• Nenhum resultado encontrado

Tecnologias e mídias interativas na escola - Projeto Time

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tecnologias e mídias interativas na escola - Projeto Time"

Copied!
424
0
0

Texto

(1)
(2)

Tecnologias e mídias

interativas na escola:

Projeto TIME

(Organizadores) LIVrO eLeTrôNICO Publicação independente do Núcleo de Informática Aplicado à educação

da universidade estadual de Campinas (NIed/unicamp)

(3)
(4)

Tecnologias e mídias

interativas na escola:

Projeto TIME

Organizadores

João Vilhete Viegas d’Abreu

Maria de Fátima Garcia

Vera regina Toledo Camargo

Odair Marques da Silva

Maria Cecília Martins

(5)

Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 2010.

1. Educação 2. Educação - Processamento de dados. 3. Formação de professores. 4. Ensino fundamental.

I. D’Abreu, João Vilhete Viegas. II. Título. CDD - 370 - 371.3078

ISBN 978-85-88833-06-7

Bibliotecário: Helena Joana Flipsen – CRB-8ª / 5283 Revisado por:Elizandra Roberta Neves de Carvalho

e Rafaela Maria Alves Lopes

Capa, projeto gráfico e diagramação: Enio Rodrigo Barbosa Silva Organizadores: João Vilhete Viegas D’Abreu, Maria de Fátima Garcia, Vera Regina

Toledo Camargo, Odair Marques da Silva, Maria Cecília Martins 2010

Versão Livro Eletrônico

Índices para Catálogo Sistemático: 1.Educação 370 2.Educação - Processamento de dados 371.3078 3.Formação de professores 370.71 4.Ensino fundamental 372

(6)

Agradecemos à FAPESP pelo investimento financeiro, mas,

principalmente, por acreditar, por meio da linha Ensino Público, que alunos e professores do Ensino Fundamental I podem contribuir com a transformação da sua realidade espaço-temporal.

(7)
(8)

Sobre os Autores

Agda Colossal Magalhães, professora da rede municipal de Hortolândia. Formada em magistério pela e.e.P.S.G. “José Maria Matosinho”– Campinas/SP.

Célia Regina Batista dos Santos,

assistente de direção na e.M.e.F. “Parque dos Pinheiros”. Licenciatura em pedagogia pela Faculdade de educação - Fe/unicamp. Pós-graduada em psicopedagogia.

Cristiane Farias de Lima, educadora da rede municipal de Hortolândia, licenciada em pedagogia pelas Faculdades Network – Nova Odessa.

(9)

Eliana Pereira dos Santos Oliveira, professora na e.M.e.I. “Nossa Senhora de Fátima” da rede municipal de Hortolândia. Formada em pedagogia pela Pontifícia universidade Católica de Campinas

– PuCCAMP. Pós-graduada em didática pela Faculdade de educação São Luis.

Fernanda Aparecida Marostica Lemos, professora da rede Municipal de Hortolândia nos últimos cinco anos. Licenciada em Pedagogia pela universidade Paulista – uNIP.

Gleise Cavalli, bacharel em ciência da computação pelo Instituto de Computação – IC/unicamp.

Joana Darque Cardoso Santos, professora na e.M.e.F. “Parque dos Pinheiros”, pós-graduada em didática e direito educacional pela Faculdade São Luis Jaboticabal

– Jaboticabal-SP. Licenciatura em história e pedagogia pelas Faculdades Integradas de Amparo – Amparo-SP.

(10)

João Vilhete Viegas d’Abreu, graduação em engenharia elétrica/eletrônica e doutorado em engenharia mecânica pela unicamp, pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à educação – NIed/unicamp.

Léia Espírito Santo, professora da rede pública estadual e no município de Hortolândia. Licenciada em pedagogia pela FACINTer.

Lílian Carvalho Lima, professora da rede municipal de Hortolândia. Licenciada em pedagogia pela Faculdade de educação - Fe/unicamp.

Maria Aparecida da Silva Lopes Pedro, diretora da escola Municipal de ensino Fundamental “Fernanda Grazielle resende Covre”, graduada em pedagogia e pós-graduação em gestão educacional pela Fe/unicamp.

(11)

Maria Cecília Martins, pesquisadora do Núcleo de Informática Aplicada à educação com doutorado em multimeios e mestrado em psicologia educacional junto a universidade estadual de Campinas.

Maria de Fátima Garcia, licenciada em letras pela uFMS. doutorado em educação pela unicamp. docente da universidade Federal do rio Grande do Norte.

Odair Marques da Silva, analista de sistemas e educador. Mestrado em gestão da qualidade FeM/unicamp. Atua como relações institucionais no GGbS/unicamp.

Rute Batista do Nascimento Camargo, professora da e.M.e.F. “Parque dos Pinheiros”. Licenciada em pedagogia pela Faculdade de educação - Fe/unicamp. Pós-graduada em psicopedagogia

(12)

Silvana Paula de Souza São Marco, professora da rede pública de ensino de Hortolândia. Licenciada em pedagogia pela Faculdade de educação - Fe/unicamp. Pós-graduada em psicopedagogia.

Vanessa Moreira Crecci, professora licenciada em pedagogia pela Faculdade de educação - Fe/unicamp.

Vera Regina Toledo Camargo, pesquisadora do Labjor/unicamp. Mestre em educação, doutora em comunicação com pós-doutorado em multimeios.

(13)

ENTRE MEIOS E MÍDIAS NASCE UM NOVO SER, PROFESSOR

Em um livro bem recente, lançado em inicio de 2010 em Portu-gal, o renomado professor e reitor da Universidade de Lisboa, António Nóvoa, escreve sobre as questões contemporâneas que afligem a for-mação de professores, sobretudo para o ensino fundamental. No tex-to, o professor Nóvoa aponta cinco teses. São pontos essenciais que a formação e a ação de professores devem ter atenção. São eles:

a) assumir um forte componente prático, centrado na aprendiza-gem dos alunos e no estudo de casos concretos;

b) passar para “dentro” da profissão, isto é, basear-se na aquisição de uma cultura profissional, concedendo aos professores mais experi-entes um papel central na formação dos mais jovens;

c) dedicar uma atenção especial às dimensões pessoais, traba– lhando a capacidade de relação e de comunicação que define o tato pedagógico;

d) valorizar o trabalho em equipe e o exercício coletivo da profissão;

e) estar marcada por um princípio de responsabilidade social, fa-vorecendo a comunicação pública e a participação dos professores no espaço público da educação (Nóvoa, 2010).

Esses comportamentos se aliam aos seus pensamentos sobre o uso das tecnologias nas atividades da escola. Ele diz:

As tecnologias são muito importantes e têm contribuído para algu-mas mudanças no ensino e na aprendizagem. Mas elas, por si só, não

(14)

da educação, perdemos tudo. Só um ser humano consegue educar ou–tro ser humano. Por isso tenho insistido na importância das dimen-sões pessoais no exercício da profissão docente. Precisamos de profes-sores interessantes e interessados. Precisamos de inspiradores, e não de repetidores. Pessoas que tenham vida, coisas para dizer, exemplos para dar. Educar é contar uma história, e inscrever cada criança, cada jovem, nessa história. É fazer uma viagem pela cultura, pelo conheci-mento, pela criação (Nóvoa, 2010).

Ao ler essas idéias, ditas por Nóvoa em uma entrevista sobre o livro, imediatamente articulei-as com o trabalho feito pelo TIME (Tecnologias e Mídias Interativas na Escola) nas escolas públicas de Hortolândia/SP. O TIME - nome do projeto de pesquisa - saiu das salas da Unicamp e foi realizar ações na realidade das escolas do Município. Os princípios apontados por Nóvoa estão ali, inteiros, plenos de energia e com casos concretos a serem contados. Vivências que precisaram ser selecionadas para compor esta publicação, mas que vão bem além.

Em essência, os pesquisadores se colocaram como um TIME e re-alizaram um trabalho em equipe, reunindo-se aos professores e alunos das escolas para intervir na realidade sem romper com os currículos, mas fortalecendo-os e dando-lhes a atualização necessária para a uti-lização dos meios tecnológicos digitais para o acesso, produção e di-vulgação de conhecimentos.

Motivados, os professores do TIME estimularam os professores das escolas. Os desdobramentos que se seguiram na convergência en-tre pesquisadores, professores, alunos e outras tantas pessoas reunidas

(15)

Criaram aprendizagens significativas, ou seja, que marcam e que não serão esquecidas pelos que as vivenciaram. Fizeram diferença. As es-colas, professores, alunos e a própria comunidade não é mais a mesma depois da passagem do TIME por lá. Os resultados imediatos se rev-elam nos produtos realizados, na satisfação dos envolvidos e neste livro que conta um pouco dessa história.

Outros resultados virão com o tempo. O brilho no olhar e na alma daqueles alunos não reflete apenas a possibilidade de fazer diferente o cotidiano da escola. As mídias são fascinantes. A possibilidade de se aprender os seus códigos desperta paixões duradouras, sobretudo nas crianças. Revela talentos, gera entusiasmos. Todos os alunos, com certeza, já conseguem olhar para as tecnologias e mídias interativas com maior segurança. Já dizia McLuhan: na medida em que nos acostuma-mos com as mídias, elas se tornam invisíveis. Manipulá-las, decifrar seus códigos, usá-las para objetivos jamais pensados é domesticá-las, torná-las “amigáveis”, “invisíveis” ou imprescindíveis. Talvez, no fu-turo, vejamos alguns desses jovens, despertados pelas vivências com o TIME, trilharem caminhos profissionais em que se mesclam as tecnolo-gias e mídias interativas. E eles saberão onde tudo começou.

O relato de muitos desses momentos, “quando tudo começou”, está aqui. Virou história. Algo que precisa ser contado, divulgado, reco–nhecido. O TIME foi a campo para vencer. E os principais lances dessa partida, os grandes momentos são revelados neste livro. Sua leitura nos delicia com a alegria do trabalho bem feito, cuidadoso, emocionado e competente.

(16)

Pesquisa do Estado de São Paulo) e desenvolvido em duas escolas pú-blicas (EMEF Fernanda Grazielle Resende Covre e EMEF Parque dos Pinheiros) de Hortolândia/SP. Dele participaram diretamente 15 pro-fessoras e 1.300 alunos de ensino fundamental I (alunos na faixa etária de 06 a 10 anos) e pesquisadores do Núcleo de Informática Aplicada à Educação – NIED e do Núcleo de Desenvolvimento de Criatividade – NUDECRI, ambos da UNICAMP.

Nas próximas páginas o leitor terá o prazer de ler o depoimento de muitos desses atores/autores e o tanto que fizeram, descobriram, produziram e pesquisaram. O livro é constituído por duas partes. Na primeira, logo no início do livro, João Vilhete Viegas d’Abreu apre-senta no capítulo “Concepção, implantação e desenvolvimento do projeto tecnologias e mídias interativas na escola (TIME)” as bases que orientaram o desenvolvimento do projeto, sua coordenação e a integração entre pesquisadores da Unicamp e professores e alunos das escolas públicas de ensino fundamental.

Múltiplos olhares e formações deram origem aos textos da primei-ra parte do livro e que comprovam o alcance de um dos objetivos do projeto TIME: a construção e produção de conteúdos, em colaboração com professores e alunos das escolas. Situam-se nesta ótica os textos de Fernanda Marostica que fala do uso da câmera digital com os seus alunos em “Olhares Fotográficos Sobre o Multiculturalismo em (De) Hortolândia: Uma Proposta Educacional” e as pesquisas feitas por Léia Espírito Santo com alunos de 3ª. série “para iniciação e desenvolvi-mento de campanhas educativas, histórias em quadrinhos, escritas de relatórios e diferentes textos, bem como expressões e comunicação

(17)

em sala de aula?”.

Específicos sobre o desafio de se trabalhar com a rádio web com os alunos são os capítulos de Cristiane Farias de Lima, “Educomusicali-zação, Rádio Web e Leitura: Uma Experiência...” e de Rute Batista do Nascimento Camargo sobre “Rádio Web na Escola - Uma Proposta de Produção de Conhecimentos e Conteúdos”. Da mesma forma, apresen-tam-se os artigos sobre vídeos (“A Produção de vídeo pedagógico a partir da sala de aula” de Odair Marques da Silva); histórias em quadrinhos (“As Histórias em Quadrinhos como coadjuvante no processo de Letra-mento” escrito por Silvana Paula de Souza São Marco) e blogs (“Blogs e Formação de Professores” de autoria de Vanessa Moreira Crecci).

A primeira parte do livro é encerrada com o capítulo escrito a mui-tas mãos por Vera Regina Toledo Camargo, Ana Paula Camelo, Luiza Bragion Moretti, Vivian Pontin e Eliana Ferreira sobre “A construção da Cultura Midiática no universo educacional: linguagens e diálogos”. No texto, as autoras relatam como se deu o processo de aprendizagem de alunos e professores para o uso de ferramentas midiáticas para a construção de conteúdos em um ambiente colaborativo e que possi-bilitaram “a gravação em áudio e vídeo de pequenos clips que podem ser vistos e ouvidos pela comunidade”.

A segunda parte do livro, denominada “Universos: Digit@L e Es-col@R: Reflexões Multidisciplinares”, é dedicada à apresentação dos relatos das experiências vivenciadas no projeto. Esta parte é iniciada com o texto “Alfabetização e Mídias: A Construção de Novos Camin-hos e Recursos para a Educação Fundamental” em que a autora Agda

(18)

tão aprendendo a conviver, partilhar e colaborar uns com os outros, além do processo de alfabetização”. A seguir, Célia Regina Batista dos Santos nos apresenta “O desafio prático de educar na contempo-raneidade”, texto em que relata as vivências de alunos, professores, gestores e toda a comunidade extra-escolar “convidados a construir, a partir das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), uma nova maneira de ensinar e aprender”. Na sequência, Eliana Perei-ra dos Santos OliveiPerei-ra “tPerei-raz a experiência realizada em sala de aula, em que a relação de aprendizagem que ocorre entre professor/aluno tem colaborado para a formação em diversos aspectos, ampliando as habilidades e conhecimentos”.

Gleise Cavalli também aborda a força da pesquisa quando nos fala, no texto “A inclusão digital na escola pública: projeto tecnologias e mídias interativas na escola (TIME)” sobre as bases do projeto e “dis-cute os impactos da inserção das novas tecnologias nas salas de aula, o papel a ser desempenhado pelo professor, escola e alunos frente ao uso dos computadores - consequências diretas e indiretas e a contribuição social para os envolvidos diretamente e indiretamente”.

A criação e produção realizadas por um grupo de alunos de 4ª série (5º ano) na sala de multimídia inspiraram Joana Darque Cardoso San-tos a escrever “Aluno-monitor que se transforma em ‘professor de multimídia’ - cidadão conectado com o mundo digital. Na mesma se-rie, Lílian Carvalho Lima relata no texto “Leitor ou Navegador: Para-digma na Constituição do Leitor na Era Digital” as diferenças ocor-ridas nas atividades de leitura dos alunos, ocasionadas pelo uso mais intenso do computador, mp3, mp4, I-pod e câmeras digitais.

(19)

Aparecida da Silva Lopes Pedro reflete sobre a importância da utilização dos recursos tecnológicos no currículo e no planejamento das atividades desenvolvidas com os alunos no cotidiano escolar no capítulo “A tecnolo-gia na escola: um novo desafio”. E, encerrando o livro, Maria de Fátima Garcia escreve em “Rizomas, Fluxos, Rupturas e Convergências das Tec-nologias e Mídias na Formação de Alunos e Professores no interior do Projeto Tecnologias e Mídias Interativas na Escola” sobre a formação de alunos e de professores no projeto Tecnologias e Mídias Interativas na Escola (TIME). É ela quem nos diz, no resumo de seu texto, que:

Essa formação é aqui descrita sob a ótica do fortalecimento desses atores que constituem o cotidiano escolar, principalmente no que respei-to aos alunos e seus professores em processo de formação continuada. Sob o enfoque das multiplicidades que compõem o cotidiano formativo, percebe-se a constituição das miríades rizomáticas que se articulam em linhas de segmentaridade impossíveis de separar. Assim, evidenciam-se outros intercessores que contribuem com a formação para além dos formadores provenientes da academia: as crianças de 07 a 10 anos tam-bém desempenham um papel formativo junto aos seus professores, que graças ao caráter de registro e permanência possibilitado pela aprendi-zagem em uso das tecnologias e mídias torna-se possível visualizar.

Esses textos nos levam a recuperar Nóvoa, com quem começamos neste prefácio. Em determinado momento, Nóvoa diz que um dos mais importantes aspectos da ação docente na atualidade está no seu compromisso social. E diz:

(20)

cultural. Educar é conseguir que a criança ultrapasse as fronteiras que, tantas vezes, lhe foram traçadas como destino pelo nascimento, pela família ou pela sociedade. Hoje, a realidade da escola obriga-nos a ir além da escola. Comunicar com o público, intervir na sociedade, faz parte do ethos profissional docente (Nóvoa, 2010).

Este compromisso social foi a gênese do projeto TIME (Tecnolo-gias e Mídias Interativas na Escola) que resultou na convergência en-tre alunos, professores e pesquisadores. O projeto levou todos a irem além da escola de múltiplos modos: reais e virtuais. Todos aprende– ram princípios e valores insuspeitos. Trabalharam com a diversidade cultural por intermédio das mais diferenciadas linguagens e as mais diversas mídias. Possibilitaram a inclusão social, via a inclusão tec-nológica e digital. As vivências e aprendizagens realizadas no projeto TIME contribuirão para que esses jovens e seus professores possam apresentar uma nova maneira de ser no mundo, conectados à realidade contemporânea dos meios digitais e das mídias.

São Paulo, 07 de março de2010 Vani Moreira Kenski

____ Referências:

NÓVOA, A. PROFISSÃO: DOCENTE. Revista Educação no. 154. Entrevista conce-dida a Paulo de Camargo. Disponível em http://revistaeducacao.uol.com.br/textos. asp?codigo=12841 (acesso em 28/02/2010).

(21)
(22)

PARTE I

Construção de Conteúdos Digitais na Escol@

Concepção, Implantação e Desenvolvimento

do Projeto Tecnologias e Mídias Interativas

na Escola (TIME) ... 29 João Vilhete Viegas d’Abreu

Educomusicalização, rádio web

e Leitura: uma experiência ... 65 Cristiane Farias de Lima

Olhares fotográficos sobre o

multiculturalismo em (de) Hortolândia:

uma proposta educacional ... 88 Fernanda Aparecida Marostica Lemos

Comunicação e letramento:

diálogos possíveis em sala de aula? ... 105 Professora Léia espírito Santo

A produção de vídeo pedagógico

a partir da sala de aula ... 125 Odair Marques da Silva

Rádio web na escola - uma proposta de

produção de conhecimentos e conteúdos ... 151 rute batista do Nascimento Camargo

As histórias em quadrinhos como coadjuvantes

no processo de letramento ... 177 Silvana Paula de Souza São Marco

(23)

A construção da cultura midiática no

universo educacional: linguagens e diálogos ... 225 Vera regina Toledo Camargo; Luiza bragion Moretti;

Vivian Pontin; eliana Ferreira

PARTE II

Universos Digit@l e Escol@r:

Reflexões Multidisciplinares

Alfabetização e mídias: a construção de novos caminhos e recursos para a educação fundamental ... 239 Agda Colossal Magalhães

O desafio prático de educar na contemporaneidade ... 255 Célia regina batista dos Santos

Tecnologias e mídias interativas na escola concepção de novos olhares para a prática pedagógica ... 278 eliana Pereira dos Santos Oliveira

A inclusão digital na escola pública: projeto tecnologias e mídias interativas na escola (time) ... 289 Gleise Cavalli

Aluno-monitor que se transforma em “professor de

multimídia” - cidadão conectado com o mundo digital ... 307 Joana darque Cardoso Santos

Leitor ou navegador: paradigma na constituição

do leitor na era digital ... 331 Lílian Carvalho Lima

(24)

Maria Aparecida da Silva Lopes Pedro

Sobre rizomas, fluxos, rupturas e convergências das tecnologias e mídias com a formação de alunos e professores no interior do projeto tecnologias e mídias interativas na escola ... 379 Maria de Fátima Garcia

Formação, tecnologias e práticas pedagógicas: construção de sentidos, caminhos e articulações

em cenários escolares ... 403 Maria Cecília Martins

(25)
(26)
(27)
(28)

desenvolvimento do projeto

tecnologias e mídias interativas na

escola (time)

João Vilhete Viegas d’Abreu1

Resumo

Desenvolver na Universidade estudos que envolvam a implantação de projetos de pesquisa em escolas de Ensino Fundamental e Médio é uma atividade que vem sendo realizada desde os primórdios da In-formática na Educação no Brasil. À medida que os recursos tecnoló– gico-digitais têm se modificado e aprimorado, pesquisas nesta área também têm sofrido mudanças qualitativas com vista à melhoria do ensino público, tanto no que diz respeito à concepção, implantação e desenvolvimento de projetos junto às escolas, quanto na formação de professores para uso desses recursos. Numa perspectiva de inserção de inovações na escola, por meio de uso de mídias interativas aliadas ao currículo, este capítulo discorrerá sobre o projeto - Tecnologias e Mídias Interativas na Escola (TIME) – abordando o processo de con-cepção, implantação, desenvolvimento e gerenciamento/coordenação deste projeto num contexto onde estão envolvidas escolas públicas do Ensino Fundamental I, Núcleo de Informática Aplicada à Educa-ção – NIED/UNICAMP, Núcleo de Desenvolvimento de Criativida-de – NUDECRI/UNICAMP e a Secretaria Municipal Criativida-de Educação – SME da cidade de Hortolândia-SP. O projeto TIME tem um período de vigência de 2007 a 2009 e está sendo financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP.

Palavras-chave: Tecnologias Interativas, Mídias, Formação de Pro-fessores, Ensino Fundamental

1 Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação – NIED/UNICAMP e Coordenador do projeto Tecnologias e Mídias Interativas na Escola - TIME.

(29)

INTRODUçãO

Este primeiro capítulo apresenta uma visão histórica do que foi o projeto Tecnologias e Mídias Interativas na Escola (TIME) do ponto de vista de sua concepção, coordenação, do processo de orientação e formação das professoras que dele participaram e de toda vivência e dinâmica desenvolvida pela equipe de pesquisadores da universidade e de estagiárias, que dele fizeram parte para que pudéssemos alcançar os objetivos almejados em um projeto que foi desenvolvido em duas Escolas Públicas de ensino Fundamental I no município de Hortolân-dia-SP. O município de Hortolândia está localizado, estrategicamente, entre os grandes pólos industriais. A cidade fica a 115 km da capital paulista e a menos de 24 km de Campinas.

A tarefa de organizar e publicar esta obra foi um processo, ainda que não muito fácil, mas que ao longo do nosso caminhar, se consti-tuiu em algo prazeroso, que era e é a concretização de um trabalho que se materializa na forma de um livro que possibilitou às profes-soras de escola municipal publicarem seus trabalhos, suas atividades desenvolvidas ao longo de um projeto de pesquisa. Nesse sentido, o livro representa, na realidade, a academia dando voz às professoras de Ensino Fundamental I. Isso na concepção de autores como Garcia (2002), Zeichnner (1998) e Elliot (1998), é definido como Pesquisa Ação. A pesquisa-ação, nesse caso, se contextualiza como processo de formação-na-ação de professoras de ensino fundamental I numa abor-dagem em que o uso do computador e outras diferentes tecnologias de informação, buscam produzir no currículo conhecimentos acerca das realidades escolares e locais tendo as mídias como ferramentas

(30)

que dão visibilidade ao produto e ao processo dessa construção cur-ricular. Buscando utilizar as TIC’s não somente como facilitador do processo de ensino-aprendizagem, por meio de simples acesso e troca de informação na Internet, mas indo além, ampliando o leque de pos-sibilidades em termos de representação e execução do pensamento do aprendiz (Valente, 2008). Nesse contexto o grande foco é a melho-ria do Ensino Público, com base em um projeto político-pedagógico voltado à construção da cidadania, em que a pesquisa passa a ser a oportunidade para o professor tomar para si a direção do seu trabalho e, para o aluno, a de comprometer-se com a sua própria aprendizagem em busca de uma sociedade mais justa para ambos (Dickel, 1998). A constituição de situações de aprendizagem em que a atuação dos professores possibilitou com que estes efetivamente tomassem as ré-deas da condução de sua prática e, dessa forma, o desenvolvimento profissional, possibilitou o desenvolvimento curricular, na medida em que os professores se tornaram pesquisadores da sua própria prática (Garcia, 2002). Enfim, a realização, ao longo do período de vigência do projeto TIME, de atividades concretas e objetivas visando a um aprendizado complementar, contínuo e de qualidade, possibilitou uma melhor contribuição com este lugar privilegiado do saber, que é a es-cola (Passos, 1997).

PROCESSO DE CONCEPçãO DO TIME

“Nossa! Alunos trabalhando praticamente cada um no seu computador, esta é uma escola rica!”

(31)

Esta foi a constatação do meu filho mais novo ao ver a foto da Figura 1. Ouvir isto do meu filho me deixou bastante feliz, pois deu-me a sensação de dever cumprido, de sonho realizado, de que somos capazes de implantar na escola pública modernos recursos de mul-timídia tão iguais ou mais avançados em relação aos existentes nas melhores escolas particulares do país. Isso para mim se traduz, a bem da verdade, na melhoria do Ensino Público, na valorização dos pro-fessores, dos alunos, da direção escolar, dos pais, da própria equipe de pesquisadores da universidade e de estagiárias, enfim, no desenvolvi-mento pessoal e profissional de todos que participaram diretamente do TIME.

Figura 1: Alunos trabalhando no computador

Ao iniciar este capítulo tomamos consciência de que já se passa– ram aproximadamente 04 anos de envolvimento nosso com o projeto

(32)

“Tecnologias e Mídias Interativas na Escola”. Embora sua implanta-ção tenha se dado formalmente em agosto de 2007, seu processo de concepção iniciou no segundo semestre de 2005. Na ocasião, um gru-po de pesquisadores das áreas de Tecnologia Educacional, Comunica-ção e Jornalismo e Pedagogia, resolveu discutir a possibilidade de se implementar um projeto de pesquisa que, tendo como base o currículo escolar, envolvesse o uso de tecnologias e mídias digitais na sala de aula de ensino fundamental I. Ou seja, introdução, na sala de aula de recursos midiáticos como ferramenta para enriquecer e auxiliar o pro-cesso de ensino-aprendizagem dos professores e dos alunos.

Esta idéia foi mais tarde apresentada ao então Secretário de Edu-cação2 de Hortolândia que, por sua vez, a fez chegar nas diretorias do

ensino fundamental I de toda a rede. Nesse contexto, após algumas reuniões com as diretoras e/ou coordenadoras pedagógicas, visando es-clarecer os objetivos do projeto e o comprometimento de suas escolas com a elaboração e implantação do TIME, passamos então a reunir com as professoras a fim de explicar os propósitos do TIME e que papel elas exerceriam no projeto uma vez aprovado e implantado em suas escolas. Por se tratar de um projeto que estava sendo submetido à FAPESP na linha Ensino Público onde as professoras receberiam uma bolsa3 pela

atuação nesse, era de extrema importância que elas soubessem, desde logo, da responsabilidade que estavam assumindo ao aderirem ao pro-jeto e também da contribuição do mesmo com o processo de formação continuada delas e formação básica de seus alunos. No início do projeto foram concedidas, pela FAPESP, 07 bolsas de Aperfeiçoamento

Peda-2 Na pessoa de Odair Marques Silva que passou a fazer parte do nosso grupo de trabalho e atualmente é um dos pesquisadores do TIME.

 Bolsas de Aperfeiçoamento Pedagógico EP2. Uma modalidade de bolsa concedida pela FAPESP aos professores na linha Ensino Público.

(33)

gógico Ensino Público – EP2 durante o segundo semestre de 2007. A partir de janeiro de 2008 a Secretaria de Educação de Hortolândia resol-veu contemplar as professoras participantes do TIME com um montante equi–valente a 50 horas suplementares, que passou a ser acrescido ao valor mensal da bolsa de cada uma delas, durante a vigência do projeto. Isso denota o interesse desta Secretaria, naquele momento, em incenti-var e valorizar o projeto e o trabalho das professoras.

Na concepção inicial do projeto ficou então definida a participação de 05 escolas cujas professoras e a direção manifestaram interesse em aderir, definindo portanto as problemáticas que deveriam estudar, que na realidade, seriamos seus subprojetos de pesquisa que, posteriormen-te, teriam que desenvolver no contexto do projeto maior que é o TIME. A tabela 1 representa a síntese das problemáticas que seriam estu-dadas nas escolas participantes. Estas problemáticas compuseram o projeto original:

Escola Série Problemática a ser estudada

EMEF-Jardim Adelaide

Minha IdentidadeMinha História, 4ª Incentivando a Leitura

EMEF- Jardim Primavera

1ª Meio Ambiente e Preservação das Espécies

Reformar para mudar: em busca de uma nova

(34)

EMEF -Jardim Amanda I CAIC 1ª a 4ª Cidadania 4ª Qualidade de Vida 4ª Leitura EMEF -Profa. Helena Futava Takahashi 1ª a 4ª Cidadania em foco: Como os pequenos podem

se tornar grandes 1ª Pequenos Leitores 1ª a 4ª Educando para a vida através do Lúdico

Educação e TecnologiaCidadania Mirim

EMEF - Parque dos Pinheiros

1ª a 4ª Qualidade de Vida 1ª a 4ª Cidadania e Meio Ambiente Suplência. Política além do dever Tabela 1: Escolas e Problemáticas a serem estudadas

O processo de concepção do TIME concluiu-se com o envio da proposta final para a FAPESP em setembro de 2006, tendo sido apro-vado em abril de 2007. O passo seguinte foi a implantação e de-senvolvimento de projetos junto às escolas que serão descritos no próximo item.

(35)

PROCESSO DE IMPLANTAçãO E DESENVOLVIMENTO DO TIME JUNTO àS ESCOLAS

Promover a formação-na-ação de alunos e professores para uti-lizarem as tecnologias e mídias interativas nas escolas como re-curso pedagógico, inserido no currículo prescrito e no currículo vivido, foi e ainda é o grande objetivo do TIME. A partir do uso do computador e outras diferentes tecnologias de informação, o projeto buscou produzir no currículo conhecimentos acerca das realidades escolar e local, tendo as mídias como ferramentas que viabilizassem o produto e o processo dessa construção curricular. Nascido da confluência da pesquisa acadêmica com a vivência do cotidiano escolar dos profissionais da escola pública, este projeto se desenvolveu desde agosto de 20074. Orientando-se por quatro

princípios, não-hierárquicos mas inter-relacionados. O primeiro e mais abrangente, em consonância com a própria FAPESP, consiste na melhoria do Ensino Público, daí a opção em se desenvolver o trabalho com uma Prefeitura Municipal, cuja Secretaria de Edu-cação conta com um projeto político-pedagógico voltado à cons-trução da cidadania num permanente diálogo com as comunidades que constituem o município.

O segundo refere-se à função social da Universidade que consiste em buscar o diálogo permanente e o fortalecimento das comunida-des em seu entorno, propondo parcerias que levam ao comunida- desenvolvi-mento de ensino, pesquisa e extensão, gerando conhecidesenvolvi-mentos que subsidiem tanto o ensino e a produção de pesquisas da universidade

4 O projeto foi aprovado em abril de 2007 (meados do primeiro semestre). A FAPESP nos autorizou iniciar as atividades nas escolas em agosto que é o início do segundo semestre, já com as salas de multimídia montadas.

(36)

quanto das escolas que gravitam em torno desses grandes centros de produção de conhecimento.

O terceiro diz respeito ao fortalecimento dos alunos de escola pú-blica no que condiz à aprendizagem relacionada ao exercício da cida-dania. Da mesma forma que seus professores, queremos alunos que sejam produtores e não apenas consumidores de conhecimento. E que esse conhecimento produzido, tenha como característica a ‘capilari-dade’, isto é, possa circular entre os membros de uma comunidade instigando a que outras ramificações se dêem, gerando sempre novas reflexões e, conseqüentemente, novos conhecimentos.

O quarto princípio apenas reforça e explicita os demais: é o da pesquisa como princípio educativo (Demo, 1998, Garcia, 2002), per-meando a prática de todos os envolvidos, desde alunos da primeira série do ensino fundamental, passando pelos seus professores até a dos professores universitários, alunos de graduação e de pós-graduação e coordenadores do projeto, respeitando-se cada qual em seu nível de elaboração conceitual do que seja a pesquisa vinculada à sua pro-blemática. O projeto buscou desenvolver nas escolas envolvidas e na comunidade circunvizinha da cidade de Hortolândia um ambiente pro-pício para que o acesso a algumas mídias e determinadas tecnologias deixe de ser privilégio de poucos e passe a ser um direito de muitos, numa relação de inclusão social cidadã (Pais, 2002).

Embora a nossa proposta contemplasse cinco escolas, conforme mostrada na tabela 1, essa proposta quando foi submetida à FAPESP, sofreu algumas alterações e só foram aprovadas a implantação do jeto em duas escolas. Em função de tudo isso, uma vez aprovada a pro-posta, passamos à fase de implantação do projeto propriamente dita, descrita no próximo item deste capítulo.

(37)

FASE DE IMPLANTAçãO DO PROJETO

Com a aprovação do projeto, em entendimentos mantidos entre a Secretaria de Educação e coordenação do projeto, este foi implan-tado em duas escolas que apresentavam não somente o espaço físi-co adequado para instalação dos equipamentos, mas também onde existia a disposição das diretoras em aceitar o projeto e atender às solicitações da universidade no que diz respeito à atuação dos pes-quisadores junto aos professores em suas escolas. Nesse sentido, o projeto foi implantado em 02 escolas, na EMEF “Fernanda Grazielle Resende Covre” (antiga EMEF Adelaide), na pessoa da diretora profa. Maria Aparecida Pedro. Nesta escola, uma sala de aula teve que ser adaptada pela equipe da SE, para ser a sala multimídia do projeto. A EMEF Parque dos Pinheiros, na pessoa da diretora profa. Fábia Cei-la Sasaki é a outra escoCei-la onde o projeto foi impCei-lantado. Esta escoCei-la já possuía uma sala cujo espaço físico se mostrava adequado para ser a sala multimídia. A tabela 2 representa a situação inicial em agosto de 2007, incluindo-se aí os subprojetos que cada professora passou a desenvolver naquela ocasião.

Escola Série/Professora Subprojeto das professoras

EMEF-Jardim Adelaide

1ª CR Interação de alunos com os recursos midiáticos 2ªJFES Resgate da Cultura de Hortolândia

(38)

EMEF - Parque dos Pinheiros

4ª JDCS Cidadania e Meio Ambiente 2ª AMS1 Tecnologia Favorecendo

a Leitura e a Escrita Tabela 2: Escolas e Participantes no início do Projeto TIME

A professora Aparecida Maria dos Santos desenvolveu o seu pro-jeto no período de Agosto a Dezembro de 2007. Seus trabalhos rela-cionaram a Tecnologia Favorecendo a Leitura e a Escrita. Foram trabalhadas atividades diversificadas em que os alunos tiveram aces-so a interatividade com construção de produtos utilizando recuraces-sos de multimídia. Essa professora, por razões pessoais, desligou-se do projeto em Dezembro de 2007. Considero seu relatório condizente com o breve período em que atuou no projeto.

Como representa a tabela 2, a atividade do projeto foi iniciada efetivamente junto às professoras nas 02 escolas, sendo que em cada uma delas havia 02 professoras participando. O fato de o projeto ter sido aprovado em abril de 2007, quando o primeiro semestre letivo já estava em curso e, portanto, as professoras com a carga horária preenchida, nos levou a solicitar à FAPESP o início das atividades a partir de agosto, início do segundo semestre letivo. Vale ressaltar que neste período só foi possível utilizar 04 das 07 bolsas concedidas. Quatro importantes períodos demarcaram o funcionamento do proje-to TIME nas Escolas. A partir deste panorama inicial que acabamos de traçar e de toda a dinâmica do desenvolvimento do TIME até julho de 2009, podemos definir 04 períodos distintos deste projeto, que serão descritos a seguir.

(39)

PRIMEIRO PERÍODO - ABRIL A JULHO DE 2007

Este período iniciou-se com a aprovação do projeto no mês de abril. Em seguida, passamos pela fase de discussão e seleção, junto à Secretaria da Educação de Hortolândia, das escolas e professoras que deveriam participar do TIME. No período de maio a junho de 2007 houve a composição da equipe de pesquisa e integração de alunos de graduação e bolsistas/trabalho ao projeto, verificação das instalações físicas existentes nas escolas, apresentação do panorama geral e con-textualização do projeto para professores e diretores das escolas parti-cipantes, também para profissionais da Secretaria de Educação do Mu-nicípio de Hortolândia. Finalizando este ciclo de atividades, realizamos a análise dos subprojetos5 de pesquisa apresentados pelas professoras

como condição de participação no projeto TIME.

Parte das atividades ocorridas em agosto ainda esteve voltada para a resolução de questões administrativas ligadas à viabilização da reali-zação do projeto TIME nas escolas, adequação física e constituição da sala multimídia nas duas escolas.

Nesse mês também houve a realização de atividades com as pro-fessoras, coordenação e direção das escolas enfocando algumas temá-ticas do projeto TIME tais como: compartilhamento das histórias de vida dos professores na atividade pedagógica, identificação de teorias que subsidiam as práticas relatadas, reflexão de como as mídias in-terativas podem contribuir para documentar o cotidiano educacional possibilitando ao professor a reflexão-na-ação.

 Durante toda a vigência do TIME cada professora possuía um subprojeto específico envolvendo o uso de tecnologias e mídias interativas para ser desenvolvido com seus alunos.

(40)

SEGUNDO PERÍODO - AGOSTO A DEzEMBRO DE 2007

Em agosto de 2007 foi iniciada efetivamente a atividade do projeto junto às professoras nas 02 escolas.

Neste período cada professora das escolas selecionadas iniciou a implantação de seu subprojeto pessoal de pesquisa junto aos alunos. Houve encontros para compartilhamento dos planos de trabalhos, dis-cussão e troca de idéias. Puderam ser trabalhados conceitos teóricos, realizadas consultas à bibliografia e tópicos relacionados a cada tema de pesquisa. Outro conjunto de atividades esteve focado em apresentar referências práticas para os professores identificarem potencialida-des das mídias interativas em seu fazer pedagógico (exemplo: mos-tra de vídeos sobre canções folclóricas elaboradas por alunos, relato sobre o processo de criação de vídeos). A introdução do uso do com-putador como ferramenta pedagógica para aos professores ocorreu com conversas estabelecidas a partir da apresentação de alguns apli-cativos: Linguagem de programação Logo, Editor de texto e Editor de imagens. Enfim, este período se caracterizou pela implantação e a construção de uma base teórica que servisse de sustentação para as atividades práticas específicas que cada professora desenvolvia na sala multimídia no dia-a-dia com seus alunos. Essa busca pela fun-damentação teórica não foi um movimento exclusivo das professoras, mas também da equipe de pesquisadores e de estagiários do projeto, em função de atendermos às novas e diferenciadas demandas que as atuais práticas de aprendizagem nos impõem. Práticas essas carac– terizadas por Xavier, (2005) como: mais dinâmicas, participativas, descentralizadas (da figura do professor) e pautadas na independência, na autonomia, nas necessidades e nos interesses imediatos de cada

(41)

um dos aprendizes que são usuários freqüentes das tecnologias de comunicação digital.

TERCEIRO PERÍODO - JANEIRO A DEzEMBRO DE 2008

Do ponto de vista de desenvolvimento de atividades de pesquisa do projeto, o terceiro período foi demarcado pela continuidade das ações nas duas escolas num contexto onde toda equipe participante (pesqui-sadores da universidade, professoras, diretoras e gestoras das escolas, gestores da secretaria municipal da educação), está mais coesa e expe-riente em função dos conhecimentos e aplicações adquiridos até então. Um dos marcos deste período foi a participação das professoras na elaboração do relatório parcial do projeto. Este processo fez com que elas se percebessem efetivamente participantes de um projeto de pes-quisa, na medida em que tiveram que sistematizar as suas produções na forma de um relatório científico que seria submetido à avaliação de um órgão de fomento. Em dezembro deste mesmo ano tivemos o lançamento do site oficial do projeto www.nied.unicamp.br/time que contou, na ocasião, com a presença de autoridades ligadas à reitoria da universidade como; o coordenador dos Centros e Núcleos da Uni-camp – COCEN, representante da Secretaria Municipal de Educação de Hortolândia e também da Vice-prefeita desta cidade.

Um dos marcos importantes deste ano, que também vale a pena mencionar foi a realização de oficinas de vídeos quetiveram por ob-jetivo orientar as professoras a produzir e utilizar vídeo em aula com vistas à enriquecer o processo de aprendizagem de conteúdos, numa vertente da educomunicação, a qual podemos denominar Educação para o Ensino de Ciência, que, de acordo com Gaia (2001), pode ser

(42)

entendida como a ponte entre a Comunicação e a Ciência contribuindo com o ensino de ciências na educação básica a partir da utilização dos meios de comunicação como alternativa pedagógica. Dessa forma, a realização da oficina de vídeo constituiu-se em oportunidade para a criação de diferentes situações de aprendizagem junto às professoras sobre a temática “Energia” fazendo emergir a exploração/investigação de determinados conteúdos de ciências próximos à realidade que as professoras encontram no trabalho que desenvolvem com seus alunos. Foi produzida uma coleção de vídeos abordando a temática produção

de energia com aproximadamente 01 minuto de duração. Esses

po-dem ser gravados em equipamentos como: celular, câmera fotográfica digital e/ou MP4, que possuem tecnologias acessíveis e familiares aos alunos de ensino fundamental I.

A Figura 2 representa a seqüência de filmagens produzidas para o vídeo Energia nos Trilhos. Durante a reprodução do vídeo os desenhos eram exibidos acompanhados da narrativa do texto.

1 2 3 4 5

6 7 8 9 10

(43)

A Figura 3 representa a capa de cada um dos cinco vídeos produ-zidos nos respectivos grupos de professores. Os vídeos, produto final da oficina, encontram-se na página do projeto TIME, http://www.nied. unicamp.br/time

Figura 3: Capa dos Vídeos

Ainda com relação à temática vídeo neste ano foi produzido um outro vídeo, denominado Lili e Teleco, conforme representado na figura 4, cujo processo de elaboração está descrito no capítulo “A produção do vídeo pedagógico a partir da sala de aula”. A caracte-rística fundamental desta ação educativa constitui-se na expressão cultural que relaciona o contexto ao processo de ensino-aprendi-zagem abordando a criatividade e a alegria das crianças ao per-passarem as temáticas constantes do projeto político-pedagógico da escola. O vídeo consiste de cenas que relacionam o ambiente de experimentação de novas tecnologias e mídias interativas aos conteúdos curriculares, entre estes, meio ambiente, história do mu-nicípio e cultura.

(44)
(45)

SUBPROJETOS DESENVOLVIDOS PELAS PROFESSORAS EM 2008

A seguir estão apresentados resumos dos subprojetos cujos rela-tórios foram submetidos ao relatório parcial FAPESP em setembro de 2008.

1) “ReescRevendohistóRias: lendas, contos....”

Subprojeto desenvolvido na EMEF Parque dos Pinheiros pela professora DRS6. O referido subprojeto abrangeu uma turma de 4º

ano (antiga 3ª série) do ensino fundamental I, em uma sala com 30 alunos. Por meio das atividades realizadas as crianças compreen-deram e perceberam os elementos da linguagem escrita, elementos lingüísticos e discursivos e, desta forma, pôde-se compreender e perceber os avanços com relação ao domínio das normas da Língua Portuguesa. A partir das atividades realizadas, integrando o uso de recursos midiáticos, possibilitou-se produzir ações envolvendo os aspectos sociais e culturais, pois foram vivenciadas práticas onde as crianças puderam demonstrar interesse diante dos diversos re-cursos midiáticos por elas utilizados. O projeto incentivou os alu-nos na produção de diversos tipos de textos, leitura e escrita, o que propiciou uma identificação emotiva entre os alunos e os persona-gens. A partir das atividades desenvolvidas as crianças passaram a se interessar muito mais pela leitura e produção de histórias e superaram as minhas expectativas de professora.

 Neste trabalho, a fim de se resguardar o direito de privacidade, as professoras par-ticipantes do projeto serão mencionadas somente pela primeira letra de seus nomes.

(46)

2) “Resgatando a auto-estimae constRuindo conhecimentos

atRavésdas mídias inteRativas”,

Subprojeto desenvolvido pela professora SPSSM no período de fe-vereiro/2008 a setembro/2008, na EMEF “Fernanda Grazielle Resen-de Covre” (Hortolândia - SP) com 26 alunos do 2º ano (antiga 1ª série) do período da manhã. Cabe ressaltar que um desses alunos apresenta deficiência auditiva. Nas atividades realizadas, na sala multimídia, a profa. pode compreender as relações estabelecidas com o currículo, além de desenvolver com os alunos atividades relacionadas à alfabeti-zação e a utilialfabeti-zação das mídias interativas.

3) “cidadaniae meio ambiente”

Subprojeto desenvolvido pela professora JDCS ao longo de um ano atendeu duas classes: em 2007 a 4ª série C com 38 alunos e em 2008 a 4ª série A com 37 alunos. Foram trabalhadas atividades diver-sificadas envolvendo tecnologias e mídias em que os alunos tiveram o acesso a, interatividade e puderam construir produtos utilizando esse recurso. O trabalho desenvolvido com estas duas classes muitas vezes se estendeu aos demais professores e alunos da escola que não fazem parte diretamente do projeto.

4) “Resgate da cultuRade hoRtolândia”

Subprojeto desenvolvido pela professora JFES junto às escolas EMEF “Fernanda Grazielle Resende Covre” em 2007 e na EMEF Par-que dos Pinheiros em 2008. As atividades foram desenvolvidas com alunos da 2ª Série B e D, numa interação que envolvia alunos, profes-sores pesquisadores e universidade, visando à inclusão dos alunos em um processo ensino-aprendizagem diferenciado. Neste subprojeto, por

(47)

meio do uso das várias Tecnologias e Mídias, foram desenvolvidas, com os alunos, atividades que buscavam fazer emergir a importância e significado da Cultura de seus pais e comunidade. Para desenvolver este trabalho foram utilizados recursos materiais como: máquina digi-tal para foto e filmagem, computadores, programa livres de software, etc., construindo a Inclusão Digital dos alunos.

5) “a escolaeas mídias inteRativas: o cotidiano escolaRcomo

FoRma de comunicaçãono univeRso viRtual”

Subprojeto desenvolvido pela professora VP no período de Feve-reiro/2008 a Setembro/2008, na EMEF “Fernanda Grazielle Resende Covre”, numa classe com 34 alunos da 2º série do período da tarde. Algumas atividades resultantes do trabalho realizado, estão contri-buindo com o trabalho que é desenvolvido por ela na EMEI vizinha onde a mesma atua como professora. Uma das ações do projeto tem como objetivo: incentivar o educando a redigir sua própria história de vida, podendo mais tarde compartilhá-la com amigos e parentes. Outra ação desenvolvida foi a elaboração de um Diário da Vida do Aluno, compreendendo-se o período desde o dia em que nasceu até os dias atuais, contendo fotos e registros (memórias) produzido por ele próprio através do auxílio da multimídia.

6) “como contRibuiRcomo tRabalhoda salade aulada outRa

PRoFessoRa”

Subprojeto desenvolvido pela professora da professora CR pode ser dividido em dois períodos distintos: agosto a dezembro de 2007 e de fevereiro a agosto de 2008. No ano de 2007, as atividades foram reali-zadas na EMEF “Fernanda Grazielle Resende Covre”, com uma turma

(48)

de 4ª série, com 28 alunos, no período da manhã. Em 2008, as atividades foram realizadas com uma turma de 30 alunos da 3ª série D, do período da tarde, planejando e realizando ações com outra professora, - Sandra - na mesma escola. Entre as atividades desenvolvidas com recursos de multimídias, a professora produziu clipes, calendários digitação, foto-grafias, gravação de imagens com áudio, os quais foram levados para a sala de aula para se discutir com os alunos os critérios de elaboração dos roteiros de desenvolvimento de cada um dos trabalhos. Esse contexto contribuiu para grande parte do interesse dos alunos em relação a tudo que foi desenvolvido possibilitando trabalhar com os alunos interessa-dos e envolviinteressa-dos em todo o processo de trabalho, além de possibilitar a todos o acesso e interação com os recursos midiáticos.

7) “minha históRia, minha identidade”

Subprojeto desenvolvido pela professora LHS com uma turma de 31 alunos do 2º ano A, no período da manhã na EMEF “Fernanda Grazielle Resende Covre”. A professora, conforme descreveu em seu relatório, pôde perceber o seu próprio crescimento profissional e tam-bém o avanço dos alunos quanto ao letramento. As atividades do pro-jeto, como a utilização do computador, a webcam, a máquina digital, contribuíram, para o avanço da sua sala de aula quanto à alfabetização e enriquecimento curricular.

PARTICIPAçãO DAS PROFESSORAS EM EVENTOS CIENTÍFICOS (2008)

Outro marco importante deste período foi a participação das profes-soras e demais integrantes em diversos eventos científicos no âmbito

(49)

na-cional e internana-cional. A participação na 60ª SBPC, por exemplo, foi o momento em que as professoras se viram envolvidas com a elaboração, submissão, aprovação e apresentação pública de seus trabalhos em um evento científico. Isso do ponto de vista de formação e pertencimento ao mundo acadêmico foi bastante significativo, pois se sentiram par-ticipando de um ambiente, via de regra, muito pouco frequentado por professores de ensino fundamental e médio. No item produção científica listaremos os principais trabalhos e demais produções da equipe partici-pante do projeto no período da sua vigência.

Neste período foi denotada também, por parte das escolas, uma substancial preocupação em preservar os equipamentos, instalação de sistemas de refrigeração das salas multimídia e reforço no sistema de segurança, o que para nós, de certa maneira, se constitui em uma tran-qüilidade pois aponta para conservação futura dos referidos recursos quando do término do projeto.

QUARTO PERÍODO - JANEIRO A SETEMBRO DE 2009

Este é considerado o período atual do projeto onde as atividades em desenvolvimento visam à consolidação dos resultados das pesquisas realizadas até então e a preparação para o termino do projeto em setembro de 2009. Neste período as professoras integradas ao projeto, a partir de janeiro de 2009, assim como as dos anos anteriores, desenvolveram sub-projetos individuais com sua classe. A seguir listamos estes subsub-projetos:

1) “diveRsidade cultuRal”

Subprojeto desenvolvido pela professora FAML tem como finali-dade primeiramente resgatar os valores morais, autonomia e virtudes

(50)

como amizade, respeito, tolerância, responsabilidade entre outras; pro-movendo a reflexão e compreensão da realidade da cultura brasileira e voltada para questões do desenvolvimento de virtudes individuais e sociais, atrelando a esse conhecimento inovações tecnológicas como o uso de diversos programas do computador, câmera digital e outras mídias e tecnologias. Conhecer a história individual de cada um e res-gatar conhecimentos históricos que possibilitem a reflexão, o respeito e a valorização de cada cultura é a justificativa deste subprojeto que busca conscientizar os alunos de que há várias possibilidades de lidar com a vida e com o outro, partindo de pressupostos que, vivemos em uma sociedade democrática e que devemos respeitar a nós mesmos assim como o outro.

2) “hoRtolândia viva”

Subprojeto desenvolvido pela professora EPSO. Durante a Jornada Pedagógica e Cultural, realizada no início do ano letivo de 2009 para os docentes, a questão ambiental foi enfatizada no discurso do prefeito de Hortolândia, que solicitou, na altura, aos professores, em conjunto com toda a Comunidade Escolar que traba-lhassem com muita dedicação para conscientizar as crianças, des-de tenra idades-de, da importância des-de Hortolândia fazer jus ao nome: “Terra do Horto”. A partir desta idéia, foi esboçado o subprojeto Hortolândia Viva. Este subprojeto trabalhou os temas Meio Am-biente e Ecologia, englobando todo o conteúdo de ciências, aliado às demais disciplinas: Educação Artística, Português, História, Geo-grafia, Matemática, Ciências e Saúde, numa perspectiva as relações entre o homem e o espaço.

(51)

3) “teatRo, mídiase PRática Pedagógica”

Subprojeto desenvolvido pela professora RBNC com alunos na fai-xa etária (7 e 8 anos). Partindo da ideia de que, o teatro dá margem à mímica, trabalhando a expressão dos sentimentos e sensações, desen-volvendo a coordenação motora global e a percepção visual que faz da criança um ser que pensa e reflete, que é capaz de se ver como sujeito de sua própria história foi desenvolvido esse subprojeto que se consis-tiu na utilização das mídias no teatro, objetivando com que a criança tivesse uma aprendizagem mais significativa, muito mais assimilável e produtiva, por meio da atividade teatral onde, por exemplo, a leitura de mundo surge, quando o aluno é solicitado para “improvisar” o que pensa sobre determinada situação ou inventar uma personagem desen-volvendo uma ação que lhe permite expressar suas idéias, sentimentos e reflexões sobre a realidade.

4) “leituRae letRamentonas mídias”

Subprojeto desenvolvido pela professora LES. Os dados atuais evi-denciam um grande número de crianças que ao final da 4ª série do ensi-no fundamental não tem o domínio esperado da escrita e leitura. Sendo esta uma grande preocupação dos envolvidos na educação, este subpro-jeto visa o desenvolvimento do letramento, entendendo que este seja o processo de aprender a ler e escrever, bem como o resultado da ação de usar essas habilidades em práticas sociais. Os objetivos deste subproje-to são: Possibilitar a produção de texsubproje-tos escrisubproje-tos, de gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação. Compreender a necessidade da revisão e reelaboração da própria escri-ta. Desenvolver a linguagem oral e participação das interações em sala de aula, escutar com atenção, responder às questões e expor opiniões.

(52)

Ampliar conhecimentos para a elaboração de textos com coesão e coerência, utilizando a pontuação, ortografia e gramática.

5) “alFabetizaçãoe valoResna mídia”

Subprojeto desenvolvido pela professora ACM. Utilizar os vários recursos da multimídia para a alfabetização continua sendo o elo entre a informação existente e as crianças é possibilitar a estas meios para criar, pensar e manipular a informação obtida adequando ao seu mun-do. Neste subprojeto “Alfabetização e Valores na Mídia” se objetivou inserir o conteúdo das mídias no cotidiano escolar como ferramenta no processo de alfabetização dos alunos, trazendo sentido e valor ao meio em que vivem, potencializando o conhecimento prévio e a sua cultura. Trabalhando assim os valores humanos em sua totalidade, garantindo assim o bom relacionamento (respeito, generosidade) e a troca de conhecimentos entre os alunos.

6) “mídias digitaisno estudodo meio ambiente”

Subprojeto desenvolvido pela professora LCL, com a difusão de novas formas de comunicar-se, praticamente global, seguindo a tendência econômica, com a ampliação do uso da Internet (através de lan houses ou computadores particulares), programas interativos (com endereço, telefone, etc) e até mesmo produção (com youtobe,

blogger, etc), faz-se necessário a inclusão do uso e debate destas

multimídias no espaço escolar. Este subprojeto prevê um estudo do meio ambiente, este em seu sentido mais amplo: espaço escolar, fa-miliar, naturais e urbanos, objetiva fazer uso das mídias, conhecen-do-as, explorando-as e utilizando-as nas práticas e rotinas escolares para estudar e pesquisar o ambiente em que vivem as crianças. Tendo

(53)

a escola como este local privilegiado de encontro de cultura, opini-ões e experiências.

7) “musicalizaçãoe Jogos dRamáticos”

Subprojeto de musicalização infantil desenvolvido pela professo-ra CFL teve por objetivo possibilitar atprofesso-ravés de vivências com jogos musicais dramáticos e de expressão, o acesso a práticas pedagógicas diferenciadas bem como a utilização de alguns recursos tecnológicos/ midiáticos, que ampliem significativamente as possibilidades no pro-cesso de ensino aprendizagem. A linguagem musical inerente à nature-za humana não poderia estar fora da sala de aula e das práticas pedagó-gicas, logo que a escola representa teoricamente o ato de educar como meio de ajudar a despertar, possibilitando o prosperar de potenciais. Dessa forma, pensar a educação remete-nos a pensar em comunicação e expressão. Pensamos na educomusicalização (educação, comunica-ção e musicalizacomunica-ção) de forma a tornar a trajetória escolar significante e que aprendam, (re) construam e sejam afetados pelos processos as-sim como venha a afetá-los.

8) “cidadaniae meio ambiente”

Subprojeto desenvolvido pela professora JDCS consistiu em dar continuidade no ano de 2009 de atividades desenvolvidas em 2008 junto aos alunos do 5º ano (4° serie) participantes do projeto Time, entretanto, incrementado com ações que propiciam observar/estudar, como a prática desenvolvida pela professora com os seus alunos pôde contribuir com a formação de outros alunos e professores da escola. Estes alunos que freqüentam atualmente o 6º ano atuaram como pro-fessores de multimídia de seus colegas que estão no 5º ano.

(54)

9) “Resgatando a auto-estimae constRuindo conhecimentos

atRavésdas mídias inteRativas”

Subprojeto desenvolvido pela professora SPSSM, consistiu em dar continuidade no ano de 2009 às atividades desenvolvidas em 2008, acerca deste tema. Além disso, também trabalhar com algumas ferra-mentas multimídia que os alunos ainda não tiveram contato, ou tive-ram muito pouco, no ano de 2008, como por exemplo, o hagaquê e a mesa digitalizadora (principalmente como coadjuvante na continuação da alfabetização).

PARTICIPAçãO DAS PROFESSORAS EM EVENTOS CIENTÍFICOS (2009)

Como marco importante deste período, vale a pena destacar, a sub-missão à aprovação de trabalhos na 61ª SBPC e participação no 17º COLE que são eventos científicos, de destaque no âmbito nacional, que as qualificam, não mais como simples professoras do ensino fun-damental, mas sim produtoras de ciências. Ainda no que diz respeito à produção das professoras neste período, vale descrever sucintamente o Rádio Web que foi uma atividade extremamente envolvente do qual participaram tanto as professoras, a direção escolar, os pais, enfim, a comunidade como um todo. A proposta baseou-se em introduzir na escola, como ferramenta de aprendizagem, recursos de Internet, programas de rádio produzidos pelos próprios alunos, junto com seus professores. Do ponto de vista de implementação, a proposta tornou-se viável porque utilizaram recursos já existentes na web e equipa-mentos que as pessoas utilizam no dia-a-dia para registros de som e imagens como: MP3, MP4, MP5, celular, máquina fotográfica digital,

(55)

rádio, gravador, dentre outros do mesmo gênero. A atividade consis-tiu em elaborar/construir um ambiente colaborativo que possibilita a gravação em áudio e vídeo de pequenos clips que podem ser vistos e ouvidos pela comunidade escolar. A ideia não era somente de se ter um repositório de sons e imagens, mas sim de se construir um espaço virtual de troca.

Como atividade desenvolvida nos dois últimos meses do projeto TIME, temos a elaboração do relatório final e a produção, por toda a equipe participante do projeto, dos capítulos constituintes deste livro cuja expectativa é que venha se transformar em uma contribuição na área educacional, principalmente, para professores de ensino funda-mental e médio, alunos de Graduação e Pós-graduação em pedagogia, alunos de licenciatura em Física e Matemática, Bacharel em Ciências da Computação, dentre outras áreas afins ao uso de tecnologias e mí-dias interativas como ferramentas de ensino-aprendizagem.

PRODUçãO CIENTÍFICA DO PROJETO

Algumas produções acadêmicas dos participantes do projeto po-dem ser destacadas tais como:

a) aRtigos Publicados ePaRticiPaçãoem congRessos, simPósiose

semináRios

1. GARCIA, M. F; d’ABREU, J. V. V. Pesquisa, Tecnologias, Mídias, Currículo e Formação de Professores: Multiplicidade em Foco. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 4, p. 1-15, 2009.

2. SILVA, O. M. ; GARCIA, M. F. ; D’ABREU, J. V. V. Projeto TIME no Contexto da Construção de Uma Cidade digital. In: IX

(56)

Congresso Iberoamaricano de Informática Educativa, 2008. IX Con-gresso Internacional de Tecnologia Educativa. Caracas, 2008. p. 01-05.

3. GARCIA, M. F; d’ABREU, J. V. V. Tecnologias, Mídias, Cur-rículo e Formação de Professores: Multiplicidades em Foco. In: I

Seminário Web Currículo PUC-SP, 2008, São Paulo. Anais do I Semi-nário Web Currículo PUC-SP, 2008. p. 01-10.

4. SILVA, O. M; GARCIA, M. F; d’ABREU, J. V. V. Projeto TIME no Contexto da Construção de uma Cidade Digital. Caracas, 2008

5. d’ABREU, J. V. V. ; GARCIA, M. F. . Tecnologias e Mídias Interativas na Educação. In: 1º Simpósio Internacional sobre Novas

Competências em Tecnologias Digitais Interativas na Educação, 2007, Campinas.

6. GARCIA, M. F; d’ABREU, J. V. V. . As Armadilhas do Uso acrítico das Mídias. In: 16º Congresso de Leitura do Brasil, 2007,

Campinas. Anais do 16º Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: Associação de Leitura do Brasil, 2007. p. 01-09.

b) textosemJoRnaisdenotícias/Revistas

1. d’ABREU, J. V. V. Duas Escolas de Hortolândia Desenvol-vem Projeto Tecnológico. Agora Hortolândia, Hortolândia, junho de

2009.

2. d’ABREU, J. V. V. Novas Tecnologias Proporcionam Ambien-te Colaborativo na Escola. Revista Eletrônica de Jornalismo

Cientí-fico, maio de 2009.

3. d’ABREU, J. V. V. A Busca pelo Ensino Diferenciado. Tribuna

Liberal - Hortolândia, Hortolândia, maio de 2008.

(57)

Tecno-logias Podem Ajudar a Modernizar a Educação. O país está pron-to para elas? Revista Época, São Paulo, p. 81 - 82, abril de 2008.

5. d’ABREU, J. V. V. Projeto do NIED Beneficiará 1,2 mil Alunos em Hortolândia. Portal da Unicamp, p. 01 - 02, outubro de 2007.

6. d’ABREU, J. V. V. Prefeitura e Unicamp Lançam Projeto que Garante Ensino com Tecnologia para 1.200 alunos.

http://.hortolandia.sp.gov.br/noticias2007/noticias697_%2014_se-tembro_2007.html, Hortolândia, p. 01 - 02, setembro de 2007.

c) PôsteResaPResentados

Apresentação durante a 60º e 61ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, realizado em 2008 na Unicamp e, em 2009, em Manaus foram apresentados alguns pôsteres relatando e divulgando as experiências de trabalho.

1. GARCIA, M. F; d’ABREU, J. V. V; MARTINS, M. C;

Camar-go; SILVA, O. M. . Formação-na-Ação de Professoras no Contexto

do Projeto Tecnologias e Mídias Interativas na Escola –TIME. 2. d’ABREU, J. V. V; CAVALLI, G; GARCIA, M. F; SANTOS, J.

D. C; São Marco . Colega e ou Professor-Formador? Contribuição

entre Professores de Ensino Fundamental I no Contexto do Proje-to Tecnologias e Mídias Interativas na Escola –TIME.

3. SÃO MARCO L; OLIVEIRA, E. P. S; SANTO L. E; d’ABREU,

J. V. V. Mídias Na Educação: Instrumento de Mobilização e

Crí-tica Social.

4. SANTOS, J. D. C; LIMA C.F.; LEMOS F. A. M; d’ABREU, J. V.

V; CAMARGO, R. B. N; GARCIA, M. F. Diversidade Cultural em

(58)

das Tecnologias e Mídias Interativas Na Escola (Projeto TIME). 5. d’ABREU, J. V. V. Tecnologias e Mídias Interativas na Escola Reflexão-Formação-Na-Ação de Professores.

6. As (In)Certezas da Apropriação e Incorporação das Tecno-logias e Mídias Interativas em Escolas Municipais de Ensino Fun-damental – TIME. Autores: João Vilhete Viegas d’Abreu, Maria de

Fátima Garcia,Vera Regina Toledo Camargo, Maria Cecília Martins, Odair Marques da Silva, Juliana Nogueira Chaves.

7. A Inclusão Digital no Contexto do Projeto Tecnologias e Mí-dias Interativas na Escola – TIME. Autores: Gleise Cavalli,João Vilhete Viegas d’Abreu.

8. A imagem fotográfica a serviço do currículo no Ensino Fun-damental Autores: Thais Helena Ribeiro Lourenço, Maria de Fátima

Garcia.

9. Projeto Tecnologias e Mídias Interativas na Escola (Time): Identidade, Currículo e Mídia Cidadã; Professoras e Pesquisado-ras: O Difícil Processo de (des)Encontro com o Outro. Autores:

Maria de Fátima Garcia,Cibele Aparecida Rodrigues,Janira de Fáti-ma Esteves Souza,Joana Darque Cardoso Santos, João Vilhete Viegas d’Abreu, Vera Regina Toledo de Camargo.

10. Relação das Professoras com as Mídias Interativas En-volvidas no Projeto Tecnologias e Mídias Interativas na Escola - TIME Autores: Vanessa Moreira Crecci, Maria Cecília Martins.

11. Cultura Midiática, Arte e Tecnologias Interativas no Ensi-no Fundamental: As Várias Abordagens Ensi-no CotidiaEnsi-no da Escola.

Autores: Maria Cecília Martins, Vera Regina Toledo Camargo, Daniela Rocha de Souza, Vandréa Povoa.

(59)

d) ResumosexPandidosPublicadosemanaisdecongRessos

Publicado nos Anais da 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC em Campinas, 2008.

1. d’ABREU, J. V. V; GARCIA, M. F; Camargo; MARTINS, M.

C; SILVA, O. M; CHAVES, J. N. As (In)Certezas Da Apropriação

e Incorporação das Tecnologias e Mídias Interativas em Escolas Municipais de Ensino Fundamental – TIME.

2. GARCIA, M. F; RODRIGUES, C. A; SOUZA, J. F. E;

San-tos; d’ABREU, J. V. V; CAMARGO, V. R. T. Projeto Tecnologias

e Mídias Interativas na Escola - TIME: Identidade, Currículo e Mídia Cidadã; Professoras e Pesquisadoras: O Difícil Processo de (Des)Encontro com o Outro.

3. CAVALLI, G; d’ABREU, J. V. V. A Inclusão Digital no Contex-to do ProjeContex-to Tecnologias e Mídias Interativas na Escola – TIME.

CONCLUSãO

Ao concluir este capítulo estamos convictos de que os objetivos de se implementar um projeto, na perspectiva de formação cidadã para o uso de mídias interativas aliadas ao currículo, foram cumpridos. Entendemos que, um projeto que beneficiou e ainda beneficia direta-mente mais de 1300 alunos da rede pública de Hortolândia (SP), além dos professores e pais de alunos que também participam da interação com as salas multimídias instaladas nas duas escolas, está contribuin-do com os propósitos da Fundação de Amparo à Pesquisa contribuin-do Estacontribuin-do de São Paulo (FAPESP), no que diz respeito ao fortalecimento do En-sino Público. Atividades de formação realizadas pelos pesquisadores

Referências

Documentos relacionados

Entendemos que a maior conseqüência de uma falta de planejamento, especificamente neste estudo, por parte dos estagiários nos anos iniciais do Ensino Fundamental, se estabelece na

O presente estudo teve como finalidade: 1) relacionar o Índice de Massa Corporal com o Nível de Atividade Física de alunos do Ensino Médio com idade entre 15 e 19

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Tànto na questão da diaconia como da missão, tanto no servir co­ mo no anunciar, quando o poder não é exercido como auto-afirmação em face a outras

Para caracterização do efluente bruto e tratado foram realizadas coletas mensais durante o período de 01/2014 a 06/2018, verificando-se variações na qualidade do tratamento

Os adolescentes com sobrepeso apresentam o dobro de probabilidade para ter cálculos biliares, quando comparados àqueles adolescentes com índice de massa corpórea

“(...) O que interessa é compreender melhor a casa popular autêntica, dentro do quadro de nossa sociedade, aquela construída pelo próprio morador: é compreender os anseios

É conveniente que qualquer tipo de jogo atrai a atenção dos estudantes e introduzir conceitos matemáticos pode fazer com que os alunos despertem a vontade de aprender,