• Nenhum resultado encontrado

Festas Populares / Tradicionais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Festas Populares / Tradicionais"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CAPÍTULO 49

FESTAS POPULARES /

TRADICIONAIS

Ana Paula Sousa da Silva

INTRODUÇÃO

As festas tradicionais (ou populares) são eventos de grande mobilização popular que geralmente acompanham as manifestações religiosas. Foram incluídas neste Atlas devido ao grande apelo popular que ainda tem entre nós e que muitas vezes incluem bailes, rodeios, jogos e brincadeiras.

Por serem eventos que se repetem há centenas de anos deixamos de datá-las como foi feito na maioria dos capítulos deste Atlas.

DIA DA CRIANÇA

“A Secretaria Regional da Engenhoca, com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, está organizando [organizou] uma grande festa em comemoração ao mês da criança [...]”. (RISSO, 2003. p. 9). Para comemorar o Dia das Crianças, a Cooperativa de Trabalho Médico Aliança Metropolitana – RJ, promoveu [...] no Campo do Cruzeiro, em Pendotiba, um torneio de futebol” [...] para jovens de comunidades carentes. Os jogos foram disputados pelo alunos de três escolinhas de futebol patrocinadas pela entidade, com núcleos em Pendotiba, Ilha da Conceição e Cafubá . Ao todo foram 24 times. Em campo as crianças mostraram o que vem aprendendo nas

aulas com os professores e o coordenador dos núcleos Jardel Rodrigues. Nós ensinamos os fundamentos básicos e as regras do jogo, explica Joel, lembrando que para participar do projeto é preciso que as crianças tenham um bom desempenho na escola.“ (JACQUES, 2003. p. 4). Dia da Criança foi festejado também com desfile escolar pelo Bairro do Fonseca e festa ao Padroeiro São João. (ibid p. 246).

“Como atividade sócio-cultural e religiosa destaca-se a festa do Dia da Criança, com desfile escolar pelo bairro seguido de lanche comunitário e festa do padroeiro São João, com procissão e missa festiva.” [...] (NITERÓI...,1996. p.246).

FESTA COUNTRY DO ENGENHO DO MATO Na Região Oceânica a Festa Country do Engenho do Mato tornou-se “um acontecimento marcante – não só do local como de todo o município, sendo responsável pela instalação de um Parque Rural” (BRASIL. PREFEITURA DE NITERÓI. 1996. p. 424).

FESTA DE CORPUS CHRISTI

“[...] Na ex-capital, onde um belo tapete de sal foi montado na Avenida Amaral Peixoto, Dom Frei Alano Maria Pena comandou concorrida missa.” [...] “Cerca de 2.500 pessoas compareceram ao local para celebrar a consagração do corpo de Cristo, seja participando da confecção dos tradicionais tapetes de sal, ou apenas acompanhando a missa campal e a procissã o.” [...] “Foi a partir deste horário que componentes e associações de leigos das

diversas Paróquias do Vicariatos Niterói-Sul, Niterói-Norte e Vicariato-Região Oceânica, componente da Arquidiocese de Niterói, começaram a confecção dos tapetes.” (MARQUES, 2008. p.3). “Conta a tradição que esta festa originou-se na Bélgica, no século XII, quando a irmã Juliana de Cornillon teria tido visões de Jesus o qual demonstrou-lhe o desejo de que o ministério da Eucaristis fosse celebrado com destaque. Em 1264, o papa Urbano IV estendeu a festividade para toda a Igreja, pedindo a São Tomás de Aquino que preparasse leituras e textos, até hoje utilizados durante a celebração.” (ARAUJO, 2008. p.R3).

FESTA DA PENHA

“A devoção de Nossa Senhora da Penha, desta cidade”, realizou no dia 15, “sua festa havendo a benção solemne da nova capella, construída no morro da Armação” (apud O FLUMINENSE, 15 nov. 2003. p. 2).

Uma das Igrejas mais tradicionais de Niterói, a Igreja de Nossa Senhora da Penha, comemora um século de caridade e cultos em honra a Nossa Senhora da Penha neste domingo.[...] A Associação de Moradores do Morro da Penha, com apoio da Prefeitura de Niterói, também organizou uma festa. Com shows de forró, pagode, grupo de dança, barraquinhas e outras atrações [...].” (BOUMAROUN, 2003, p.6). “ [...] “Para festejar seu centenário, serão [foram] realizados palestras, shows e missas especiais [...] A partir de 20h, sobem ao palco a banda Novo Visual e grupos de dança da comunidade [...] (FESTA ... 2003. p. 4) .

(2)

FESTA DE NOSSA SENHORA AUXLIADORA (SANTA ROSA)

“Os fiéis lotaram a Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, em Santa Rosa, Niterói, na manhã de ontem, para missa especial em homenagem ao dia da santa. [...] Nossa Senhora Auxiliadora [teve] apresentação da Banda do Colégio Salesianos, e quermesse no Centro Comunitário Paroquial. [...] Estudantes e fiéis subiram as escadarias até o monumento construído em homenagem à Santa, no morro do Atalaia, atrás da igreja.” [...] (SEIXAS, 2004, p. 4).

FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO

“A Venerável Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedicto de Icarahy, realiza hoje [29 setembro de 1903] com muito brilhantismo a conclusão da festa do Rosário. [...]” (FESTAS ... 2003. p. 2),

FESTA DE SANTA ROSA DE VITERBO “Teve começo hontem a festa de devoção de Santa Rosa de Viterbo.” apud (ESPETÁCULOS..., 2003, p. 2).

Realiza-se, anualmente, a Festa de Santa Rosa de Viterbo com missa e diversões.

FESTA DE SÃO JUDAS TADEU

São Judas Tadeu “é, hoje, o terceiro santo em devoção no Brasil, perdendo apenas para a padroeira, Nossa Senhora da Aparecida, e Santo Expedito. Seu culto no país se iniciou após a Segunda Guerra Mundial, sendo patrono atualmente de mais de cem igrejas espalhadas por todos os Estados” [...] “É considerado o santo das causas impossíveis” (BRAZÃO, 2003a. p. 2).

”Em Niterói, a paróquia em homenagem ao padroeiro [...] fica na esquina das avenidas Ary Parreiras e Jornalista Alberto Francisco Torres [...].” (ibid. p. 2). Desde o dia 18 de outubro essa paróquia promoveu, no salão paroquial, novenas, palestras e shows diários.” [...] ”Dia 28, dia de

São Judas Tadeu, depois “da tradicional procissão luminosa pela praia de Icaraí” foi efetuada uma grande queima de fogos” (ibid. p. 2).

FESTA DE SÃO JOÃO

“O Dia de São João Batista, padroeiro de Niterói, irá agitar hoje o Centro, nas proximidades da catedral dedicada ao santo, junto ao jardim que leva o se nome. [...] Às 20h30, a Quadrilha Shalom, a mais antiga do Brasil, segundo a Catedral São João Batista, se apresenta.” [...] (SOARES, 2008. p.3).

FESTA DE SÃO JORGE

“Com milhares de devotos espalhados por todo mundo, principalmente na Inglaterra, país onde é padroeiro, diz a história que o santo foi um dos primeiros mártires cristãos a sofrer com as perseguições dos imperadores” [...] Conhecido

como guerreiro da fé, São Jorge é ilustrado aos fiéis como soldados das cruzadas, vestido com manto e armadura com cruz vermelha, montado em um cavalo branco, lança em punho, vencendo um dragão. Passou a ser retratado assim, a partir da lenda de que teria salvo a filha de um poderoso monarca de ser devorada por um dragão” (AVANCINI, 2004. p. 2).

“O dia de São Jorge, santo guerreiro, protetor dos cavaleiros, escoteiros e militares, vai ser homenageado com festas no Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo. [...] Na capela de São Jorge, na Rua Alcides Figueiredo, no Centro de Niterói, as comemorações começaram ontem, mas é hoje que acontecerão as principais missas e a procissão, que é o momento mais aguardado dos festejos.” [...] (AVANCINI, 2004, p.2).

Em Niterói a “Capela de São Jorge fica na Rua Alcides Figueiredo, no Centro [...]” e “a Capela do Culumbandê [...] fica na Rua Antônio Eugênio Vieira” [...] “após a procissão será [foi] realizada uma queima de fogos” (ibid. p. 2).

FESTA DE SÃO PEDRO DE ITAIPU A Festa de São Pedro de Itaipu já era considerada tradicional “com suas barracas de comidas típicas e diversões, atrai a população da cidade e mesmo de outros municípios” (BRASIL. PREFEITURA DE NITERÓI. 1996. p. 408).

Realizou-se em 20 de junho queima de fogos, shows, barracas, rodeio, parque de diversão e missa na Colônia de Pescadores de Itaipu.

(3)

FESTA DE SÃO PEDRO DE JURUJUBA

Padroeiro dos Pescadores

“Em Niterói, o número de devotos de São Pedro chega a ser superior ao de devotos de São João, o padroeiro da cidade,, segundo disse o diácono Sérgio Pinheiro. A explicação para o fato é a tradição pesqueira no município” (SEIXAS, 2004. p. 3).

Em 1910, foi realizada pela primeira vez a procissão marítima dos pescadores de Jurujuba em homenagem a São Pedro (ibid. p. 3).

Em 29 de julho realizou-se a tradicional festa de São Pedro dos Pescadores, na Colônia de Pescadores, de Jurujuba, com procissão marítima, missa, benção de barcos, queima de fogos, shows e barraquinhas. Endereço da Igreja – Av. Bento Maria da Costa, 124.

“Mais de 1,5 mil fiéis acompanharam a Procissão Marítima de São Pedro” [...] “Cerca de 130 embarcações participaram da homenagem ao padroeiro dos pescadores, superando a marca do ano passado” [...] “Os barcos saíram do ancoradouro de Jurujuba, e, durantes quase duas horas, percorreram as orlas de Chatritas, São Francisco, Icaraí, Boa Viagem e Centro” [Ler mais no Capítulo 13 deste ATLAS]. “O barco Evelym e Maurício foi sorteado para levar a imagem” [...] “Sandra da Silva Vianna, 41 anos, proprietária da embarcação” [..] “e o marido José Souza Vianna, 44 anos,” [..] foram uns “dos responsáveis pelo resgate de vítimas do Bateu (sic) Mouche, que naufragou no reéveillon de 1988.” [...] “O evento,

promovido pela Colônia de Pescadores de Jurujuba (Z8), em parceria com a Igreja de São Pedro.” [...]

”O prefeito Godofredo Pinto participou da missa e, ao final, ajudou a transportar o andor que levou a imagem do santo até o cais”. “O pescador Mauro Ulbelino da Silva, de 68 anos, dos quais 53 dedicados ao trabalho no mar, este ano [...] pediu a São Pedro pela despoluição da Baía de Guanabara [...].” (ibd. p. 3).

“A procissão marítima de Jurujuba, tradicional no calendário de eventos da cidade, vai homenagear o dia de São Pedro, padroeiros dos pescadores, com a participação de mais de cem barcos ornamentados. [...] Estão previstas quermesses, quadrilhas, gincanas, barraca de comidas e bebidas típicas, além de apresentação de cinco bandas e da montagem de uma tenda de música eletrônica.” (PROCISSÃO..., 2005, p.12).

“Realizada há 115 anos, a procissão partiu do ancoradouro de Jurujuba e seguiu pela orla da Zona Sul de Niterói, passando por Charitas, São Francisco, Icaraí e Boa Viagem.” (RABELLO, 2009. p. 3).

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO

O Haras Clube São Sebastião realizou a sua I Festa de São Sebastião em 1995. A partir deste ano o Haras Clube realiza anualmente a festa de São Sebastião visando mostrar a cultura nacional e homenagear São Sebastião.

Em 2004, “o Haras Clube São Sebastião fará de 17 a 20 de janeiro a IX Festa de São Sebastião. O evento visa [a] mostrar a cultura nacional e homenagear o Santo defensor de epidemias, moléstias de animais, guerra e fome” (PORTO; AGUIAR, 2004, p. 4).

“As cores vermelha e branca coloriram a procissão de São Sebastião, no Barreto, em Niterói, no início da noite de ontem. [...] Em comemoração ao dia, o Parque Municipal Monteiro Lobato realizou uma queima de fogos que comoveu os participantes.” [...] (PAIVA, 2005, p.4).

FESTA FARROUPILHA

Foi realizada em 2000, no Haras Clube São Sebastião, no Engenho do Mato, a Primeira Festa Farroupilha. “No mês em que se comemora a Revolução Farrupilha, o Centro de Tradições Gaúchas de Niterói e a União dos Amigos Cavaleiros e Amazonas de Niterói fazem [fizeram] festas regadas a muitas comidas e danças típicas, além de provas de cavalos e artísticas com concursos de violão, acordeom e declamação de poesias, no Haras Clube São Sebastião” (FESTANÇA ... 2004. p. 2).

FESTA EM HOMENAGEM A NOSSA

SENHORA DA CONCEIÇÃO

Tem-se a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, cuja construção foi concluída em 1671, fica em Niterói, no Centro.

(4)

Dia oito de dezembro foram prestadas em Niterói homenagens a Nossa Senhora da Conceição. No quadro das modalidades incluíram-se “festejos externos com barracas e parque de diversões.” (BRAZÃO, 2003, p. 2).

“A Arquiconfraria de Nossa Senhora da Conceição em Niterói, esta promovendo uma verdadeira maratona de atividades para comemorar o dia de sua padroeira. Este ano, alem de festejar 333 anos de fundação, também serão celebrados os 150 anos da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição.” [...] (SOUZA, 2004, p. 4).

A imagem da Virgem Conceição chegou ao Brasil em uma das caravelas de Pedro Álvares Cabral. Os franciscanos foram os propagadores da devoção da Santa pelo país. Nossa Senhora da Conceição foi a Padroeira do Brasil na época do Império, estando em Angra dos Reis a Matriz. Em Niterói, no Centro, tem-se a Igreja de Nossa Senhora da Conceição que, anualmente, prepara uma programação para os devotos, incluindo missas, procissão e festa popular. Dia oito de dezembro é seu dia, porque nessa data o Papa Pio IX proclamou sua isenção do pecado original.

KERMESSES E FESTAS POPULARES

Neste ano foram anunciadas “as kermesses organizadas para auxiliar os pobres operários que em conseqüência do incêndio da fábrica Barreto, ficaram sem trabalhar. À frente desse generoso esforço está o cidadão Franco de Sá que de certo merece da população nitheroyense um movimento de sympathia e

auxílio. A falta de divertimentos e a novidade desse emprehendimento athaira sem duvida ao Jardim Pinto Lima. É tão christão e tão nobre o destino do producto dessa festa altruísta que não há necessidade de encarecer o merecimento dos que n’ella collaboram. O povo em geral e os operários em particular saberão corresponder a esse caridoso appêllo.” (KERMESSES ... 2003. p. 2).

“Realizam-se amanhã e depois, no Barreto, as grandes festas populares em regosijo do funcionamento de todas as secções da fabrica de tecido na Manufactora Fluminense”. (FESTA..., 2004. p.2).

Eram 1904, eram famosas as kermesses realizadas periodicamente na cidade. Em 20 de maio foi muito concorrida “a festa da Kermese (sic) no Bairro do Barreto. A eufforia era tamanha que o sr. Dr. Paulo Alves appresentou de surpresa, juntamento com sua exma. Esposa. As galantes moças da sociedade estavam allegres e dançaram a noite inteira com jovens rapazes. Além de muita música, barrracas com brindes e pratos dos mais variados estavam expostas a que desejasse aproveitar. Alguns de nossos redactores estiveram presentes a eufforia da bellíssima festa” (KERMESE ... 2004. p. 2).

REFERÊNCIAS

ARAUJO, Isabel de. Tapetes de sal celebram a presença de Jesus na hóstia. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 23 mai. 2008. Niterói, R3.

AVANCINI, Camila. Missas e procissão para homenagear São Jorge. O Fluminense, Niterói, 23 abr. 2004. Serviço, p.2.

BOUMAROUN, Roberta. Igreja da Penha faz 100 anos. O Fluminense, Niterói, 27 – 27 out. 2003. Cidades, p.6. BRASIL. PREFEITURA DE NITERÓI. Niterói Bairros. Niterói: Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, 1996.

BRAZÃO, P. H. RELIGIOSIDADE. Dia de São Judas Tadeu é festejado com procissão. O Fluminense, Niterói. 28 out.. 2003a. Serviços, p. 2.

BRAZÃO, P. H. RELIGIOSIDADE. Homenagens para Nossa Senhora da Conceição. O Fluminense, Niterói. 07 e 08 dez. 2003b. Serviços, p. 2.

ESPETÁCULOS / INFANTIL. O Fluminense, Niterói, 8 nov. 2003. Roteiro, p. 2.

FESTA. O Globo, Rio de Janeiro, 26 out. 2003. Niterói, p. 4.

FESTA de Santa Rosa, O Fluminense, Niterói. 08 nov. 2003. 2º Caderno / Há um século em o Fluminense, p. 2.

FESTANÇA no Engenho do Mato. O Fluminense, Niterói. 17 set. 2004. 2º Caderno / Roteiro, p. 2.

FESTAS. O Fluminense, Niterói. 29 nov. 2003. 2º Caderno / Há um século em o Fluminense, p. 2.

FESTA da Penha. O Fluminense, Niterói, 15 nov. 2003. Roteiro / Há um Século em O Fluminense, p. 2.

FESTAS no Barreto. O Fluminense, Niterói, 28 out. 2004. 2o Caderno / Há um Século em O Fluminense, p.2.

(5)

JACQUES, L. Comemoração. Festa para as crianças. O Fluminense, Niterói. 12 / 13 out. 2003. Cidades, p. 4. KERMESE (sic). O Fluminense, Niterói. 21 mai. 2004.2º Caderno / Há um século em o Fluminense, p. 2.

KERMESSES. O Fluminense, Niterói. 01 mai. 2004. 2º Caderno / Há um século em o Fluminense, p. 2.

MARQUES, Rafael. Fieis lota Centro de Niterói. O Fluminense, Niterói, 23 mai. 2008. Cidades, p.3.

NITERÓI Bairros. Niterói, RJ: Prefeitura, Consultoria Especial de Ciência e Tecnologia, 1996.

PAIVA, Mariana. Procissão reúne fiéis. O Fluminense, Niterói, 21 jan. 2005. Geral, p.4.

PORTO, Simone; AGUIAR, Valéria. Festa de São Sebastião. O Fluminense, Niterói, 16 jan. 2004. p. 4. PROCISSÃO marítima de Jurujuba homenageia São Pedro nesta quarta. O Globo, Rio de Janeiro, 26 jun. 2005. Niterói, p.12.

RABELLO, Danielle, Homenagens para São Pedro. O Fluminense, Niterói, 30 jun. 2009. Cidades, p. 3.

RISSO, F; Crianças. O Fluminense, Niterói. 12 / 13 out. Política / Câmara, p. 9.

SEIXAS, M. CATÓLICOS. Festa no mar para São Pedro. O Fluminense, Niterói. 30 jun. 2004. Cidades, p. 3.

SEIXAS, Marcely. Louvor a Nossa Senhora. O Fluminense, Niterói, 25 mai. 2004. Cidades, p.4.

SOARES, Luana. Niterói festeja o padroeiro. O Fluminense, Niterói, 24 jun. 2008. Cidades, p.3.

SOUZA, Sílvia. Festa para Nossa Senhora da Conceição. O Fluminense, Niterói, 4 dez. 2004. Cidades, p.4,

______________ . Fieis lotam igreja da Conceição. O Fluminense, Niterói. 09 dez. 2004. Cidades, p. 4.

(6)

Referências

Documentos relacionados

O teste de intenção de compra apresentou resultados que correspondem às médias das notas atribuídas no teste de aceitação, pois mais de80% dos julgadores responderam que ou

-Maria da Conceição Tavares Oliveira, r/ Esposo, Filhas, Genros e Netos.. -Esperança da Cunha, r/ Filhos, Genros, Noras

c) A Licitante poderá, ainda, suprir ou sanear eventuais omissões ou falhas, relativas ao cumprimento dos requisitos e condições de habilitação estabelecidos no

É assim que Adorno lê a interpretação de Benjamin sobre os dramaturgos barrocos, no sentido em que eles perceberam a própria história como dentro do movimento

57º Aniversário da Dedicação da Nossa Igreja Paroquial Estamos celebrando mais um aniversário da nossa paróquia.. Temos que reconhecer que todos recebemos muitos dons e

-Maria da Conceição Tavares Olíveira, r/ Esposo, Filhas, Netos e Genros.. -Tieres Claudino, r/ Esposa, Filhos, Noras

$% 0" 1Dia de Acção de Graças / Thanksgiving 9:00AM: -Pelas Almas cujos nomes estão escritos nos envelopes junto do Altar.. -Missa Pro Populo: Pelos Paroquianos

inicia o Ano Santo da Misericórdia. O nosso Arcebispo publicou uma nota pastoral sobre a abertura e vivência do próximo Jubileu da Misericórdia, para o qual a diocese vai