• Nenhum resultado encontrado

CONHECIMENTOS BÁSICOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONHECIMENTOS BÁSICOS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

• De acordo com o comando a que cada um dos itens de 1 a 100 se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o código C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o código E, caso julgue o item ERRADO. A ausência de marcação ou a marcação de ambos os campos não serão apenadas, ou seja, não receberão pontuação negativa. Para as devidas marcações, use a folha de respostas, único documento válido para a correção das suas provas.

CONHECIMENTOS BÁSICOS

Escovas perfeitas: cuidado com essa promessa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária

1

(ANVISA) alerta para as promessas de alisamentos revolucionários de cabelo. Na busca do padrão ideal, os salões de beleza têm apresentado novas esperanças de se ter

4

um cabelo liso e uma escova perfeita. Isso tem provocado o surgimento de novas técnicas que, na maior parte das vezes, são apenas velhos produtos utilizados de maneira diferente.

7

Recentemente, várias mulheres têm recorrido à aplicação de formol no cabelo para fazer o alisamento. Essa prática, no entanto, representa um risco de intoxicação para

10

quem aplica e para quem recebe o tratamento. O formol não tem aplicação como cosmético justamente pelos riscos a que estão sujeitos os que usam essa substância. Entre eles, estão

13

queimaduras no couro cabeludo, edema pulmonar e irritação do aparelho respiratório, que podem levar à morte.

A ANVISA lembra, ainda, que qualquer

16

procedimento de alisamento, feito em casa ou em um salão, só pode ser executado com produtos registrados na agência. Produtos armazenados em embalagens sem identificação do

19

fabricante, nome e número de registro não devem ser usados, já que são de origem e composição desconhecidas e não foram submetidos à análise da autoridade sanitária.

22

Internet: <www.anvisa.gov.br> (com adaptações).

De acordo com o texto acima, julgue os seguintes itens.

1 A palavra “escova” (R.5), no texto, está empregada no sentido de processo de modelagem do cabelo, com escova e secador elétrico, para que fique liso.

2 Com a substituição de “velhos produtos” (R.7) por produtos velhos, o sentido do trecho permanece inalterado.

3 A palavra “Recentemente” (R.8) expressa idéia de há pouco tempo.

4 Na linha 13, o pronome “eles” substitui a palavra “sujeitos”, expressa na oração anterior.

O direito de ler em voz alta

Eu lhe pergunto:

1

— Em casa, liam histórias em voz alta, quando você era pequena?

Ela me responde:

4

— Nunca. Meu pai estava muitas vezes ausente e minha mãe ocupada demais.

Eu lhe pergunto:

7

— Então, de onde é que vem esse seu gosto pela leitura em voz alta?

Ela me responde:

10

— Da escola.

Feliz de escutar alguém reconhecer um mérito à escola, exclamo, todo contente:

13

— Ah! Você está vendo? Ela me diz:

— Nada disso. A escola nos proibia a leitura em voz

16

alta. Leitura silenciosa já era o credo na época. Direto do olho ao cérebro. Transcrição instantânea. Rapidez, eficiência. Com um teste de compreensão a cada dez linhas. A religião da

19

análise e do comentário, desde o começo! A maior parte das crianças morria de medo, e isso era só o começo! Todas as minhas respostas eram boas, se você quer saber, mas, voltando

22

para casa, eu relia tudo em voz alta. — Por quê?

— Pelo encantamento. As palavras pronunciadas

25

se punham a existir fora de mim, elas viviam de verdade. E depois, me parecia que era um ato de amor. Que era o amor mesmo. Sempre tive a impressão de que o amor pelo livro

28

passa pelo amor, simplesmente. Deitava minhas bonecas na minha cama, no meu lugar, e lia para elas. Me acontecia de dormir aos pés delas, no tapete.

31

Daniel Pennac. Como um romance. Leny Werneck. (Trad.) Rio de Janeiro: Rocco, 1993, p. 163-4 (com adaptações).

Com base na leitura do texto acima, julgue os itens a seguir.

5 O título do texto é composto de palavras das seguintes classes: um artigo, um verbo, um adjetivo, dois substantivos e duas preposições.

6 No diálogo do texto, os travessões foram empregados para introduzir as falas das personagens.

7 Na linha 2, “em voz alta” expressa o modo como se processava a ação verbal.

8 No texto, as palavras “credo” (R.17) e “religião” (R.19) estão empregadas em sentido denotativo e significam, respectivamente, oração cristã e crença espiritual.

9 A ausência de verbos e o emprego de ponto final em “Direto do olho ao cérebro. Transcrição instantânea. Rapidez, eficiência. Com um teste de compreensão a cada dez linhas. A religião da análise e do comentário, desde o começo!” (R.17-20) tornam impossível a compreensão desse trecho da fala da personagem.

10 No trecho “elas viviam de verdade” (R.26), observa-se o emprego da linguagem conotativa.

(3)

Em altíssima velocidade

Na semana passada, o novo modelo do trem francês TGV bateu o recorde mundial de velocidade sobre trilhos ao atingir 574,8 quilômetros por hora — apenas o Maglev japonês, que levita magneticamente, é mais veloz. A tabela a seguir mostra a evolução da velocidade dos trens e de outros meios de transporte.

meio de transporte trem carro avião

o primeiro locomotiva de Trevthick

(1804) – 8 km/h –

Benz Patent Motorwagen (1885) – 16 km/h – 14 Bis (1906) – 41,3 km/h – o atual recordista TGV V150 (2007) – 574,8 km/h – Bugatti Veyron (2005) – 407 km/h – caça Blackbird (1976) – 3.529,6 km/h – A essa velocidade, uma viagem entre São Paulo e Rio de Janeiro duraria ...

45 min. 63 min. 7 min.

Radar. In: Veja, 11/4/2007, p. 80 (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens que se seguem.

11 Infere-se do texto que uma viagem do Rio de Janeiro a São Paulo feita no trem japonês Maglev à sua velocidade máxima duraria menos de 45 min.

12 Considere-se que a distância entre São Paulo e Rio de Janeiro seja de 420 km e que essa viagem possa ser feita da seguinte forma: da distância, a bordo do 14 Bis; da distância, na locomotiva de Trevthick, e o restante da viagem, no carro Benz Patent

Motorwagen. Nessa situação, o terceiro trecho da viagem corresponderá a menos de 50% de toda distância entre Rio de Janeiro e São Paulo.

13 Para ir de São Paulo ao Rio de Janeiro a bordo do carro Bugatti Veyron e à velocidade máxima, gasta-se mais de 1,5 do tempo gasto para ir a bordo do trem TGV V150, também à velocidade máxima.

A grande maioria dos docentes que atuam na educação básica brasileira possui, pelo menos, o ensino médio completo, segundo o Censo Escolar de Educação Básica 2005. A tabela ao lado mostra a realidade do nível de escolaridade dos docentes brasileiros. nível/modalidade de ensino docentes (total) nível superior (%) nível médio (%) creche 86.332 29 65 pré-escola 309.344 40 58 ensino fundamental 1.267.239 65 34 ensino médio 508.429 95 4

Mais do censo. In: Revista Educação, n.º 112, ago./2006, p. 23 (com adaptações).

Com base no texto acima, julgue os próximos itens.

14 Infere-se do texto que mais de 5.000 professores que atuam nas creches brasileiras não possuem nível médio completo.

15 Existem mais de 940.000 docentes que possuem nível superior e atuam na pré-escola ou no ensino fundamental. RASCUNHO

(4)

Os estados da vergonha

Desde 2003, o governo libertou 14.000 trabalhadores que viviam em regime semelhante ao da escravidão. Apesar do esforço, estima-se que ainda haja 40.000 pessoas nessas condições no país, a maioria delas no Pará. A tabela seguinte mostra as porcentagens dos trabalhadores que vivem em regime semelhante ao da escravidão nos estados em que essa incidência é mais grave.

Bahia Maranhão GrossoMato Pará Tocantins outros

13% 9% 18% 33% 11% 16%

Holofote. In: Veja, 23/8/2006, p. 40 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens subseqüentes.

16 Infere-se das informações acima que, no estado do Pará, estão mais de dos trabalhadores que vivem em regime semelhante ao da escravidão.

17 Considere-se que exista um estado brasileiro X na coluna “outros”, da tabela, tal que, para cada 3 trabalhadores em regime de escravidão no Maranhão, existam 2 trabalhadores em regime semelhante no estado X. Nessa situação, nesse estado X da coluna “outros”, o percentual de trabalhadores em regime de escravidão é igual a 6%.

18 Considere-se que, para auxiliar os trabalhadores libertos do regime de escravidão desde 2003, o governo federal, por intermédio da Caixa Econômica Federal, tenha aberto uma linha de crédito com empréstimo de R$ 1.500,00 a cada um desses trabalhadores, à taxa de juros mensais simples de 2%, por um período de 3 anos. Nessa situação, desconsiderando-se quaisquer outros encargos e impostos, ao final do período do empréstimo, a quantia que deveria retornar à Caixa Econômica Federal seria igual a R$ 36.120.000,00.

Na figura acima, ABCD e EFCD são dois retângulos e ABX e ABY são triângulos de bases AB e vértices sobre os segmentos DC e EF, respectivamente. O segmento EF é paralelo à base AB do retângulo ABCD. Sabe-se que a área do retângulo EFCD é igual a 30% da área do retângulo ABCD. Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem.

19 A área do triângulo ABY é igual a 30% da área do retângulo ABCD.

20 A área do triângulo ABY é igual a 70% da área do triângulo ABX. RASCUNHO D E A B F C X Y

(5)

A respeito da economia brasileira, que está consideravelmente estável atualmente, julgue os itens seguintes.

21 A atual taxa de juros praticada pelo sistema financeiro, uma das mais baixas do mundo, garante crescimento econômico elevado.

22 A inflação, sob controle, está nos níveis das inflações de países desenvolvidos.

23 As exportações de produtos brasileiros têm diminuído ano a ano, enquanto as importações aumentam constantemente.

24 Os investimentos externos diretos no Brasil têm decrescido continuamente.

25 Nos últimos anos, tem-se observado crescimento da presença do pequeno poupador no mercado de ações. Considerando-se que a Amazônia, o desenvolvimento sustentável e a soberania nacional são assuntos de grande relevância para a afirmação internacional do Brasil, julgue os itens que se seguem.

26 Toda a floresta amazônica está situada na região Norte do Brasil. Por isso, não pode haver políticas públicas para essa região compartilhadas com países vizinhos.

27 Para que o meio ambiente seja protegido, é necessário impedir toda e qualquer ação modificadora sobre ele.

28 O desenvolvimento econômico a qualquer custo pode ser nocivo ao meio ambiente e ao bem-estar das gerações futuras.

29 O desenvolvimento soberano da Amazônia brasileira está relacionado ao jogo de interesses de grupos diversos e de propostas muitas vezes contraditórias em relação ao futuro da região.

30 A força da Amazônia reside no seu povo e nos seus recursos naturais e na capacidade de bem encaminhar tais potencialidades.

Acerca do Sistema Único de Saúde (SUS), que constitui uma grande conquista da população brasileira, julgue os itens subseqüentes.

31 O SUS foi criado e regulamentado exclusivamente pela Constituição de 1988.

32 As instituições de saúde privadas podem participar do SUS, de forma complementar.

33 As ações de vigilância epidemiológica fazem parte do campo de atuação do SUS.

34 A população participa do SUS apenas como usuária do sistema.

35 As conferências de saúde são reuniões dos profissionais de saúde do SUS em que são apresentados temas relevantes especialmente voltados para sua atualização e educação continuada.

36 No SUS, o atendimento público a qualquer cidadão é obrigatório, independentemente da cobrança de dinheiro.

37 O acesso dos usuários ao SUS deve ocorrer de preferência pelos serviços de saúde da atenção básica (unidades de Saúde da Família, postos de saúde, centros de saúde etc.) próximos ao local de sua moradia.

38 A gestão e a execução das ações de saúde realizadas pelo SUS são de total responsabilidade do Ministério da Saúde.

39 As ações de saúde de alta complexidade (como cirurgias cardíacas, transplantes renais etc.) não são de responsabilidade do SUS.

40 A hierarquização e a regionalização do SUS determinam que deve haver centros de referência para atender diferentes níveis de complexidade.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Um paciente adulto, que está internado na clínica médica de um hospital com uma doença renal, possui uma fístula artério-venosa no membro superior esquerdo. Acerca dos procedimento para verificar os sinais vitais desse paciente, julgue os itens a seguir.

41 Após a medição da temperatura do paciente, o termômetro deve ser segurado ao nível dos olhos para uma leitura adequada da temperatura medida.

42 Para a avaliação do pulso do paciente, pode-se utilizar a artéria radial.

43 Na medida da pressão arterial, os valores que se mantêm acima dos limites normais devem ser registrados como hipotensão arterial.

44 A verificação da pressão arterial desse paciente deverá ser feita no membro que possui a fístula artério-venosa.

45 Deve-se utilizar o polegar para a correta palpação do pulso do paciente.

Considerando o procedimento a ser adotado no atendimento a uma mulher com sintomas psiquiátricos que deu entrada no pronto-socorro, julgue os próximos itens.

46 Se a paciente apresentar sintomas de agitação, deve ser abordada subitamente, colocada sob contenção mecânica em uma enfermaria vazia e mantida isolada.

47 Se os sintomas apresentados forem de depressão, o profissional de enfermagem deve estar atento a qualquer tentativa de suicídio.

48 Se for detectado abuso de álcool, com indícios de complicações clínicas, está contra-indicada a reposição hidroeletrolítica por via intravenosa.

49 Se a paciente apresentar um quadro conversivo, ela deverá ser afastada dos familiares e ignorada pela equipe de saúde até que a simulação acabe.

50 Indícios de amnésia, estranhamento de si e do mundo que a rodeia podem estar associados a transtornos de estresse pós-traumático.

Julgue os itens a seguir, que tratam da preparação e do acompanhamento de exames diagnósticos.

51 Em exames radiológicos, os meios de contrastes podem causar reações alérgicas nos pacientes. Essas reações podem variar de graus leves até a anafilaxias graves.

52 Para se fazer uma radiografia simples do tórax, o paciente deve retirar roupas que contenham colchetes e jóias da região do tórax.

53 Para não causar desconforto, exames de mamografia devem ser realizados com a paciente na posição deitada.

54 O paciente que for se submeter a uma tomografia computadorizada contrastada deve permanecer em jejum por pelo menos 2 horas antes do exame.

55 Na coleta de urina de 24 horas, o paciente deve ser orientado a medir a diurese, guardando duas amostras do material, coletadas com um intervalo de 24 horas entre elas.

(6)

Considerando aspectos de limpeza, desinfecção e descontaminação em ambiente hospitalar, julgue os itens subseqüentes.

56 A limpeza realizada diariamente na unidade de internação é do tipo concorrente.

57 As áreas ocupadas por pacientes que não necessitam de isolamento são conhecidas por áreas não-críticas.

58 A varredura seca é o método mais indicado para a limpeza do piso hospitalar.

59 A limpeza é condição básica para qualquer processo de desinfecção ou esterilização.

60 A descontaminação tem o objetivo de reduzir o número de microrganismos presentes nos artigos sujos.

Considerando que as condutas dos profissionais de enfermagem devem ser amparadas no seu código de ética, julgue os itens a seguir.

61 O profissional tem o dever de prestar assistência aos pacientes sem discriminação de qualquer natureza.

62 Um profissional viola os princípios da ética quando, durante a realização de um banho em um paciente no leito, não se preocupa com a privacidade e a intimidade desse paciente, deixando-o exposto.

63 O profissional de enfermagem pode praticar a eutanásia em paciente que se encontra em situação crítica, desde que esteja seguindo uma ordem médica.

64 Em casos de catástrofes, o profissional de enfermagem deve colocar seus serviços profissionais à disposição da comunidade sem pedir vantagens pessoais.

65 A assistência de enfermagem deve ser realizada independentemente do consentimento do paciente ou de seu representante legal.

Julgue os itens a seguir, que tratam dos sistemas e do atendimento, em ambiente hospitalar, de paciente com parada cardiorrespiratória (PCR).

66 Na PCR, os movimentos respiratórios e os batimentos cardíacos estão ausentes.

67 Todo paciente que perde a consciência apresenta quadro de PCR.

68 Não é necessária a retirada de próteses dentárias durante o procedimento de ressuscitação cardiopulmonar.

69 A hiperextensão do pescoço é procedimento-padrão em vítima com PCR.

70 No caso do uso do desfibrilador elétrico, deve-se aplicar pasta condutora nas duas pás para se evitarem queimaduras.

Uma mulher, de 47 anos de idade, fumante, após realizar uma consulta no ambulatório, foi internada com pneumonia. Apesar de apresentar queixas típicas da doença, diz estar triste, pois não esperava ficar internada, e afirma que está doente por causa de uma comida que lhe fez mal. A paciente é viúva, tem uma filha de 13 anos de idade e mora com mais sete pessoas em um barraco de dois cômodos.

Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem.

71 A doença pode ter sido causada por ingestão de comida contaminada, conforme afirma a paciente.

72 As queixas mais freqüentemente apresentadas por paciente com pneumonia são febre alta, mal-estar e tosse.

73 No caso apresentado, não existem fatores de risco que poderiam ter contribuído com o desenvolvimento da doença.

74 Deve-se orientar a paciente que evite tossir, para não agravar a doença.

75 Na situação da paciente, é necessário o controle dos sinais vitais.

76 A avaliação das características do escarro da paciente é uma ação de enfermagem a ser realizada nesse caso.

Durante o trabalho na área da saúde, o profissional de enfermagem pode entrar em contato com material biológico contaminado, hospedando microrganismos potencialmente danosos à saúde. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

77 As precauções-padrão são aplicadas apenas em algumas situações em que o paciente apresenta doença infecciosa.

78 Pode-se usar um avental limpo para evitar que as roupas se sujem durante o contato com o paciente.

79 Gorro é um equipamento de proteção individual usado pelas equipes de cirurgia.

80 As luvas que, protegem as mãos das sujidades, podem ser lavadas e reutilizadas.

81 As máscaras cirúrgicas devem ser substituídas quando estiverem úmidas ou com respingos visíveis.

82 Os protetores respiratórios usados pelos profissionais de saúde ao entrarem nos quartos de isolamento de pacientes com tuberculose são de uso coletivo.

(7)

Julgue os itens seguintes relativos aos cuidados com um paciente

que está recebendo solução intravenosa por meio de gotejamento

controlado a ser infundido por um período de tempo

predeterminado.

83 O procedimento citado é denominado enteróclise.

84 Se ocorrer algum atraso na infusão da solução, é necessário aumentar o gotejamento para que toda a solução prescrita

seja infundida rapidamente.

85 Deve-se observar constantemente o local da punção, a fim de se perceber precocemente a infiltração da solução nos

tecidos vizinhos.

86 É necessário que as conexões (juntas) do sistema sejam mantidas bem ajustadas, de forma a se evitar

extravazamento da solução, contaminação ou refluxo

sanguíneo.

87 Quando o paciente for andar, o frasco da solução deve ser posicionado abaixo do local da punção para se evitarem o

refluxo do sangue e a obstrução do cateter.

88 Deve-se atentar para que não ocorra entrada de ar no sistema, de forma a se evitar a ocorrência de embolia.

Considerando a Lei n.o

7.498/1986, que trata do exercício

profissional da enfermagem, julgue os próximos itens.

89 Essa lei não regulamenta as atividades exercidas pelas parteiras.

90 A consulta de enfermagem somente pode ser realizada pelo enfermeiro.

91 O auxiliar de enfermagem deve orientar e supervisionar o trabalho do técnico de enfermagem.

92 O auxiliar de enfermagem pode prestar cuidados de conforto e higiene ao paciente.

93 É proibido ao enfermeiro realizar parto normal.

94 A prescrição da assistência de enfermagem deve ser feita unicamente pelo enfermeiro.

Um homem de 72 anos de idade, internado para realizar

uma cirurgia por causa de câncer no pulmão, tem tido um

pós-operatório difícil devido a dores freqüentes e ao desconforto

causado pelo dreno de tórax.

Acerca desse caso hipotético, julgue os itens que se seguem.

95 A dor é comum no pós-operatório e deve ser prontamente avaliada a fim de se administrar medicamentos analgésicos

prescritos.

96 É importante reconhecer sinais de dificuldades respiratórias nesse paciente, como cianose e piora da dispnéia.

97 A permanência prolongada no leito, após a cirurgia, pode trazer danos sérios ao paciente, como estase venosa e

aparecimento de trombos.

98 O recipiente do dreno do tórax deve ser mantido sempre acima do nível do tórax para que o ar e a secreção não entrem

nos pulmões.

99 O dreno que sai do tórax deve ser mantido fora da solução estéril contida no frasco coletor.

100 A deiscência é uma complicação na ferida operatória, que se caracteriza pela abertura da incisão cirúrgica.

(8)

Referências

Documentos relacionados

Referindo-se com especificidade na produ~io do texto dissertativo pelo aluno , dentre as varias dificuldades que este apresenta na produ~ao de seu texto, esta 0 desenvolvimen- to

O serviço de táxi, embora tenha utilidade pública e mereça regulamentação do poder público (como, por exemplo, a fixação da tarifa por decreto do prefeito e a necessidade

Após a obtenção do antissoro policlonal dirigido a proteína heteróloga recombinante rTrAK, foram realizados testes de reconhecimento por Western Blot, para que através

Embora sejam considerados não patogênicos, estes parasitas possuem uma patogenicidade potencial em vacas prenhes e animais com infecções concomitantes com outros

Este trabalho pretende verificar os diferentes resultados obtidos para o volume, a partir de uma mesma modelagem paramétrica 3D, de uma peça mecânica cuja função é de guia para

ou explosividade Pressão de vapor Densidade de Vapor 8,0 – 10,0 4,0 – 5,0 Não aplicável Não disponível &gt;100°C Não aplicável Não inflamável

Em certo país, os trabalhadores recebem dois salários mínimos em de- zembro: o salário normal e o 13 o salário.. Se a pessoa

Direcção da máquina, em frente/para trás Direcção de funcionamento da alavanca de controle, direcção dupla Direcção de funcionamento da alavanca de controle,