• Nenhum resultado encontrado

wrc Vodafone Rally de Portugal Volta ao EuroCircuito

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "wrc Vodafone Rally de Portugal Volta ao EuroCircuito"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

R E V I S T A M E N S A L | G R A T U I T A

C Â M A R A M U N I C I P A L D E L O U S A D A

M A I O

2 0 1 6

wrc Vodafone Rally de Portugal

Volta ao EuroCircuito

(2)

Candidaturas para organizar o Festival da Juventude / P. 5 Olimpíadas premeiam conhecedores de assuntos europeus / P. 7 Mestres e aprendizes juntos para trabalhar o futuro / P. 8 Escolas Superiores de Música Mostram Talento no concelho/ P. 9 Noites Acústicas: Ala dos Namorados / P. 18

Mercado Histórico de Lousada / P. 20 Boletim Municipal / P. 26 e 27 Agenda Cultural Agenda Cultural Suplemento de Ambiente Ficha Técnica Revista Municipal

Câmara Municipal de Lousada N.º 144 Ano n.º 17 – 4.ª série Data: maio 2016

Propriedade e edição: Câmara Municipal de Lousada Direção: Presidente da Câmara Municipal de Lousada Textos: Divisão da Comunicação

Créditos fotográficos: Sérgio Silva, Conservatório do Vale do Sousa, Ala dos Namorados, allsport, CIM Tâmega e Sou-sa, José Rodrigues, Clever Pants, Freepik.com

Impressão: A Diferença, Lda Tiragem: 16500

Depósito Legal: 49113/91 ISSN: 1647-1881

21

Agitazz - Festival de Jazz do Vale do Sousa De 26 a 29 de maio

19

Crónicas do Meu Jardim Parte 3: Os répteis

®

(3)

3 | REVISTA

LOUSADA

D

e 19 a 22 deste mês, a emoção do melhor rali do mundo está de regresso ao norte do país. Os milhares de espeta-dores, em particular no Eurocircuito de Lousada, voltam a estar convidados a participar num dos maiores eventos desporti-vos com muitas novidades e surpresas.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Dr. Pedro Machado, “o Município de Lousada tem desenvolvido um trabalho fundamental, juntamente com o Clube Automóvel de Lousada (CAL) e o Automóvel Club de Portugal (ACP) para que esta prova seja novamente reconhecida como uma das melhores etapas do Rally de Portugal e, com esta característica, possamos no futuro sedimentar esta nossa posição para que Lousada volte a ser a capital do Automobilismo em Portugal e possa receber um vasto leque de provas nacionais e internacionais”.

Na manhã de quinta-feira, dia 19, realiza-se o shakedown, no Kartódromo de Baltar e Guimarães volta a ser o local de partida. Pelas 19h01, os espetadores e as emoções vão estar ao rubro no Eurocircuito de Lousada. A única Super Especial do rali vai acon-tecer em Lousada, com dois carros a correrem em simultâneo

Eurocircuito recebe SuperEspecial do

Rally de Portugal

Desporto

em pistas paralelas. O espetáculo está garantido num dia que promete juntar dezenas de milhares de pessoas. As portas do Eurocircuito abrem às 13h30 e, após a cerimónia de abertura e uma surpresa, realiza-se uma prova com carros que participaram noutras edições do rali.

No dia seguinte, sexta-feira, o WRC Vodafone Rally de Portugal desloca-se para o Alto Minho, com classificativas em Ponte de Lima, Caminha e Viana do Castelo. Ao final da tarde, realiza-se o Porto Street Stage.

No sábado, dia 21, o destino é o Marão, com uma dupla passagem por Baião, Marão e Amarante. A cerimónia de consagração dos vencedores está marcada para a Marginal de Matosinhos. O Rally de Portugal é um evento cuja importância excede em muito a sua dimensão desportiva, enquanto prova de referência integrada num campeonato mundial de grande projeção. A par do retorno em termos de notoriedade internacional para a região Norte, medido pela exposição nas diversas cadeias de televisão, o total do impacto económico total do Vodafone Rally de Portugal cifrou-se em mais de 127 milhões de euros.

(4)

REVISTA

LOUSADA | 4

Educação

O

s alunos que frequentam o 9.º ano de escolaridade, nos diversos estabelecimentos de ensino do concelho, foram convidados a participar no projeto “Aprendiz por 1 dia”, que se realizou durante a interrupção letiva da Páscoa. Cerca de 500 alunos tiveram a oportunidade de passar um dia em contexto de trabalho real, experimentando a profissão que gostariam de ter no futuro, acompanhando um profissional nas suas funções diárias. Os locais escolhidos pelos alunos foram os mais variados, quer em Lousada quer em empresas e instituições fora do concelho.

Para que fosse possível concretizar este projeto houve o apoio de 75 empresas que receberam, de modo gracioso, os mais novos. Empresas de mecânica automóvel, cabeleireiros, res-taurantes, estabelecimentos de ensino, indústrias têxteis, hospitais, farmácias, estação de televisão, entre outros, foram alguns dos locais que acolheram os estudantes.

O “Aprendiz por 1 dia” é um projeto de orientação vocacio-nal dirigido a alunos do 9.º ano de escolaridade, inserido no programa DICAS – Diversidade, Inclusão, Complexidade, Autonomia, Solidariedade.

Cerca de 500 alunos do 9.º ano

“Aprendiz por 1 dia”

Luana Pinto, 14 anos, aluna da Escola Se-cundária de Lousada, foi aprendiz de medicina por um dia.

Para a jovem, que pretende seguir a área de medicina, mais concre-tamente a especialidade de pe-diatria, esta foi uma experiência muito positiva “apesar da dura

realidade que tenho pela frente com mui-tos anos de estudo e umas médias exigentes e altas. Mas acho que com força de vontade, vou conseguir exercer a minha profissão de sonho”.

Depois deste dia como aprendiz Luana Pinto refere que ficou com algumas dúvidas, na me-dida em que se avizinham muitos anos a estu-dar. No entanto, “a decisão está tomada ao prosseguir os

estudos na área das ciências e com o passar do tempo tendo a oportunidade de ponderar o que vou fazer no futuro, que pro-fissão escolherei, pois de certeza que vou fazer uma boa escolha”.

Beatriz Ferreira tem 14 anos e tem como ambição ser contabilis-ta. “Esta oportunidade surgiu através de uma proposta da

psicólo-ga da escola que eu e os meus pais pensamos ser muito interessan-te” – como refere a jovem.

No final do dia de trabalho na área da contabilidade Beatriz Fer-reira tem “a firme convicção de que é esta a profissão que pretende

(5)

5 | REVISTA

LOUSADA

Juventude

Candidaturas para organizar o

Festival da Juventude

L

ousada recebe todos os anos milhares de pessoas no Festi-val da Juventude, que tem forte implementação na região, constando já nos roteiros nacionais da especialidade. O concurso lançado para a apresentação de candidaturas à organização do Festival para 2016 e 2017 tem como principal objetivo “envolver as forças vivas do concelho e os cidadãos na

or-ganização”.

As propostas podem ser apresentadas até ao dia 2 deste mês e devem identificar os grupos musicais ou artistas especificando as cabeças de cartaz. O preço dos bilhetes, o programa, o plano de comunicação e as parcerias são alguns dos fatores a analisar. A qualidade e diversidade do cartaz é um dos principais elemen-tos, seguindo-se o plano de comunicação apresentado, as par-cerias com empresas e entidades locais e a qualidade da equipa técnica.

O local do Festival mantém-se no Complexo Desportivo de Lou-sada, cedido gratuitamente pelo Município, cabendo à proposta vencedora a indicação de uma data provável, entre 15 de junho e 15 de julho, assim como, a definição e orientação artística e a contratação das bandas e artistas, entre outros.

O nome do projeto vencedor vai ser conhecido até final deste mês, bem como o cartaz a ele associado.

(6)

REVISTA

LOUSADA | 6

Juventude

“Promover os valores da cidadania ativa, procurando

aumen-tar o nível de literacia da população juvenil”- este é o principal

objetivo do Conselho Jovem Estudante.

Os encontros efetuados com regularidade reúnem os dele-gados e subdeledele-gados de todas as turmas dos vários agru-pamentos de escolas do Concelho.

Este projeto iniciou-se há mais de dez anos, 2005, e já contou com a participação de 4 mil alunos.

Neste ano letivo, cerca de 320 alunos participam nas re-uniões que se realizam em cada período letivo, onde são abordados temas propostos pelos mais novos e ainda são in-formados sobre iniciativas e projetos destinados aos jovens. Olimpíadas da Europa, inscrição para a Universidade Júnior, palestras ou seminários são os temas que estão a ser aborda-dos na reunião do 3.º período, a decorrer.

Para os jovens que integram o Conselho Jovem Estudante, a autarquia organiza um passeio de final de ano letivo, cujo destino, este ano, vai ser o Parque Aquático de Amarante. Estes encontros assumem-se principalmente como um es-paço de partilha e troca de ideias, onde são apresentadas as atividades do município e das instituições parceiras e os mais novos dão opinião e apresentam propostas.

reúne alunos das escolas

Conselho Jovem Estudante

(7)

7 | REVISTA

LOUSADA

Juventude

L

ousada promove, há 12 anos, as Olimpía-das da Europa, dirigiOlimpía-das a todos os estu-dantes que frequentam o ensino secun-dário em escolas dos concelhos da sub-região NUT III Tâmega. Participam nesta edição a cundária de Lousada, EB 2/3 de Lousada, Se-cundária de Penafiel, SeSe-cundária de Felgueiras, Secundária de Paços de Ferreira, Secundária de Alpendorada, Externato Vila Meã, Secundária de Vilela, EB 2/3 e Secundária de Lustosa e Es-cola Básica e Secundária Dr. Mário Fonseca. Esta iniciativa tem por base incentivar e desen-volver o gosto pelo processo de construção europeia nas suas vertentes do alargamento e aprofundamento.

Dessa forma, todo o concurso, dividido em duas fases, passa por testar a qualidade dos co-nhecimentos adquiridos nas aulas mas, sobre-tudo, os conhecimentos resultantes da pesqui-sa e das vivências individuais.

Olimpíadas premeiam

conhecedores de assuntos europeus

Assim, pretende-se aumentar o interesse pelas questões europeias e contribuir para que os estudantes desenvolvam uma verdadeira e real Cidadania Europeia.

A primeira fase, que teve lugar no dia 16 de março, realizou-se em cada uma das escolas participantes, no total de 400 alunos, que fre-quentam desde o 7.º ao 12.º ano.

Desta etapa foram selecionados os dez melho-res classificados de cada escola que vão partici-par na fase seguinte, a Final Regional, que se vai realizar no dia 9, Dia da Europa.

A autarquia premeia os três melhores alunos. O primeiro classificado tem direito a um Tablet 9.7” 32GB e a participação na Colónia de Férias em Espanha, o segundo premiado ganha um Tablet 7.9” 32GB e o terceiro lugar receber um Tablet 7.9”16GB.

Nesta edição vai ainda haver um prémio surpre-sa para o melhor classificado de cada concelho.

(8)

REVISTA

LOUSADA | 8

Juventude

para trabalhar o futuro dos mais jovens

Mestres e Aprendizes juntos

A

autarquia promoveu a XII Jornadas da Juventude e IV Sagaz para jovens estudantes do concelho. A iniciativa decorreu no dia 13 de abril, na Escola Básica e Secundária Dr. Mário Fonseca.

“O produto és tu!” – foi a designação da palestra da Alento, onde estiveram presentes os mestres e os aprendizes.

Dr. Artur Moura Queirós, da ALENTO, começou por destacar que existe “um grande desfasamento entre o que é necessário e o que realmente existe, ao nível de percurso académico e a procura de emprego”.

Foram apresentados os pontos que os jovens devem trabalhar desde o diagnóstico e análise de potencialidades, ao plano de marketing e comunicação, passando pela gestão da imagem, as técnicas para uma entrevista, entre outros.

Do encontro entre Mestres e Aprendizes foram selecionados os 15 jovens que vão ser acompanhados pelos mentores.

“Nesta edição do Sagaz apostamos de forma assertiva no que respeita à estratégia que une os jovens que estão a realizar o seu percurso escolar e pretendem fazer o seu percurso profissional” – palavras da Vereadora da Juventude, Dr.ª Cristina Moreira. Para o Vereador da Educação, Dr. António Augusto Silva “o Sagaz pretende dar um conjunto de competências aos Aprendizes con-tando com o apoio dos Mestres. O mercado de trabalho é altamen-te competitivo e somenaltamen-te quem altamen-tem mais competências consegue singrar”.

(9)

9 | REVISTA

LOUSADA

Cultura

L

ousada recebeu mais uma edição do Festival Harmos, um conceito único no espaço europeu, reunindo os melhores alunos das mais conceituadas escolas superiores de música do mundo. O evento, que decorreu de 9 a 11 de março, com a chancela do "Europe for Festivals, Festivals for Europe", sob a égide da Comissão Europeia e da Associação Europeia de Festivais. Os concertos passaram por diversos locais do concelho. A aber-tura realizou-se no Auditório Municipal, com o concerto do

Ara-mis Trio, da Guildhall School of Music and Drama, Londres.

A Igreja de Pias foi o palco escolhido para a atuação do Aris

Quar-tett, do Instituto Internacional de Música de Câmara de Madrid,

Espanha.

Seguiram-se os concertos na Igreja de Cristelos com Quarteto sFourzato, da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Politécnico do Porto.

Na Igreja de Lodares realizou-se o concerto de encerramento, com o grupo Woods of Norway, da Norwegian Music Academy, Oslo, Noruega.

Escolas Superiores de Música

Mostram talento no concelho

(10)

REVISTA

LOUSADA | 10

Turismo

N

o fim de semana de 19 a 20 de março realizou-se a terceira edição do Chocolate no Parque que contou a vista de 5 mil pessoas que tiveram a oportunidade de se deliciar com as iguarias apresentado de diversas formas e em diversos artigos.

Referências

Documentos relacionados

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

O desenvolvimento das interações entre os próprios alunos e entre estes e as professoras, juntamente com o reconhecimento da singularidade dos conhecimentos

Within the FIA Environmental Certification Framework, Automóvel Club de Portugal, as organizer of Vodafone Rally de Portugal, will make every effort to revalidate the Achievement

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

Os caçadores tinham estendido uma grossa corda ligada a uma rede, no caminho por onde o leão costumava passar, de maneira que, quando o leão tropeçou na corda, a rede caiu-- lhe em

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão