• Nenhum resultado encontrado

Vede! Cautelosamente, vai um barquinho a vagar; e o vento, que é

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vede! Cautelosamente, vai um barquinho a vagar; e o vento, que é"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

Pastoral

Abandonando o barco

V

ede! Cautelosamente, vai um barquinho a vagar; e o vento, que é o seu motor, não o deixa parar. Minha vida é assim, também: não vive no mar, mas vive a vagar; sou como um barquinho cruzador, mas quem me conduz, é o Senhor.

Recentemente, acompanhamos por meio dos noticiários um grave desas-tre que aconteceu com um transatlântico na costa italiana. Pelos primei-ros indícios, o capitão do navio teria sido um dos primeiprimei-ros a abandonar secretamente a embarcação e essa suspeita repercutiu de maneira bas-tante negativa. Afinal de contas, aquele que deveria ser um dos últimos, senão o último, a abandonar a embarcação deixou toda a tripulação e os passageiros a “ver navios”.

Nós também ficamos indignados quando aqueles que estão no mesmo “barco” que a gente nos abandona. É muito triste quando um marido ou uma esposa abandona o casamento, quando alguém sai de um projeto coletivo ou quando alguém decide deixar a igreja. Jesus também passou por tristeza e frustração semelhante quando, no momento culminante de seu ministério, os discípulos o abandonaram. Ninguém queria ser asso-ciado a um “bandido” que estava prestes a ser executado. Sim, os discí-pulos abandonaram o barco.

Na grande maioria das vezes, o que leva alguém a abandonar o barco é o fato de ele estar furado. Ninguém quer correr o risco de naufragar. Afi-nal a vida vale muito mais do que uma mera embarcação. Em se tratan-do de um navio, isso

até pode fazer senti-do. Mas, quando tra-tamos de um projeto, um sonho ou um de-safio coletivo, como, por exemplo, a igre-ja, as coisas não são bem assim.

Abandonar o bar-co quando sabemos que ele pode

(2)

gar é, sem dúvida, a atitude mais fácil. O difícil é ficar, ajudar a achar a perfuração e consertá-la. Sair da igreja argumentando que há algo erra-do é e sempre será a saída mais fácil e a menos justificável. Isso porque a igreja tem e sempre terá problemas, limitações e erros. Afinal, somos nós que estamos dentro dela!

Um furo no casco da igreja nunca é responsabilidade exclusiva de uma pes-soa. O apóstolo Paulo, ao usar sabiamente a imagem do corpo para ilustrar a igreja, diz que, quando um membro sofre, todos sofrem com ele. A úni-ca forma de aperfeiçoarmos a igreja e especialmente sua presença santifi-cadora no mundo é ficar dentro dela e ajudar com oração, envolvimento, comprometimento e serviço, para que todos os furos sejam tapados.

O melhor de tudo é que o capitão da igreja é Jesus e Ele nunca irá abandonar esse barco. Que, a exemplo do nosso condutor, nós também continuemos a acreditar e a trabalhar para que a igreja seja um sinal concreto do reino de Deus no mundo.

Com carinho e estima pastoral, Rev. Tiago Valentin

Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar aonde quer.

Confúcio, filósofo chinês (551 a.C.-479 a.C. Mídias Sociais

A Luíza já voltou do Canadá (para krents)

Se metade dos crentes falasse de

Deus nas redes sociais (Facebook, Orkut, Twitter etc.) como falaram da Luíza, com certeza muita coi-sa mudaria.

Não sou uma cristã bitolada, que acha que cristãos devem falar

so-mente de Deus o tempo todo, mas realso-mente não entendo como boa parte dos krents (como são chamados pelo povo) falam de tudo quanto é porcaria nas redes sociais, menos de Deus. É incrível como essa brin-cadeira da Luíza se espalhou tão rapidamente, inclusive entre os krents. Quer apostar quanto que até mesmo na igreja você vai ouvir pelo menos umas dez piadinhas medíocres sobre a Luiza, louvorezinhos dedicados a ela, um monte gente rindo e quem fez a piada se achando o esperto? Não tenho nada contra a Luíza e tiro o chapéu pela ótima sacada que foi essa campanha. Ela ficou megafamosa e nem precisou entrar para o Big Brother ou para A Fazenda (só falta chamarem a moça para a próxima

(3)

edição!) e nem virar mais uma artista gospel! Em dois dias, ela ganhou muito mais visibilidade que os heróis da nave BBB, como diz o apresen-tador Pedro Bial, e com certeza faturará muito dinheiro, sem fazer baixa-ria. E provavelmente será lembrada por mais tempo.

Voltando aos krents, o “Ide e anunciai o evangelho a toda criatura, até os confins da Terra” não é mais uma onda facebookiana, e sim um manda-mento com mais de 2.000 anos de existência.

A Luíza já voltou para a realidade. E você krent? Vai fazer o que Deus manda ou vai ficar de férias no Canadá sabe-se lá até quando? A Luíza antecipou sua volta para casa, para sua família, com novos projetos (e muita divulgação). E você? Quando voltará para a casa do Pai (a igreja), talvez sua família? Quando passará a viver os propósitos de Deus para você, deixando de ser um cristão agente secreto?

Por Carla Stracke Pimentel

A internet está se tornando a praça pública para a aldeia global de amanhã.

Bill Gates, magnata americano, um dos fundadores da Microsoft Dúvida

A criação foi feita em seis dias?

A Bíblia não está

in-teressada em dados científicos. Esse re-lato da criação ape-nas quer expressar a fé de que tudo veio de Deus, que todos os seres têm sua origem em um Criador que é bom, e dar a cada criatura o objetivo de ser benéfica. É isso

que quer dizer a palavra tôv. “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom (tôv)” (Gn. 1:31).

O termo hebraico tôv significa não apenas bom, mas beneficente, ou seja, Deus deseja que cada criatura exista para beneficiar as demais. Os seis dias expressam esse desejo de Deus. É um número simbólico para mostrar que em cada ser existe a luz de Deus.

A primeira letra hebraica (alef) significa a iluminação e é também a pri-meira letra das palavras “eu” e “luz” (identidade e vida). O alef é uma li-nha vertical no meio com uma ponta para cima e outra também para cima . Simboliza a ligação dos seres entre si e entre o Criador e cada

(4)

criatura. Isso significa que a criação precisa estar ligada ao Criador para que seja boa. E também que deve haver harmonia entre todos os seres. Para afirmar tudo isso somente com uma palavra, o autor bíblico diz “seis”. Os seis dias querem simbolizar que nenhuma criatura é Deus e que só em união entre si e com Deus é possível existir de fato.

Gênesis 1:1 afirma: “No princípio, criou Deus os céus e a terra”. Nessa ex-pressão, que é a primeira da Bíblia, aparece “seis” vezes a letra alef. Por isso depois se afirma que foram “seis” dias. O número “seis” indica a criatura. O “sete” indica o Criador. Por isso a criação inteira é “seis” e nunca será “sete”. Curiosidade: Em Gênesis 1:1, apenas a palavra “céu” não contém a le-tra alef, porque os céus são a morada de Elohim (Deus), que é a Luz, fon-te de toda iluminação.

Que Deus nos conceda a graça de, a cada dia, crescermos nessa ilu-minação, que é o seu desejo expresso nas primeiras palavras da Bíblia. Amém!

Por Ayla L. Pinheiro de Andrade, membro do Instituto Religioso Nova Je-rusalém

Avisos

Classe de novos membros

Estamos formando uma nova turma para a classe de novos membros. Os(as) interessados(as) em participar devem procurar o Pr. Tiago. A ida-de mínima é 14 anos. As aulas terão início no primeiro domingo ida-de mar-ço (4/3), durante a Escola Dominical.

Acampamento

Participe do acampamento que estamos pre-parando para junho, não somente para nos en-cher do Espírito, mas com o que transbordar e encher a outras pessoas. Será um sonho, uma direção, na certeza de que Deus está no co-mando, esperando de você o posicionamento de colocar sua vida à disposição d’Ele e de se

encher de tal maneira que possa transbordar, que além de impactar sua vida, impacte a de muitos ao seu redor. É por isso que você está sendo convocado para estarmos juntos e transbordando!

Tema: “Transbordante”

Quando: De 6 a 10 de junho de 2012

Saída às 20h30 de 6/6 e retorno às 16h00 de 10/6;

Local: Acampamento Sulete, em Itu (SP);

Investimento: R$ 230,00, parceláveis até 5 de junho de 2012;

Inscrições: Com Mariana Carneiro, cel.: (11) 7282-9240; e-mail: marypangua@yahoo.com.br).

(5)

Aniversariantes

12/2 Lucimar Pereira Torres

13/2 Edilene da Silva Chagas

18/2 Marcos Wesley Peres

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Ore-mos:

• Pela saúde de Bruno Estrozi, Sr. Davi, D. Herodias Dias da Silva, D. Judith, Maria José Cassu (de San-tana de Parnaíba), Sr. Olímpio (pai da Elvira), e Ta-tiana Estrozi;

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba; • Pelos nossos pastores;

• Pelos seminaristas Edmilson e Michely; • Pelos ministérios e lideranças de nossa igreja; • Pelos pastores de nossa igreja;

• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.

Quem quiser incluir pedidos de oração no Boin deve procurar o Pr. Tiago.

Sorria!

DIÁLOGO ENTRE DEUS E O HOMEM:

— Deus, quanto é um milhão de dólares para você? — Menos que um centavo, respondeu Deus. — Deus, quanto é um milhão de anos para você? — Menos que um minuto, meu filho.

— Deus, poderia, por favor, me dar um centavo? — Claro, só um minuto...

(6)

NOSSA MISSÃO

Esforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.

NOSSA VISÃO

Somos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin Pastora: Laura Valentin

Tel. Res: 2339-5057 VISITE NOSSO SITE: metodistaitaberaba.com.br Escala de serviço

SERVIÇO HOJE (12/2) PRÓX. DOMINGO (19/2)

FECHAMENTO DA IGREJA Emerson Marilene

INTERCESSÃO Roberto/Edward Manuel/Renata

GUARDADOR DOS CARROS Danilo Tiago Silvestre

MINISTÉRIO INFANTIL Silvana/Edna Não haverá atividade

LOUVOR Geração Eleita Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Tiago Marco

OPERADORA DO DATASHOW Bel Bia

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Carol Abib Pra. Tiago/Roseli de Brito

PREGADOR(A) Pr. Tiago Pra. Laura

I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A

pROGRAMAçãO SEMAnAl

3ª feira 4ª feira 6ª feira domingo

Tarde de Oração 16h30 Mentoria Espiritual 20h Culto de Libertação 20h Esc. Dominical - 9h Culto Solene - 19h

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site www. metodistaitaberaba. com. br ou

http://pt-br. justin. tv/metodistaitaberaba/videos

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 11hTiago

Dia Folga Pr. Tiago

8h30 – 11h

Tiago - - Laura e Tiago9h

Tarde 14h – 18hTiago 14h – 18hTiago 14h – 18hTiago 14h – 18hTiago 14h (visitas)Laura e Tiago -Noite Tiago20h 20h (visitas)Laura e Tiago Laura20h 20h (visitas)Laura e Tiago Laura e Tiago20h Tiago20h Laura e Tiago19h

Referências

Documentos relacionados

Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser, entre vós, fazer-se grande, que seja vosso serviçal; e qualquer que, entre vós, quiser ser o primeiro, que seja vosso

Material versus espiritual Erotismo versus espiritualidade O Barroco é um estilo de época marcado pela oposição e pelo conflito, o que acaba.. revelando uma forte

Efectiva- mente, assim é, porque nós estamos aqui a dar graças a Deus pela vida e pelo trabalho do nosso querido padre Vítor Feytor Pinto, Monsenhor Vítor Feytor Pinto, mas

Mesmo que para Deus tudo seja possível, não significa que Ele irá resolver todos os nossos problemas e realizar milagres contínuos para aliviar nosso sofrimento.. As manifestações

BB divulga a MPE Week para mais de 20 milhões de clientes nos canais próprios, mídias e redes sociais.. BB conecta os clientes MPE aos

Em vez de testar separadamente as duas hip´ oteses, no entanto, Sunshine e Tyler elaboraram um modelo de equa¸c˜ oes estruturais com uma an´ alise de caminhos para

Se nesse período crítico, ela encontra alguém que, ignorante e inescrupulosamente, lhe fornece exercícios respiratórios, e se ela segue as instruções fidedignamente na esperança

Se eles soubessem na época que você era uma medida feita de Minhas próprias mãos para Meus propósitos, Eu não acredito que eles tivessem exposto o mal que estava escondido em