• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Relatório Final

Mestrado Integrado em Medicina

Inês Páramos Merino Faria Encarnação

Aluna 2008265

(2)

1 ÍNDICE Introdução e Objetivos 2 Atividades Realizadas 3 Medicina Interna 3 Cirurgia Geral 3 Pediatria 4 Ginecologia e Obstetrícia 4 Saúde Mental 4

Medicina Geral e Familiar 5

(3)

2

Introdução e Objetivos

O estágio profissionalizante do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (FCM-UNL) decorre no 6º ano do curso. Durante este ano lectivo pretende-se que o aluno tenha uma experiência formativa de caráter prático que permita o desenvolvimento da sua autonomia e de competências para responder às necessidades do doente na sua globalidade, desde a prevenção e promoção da saúde até ao diagnóstico, tratamento e prognóstico. Este estágio decorreu durante 32 semanas (16 de setembro de 2013 a 23 de maio de 2014) sendo constituído por 6 estágios parcelares (Medicina Interna, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental e Medicina Geral e Familiar).

O relatório é composto por três partes: Introdução e Objetivos, esclarecendo o seu propósito e enumerando os seus objectivos gerais; Atividades Realizadas com o resumo das actividades realizadas em cada estágio parcelar e Reflexão Crítica sobre a contribuição deste ano para a minha formação pessoal e académica e o cumprimento dos objectivos do estágio profissionalizante.

Estabelecem-se como objetivos principais: 1) Adquirir e consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo do MIM; 2) Desenvolver aptidões como empatia, comunicação e técnicas de condução da entrevista clínica de forma a conseguir uma recolha fiável de dados anamnésicos e estabelecer uma boa relação médico-doente; 3) Desenvolver a capacidade de colocação e discussão de hipóteses de diagnóstico, pedido de exames complementares de diagnóstico e sua respectiva interpretação, instituição de medidas terapêuticas, avaliação do prognóstico e reconhecimento de situações urgentes e necessidade de referenciação; 4) Ganhar progressivamente mais confiança e autonomia na abordagem dos doentes nos diferentes contextos; 5) Integrar as equipas de enfermaria ou centro de saúde, compreendendo a sua dinâmica e rotina; 6) Reconhecer a necessidade de constante actualização científica e pesquisa bibliográfica; 7) Identificar as minhas limitações e procurar soluções adequadas.

(4)

3

Atividades Realizadas

Medicina Interna

O estágio decorreu entre 16 de Setembro e 8 de Novembro de 2013, sob a regência do Prof. Doutor Fernando Nolasco, no Serviço de Medicina 2 do Hospital de Curry Cabral (HCC), sob a orientação do Dr. António Panarra. Integrei as actividades assistenciais da equipa na enfermaria, realizando vários procedimentos médicos e aprendendo a trabalhar em equipa e em articulação com os restantes profissionais de saúde. Foi importante desenvolver a minha capacidade de comunicação, quer através do contacto com os familiares do doente, quer na apresentação dos doentes nas visitas clínicas semanais. Também frequentei o serviço de urgência e a consulta externa de Medicina. Como actividades de formação, participei nas sessões clínicas do serviço e em seminários teórico-práticos realizados no HCC e na FCM-UNL. Elaborei várias histórias clínicas formais e fiz um trabalho de revisão temática sobre Taquiarritmias Ventriculares apresentado como comunicação oral.

Cirurgia

O estágio decorreu de 11 de Novembro de 2013 a 17 de Janeiro de 2014, sob a regência do Prof. Doutor Rui Maio, no Serviço de Cirurgia do Hospital Beatriz Ângelo (HBA), sob a orientação da Drª. Rita Garrido. As primeiras 6 semanas foram dedicadas à Cirurgia Geral, onde frequentei a enfermaria, o bloco operatório, a consulta externa de Cirurgia Geral e o serviço de urgência. Destaco a participação como 2ª ajudante em vários actos cirúrgicos. Nas últimas 2 semanas estive no serviço de anestesiologia sob a orientação da Drª Catarina Maio. Assisti às diversas aulas práticas e teórico-práticas lecionadas no HBA. No final do estágio, realizou-se o Mini Congresso com apresentações dos alunos para o qual elaborei uma exposição sobre Adenocarcinoma da Junção Gastroesofágica.

(5)

4

Pediatria

O estágio decorreu de 27 de Janeiro a 21 de Fevereiro de 2014, sob a regência do Prof. Doutor Luís Varandas, na Unidade de Hematologia Pediátrica do Hospital de Dona Estefânia (HDE), sob orientação da Drª Raquel Maia. Participei activamente nas actividades da enfermaria e consultas externas, bem como no serviço de urgência. Destaco o treino no exame objectivo e colheita de anamnese na criança, e na gestão da relação com os pais. Também participei na consulta externa de Imunoalergologia com a Drª Sara Prates e na consulta de Neurologia pediátrica com a Drª Rita Silva. Semanalmente, pude assistir às sessões clinicas do HDE e à sessão de formação para Internos (SOFIA) sobre diversos temas da área pediátrica. Realizei uma comunicação oral sobre Sindrome Alcoólico Fetal e elaborei diversas Notas de Entrada e Notas de Alta, bem como uma história clínica formal pediátrica.

Ginecologia e Obstetrícia

O estágio decorreu de 24 de Fevereiro a 21 de Março de 2014 sob a regência da Profª. Doutora Fátima Serrano, no Pólo do Hospital de Dona Estefânia, sob a orientação da Dr.ª Maria do Carmo Silva. Pude assistir à consulta externa de Ginecologia e de Obstetrícia, serviço de urgência e bloco operatório de Ginecologia e de Obstetrícia. Assisti semanalmente às sessões clínicas do serviço e realizei uma comunicação oral sobre Tumores Ginecológicos no Síndrome de Lynch.

Saúde Mental

O estágio decorreu de 24 de Março a 24 de Abril de 2014, sob a regência do Prof. Doutor Miguel Xavier, na equipa de Psiquiatria da Comunidade (Damaia e Brandoa) do Hospital Fernando da Fonseca (HFF), sob a orientação da Drª Berta Ferreira e da Drª Pilar Pinto. Pude assitir à consulta externa, frequentar o serviço de urgência, assistir às reuniões clínicas do serviço e participar nas visitas domiciliárias. Fiz uma revisão sobre o tema Depressão e Blues no pós-parto.

(6)

5

Medicina Geral e Familiar

O estágio decorreu de 28 de Abril a 23 de Maio de 2014, sob a regência da Prof.ª Doutora Isabel Santos, na USF da Cova da Piedade e na USF da Venda Nova, sob a orientação respectivamente de Dr.ª Luísa Rocha e da Dr.ª Maria João Queiroz. Assisti e participei de forma cada vez mais autónoma nas consultas das várias valências, nomeadamente: Saúde do Adulto, Diabetes, Planeamento Familiar, Saúde Materna e Saúde Infantil.

Reflexão Crítica

A minha apreciação global do estágio profissional é bastante positiva, tendo sido sem dúvida um ano marcante na minha formação académica e pessoal. Em geral, atendendo aos objectivos a que me propus no início do ano, considero que na sua maioria foram atingidos.

No que diz respeito à aquisição e consolidação de conhecimentos devo dizer que todos os estágios parcelares contribuiram de forma significativa para o cumprimento deste objetivo não só no que se refere a aspectos teóricos mas sobretudo na consolidação de conhecimentos práticos. Penso que ao longo do ano lectivo fui desenvolvendo a minha capacidade de criar empatia, comunicar e conduzir a entrevista clínica bem como de colocar hipóteses de diagnóstico, solicitar de forma ponderada exames complementares de diagnóstico e instituir as medidas terapêuticas adequadas a cada caso, o que considero uma boa preparação para o Internato do Ano Comum.

Em todos os serviços onde estive colocada sinto que me integrei de forma harmoniosa na equipa de profissionais de saúde e me familiarizei com as suas rotinas e particularidades, tentando sempre ser um elemento proactivo da equipa e não apenas uma mera observadora. Um dos aspectos do qual me fui aprecebendo ao longo deste ano foi a importância do trabalho em equipa entre médicos e também com os outros profissionais de saúde nomeadamente a equipa de enfermagem, auxiliares de acção médica e assistentes sociais.

(7)

6

As várias sessões de formação e seminários a que assisti durante este ano permitiram-me compreender a necessidade de constante actualização científica e pesquisa bibliográfica.

Em todos os estágios parcelares foi fomentado o espírito crítico que deve fazer parte da atitude do médico e foi incentivada a pesquisa bibliográfica direccionada para o esclarecimento de dúvidas o que em muito contribuiu para a aquisição e consolidação de conhecimentos.

Um dos aspectos que mais me fez refletir foi a carga social associada ao trabalho de enfermaria, o que me fez ficar mais atenta para a sinalização precoce de doentes e a necessidade de preparar a alta desde o primeiro dia de internamento.

Um aspecto importante foi a familiarização com diversos sistemas informáticos de apoio ao médico (PEM; SAM; SOARIAN), tanto nas enfermarias como na consulta, o que sem dúvida será uma mais valia no meu futuro profissional.

Um aspecto com o qual tive dificuldade em lidar foi comunicação com os familiares, sobretudo quando se trata de prognósticos reservados, penso que este será um aspecto que terei de trabalhar para poder vir a desempenhá-lo de forma mais adequada.

Além dos aspectos gerais anteriormente referidos, destaco em seguida algumas singularidades de cada estágio parcelar.

O estágio de Medicina Interna foi dos que mais impacto teve durante este ano, não só por ter sido o primeiro mas porque fiquei num serviço onde já tinha estagiado anteriormente. Pelo facto de já conhecer a equipa integrei-me muito facilmente e foi-me dada logo de início bastante autonomia embora sempre devidamente tutelada. Neste estágio pude consolidar muitos dos conhecimentos teóricos e práticos sobretudo no que diz respeito ao exame objetivo e diagnóstico diferencial. Um aspecto muito importante deste estágio foi a reunião de equipa onde me foi dada a oportunidade diária de apresentar vários doentes e assim melhorar a minha capacidade de exposição oral e de resumo de casos clínicos.

(8)

7

Relativamente ao estágio de Cirurgia Geral, saliento o seu caracter prático e as múltiplas oportunidades de aprendizagem, nomeadamente: técnica de desinfeção asséptica, familiarização com os instrumentos cirúgicos mais utilizados, preparação de campo cirúrgico e mesa para cirurgia, preparação pré-operatória do doente, participação em cirurgias como 1º e 2º ajudante, drenagem de abcessos, realização de suturas simples, realização de pensos e remoção de pontos. Uma mais valia deste estágio foi a passagem no serviço de anestesiologia onde pude ver e treinar diferentes procedimentos como ventilação com máscara e ambu; entubação orotraqueal, colocação de tubo de guedel e máscara laríngea, colocação de SNG.

O estágio de Pediatria, por lidar com uma faixa etária particular e com a qual como aluna contactei com menor frequência foi à partida um grande desafio. Mas sinto que adquiri competências no exame objectivo da criança e compreendi as suas particularidades. De salientar também que a realização do estágio num hospital central de referência é uma grande oportunidade, permitindo-me contactar não só com a patologia mais comum, mas também com casos mais raros. Como aspectos positivos gostaria de destacar em primeiro lugar a frequência do SU onde pude treinar gestos semiológicos importantes no exame objectivo da criança e faço particular referência às otoscopias que dificilmente pude realizar noutros contextos e em segundo lugar as sessões a que pude assistir na Unidade de Hematologia, as sessões clínicas do HDE e os seminários dos alunos de 6º ano que foram uma valorização importante em termos formativos. Do estágio de Ginecologia e Obstetrícia importa referir que a possibilidade de assistir a consultas de diferentes valências (medicina da reprodução, planeamento familiar, gravidez de risco, oncologia ginecológica), que permite um contacto com maior leque de patologias e procedimentos efectuados no âmbito da saúde da mulher e da grávida e também uma visão global do funcionamento destes serviços e da sua complementaridade. Neste estágio destaco a realização do exame ginecológico e observação com espéculo, realização de colpocitologia esfoliativa entre outros procedimentos práticos que pude realizar de forma autónoma.

(9)

8

Quanto ao estágio de Saúde Mental, um aspecto que me tocou particularmente foi o impacto da doança psiquiátrica na qualidade de vida dos doentes, nomeadamente na vida familiar, laboral e social e por outro lado a importância que o meio familiar, laboral e social têm no aparecimento, desenvolvimento e prognóstico da própria doença. Apercebi-me do estigma associado à doença mental. Tomei consciência das minhas limitações em termos de capacidade de entrevista a doentes e apercebi-me da dificuldade que existe para estabelecer a diferença entre o que é psicopatológico e o que é o comportamento normal de um indivíduo. Gostava de salientar a importância da realização de visitas domiciliárias aos doentes que me permitiu ter uma visão mais abrangente de todos estes aspectos relacionados com a saúde mental.

Um dos estágios mais marcantes foi Medicina Geral e Familiar, pela abordagem do doente sob uma prespectiva global que inclui a medicina preventiva e a promoção da saúde e que trata o doente sob vários aspectos que não apenas o da doença. Por ter sido o meu último estágio e por o ter realizado com duas tutoras muito experientes tive a oportunidade de realizar consultas de forma autónoma o que contribuiu de forma importante para ganhar mais confiança em vários aspectos (relação com os doentes, identificação de problemas de saúde, instituição de medidas terapêuticas).

Reconheço como uma vantagem da FCM-UNL proporcionar aos seus alunos o contacto com um grande número de unidades de cuidados de saúde, o que me permitiu observar diferentes formas de organização e de trabalho. Também destaco como aspecto positivo a razão tutor/aluno de 1/1, que experienciei na maioria estágios, o que facilita a transmissão de conhecimentos.

Avaliando o meu percurso durante este ano, em particular, e no decorrer do curso, em geral, não posso deixar de fazer referência a todas as oportunidades de formação que me foram proporcionadas. Creio que fui ganhando progressivamente mais autonomia e confiança sentindo-me hoje mais preparada para a prática médica. Para além disso este ano profissionalizante foi muito importante na orientação em relação à escolha de uma futura especialidade. Por tudo isto penso que o estágio profissionalizante excedeu as minhas expectativas iniciais.

(10)

9

Por fim, agradeço a todos os profissionais de saúde com quem me cruzei ao longo deste ano, pela disponibilidade para a transmissão de conhecimentos, pela motivação que me transmitiram e pelo incentivo a um melhor desempenho. Faço um especial agradecimento aos meus tutores pelo seu exemplo de profissionalismo e humanismo.

Termino esta etapa com enorme satisfação, sabendo que ainda tenho um longo caminho pela frente e consciente das muitas lacunas que ainda terei de preencher mas com a certeza de que nunca vou deixar de procurar aprender e de pôr o meu conhecimento ao serviço da medicina.

Referências

Documentos relacionados

(Flipped Classroom). Um dos pontos essenciais para a constante melhoria dos cursos oferecidos nesta modalidade é, sem dúvida, pensar uma organização curricular

Numa quinta dimensão também relativa ao tipo de fruição musical, a distribuição dos entrevistados revela que a maioria destas pessoas também se situa no tipo misto, o

A finalidade do estudo foi compreender as condições de trabalho, como são realizados os processos de produção e realizar um mapeamento de risco no setor produtivo, para propor

sendo lícito ao julgador exigir mais do que um concessionário normalmente prudente e zeloso. O juiz deverá bastar-se com a demonstração pela concessionária de

As doenças neurodegenerativas como a doença de Parkinson, Alzheimer, ELA, demência frontotemporal e a doença de Huntington estão associadas a várias condições

Este sería el caso de la propia Roma en la Edad Media, ciudad que es bien conocida desde el punto de vista urbano e histórico, pero no tanto de sus fundamentos políticos y

O presente relatório visa refletir sobre a pertinência da Educação no seu cômputo geral e a coexistência de duas disciplinas, Educação para a Cidadania e Educação Moral e

(2009) que determinaram os fatores associados à prevalência de sobrepeso e à obesidade em escolares e verificaram que um maior tempo assistindo TV não apresenta relação com