• Nenhum resultado encontrado

WELLITON MEDEIRO DA SILVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "WELLITON MEDEIRO DA SILVA"

Copied!
45
0
0

Texto

(1)

FACULDADE CATÓLICA RAINHA DA PAZ CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

RECURSOS HUMANOS

WELLITON MEDEIRO DA SILVA

Araputanga 2015

(2)

WELLITON MEDEIRO DA SILVA

RECURSOS HUMANOS: Um estudo de caso no Castelão Supermercado de Mirassol D’Oeste /MT

Trabalho de Curso apresentado à Faculdade Católica Rainha da Paz, como requesito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Administração.

Orientadora: Profª. Esp. Zelandia Morais Fernandes da costa.

Araputanga-MT 2015

(3)
(4)

Dedico este trabalho primeiramente aos meus pais Jaeliton Medeiro da Silva e Cleonice Medeiro da Silva, a minha esposa Aline Okuyama Medeiro e a minha irmã Erica Medeiro e meus sobrinhos Gean Carlos Medeiro e Ana Alivia Medeiro, pois eles sempre me incentivaram e apoiaram em meus estudos, e sempre me deram força para que nunca desistisse de meus objetivos e acomprensão de todos em todo momento em que me ausentei, e também todos os alunos e amigos e companheiros que fiz amizade em 4 anos de Faculdade, e a minha Família Medeiros pois eles são minha base além de tudo.

(5)

AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar, a Deus, por te me dado uma vida e uma inteligência e força de vontade para poder correr atrás de meus objetivos, e iluminar o meu caminhos durante esta caminha longa, cansativa que puder encontrar em este 4 anos de Faculdade.

A meus colegas do curso de administração que fizeram parte desta linda conquista que tivemos.

A Profª. Esp. Zelandia Morais Fernandes da Costa minha orientadora, que muito me ajudou a superar as dificuldades encontradas, sobretudo na aplicação prática da metodologia cientifica e a desenvolver com objetividade este trabalho. Sua competência, atenção e amizade, demonstradas no decorrer de todo período destinado à elaboração desta Monografia, foram de importância capital para sua conclusão.

Ao Professor e coordenador do curso Goro Onuki, que sempre incentivou a todos que poderia chegar aonde chegamos a esta grande conquista.

Aos meus colegas de curso, pela atenção e o carinho durante estes anos todos que convivemos juntos e pelas dificuldades encontradas juntos e podemos superar tudo.

Ao Castelão Supermercado que me deu a oportunidade de estudar e poder trazer conhecimentos e melhoras para nossa organização.

Ao meu amor eterno pai que sempre lutaram por mim e para dar um estudo e uma vida melhor, pois não a nada melhor que uma herança que um pai pode deixar para um filho e um estudo. Obrigado pelo apoio e financeiro.

E a minha irmã e meus sobrinhos que estiveram comigo e torcendo pela esta vitoria.

A todos os professores e colegas do curso, pelo aprendizado e o conhecimento que eles trouxeram e me passaram para mim e pela oportunidade de conhecer pessoas novas de varias cidades, pois juntos construímos muitas alegrias e fizemos bons amigos e um ser humano mais evoluído.

Finalmente, agradeço aquele que torceu por mim e me acolheram de braços abertos para colocar a minha pessoa neste mundo com mais experiência e conhecimento.

(6)

Administrar é usar recursos escassos e torná-los suficientes para atingir um objetivo. “Eliane de Oliveira”.

(7)

RESUMO

MEDEIRO, Welliton da Silva. Recursos Humanos: Um estudo de caso no Castelão Supermercado de Mirassol D’Oeste /MT. 2015. 44 fls. Trabalho de Conclusão de Curso. Curso de Administração, Faculdade Católica Rainha da Paz, Araputanga, 2015.

Esta pesquisa buscou demonstrar, identificar e descrever a importância do líder e da liderança na gestão de pessoas no qual é de suma importância para a as organizações, com ênfase em liderança, no que traz também uma abordagem sobre os estilos de liderança, e o desenvolvimento do líder e a condução dos colaboradores para que possa alcançar seus objetivos organizacionais, e por fim uma enorme conciliação da teoria e da prática através da pesquisa com um estudo de caso no Castelão Supermercado Ltda. A metodologia utilizada para desenvolvimento foi a abordagem qualitativa e quantitativa, quanto aos objetivos foi descritiva e explicativa e por fim pesquisa bibliografia com estudo de caso onde se utilizou questionário estruturado a fim de identificar a percepção dos participantes da pesquisa sobre a gestão pessoas aplicada na empresa em questão. O trabalho trouxe para a liderança do castelão supermercado uma visão melhor, pois com a pesquisa pode-se mostrar para o líder os ponto francos da empresa, o que ira ajudar o líder na hora de tomar suas decisões, pois assim colaboradores iram desenvolver melhor suas capacidades trazendo mais resultados e lucratividade para a organização.

Palavras-chaves: Liderança. Gestão de Pessoas. Motivação

(8)

ABSTRACT

Medeiro, Welliton da Silva. Human resources: A case study in Castelao Supermarket Mirassol D'Oeste / MT. 2015. 45 pgs. Conclusion Administration Course, Faculdade Católica Rainha da Paz, Araputanga, 2015.

This research sought to demonstrate, identify and describe the importance of leader and leadership in managing people in which is very important for organizations with an emphasis on leadership, which also brings an approach on leadership styles, and development the leader and the conduct of employees so you can achieve your organizational goals, and finally a huge reconciliation of theory and practice through research with a case study in Castelao Supermarket Ltda. The methodology used for development was a qualitative and quantitative approach of the aims was descriptive and explanatory and finally research literature with case study where structured questionnaire used to identify the perceptions of respondents about managing people applied to the company in question. The work brought to the leadership of Castellan supermarket a better view as to the research may show for the leader the point francs the company that will help the leader when it comes to making decisions, as well employees iram further develop their performance and bringing more result and

profitability for organizations.

(9)

LISTA DE GRÁFICOS

Gráfico 01 - Qual é o Gênero? 29

Gráfico 02 - Qual a idade dos colaboradores? 30 Gráfico 03 - Qual é o nível de escolaridade? 30 Gráfico 04 - Para você colaborador, qual é o perfil de liderança do seu gestor? 31 Gráfico 05 - Você colaborador tem como exercer e beneficiar a empresa com sua

personalidade? 32

Gráfico 06 - Você como colaborador é capaz em transmitir com facilidade seus

conhecimentos? 33

Gráfico 07 - Você colaborador se vê como parceiro da empresa? 34 Gráfico 08 - Você colaborador têm competência de levar seu aprendizado para dentro da empresa, ajudando a mesma a alcançar o sucesso? 35 Gráfico 09 - Você colaborador participa das tomadas de decisões dentro da

organização? 36

(10)

SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 10 2 CONTEXTUALIZAÇÃO 12 2.1 Histórico da empresa 12 3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 15 3.1 Gestão de pessoas 15

3.1.1 Os aspectos fundamentais da moderna gestão de pessoas 16

3.1.2 Os seis processos de gestão de pessoas 17

3.2 Liderança 19

3.2.1 Os estilos de liderança 20

3.3 A influência do líder na motivação dos colaboradores 22

4 METODOLOGIA 25

4.1 Tipos de pesquisa 25

4.2 Métodos 27

4.3 Instrumentos de coleta e tratamento de dados 27

4.4 Delimitações do universo a ser pesquisado 28

4.4.1 População e amostra 28

5 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS 30

5.1 Caracterização dos participantes 30

5.2 Identificação da percepção dos colaboradores sobre liderança 32

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 39

REFERÊNCIAS 41

(11)

1 INTRODUÇÃO

A presente pesquisa traz uma abordagem sobre a gestão de pessoas, e a liderança na empresa Castelão Supermercado. O papel da gestão de pessoas é de suma importância para organizações, pois ela é responsável de registrar a entrada e a monitoração e saída dos colaboradores, ou seja, coordenar a empresa no dia a dia. Tornando necessário para as crescentes mudanças na forma de administrar as organizações sabendo que as organizações mudaram seus métodos ao tratar o seu capital humano. E para este grande sucesso o objetivo do líder na empresa é desempenhar um papel fundamental, motivando e desenvolvendo os colaboradores, para proporcionar resultados positivos para a organização.

Tendo em pauta o assunto acima, delimitamos o presente projeto envolvendo tema de recursos humanos sobre, a liderança no Castelão Supermercado?

O intuito de trabalhar este tema justifica-se pelo assunto trazer para o Castelão Supermercado um grande conhecimento agregando à gestão de pessoas, desenvolvida pela liderança, pois, a liderança esta em todas as organizações e um líder tem a missão de selecionar, recrutar e treinar seus colaboradores.

Com a constante mudança ocorrida na gestão de pessoas, procuram designar as pessoas não mais como empregados ou funcionários, mas como cooperadores ou parceiros, onde antes os mesmo eram vistos como maquinários no processo produtivo e hoje como parceiros das organizações, e com esta necessidade que a empresa Castelão Supermercado se adequará a esta nova realidade. Tendo em vista esses pontos abordados o acadêmico motivou-se pela escolha do tema.

A liderança e a gestão de pessoas são assuntos de suma importância para empresa, tendo em vista que a liderança estabelece os objetivos e os resultados que serão alcançados, já os colaboradores bem direcionados e motivados conseguem colocar em pratica transformando seus objetivos em resultados para empresa, ou seja, sem pessoas e liderança torna-se inviável o resultado de qualquer organização. Com isso a pesquisa tem como foco liderança, então se pergunta: Qual a importância do líder no processo de gestão de pessoas no Castelão Supermercado?

O objetivo geral da presente pesquisa é identificar qual a importância da liderança no que tange a gestão de pessoas no Castelão Supermercado, identificando também a gestão de pessoas, levantando a percepção dos

(12)

colaboradores em relação às atitudes/ações da liderança desenvolvida pelo seu gestor, e caracterizar o modelo de liderança mais indicado para a gestão de pessoas.

Quanto à metodologia, a pesquisa foi desenvolvida com abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como objetivos as pesquisas descritiva e explicativa; quanto à técnica de coleta de dados iniciou-se com pesquisa bibliográfica, levantamento e estudo de caso. O método científico utilizado foi dialético, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário estruturado com questões fechadas e observação; a delimitação do universo a ser pesquisado foi à empresa Castelão Supermercado, como população os colaboradores da mesma.

O trabalho apresenta-se em 7 (sete) itens, sendo que, o primeiro constitui a parte introdutória do trabalho com uma breve abordagem do tema pesquisado o segundo a contextualização da empresa ou seja o histórico geral da empresa o terceiro a fundamentação teórica abordando a gestão de pessoas, os aspectos fundamentais da gestão de pessoas, os seis processos da gestão de pessoas, liderança, os estilos de liderança, a influencia do líder na motivação dos colaboradores, no quarto a metodologia com tipos de pesquisa, métodos, instrumentos de coleta e tratamento de dados, delimitações do universo a ser pesquisado, população e amostra, o item quinto a analise e discussão de dados com a caracterização dos participantes e identificação da percepção dos colaboradores sobre liderança, no sexto item as considerações finais com as principais considerações e contribuições da pesquisa, e por fim as referências.

(13)

2 CONTEXTUALIZAÇÃO

Foto 01 – Fachada da empresa

Fonte: Pesquisa de campo (2015)

2.1 Histórico da empresa

A empresa Castelão Supermercado Ltda, atua no mercado desde dia 03/12/2001 onde iniciou suas atividades com um capital inicial de 100.000,00 R$ na época onde era um salão pequeno tinha poucos funcionário, sendo que tomava conta da parte financeira era o proprietário Argemiro Garcia de Oliveira Neto, onde sua venda forte era o fiado, mas tinha umas dividas grande entre os sócios Nelson João Pires, então para manter as contas em dias o proprietário vendeu um sitio e pagou todas suas dividas e dando a parte para seu sócio e investiram tudo resto que tinha na mercearia como era conhecido com o nome de fazendão o proprietário, teve uma idéia que seria a ultima solução para resolver seu futuro como empresário no mercado pegou o valor em mãos comprou um caminhão F 6.000 e começou a

(14)

buscar mercadoria em Cuiabá nos atacados, daí então que as coisas começaram a melhorar para empresa. A idéia deles era compra a vista e não ficar devendo para nenhum fornecedor, mas vendia fiado para 30 dias para seus clientes.

Mas na época tinha clientes de boa confiança pagando seus débitos em dias com a empresa, neste momento sua mãe Sueli Aparecida de Oliveira que era responsável pelo caixa onde tudo que vendia eram marcado em cadernos e somado em calculadoras, seis meses depois com as coisas melhorando veio a segunda idéia a implantação junto com tecnologia dentro da mercearia sendo que daí em diante começou ampliação da mercearia e veio à troca do nome de fazendão para Castelão Supermercado já começando a ser vista como supermercado e as vendas foram aumentando e começando a beneficiar seus clientes com um novo ambiente e agradável e oferecendo benefícios para realizar suas compra com a implantação de maquinas de cartões, boletos bancários e parcerias de cartões CDL e sispumo e cartões Castelão oferecido pela tricard entregas a domicilio, açougue, padaria, farmácia, papelaria e outros, hoje o castelão supermercado esta 15 anos no mercado atendendo sua família e sendo conhecido como os reis da economia.

O proprietário Argemiro Garcia de Oliveira Neto afirmar que não foi nada fácil para tomar as decisões como um Gestor, pois ele fala que se desse errado ele passaria der um empresário a ser conhecido mau administrador, mas com a sua capacidade ele pode torna hoje o Castelão Supermercado o mais completo de Mirassol D’ Oeste tendo um capital hoje de 10 milhões de reais com frota de caminhões, motos, um Atacadão sendo seu deposito de mercadorias e um quadro de colaboradores 80 pessoas trabalhando para atender a família Mirrasolense com maior orgulho.

Os princípios que norteiam as ações da empresa são:

Missão: Satisfazer a necessidade do cliente com uma boa mercadoria de qualidade e com produtos e serviços para nossos clientes.

Visão: Ser conhecida como uma empresa melhor a cada dia.

Valores: Qualidade dos produtos e serviços, Sempre ser Humilde, responsabilidade e comprometimento.

Crença: Acreditamos em Deus, na liberdade e no potencial de realização das pessoas e das organizações.

(15)

Quadro 01- Dado da Empresa

Nome/ Razão Social Castelão Supermercado Ltda Proprietário: Argemiro Garcia de Oliveira Neto

Capital Social: R$ 10 milhões

CNPJ: 04.305.757/0001-44

Inscrição Estadual: 131993690

CEP: 78.280.000

Endereço Av. Amadeus Teles Tamandaré nº.1617

Mirassol D’ Oeste MT.

Telefone: (65) 3241-1275 (65) 3241-1662

Nome Fantasia: Castelão Supermercado Ltda

Ramo de Atividade: Mercado

(16)

3 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

3.1 Gestão de pessoas

No trabalho, cada administrador seja ele um diretor, gerente, chefe ou supervisor, desempenham as quatro funções administrativas que constituem o processo administrativo, a saber: planejar, organizar, dirigir e controlar. A gestão de pessoas procura ajudar o administrador a desempenhar todas essas funções porque ele não realiza seu trabalho sozinho, mas, através das pessoas que formam sua equipe.

É com sua equipe de subordinados que o administrador executa as tarefas, alcança metas e objetivos (CHIAVENATO, 2010, p. 14).

De acordo com (GIL, 2011, p. 17-18) gestão de pessoas é a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais. Constitui, a rigor, uma evolução das áreas designadas no passado como administração de pessoal, relações industriais e administração de recursos humanos. Essa expressão aparece no final do século XX e guarda similaridade com outras que também vêm popularizando-se, tais como gestão de talentos, gestão de parceiros e gestão do capital humano.

A expressão Gestão de Pessoas visa substituir Administração de Recursos Humanos, que, ainda hoje, é a mais comum entre todas as expressões utilizadas nos tempos atuais para designar os modos de lidar com as pessoas nas organizações. Os argumentos em prol dessa mudança de nomenclatura ressaltam que o termo Administração de Recursos Humanos é muito restritivo, pois implica a percepção das pessoas que trabalham em organizações apenas como recursos, ao lado dos recursos materiais e financeiros. Por isso mesmo, alguns autores, adeptos da Gestão de Pessoas, procuram designar as pessoas que trabalham nas organizações não mais como empregados ou funcionários, mas como cooperadores ou parceiros.

Atualmente, a maioria das empresas brasileira de grande e médio porte mantém departamentos de recursos humanos, porém a adoção dessa designação

(17)

parece estar relacionada ao interesse em apresentar uma característica de modernidade (GIL, 2011, p. 20).

Para Vergara (2010, p. 9) Gestão de Pessoas é um tema da maior importância. Primeiro, porque é no interior das empresas que passamos a maior parte de nossas vidas. Segundo, porque as empresas podem ser tudo, mas nada serão se não houver pessoas a definir-lhes a visão e o propósito, a escolher estruturas e estratégias, a realizar esforços de marketing, a administração recursos financeiros, a estabelecer metas de produção, a definir preços e tantas outras decisões e ações. Dito de outra maneira, empresas não nascem da terra, no céu ou no mar. Elas são construções sociais. Se for assim, penetrar na sutileza das interações humanas e tentar desvendar-lhes a teia que é de extrema relevância para que se possa entender o mundo dos negócios e nele atuar de forma consequente.

3.1.1 Os aspectos fundamentais da moderna gestão de pessoas

De acordo com Chiavenato no decorrer do tempo às mudanças da gestão foram fundamentais para os colaboradores, pois a administração abrange todos os setores mudando métodos de tratar seu colaborador.

Hoje podemos ver que varias empresas já utiliza o meio da moderna gestão de pessoas, usando seu colaborador como parceiro e valorizando não como meio de produção.

Alguns aspectos fundamentais na moderna gestão de pessoas:

 As pessoas como seres humanos: Cada ser humano tem sua personalidade própria e profundamente diferente entre si, com uma história pessoal particular e diferenciada, possuidores de conhecimento, habilidades e competência indispensáveis á adequada gestão dos demais recursos organizacionais.

 As pessoas como ativadores de recursos organizacionais: Pessoas que tem uma facilidade enorme de captar e transmitir seus conhecimentos e capazes de dotá-la do talento indispensável á sua constante renovação e competitividade em mundo cheio de mudanças e desafios.

(18)

 As pessoas como parceiras da organização: Como parceiros, as pessoas fazem investimentos na organização, dando seu melhor com esforço, dedicação, responsabilidade, comprometimento com a empresa. Com a expectativa de ter um bom retorno colhendo os investimentos plantados na empresa salário, incentivos financeiros, crescimento profissional, satisfação, carreira etc.

 As pessoas como talentos fornecedores de competências: As pessoas como elementos vivos e portadores de competência essenciais ao seu sucesso organizacional.

 As pessoas como o capital humano da organização: As pessoas como o principal ativo organizacional que agrega inteligência ao negócio da organização (CHIAVENATO, 2010, p.10-11).

Com os meios de mudanças as organizações têm como objetivo adaptar a moderna gestão de pessoas para promover ao colaborador um nível diferenciado de conhecimento, habilidades, competências e uma capacidade intelectual para atingir seus objetivos.

3.1.2 Os seis processos de gestão de pessoas

Segundo Chiavenato com as devidas mudanças ocorridas na gestão de pessoas com o setor administrativo, atualmente existem seis tipos de processos que é de suma importância, que torna diferença nos métodos da gestão de pessoas para que possa facilitar o meio organizacional de uma empresa, as quais constam na figura a seguir.

(19)

Figura 1- Os seis processos de gestão de pessoas

Fonte: Chiavenato (2010, p. 15)

Conforme demonstra a figura acima, o processo de gestão de pessoas tem como foco desenvolver e auxiliar as empresas em todo processo que se refere ao trato com as pessoas, desde a contratação até o momento do desligamento do colaborador nas empresas.

 Processos de Agregar Pessoas: É utilizado para incluir novas pessoas na empresa.

 Processos de Aplicar Pessoas: E um processo utilizado para desempenhar as atividades dos colaboradores que irão exercer na empresa, com uma orientação e acompanhar seu desempenho.

 Processos de Recompensar Pessoas: São os meio que as empresas utilizam para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas com recompensas.

 Processos de Desenvolver Pessoas: o processo que tem como capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional das pessoas, envolvem seu

(20)

treinamento e seu desenvolvimento para que tenha um possibilidade de crescer na organização.

 Processos de Manter Pessoas: e o processo criado para que possa manter o colaborador motivado e satisfeito com o ambiente agradável, que tenha umas condições como higiene, segurança, qualidade de vida e uma boa condição que possa desempenhar seu trabalho.

 Processos de Monitorar Pessoas: Com este processo tem como acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados.

(CHIAVENATO, 2010, p. 15-16).

Acima pode mostrar os tópicos de cada processo de gestão de pessoas onde tem como objetivo de ajudar as organizações.

3.2 Liderança

De acordo com Maximiano (2011. p, 258) a liderança sempre está ligada a pessoas. É uma função, papel ou tarefa que qualquer pessoa desempenha quanto é responsável por um grupo. Independentemente de suas competências, muitas pessoas são colocadas em posições de liderança, em que precisam dirigir os esforços de outros para realizar objetivos: treinadores de equipes esportivas, professores, regentes de orquestras, sacerdotes, diretores de teatro e cinema, dirigentes de sindicatos e todos os tipos de gerentes. Todas essas pessoas têm metas para realizar com a colaboração de grupo.

A liderança tem como objetivo e finidade constituir uma necessidade típica de trabalho, para isto ela representa um papel de suma importância onde possa motivar os colaboradores dentro de uma organização e alcançar seus objetivos. Cada colaborador tem sua aspiração, objetivos, características, personalidade, talentos e habilidades. Para que possa desenvolver toda sua produção e preciso de uma liderança satisfatória.

A liderança tem como finidade desenvolver pessoas para que as organizações possam manter um relacionamento bom entre os colaboradores fazendo com que uma equipe possa funcionar e produzir resultados.

Segundo CHIAVENATO, “A liderança é um tipo de influência o relacionamento de pessoas” (1997, p. 147).

(21)

No entanto para liderar pessoas é preciso ter uma um grande conhecimento de liderança onde consiga influenciar seus colaboradores para que possa atingir seus objetivos e resultados.

A liderança é uma questão de redução da incerteza do grupo. O comportamento pelo qual se consegue essa redução é a escolha. No fundo, a liderança é um processo continuo de escolha que permite ao grupo caminhar em direção á sua meta, apesar de todas as perturbações internas ou externas. Ao ajudar o grupo a lidar com escolhas, a liderança passa a ser uma questão de tomada de decisões do grupo (CHIAVENATO, 1997, p. 149).

A liderança tem como objetivo levar os colaboradores a atingir suas metas e influenciar suas atividades na organização.

Os lideres são mais úteis a pessoas, pois tem uma boa visão critica que ajudar o desenvolvimento e o crescimento e tornar uns bons colaboradores.

Líder é o indivíduo que influência outras pessoas na busca dos objetivos. Quanto maior o número de seguidores, maior é a influência. E, quanto mais bem-sucedida a realização de metas importantes, mais evidente fica a liderança.

No entanto, é necessário ir além dessa simples definição para capturar o entusiasmo e o interesse que seguidores dedicados e estudantes de liderança sentem quando veem um grande líder em ação, para compreender o que realmente fazem os líderes organizacionais e para aprender os requisitos necessários para se tornar um verdadeiro líder de destaque (BATEMAN, 2007, p. 394).

Entretanto, os líderes têm que mostrar seus pontos de qualidade que irão influenciar seu quadro de colaboradores e se tornar a referência do dia a dia sem precisar ficar mandando e sim passando idéias para os mesmos, para que possam atingir seus alcances com um desempenho satisfatório da organização.

3.2.1 Os estilos de liderança

Os estilos de lideranças e o padrão de controlar tudo que acontece dentro de uma organização. Este estilo de liderança foi feito para adaptar na organização e que possa ser usado.

(22)

Quadro 1- Três estilos de liderança Aspectos Liderança Autocrática Liderança Liberal Liderança Democrática Tomada de Decisões

Apenas o líder decide e fixa as diretrizes sem qualquer

participação do grupo.

Total liberdade para a tomada de decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder. As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo que e estimulado e assistindo pelo líder. Programação Dos trabalhos O líder determina as providências para a execução das tarefas, cada uma por ver, á medida que se tornam necessárias e de maneira imprevisível para o grupo. A participação do líder no debate é limitada, apresentando apenas alternativas variadas ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem.

O próprio grupo esboça as providencias e técnicas para atingir o alvo, com aconselhamento técnico do líder, quando necessário. As tarefas ganham novas perspectivas com os debates Divisão do trabalho

O líder qual a tarefa que cada um deverá executar e qual o seu companheiro de trabalho.

Tanto a divisão das tarefas como a escolha dos colegas ficam totalmente por conta do grupo. Absoluta falta de participação do líder. A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus colegas de tarefa. Participação do líder O líder é “pessoal” e dominador nos elogios e nas criticas ao

trabalho de cada membro.

O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou regular o curso das coisas. Somente faz comentários irregulares sobre as atividades, quando perguntado. O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito, sem encarregar-se muito de tarefas. É objetivos e limita-se aos fatos em seus elogios e criticas.

(23)

O quadro acima apresenta três tipos de liderança: liderança autocrática, liberal e democrática.

Liderança autocrática: é aquela que os lideres decide e distribui tarefas para cada colaborador sem aceitar sugestões, sendo que todos obedecem à única voz as ordens, e são obrigados a aceitar e cumprir.

Liderança liberal: o líder deixa o grupo um pouco à vontade, podendo assim deixar suas sugestões não tem certo controle na sua decisão, influência pouco no grupo com decisões. Essa liderança não faz cobranças, não da ordem e nem se quer faz uma avaliação sobre grupo, pois passa os poderes aos mesmos para não tomar responsabilidades.

Liderança democrática: é diferente, pois todas as decisões são debatidas pelo grupo onde o líder ouvi sugestões, e da um conselho técnico quando é necessário. Assim as tarefas ficam a parte do colaborador na hora de escolher seus colegas para realização de tarefas.

3.3 Influência do líder na motivação dos colaboradores

Dentre os fatores internos que influenciam o comportamento das pessoas, daremos especial atenção à motivação.

É difícil compreender o comportamento das pessoas sem um mínimo conhecimento da motivação de seu comportamento. É difícil exatamente o conceito de motivação, uma vez que tem sido utilizado com diferentes sentidos. De um modo geral, motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão a um comportamento específico. Esse impulso à ação pode ser provocado por um estímulo externo (provindo do ambiente) e pode também ser gerado internamente nos processos mentais do indivíduo. Nesse aspecto, a motivação está relacionada com sistema de cognição da pessoa (CHIAVENATO, 2009, p. 50-51).

A motivação tem como objetivo de fazer que os colaboradores possam ter um desenvolvimento com uma satisfação nas organizações, o gestor além de exerce sua função tem como objetivo de influenciar na motivação de cada indivíduo dentro da empresa.

(24)

De acordo com Maximiano, uma vez que o desempenho das pessoas no trabalho depende, em parte, de sua motivação, e o desempenho da organização depende do desempenho das pessoas, a compreensão desse processo é de grande interesse na administração das organizações (2011, p. 236).

Motivação é o processo de mobilização de energia. Isto ocorre com cada indivíduo. É alguma coisa interna ao indivíduo. A Administração deve procurar o que motiva o indivíduo e criar um ambiente ou clima que possibilitem a satisfação individual de necessidades e objetivos organizacionais, por extensão (KWASNICKA, 2014, p.64).

Conforme a política de RH adotada pela organização, a responsabilidade pela avaliação do desempenho das pessoas pode ser atribuída ao gerente, ao próprio individuo, ao indivíduo e seu gerente, conjuntamente, à equipe de trabalho, ao órgão de gestão de pessoal ou a uma comissão de avaliação do desempenho. Cada uma dessas seis alternativas envolve uma filosofia de ação (CHIAVENATTO, 2009, p. 20).

Na verdade, quando um gestor influencia e motivam seus colaboradores dentro da organização eles são capazes e podem realizar suas tarefas sem nenhum problema e podendo sempre busca o melhor para a empresa e atrás dos seus objetivos dentro da mesma.

Definimos motivação como o processo responsável pela intensidade, pela direção e pela persistência dos esforços de uma pessoa para alcançar determinada meta (ROBBINS; JUDGE;SOBRAL, 2010, p.196).

A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou mais liderados. A capacidade de liderar está intimamente ligada com o processo da motivação, em uma situação de mútua dependência entre líder e liderados. O líder preciso dos liderados para realizar metas e vice-versa. Só há liderança quando há liderados, que seguem o líder, ou aceitam sua influência, por algum motivo. O motivo dos liderados é a identidade de interesses entre suas necessidades, valores e aspirações e as proposições do líder. Se quiser desenvolver sua competência como líder, você deve entender as motivações das pessoas que pretende liderar (MAXIMIANO, 2011, p. 256).

(25)

Lideres são os que, em grupo, ocupam uma posição de poder, e que têm condições de influenciar, de forma determinante, todas as decisões de caráter estratégico. O poder é exercido ativamente e encontra legitimação na correspondência com as expectativas do grupo (MAXIMIANO, 2011, p. 257).

Portanto, pessoa motivada exerce e executa as atividades com um propósito de ser alcançados e para que isto aconteça os lideres influencia sua motivação dentro das empresas. A motivação está ligada aos esforços que cada colaborador precisa ter para atingir seu propósito. Por fim, um indivíduo motivado pode se levar ao sucesso.

Motivação refere-se a desejos, aspirações e necessidades que influenciam a escolha de alternativas, determinando o comportamento do indivíduo. Os motivos são as formas de tensão que ocorrem nos indivíduos (KWASNICKA, 2014, p. 64).

A motivação está relacionada aos desejos e as necessidades das pessoas dentro de uma organização. Quando um colaborador é motivado sempre ira influenciar no desenvolvimento e para seu crescimento dentro da empresa.

(26)

4 METODOLOGIA

Metodogia e um conjunto de métodos e técnicas cientificam usados para um desenvolvido ao longo de uma pesquisa para atingir sua proposta e seus objetivos.

De acordo com Richardson, a metodologia são as regras estabelecidas para o método cientifica (2012, p. 22).

4.1 Tipos de pesquisa

A presente pesquisa aborda qualitativa e quantitativa. De acordo Richardson, “a abordagem será qualitativa de um problema, além de ser uma opção do investigador, justifica-se, sobretudo, por ser uma forma adequada para entender a natureza de um fenômeno social” (2012, p.79).

O aspecto qualitativo de uma investigação pode estar presente até mesmo nas informações colhidas por estudos essencialmente quantitativos, não obstante perderem seu caráter qualitativo quando são transformadas em dados quantificáveis, na tentativa de se assegurar a exatidão no plano dos resultados (RICHARDSON2012, p.79).

Ainda em conformidade com Richardson (2012) o método quantitativo, como o próprio nome indica, caracteriza-se pelo emprego da quantificação tanto nas modalidades de coleta de informações, quanto no tratamento delas por meio de técnicas estatísticas, desde as mais simples como percentual, média, desvio-padrão, às mais complexas, como coeficiente de correlação, análise de regressão etc.

Os métodos quantitativos representam, em princípio, a intenção de garantir a precisão dos resultados, evitar distorções de análise e interpretação, possibilitando, consequentemente, uma margem de segurança quanto às inferências (RICHARDSON2012, p.70).

Esta pesquisa foi através de questionário aplicado aos colaboradores do Castelão Supermercado para que haja um levantamento de dados para melhor apuração da pesquisa.

Quanto aos objetivos a pesquisa é descritiva e explicativa.

A pesquisa descritiva tem como objetivo primordial a descrição da característica de coleta de dados, tais como questionário e a observação sistemática. Algumas pesquisas descritivas vão alem da simples identificação da existência de relações entre variáveis, e pretendem determinar a natureza dessa relação (GIL 2002, p.42).

(27)

Portanto, a pesquisa buscará esclarecer e descrever as características do fenômeno social que é a liderança na área da gestão de pessoas.

As pesquisas explicativas têm como preocupação central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para ocorrência dos fenômenos. Esse é o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas. Por isso mesmo, é o tipo mais complexo e delicado, já que o risco de cometer erros aumenta consideravelmente (GIL 2002, p.42)

De acordo com Gil a pesquisa explicativa obterá uma identificação dos dados para que haja um descrito.

Os meios utilizados para realizar a pesquisa foram pesquisas bibliográficas, levantamento e estudo de caso.

De acordo com Vergara, “pesquisa bibliográfica é o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publico em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas isto é, material acessível ao publico geral” (2013, p.43).

Segundo Gil, “levantamento recolhe informações de todos os integrantes do ambiente de pesquisa para que haja resultados desde que tenha uma equipe de entrevistadores para uma coleta de dados e resultados um curto espaço de tempo” (2002, p. 51).

O levantamento desta pesquisa tem como objetivo demonstrar os possíveis problemas percebidos pelos colaboradores em decorrência do tipo de liderança exercido no setor de recursos humanos da organização.

Em decorrência do tipo de liderança exercido no setor de recursos humanos da organização.

De acordo com Gil, estudo de caso é uma modalidade de pesquisa amplamente utilizada nas ciências biomédicas e sociais. O estudo de caso costuma ser utilizado tanto como estudo-piloto para esclarecimento do campo da pesquisa em seus múltiplos aspectos quanto para a descrição de síndromes raras (2002, p.54).

O estudo de caso desta pesquisa terá como objetivo principal de analisar e demonstrar os problemas da liderança na gestão de pessoas dentro da empresa Castelão Supermercado.

(28)

4.2. Métodos

Dialética esta vinculada ao processo dialógico de debate entre posições contraria, e baseada no uso de refutações ao argumento por redução ao absurdo ou falso. (RICHARDSON, 2012, p.45). Quanto a método Dialético na qual tem como objetivo de fazer contradições para requerer solução. E um método de interpretação dinâmica e totalizante da realidade. No qual terá como definir a distinguir claramente os conceitos envolvidos na discussão e também contribuição de ideias que leva a outras ideias para realização do projeto e uma boa pesquisa.

4.3 Instrumentos de coleta e tratamento de dados

Quanto aos instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionários e observação.

A observação será individual, com o conceito técnico de participante no qual terá um objetivo coletar dados dos colaboradores com perguntas fechadas para chegar a uma visão melhor da imagem do líder do setor de recursos humanos.

De acordo com Marconi, a observação participante é uma “tentativa de colocar o observador e o observado do mesmo lado, tornando-se o observador um membro do grupo de molde a vivenciar o que eles vivenciam e trabalhar dentro do sistema de referência deles” (1999, p. 93).

Como o próprio nome indica, é a técnica de observação realizada por um pesquisador. Nesse caso, a personalidade dele se projeta sobre o observado, fazendo algumas inferências ou distorções, pela limitada possibilidade de controles. Por outro lado, pode intensificar a objetividade de suas informações, indicando, ao anotar os dados, quais são os eventos reais e quais são as interpretações. É uma tarefa difícil, mas não impossível. Em alguns aspectos, a observação só pode ser feita individualmente (MARCONI, 1999, p. 93).

Aplicando questionário com 10 perguntas fechadas para que se tenha uma possibilidade de chegar a respostas para o problema na visão dos sujeitos da pesquisa com mais facilidade.

De acordo com Vergara, “o questionário caracteriza-se por uma série de questões apresentada ao respondente, por escrito, de forma impressa ou digital” (2013, p. 52).

(29)

O questionário que será aplicado estará composto por 10 questões objetivas aplicadas para 30 colaboradores permitindo assim, obter informações que facilitem a compreensão do tipo de liderança exercida e como os colaboradores se sentem com a mesma.

O tratamento dos dados será feito através da tabulação e organização dos dados colhidos através do questionário, que serão expostos em gráficos e de interpretação dos dados obtidos por meio da observação. Gráficos são o meio mais fácil de ter uma boa visão dos resultados colhidos pelos colaboradores onde terá uma porcentagem da pesquisa que levara o gestor tomar conhecimento nos pontos fracos da organização.

4.4 Delimitações do Universo a ser pesquisado

O universo da pesquisa será o Castelão Supermercado de Mirassol D’ Oeste MT.

4.4.1 População e amostra

Quanto à amostragem será amostra probabilística

Para cumprir esse principio, é necessário possuir uma lista completa dos elementos que formam parte da população, de tal maneira que por meio de um método apropriado se possa selecionar ao acaso aqueles elementos que constituirão a amostra (RICHARDSON 2012, p. 160-162).

Quanto à população da pesquisa serão os colaboradores do Castelão Supermercado LTDA, de diferentes setores para que haja uma visão sistêmica do perfil da liderança desenvolvido na área de gestão de pessoas; o que configurará uma grande oportunidade para recolher dos colaboradores toda fraqueza no ato da resposta no questionário.

Os respondentes da amostra pesquisa serão: quatro açougueiros, cinco caixas, cinco repositor de mercadoria, dois entregadores, duas financeiro, duas atendente, três verdureiros, oito empacotador, um conferente de descarregamento

(30)

de mercadoria no qual serão levantadas e recolhidas todas as informações, para saber o que eles percebem sobre a liderança na organização.

(31)

5 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

5.1 Caracterizações dos participantes

Esta pesquisa foi desenvolvida, na empresa Castelão Supermercado Ltda, na qual os colaboradores forneceram os referentes dados da liderança.

Gráfico 01: Qual é o Gênero?

40%

60%

Masculino Feminino

Fonte: Pesquisa de Campo (2015)

O gráfico 01, apresenta 60% dos colaboradores do gênero masculino e 40% do gênero feminino, ou seja, há uma predominância masculina no quadro de colaboradores.

(32)

Gráfico 02: Qual a idade dos colaboradores? 53% 17% 30% 18-22 anos 23-30 anos 31-40 anos

Fonte: Pesquisa de Campo (2015)

No gráfico 02, pode-se observar que 53% dos colaboradores possui uma idade entre 18 a 22 anos, 17% tem uma idade entre 23 a 30 anos e 30% tem entre 31 a 40 anos. Sendo assim, podemos observar que o quadro de colaboradores da empresa é bastante jovem.

Gráfico 03: Qual é o nível de escolaridade?

3% 7% 33% 50% 0% 7% Ensino Fundamental completo Ensino Fundamental Incompleto Ensino Médio Completo Ensino Médio incompleto Ensino Superior Completo Ensino Superior Incompleto Fonte: Pesquisa de Campo (2015)

(33)

No gráfico 03, pode-se observar que na empresa Castelão Supermercado 3% dos colaboradores tem o ensino Fundamental completo, 7% dos colaboradores ensino fundamental incompleto, 33% ensino médio completo, 50% ensino médio incompleto, 7% ensino superior incompleto, sendo assim a maior porcentagem possui ensino médio incompleto e podemos observar que não há nenhum colaborador com ensino superior completo. Com os meios de mudança as organizações têm como objetivo adaptar a moderna gestão de pessoas para promover ao colaborador um nível diferenciado de conhecimentos, habilidade, competências e uma capacidade intelectual para atingir seus objetivos CHIAVENATO.

5.2 Identificação da percepção dos colaboradores sobre liderança

Gráfico 04: Para você colaborador, qual é o perfil de liderança do seu gestor?

37% 10% 53% Liderança Autocrática Liderança Liberal Liderança Democrática

Fonte: Pesquisa de Campo (2015)

Observa-se no gráfico 04, que 37% dos colaboradores afirmam que o perfil do seu líder dentro da empresa é liderança autocrática, 10% os considera que o perfil é liderança liberal e os outros 53% afirma que é liderança democrática.

Observa-se que os colaboradores do Castelão Supermercado em sua maioria afirmam que a liderança da empresa é democrática, isso é bom, pois todos colaboradores fazem parte das tomadas decisões, dando mais oportunidade para aqueles que se sente menos valorizado. Na liderança democrática as diretrizes são

(34)

debatidas e decididas pelo grupo que é estimulado e assistindo pelo líder CHIAVENATO. Sendo que quando um líder abre a oportunidade para os colaboradores para que possam a debater e dar sua opinião está adquirindo mais conhecimentos e levando para empresa novidades para que seu gestor possa colocar em prática na hora de tomar suas decisões.

Gráfico 05: Você colaborador tem como exercer e beneficiar a empresa com sua personalidade?

97% 3%

Sim Não

Fonte: Pesquisa de Campo (2015)

Diante do gráfico 05, observa-se que 97% dos colaboradores afirmam que sim; tem como exercer e beneficiar a empresa com sua personalidade com objetivo de fazer o diferenciado e já 3% dos colaboradores não consegue beneficiar a empresa com sua personalidade.

Sendo que, cada ser humano tem sua personalidade profundamente diferente entre si, com uma história pessoal particular e diferenciada, possuidores de conhecimentos, habilidades e competência indispensável tá adequada gestão dos demais recursos organizacionais CHIAVENATO.

Cada colaborador é diferente, porém pode beneficiar á empresa com as suas características individuais onde podendo chegar as mais metas e lucratividade.

(35)

Gráfico 06: Você como colaborador é capaz em transmitir com facilidade seus conhecimentos? 74% 13% 13% Sim Não As Vezes

Fonte: Pesquisa de Campo (2015)

Conforme o gráfico 06, observa-se que 74% dos colaboradores responderam sim, portanto são capazes em transmitir com facilidades seus conhecimentos e já 13% acha que não tem facilidade em transmitir seus conhecimentos e 13% acha que às vezes conseguem transmitir seu conhecimento.

Pessoas que tem uma facilidade enorme de captar e transmitir seus conhecimentos e capazes de dotá-lo do talento indispensável à sua constante renovação e competitividade em mundo cheio de mudança e desafios CHIAVENATO.

Todo colaborador que tem seu talento tem mais facilidade em pode crescer dentro da empresam e buscar seus objetivo.

(36)

Gráfico 07: Você colaborador se vê como parceiro da empresa?

87% 13%

Sim Não

Fonte: Pesquisa de Campo (2015)

No gráfico 07, observa-se que 87% dos colaboradores sim veem como parceiro da empresa, 13% afirma que não se vê como parceiro da empresa.

Sendo que como parceiros, as pessoas fazem investimentos na organização, dando seu melhor com esforço, dedicação, responsabilidade, comprometimento com a empresa. Com a expectativa de ter um bom retorno colhendo os investimentos plantados na empresa salário, incentivos financeiro, crescimento profissional, satisfação, carreira etc.

Quando um colaborador tem responsabilidade com uma empresa ele pode ser beneficiado por seu desempenho e sua dedicação.

(37)

Gráfico 08: Você colaborador têm competência de levar seu aprendizado para dentro da empresa, ajudando a mesma a alcançar o sucesso?

100% 0% 0% Sim Não As Vezes

Fonte: Pesquisa de Campo (2015)

Observa-se no gráfico 08, que 100% dos colaboradores sim têm capacidade de levar seu aprendizado para dentro da empresa ajudando a mesma a chegar ao sucesso, pois isto é um resultado muito importante, portanto a empresa consegue liderar e aprender com seus colaboradores.

Os colaboradores são como elementos vivos e portadores de competência essenciais ao seu sucesso organizacional

Quando um a empresa valoriza seu colaborador e passa a ter mais sucesso e competência na organização.

(38)

Gráfico 09: Você colaborador participa das tomadas de decisões dentro da organização? 20% 47% 33% Sim Não Ás Vezes

Fonte: Pesquisa de Campo (2015)

Conforme o gráfico 09, a empresa Castelão Supermercado tem 20% dos colaboradores que sim participa das tomadas decisões, 47% afirmam que não participa das tomadas decisões e 33% às vezes participam da tomadas de decisões. Verificamos que a maioria dos colaboradores não participa das tomadas decisões e 20% dos colaboradores participam, possivelmente podendo ajudar nos desempenho da empresa.

Segundo Chavenato, “A liderança é um tipo de influencia no relacionamento de pessoa”. O líder tem quer ter o conhecimento de liderança para pode influenciar seus colaboradores para atingir seus objetivos.

(39)

Gráfico 10: O seu líder influencia você colaborador dentro da organização? 50% 30% 20% Sim Não As Vezes

Fonte: Pesquisa de Campo (2015)

Observa-se no gráfico 10, que na empresa Castelão Supermercado 50% dos colaboradores sim é influenciado pelo seu líder, 30% dos colaboradores não é influenciado e 20% dos colaboradores às vezes são influenciados pelo líder.

Podemos afirmar que quando um colaborador é influenciado pelo seu líder ele irá trabalhar mais motivado e com melhor desempenho.

A liderança tem como objetivo levar os colaboradores a atingir suas metas e influenciar suas atividades na organização. Os lideres são mais úteis a pessoas, pois tem uma boa visão critica que ajudar o desenvolvimento e o crescimento e tornar uns bons colaboradores.

Líder é o indivíduo que influência outras pessoas na busca dos objetivos. Quanto maior o número de seguidores, maior é a influência. E, quanto mais bem-sucedida a realização de metas importantes, mais evidente fica a liderança BATEMAN.

O colaborador positivamente influenciado pode trazer mais resultado e lucratividade para empresa.

(40)

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com a globalização e a entrada da humanidade na era da informação, as empresas tiveram que adaptar-se com a nova gestão de pessoas, passando a ter seus colaboradores como parceiros, e seu gestor tendo papel de motivador, com intuito de influenciar seus colaboradores ao desenvolvimento dentro da organização para seu crescimento e assim atingir seus objetivos dentro da mesma. O papel do líder é desenvolver seu trabalho no sentido de auxiliar a organização com o método de motivação de seus colaboradores.

O trabalho aborda 30 colaboradores, onde 53% possuem uma idade de 18 a 22 anos, mostrando ser um quadro jovem, pois é muito importante para as organizações terem pessoas jovens em seu quadro, pois as mesmas podem render mais serviços trazendo assim mais lucratividade. Quando se tem pessoas jovens dentro das organizações à mesma será mais beneficiada, pois encontraram mais conhecimentos e novidades adquiridos pelos indivíduos.

Com as mudanças na gestão de pessoas as organizações tiveram que se adaptar e gerenciar a cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais.

Com o trabalho desenvolvido e as questões abordadas na pesquisa de campo realizada com os colaboradores do Castelão Supermercado, evidenciaram resultados satisfatórios e também insatisfatórios na gestão de pessoas. Neste sentido, discorreremos neste capítulo os resultados desta pesquisa sob duas vertentes: pontos fortes e fracos da organização no que tange a gestão de pessoas. Os pontos fortes da empresa que se podem destacar nos gráficos, 05, 06, 07, 08 e 10 os colaboradores beneficiam a empresa com sua personalidade, transmitem com facilidade seus conhecimentos, sempre sendo parceiro da empresa. Os mesmos têm competência de levar seu aprendizado para dentro da empresa, ajudando a organização alcançar o sucesso, e tem o gestor como influenciador dentro da organização para o seu crescimento, tornando um bom relacionamento entre as partes para desenvolver seus colaboradores e incentivá-los ao seu crescimento na organização.

A pesquisa também mostra no gráfico 04 uma satisfação dos colaboradores ao estilo de liderança, pelo fato do líder adotar este tipo de liderança democrática, podendo os colaboradores ter a oportunidade de debater e dar sua opinião.

(41)

Já o gráfico, 09 expõe como ponto fraco a falta de participação nas tomadas de decisões dentro da organização, sendo que a participação dos colaboradores na tomada de decisão são poucas, isto é um ponto de divergência com a liderança, pois com a participação ativa dos colaboradores pode-se levar mais conhecimentos e novidades para que seu gestor possa colocar em pratica na hora de tomar suas decisões.

Com relação à gestão pessoas da empresa Castelão Supermercado, pode-se evidenciar um quadro de colaboradores com mais competência e aprendizado através de treinamentos para que possa se alcançar os objetivos.

Com os resultados obtidos na pesquisa de campo, o pesquisador propõe a seguinte sugestão para melhorias: sugere-se a administração geral da organização que sejam abertas mais linhas de comunicação entre a gestão e os colaboradores a fim de que estes possam com mais frequência participar das tomadas de decisões (após análise da pertinência da decisão) no intuito de construir uma gestão mais participativa.

Ao finalizar esta pesquisa pode-se apontar os pontos positivos e também os negativos que envolvem o departamento de gestão de pessoas do Castelão Supermercado; o que possivelmente terá grande avalia para o gestor, que de posse desses resultados poderá implantar mudanças e projetos voltados para a melhoria das deficiências e também alavancar o que foi evidenciado como positivo.

Para o pesquisador foi mais que uma oportunidade de poder participar e aprofundar-se nos conhecimentos na gestão de pessoas.

Para as pesquisas futuras sugere-se aos novos pesquisadores aprofundar um pouco mais sobre liderança nas empresas, pois com um bom líder a empresa tende a crescer interna e externamente.

(42)

REFERÊNCIAS

BATEMAN, Thomas S; SNELL, Scott A. Administração: liderança e colaboração

no mundo competitivo. São Paulo: McGraw-Hill, 2007.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. 3. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. ______. Recursos Humanos: o capital humano das organizações. 9. Ed. Rio de janeiro: Elsevier, 2009.

______. Gerenciando pessoas: o passo decisivo para a administração participativa. 3. Ed. São Paulo: Makron Books, C1997.

ELIANE de oliveira.

GIL, Antônio Carlos. Gestão de Pessoas: enfoque nos papéis profissionais. 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2011.

GIL, Antonio Carlos, Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KWASNICKA, Eunice Lacava. Introdução à Administração. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2014.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 4. Ed. São Paulo: Atlas 1999

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. 8 ed.rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2011.

MILKOVICH, George T; BOUDREAU,John W; MARCONDES Reynaldo C.

Administração de Recursos. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

RICHARDSON, Roberto Jarry; Peres, José Augusto de Sousa. Pesquisa social:

Métodos e técnicos. 3. ed. São Paulo: Altas, 2012.

ROBBINS, Stephen P.; JUDGE, Timothy A.; SOBRAL, Filipe. Comportamento

Organizacional: Teoria e prática no contexto brasileiro. 14. Ed. São Paulo: Pearson

Prentice Hall, 2010.

VERGARA, Sylvia Constant, Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

(43)

APÊNDICE A - Questionário

Questionário direcionado aos colaboradores da empresa Castelão Supermercado LTDA.

Prezado colaborador, venho por meio desta convidá-lo a participar desta pesquisa, que será realizada pelo acadêmico Welliton Medeiro da Silva do curso de Administração da Faculdade Católica Rainha da Paz- FCARP, sob a orientação da Professora Esp. Zelândia Morais Fernandes da Costa, que terá como objetivo de identificar Recursos Humanos na área da gestão de pessoas da empresa Castelão Supermercado LTDA de Mirassol D’ Oeste MT.

Esta Pesquisa está sendo desenvolvida mediante coleta de respostas e informações que serão de uso exclusivo deste trabalho e sua confidencialidade esta assegurada, identificação de sua pessoal ou profissional no preenchimento deste instrumento de coleta de dados.

Agradeço a colaboração. Welliton Medeiro da Silva

Bloco 01 - Caracterização do Participante.

01. Qual é o Gênero? ( ) Masculino

( ) Feminino

02. Qual a idade dos colaboradores? ( ) 18 a 22 anos

( ) 23 a 30 anos ( ) 31 a 40 anos

03. Qual é o nível de escolaridade? ( ) Ensino Fundamental completo ( ) Ensino Fundamental incompleto ( ) Ensino médio completo

(44)

( ) Ensino superior completo ( ) Ensino superior incompleto

Bloco 02 – Identificação da percepção dos colaboradores sobre a liderança

04. Para você colaborador, qual é o perfil de liderança do seu gestor? ( ) Liderança Autocrática;

( ) Liderança Liberal; ( ) Liderança Democrática;

05. Você colaborador tem como exercer e beneficiar a empresa com sua personalidade?

( ) Sim ( ) Não

06. Você como colaborador é capaz em transmitir com facilidade seus conhecimentos?

( ) Sim ( ) Não ( ) As vezes

07. Você colaborador se vê como parceiro da empresa? ( ) Sim

( ) Não

08. Você colaborador têm competência de levar seu aprendizado para dentro da empresa, ajudando a mesma a alcançar o sucesso?

( ) Sim ( ) Não ( ) As vezes

09. Você colaborador participa das tomadas de decisões dentro da organização? ( ) Sim

(45)

( ) As vezes

10. O seu líder influencia você colaborador dentro da organização? ( ) Sim ( ) Não ( ) As vezes

Referências

Documentos relacionados

Embora já tenham sido descritos alguns casos de angioedema hereditário com C1- -inibidor normal em indivíduos do sexo masculino, neste es- tudo foram encontrados 8 indivíduos do

Foram obtidos os desloca- mentos do umbo e de um ponto central da platina do estribo, para um nível de pressão sonora de 105 dB aplicada na membrana timpânica, comparando a

a ) Delimitar as áreas nucleares, em articulação com os municípios envolventes, quando tal se justifique, que devem incluir a totalidade ou parte das áreas classificadas,

29 Secretária do Meio Ambiente de Alagoinhas 1 30 Secretária do Meio Ambiente de Rio Real 1 31 Secretária do Meio Ambiente de Camaçari 1 32 Secretaria de Meio Ambiente

22.12 O candidato deverá permanecer obrigatoriamente no local de realização da prova objetiva (primeira etapa) por, no mínimo, uma hora após o início da prova. 22.12.1

Na FCS uma equipe multidisciplinar realizou desde maio de 2020 estudos sobre as possibilidades de retorno às atividades presenciais buscando sempre a segurança e

Se a porta IN FC do controlador A na primeira unidade de expansão de armazenamento em disco da pilha estiver conectada ao nó 1, então, conecte um cabo de fibra da porta OUT FC

Neste sentido, pode especular -se que as crianças mais gra- ves foram excluídas do estudo, o que poderia afectar a mag- nitude de diferenças na avaliação dos parâmetros funcionais