• Nenhum resultado encontrado

M A G A Z I N E RECURSOS HUMANOS. Novidades. TENDÊNCIAS RH Para 2018 BOLSA DE FORMADORES N.º2 E D I Ç Ã O F E V E R E I R O

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "M A G A Z I N E RECURSOS HUMANOS. Novidades. TENDÊNCIAS RH Para 2018 BOLSA DE FORMADORES N.º2 E D I Ç Ã O F E V E R E I R O"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

RH

M A G A Z I N E

TENDÊNCIAS RH

Para 2018

RECURSOS HUMANOS

Novidades

BOLSA

DE FORMADORES

N.º2

E D I Ç Ã O F E V E R E I R O 2 0 1 8

(2)

FORMAÇÃO

NOVOS SERVIÇOS RH

A ON. CORPORATE no âmbito do seu crescimento e ampliação de serviços, decidiu apostar na área da Formação, de modo, a promover o desenvolvimento do Capital Humano e desenvolvimento de negócios, em áreas chave como a Fiscalidade, Recursos Humanos, Gestão Financeira e Contabilidade.

A ON.CORPORATE pretende disponibilizar uma oferta formativa diversa, realizada pelos seus profissionais, dotados de vasta experiência no mercado Angolano.

A nossa meta é ajudar a alinhar as necessidades de formação com os objectivos de negócio, atingindo metas e resultados mais aliciantes. Os nossos cursos formativos terão recursos a diversas ferramentas formativas, exercícios e testes práticos, que promovam a discussão e debate com os participantes.

Brevemente disponibilizaremos o nosso calendário de formação, bem como brochura explicativa dos novos serviços.

(3)

RH DIGITAL

Como é habitual no início de cada ano, tentamos anteceper as principais tendências no mercado de trabalho, desta forma reunimos uma lista do que consideramos ser as principais tendências na área de Recursos Humanos para este ano, no seguimento dos principais sites e publicações desta área.

“LETTING GO”

A gestão e os recursos humanos são usados para projetar e implementar programas. A gestão de talentos, passa a ter a influência do paradigma: “ir com o fluxo”, ou em inglês “go with the flow”. O talento começa com iniciativas sem envolvimento corporativo e a principal tarefa da equipa correspondente na estimulação dessas iniciativas, sem interromper e forçar uma abordagem mais global.

ANÁLISE, DIVERSIDADE E INCLUSÃO

A análise dos dados sobre os funcionários, e a sua progressão de carreira, são, agora, uma prioridade, e uma responsabilidade crescente para os RH. Contudo, esta análise assume agora novos paradigmas que se tornaram temas recorrentes no nosso dia-a-dia: estes paradigmas relacionam-se diretamente com a equidade, inclusão e igualdade de géneros.

ON RH.MAGAZINE N.º2 - FEVEREIRO | 03 ANGOLA PORTUGAL MADEIRA MOÇAMBIQUE

COACHING

O acompanhamento e estimulação da performance de cada colaborador é uma tendência positiva, que se relacionada diretamente tanto com as necessidades pessoais de cada um, como com a necessidade de aprendizagem em tempo real, no contexto da evolução profissional e pessoal. O coaching é uma tendência instituída, que veio para ficar, e que pretende modificar não só a forma de relacionamento e trabalho nas equipas, como também a gestão pessoal e de prioridades de cada um.

SERVANT LEADERSHIP

Esta concepção de liderança desenvolvida por Robert Freenleaf, em 1970, traduz-se num modelo de liderança que se traduz no acto de servir. As prioridades deste tipo de líder são servir a organização, numa componente tanto técnica, como moral, encorajando todos os colaboradores a desenvolver uma consciência moral apurada, com respeito restrito pelas regras de compliance. Esta liderança caracteriza-se pela sua visão macro das necessidades dos colaboradores, mesmos dos menos privilegiados, garantido que as necessidades de todos são compreendidas.

RECURSOS

NOVIDADES

HUMANOS

(4)

A On.Corporate, empresa especializada em serviços de consultoria e assessoria empresarial em diversas áreas, nomeadamente Contabilidade, Recursos Humanos e Fiscalidade, a operar em Angola desde 2005, pretende reforçar a sua equipa de Formadores Externos, com a subcontratação de Formadores em diversas áreas.

REQUISITOS

Experiência comprovada na área da formação Mais de 200 Horas de formação ministradas Ter CAP

Possuir Licenciatura ou grau académico equivalente Disponibilidade horária

Excelente capacidade de comunicação, empatia e interação com os formandos

Os interessados devem enviar o Curriculum Vitae atualizado, acompanhado de cópia do CAP, para o seguinte endereço de email: recrutamento@oncorporate.com.

BOLSA

(5)

ON RH.MAGAZINE N.º2 - FEVEREIRO | 05 ANGOLA PORTUGAL MADEIRA MOÇAMBIQUE

TENDÊNCIAS RH

2018

Como é habitual no início de

cada ano, tentamos anteceder as

principais tendências no

mercado de trabalho, desta

forma reunimos uma lista do que

consideramos ser as principais

tendências na área de Recursos

Humanos para este ano, no

seguimento dos principais sites e

publicações desta área.

“EMPLOYEE INTIMACY”

Os Recursos Humanos têm evoluído no sentido de se tornar o parceiro estratégico da administração da Empresa. Em 2018, as ligações profissionais dos recursos humanos e da administração, abandonam o síndroma do “agrado”, encaminhando-se para a criação de uma relação mais íntima com os colaboradores. Averiguar os seus desejos,

necessidades e competências a desenvolver, gradualmente, torna-se uma prioridade estratégica da empresa desenvolvida pela área dos RH.

A PRODUTIVIDADE (SEMPRE!)

Os problemas relacionados com a falta de capacidade na obtenção dos resultados esperados têm sido combatidos através do recrutamento em massa de novos colaboradores, o que dificulta a definição de critérios rigorosos de seleção. Assim, a qualidade e valor da empresa são comprometidos, bem como a sua capacidade de gestão e coordenação. Contudo, este paradigma tende a mudar. É necessário aprender a direcionar as capacidades de cada colaborador de forma benéfica e produtiva para a organização.

PODER PARA O CAPITAL HUMANO

Muitas organizações ainda estão habituadas a funcionar com o sistema “top down”, em que as grandes decisões são tomadas pela liderança e cumpridas por quem a segue. Embora os RH trabalhem lado a lado com a liderança, muitas

(6)

vezes, sentem dificuldade em abordar determinados assuntos ou ideias diferentes. Uma das tendências crescentes, é que os colaboradores devem tomar alguma iniciativa, ganhando maior autonomia. Um exemplo desta prática, são os meios de comunicação internos. Em algumas organizações já se verifica que os colaboradores utilizam meios de comunicação alternativos aos adotados pela organização.

O FIM DOS EMPREGOS FIXOS

Este conceito desapareceu do nosso dia-a-dia laboral. As organizações que ainda constituem esse tipo de funções, ao estilo do Taylorismo, não funcionam totalmente bem, ou com total adaptação à realidade. Os empregos e respetivos colaboradores enfrentam uma época em que lhes é exigida flexibilidade nos moldes do seu trabalho, conciliando com determinados desejos, competências e necessidades. Por outras palavras, quando apresentadas as tarefas inerentes ao trabalho são examinados os skills requeridos, atentando às necessidades no seio da organização. Assiste-se, assim, a uma troca de conhecimentos e multidisciplinaridade que são uma mais-valia para as empresas.

FORMAÇÃO E COMPETÊNCIAS DE APRENDIZAGEM

Assistimos a uma Era em que a tecnologia já é parte integrante de tudo o que envolve o nosso quotidiano. É seguro dizer que a tecnologia tem vindo a apoderar-se cada vez mais dos contornos do emprego. Gradualmente os métodos de aprendizagem e formação nas organizações tentam ajustar-se ao ritmo da evolução tecnológica. Neste âmbito, surge o microlearning – subdivisão de grandes matérias em material de aprendizagem mais digerível. O conhecimento e as competências são adquiridos através de jogos e soluções de aprendizagem em realidade virtual (VR) e/ou realidade aumentada (AR), tornando-se num método muito mais atrativo. A experiência de aprendizagem será adaptada às capacidades individuais e às necessidades dos colaboradores. O desafio para os Recursos Humanos irá residir na monitorização e na medição do seu desempenho e resultados alcançados.

HOSPITALIDADE E SERVIÇO

O carácter de hospitalidade e serviço nos RH é bastante importante. Hoje os profissionais de RH procuram tornar-se como que um departamento de serviços dentro da própria organização, em benefício dos colaboradores. As organizações que frequentemente avaliam a satisfação dos colaboradores, verificam que os mesmos não estão totalmente satisfeitos com a procura de informação de recursos humanos, principalmente pela intranet. Um Serviço Central de RH bem estruturado e desenvolvido é muito importante para proporcionar uma experiência positiva e mais esclarecedora ao colaborador e ao candidato.

LIBERTAÇÃO

Esta tendência remonta à terceira anteriormente mencionada, “Poder para o Capital Humano”. As empresas têm vindo a adotar a postura “go with the flow,” no que respeita à gestão de talentos. O talento surge com iniciativas sem envolvimento corporativo oficial e a principal tarefa da equipa correspondente é estimular tais iniciativas, sem interromper e forçar uma abordagem mais global. Trata-se de uma tendência que contraria o desperdício de tempo e investimento em programas específicos de gestão de talentos que tradicionalmente não correspondem às expectativas e são sobrevalorizados.

(7)

PORTUGAL Avenida da República, N.º 32, 4.º Direito, 1050-193 Lisboa T + 351 217 613 220 E geral@oncorporate.com MADEIRA Avenida Arriaga N.º 77 Edifício Marina Fórum, 6.º 9000-060 Funchal T +351 291 202 400 E geral@oncorporate.com

ANGOLA

Avenida Samora Machel,

Edifício Masuika Office Plaza Bloco B – 4.º A Talatona - Luanda M +244 926 904 937 E geral@oncorporate.com MOÇAMBIQUE Av. 25 de Setembro 1821, Sala 107, Maputo M +244 926 904 937 E geral@oncorporate.com

Referências

Documentos relacionados

Os respiradores são equipamentos importantes, mas que podem ser dispensados em situações quando não há presença de névoas, vapores ou partículas no ar, como por exemplo,

A maioria dos entrevistados do CDS/UFSC e todos os participantes do Projeto Viver Ativo da PMF/SC, afirmou que aumentou seu círculo social e sua vida social ficou mais

A Tabela 16 apresenta seu valor obtido a partir da inclinação da curva T x WOB.Db/36 para os poços perfurados em campo com medidas de CoPilot™ e, na Tabela 6 (do Capítulo 3),

O adesivo possui alta aderência e não permite ajustes após a placa aderida na parede, então cuide para não errar a posição ao colar. Se acontecer de colar a peça errada,

Após a alta hospitalar sua criança deverá ficar em casa por aproximadamente 7 – 10 dias, quando deverá retornar para uma consulta com um neurocirurgião pediátrico da nossa equi-

Riscos, através do qual atestam que (A) tiveram acesso aos documentos indicados no Quadro “Documentos Obrigatórios”, conforme consta das “Condições

(E) no âmbito dos contratos entre a EBSERH e as instituições de ensino os servidores titulares de cargo efetivo em exercício, que exerçam atividades relacionadas ao objeto

Assim, notamos ao longo da preparação do homem medieval que buscava o “bem morrer” cujo objetivo é ser um “bom cristão”, que firmava a sua fé em uma vida plenamente religiosa