• Nenhum resultado encontrado

Ano VII Nº 37 Setembro de 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ano VII Nº 37 Setembro de 2017"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Ano VII • Nº 37 – Setembro de 2017

Estimados amigos e amigas do Movimento Champagnat da família Marista, saudações! O MovimentAção, mais uma vez chega às Fraternidades, levando notícias dos encontros, festas e novidades.

Estamos no mês de setembro, relembramos a importância da Palavra de Deus em nossa vida. A Bíblia é o livro mais lido de toda a História do Povo de Deus. Milhões e milhões de pessoas já leram este livro. Na verdade, a palavra Bíblia vem da língua grega, BIBLOS, e significa conjunto de livro, pois ela contém 73 livros. Mesmo as pessoas que tem hábito de leitura da Palavra de Deus, costumam fazer perguntas do tipo: quem escreveu a Bíblia? Tudo o que se encontra na Bíblia é Palavra de Deus? Como ela está dividida? Por que a Bíblia católica tem mais livros que a dos protestantes? A Palavra de Deus encontra-se tão somente na Bíblia ou também na nossa vida? Um livro tão procurado e lido por tanta gente deve possuir um segredo muito importante para a vida. Qual é este segredo? Como fazer para descobri-lo?

Para nos ajudar nesta reflexão, o Padre João Carlos, em um dos seus textos, nos fala dos ensinamentos que encontramos na Bíblia, por isso precisamos fazer dela o nosso livro de cabeceira:

1º. Um Deus que é nosso Pai. Deus da Aliança, que cumpre suas promessas;

2º. Um Deus que enviou seu Filho para nos ajudar a encontrar o caminho de sua casa; 3º. Um Deus que cuida da nossa Casa comum e que cuida também de nós, seus filhos; 4º. Um Deus que nos fez irmãos, filhos do mesmo Pai e que nos ama a todos com igual amor;

5º. Um Deus que armou sua tenda no nosso meio e veio morar conosco, trazendo o seu

Reino de Paz e a força do bem, da verdade e de perdão;

6º. Um Deus que vai ao encontro do pecador com seu perdão e a sua graça. Deus perdoa a quem quer recomeçar;

7º. Um Deus que nos diz que o importante é fazer a vontade do Pai, como Jesus fez. Devemos andar segundo o desejo Dele; 8º. Um Deus que enviou seu filho para morrer por todos nós e assim nos mostrar o caminho da ressurreição;

9º. Um Deus que percebe as nossas dificuldades de entendimento, como os discípulos de Emaús, mas que nos envia seu Espírito Santo para nos dar forças para permanecermos fiéis a sua Palavra;

10º. Um Deus que nos convida a continuar sua missão.

Queridos maristas de Champagnat, voltemos nosso pensamento e orações para os Irmãos, leigas e leigos que estão participando do XXII Capítulo Geral, que teve início no dia 08 de setembro, em Rionegro, na Colômbia. Só para recordar: os Capítulos Gerais, sempre foram realizados, os dois primeiros em L’Hermitage, 8 em Saint-Genis-Laval (França), 5 em Grugliasco (Itália), e 6 em Roma. Por que o XXII na Colômbia? O Superior Geral Emili Turú, explica: “convinha deslocar-nos como sinal de um novo começo.”

Irmãos e irmãs, de mãos dadas agradeçamos por tanto bem que o Carisma Marista tem feito às nossas vidas. Esperamos que venha desta cidade, como aconteceu há 50 anos, em Medellín, outros avanços para a Igreja do mundo e também para o Instituto. Que o Espírito Santo inspire os capitulares a nos mostrar novos caminhos para os próximos anos.

Que Deus nos abençoe e Nossa Senhora, a Boa Mãe nos cubra com seu manto sagrado.

(2)

No dia 16 de julho, o Irmão Dener Souza, visitou a Fraternidade São Marcelino

Champagnat, de Lagoa Seca/PB. Realizada

na Comunidade da Paz, a visita permitiu a partilha dos desafios vividos pela Fraternidade. Também foi apresentado um projeto desenvolvido pelos membros, que é a reza do terço nas famílias. Um projeto da paróquia, que tem sido um espaço para a fraternidade partilhar a espiritualidade e carisma maristas.

Encontro reúne Fraternidades da Região Norte e Nordeste

Aconteceu de 14 a 16 de Julho de 2017 o Encontro Regional das Fraternidades do Norte e Nordeste, em Lagoa Seca/PB. Participaram 41 pessoas das Fraternidades: Nossa Senhora dos Prazeres – Maceió/AL; Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora da Conceição – Recife/PE; Nossa Senhora de Nazaré – Belém/PA; Nossa Senhora da Apresentação – Natal/RN; Nossa Senhora das Neves – João Pessoa/PB.

Todos os participantes colaboraram na preparação e apresentação de momentos importantes como, oração, planejamento, celebração eucarística e momentos de confraternização.

O padre Eliezer, pároco diocesano da Comunidade do Rangel em João Pessoa, foi o palestrante convidado para apresentar o tema UM NOVO COMEÇO NA IGREJA.

O Irmão Dener Souza, assessor do Movimento Champagnat, abordou sobre O NOVO COMEÇO no Instituto Marista destacando as 3 palavras do Bicentenário: GRATIDÃO, PERDÃO e COMPROMISSO. Ressaltou a importância do Laicato no Instituto Marista hoje, da Igreja comunhão – por um itinerário de conversão, sobre a família carismática e a importância de promover o encontro.

No último dia, Conceição Ferreira e Jorge Xavier, apresentaram “Oficina de Planejamento” abordando assuntos como: Evangelização do grupo para o próprio grupo; a necessidade de se colocar o planejamento no papel; o que a Província espera das fraternidades; e a inspiração bíblica tem que estar sempre presente em nossos encontros.

O Irmão Dener concluiu o encontro agradecendo por tudo que vivenciou com o grupo, do aprendizado, do sentir, do olhar e de tudo que foi celebrado.

(3)

A Fraternidade Nossa Senhora da Boa

Viagem de Belo Horizonte/MG, recebeu no

dia 1º de julho, a visita do Irmão Dener Souza, assessor provincial. O encontro aconteceu no Colégio Marista Dom Silvério. Depois de um momento de oração, leitura do calendário marista e do Evangelho do dia, os membros partilharam os avanços, necessidades e sugestões para a caminhada da Fraternidade.

A Fraternidade Irmão Gonçalves Xavier, de

Varginha/MG, recebeu a visita do Irmão Dener

Souza, no dia 04 de julho. O local do encontro foi a casa da animadora, Vanessa Elen. A reunião começou com a acolhida dos presentes, seguida da leitura do calendário e a reflexão do Evangelho do dia. Depois do momento de oração, a Fraternidade partilhou os avanços, necessidades e sugestões.

A Fraternidade Nossa Senhora de Fátima,

de Patos de Minas/MG, iniciou suas

atividades do segundo semestre no dia 31 de julho. A reunião contou com a presença do Irmão Dener Souza, e da Assessora de Secretaria e Finanças, Maria Luiza. Foi um momento de partilha e reflexão sobre a caminhada da Fraternidade.

No dia 19 de julho, o coordenador provincial do Movimento Champagnat, Geraldo Siqueira, visitou a Fraternidade Nossa Senhora dos

Prazeres, de Macéio/AL. Reunidos no

Colégio Marista de Macéio, os participantes refletiram o momento atual da Fraternidade e também discutiram a necessidade do planejamento das atividades a serem realizadas ao longo do semestre.

As Fraternidades Nossa Senhora da

Assunção e Boa Mãe, de Fortaleza/CE,

participaram da comemoração do Dia do Marista, em 15 de agosto, com a Comunidade do Postulantado e com a presença do Conselho da Comunidade São Marcelino Champagnat, de Maraponga.

A Fraternidade Nossa Senhora da

Conceição, de Balsas/MA, está

desenvolvendo o projeto Reforma da Catedral nas escolas. A ação social conta com o apoio e participação de todos os membros da Fraternidade.

(4)

No dia 20 de agosto, o grupo de discernimento e reflexão laical de Aparecida de Goiânia, futura Fraternidade Divino Pai Eterno, realizou o primeiro encontro depois das férias, planejando o segundo semestre e a ida dos membros para o encontro regional do Movimento Champagnat, em Brazlândia/DF. O encontro contou com a presença dos irmãos Dener Souza e José Rogério.

A Fraternidade Nossa Senhor da

Guadalupe, de Teresina/PI, se reuniu em

agosto, especialmente para celebrar a vida dos aniversariantes do primeiro semestre.

A Fraternidade Nossa Senhora da Conceição de Recife/PE realizou seu encontro no dia 02 de setembro, no Recanto

Nazaré para refletir e rezar a partir da Carta do Superior Geral, La Valla: casa da luz. Assessorado pelo Irmão José Machado, os membros da Fraternidade se aprofundaram nos ensinamentos sobre ser contemplativos na ação. Ainda tiveram a oportunidade de conviver com os irmãos do Recanto e do Postulantado, que visitavam a casa, na missa e durante o jantar.

A Fraternidade Nossa Senhora da Boa Viagem, de Belo Horizonte/MG, participou no dia 11 de agosto, de um encontro do Grupo de Espiritualidade do Juniorato Champagnat. O tema refletido foi "Maristas de Champagnat: do coração de Maria, vocações para o mundo".

Mensagem do papa Francisco ao Irmão Emili Turú, Superior Geral dos Irmãos Maristas.

Querido irmão:

Tenho o prazer de cumprimentá-lo e, através de você, toda a família marista, por ocasião do Bicentenário da fundação da Congregação, durante o qual celebrarão o XXII Capítulo Geral, que acontecerá na Colômbia. Desejaram preparar essa efeméride sob o lema “um novo começo”, onde se encontra sintetizado todo um programa de renovação que supõe olhar com agradecimento o

(5)

passado, discernir o presente e abrir-se, com esperança, ao futuro.

A gratidão é o primeiro sentimento que brota do coração. É necessária essa atitude de reconhecimento para valorizar as obras grandes que Deus fez através de vocês. Ao mesmo tempo, dar graças nos faz bem; ajuda-nos a ajuda-nos reconhecer pequeajuda-nos diante dos olhos do Senhor e devedores de uma tradição que nos foi dada sem que tenhamos feito nada. Vocês pertencem a uma grande família, rica de testemunhos que souberam doar suas vidas por amor a Deus e ao próximo, com esse espírito de irmandade que caracteriza a Congregação e que converte o outro em “irmão muito querido para mim” (Fl 16). Esses dois séculos de existência se transformaram em uma grande história de entrega em favor das crianças e jovens, que foram acolhidos em todas as partes dos cinco continentes e foram formados para serem bons cidadãos e, sobretudo, bons cristãos. Estas obras de bem são expressão da bondade e misericórdia de Deus que, apesar de nossas limitações e inabilidades, jamais se esquece de seus filhos. Todavia, não basta contemplar o passado, mas é necessário realizar um discernimento do momento presente. É correto se examinarem e é bom que o façam à luz do Espírito. Discernir é reconhecer com objetividade e caridade o estado atual, confrontando-o com o espírito fundacional. São Marcelino Champagnat foi um inovador para o seu tempo no âmbito educativo e da formação. Ele mesmo experimentou a necessidade do amor para poder conseguir fazer brilhar as potencialidades que cada criança tem escondidas dentro de si. Seu santo fundador dizia: “A educação é para a criança o que o cultivo é para o solo. Por melhor que seja um terreno, se permanecer inculto, não produzirá senão espinhos e abrolhos”. A tarefa do educador é de entrega constante e tem uma carga de sacrifício; no entanto, a educação é coisa do coração e isto a faz diferente e sublime. Ser chamados a cultivar exige, primeiro de tudo, cultivar a si mesmos. O religioso educador tem que cuidar do seu campo interior, das suas reservas humanas e espirituais para poder sair a semear e cuidar do terreno que lhe confiaram. Devem ser conscientes que o terreno que trabalham e modelam é “sagrado”, vendo nele o amor e a marca de Deus. Com essa dedicação e

esforço, fieis à missão recebida, contribuirão à obra de Deus, que lhes chama a ser simples instrumentos em suas mãos.

Finalmente, animo-os a que se abram com esperança para o futuro, caminhando com espírito renovado; não é um caminho diferente, mas vivificado no Espírito. A sociedade hoje precisa de pessoas sólidas em seus princípios que possam dar testemunho daquilo que creem e assim construir um mundo melhor para todos. Serão guiados nesse caminho pelo lema do vosso Instituto religioso, que é em si um projeto de vida: “Tudo a Jesus por Maria; tudo a Maria para Jesus”. Trata-se de confiar em Maria e se deixar guiar por ela na sua humildade e serviço, na sua prontidão e entrega silenciosa; são atitudes que o bom religioso e educador tem que transmitir com seu exemplo.

Os jovens reconhecerão, em seu modo de ser e atuar, que existe algo de extraordinário e compreenderão que vale a pena não só aprender esses valores mas, sobretudo, interiorizá-los e imitá-los. Maria os acompanhará nesse propósito e, com ela, ratificarão sua vocação, contribuindo a criar uma humanidade sempre e continuamente renovada, onde o vulnerável e o descartado sejam valorizados e amados. Este futuro que desejam e que sonham não é uma utopia: constrói-se desde hoje, dizendo “sim” à vontade de Deus na certeza de que ele, como Pai bom, não decepcionará a nossa esperança.

Agradeço ao Senhor e a Maria, nossa Boa Mãe - como São Marcelino gostava de chamá-la - a presença na Igreja de vossa vocação e serviço, e peço para vocês o dom do Espírito Santo para que, movidos por ele, levem às crianças e jovens, assim como a todos os necessitados, a proximidade e a ternura de Deus.

Vaticano, 10 de abril de 2017 Fonte: http://www.champagnat.org/000.php?p=512

Na manhã do dia 08 de setembro de 2017, 79 capitulares e os 16 convidados de seis regiões do Instituto se reuniram na capela da Casa de Encontro La Salle, em Rionegro na Colômbia, para dar início ao XXII Capítulo Geral dos Irmãos Maristas.

(6)

É a primeira vez que o Capítulo Geral acontece fora da Europa.

A abertura foi marcada por vários momentos significativos:

Os participantes foram acolhidos por um grupo de crianças do Colégio da Companhia de Maria “La Enseñanza” e cada um recebeu rosas que foram depositadas aos pés da imagem de Nossa Senhora de Fourvière.

Após a apresentação de danças da região, o Ir. César Rojas, provincial da Norandina, região que acolhe o Capítulo Geral, deu as boas-vindas aos participantes.

O Ir. Emili Turú, superior geral, nas palavras de abertura destacou 4 elementos que devem pautar o trabalho dos capitulares:

Ao fio da espera: atitude de contemplação e

de discernimento diante dos trabalhos, reflexões e decisões tomadas.

Atualizar La Valla: tarefa mais importante do

Capítulo que é, diante das realidades e urgências do mundo, ser presença significativa entre os Montagne de hoje.

Parábola da fraternidade: ser “a mudança

que queremos ver no mundo” é ser capaz de sentar-se à mesa e mesmo diante da diversidade de ideias, prevalecer o diálogo fraterno. A mística da mesa novamente está presente na sala capitular. Ela continua sendo o símbolo da fraternidade que nos une.

Magnificat: assim como Maria proferiu um

cântico de louvor a Deus por ter sido escolhida para ser a Mãe do Salvador, o Instituto louva a Deus por tudo o que Ele tem feito nesses 200 anos e pela presença da Boa Mãe.

Em seguida foi lida uma mensagem enviada pelo Cardeal João Aviz e pelo Superior dos Irmãos de La Salle, Ir. Robert Schieler. Ir. José Sánchez Bravo, provincial do México Central, partilhou com os capitulares o sofrimento do povo mexicano com os estragos provocados pelo terremoto que atingiu o país e que provocaram danos tanto no colégio quanto na residência maristas. O Ir. Joe McKee, apresentou aos participantes o documento que regulamenta o Capítulo Geral. Ao redor das mesas foi feita a primeira reflexão e a partilha sobre as primeiras impressões do documento. Para contribuir com o trabalho dos capitulares, a Comissão Facilitadora criou a dinâmica da vida fraterna. Os Irmãos foram divididos em 16 grupos, chamados de Fraternidades, para criar comunhão e aprofundar a confiança.

Com esse gesto o capítulo sinaliza a importância de viver a Fraternidade é um grande desafio diante de um mundo marcado pela competitividade e pelo egoísmo.

Que nossas fraternidades tenham o mesmo espírito que viveram os primeiros Irmãos em La Valla.

Acompanhe diariamente as notícias do Capítulo Geral pelo link:

http://www.champagnat.org/lavalla2017.php

Reunião da Equipe de Coordenação: a

próxima reunião da Equipe acontece de 27 a 29 de outubro em Fortaleza/CE. É a primeira vez que a equipe se reúne em Fortaleza. Na ocasião pretende-se visitar as Fraternidades locais e partilhar de um momento com os formadores e formandos da Comunidade Marista da Maraponga.

Camiseta do Bicentenário: em sintonia com

os 200 anos do Instituto estamos divulgando a camiseta do Movimento Champagnat com o tema do Bicentenário do Instituto. A arte da camiseta é obra de Eder D’Artagnan. O valor da camiseta é R$ 25,00 e temos tamanhos: P, M, G e GG. As encomendas podem ser feitas pelo email: mchfm@marista.edu.br

Movimentação - Periódico do Movimento Champagnat da Família Marista - PMBCN Redação, Diagramação e Revisão: Maridelma Ilário de Lucena, Geraldo Siqueira, Maria Luiza

Ferreira, Márcia Souza e Ir. Dener Souza, com a colaboração de várias Fraternidades da Província.

Endereço da Secretaria do MChFM: QS 01 - Rua 210 - Lote 40 - 10º Andar Torre “A” - Edifício

Taguatinga Shopping Pistão Sul - Águas Claras - DF - 71.950-904.

Contatos: mchfm@marista.edu.br e mlucena@marista.edu.br Confira esta edição e as anteriores em: www.issuu.com/mchfm

Referências

Documentos relacionados

8- Indica duas utilizações do granito.. Indica duas utilizações

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

Os caçadores tinham estendido uma grossa corda ligada a uma rede, no caminho por onde o leão costumava passar, de maneira que, quando o leão tropeçou na corda, a rede caiu-- lhe em

Combinaram encontrar-se às 21h

13. Portugal teve condições privilegiadas para iniciar a Expansão marítima. Indica duas delas, explicitando-as.. Completa a legenda da imagem... 14.2. Esta embarcação

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

a) O polícia disse um palavrão, após ter saído da casa de Adrian. Corrige as falsas.. A mãe também está com gripe. “Quase que não consegui ficar calado quando vi que não

A noite de Maio com as suas sombras e os seus brilhos, os seus perfumes, as suas flores e os seus murmúrios parecia uma história fantástica.. As folhas no ar mexiam-se levemente