• Nenhum resultado encontrado

A aposta da reorientação curricular via tema gerador no Projeto Parnamirim Interdisciplinar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A aposta da reorientação curricular via tema gerador no Projeto Parnamirim Interdisciplinar"

Copied!
163
0
0

Texto

(1)UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. ARIANE ROCHELLE MENDONÇA. A APOSTA DA REORIENTAÇÃO CURRICULAR VIA TEMA GERADOR NO PROJETO PARNAMIRIM INTERDISCIPLINAR. NATAL/RN 2016.

(2) ARIANE ROCHELLE MENDONÇA. A APOSTA DA REORIENTAÇÃO CURRICULAR VIA TEMA GERADOR NO PROJETO PARNAMIRIM INTERDISCIPLINAR. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), como requisito parcial para a obtenção do título de mestre em Educação. Linha de Pesquisa: Educação, Construção das Ciências e Práticas Educativas. Orientadora: Profa. Dra. Marta Maria Almeida Castanho Pernambuco. NATAL/RN 2016.

(3) Catalogação da Publicação na Fonte. UFRN / Biblioteca Setorial do CCSA Mendonça, Ariane Rochelle. A aposta da reorientação curricular via tema gerador no Projeto Parnamirim Interdisciplinar / Ariane Rochelle Mendonça. - Natal, 2016. 163f.: il. Orientador: Profa. Dra. Marta Maria Almeida Castanho Pernambuco. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Educação. Programa de Pós-graduação em Educação.. 1. Educação fundamental – Dissertação. 2. Currículo – Dissertação. 3. Tema gerador - Projeto Parnamirim Interdisciplinar – Dissertação. 4. Paulo Freire Dissertação. I. Pernambuco, Marta Maria Almeida Castanho. II. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. III. Título. RN/BS/CCSA. CDU 373.3.

(4) ARIANE ROCHELLE MENDONÇA. A APOSTA DA REORIENTAÇÃO CURRICULAR VIA TEMA GERADOR NO PROJETO PARNAMIRIM INTERDISCIPLINAR. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), como requisito parcial para a obtenção do título de mestre em Educação.. Aprovada em: ___/____/_______. ____________________________________________________________ Profa. Dra. Marta Maria Almeida Castanho Pernambuco Orientadora – UFRN ____________________________________________________________ Profa. Dra. Maria Aparecida Dias Examinadora externa – UFRN ____________________________________________________________ Profa. Dra. Hostina Maria Ferreira do Nascimento Examinadora externa - UERN ____________________________________________________________ Prof. Dr. Juarez Melgaço Valadares Examinador externo (suplente) – UFMG.

(5) O trabalho aqui “experienciado” é dedicado a fonte de esforços construídos na amizade, no dia a dia a dia de meu aprendizado junto ao grupo GEPEM, a quem devo minhas inspirações profundas, fundadas na teoria-práticapartilha do trabalho coletivo. Sobretudo, em nome da luta dos que nunca desistem do sonho possível, que é tão nosso..

(6) AGRADECIMENTOS Agradeço ao reencontro constante do amor que nutro pelas pessoas, ele é a força motriz do que me move a ter a crença na mudança das coisas. Que me alimenta sempre, quando penso no para quê de minha escrita, em benefício de quem e de quê. Mente e corpo são manifestações de uma mesma substancia, mas os sentimentos são alicerce da visão inovadora. A minha mãe Josye Mendonça, por seu exemplo de obstinação/luta e minha tia Maria Gerlane, pelos verdadeiros gestos de força que não se afastam da sensibilidade. Aos meus companheiros de base de pesquisa (GEPEM), que com suas singularidades me ajudam a exercitar a troca em suas dimensões. Demais amigos que direta e indiretamente me apoiaram, em especial: Melqui, amigo que tanto desatou ações e palavras ancoradoras, mudavam dias confusos. Samira que com sua poesia e luta pelo equilíbrio coloria minhas tensões. Tudo vai dar certo! Paulo de Souza que fez e tanto faz por mim, por nossa batalha parecida. Nicarla Moura que por vezes com amabilidade e avidez me encorajou a acreditar, Lucas Xavier que com sua generosidade me ajudou em partes imprescindíveis de organização desse trabalho. A kezia, grata amizade que sem arestas esteve a meu lado para ouvir reclames em momen tos de cansaços, libertários e até silenciosos, amenizando os grandes pesos ao lado de Clara, amiga de todas as luas e de confissões, por vezes inconfessáveis. Vocês foram a grande parceria necessária. As professoras Aparecida, Hostina e professor Juarez que com cuidado me deram orientações importantes para escrita deste trabalho. Irene Paiva, aquelas conversas estimularam a direção deste trabalho. No que respeita diretamente este trabalho agradeço a professora, orientadora e exemplo, Marta Pernambuco, sem você as ideias contidas, acumuladas – e a alegria e estímulo para crer em tudo que na pesquisa busco – não seria possível! Agradecer não é pouco, mas não supri o tanto de minhas gratidões por nossas construções coletivas que me ensinam a enxergar cenários possíveis. Por fim agradeço a experiência composta por todos que participaram do Parnamirim Interdisciplinar e pelos que não desistiram de apostar na educação e, consequentemente, na humanidade..

(7) As teorias e as escolas, como os micróbios e os glóbulos, se devoram reciprocamente e asseguram por sua luta a continuidade da vida.. “Marcel Proust, em Sodoma e Gomorra”..

(8) RESUMO O presente trabalho traça uma análise da experiência do Projeto Parnamirim Interdisciplinar, este promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim, com assessoria do Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas em Movimento (GEPEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O projeto envolveu 23 escolas que trabalhavam de 6º à 9º ano do Ensino Fundamental e visava fomentar um processo de Reorientação Curricular Via Tema Gerador. Esse processo é parte de um princípio de ações já realizadas em diversas experiências em sistemas públicos de ensino em algumas redes do Brasil e tomando por base o Tema Gerador e pressupostos freireanos. A premissa ocupa-se não apenas a um caráter interdisciplinar de trabalhar os conteúdos, mas traduzi-los na realidade do educando através de uma pesquisa que se origina da problematização do tema que por sua vez deve estar diretamente ligado ao universo temático dos alunos. Como objetivo desta pesquisa realizamos uma análise desse processo verificando quais os fatores que levaram a interrupção do projeto “Parnamirim Interdisciplinar”. A escrita desta dissertação baseia-se nos princípios Freireanos na medida em que considera a compreensão do estudo local como parte da organização do conhecimento, com vistas á problematização do processo em questão. Paulo Freire foi, em suma, o pilar teórico utilizado neste trabalho além de alguns de seus interlocutores como Antônio Gouvêa, Marta Pernambuco, Demétrio Delizoicov, José André Angotti, Antônio Moreira, dentre outros. Visando a organização e sistematização desse estudo, fora realizado um levantamento histórico do município de Parnamirim, analise de arquivos e documentos (atas das reuniões e registros da pesquisa de campo levantadas pelos professores, elaboração de perguntas e aplicação de entrevista com os envolvidos na experiência do Projeto, considerando a sua influência direta no processo de construção do trabalho da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município). De forma que esse trabalho buscou descrever as estratégias e práticas educativas para processos de formação fundamentados em propostas progressistas, assim como problematizar entraves e empecilhos que inviabilizam e rompem a concretização do trabalho coletivo com vistas à emancipação dos sujeitos. Palavras-chave: Paulo Freire, Tema Gerador, Currículo..

(9) RESUMEN En este trabajo se presenta un análisis de la experiencia del Proyecto Parnamirim interdisciplinario, esto promovido por la Secretaría Municipal de Educación de Parnamirim, con la asistencia del Grupo de Estudios e Investigación de las Prácticas Educativas en Movimiento (GEPEM) de la Universidad Federal del Rio Grande do Norte (UFRN). En el proyecto participaron 23 escuelas donde se trabajaban del 6° al 9° grado de la escuela primaria con objetivo de fomentar un proceso de reorientación del plan de estudio por el Tema Generador. Este proceso es parte de un principio de las acciones ya llevadas a cabo en varios experimentos en los sistemas de educación pública en algunas redes en Brasil basados en el tema generador y los supuestos freireanos. La premisa lleva a cabo no sólo la característica del trabajo interdisciplinario del contenido, pero traducirlos en la realidad del alumno a través de la investigación que se origina del cuestionamiento del tema que a su vez debe ir unido directamente al universo temático de los estudiantes. El objetivo de esta investigación se llevó a cabo un análisis de este proceso mediante la comprobación de los factores que llevaron a la interrupción del proyecto " Parnamirim Interdisciplinario." La escritura de este trabajo se basa en los principios del Freire en la que considera la comprensión del estudio local como parte de la organización del conocimiento, con el fin de cuestionar el proceso en cuestión. Paulo Freire fue, en definitiva, el pilar teórico utilizado en este trabajo, así como algunos de sus interlocutores como Antônio Gouvêa, Marta Pernambuco, Demétrio Delizoicov, José André Angotti, Antônio Moreira, entre otros. Con el objetivo de la organización y sistematización de este estudio, se llevó a cabo un estudio histórico del municipio de Parnamirim, análisis de archivos y documentos (actas de las reuniones y registros de la investigación de campo planteadas por los profesores, preparación de preguntas y entrevista con los involucrados en la experiencia del Proyecto, teniendo en cuenta su influencia directa en el proceso de construcción del trabajo de la Secretaría Municipal de Educación y Cultura del municipio). Por lo que este trabajo fue describir las estrategias y prácticas educativas para los procesos de formación basados en las propuestas progresistas y discutir las barreras y obstáculos que impiden e interrumpe la ejecución del trabajo colectivo con el objetivo la emancipación de los sujetos.. Palabras clave: Paulo Freire, Tema Generador, Plan de Estudio..

(10) LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS. BANT – Base Aérea de Natal BNB – Banco do Nordeste. CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico COMPERVE – Núcleo Permanente de Concursos CSN – Companhia Siderúrgica Nacional de Volta Redonda DITEC – Departamento de Infraestrutura Tecnológica EaD – Educação à Distância FJP – Fundação João Pinheiro FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação FUNDEF – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas em Movimento GEEP – Grupo de Estudos do Ensino Problematizador em Ciências. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IDEC – Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do RN IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica IDHM – Índice de desenvolvimento humano municipal IDI – Índice de desenvolvimento da infância INEP – Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada MDB – Movimento Democrático Brasileiro MEC – Ministério da Educação NTEs – Núcleos de Tecnologia Educacional PADCT – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico PDE – Plano de Desenvolvimento da Educação PDT – Partido Democrático Trabalhista PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PPGEd – Programa de Pós Graduação em Educação.

(11) PROINFO – Programa Nacional de Informática na Educação PUC/SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo SEDIS – Secretária de Educação à Distância SEED – Secretaria de Educação a Distância SECAD – Sistema de Educação Continuada a Distância SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura UERN – Universidade Estadual do Rio Grande do Norte UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte UN-HABITAT – Nações Unidas para assentamentos humanos XIXICA – Escola Municipal Francisca Fernandes da Rocha.

(12) LISTAS DE QUADROS. Quadro 1 – Grupos envolvidos e funções no Projeto Parnamirim Interdisciplinar ......................................22. Quadro 2 – Relação das escolas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II .....................................38 Quadro 3 – Etapas destinadas à investigação temática. ...........................................................................70 Quadro 4 – Implicações do programa escolar via Tema Gerador. .......................................................71 Quadro 5 – Intencionalidades na construção de práticas educacionais críticas..................................72. LISTAS DE FIGURAS. Figura 1 – Mapa das microrregiões em torno do Município de Parnamirim.. ...............................................27 Figura 2 – Vista da base americana em Natal (1944) ........................................................................................29. Figura 3 – Crescimento da Educação em Parnamirim. ............................................................................35 Figura 4 – Mapa do Município de Parnamirim: descrição dos bairros. ................................................36 Figura 5 – Fluxo escolar por faixa etária – Parnamirim. ..........................................................................39 Figura 6 – Inserção dos dados da escola no espaço virtual do projeto Parnamirim Interdisciplinar. . 79 Figura 7 – Equipe do projeto Parnamirim Interdisciplinar....................................................................................84 Figura 8 – Reunião na plenária (plenária Parnamirim Interdisciplinar..................................................................88. Figura 9 – Estudos na plenária. .....................................................................................................................91 Figura 10 – Construção coletiva da relação micro-macro-local. ............................................................93 Figura 11 – Reunião com o professor Gouvêa e as equipes. ..................................................................95.

(13) SUMÁRIO. INTRODUÇÃO ........................................................................................................................................... 14 CAPÍTULO 1 – CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PARNAMIRIM................. 25 1.1 RECONHECENDO AS CARACTERÍSTICAS DO MUNICÍPIO DE PARNAMIRIM .. 25 1.1.1. Uma breve história de Parnamirim............................................................................................. 25 1.1.2 Parnamirim e o processo de industrialização .......................................................................... 30 1.2 DADOS SOCIOECONÔMICOS E REFERENTES À EDUCAÇÃO ....................................31 1.2.1 Renda. .......................................................................................................................................................34 1.2.2 Educação............................................................................................................................................... 36 1.2.3 Contexto da Secretaria de Educação em 2009/2010 ............................................................. 39 1.3 O MOTIVO DE O MUNICÍPIO BUSCAR A ASSESSORIA DO GRUPO DA UNIVERSIDADE ......................................................................................................................................... 43 CAPÍTULO 2 – A NATUREZA DA FORMAÇÃO: O PROCESSO DE REORIENTAÇÃO. CURRICULAR VIA TEMA GERADOR ........................................................................................... 46 2.1 A ESCOLA ENQUANTO SELEÇÃO SOCIAL E PROPOSTAS ALTERNATIVAS PAR O. ENSINO........................................................................................................................................................... 46 2.1.1 A escola e a seleção social ............................................................................................................... 49 2.2 O PAPEL DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DO SUJEITO CRÍTICO ........................... 56 2.3 A PROPOSTA DE REORIENTAÇÃO CURRICULAR VIA TEMA GERADOR COMO PROPOSTA DE EMANCIPAÇÃO .......................................................................................................... 64 2.3.1 O Tema Gerador e sua investigação ............................................................................................ 65 CAPÍTULO. 3. –. PROJETO. PARNAMIRIM. INTERDISCIPLINAR:. SUAS. INTENÇÕES, ETAPAS E REPERCUSÕES ................................................................................... 74 3.1 AS ETAPAS DE FORMAÇÃO PARA A REORIENTAÇÃO CURRICULAR VIA TEMA GERADOR EM PARNAMIRIM ............................................................................................................... 74 3.1.1 O percurso da formação.....................................................................................................................75 3.1.2 O estudo da realidade........................................................................................................................ 76 3.1.3. Organizando o conhecimento........................................................................................................80 3.2 APLICANDO O CONHECIMENTO: A SEMANA PEDAGÓGICA DO MUNICÍPIO – EXERCÍCIO COLETIVO PARA PROFESSORES DA REDE NA CONSTRUÇÃO DO TEMA GERADOR .........................................................................................................................................86 3.2.1 Organização do trabalho coletivo ..................................................................................................86.

(14) 3.2.2 Na plenária .............................................................................................................................................87 3.2.3 Nas salas .................................................................................................................................................88 3.1.4 As atividades nos dias de formação ............................................................................................ 89 3.2.4.1 Primeiro dia ........................................................................................................................................89 3.2.4.2 Segundo dia ........................................................................................................................................91 3.2.4.3 Terceiro dia ........................................................................................................................................93 3.3 AVALIAÇÃO DOS TRÊS GRUPOS ENVOLVIDOS NA FORMAÇÃO DA SEMANA PEDAGÓGICA ............................................................................................................................................. 96 3.4 OS ECOS DA EXPERIÊNCIA PARA OS PROFESSORES/COORDENADORES ........ 96 EXERCÍCIO COLETIVO PARA PROFESSORES DA REDE NA CONSTRUÇÃO DO TEMA GERADOR .........................................................................................................................................97 3.4.1 Escolha dos participantes e instrumento de coleta de dados .............................................97 3.4.2 Sujeitos participantes .........................................................................................................................98 3.4.3 Os conteúdos trabalhados a partir da realidade do aluno e do modo interdisciplinar ... 98 3.4.4 A sensibilização e o envolvimento da comunidade escolar sobre os problemas do entorno das escolas...................................................................................................................................... 99 3.5 CONTRIBUIÇÕES QUE A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA TROUXE PARA A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE ........................................................................................... 100 3.5.1 Aspectos negativos e limitações ................................................................................................... 101 4 –A INFLUÊNCIA DAS SECRETARIAS NA CONCRETUDE DOS PROJETOS ...... 105 44.1 JOGO POLÍTICO DE FUNDO QUE PERMEIA AS PRÁTICAS DA SECRETARIAS: AS LIMITAÇÕES QUE AS PROPOSTAS CONTRA HEGEMÔNICAS ENCONTRAM DENTRO DOS JOGOS DE INTERESSES ........................................................................................ 108 CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................................................. 117 REFERÊNCIAS .......................................................................................................................................... 120 APÊNDICES ANEXOS.

(15) 14. INTRODUÇÃO O problema educacional brasileiro, de importância incontestavelmente grande, é desses que precisam ser vistos organicamente. Precisam ser vistos do ponto de vista de nossa atualidade. No jogo de suas forças, algumas ou muitas dentre elas, em antinomia umas com as outras (FREIRE, 2003, p.10).. Como Freire (2011) muito bem considera, não há como refletir criticamente acerca das práticas educativas, sem considerar organicamente a sociedade a qual responde, pois, o jogo de relações de poder no campo social colabora diretamente para construção de práticas emancipatórias ou mantenedoras da ordem vigente. Nosso trabalho parte desta postura epistemológica, analisando a partir da possibilidade de uma reorientação curricular no município de Parnamirim-RN, as relações de poder que cercam as construções político educacionais e os impactos destas nos rumos de projetos de natureza Freireana. É recorrente nas obras de Freire o desejo e intenção sobre a superação das desigualdades e a busca por uma prática anti-hegemônica que deve ter a educação para a ampliação de visões conscientes de suas opressões e de suas buscas por “ser-mais”. Essa ideia usada por Freire abarca não só a potência dos homens pela busca continua de ir além em sua existência, mas visa a busca permanente dos seres humanos por sua humanização individual e coletiva, considerando deste modo a satisfação de todas as condições necessárias, para uma vida plena e acesso digno a formas adequadas de bem viver como, alimentação, saúde, moradia, segurança, trabalho, lazer e educação (SILVA, 2004). Porém, não é absurdo dizer que grande parte do povo está aquém dessas garantias, quer seja pelas condições do sistema econômico vigente, quer seja pelas intencionalidades e práticas educativas que legitimam a opressão. Boa parte dessas práticas conduzem os educandos não somente a uma leitura ingênua e inadequada da realidade, mas acabam por comprometer a qualidade da participação dos mesmos na vida em sociedade. Perante esse contexto social, a escola pode vir a assumir um papel crítico, visando elencar meios que combatam o senso comum pedagógico, promovendo vivencias curriculares humanizadoras. A seleção e sistematização do currículo, neste caso, deve assumir um papel de colocar em xeque as situações de opressão que se refletem na vida cotidiana dos sujeitos e, sobretudo, sendo um campo de resistência, de contestação. Pensar nas alternativas e práticas de ensino e num currículo crítico pode ser um dos caminhos senão aquele que antecede horizontes de mudanças para sociedade..

(16) 15. A Gênese da Pesquisa Minha trajetória acadêmica foi influenciada e fundamentada na estreita relação com a pedagogia Freireana, parte especialmente na direção de melhor compreendê-la e somá-la a minha práxis profissional e humana, algo que exercito não separar e compreendo que seja inseparável. Ao me aproximar da compreensão Freireana de se fazer educação, pude perceber um campo estimulante de respostas ao propósito de minha prática, a busca sempre rumou desejando fazer desta uma espécie de luta por mudanças, que recaem sobre o modo como sempre enxerguei a escola antidemocrática e via em sua organização uma direção para selecionar, contrária a emancipação. Para isso fui entendendo a necessidade de pensar num currículo que possibilite o rompimento de uma escola, que mais parece uma prescrição: é inflexível e sem alternativas para um pensar profundo sobre as distinções-negações-opressões que as camadas mais sofridas da sociedade passam. Este currículo percebido em meus contatos com o legado feireano e seus desdobramentos em grupos de pesquisa, aos quais fui encontrando, me fizeram ir tecendo compreensões do como construir um currículo para fortalecimento dos saberes, permitindo aos educandos, além da informação e do conhecimento científico, a valorização do conhecimento cotidiano e das culturas diversas.. Sinto que no muito compartilho desse lugar de luta pela mudança de onde Freire sempre falou e assim o disse:. Que não escrevo somente porque me dá prazer escrever, mas também porque me sinto politicamente comprometido, porque gostaria de convencer outras pessoas, sem lhes mentir, de que vale apena tentar colocar em prática o sonho ou os sonhos de que, sobre os quais escrevo e pelos quais luto. (FREIRE, 1997, p. 17).. Sua práxis, como testemunho de luta, é um convite constante para vencer o opressor. O opressor introjetado em cada um e cada uma de nós, removendo os instintos mais primários do ser humano, aninhando-se no inconsciente e desatando as mais terríveis e destrutivas ações, as que cometemos contra os outros cada vez que nos tornamos cumplices da exclusão. Cada vez mais aderimos ao racismo e outras mazelas e formas de discriminar, aos nossos desejos de eliminar o outro, a outra. Quando aceitamos a miséria como algo natural ou mal necessário, quando diante do medo que sentimos de sermos pisoteados, vencidos pelo opressor, nos tornamos seus cúmplices, seus súditos, coniventes e similares. Esta não é a consequência que eu sonho para minha prática educativa e muito menos para os demais, mesmo que indiretamente, certamente por isso meu encantamento pela leitura de luta por um caminho educativo que me conceba a partilha, o crescimento das ideias, das visões diferentes e do respeito pelo direito de estar no mundo com ele contribuindo..

(17) 16. A possibilidade de ter entrado em contato com o grupo ao qual hoje faço parte foi condicionante para pensar esses caminhos quer seja pela referência teórica que me abre os olhos direcionando as mãos, quer seja pela pratica de visionar um fazer educativo aliançado com a transformação das relações, das ciências, do mundo. Estou inserida no Grupo de Estudos de Práticas Educativas em Movimento – GEPEM, que segundo Pernambuco1(2011), surgiu como um desdobramento do GEEP - Grupo de Estudos do Ensino Problematizador em Ciências, base de pesquisa do PPGEd/UFRN, que funcionou até 1994, tendo coordenado vários projetos de Ensino de Ciências Naturais, financiados pelo SPEC/CAPES/PADCT e pelo CNPq, desde 1976. Entre 1989 e 1993, dois pesquisadores do GEEP, Delizoicov e Pernambuco, participaram da assessoria dada à rede municipal de S. Paulo, na gestão em que Paulo Freire foi Secretário, no Projeto de Interdisciplinaridade via Tema Gerador. Desde 2002 tem concentrado esforços em educação ambiental, educação do campo e educação a distância, além de continuar o aprofundamento na relação entre conteúdos e metodologias de ensino em várias áreas do conhecimento, o que tem permitido construir referências para formação inicial e continuada de professores e para a construção temática de currículos e programas em diferentes níveis de escolaridade. O resultado das sistematizações dessas ações foi registrado em algumas teses de doutorado e no livro Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos da coleção Docência da Editora Cortez. O GEPEM participou também, institucionalmente, da implantação da Secretária de Educação à Distância (SEDIS), com alguns dos seus participantes assessorando a tentativa de elaboração de grades interdisciplinares para licenciaturas, criação de um sistema de produção de material didático para os alunos, como também redigindo e ofertando disciplinas para os alunos de Educação à Distância (EaD) da UFRN. Como consequência do trabalho que o grupo vem realizando com Educação do Campo, o grupo estabelece parceria em 2009 com a SECAD/MEC, possibilitando a aquisição e renovação dos equipamentos da sala que o grupo ocupa, bem como ter dado a um grupo de 12 alunos da graduação a possibilidade de, como estagiários, desenvolver aprendizagens relacionadas as suas áreas de formação contribuindo nas pesquisas e projetos em andamento. A prática pedagógica no GEPEM é atrelada aos pressupostos Freireanos considerando a articulação entre teoria e prática na construção da ação e produção do conhecimento, fundamentando-se na ideia de ação-reflexão-ação, dialogicidade, e trabalho coletivo. A educação é construída voltando-se para o sujeito, considerando seu contexto histórico, em um pensar dialético. 1 Fonte: http://www.sigaa.ufrn.br. Acessado em 19 de junho de 2015 às 18h47min..

(18) 17. Considerando Rêgo (2006, p. 101) destacam-se quatro princípios organizadores recorrentes nas ações formativas do GEPEM, a articulação teoria e prática, que se daria no fazer e refazer da prática escolar, construindo uma atitude investigativa; a escola como foco, colocando a instituição escola como uma das dimensões da formação docente, estruturante desta; problematização e diálogo na proposição e execução do fazer docente, considerando que o sujeito se constrói em meio as relações sociais, na relação com o outro, e na tomada de decisões; e profundidade x extensão, onde é proporcionado o despertar para curiosidade epistemológica.. A intenção do grupo (GEPEM) é articular uma proposta diferenciada junto à escola, onde a dialogicidade e o processo de conscientização são referências para construção coletiva do currículo e como proposta para o desenvolvimento das atividades em sala de aula (RÊGO, 2006, p.127). Uma questão recorrente na pesquisa em ensino é a relação entre a produção de pesquisa e a prática educacional, estudos como os que caracterizam este grupo procuram tratar de algumas das questões mais contemporâneas que se colocam tanto na área de pedagogia como de ensino de conhecimentos em áreas específicas (PERNAMBUCO; PAIVA, 2013, p.08). O meu estudo para construção desta dissertação origina-se de inquietações e indagações surgidas desde meu trabalho de monografia: um olhar sobre a formação docente na perspectiva da açãoreflexão- ação, apresentado em 2012. Nele discutia-se o percurso do projeto Parnamirim Interdisciplinar. Esse projeto foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim, com assessoria do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas Educativas em Movimento (GEPEM) da UFRN, teve início em setembro de 2010. Ele surge através de um convite feito pelo Nestor Lima2, assessor da secretária da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) do município de Parnamirim-RN, para professora Marta Pernambuco da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, responsável pelo Grupo de Educação e Práticas Educativas em Movimento (GEPEM). Esse convite veio na intenção de fazer uma formação junto aos professores da rede municipal, do nível de Ensino Fundamental II, anos finais (sexto ao nono ano). O consenso entre Secretaria de Educação e o grupo da universidade foi o de que a reorientação curricular via Tema Gerador3 poderia ser o foco da formação. Para isso o grupo da 2 Professor aposentado do Centro de Educação da UFRN nas áreas de Ensino de Ciências e assessor da secretária de educação e responsável por pensar as estratégias de melhoria para o ensino fundamental II. 3 Esse movimento de reorientação curricular, que rompe com o modelo tradicional de um currículo linear, hierárquico e fragmentado, tomou como pressupostos teóricos metodológicos os princípios e categorias freireanos da pedagogia crítica, que pressupõe um currículo interdisciplinar, dialógico, democrático, crítico e contextual, a partir.

(19) 18. universidade faria uma formação inicial, sobre o trabalhar Tema Gerador, com cinquenta técnicos da secretaria (muitos dos quais que também atuavam ou tinham atuado como coordenadores nas escolas de sexto ao nono ano). De início foi organizada toda equipe que faria parte da formação (técnicos da secretaria/coordenadores, professores e alunos da universidade), além do material de apoio que subsidiaria o trabalho da equipe. Ao principiar essa etapa passou-se para fase de estudo da análise da realidade local e por fim o exercício de descoberta e aplicação do tema gerador. O Tema Gerador, com base nos pressupostos freireanos ocupa-se não apenas a um caráter interdisciplinar de trabalhar os conteúdos, mas traduzi-los na realidade do educando através de uma pesquisa que se origina da problematização do tema que por sua vez deve estar diretamente ligado ao universo dos alunos. Segundo Freire (1980):. Procurar o tema gerador é procurar o pensamento do homem sobre a realidade e sua ação sobre esta realidade que está em sua práxis. Na medida em que os homens tomam uma atitude ativa na exploração de suas temáticas, nessa medida sua consciência crítica da realidade se aprofunda e anuncia estas temáticas da realidade. (FREIRE, 1980, p. 28). Esse processo de reorientação curricular que fora pensado é parte de um princípio de ações já realizadas em diversas experiências em sistemas públicos de ensino em algumas redes e está numa das matrizes de análise e pesquisa da Cátedra Paulo Freire PUC/SP4, tomando por base o pensamento Freireano. Corresponde a uma proposta de reorientação moldada em princípios metodológicos que visam em suma, a construção curricular crítica da prática dialógica. A partir desse acordo entre Secretaria do Município de Parnamirim e Universidade Federal do Rio Grande Do Norte pensou-se então em formalizar com isso um projeto de Extensão para garantir condições de trabalho, inserção de alunos bolsistas e certificados para os técnicos da Secretaria de Educação. O projeto de extensão ganhou o nome de A produção de material didático como suporte de ações interdisciplinares em escolas públicas. O objetivo era o de aprender a desencadear processos de trabalho interdisciplinares através de ações coletivas entre os professores das escolas, participar da qualificação de uma proposta teórico-metodológica de reorientação curricular via Tema Gerador, ou seja, partindo das situaçõesproblema da comunidade escolar, fazendo relações mediadas pelos conhecimentos escolares para a compreensão e possível intervenção na realidade. Essa proposta vem sendo implementada em várias partes do Brasil. E é um dos núcleos de estudos/pesquisas da professora Marta Pernambuco. 4. A cátedra Paulo Freire da PUC/SP é um espaço acadêmico para estudar e pesquisar o legado Freireano, com perspectiva de reinventá-lo. Essa pesquisa que vem se desenvolvendo na cátedra tem o objetivo de pesquisar a influência do pensamento de Paulo Freire em sistemas públicos de ensino no Brasil, a partir da década de 90, com destaque para investigação de políticas de currículo..

(20) 19. da equipe da SEMEC, acompanhar e auxiliar as ações das escolas e em conseguinte conduzir uma dessas contribuindo para produção de material didático5 para os alunos, criando com isso uma infraestrutura de esteio ás ações das escolas. Mais que uma produção de material didático e trabalho interdisciplinar o foco central dessa formação era numa proposta de reorientação curricular. Isso significava organizar uma estrutura que desse conta da formação, planejamento de reuniões e orientações sobre o estudo da realidade local, análise dos documentos coletados e o exercício de trabalhar pedagogicamente sobre a margem do tema gerador. Em dezembro, do mesmo ano, foram pensadas três reuniões preliminares ocorridas em 03,08 e 16 de dezembro de 2010. Tiveram presentes nestes primeiros encontros: a equipe do GEPEM composta por professores da instituição UFRN, e UERN, além dos alunos da graduação/ bolsistas da base de pesquisa de diferentes áreas. O grupo da SEMEC era integrado por cinquenta servidores da Secretaria de Educação e PROINFO6. Esses primeiros encontros em Parnamirim, na escola Municipal Nestor Lima, deram conta da apresentação do projeto, nos anseios previstos e etapas iniciais, que traziam em suas perspectivas um trabalho articulado entre todos profissionais envolvidos e em todo transcurso do processo de formação. Inicia-se o ano de 2011 visando-se abranger com essa formação, posteriormente, as 23 escolas municipais da rede do município de Parnamirim de sexto ao nono ano, distribuídas em 13 bairros. Esse número de escolas representava um total de 320 professores e algo em torno de 8.200 alunos. A ideia foi de fazer uma formação já no início de janeiro, com 50 participantes, servidores da secretaria de educação, alguns deles também atuavam como coordenadores em escolas. Essa formação teve 40 horas, concentradas em uma semana, baseando-se no desencadeamento de discussões cuja transposição e foco fossem aprender a trabalhar a partir do tema gerador e preparar em coletivo uma formação que seria levada na semana pedagógica do município. O entendimento era 5 O GEPEM entende a necessidade da produção de material didático para os alunos construído por aqueles que. melhor reconhecem suas necessidades, a expectativa era de constituir até o final do processo um portal de referência e suporte para as escolas ajudando-as com isso a terem uma maior autonomia e ampliação na formação.. 6 PROINFO – Programa Nacional de Informática na Educação – é desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED), por meio do Departamento de Infraestrutura Tecnológica (DITEC), em parceria com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais. O programa funciona de forma descentralizada, sendo que em cada Unidade da Federação existe uma Coordenação Estadual do ProInfo, cuja atribuição principal é a de introduzir o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas da rede pública, além de articular as atividades desenvolvidas sob sua jurisdição, em especial as ações dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs). O endereço do link é: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=244&Itemid=823. O PRONFO entraria na experiência enquanto suporte informacional, auxiliando tanto na parte técnica quanto na organização do evento da semana pedagógica do município (momento posterior as primeiras semanas de formação junto aos técnicos da secretaria)..

(21) 20. o de que os técnicos/coordenadores da secretaria pudessem fazer a formação junto aos professores da rede, já que anteriormente os mesmos teriam tido esse tipo de formação inicial. Além dessa compreensão, o grupo se preparou no sentido de que se reunissem e juntos construíssem diversos exercícios e trocas de experiências, num mesmo espaço, para ensaio de seus processos metodológicos, a necessidade de compreensão da realidade frente aos problemas enfrentados durante o ano, para uma convergência das possíveis soluções, ponderações e sugestões que intercorressem. Tabela 1 - Grupos envolvidos e funções no Projeto Parnamirim Interdisciplinar GRUPO. Equipe de assessoria da SEMEC:. Equipe do PROINFO: Equipe de formação da SEMEC: Equipes de professores da Rede: UFRN- (GEPEM ): Equipe de professores da SEDIS/ UERN: Equipe de alunos do grupo GEPEM:. FUNÇÃO Esse grupo tinha o papel de articular a universidade aos técnicos/coordenadores das escolas, subsidiar a infraestrutura do projeto, garantindo com isso segurança no apoio político ao mesmo. Esse foi o grupo criado pela secretária para pensar as formações para os diversos níveis de ensino no município. Tinha a tarefa de fomentar apoio técnico, no que se refere aos recursos tecnológicos informacional, garantindo a infraestrutura e logística. Técnicos coordenadores da secretaria que estavam recebendo a formação do GEPEM. Professores da rede municipal de ensino, que compreendia o Ensino Fundamental II e que participaram da semana pedagógica. Coordenado pela Professora Marta Pernambuco Professores que acompanharam a formação para auxiliar na elaboração do material didático das escolas e aprender a metodologia Freireana vivenciando o processo de construção. Alunos do. GEPEM, oriundos. de diferentes áreas. do. conhecimento e de graduação, mestrado e doutorado, que acompanhavam as etapas dos projetos para apreender as etapas do processo de formação.. Fonte: elaboração da autora.. Mesmo com o planejamento e organização dos grupos para enseada a Reorientação Curricular Via Tema Gerador esse processo deparou-se com variáveis políticas que levaram ao optar pelo objetivo principal dessa dissertação. O objetivo é analisar, portanto, quais os fatores levaram a interrupção do projeto “Parnamirim Interdisciplinar”..

(22) 21. Construindo o Método Como modo de organizar e sistematizar, este estudo foi realizado um levantamento histórico do município, através da análise de dados educacionais e socioeconômicos extraídos de reportagens, livros e fontes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP), como meio de investigar como estava a situação local do município, assim como a contextualização da educação e, consequentemente, a secretaria municipal de Parnamirim entre 2009 a 2011, tendo em vista ser este o contexto em que se inseriu o projeto analisado. Após fazer uma análise do período da experiência do projeto, foi feita a verificação de todos os arquivos e documentos do mesmo: atas das reuniões e registros da pesquisa de campo, levantadas pelos professores (nestes continham fotografias, entrevistas de moradores e materiais utilizados pelas e sobre as escolas envolvidas no projeto). Posterior a esse primeiro momento de levantamento do contexto e de materiais da pesquisa foi o momento de elaborar as perguntas e aplicar a entrevista com quatro dos envolvidos na experiência do Projeto Parnamirim Interdisciplinar, selecionados considerando a sua influência direta no processo de construção do trabalho da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município. No terceiro momento foram realizadas as transcrições das entrevistas, o material foi lido inúmeras vezes para podermos organizar os conteúdos significativos e recorrentes que emergiram dos diálogos. Com este procedimento buscamos compreender como os sujeitos significaram a realidade que eles vivenciaram. Nesse sentido, Minayo (2008), ao falar da entrevista como instrumento utilizado nas pesquisas qualitativas afirma: “sabemos que não é possível apreender fidedignamente as práticas dos sujeitos, mas as narrativas de suas práticas, segundo a visão destes narradores” (idem. p. 49).. Logo, os relatos apresentados pelos participantes nos possibilitaram identificar temáticas outras que procuramos contemplar em função da importância, e não ficarmos presos apenas às impressões sobre a questão inicial de pesquisa. Essa metodologia faz parte de princípios Freireanos, pois considera que a compreensão do estudo local colabora para a organização do conhecimento, com vistas a aplicar a problematização do processo em questão. Este trabalho, metodologicamente integra uma pesquisa de abrangência nacional, contendo diversos outros trabalhos já escritos, partindo do mesmo viés metodológico, desenvolvida pela Cátedra Paulo Freire, coordenado pela Professora Ana Maria Saul, denominado A Presença de Paulo Freire na Educação Brasileira: Uma análise dos sistemas públicos de ensino a partir da década de 90. Foi aprovado no edital universal 14/2010, polo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

(23) 22. (CNPQ). Essa pesquisa tem como objetivo analisar a influência do pensamento Freireano nos sistemas públicos de educação do país, através de: Subsidiar o fazer político-pedagógico das redes públicas de ensino comprometidas com a democratização da educação. Identificar e analisar a influência de Paulo Freire nos sistemas públicos de ensino do Brasil. Construir um banco de dados sobre diferentes gestões das redes públicas de ensino do Brasil, sob a influência do pensamento de Paulo Freire. Documentar e publicar os resultados da pesquisa e divulga-los no site da Cátedra de Paulo Freire, de modo a permitir uma consulta permanente e uma interação constante entre os educadores interessados. Articular pesquisadores e pós-graduados de várias regiões do País e do exterior que investigam a influência de Freire na educação, e em especial, nos sistemas públicos de ensino.. Divulgar os resultados das pesquisas em eventos nacionais e internacionais. Tanto no trabalho que se desenvolve no GEPEM, como na pesquisa sobre o legado Freireano e na intenção do projeto analisado, a estrutura é a mesma: Paulo Freire nas dimensões da teoria e da. prática, deste modo se consubstanciando no estudo da realidade, Organização do conhecimento e aplicação do conhecimento, ou seja, na ação-reflexão-ação. Essa metodologia concerne em conhecer para transformar. Composição do Trabalho A dissertação está organizada em quatro capítulos, tendo em vista a necessidade de sistematização metodológica do trabalho, partindo da caracterização, passando para a justificativa e fundamentação teórica, relatando a experiência e concluindo com os desafios do processo. No primeiro capítulo caracteriza-se o município na intenção de esclarecer como se deu seu nascimento e organização e na época do projeto o motivo da nova gestão, secretaria de educação, em buscar a assessoria da universidade (Grupo GEPEM), trazendo também as pretensões do Projeto Parnamirim Interdisciplinar. No segundo capítulo trata da natureza da formação, o processo de reorientação curricular via tema gerador, a escola enquanto seleção social e o chamado a novas propostas de reorientação como meio para emancipação. É nesse capítulo que enfoco o referencial teórico de baseado fundamentalmente em Paulo Freire e seus interlocutores como Antônio Gouvêa, Marta Pernambuco, Demétrio Delizoicov, José André Angotti, Antônio Moreira, dentre outros..

(24) 23. No terceiro capítulo foi discutido a trajetória do Projeto Parnamirim Interdisciplinar, mostrando as etapas de formação para a proposta de reorientação curricular no município, o estudo da realidade, a organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento na semana pedagógica do município, avaliação dos grupos envolvidos e os ecos da experiência para os professores da rede. No quarto capítulo traçamos uma análise feita a partir dos relatos daqueles que compuseram a experiência do Projeto Parnamirim Interdisciplinar, a influência da Secretaria Municipal na concretude dos projetos, como o jogo de interesses que se deu e a reincidência contida na fragilização de propostas para o ensino de Parnamirim. Por fim, as considerações finais trazem apontamentos no que concerne aos implicadores da ação vivenciada no município, como forma de indicar fatores que viabilizam e inviabilizam as práticas em processos de natureza freireana..

(25) 24. CAPÍTULO 1 – CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PARNAMIRIM. Na medida em que um compromisso não pode ser um ato passivo, mas práxis-ação- reflexão-sobre realidade inserção nela, ele implica indubitavelmente um conhecimento da realidade [...]. (FREIRE, 2011).. Neste capítulo buscamos trazer o conhecimento da realidade do município de Parnamirim (na época da experiência) e o lócus de pesquisa, como meio de revelar os contextos da sua formação histórica e analisar a sua configuração no ano de 2010, na intenção tanto de apresentar o município como de compreender o que motivou a secretaria de educação buscar a assessoria do grupo da UFRN. Na primeira parte deste capítulo apresentamos as origens históricas do município quando povoado, que passou por um crescimento enquanto distrito durante a Segunda Guerra Mundial, destacando sua emancipação política do município de Natal, na década de 1950, e sua configuração econômica e política. No segundo tópico detenho minha análise sobre como se configuravam os dados referentes à questão socioeconômica e educacional em 2010 e, por fim, o motivo do município em buscar assessoria do grupo da universidade (GEPEM). 1.1 RECONHECENDO AS CARACTERÍSTICAS DO MUNICÍPIO DE PARNAMIRIM 1.1.1. Uma breve história de Parnamirim Parnamirim é dos municípios que compõe a zona metropolitana da capital, Natal, e é o terceiro município mais populoso do estado do Rio Grande do Norte. O município abrange uma área de 123.471 km², que corresponde a 0,24% da área do estado e 5%, da área da Região Metropolitana de Natal, juntamente com os outros municípios de Ceará-Mirim, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, São José de Mipibu e Nísia Floresta..

(26) 25. Figura 1 - Mapa das microrregiões em torno do Município de Parnamirim. Fonte: Diagnóstico/Parnamirim. O município de Parnamirim, segundo Câmara Cascudo (1968), na obra Histórias da cidade do Natal, permaneceu desabitado até o ano de 1927. Antes desse período ele o caracteriza como sendo uma planície arenosa, de vegetação esparsa e de pequeno porte: “região totalmente deserta, improdutiva, inútil”. Este mesmo autor define os limites de Parnamirim no começo do século XX como sendo o bairro do Alecrim, em Natal, e a comunidade de Taborda, localizada no município de São José do Mipibu (CASCUDO, 1968, p. 226). Nessa época havia uma expansão da aviação comercial que, no final da década de 1920, oportunizou a chegada ao estado de uma comitiva de franceses, tendo à frente o aviador Paulo Vechet, com finalidade de construir um campo de pouso e decolagem nas proximidades de Natal. Vechet avaliou o lugar mais adequado para a instalação do aeródromo e, ao fazê-lo, escolheu uma planície conhecida como Tabuleiro de Parnamirim, situada nas redondezas da Lagoa de Parnamirim. O proprietário do terreno, um português chamado João Machado resolveu, de imediato, fazer a doação da área (MORAIS, 2004, p. 170). Nesse momento Parnamirim entra no circuito de aviação comercial internacional transoceânica. O campo de Parnamirim, base principal para fundação da futura cidade, foi inaugurado no dia 14 de outubro de 1927, com a aterrissagem do avião Nungesser-ET-coll. Ainda no mesmo ano,.

(27) 26. no dia 20 de novembro, o avião Late-25 estabelecia a linha aeropostal dando registro definitivo ao campo de pouso. Nos anos que se sucederam ocorreu a popularização do campo de pouso com a realização dos reides aéreos, que diziam respeito à vôos realizados sem escalas em pequenas aeronaves, durante as décadas de 20 e 30, cujo objetivo era cruzar o oceano Atlântico. Viveiros (1974) conta que importantes aviadores pousaram no aeródromo, entre eles, Martinez Pinillos e Zegara (1928), J. A. Mollisson (1933), Laura Ingalls (1934), o aviador italiano Moscatelli (1938) e, as Fortalezas voadoras, comandadas pelo Major general norte americano Delos C. Emmins. Entretanto, o início da II Guerra Mundial significou o fim da aviação comercial transatlântica e o aeródromo de Parnamirim assumiu outro papel na aviação mundial. Tinha a finalidade de preparar uma base para operações de uma unidade tática de envergadura, a fim de enfrentar qualquer ameaça à segurança do hemisfério ocidental, servindo de base de apoio às forças aliadas. Nesse período de 1930 até 1945 o Brasil foi governado pela figura de Getúlio Vargas. Seu governo inicia sob os efeitos da crise de 1929 no mundo, a ascensão dos partidos de extremadireita e a eclosão da II Guerra Mundial, fato extremamente importante para a origem da história de Parnamirim. Em termos estratégicos Parnamirim Field (maior base americana fora dos Estados Unidos) foi à base de um triângulo que apontava para o "teatro de operações" (Brasil, o norte da África e o sul da Europa), em que a sorte dos aliados contra os nazistas estava sendo lançada. Este triângulo era identificado nos mapas estratégicos norte-americanos como Trampoline of Victory (Trampolim da Vitória). A partir de 1937 a ditadura varguista aproxima-se do modelo implantado pelos regimes de exceção e, assim, passou a ocorrer uma cooperação tanto no campo político-ideológico quanto no plano econômico. Diante desse posicionamento Getúlio Vargas anuncia a sua neutralidade diante da deflagração do conflito de 1939, permanecendo com esse discurso até o ano de 1942, quando os Estados Unidos pressionaram todos os países americanos para entrar no conflito ao lado das forças aliadas. O ano de 1942 foi crucial para participação ativa dos Estados Unidos no conflito e entrada de todo o continente americano nos efetivos de guerra. Um ano antes o chefe da missão militar americana, tenente-coronel Miller, assinou com o ministro da guerra do Brasil, o general Dutra, um acordo para a criação do “Brazilian American Joint Group of staff Officers”. De acordo com Bandeira (1978):.

(28) 27. O plano do tenente- coronel Miller consistia em obter que o governo de Vargas, quando se tornasse necessário pusesse à disposição das forças armadas dos Estados Unidos, portos enseadas, aeroportos e instalações aeronáuticas do Rio de Janeiro, Salvador, Maceió, Recife, Natal, Fortaleza, São Luiz do Maranhão, Belém e Amapá; estradas de ferro e de rodagem, principalmente as que serviam àquelas regiões; rádio, cabos, telégrafo e telefones, usinas de energia elétrica, alojamentos, hospitais, armazéns (incluindo gás e óleo), frigoríficos e abastecimento local, enfim, todos os setores vitais do Estado brasileiro. (BANDEIRA, 1978, p. 246). Com os acordos firmados entre os governos dos dois países, o nordeste brasileiro passou a ser escala obrigatória das aeronaves aliadas com destino aos pontos da guerra na África e Europa. O Nordeste transformou-se em uma importante área para as operações ao sul do equador e ponto de partida para as aeronaves que precisavam cruzar o atlântico sul em direção ao front. Segundo Morais (2004): O interesse internacional tinha vínculo direto com a estratégica localização do campo de aviação, situado na chamada esquina do continente. Após várias negociações, foi fechado um acordo entre Brasil e Estados Unidos, em julho de 1941, incluindo campo de pouso de Parnamirim no projeto de estratégia bélica coordenado pelos americanos. (MORAIS, 2004, p. 170). Foi nesse contexto que o pequeno povoado de Parnamirim foi modificado mais uma vez, sediando a mais importante base americana fora de seu território e entrando para a história como a base aliada mais movimentada do mundo, consagrando-se como “trampolim to victory”. Nesse momento ocorre também a elevação de Parnamirim à categoria de vila, pertencente a Natal. Figura 2 – Vista da base americana em Natal (1944). Fonte: Arquivos BANT (BASE AÉREA DE NATAL)..

(29) 28. Ao núcleo original somou-se grande quantidade de novos moradores que vinham dos municípios vizinhos para aproveitar a oferta de empregos, ou mesmo para circular pelo terreno da base em busca de outras atividades. Diante das evidências é possível afirmar que o processo de urbanização de Parnamirim está relacionado diretamente com o estabelecimento das estruturas bélicas no Rio Grande do Norte, em função dos esforços de guerra como bem assinala Clementino (2001). Desta forma, a base militar de Parnamirim Field atraiu novos habitantes, desenvolvendo a economia local, auxiliando no processo de urbanização, transformando a paisagem com a montagem de uma infraestrutura nunca vista no estado. Para Mendes (2004) na medida em que as atividades na base militar ficavam mais intensas, aumentava o número de pessoas que chegavam para morar e trabalhar na primeira Parnamirim e, aos poucos, o traçado das ruas era criado. Parnamirim teve sua maior expansão, segundo Mendes (2014), em função da base militar. O pequeno povoado original serviu de apoio às novas construções que se edificaram ao redor do aeroporto com o fornecimento de mão-de-obra barata, abundante e desqualificada, vinda dos municípios vizinhos como São José do Mipibu, Goianinha e de outros estados nordestinos como Paraíba, Pernambuco e Ceará. Para quem conseguiu trabalho nas obras da base aérea brasileira era mais fácil, cômodo e barato tentar se instalar nas proximidades do que empreender, diariamente, a viagem desde a Natal. Deste modo começou-se a ocupação do território ocupado devido à área de base militar, que hoje compreende o município de Parnamirim. De acordo com Morais (2004) a cidade que surgia, e que começava a nascer, acompanhava com expectativa o subir e o descer dos aviões de guerra, os comentários triunfantes dos aviadores, as angústias próprias desses tempos, a fé no sucesso e na esperança que o tempo reservou. Com o fim da guerra em 1945 a localidade em pleno crescimento começava a conviver com os tempos de paz. No dia 23 de dezembro de 1948 Parnamirim foi elevada à condição de distrito de Natal. Dez anos depois, em 17 de dezembro de 1958, através da lei número 2.325, promulgada pelo então Governador do estado, Dinarte de Medeiros Mariz, desmembrou-se da capital, tornando-se um próspero município do Rio Grande do Norte..

(30) 29. 1.1.2 Parnamirim e o processo de industrialização A expansão das indústrias está diretamente relacionada ao processo de urbanização e crescimento demográfico nas cidades, pois esse fenômeno exerce grande poder de atração para a população rural, fato que, por exemplo, desencadeia os fluxos migratórios para as cidades. Outros aspectos da industrialização é o desenvolvimento de infraestrutura, transporte, comunicação, diversos ramos de serviços, degradação ambiental, entre outros. As primeiras indústrias surgiram no país no início do século XX e eram basicamente indústrias de bens de consumo não duráveis (alimentícias, têxteis, etc.). Impulsos de ordem econômica, como a dificuldade do país em importar devido à crise do preço dos produtos agrícolas nacionais, favoreceram a industrialização após 1930. Essa dificuldade em importar, aliada ainda mais à necessidade de manter a produção industrial durante o período da II Guerra Mundial (1939-1945), impulsionou o aparecimento das primeiras indústrias de base, setor industrial que alimentou os demais, destacando-se a Companhia Siderúrgica Nacional de Volta Redonda (CSN) e a Petrobrás. A Industrialização do Rio Grande do Norte, segundo Peixoto (2003, p.173), só passa a ser planejada como meta de administração pública no século XX na década de 60, quando o governo de Aluizio Alves investiu na infra-estrutura necessária (chegada da energia elétrica de Paulo Afonso, em 1964). Na década de 1980, o crescimento industrial em Parnamirim caracterizou-se por apresentar um tipo de localização industrial de efervescente crescimento e investimento. No final da década, um levantamento feito pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do RN (IDEC), registrou a existência de 40 indústrias em atividades diversificadas, com ênfase na indústria de alimentação e no setor têxtil. A presença das indústrias permitiu que a economia local, até então centrada no comércio e nas atividades de serviços relacionados com as necessidades da base militar, progredisse em outra direção e a cidade tomasse um novo impulso para dar continuidade ao crescimento registrado desde o início de sua formação. Nos anos 90, a realidade do município se viu diante do fechamento de grandes indústrias, dado o encerramento de grandes investimentos do capital financeiro na indústria local.. A crise financeira fechou várias das grandes fábricas pioneiras no município: a Tecblu, filial da Teka; a indústria de leite de coco indiano; a Brasinox, que fabricava equipamentos para cozinhas industriais fechou e desempregou centenas de operários. A fábrica da Coca-Cola virou depósito para distribuição do produto. Além disso, havia a sempre ausente atitude do governo estadual que.

(31) 30. continuou a ignorar o distrito industrial que nascera à margem dos planos oficiais (PEIXOTO, 2003, p. 178).. Nos últimos anos as principais atividades econômicas do município têm dado sinais de ter encontrado alternativas de desenvolvimento à margem das opções industriais, tais como: agropecuária, comércio e turismo. Parnamirim, nos últimos anos, tem crescido de modo acelerado. A prefeitura, no ano de 2010, estava sob a gestão do então prefeito Maurício Marques dos Santos7. A cidade há alguns anos vinha (e vem) aumentando, consideravelmente, sua população. Em 2000 havia 124.690 mil habitantes; em 2010 o número passa para 202.456, o que expressa um aumento de 61% da população em uma década8 e, desta forma, seu crescimento emerge em concomitância a variados tipos de problemas. Segundo Costa (2003) a urbanização que vem ocorrendo no mundo, nas últimas décadas, associada ao desenvolvimento do capitalismo, tem-se caracterizado pelo rápido crescimento dos grandes centros e pelo surgimento de problemas socioespaciais dos mais diversos no seu interior, favorecendo com isto o comprometimento da qualidade de vida. A realidade histórica se transforma muito mais rapidamente do que a nossa capacidade teórica de assimilar os fatos e interpretá-los. O crescimento desordenado das cidades resulta em diferentes novos desafios. As façanhas do aceleramento das cidades surpreendem e provocam o poder explicativo das nossas categorias de análise sobre todos os ramos sociais. É importante compreender que, nem sempre, o sentido e a expressão dos fenômenos de um determinado lugar coincidem exatamente com os de outros lugares e, portanto, é necessário descobrir aquilo que permanece nublado pelos acontecimentos imediatos de cada realidade, como algo que transcorre e se interliga a totalidade numa unidade comum que dá sentido à realidade de determinado lugar, desvendando tendências e configurações. Essa é a maior imprevisão que o desenvolvimento traz à medida que o tempo passa, os problemas de ordem físico-estrutural e ambiental aumentam de maneira assustadora. Observamos 7. Prefeito Municipal, eleito no dia 05 de outubro de 2008, tomou posse no dia 01 de janeiro de 2009. Reeleito para o 2º mandato (2013 a 2016). A carreira política de Maurício Marques começou em 2001, a convite do então prefeito Agnelo Alves. Marques foi secretário de Administração e Finanças; secretário-chefe do Gabinete Civil; articulador político e parlamentar; membro do Comitê de Acompanhamento e Fiscalização de Obras e Serviços; conselheiro de desenvolvimento municipal. Em 2004 se elegeu vice-prefeito, cargo que exerceu durante o segundo mandato de Agnelo. Em 2008 foi indicado candidato a prefeito pela coligação “Vitória da Continuidade”, sendo eleito com mais de 50% dos votos válidos. Na campanha pela reeleição, Maurício Marques foi apoiado por Agnelo Alves. Na Prefeitura de Parnamirim assumiu vários cargos, incluindo os de secretário de Administração e Finanças; Administração e Recursos Humanos; chefe do Gabinete Civil e vice-prefeito. 8 O crescimento das cidades é um processo que vem sendo irrefreável e, muito possivelmente, será irreversível. De acordo com as Nações Unidas para assentamentos humanos (UN-HABITAT), a população urbana foi multiplicada por cinco entre 1950 e 2011 no mundo todo, o que expressa que Parnamirim inclui-se no fenômeno do crescimento acelerado que acomete diversas partes do mundo. Os dados apresentados nesta coluna fazem parte da pesquisa “(Mis) Informedcities? The urban level of climate change as reported on the pages of UK prestige press”, conduzida no âmbito do PressFellowshipProgramme – Easter Term 2011, da Universidade de Cambridge/UK..

Referências

Documentos relacionados

A oficina de formação A Biblioteca Escolar 2.0 promovida pela RBE em parceria com o Centro de Formação de Ponte de Lima, para professores bibliotecários e membro da

Atenção à entrada da noiva (acima): o registro deve ser feito pelo membro mais experiente da equipe; a cena dos noivos no altar junto ao celebrante na hora dos votos matrimoniais

O grau de segurança ou certeza da suposição empírica sobre o que a medida significa para a não realização de um princípio e para a realização do outro representa

Parágrafo Único - Dependem da aprovação por Maioria Simples e, cumulativamente, de cotistas que representem, necessariamente, (a) no mínimo 25% (vinte e cinco por cento)

Parágrafo Único - Dependem da aprovação por Maioria Simples e, cumulativamente, de cotistas que representem, necessariamente, (a) no mínimo 25% (vinte e cinco por cento)

GRI 102-2, GRI 102-44, GRI 416-1, GRI 103-2, GRI 103-3, Tema ma- terial: Garantir que os negócios sejam conduzidos de forma ética e contribuam para a responsabilidade

b) Disciplina ministrada conforme resolução 25/2020 do CONSELHO DE GRADUAÇÃO, que dispõe sobre o Calendário Acadêmico da Graduação, referente aos períodos letivos 2020/1, 2020/2,

Entre 2022 e 2025 o impacto desfavorável do saldo primário inverte-se, contribuindo para o decréscimo do rácio (em -0,6 p.p. em média) continua a refletir a referida