brasil colonial após a descoberta de jazi-das de ouro na região de Minas Gerais.

b) Associe corretamente as colunas A e B.

Coluna A

1. Intendência das Minas 2. Casas de fundição 3. Quinto real

Coluna B

( ) Transformavam o minério extraído em barras de ouro.

( ) Abrigava administradores exclusivos para os negócios da mine-ração.

( ) Imposto devido à Coroa.

Exemplos de barras de ouro da casa de fundição de Vila Rica (atual Ouro Preto, Minas Gerais)

(4)

4

Observe o mapa, leia o texto e responda às questões 7 e 8.

As colônias do norte da costa atlântica apresentam o clima temperado, semelhante ao europeu. Dificilmente essa área poderia oferecer algum produto de que a Ingla-terra necessitasse. [...] O trabalho familiar em pequenas propriedades foi bastante comum nas colônias do norte. [...] Esse comércio [triangular] consistia, simplificada-mente, na compra de cana e melado das Antilhas, que na colônia seriam transformados em rum. O rum obtinha fá-ceis mercados na África, para onde era levado por navios da Nova Inglaterra e trocado, usualmente, por escravos. Estes escravos eram levados para serem vendidos nas fa-zendas das Antilhas. [...] As colônias do sul, por sua vez, abrigaram uma economia diferente. [...] O fumo tornou- -se um produto fundamental no sul.

KARNAL, Leandro. Estados Unidos: a formação da

nação. São Paulo: Contexto, 2003, p. 50-52.

7. As Treze Colônias da América do Norte pertenciam à Inglaterra no século XVII e parte do século XVIII. Explique as diferenças da coloniza-ção inglesa nos territórios do norte e do sul.

8. Faça um esquema representando o comércio entre as colônias do norte, as Antilhas e a África.

Fonte: editoria de arte.

OCEANO ATLÂNTICO Rhode Island Massachusetts Nova Jersey Pensilvânia Nova York Virgínia Carolina do Norte Carolina do Sul Geórgia Connecticut Delaware Maryland Golfo do México Nova Hampshire Montes Apalaches Lago Superior Lago Michigan Lago

Huron OntárioLago Lago

Erie

AS TREZE COLÔNIAS

Treze Colônias Fronteira de 1763

(5)

5

Observe a imagem e responda às questões 9 e 10.

9. Assinale a alternativa que define corretamente o absolu-tismo político, forma de governo adotada em alguns reinos da Europa durante a Idade Moderna.

a) O absolutismo fortalece a figura da burguesia, amplian-do sua participação no governo. As novas leis impunham restrições ao poder real.

b) O governo absolutista fortalece o poder real, subordinan-do regiões distantes a um mesmo governo. No discurso religioso, o rei torna-se uma figura central por ter sido es-colhido por Deus.

c) No governo absolutista, os nobres detinham a maior par-te do poder, formulando e aprovando leis. O rei era ape-nas o símbolo da importância que a nobreza adquiriu. d) Os servos e os trabalhadores livres conseguiram se

des-tacar nos governos absolutistas, conquistando um espa-ço de atuação direta. Várias leis eram formuladas por um Conselho composto por esse grupo social.

10. Imagine que você é o rei Luís XIV. Descreva como é o seu governo e quais são as razões que o tornaram conhecido como o “rei Sol”.

Luís XIV, o “rei Sol” da França.

c H ateau de versailles , F ra N ça ( paris )

(6)

6

1.

a) A história da feitoria de Igaraçu é a mais conhecida por ter sofrido vários ataques dos franceses no período co-lonial.

b) As feitorias foram construídas para a proteção do litoral e para armazenar víveres e armamentos. O principal item armazenado era o pau-brasil, coletado pelos indígenas e levado à Europa pelos portugueses.

c) Os franceses não aceitavam a divisão do continente americano feita entre os portugueses e os espanhóis por meio do Tratado de Tordesilhas, defendendo a ideia de que as terras deveriam pertencer a quem de fato as ocupasse.

2.

a) As pessoas descritas são os povos indígenas que viviam no litoral do Brasil.

b) Entre 1500 e 1530, os portugueses e os indígenas tiveram pouco contato. Os portugueses estavam mais in-teressados no comércio com as Índias e utilizavam os indígenas na exploração do pau-brasil por meio do es-cambo. Após 1530, com a colonização do território brasileiro, os portugueses entraram em guerra com os in-dígenas, ocupando suas terras, escravizando, e muitos morreram em razão das doenças europeias.

3. c 4.

a) Os engenhos eram latifúndios, nos quais era praticada a monocultura, voltada para a exportação, por meio do trabalho escravo.

b) A imagem retrata o tráfico negreiro. Essa atividade era importante para abastecer os engenhos com a sua principal mão-de-obra — os escravos africanos.

5.

a) O monumento foi instalado em São Paulo porque essa cidade foi o principal local de onde saíram as expedi-ções denominadas bandeiras.

b) O grupo de bandeirantes era formado por um chefe português, um guia indígena, outros índios, negros, por-tugueses e mamelucos.

c) As bandeiras tinham como objetivo buscar metais preciosos no interior do Brasil, além de aprisionarem indí-genas que seriam vendidos como escravos ou aprisionar escravos foragidos, podendo se especializar na des-truição de quilombos.

6.

a) Após a descoberta das jazidas de ouro em Minas Gerais, houve o aumento da imigração para o Brasil, o eixo econômico da colônia mudou para o sudeste (a transferência da capital para o Rio de Janeiro), surgiram vá-rios núcleos urbanos, houve um aumento na circulação de pessoas e mercadorias e aumento da fiscalização por parte da administração portuguesa.

b) 2 – 1– 3

7. Nos territórios do norte houve a chamada colonização de povoamento, predominando as lavouras de subsis-tência, a pequena propriedade, a mão-de-obra familiar ou livre. Nos territórios do sul houve a chamada colo-nização de exploração, predominando a plantation (latifúndios monocultores com trabalho escravo).

8. Colônias do Norte Antilhas África Rum Escravos Cana e melado 9. b

10. O aluno deve retratar um governo autoritário, demonstrando que o rei toma todas as decisões referentes à economia, à política, ao exército, atuando como se fosse o centro de toda a sociedade, assim como o Sol é o centro do Universo.

Referências

Documentos relacionados

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

A turma deverá formar uma comissão de formatura e elaborar uma ata, com a data da eleição, o nome do curso, turnos e a matrícula dos componentes com seus devidos cargos, além

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

devidamente assinadas, não sendo aceito, em hipótese alguma, inscrições após o Congresso Técnico; b) os atestados médicos dos alunos participantes; c) uma lista geral

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

Com o fomento de políticas voltadas o contexto da Língua de Sinais nos cursos de Ensino Superior tem como fator de observação a prática docente e o uso de

coordenar estudos, pesquisas e levantamentos de interesse das anomalias de cavidade oral e seus elementos, que intervirem na saúde da população; Examinar os dentes e

Esta ética do acolhimento reverbera em Derrida, que dá um salto para além deste pensamento, fazendo seu alicerce para a criação de uma alteridade, originando uma ética prima, ou