• Nenhum resultado encontrado

seducao

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "seducao"

Copied!
114
0
0

Texto

(1)

Persuasão e Sedução

Como persuadir as pessoas,

e obter tudo o que você quer – sempre!

(2)

Novembro de 2006 Copyright © 2006 Milton Miller

ISBN 0-9787511-1-6

Todos os direitos reservados.

Publicado inicialmente nos Estados Unidos da América.

Nenhuma parte desse livro pode ser reproduzida de maneira alguma sem a autorização dos autores exceto no caso de breves citações em artigos a respeito do livro. A impressão não autorizada, cópias, e modificações estão expressamente proibidas, sejam quais forem os meios empregados, eletrônicos, mecânicos, fotográficos, gravações ou quaisquer outros. Também é proibida a distribuição eletrônica não autorizada seja ela por e-mail ou quaisquer outros meios.

Os conselhos incluídos nesse material podem não ser adequados a todas as pessoas. Os autores projetaram este material para apresentar suas opiniões sobre os assuntos abordados. O leitor deve analisar cuidadosamente cada decisão de negócios antes de comprometer-se. Os autores obtiveram as informações apresentadas aqui de fontes que acreditam serem confiáveis e de suas próprias experiências, nas não oferecem, nem subentendem, nenhuma garantia de exatidão. Os autores não estão engajados em fornecer aconselhamento profissional e portanto este livro não foi feito para substituir aconselhamento profissional. Os autores não se responsabilizam por nenhuma conseqüência por perda ou risco recorrente do uso ou aplicação, direto ou indireto, de qualquer conteúdo deste livro. Os autores acreditam que todos os conselhos apresentados aqui são sólidos e corretos, mas o leitor não pode lhes atribuir a responsabilidade pelas ações que tomar ou pelos resultados dessas ações.

(3)

Agradecimentos

Milton Miller

Este livro é resultado do esforço direto de duas pessoas. Minha esposa Rosanna me ajudou muito com o insight feminino que se revela ao longo de todo o livro. Muito mais do que simplesmente uma co-autora, é justo que eu dê crédito a ela pela crítica positiva, sugestões valiosas, e por ter me persuadido e seduzido desde que nos conhecemos. A ela quero dedicar essa obra, pois me faltam palavras para dizer o quanto me ajudou e me inspirou em tudo que tenho feito. Seu amor, sua paixão e alegria são muito mais do que se possa esperar de uma esposa, amiga, e amante.

Rosanna Miller

Meus agradecimentos vão para meus pais maravilhosos e meu filho Gabriel, que sempre me inspiraram. Também ao meu esposo, Milton, já que se não fosse por ele essa obra nunca teria se realizado. E de agora para sempre agradeço a você leitor!

(4)

Notas dos Autores

Este livro foi escrito para homens e mulheres. Mas ao escrevê-lo nos debatemos o tempo todo com o problema de gênero da língua Portuguesa. Ao contrario do Inglês, idioma no qual aprendemos a maior parte do que está aqui, ao escrever em Português você é forçado a escolher gênero, e a convenção é usar o gênero masculino.

Isso pode causar a impressão ao longo da leitura de que este seja um livro escrito para os homens. Não quero que você tenha essa impressão.

Seria horroroso ler um livro com uma selva de ressalvas ou então parágrafos assim:

“Qualquer um(a) que esteja interessado(a) em influenciar os(as) outros(as) a pensar de maneira compatível com a sua irá querer ler isso, como conselheiros(as), ativistas, negociadores(as), terapeutas, políticos(as), e professores(as).”

Procuramos então, na medida do razoável, manter neutralidade de gênero e mostramos claramente quando uma seção é específica para os homens ou para as mulheres. No entanto, ao encontrar uma seção que foi escrita para o sexo oposto não deixe de ler… Será sempre muito instrutivo e divertido ler o que recomendamos para, potencialmente, seduzir você!

Para tornar a leitura mais natural também resolvemos escrever na primeira pessoa do singular. Mas não se deixe enganar por isso, este livro é obra de duas pessoas.

Legenda

Ao longo do livro você encontrará dicas interessantes que ajudarão a resolver problemas práticos. Essas dicas aparecem sempre numa caixa como essa.

Você também encontrará exercícios para fazer, e estes estarão sempre numa caixa como esta aqui.

(5)

Introdução

Ao ler este livro você irá aprender a persuadir de maneira que jamais imaginou ser possível. Não num estilo suave e gradual, como o de Dale Carnegie. Não apenas sorrindo e chamando as pessoas pelo primeiro nome. Este livro é sobre fazer com que as pessoas façam o que você quer! Especialmente pessoas que você não conhece.

Meu sistema de persuasão é incomum, mas efetivo. Eu não li sobre ele em revistas nem fui à faculdade durante quatro anos para aprendê-lo. Pelo contrário, ele vem de anos de experiência negociando, argumentando, e estudando com mestres da influência: escritores, mágicos, hipnotistas, políticos, palestrantes, camelôs, investidores, detetives, investigadores e, especialmente, vendedores. Todos estes mestres têm uma coisa em comum: Se eles não persuadirem eles passam fome.

Ler Persuasão e Sedução será uma experiência única para você. Muito do que você vai encontrar aqui está no limiar da tecnologia da comunicação pessoal e controle mental.

Então se você deseja exercer mais influência, continue lendo. Se você quer desvendar segredos de persuasão e sedução, num mesmo lugar, este é o único livro onde você encontrará tudo junto. Tudo o que ensino é prático, simples, e você pode colocar em prática.

Você já está aprendendo

Caro leitor, eu acabei de usar uma técnica de persuasão em você: O desafio. Da mesma forma que o apresentador anuncia o próximo espetáculo do circo bradando “Senhoras e

senhores, vocês tem certeza de que querem ver isto? Assustador! Cho-can-te! Um pesadelo em carne e osso! Os mais sensatos entre vocês não vão querer testemunhar isso!” e quanto maiores

os avisos maior a atenção do público.

Desafios podem ser usados com qualquer tipo de audiência, não importa quão simplista ou sofisticada. Todas as pessoas respondem à esta técnica.

(6)

Se fui bem sucedido você não percebeu que estava sendo influenciado. Ou se percebeu, pelo menos achou interessante o suficiente para ler até aqui. Seja qual foi sua reação, agora eu tenho sua atenção, e pretendo mantê-la até o final.

Quem deveria ler este livro?

Eu escrevi este livro para profissionais e amadores. Estas técnicas ajudam executivos, gerentes, empreendedores, vendedores, publicitários, apresentadores, e candidatos a empregos.

Você não precisa estar interessado em nenhum negócio para beneficiar-se desse livro. Praticamente qualquer pessoa que precise persuadir outras irá aprender aqui. Qualquer um que queira influenciar os outros irá querer ler isso, como conselheiros, ativistas, negociadores, terapeutas, políticos, e professores.

Estas técnicas também são naturais para quem quer encontrar e conquistar as pessoas. Portanto se você está solteiro, ou se seu casamento está precisando de mais emoção, mais entrosamento, ou se você está procurando mais amizades e companhia, você veio ao lugar certo.

O que ensino aqui?

Este não é um livro comum sobre persuasão. Também não é um tratado de como controlar, manipular, ou forçar outros a submeter-se às suas vontades.

Livros que prometem esse tipo de fantasia adolescente não funcionam. Seus métodos em que um ganha e outro perde não resistem ao teste do tempo. Suas filosofias vão contra a maneira que a maioria de nós vivemos, pensamos e agimos, e não levam em consideração o que somos e o que temos a oferecer.

Eu vou lhe ensinar a persuadir de maneiras que não são sinistras, manipuladoras, ou desonestas. Vou mostrar como tornar-se influente, carismático, e magnético.

Pode acreditar que sou a favor de conseguir tudo o que quero, sempre. Mas conseguir o que quero inclui fazer isso de forma honesta. Por isso você verá que minhas estratégias se

(7)

baseiam em mostrar às pessoas o que você quer com clareza, mostrando como elas podem se beneficiar ao concordar com você, e nunca colocá-las contra a parede.

Você vai conseguir o que quer ajudando os outros a conseguir o que querem, e você vai se divertir muito fazendo isso! Você também vai conseguir o que quer através do melhoramento pessoal. Você vai melhorar seu estado mental, o que você acredita e o que é capaz de fazer, o quanto pode avançar e o que é capaz de aprender.

Meus métodos não são clássicos, não são formais, e não são ensinados em universidades. No que tange a sedução há centenas de livros politicamente corretos sobre romance e encontros. Este não é um desses livros. Neste livro você não vai encontrar dicas sobre o melhor chocolate que você deveria comprar para a garota no dia dos namorados, ou quantas flores mandar e de que cor ou tipo. Você não vai encontrar explicações sobre jantares à luz de velas, ou como escolher anéis de noivado, ou outras coisas que, muito embora importantes nos seus respectivos contextos, não são fundamentais aqui.

Aqui você vai encontrar um conjunto de instruções práticas sobre como localizar, aproximar-se, atrair, persuadir, e seduzir as pessoas com grande velocidade e eficiência.

Não você, mas alguns outros leitores podem estar pensando “Mas eu sou muito feio/

/pobre/tímido para tirar vantagem desses conhecimentos e persuadir ou seduzir as pessoas”.

Pensar dessa maneira é um receita para o fracasso porque eles não estão se dando a chance de tentar. Cada vez que as coisas não deram certo no passado não foi por resultado de suas ineficiências e não teve nada a ver com suas limitações. Foram as inseguranças, elas mesmo, que causaram o fracasso. A simples idéia de que você não vai conseguir fez com que você não conseguisse. Livrar-se do medo é o primeiro passo e para tornar este aprendizado mais fácil e possível eu incluí nesse livro vários exercícios para que você possa ver os resultados a cada passo e ajudarão a superar seus medos.

Para desenvolver auto-controle e ganhar mais auto-confiança você precisa fazer mais do que ler este livro. Você vai ter que ir lá fora e fazer coisas. Encare este livro como um mapa. Você só chegará ao destino se você mesmo percorrer o caminho. O mapa não vai fazer isso por você.

(8)

Estratégia

De tudo o que tenho a expor nesse livro essa é a parte que foi mais difícil de escrever, porque o assunto é tão importante, e ao mesmo tempo tão fácil de você achar que já sabe. Eu me preocupo que você pode começar a ler esta parte e pular para o próximo capítulo, ou não dar a atenção devida. Isso seria um erro.

Todas as técnicas que exponho nesse livro são técnicas que eu uso. Elas me permitem usufruir o estilo de vida que tenho hoje. Por causa delas eu hoje vivo a vida que eu sempre quis.

Mas esta parte é a que reúne tudo num conjunto harmonioso. Em vez de ter uma coleção de técnicas que ajudam em uma situação ou outra, você pode ter um estilo bem definido, uma imagem coesa que permitirá alcançar eficiência máxima em todas as suas técnicas de persuasão e sedução.

Por esse motivo quero falar primeiro de Marketing Pessoal.

Consistência

Você terá uma chance melhor de ser percebido, lembrado, e respeitado se você tiver uma imagem clara. Se você é uma pessoa pontual, responsável, eficaz, você será lembrado por isso e no momento que alguém precisar de uma pessoa com essas características ela irá lembrar de você.

Se você quer ser bem pago você tem que cobrar mais. O que aconteceria se você uma vez cobrasse caro, e logo adiante cobrasse barato? Sua imagem não seria consistente.

No meu caso eu tenho em mente as seguintes palavras: “Eficiêncie de Federal Express e

qualidade de Ritz-Carlton”. Essas são as palavras que guiam todo o meu trabalho no que se

refere à prestação de serviços, cada pequeno aspecto dele, e cada decisão, pequena ou grande. Federal Express é famosa, é impecável, no que se refere à pontualidade, eficiência, e cuidado com as encomendas que transporta. FedEx é a referencia à qual se comparam todos os outros serviços de transporte na América. Já o Ritz-Carlton é hoje a mais requintada rede de hotéis da América. Um dos poucos lugares onde alta tecnologia e qualidade de serviços estrema se

(9)

encontram. E nem uma das duas empresas, por mais bem sucedidas que sejam, cobra barato. Pelo contrario, a FedEx cobra consistentemente mais do que a UPS, DHL e bem mais do que os correios. Ritz-Carlton é um dos hotéis mais caros em qualquer lugar que haja um.

Sempre que me proponho a fazer algo eu comparo minha tarefa com um pacote da FedEx: estou entregando no prazo exato? Estou dando uma previsão correta de quando e como as coisas irão acontecer? Ao falar com as pessoas, vender minhas idéias, atender os clientes eu sempre lembro de como tenho sido tratado no Ritz-Carlton quando tenho o prazer de lá me hospedar.

E eu jamais olho para o preço de um concorrente com a idéia de cobrar menos do que ele. Quando o faço é sempre para me certificar de que eu esteja cobrando mais.

Nem sempre foi assim. No início da minha carreira eu estive envolvido em vender software e trabalhei em empresas de consultoria que eram competitivas em preço, estive em muitos projetos e equipes que pretendiam vender algo mais barato ou mais simples e isso talvez explique porque minha carreira naquela época foi tão ruim.

Mais tarde trabalhei com pessoas que se preocupavam muito mais com a qualidade e exclusividade de seus serviços e as coisas melhoraram bastante. Agora na América tive a oportunidade de explorar esse conceito mais a fundo, me preocupando exclusivamente com a qualidade e posicionamento dos meus serviços e conceitos, e deixando que o dinheiro seja simplesmente uma conseqüência do que faço. Não poderia ter funcionado melhor!

Outra coisa que decidi fazer nos anos recentes é concentrar meu foco em atender empresas e investidores ao invés de atender a consumidores individuais. A razão é simples:

Empresas e investidores geralmente têm mais dinheiro que consumidores. Se empresas e investidores me contratarem eu terei chances de cobrar bem mais do que de consumidores individuais.

Outra vantagem inerente é que para um consumidor o que ele gasta com você sempre conta como “despesa”, enquanto que se o seu serviço ou produto for direcionado a investimentos ou empresas ele aparece em outra parte do balanço, possivelmente entre “investimentos” ou “custos de produção”, o que é muito mais vantajoso.

(10)

Querer atender empresas e investidores me fez repensar a forma como me apresento. Para atrair companhias e investidores eu teria que mudar minha aparência e minha atitude.

Em primeiro lugar eu passei a me vestir bem. Chega de ternos baratos e sapatos ordinários. As pessoas com quem eu queria me relacionar são elegantes, então eu tenho que ser mais elegante do que elas.

Também passei a dirigir melhor. Moro num país onde carros raramente impressionam as pessoas e ter uma BMW apenas significa que você é “mais um com uma BMW”. Então comprei um Jaguar! O resultado foi significante. Eu já fechei mais negócios, mais facilmente, com o Jaguar do que teria fechado sem ele. A diferença para mais em faturamento é muito mais do que o custo do carro. Meu próximo carro será provavelmente um Bentley...

Aprendi a linguagem de negócios e investimentos. Quando eu queria, por exemplo, um financiamento, eu ia a um banco e pedia o financiamento, observava as perguntas que as pessoas me faziam, sem a menor preocupação de ser aprovado ou não. Então eu ia ao próximo banco e procurava fazer as mesmas perguntas de forma inversa. Se por exemplo no primeiro banco me perguntavam qual seria a taxa de retorno que eu oferecia, no banco seguinte eu perguntava a eles que taxa de retorno seria satisfatória para eles. A cada nova visita aumentava gradualmente a impressão de que eu realmente entendia do assunto.

Me tornei mais provocativo. Tive que ser, e se você vende qualquer coisa útil nesse mundo saiba que vai ter que ser também. Se você vende livros, seguros, educação, segurança, qualquer coisa útil, saiba que se você não capturar a atenção das pessoas rapidamente elas vão comprar coisas muito mais fáceis de vender, como bebidas, entretenimento, cigarros, armas, sexo e drogas. É sempre muito mais fácil vender qualquer coisa da segunda lista do que o produto “sério” que você vende hoje. Você pode estar vendendo um veículo utilitário excelente, econômico, de boa qualidade, e sua loja está vazia, enquanto a outra loja, cheia de carros esportivos, garotas de biquíni, e brindes fúteis vende muito mais do que a sua.

As pessoas pagarão mais para resolver um problema do que para prevenir um problema que elas terão no futuro. Muitas pessoas não gastariam $100 para comprar uma solução para parar de fumar, mas pagarão $100 mil para uma solução para o câncer de pulmão mais tarde.

(11)

Eu exponho aqui essa maneira simplista de encarar os negócios para que você possa entender como é importante ser reconhecido por atributos simples. Você quer que quando alguém estiver procurando uma pessoa com os mesmos atributos a escolha seja óbvia. Ou melhor ainda: Você quer ser a única opção, perto da qual todos os outros parecem inadequados.

Foco dinâmico

Eu noto que as pessoas têm medo de se posicionar, de focalizar num único atributo ou nicho de mercado. Se perguntam “e se eu estiver errado?”. Se preocupam também com a possibilidade de o mercado mudar, de as condições mudarem.

Não se preocupe tanto. Você não tem que escrever como vai focalizar seu marketing pessoal em um contrato assinado a sangue e registrado no cartório da máfia. Você pode ajustá-lo ao longo do tempo. Você vai mudar com a idade, com o sucesso, com o aprendizado, e vai certamente aprimorar seu marketing. Então não se preocupe com o que você não sabe agora, comece agora com o que você sabe.

Tiger Woods já mudou o swing dele três vezes.

A Natureza da Verdade

A quantidade de informações incompletas, obsoletas, ou simplesmente incorretas à disposição na imprensa, na internet, e na nossa cultura, é estonteante. Ligamos a TV e vemos opiniões disfarçadas de comentários, notícias filtradas para atender a uma agenda corporativa ou política. A Internet está infestada com todo tipo de histórias, teorias, e “conhecimento” que não tem conexão alguma com a realidade. Quanto do que sabemos sobre dinheiro, relacionamentos, sucesso e saúde – ou qualquer outro assunto – é incorreto? Ou ficção? Quanto podemos acreditar nos que vemos e ouvimos todos os dias? Como decidir? E mais importante ainda… quem tem decidido por nós?

Conhecimento é o item mais valioso para o sucesso numa sociedade cada vez mais complexa e competitiva, e para facilitar a criação de seu marketing pessoal e também entender

(12)

como algumas das técnicas apresentadas aqui funcionam quero esclarecer a natureza da percepção da verdade nos seres humanos ditos “sofisticados”, como eu e você.

Em primeiro lugar temos que aceitar que a maior parte de tudo o que se escreve ou publica ou apresenta na imprensa todos os dias é apenas opinião nas melhores circunstâncias, e montes de mentiras nas piores. Currículos e ofertas de empregos são cheios de eufemismos e exageros. Declarações de impostos são obras de ficção. Orçamentos de obras são baseados em presunções. Relatórios de desempenho, press releases, estudos e estatísticas, análises de mercado, todos têm sido marcados por incertezas, dúvidas e manipulações.

Decisões que afetam nossas vidas são geralmente baseadas em informações obsoletas, erradas, não verificadas, e com isso não é surpresa alguma que as pessoas sejam desconfiadas e cautelosas, especialmente quando lidam com estranhos que estão tentando lhes persuadir, ou seduzir.

Mas há seis critérios básicos através dos quais a maioria de nós decide se algo é verdade ou não. Certamente há outros métodos, mas estes seis são os métodos predominantes em nosso mundo atual. Compreendê-los certamente irá ajudar você a persuadir ou seduzir, assim como entender melhor quando alguém está lhe enrolando…

Consenso

Boa parte do que entendemos como verdade se baseia em consenso. Todos acreditam numa mesma idéia, portanto deve ser verdade. Nós absorvemos uma quantidade enorme de consenso de nossas famílias, amigos, colegas de trabalho, da sociedade em que vivemos, e da televisão, sem jamais questionarmos coisa alguma.

Simplesmente acompanhar a maioria não requer esforço intelectual algum. Não há controvérsia alguma, você não vai ter que defender suas idéias, ninguém vai te rejeitar. E mesmo que você esteja errado você não vai ficar com fama de otário já que, para bem ou para mal, os outros também acreditaram na mesma tolice.

(13)

Consistência

É comum acreditar que se uma informação encaixa com outras informações disponíveis então a informação deve ser verdadeira. Inconsistências sempre geram suspeita, não importa o quanto a realidade seja aparentemente inconsistente ocasionalmente.

Especialmente em investigações ou julgamentos a primeira coisa que as pessoas procuram são inconsistências. Auditores contábeis são peritos em buscar inconsistências. Para fazer com que a ficção se torne plausível, escritores precisam fazer grandes esforços para tornar a história consistente.

Autoridade

Um bocado do que aceitamos como verdade recebemos de figuras de “autoridade”. Algumas dessas autoridades são religiosas, outras são políticas, e há muitas outras. Se o padre diz algo, então deve ser verdade. Se está escrito na Bíblia ou no Corão então é verdade. Se o apresentador de TV famoso afirma então é verdade. Se o Dalai Lama disse algo deve ser verdade. O que está escrito nos grandes jornais é comumente aceito como verdade sem questionamento algum.

Mesmo figuras do cinema e televisão são elevados à condição de autoridade sem nem mesmo haver uma razão séria para isso. Charlton Heston é considerado uma autoridade sobre a Bíblia porque uma vez fez o papel de Moisés em um filme. Barbara Streisand e Alec Baldwin recebem ampla atenção quando falam de política externa. Tom Clancy é considerado um especialista em assuntos militares desde que escreveu Caçada ao Outubro Vermelho.

Tamanha é a complexidade da vida moderna que é necessário muito conhecimento para tomar decisões básicas. Costumamos então buscar soluções imediatas de pessoas que entendemos como autoridades. Tanto nos nossos negócios como em nossas famílias buscamos os conselhos de um em questões financeiras, de outro em assuntos de segurança, a outros ainda quando a questão é educação.

Raramente questionamos a natureza ou origem dessa autoridade. Confiamos na imagem de autoridade na forma de um diploma na parede, ou certificado, ou nos casos mais exagerados, na fama pura e simples.

(14)

Revelação

Para alguns a verdade se baseia naquilo que lhes foi revelado divinamente, ou misticamente. Não há espaço algum para questionar essa verdade. Se você acredita que recebeu uma mensagem, email ou fax diretamente de Deus, quem será capaz de lhe persuadir do contrário?

Mais pessoas mataram e morreram durante a história da humanidade defendendo ou combatendo verdade reveladas do que por qualquer outro motivo. Desde a antiguidade até eventos recentes como 9/11, bombas nos trens na Espanha e metrôs em Londres, vemos pessoas matando e morrendo em nome de Deus.

Durabilidade

Muitas verdades resistem ao teste do tempo e assim são consideradas “testadas e aprovadas”. O que é novo é naturalmente considerado “questionável”. Você pode provavelmente lembrar-se de várias coisas que ouviu quando era criança que não tinham o menor fundamento, mas que foi obrigado a aceitar como verdadeiras porque os mais velhos já acreditavam na mesma idéia a muito tempo.

Um dia logo após se casarem e passarem a viver na mesma casa, o marido percebeu que a esposa sempre cortava um pouco do presunto antes de fritá-lo. Só um pouco da lateral do presunto. Ele perguntou a ela o porquê e ela simplesmente respondeu “minha mãe sempre fez assim”. Um dia durante um jantar com a sogra ele perguntou o motivo e ouviu novamente, agora da sogra, “porque minha mãe fazia assim”. A avô da esposa já era bem velhinha mas ainda vivia. Ele pegou o carro e foi visitar a anciã e perguntar porque ela sempre cortou o presunto para fritar e ela explicou que “eu sempre precisei cortar o presunto porque a frigideira era pequena”.

Ciência

A ciência é diferente de todas as outras formas de verdade porque é a única que contém em si mesma testes rigorosos, revisão constante, e o reconhecimento das próprias limitações. A ciência está sempre sujeita à investigação adicional, revisão, e correção, na medida que novas informações científicas tornam-se disponíveis.

(15)

E de todas as fontes da verdade, a ciência é a que menos usamos no dia-a-dia.

Nós não usamos testes científicos para escolher um carro (nós geralmente lemos a respeito numa revista, ou vemos o carro na rua e nos apaixonamos por ele). Não fazemos testes de laboratório antes de comprar uma música. Não usamos um método científico para escolher nossos amigos.

Mas quanto melhor nos informamos, quanto mais testamos nossas idéias, quanto mais observamos e experimentamos, melhor será o conjunto de informações disponíveis. A Internet e os livros, e uma metodologia disciplinada para filtrar a enorme quantidade de informações, nos ajudam a descobrir e formar opiniões mais baseadas em ciência, e menos baseadas no que outros seres humanos nos dizem, já que são mais falíveis e nem sempre bem intencionados.

Das seis fontes da verdade, a ciência é aquela que nos traz maiores oportunidades de criar riqueza e de influenciar as pessoas. A ciência é inerentemente oposta ao fanatismo, religião, política, nacionalismo, racismo, e estupidez. Todas as atrocidades da história humana se fundamentam em fanatismo e ignorância e certezas absolutas.

Persuadir com a verdade, dos outros

Sabendo como as pessoas encontram e percebem o que consideram ser a “verdade” (note que aqui não estou falando da verdade na sua opinião e sim da verdade na opinião delas), agora você poderá entender melhor porque nos comerciais vemos médicos (autoridade) nos falando que remédios ou suplementos devemos comprar.

Você pode entender porque atletas e celebridades nos dizem o que consumir ou onde ir. Porque a propaganda de shampoo sempre mostra uma mulher com cabelos maravilhosos, e a propaganda de amaciante de roupas mostra pessoas delirantemente felizes vestindo roupas brancas correndo por campos verdejantes num dia lindo. Você também agora entende porque durante a campanha eleitoral o político beija criancinhas, aperta a mão de todo mundo, e posa para fotografias como cada autoridade ou celebridade que conseguirem colocar na frente das câmeras.

Agora você sabe porque a embalagem de Maizena nunca muda, e porque a Coca-Cola voltou a vender nas mesmas garrafinhas dos anos 50.

(16)

Finalmente, agora você tem mais uma noção de porquê um vendedor que aparece num carro de luxo têm melhores chances de fechar a venda, porquê o politico com a melhor aparência ganhará mais votos, e porque quando um líder fundamentalista determina que é preciso matar ou morrer as pessoas seguem adiante, matam, e morrem.

Emoção

Para muitas pessoas usar as técnicas descritas aqui requer uma nova forma de pensar. Elas não estão acostumadas a persuadir outros usando emoções, metáforas, entretenimento, ou bom humor.

Para a maioria o verbo influenciar tem conotações sombrias e desonestas. Elas comparecem a negociações, apresentações e reuniões com o mesmo entusiasmo que vão a funerais.

Elas pensam que se tiverem os fatos corretos e uma lógica sólida, suas opiniões serão aceitas. E se parecer que estão perdendo o argumento elas ficam nervosas e intimidadas, e tendem a tornar-se agressivas.

Eu não digo que seriedade, determinação, fatos, lógica, ou mesmo agressividade, não tenham seu lugar. O que digo é que uma aproximação direta geralmente não é a melhor tática de persuasão.

Nós não somos máquinas. Nós não pensamos de forma lógica linear. Algo que você entendeu perfeitamente pode ser um completo mistério para mim.

Metáforas

Todos nós usamos metáforas. Elas ajudam a entender melhor uma idéia associando a outra. Na escola aprendemos sobre metáforas na forma de linguagem, e estamos bem familiarizados com elas. Sabemos perfeitamente o que alguém quer dizer ao afirmar que “com a

chuva esta manhã a estrada estava lisa como sabão”.

Agora vamos aprender sobre como metáforas podem ser visuais também. A publicidade usa metáforas o tempo todo. No comercial de TV uma fatia de pão canta e dança, um carro

(17)

avança mais rápido do que um jato militar. Essas imagens não têm uma correlação direta com a realidade. Elas existem para nos transmitir uma emoção. Para criar emoções comerciais geralmente usam exageros.

Num comercial de cerveja um urso ameaça atacar um jovem que caminha pela floresta e este oferece uma cerveja ao urso. O urso feliz toma a cerveja enquanto o jovem vai embora correndo. Essas imagens são metafóricas. Você sabe disso, eu sei, o urso sabe, e a companhia de cerveja também sabe.

O que eles nos querem fazer é entender uma coisa (que a cerveja deles é melhor), através de uma imagem diferente. Se eles simplesmente aparecessem na TV dizendo que a cerveja deles é melhor nós não acreditaríamos. O comercial funciona melhor, por causa da metáfora.

Use emoção, não apenas lógica

Alguns argumentam que técnicas como essas servem para dar voltas antes de chegar ao ponto, antes de apresentar o conteúdo de fato. É verdade, mas essas técnicas adicionam emoção, cor, e história à sua resposta. Você deve capturar sua audiência com emoção.

No início isso pode ser estranho e não natural para você. Mas o princípio por trás disso é o mesmo por trás de cada música, livro ou filme jamais produzido. E ele funciona. Você também está mostrando ter coragem e originalidade suficiente para usar o que funciona, mesmo quando não é convencional.

Também não menospreze sua importância para o mundo. Em geral as pessoas são modestas a respeito das próprias habilidades e o papel que seus produtos e serviços exercem na sociedade. Essa modéstia exagerada não as ajuda, nem ajuda ao mundo.

Não faça declarações falsas ou exageradas, mas pense e aja sempre com os ideais mais nobres em mente. Porque dizer que você escreve programas de computador se você pode dizer que “desenvolve soluções em informática que tornam as empresas muito mais produtivas”? Porque dizer que você instala alarmes domésticos se você pode dizer que você “traz paz e

(18)

Para mudar a mentalidade dos outros (persuadir e seduzir) primeiro mude a própria e veja o melhor de si mesmo. Tenha uma visão mais ampla e profunda de como você é importante nesse mundo.

Brevidade

As pessoas em geral não prestam atenção à lógica linear, e não retém idéias abstratas com facilidade. Você pode dizer que isso é triste, que isso é um sinal do declínio da sociedade, você pode dizer o que quiser.

As pessoas geralmente não querem e não têm tempo para que você as conduza através de cada passo lógico para chegar à mesma idéia sua. Elas são impacientes. Elas querem a conclusão, e é melhor que essa conclusão combine com o que elas gostariam de ouvir.

Nossa sociedade demanda brevidade por causa da quantidade de informações disponíveis e a forma como as recebemos. Nós lemos e ouvimos mais informações em um dia do que uma pessoa média recebia durante um ano todo antes da era industrial. Se precisamos processar tantas informações não temos tempo de estudá-las profundamente.

A televisão e a Internet aumentaram muito a velocidade que as informações chegam até nós. Portanto agora temos que usar todos os meios visuais e lingüísticos para transmitir nossas mensagens usando o mínimo possível de palavras.

Nós reduzimos e distorcemos as idéias e conceitos por auto-preservação. O mundo nos oferece informações demais ao longo do dia, e se não as classificarmos, filtrarmos, e se não as submetermos ao crivo de nosso interesses seremos paralisados pela mera quantidade de idéias a analisar.

Liderança

Eu falo bastante sobre ambição e sobre clareza de objetivos, neste livro e nos outros que escrevi também. Mostro como as pessoas precisam saber o que querem. Essa clareza afeta diretamente sua capacidade de persuadir, e a naturalidade com que você irá liderar as pessoas.

(19)

Quando estou trabalhando em qualquer um dos meus projetos eu lidero, mostro às pessoas como elas podem me ajudar e como elas podem ganhar com isso. Nas palestras digo às pessoas onde sentar-se, e o que fazer. Isso faz de mim uma pessoa arrogante? Não, isso faz de mim uma pessoa eficaz.

Ninguém me proclama como líder. Eu assumo o papel. Eu o faço porque não tenho medo de mostrar que sei do que estou falando e de pedir ajuda em qualquer coisa que eu não saiba. Também me certifico de mostrar às pessoas que o que quero está de acordo com os interesses delas.

Todo mundo quer ser liderado por alguém que tenha uma visão clara do futuro, dos resultados. Por isso empresas têm Presidentes, filmes têm diretores, povos têm políticos. Não podemos fazer tudo sozinhos de forma anárquica, por isso elegemos líderes.

Você precisa desenvolver uma visão clara para se tornar um líder e para isso não precisa fazer nada além de sonhar. Basta sentar-se junto à janela numa tarde de sol e olhar o horizonte imaginando como será um dia perfeito, imaginar o que você quer fazer, e deixar que as pessoas saibam que você vai fazer aquilo, custe o que custar. Se você acreditar nos seus sonhos as pessoas acreditarão com você. - Milton Miller

Atitude Positiva

Essa atitude também irá tornar você mais atraente porque ela irá atrair outras pessoas como você. Pois é sempre mais divertido estar na presença de vencedores do que na presença de perdedores.

Se alguém lhe perguntar como você está, mesmo que você esteja passando por um dia péssimo e tudo esteja indo mal, pelo menos aponte sua mente na direção certa respondendo “estou melhorando!”. Na maioria das situações o que você responde não faz a menor diferença para quem perguntou, mas fará uma enorme diferença para você mesmo. Você está falando não apenas com os outros, mas também consigo mesmo.

(20)

Fale positivo e confiante

Sucesso não é algo que acontece com a gente, como um acidente. Sucesso é um hábito, uma disciplina que se pode aprender. Você o induz a acontecer primeiramente pela maneira que você pensa, e em segundo lugar pela forma como você se comunica. Comunique-se de forma confiante e positiva e o sucesso combinará naturalmente com você.

Em sedução não há como adivinhar o que alguém está procurando nas pessoas. Você não sabe que tipo físico, que idade, ou que tipo de personalidade uma pessoa está procurando. Então tome desde o início uma atitude positiva e diga para si mesmo: “Eu sei que as pessoas gostam de

mim. Esta pessoa terá sorte de passar um tempo comigo.”

Elogiar para seduzir

Você quer seduzir ou conquistar a simpatia de alguém? Então não faça como o homem que vê uma mulher atraente num vestido muito bonito e diz: “Esse vestido é muito bonito!”, ou “Gostei muito do seu vestido.”

Nunca faça isso. Se você não se importa com a pessoa não perca tempo com conversa fiada do tipo falar do vestido dela. Mas se você se importa e deseja essa pessoa ou quer que ela seja mais simpática ou te admire mais, sempre direcione os elogios para a pessoa, e nunca para as coisas dela: “Você está linda nesse vestido.”

O efeito é muito melhor, você deixa uma impressão bem mais intensa, e nem mesmo importa que o vestido seja ou não bonito, ela vai sentir-se melhor.

(21)

Apresentação

Vista-se para o trabalho que você quer, não para o trabalho que você tem.

Esse capítulo contém lições de apresentação valiosas. E talvez seja o capítulo que as pessoas sentem-se mais desconfortáveis ao ler. Mas não se iluda: Sua apresentação pessoal pode ser a diferença entre ter suas idéias ou propostas aceitas ou rejeitadas!

Sua apresentação é sua embalagem, e as pessoas compram produtos baseados na embalagem. As pessoas te respeitam ou desprezam de acordo com sua aparência. Você pode ser uma pessoa excelente, mas se você parece desleixado, todos pensarão que você é desleixado.

Eu concordo que isso não é justo e que o conteúdo da pessoa deveria ser tudo o que importa. Concordo que suas idéias e valores deveriam ser as únicas coisas em jogo. Mas o mundo não é assim.

Você talvez não concorde com todas as idéias sobre apresentação que mostro aqui. Mas não espero mesmo que todos os leitores concordem com todas as minhas idéias. Mas acredite em mim quando digo que o que escrevi não é a minha opinião sobre o que é mais atraente: é a opinião condensada de pessoas que persuadem e seduzem muito mais do que eu, ou você leitor. Ainda assim nem todas as idéias vão se encaixar perfeitamente em todos os casos a depender do ambiente cultural e da moda.

Eu mesmo, muitas vezes, me vi convencido a fazer o que não achava certo ou não gostava pela força do sucesso alheio!

Objetivo

As pessoas respeitam mais aqueles que parecem merecer respeito. As pessoas gastam dinheiro com aqueles que parecem já ter dinheiro.

Quando você tem uma aparência de sucesso, as pessoas assumem que suas habilidades são tão boas quanto sua aparência.

(22)

Se a vida não é justa você deve ser uma das pessoas que recebem as vantagens injustas. Obter essas vantagens não é difícil – se você se vestir bem. Vestir-se bem permite obter a confiança das pessoas numa fração do tempo normal.

Quando me aproximo das pessoas o primeiro motivo de elas me escutarem é que eu tenho a aparência e movimentos de alguém que deve ser ouvido. Eu geralmente uso um terno escuro, camisa clara, cinto preto. Uma imagem de poder. Meu cabelo é curto e penteado. Minhas unhas bem cortadas. A barba bem feita.

Por que faço tudo isso? Porque quero obter o máximo da minha vida. Quero aproveitar cada oportunidade. Por me apresentar bem eu crio um contexto de sucesso. Todos escutam o que tenho a dizer com mais atenção. É claro que uma vez que eu tenha obtido a atenção das pessoas eu tenho que mostrar conteúdo, resultados. Mas sem ter uma aparência adequada em muitos casos eu nunca teria conseguido uma chance de provar meu valor.

Hoje tenho levado esse conceito muito mais a sério do que antes. Eu quase sempre me visto bem. Você pode me encontrar num domingo à tarde caminhando pela praça e eu provavelmente estarei de terno e gravata, ou algum outro traje excelente e adequado à ocasião. Faço isso porque nunca sei quem eu vou encontrar. Posso encontrar o próximo milionário que vai fazer negócios excelentes comigo tanto num saguão de aeroporto quanto num bar de shopping center.

Uma imagem vale por mil palavras

Você pode passar vários minutos conversando com uma pessoa explicando como você é bem sucedido, financeiramente estável, hábil investidor, perspicaz e sofisticado. Isso toma tempo, e você corre o risco de diluir sua mensagem se a pessoa ao mesmo tempo achar que você é imodesto.

Mas se você simplesmente aparecer para essa mesma pessoa muito bem vestido, movendo-se natural e confortavelmente, bem asseado e arrumado, confiante e sorridente, você teria exatamente a mesma mensagem transferida para essa pessoa, e para várias outras, sem ainda ter precisado dizer uma só palavra.

(23)

Boa apresentação promove brevidade.

Coloque sempre a melhor roupa. Não vista-se bem só para ocasiões especiais, vista-se bem para fazer de cada ocasião uma ocasião especial. Ao ver uma pessoa alegre, bem vestida, responsável, com uma conversa confiante e certeza de vencer, você gostaria de fazer negócios com ela, ou iria preferir lidar com o matuto emburrado e indiferente atrás do balcão?

Vista-se para seduzir

Se você quer ser capaz de se aproximar e conversar com alguém você deve procurar estar com sua melhor aparência todo o tempo. Isso significa estar na sua melhor forma sempre que possível. As pessoas se encontram e seduzem nos lugares mais variados. Se você não sabe exatamente quando estar elegante então estar elegante o tempo todo é o ideal.

Isso não significa que você vai ter que se arrumar duas vezes por dia, e andar por aí com roupas caras todo o tempo. Mas significa que você tem que estar limpo e arrumado em sua apresentação, cabelos bem preparados, bons calçados. Isso também significa exercitar-se regularmente, comer coisas saudáveis, e dormir o suficiente.

Se você tiver uma excelente aparência sua auto-confiança irá melhorar, sua capacidade de criar confiança com as pessoas surgirá mais naturalmente.

Porque muitas pessoas não se vestem bem?

Algumas pessoas acreditam que se vestem bem. O que as pessoas pensam da própria aparência e da impressão que deixam é importante, mas essas opiniões precisam ser balanceadas com o que os outros pensam. Você tem que ser elegante na opinião dos outros, não apenas na sua própria opinião.

Muitas pessoas [acham que] não precisam vestir-se bem, ou vivem num contexto social onde vestir-se bem está acima de seu poder aquisitivo ou é tão incomum que seria difícil e estranho vestir-se bem.

(24)

Outros não se importam com isso. Para que você se importe você precisa primeiro estar consciente da importância de estar bem apresentável quando as pessoas estão te medindo e avaliando o tempo todo.

Algumas pessoas temem humilhar as outras, ou parecer arrogantes, especialmente se estão em contato no trabalho com pessoas mais humildes.

A timidez também faz com que muitas pessoas tenham medo de aparecer pois eles têm uma idéia irracional a respeito do que significa ser humano. Nós não podemos ser perfeitos. Uma vez que a pessoa entenda isso fica mais fácil aceitar as próprias falhas, tentativas e imperfeições.

Finalmente, algumas pessoas pensam que vestir-se apuradamente é só para quem seja fisicamente bonito. É claro que se você tem um corpo bonito e um rosto atraente você tem aí uma vantagem natural, mas beleza física não é necessária para ser persuasivo, ou sedutor. Boas roupas fazem qualquer pessoa parecer mais bonita.

Regras básicas para vestir-se bem

Para que você se vista consistentemente bem, basta seguir algumas poucas regras. Você pode elaborar melhor do que isso no futuro, mas esta lista é algo com o que começar.

Vista-se melhor do que os outros

Em primeiro lugar você tem que determinar quanto melhor é a medida exata. A maioria das pessoas acredita que você deve vestir-se de forma semelhante às pessoas à sua volta, outros acreditam que você deve procurar vestir-se um pouco acima da média. Eu não concordo com nenhuma dessas escolas de pensamento. Eu digo vista-se bem melhor do que todas as pessoas à sua volta. Todos os dias. Isso significa vestir-se como se você estivesse indo a um casamento ou funeral, todos os dias, de dia e de noite.

Dê importância à sua apresentação

A indústria automobilística investe milhões de dólares anualmente desenvolvendo pinturas, acabamentos, emblemas, adesivos, e texturas para seus veículos. Esses detalhes

(25)

cosméticos não são necessários para a performance do veículos ou para a segurança. No entanto eles promovem a competitividade da indústria.

De forma similar você precisa gastar um pouco na sua apresentação. Analise as roupas que você tem hoje, e passe a comprar o que lhe falta. Ternos, camisas, sapatos, gravatas, etc. Vestir-se bem custa, mas não tanto quanto você imagina.

Se preocupe com a qualidade. É melhor você ter dois ternos excelente do que 5 ternos bons. É melhor ter duas pulseiras magníficas do que 7 pulseiras ordinárias. Tenha um óculos maravilhoso e um óculos de sol soberbo, e não se preocupe de não ter três ou quatro. Coloque a qualidade acima de tudo, e a quantidade virá atrás como conseqüência.

Use ternos escuros

Muitas pessoas não sabem que cor escolher ou como combinar cores. Às vezes usam cores e tons que não combinam com sua cor de pele e as fazem parecer doentes.

Se tiver dúvida sobre cores escolha sempre preto e cinza. Um terno preto e um terno cinza são essenciais tanto para homens quanto para mulheres. Cores escuras fazem com que a atenção se volte para seu rosto e suas mãos, que são as partes mais expressivas de seu corpo. As mulheres devem balancear em ter ternos com saias e outros com calças. Se usar saias use sempre meia-calça.

Cores escuras também fazem você parecer mais magro.

Use camisas claras

Para camisas não há como errar se você usar branco ou azul claro. Várias outras cores claras funcionam bem. Algumas camisas e um par de blusas ou coletes são tudo o que você precisa.

Eu faço uma exceção a esta regra: Quando você vai falar em público e deseja atrair toda a atenção para suas mãos e rosto, e ao mesmo tempo uma aparência menos sóbria e de negócios, então use a camisa também preta, sem gravata ou com gravata preta. Essa exceção funciona bem apenas para homens, em mulheres o efeito é péssimo, parecem estar de luto.

(26)

Tanto para homens quanto para mulheres é um erro usar camisa de um tecido muito fino, um pouco transparente. Especialmente em homens isso dá uma impressão de camisa ordinária. Use tecidos mais densos que, ao contrário do que se costuma pensar, não lhe farão sentir mais calor.

Gravatas contrastantes

Use gravata contrastante, preta, cinza, azul marinho, vermelho escuro. Listas e texturas ajudam. Não use gravatas com desenhos, estampas ou mensagens a não ser que isso seja parte do uniforme da empresa.

Sapatos são importantes

Use sempre os melhores sapatos que você puder comprar. Você pode seguir adiante com um terno barato mas de bom gosto. Você pode ser bem sucedido com uma camisa menos do que perfeita. Pequenos erros na escolha das roupas sempre passam despercebidos. Mas bons sapatos são como passaportes. Não os subestime.

Sapatos pretos, de couro, obviamente, com meias pretas. Homens devem usar sapatos em estilo Italiano ou Americano. Mulheres devem escolher sapatos sempre de salto, finos e leves. Não importa o quanto suas pernas sejam ruins (na sua opinião), saltos altos sempre ajudam a realçá-las, dando a impressão de comprimento e leveza. Combine a cor das meias com a cor dos sapatos. Na dúvida use sempre preto.

Acessórios

Use cinto médio, não fino, com a fivela preta, cinza, platina, ou prata. Fivela dourada distrai e não ajuda no conjunto. Prendedores de gravata e abotoaduras também devem ser da mesma cor.

Use um relógio e aliança, mas esses também ficam melhor em ouro branco. É o melhor que você pode fazer em termos de elegância e sofisticação sem chamar a atenção demais para acessórios. Qualquer coisa que distraia a atenção de suas mãos e face prejudicam sua capacidade de persuasão.

(27)

Se você usa óculos procure as sugestões de alguém que entende bem de estética facial para recomendar um estilo de óculos que combina com seu rosto. A armação correta irá ajudar a transmitir uma imagem mais alegre e sóbria.

Algumas mulheres subestimam a importância da bolsa. Muito mais do que um compartimento para carregar seu batom, chaves do carro, e todas aquelas coisas que você não poderia sobreviver sem elas fora de casa. A bolsa é um instrumento visual, e dos mais importantes. Uma bolsa acentua suas formas. Uma bolsa pode ajudar a construir seu visual, ou destruí-lo rapidamente.

O segredo para escolher a bolsa certa é proporção: Escolha a bolsa certa para seu tipo de corpo. Em geral bolsas maiores funcionam melhor para corpos maiores, e bolsas menores para corpos mais magros e menores. Além do tamanho preste atenção no comprimento das alças. Se você for magra prefira bolsas que ficam mais baixas, próximas da linha da cintura. Se você é maior em cima prefira bolsas que ficam mais próximas do ombro ou bolsa de mão, que estará sempre bem abaixo da linha da cintura.

Tipos de corpo feminino

Há vários tipos de corpo e esta é uma descrição básica dos corpos humanos. Este é o formato que você não tem como mudar. Você pode perder (ou ganhar) peso mas você não pode mudar seu tipo de corpo.

Magra em cima, gorda em baixo.

Isso significa que você tem ombros estreitos, seios médios ou pequenos, cintura fina, pernas grossas, quadris largos.

Para criar um senso de equilíbrio escolha cores brilhantes para o topo e decotes sexys. Procure mostrar os ombros. Escolha calças e saias escuras: pretas, azul marinho, cinza. Procure usar calças de cintura baixa e de perna reta. Nunca use jaquetas ou blusas apertadas. Roupas apertadas no topo fariam a diferença entre topo e quadris mais acentuada. Não use calças com bolsos laterais, frisos e outros detalhes nas laterais que fariam seus quadris parecerem mais largos.

(28)

Gorda em cima, magra em baixo

Isso significa que você tem pernas finas e tronco largo.

Procure usar cores mais brilhantes nas calças e saias. Não use saias curtas. Use decotes em “V”. Evite listras horizontais. Use cores escuras para os casacos e blusas.

Alta e magra

Seu busto é pequeno, cintura e quadris estreitos, pernas e braços longos.

Primeiramente certifique-se de que suas roupas sejam longas o suficiente para você. Evite usar quaisquer roupas que sejam curtas, calças que mostram as canelas, mangas muito curtas. Você pode usar quaisquer tipos de calças, bastando que sejam longas o suficiente.

Seus casacos e blusas devem ser um pouco mais longos para balancear o comprimento das pernas. Evite minissaias pois elas fariam suas pernas parecerem ainda mais longas. Use saltos baixos. Use cores claras e suaves, elas adicionarão volume. Evite usar cores escuras ou justas. Use casacos de golas e punhos largos.

Pequenina

Você é baixa e magra. Você precisa se concentrar em parecer mais alta.

Primeiramente use saltos altos. Calças retas e longas. Não use calças curtas de espécie alguma. Calças longas farão suas pernas parecerem mais longas. Use cores únicas, de preferência cores escuras tanto no topo quanto as calças. Você pode usar listras verticais. Estampas delicadas e pequenas também funcionam bem. Evite estampas grandes pois elas fariam você parecer mais baixa.

Redonda

Se você tem busto grande, cintura e quadris largos, pernas grossas, então você tem um tipo de corpo redondo.

Você precisa criar formato, e para isso considere usar roupas com estampas e padrões. Evite estampas pequenas. Prefira cores únicas. Cores escuras sempre dão a impressão de ser menor. Listras verticais também funcionam bem. Evite qualquer padrão horizontal. Previra decotes em “V”. Use calças longas e retas, sem bolsos laterais. Saltos altos.

(29)

Violão

Suas curvas naturais a fazem sexy. Seu busto e quadris são bons e você causa inveja na maioria das mulheres.

Use roupas justas. Evite roupas retas, escolha sempre roupas cinturadas. Você não deve parecer estar vestindo uma barraca. Decotes em “V” ficam bem. Evite roupas folgadas que escondem sua figura. Use calças de cintura baixa. Cores sólidas ficarão melhores do que estampas. Se quiser usar alguma estampa prefira as pequenas. Use acessórios como cintos e prefira saltos altos.

Lingerie

Lingerie!?!?! Esse é provavelmente o primeiro livro sobre comunicação (e talvez o último) em que você vai ler algum conselho sobre lingerie.

Mas aqui não estamos falando só de persuasão a nível de trabalho e negócios. Estamos falando também de persuasão e sedução em sua vida pessoal, com seu marido, namorado ou amante. Porque você iria querer projetar uma imagem bela e confiante e ao final quebrar essa imagem com uma simples escolha infeliz de lingerie?

Eu não posso falar o suficiente da importância de usar a melhor lingerie que você puder encontrar. Lingerie tem que ser em cor única e tem que formar um conjunto. Isso significa apenas que se o sutiã é preto a calcinha tem que ser preta. Nem precisam ser do mesmo "par", mas têm que ser da mesma cor. Branco e preto são cores seguras. Vermelho só se você sabe bem o que está fazendo. Outras cores são uma loteria.

Ao comprar sutiãs tenha vários estilos e formatos para combinar com os vestidos que você vai usar. Especialmente em climas quentes é normal usar vestidos sem mangas ou com alças estreitas, que requerem sutiãs apropriados. Se as alças de seu sutiã caem por sobre os ombros, ou se ele não ergue seu busto, então seu sutiã não lhe serve.

Sempre use meias sete oitavos, e sempre finas. Elas aprimoram a aparência das pernas, fazendo-as parecer mais suaves e harmoniosas. Cores escuras fazem as pernas parecerem mais torneadas. Vários tipos de meias também melhoram a circulação.

(30)

Sapatos finos e leves também formam um conjunto harmonioso com lingerie de bom gosto. Se você tem sapatos bonitos eles serão apreciados mais do que você pensa e, na dúvida, não os tire (os sapatos).

Elegância feminina

Como mulher você deve ser capaz de entrar num restaurante, hotel, ou ambiente de negócios e não perecer deslocada. Vista-se sempre como uma mulher de negócios. Eu costumo dizer “Vista-se para Wall Street”. Ao mesmo tempo que você deve ser sexy, você precisa escolher roupas e maquiagem que sejam clássicas, conservadoras, respeitáveis. Ternos e vestidos são adequados.

Você deve procurar vestir-se como hóspede dos melhores hotéis, como convidada dos melhores jantares. Uma mulher de negócios passando pela cidade. Seus sapatos devem ser de salto alto, mas não muito alto. Sua maquiagem deve ser leve e bem feita, não exagerada. Procure usar saias em vez de calças. Saias são mais clássicas e charmosas.

Decotes devem ser sexy mas não muito provocantes, saias sem cortes muito altos, tecidos não muito transparentes. Use maquiagem mais leve durante o dia e mais marcante à noite.

Eu entendo que essa seleção de roupas pode não ser exatamente o que você prefere usar, então se isso ajuda pense em suas roupas como um uniforme. Um uniforme que você usar para persuadir e obter o que você quer.

Não imite os homens. À medida que as mulheres se integram no mercado de trabalho, muitas imitam à perfeição os homens no trabalho, com seus tailleurs e bigodes invisíveis, mas em geral são vistas com uma curiosidade desdenhosa pelos homens.

Cuidado com sensualidade em excesso!

Seu objetivo é ser atraente e discreta ao mesmo tempo, o que parece ser uma contradição. É um equilíbrio complicado eu sei. Você tem que ser formal e sexy ao mesmo tempo. Muito formal e você fica se parecendo com a secretária do executivo que você quer persuadir, mas por outro lado se você parecer muito sexy vai dar a impressão errada, e ele vai achar que você está usando sexo para convencê-lo, má idéia.

(31)

Você também vai estar persuadindo mulheres, e deseja que elas admirem sua elegância e ao mesmo tempo estejam confortáveis na sua presença, não intimidadas pela sua imagem de poder, ou repelidas por uma imagem sexy demais.

Vocês não acham que as brasileiras comuns desconhecem a liberdade sonhada pelas feministas? O que vemos aqui é uma libertação da "mulher-objeto". Elas não estão virando "sujeitos" livres, mas querem ser mercadorias sedutoras, como um BMW, uma Ninja Kawasaki... O "objeto" é feliz, não sofre. As mulheres querem a felicidade das coisas. Querem ser disputadas, consumidas, como um bom eletrodoméstico. Verdade ou mentira?

A gente viaja pelo mundo e vê que as européias ou americanas não ficam apregoando uma sexualidade berrante pelas ruas. Por que as brasileiras se exibem tanto como gostosas, peitos de silicone, coxas lipoaspiradas, bunda soerguida, vagina indomável, sorriso largo e debochado? Será isso prova de liberdade ou de fragilidade? Elas têm de oferecer sua carne nua o tempo todo porque são inseguras? Elas não prometem carinho; prometem "funcionamento". Não é por acaso que são chamadas de "avião" ou de "máquina"... – Arnaldo Jabor

O que não usar

Evite usar jeans. Você não quer uma imagem casual. Você não quer que um traje caro e bem arrumado seja desvalorizado por uma peça isolada em jeans. Portanto simplesmente não use jeans a não ser que você esteja comprando jeans de ótima qualidade e excelentes marcas.

Camisetas não ajudam, a não ser quando forem o uniforme de um evento, ou quando você está numa situação informal em que uma determinada camiseta tem um motivo especial para ser usada. Prefira usar camisas sociais.

Se você está acima do peso evite a todo custo usar roupas apertadas. Mesmo que a roupa pareça boa enquanto você está de pé, acidentes acontecem quando você se senta. Também parece ridículo quando a roupa parece estar próxima de estourar quando você se senta ou se abaixa.

Bagagem

No nosso web site mostramos como dobrar camisetas melhor e numa fração do tempo. Mostramos como levar camisas sociais em uma mala comum sem que elas amarrotem.

(32)

Mostramos também como colocar um terno numa mala comum, mesmo pequena, de maneira que ele não irá amarrotar ou perder a forma. Você pode encontrar essas informações no seguinte endereço:

http://www.MiltonMiller.com

Seu Corpo

Higiene

Você precisa dar atenção não apenas às sua higiene, mas também cuidados pessoais como manter as unhas muito bem aparadas, dentes limpos, orelhas limpas, hálito agradável. Esteja sempre radiantemente limpo!

O hálito é especialmente importante, porque se ele não estiver bom raramente alguém irá lhe dizer alguma coisa. Peça para um amigo mais próximo para lhe dizer, com sinceridade, se o seu hálito incomoda, mesmo que ocasionalmente.

Várias pesquisas apontam que a razão número um para alguém ser rejeitado é mau cheiro. Mau hálito ou odor corporal é um fator que desclassifica mesmo alguém muito bonito e elegante em poucos segundos.

Escolha desodorantes antitranspirantes sem perfume. Deixe a função de perfumar para um produto dedicado a isso, ou seja, um bom perfume. A função do desodorante deve ser exatamente o que o nome diz “des-odorante”. Prefira aqueles que não deixam marcas nas roupas. Não use produtos de limpeza com cheiros, especialmente cheiros fortes como morango ou laranja.

Para as mulheres é muito importante que o desodorante seja incolor, pois especialmente com vestidos ou camisas sem gola fica ridículo apresentar aquelas manchas claras de desodorantes.

Pele

Séculos atrás as gueixas usavam saquê como parte do tratamento da pele do rosto. Aparentemente os aminoácidos e proteínas amaciam e desintoxicam a pele.

(33)

Aplicando antitranspirante nas marcas de biquíni após depilar previne marcas na pele. Para tornar a pele radiante tome seu banho morno, e ao final enxagúe com água fria durante quinze segundos, então para água quente novamente, e continue repetindo o processo durante dois minutos. Esse processo, embora desconfortável, revitaliza a pele estimulando o fluxo de sange através do corpo, o que é revigorante e muito benéfico para a pele.

Para ocultar os círculos escuros sob os olhos aplique sombra amarela (cancelador) sobre os círculos antes de aplicar a base. Isso irá criar uma cor mais uniforme.

Aplique mascara tanto nos cílios superiores quanto nos cílios inferiores para fazer seus olhos parecerem maiores.

Aplicar pó compacto sobre a base fará com que a maquiagem permaneça por mais tempo. É bem mais difícil que a maquiagem saia com o suor ou por toque, dessa maneira.

Use sombra marrom em vez de lápis quando você quer preencher as sobrancelhas. O lápis criar linhas mais falsas e pesadas, enquanto que a sombra criar um desenho mais leve.

Lábios

Para aplicar batom de forma que dê o máximo efeito e a impressão de que você tem os lábios mais volumosos, primeiro aplique uma leve camada de base sobre os lábios. Quando a base secar passe pó compacto. Em seguida faça os contornos com lápis de lábios, mas certifique-se de que certifique-sejam da mesma cor que o batom. Só então aplique o batom.

Para manter os lábios macios e sem pele descascando escove-os levemente com a escova de dentes.

Óleo de bebê remove manchas de batom dos seus lábios.

Cabelos

O cabelo da mulher é um símbolo de sua glória. Ele dá contornos ao rosto e completa a aparência geral dela. Há tantas coisas que se pode deduzir e entender sobre ela simplesmente olhando seus cabelos. Por isso é muito importante que a mulher cuide muito bem de seus cabelos, mantenha-o limpo e macio, saudável, e cortado de forma moderna e elegante.

(34)

Homens também devem cuidar bem de seus cabelos, mantê-los livres de caspa, bem penteado, usar gel, e usar bons shampoo.

Cabelos coloridos precisam ser retocados mensalmente para que não apareçam as raízes em cor diferente. Se você não tem tempo ou dinheiro para isso prefira highlights. Também escolha cores que combinem com sua cor de pele.

Há vários produtos especiais e tratamentos para a caspa, mas até hoje não vi nada tão eficaz a curto prazo do que lavar o cabelo em água fria. Tome seu banho normalmente sem lavar os cabelos, e ao final lave-os com água fria usando qualquer shampoo anti-caspa. Fazendo isso uma vez você não verá sinal algum de caspa por um ou dois dias.

Unhas

Sempre remova o esmalte anterior antes de pintar novamente as unhas. Mantenha o comprimento razoável, não muito longas. Unhas naturais são sempre melhores do que artificiais. Prefira cores claras e suaves para dias da semana e para o trabalho, e cores mais escuras e fortes para a noite e fins de semana.

Pés femininos

Use serviços de pedicure, o que dá uma sensação geral de bons cuidados. Você deve usar a mesma cor de esmalte para os pés e as mãos.

Há um segredo para manter a pele dos pés macia. Antes do banho use as lixas e outros recursos de costume para limpar e amaciar a pele dos pés, mas antes de dormir passe Vaselina nos pés. Coloque então um par de meias para dormir. Você vai sentir a diferença pela manhã.

Bronzeamento

Você tem que bronzear-se, homem ou mulher. Como ir na praia no início é uma dureza se você ainda tem cor de freqüentador de shopping center, então vá algumas vezes no salão de bronzeamento artificial, ou em casa mesmo.

A mulher com pele branca é atraente, mas com um bronzeado e marquinhas de biquíni ela é extremamente atraente! Bronzear-se também força a disciplinar-se a manter a depilação em

(35)

dia e bonita, mostra cuidado com o corpo, e ir à praia acaba sendo sempre um bom exercício, além de divertido. Certifique-se de sempre bronzear-se com biquíni do mesmo estilo, para que as marcas sejam uniformes, e que seja pequeno, para que as marcas não sejam grandes.

Como emagrecer usando a cabeça

Selecionei aqui alguns trechos do livro “Como Emagrecer Usando a Cabeça”, de meu amigo Marcelo Maiolino. Se você está acima do peso eu recomendo fazer o download (grátis) do livro no meu web site, e leia atentamente. Eis alguns pontos importantes:

Emagrecer, por mais lento que seja, é sempre mais rápido do que permanecer gordo. – Marcelo Maiolino

Uma rápida olhada em qualquer boa banca de jornais é o bastante para mostrar que a saúde está cada vez mais no foco da mídia, reflexo da preocupação, cada vez maior, das pessoas em viver mais e melhor. Um dos caminhos para se atingir essa meta é o combate à obesidade. Boa parte da população vive uma eterna relação de amor e ódio com a balança, conforme o ponteiro dos quilos desce ou sobe. Fazer regime é muito chato. A maior parte das pessoas que sofre com problemas de peso já passou por vários, mas acaba, sempre engordando de novo. A meu ver, o problema não está, necessariamente, nas fórmulas dos regimes, mas na própria pessoa.

Vá, agora, até sua cozinha e abra a geladeira. Observe bem o que tem lá dentro. Quem pôs essa comida lá? Quem foi até o supermercado ou padaria? Quem escolheu os produtos, quem os carregou para casa e os pôs na geladeira? A menos que você seja dependente de alguém que pague as contas, caso típico de crianças e adolescentes, foi você – ou alguém a seu mando – que fez tudo isso. Portanto, a sua geladeira, reflete suas escolhas e, por tabela, mostra um pouco de quem você é.

A saúde é, regra geral, uma conseqüência de um processo, de um estilo de vida e não uma dávida casual, atribuída aleatoriamente ao sabor da roleta de Deus. Digo, “regra geral”, porque, de fato, existem pessoas que nascem com doenças congênitas ou predisposições a certos males que as fazem, infelizmente, menos saudáveis do que a média da população.

(36)

A maioria dos regimes fracassa por três motivos: 1º) é picaretagem ou, mesmo sendo sério, é inadequado para aquele paciente especificamente, 2º) as pessoas não seguem as prescrições fielmente ou 3º) desistem. Recentemente, a “Dieta dos Pontos” alcançou grande e duradoura popularidade ao fazer com que muita gente emagrecesse substancialmente e de forma saudável sem restrições excessivas. Mas mesmo um regime sério, cientificamente fundamentado, como esse, só funciona para quem o segue fielmente. Quem desiste no meio do caminho ou relaxa depois de alcançar a meta, volta a engordar. Mais uma vez, a solução – ou o problema – não está no regime em si, nem no médico que o recomenda, mas na pessoa. O céu e o inferno estão em nós mesmos.

Muita gente começa um regime contra a vontade, por pressão externa. Esse tipo de motivação pode até ter um papel transformador, mas, geralmente, dura pouco porque contraria os valores libertários da maioria de nós. Ocorre que, paradoxalmente, ao buscarmos a liberdade para comermos de tudo sem freio nem medida, acabamos nos aprisionando em dietas impostas por razões médicas lá pelos 40, 50, 60 anos, quando o colesterol, o diabetes, problemas cardíacos e ortopédicos, provocados pelo excesso de peso, acabam, com o perdão do trocadilho, “pesando na balança”.

Se você quiser evitar o sofrimento de passar os últimos 20, 30 ou 40 anos de sua vida sem poder comer o que tem vontade, é melhor adotar uma alimentação saudável agora. Pode parecer óbvio, mas é incrível como o ser humano tem a tendência a se deixar levar pelas vontades imediatas em vez de pensar a longo prazo. Só a título de exemplo, gastamos muito dinheiro em coisas desnecessárias e pouco duráveis (roupas, carros, objetos de decoração), mas investimos muito pouco em ações, imóveis, jóias.

Quando o telefone toca você atende. Por que? Porque todos reagem conforme essa programação. Mas por acaso você já se deu conta de que o toque é apenas um aviso de que alguém quer falar com você, mas que isso não implica em obrigação da sua parte? Por acaso você já se deu conta de que a vontade de comer um doce, por exemplo, pode não passar de uma racionalização de um impulso químico ao qual seu corpo se acostumou? Acostumadas a receber açúcar, suas células enviam um sinal para seu cérebro, a tal voz interior, fazendo-o ter a ilusão de que a vontade delas é a sua vontade. Então, você, movido pelo mesmo mecanismo que o leva a

(37)

atender o telefone sem pensar se quer realmente atendê-lo, come o doce. Desejos são impulso, ações são decisões.

Para diferenciar o que é uma real necessidade daquilo que é mero impulso, é preciso libertar a mente do padrão reativo, quebrar as regras que determinam nosso comportamento para que uma nova programação possa ser escrita. Essas regras, geralmente, só existem na nossa cabeça e são obedecidas por mero hábito.

Se você não mudar por dentro, não vai mudar por fora; se você não mudar a raiz, não vai mudar os frutos. Tudo que você é hoje é, em grande parte, resultado de inputs que foram plantados em você ao longo da vida. Esses inputs são como arquivos que você pode imprimir. Se algum deles tem um erro, não adianta corrigir no papel porque, na próxima impressão, o erro vai sair de novo, do mesmo jeito. É preciso, portanto, mudar o arquivo que está lá dentro, no seu HD pessoal. É como decorar um novo número de telefone depois de anos usando o mesmo.

Esse processo exige perseverança, pois, as correntes do hábito são fortes. Novos hábitos, portanto, exigem uma certa força de vontade. Páginas atrás, mencionei a metáfora da estrada da vida e do carro da saúde. Quero voltar a ela, de outra forma. Se você precisa fazer uma viagem de carro, terá que seguir por uma estrada que o leve ao destino escolhido, correto? Sim, correto. E óbvio! Tão óbvio que ninguém presta atenção na profundidade desse paradigma. Vou repeti-lo, preste atenção desta vez: “Se você precisa fazer uma viagem de carro, terá que seguir por uma estrada que o leve ao seu destino”. A chave é “terá que seguir por uma estrada”. Ou seja, terá que fisicamente se mexer. Não basta ter o mapa da estrada, não basta saber o caminho, não basta ter o carro. Tem que dirigir. E tem que dirigir até o fim, mesmo que chova, mesmo que haja buracos, mesmo que dê dor nas costas e câimbras nos pés. Da mesma forma, não basta ter ouvido as explicações do médico, não basta saber o quê, quanto e quando comer, não basta ter a receita dos remédios, nem saber o quanto precisa pesar... Tem que “seguir” o regime. Não tem jeito, lamento.

Mas, pense bem, é um regime que você pode seguir com certa naturalidade. Você pode parar aqui e ali, pode fazer um desvio de vez em quando, mas se sair da estrada a todo instante, se ficar dando voltas e voltas, se ficar comendo o que não deve, fugindo do regime, não vai chegar onde queria, não vai emagrecer... digo “queria”, no passado porque quem realmente quer,

Referências

Documentos relacionados

1- Nos casos de substituição dos órgãos centrais e de base por destituição ou em caso de perda de quórum de funcio- namento, o conselho geral reunirá no prazo máximo de três

Você não pode mexer muito o corpo para os lados, mas também não deve ficar totalmente

E. Ou seja, quanto mais próximo de zero for o resultado do teste mais expressiva é a diferença entre o uso das estratégias. Nesse caso, não houve nenhuma

Exemplo do que fazer: Soluções customizadas em tecnologia para meios de pagamento.. Sempre utilizamos o artigo “a” antes do

Quando se tem um doente para o qual tecnologia molecular ainda não encontrou solução, podemos oferecer conforto, apoio e amor.. A oncologia vem crescendo exponencialmente e

Este período, na EBD, vamos focar no amor e na fidelidade de Deus, na pes- soa e na missão de Jesus, no povo de Israel e nas lições que podemos aprender a partir da sua história..

Em Maine, além da petição deve-se submeter os seguintes documentos ao Tribunal de Sucessões: um plano de tutela estabelecendo como serão satisfeitas as necessidades

MAS A DONA BARATINHA SE ASSUSTOU MUITO COM O BARULHÃO DELE E DISSE: – NÃO, NÃO, NÃO, NÃO QUERO VOCÊ, NÃO, VOCÊ FAZ MUITO BARULHÃO!. E O CACHORRO