• Nenhum resultado encontrado

Aprender e Conhecer a ASTROLOGIA e as Artes Adivinhatórias - Vol. 1d - Conhecer a Astrologia - Astrologi

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aprender e Conhecer a ASTROLOGIA e as Artes Adivinhatórias - Vol. 1d - Conhecer a Astrologia - Astrologi"

Copied!
79
0
0

Texto

(1)

Para ajudá-lo a encontrar

respostas claras

e concretas

às suas perguntas

(2)

CONHECER

A ASTROLOGIA

A ASTROLOGIA CHINESA

(3)

A Madeira, primeiro elemento

do

ZODÍACO

chinês.

Supõe-se que este elemento favoreça A expansão, o besen¬ volvimento, A felicidade e a Generosidade de u m ser. É É também sinônimo de bem-estar e de longevidade, de resistência e flexibilidade. A vitalidade que caracteriza os indivíduos que possuem este elemento em seu signo chinês lhes concede uma necessidade natural be exte¬ riorização, Assim como de criatividade. Por isso, quase sempre possuem uma atrativa imaginação. Além disso. esta flexibilidade lhes outorga uma grande capacidade be adaptação e uma sociabilidade naturais. Em conse¬ qüência, são cordiais, Amistosos e bonachões. Este ele­ mento aplaca muito o egoismo e o individualismo e po--emos afirmar que favorece o Altruísmo e a benevolência.

A astrologia chinesa: os elementos

A Madeira

Assim como em nosso Zodíaco a cada signo se atribui um elemento imutável, na China,

o agente ou elemento que corresponde a um signo muda segundo os anos.

S

e você nasceu em março de 1964, seu signo chinês é o Dragão. Se seu nascimento foi em março de 1976, seu signo chinês também é o Dragão. Mas no primeiro caso, seu elemento é a Ma­ deira e, no segundo, é o Fogo.

Temos que esperar 60 anos para voltar a encontrar a mesma combinação signo-elemento no Zodíaco chinês. Por isso, cada uma destas combinações revela umas características muito concretas e específicas que permitem distinguir a natureza e o comportamento próprio dos seres.

O Rato de Madeira (1924 c 1984) O nativo do Rato cujo elemento é a Madeira possui a particularidade de saber adaptar-se a todas as situações e, sobretudo, é suficientemente hábil para seguir adiante ou tirar vantagem de todas as circunstâncias vantajosas que

encontrar. Nunca faz nada sem levar em conta os desejos, necessidades ou conselhos dos demais. É de natureza ansiosa, mas também se revela tenaz e perseverante.

O Búfalo de Madeira (1925 e 1985)

É um ser prudente, metódico e muito organizado. N o entanto, seu elemento lhe confere uma sociabilidade e uma ca­ pacidade de adaptação às quais seu signo não o inclina. Além disso, sabe contrair compromissos inteligentes, preservando ao mesmo tempo suas reservas, con­ vicções e seu espírito de iniciativa. Tem sentido de colaboração, enquanto esta lhe for útil para as suas ambições.

O Tigre de Madeira (1914 e 1974) Este nativo se dobra ante os desejos dos demais, mas se leva em conta suas ne­ cessidades ou suas preocupações, sempre é para satisfazer suas ambições e exercer uma influência sobre os mesmos. Para isso, é abundante em imaginação e es­ pírito de iniciativa. É muito criativo qual­ quer que seja seu campo e se mostra in­ dividualista, aconteça o que acontecer.

(4)

A Lebre de Madeira (1915 e 1975) É um ser cuja tolerância c benevolência são quase sempre apreciadas. Detesta tanto o que é radical como o que c ex­ tremo ou definitivo.

Segundo ele, tudo é sempre possível e tudo pode ser solucionado se se é com­ preensivo. Por estas razões, gosta de sen­ tir-se útil e trabalhar por uma causa comum.

0 Dragão de Madeira (1904 c 1964) Este nativo se distingue por sua origi­ nalidade. De fato, é muito brilhante, às vezes até mesmo genial. No entanto, sua ansiedade natural deixa-o impaciente e instável, incapaz de estar dois minu­ tos sem atuar, criar ou idealizar um novo projeto. Não só possui coragem e vi­ talidade como é muito convencido de si mesmo. Os demais só lhe agradam se lhe podem ser úteis.

A Serpente de Madeira (1905 e 1965) E um ser cujo espírito se move por uma constante curiosidade aguda. Mostra-se ávido de saber, aprender e conhe­ cer. N o entanto, tarda algum tempo cm assimilar as coisas que vai descobrindo e que não apresentam n e n h u m inte­ resse para ele se não pode pô-las em prática. Possui uma grande sensibili­ dade artística e um notável espírito de família.

O Cavalo de Madeira (1894 c 1954) Graças à influencia de seu elemento, o nativo deste signo modera sua impa­ ciência e sua indisciplina, que logo se transformam em dinamismo otimista e construtivo. Possui o dom de suscitar simpatia, pois tem a arte de comunicar o que pensa e sente, e sabe transmitir sua visão positiva da vida. É quase sem­ pre um apaixonado das aventuras e das grandes viagens.

A Cabra de Madeira (1895 e 1955) Este nativo se caracteriza por sua grande bondade e sua constante necessidade de estar cercado do afeto de seus próximos. Para obtê-lo, às vezes tende a fazer de­ masiadas concessões, inclusive a sacri­ ficar algumas de suas qualidades ou am­ bições pessoais, tudo com o único objetivo de preservar certa harmonia so­ cial ao seu redor.

O MACACO de Madeira (1884 e 1944) Este nativo é um indivíduo que se dis­ tingue dos demais nativos deste signo por seu sentido moral e sua integridade. Duvida com freqüência de si mesmo, mas possui qualidades intuitivas que lhe permitem atuar ou reagir de forma oportuna para cumprir suas ambições ou obter o êxito ao qual aspira. Por isso é muito mais perseverante do que apa­ renta.

0 Galo de Madeira (1885 C 1945) Seu elemento modera muito seu or­ gulho natural, e sua obstinação às vezes excessiva. N o entanto, sem dúvida al­ guma por compensação, mostra-se ávido de ações e não sabe frear suas am­ bições, as quais o ofuscam. Por sorte, seu sentido inato da justiça o retém com freqüência e o impede que vá demasiado longe. Pode até mesmo chegar a pôr sua imaginação c sua capacidade de reali­ zação à disposição dos demais.

O Cão de Madeira (1934 e 1994) É um ser desconfiado que permanece na defensiva, mas ao mesmo tempo é terno e generoso. De fato, por culpa de sua grande amabilidade ou de sua natureza espontânea e honesta, porém um pouco ingênua, tende com freqüência, a pro­ teger-se, pois gosta de compartir ou re­ distribuir tudo que obtém e realiza.

O Javali de Madeira (1935 e 1995) Este nativo é altruísta. Nunca faz nada para si mesmo sem levar em conside­ ração as necessidades, desejos, aspira­ ções ou motivações dos demais, os quais, no entanto, o enganam. E muito sociável, porém também muito influ­ enciável. Às vezes se mostra permissivo ao ponto de negar-se a admitir as fra­ quezas dos demais ou as decepções que sofre.

(5)

A astrologia chinesa: os elementos

O Fogo

O Fogo, segundo elemento

do Zodíaco chinês.

Este Agente ou elemento incita o nativo em questão A ex­ teriorizar-se. Confere-lhe calor, generosidade, alegria de viver e uma energia que, Às vezes, lhe dá Caracterís­ ticas de excesso, deixando-o com freqüência bomina­ dor e sempre expressivo e expansivo. De uma forma ou de outra, em função da natureza de seu signo, tenta impor-se, necessita praticar AÇÕES C possui um caráter apaixonado. Seu orgulho e seu egocentrismo, segundo o CASO, também podem intensificar-se. Às vezes tem tam-bém reações violentas ou tende a abusar be SUAS forças. Por outro lado, possui certo carisma, é dinâmico, entu­ siasta c se revela CAPAZ be se lançar cm grandes em­ preendimentos ou tarefas menos frutíferas.

O Rato de Fogo (l936 c 199ó)

Trata-se de um indivíduo de tempera­ mento enérgico, de caráter muito ge­ neroso e corajoso. Mas isto não o livra de uma ansiedade, febre e às vezes im­ paciência crônicas, que o levam a in­ tervir em qualquer circunstância. Por isso tem reações brutais ou não possui

tato. Mas estas fraquezas lhe são per­ doadas, pois é muito dado e nunca mede sacrifícios quando é preciso realizar es­ forços.

0 Búfalo de Fogo (1937 e 1997)

Este ser sofre quase sempre de uma pai­ xão secreta, motor de toda sua exis­

tência. Pode ser motivado por uma vo­ cação ou ambição pela qual está disposto a sacrificar tudo. Às vezes é um pouco duro, mas de uma integridade e de uma retidão indiscutíveis. Por outro lado, c também um apaixonado por seus senti­ mentos e é ao mesmo tempo possessivo e protetor com respeito aos seus.

0 Tigre de Fogo (1920 c 1986)

Não existe ninguém mais entusiasmado que ele. Efetivamente, transborda ener­ gia, vigor e vitalidade e não pode, não quer e não sabe ficar dois minutos no mesmo lugar. Tem sempre que ter algo que fazer, que empreender. Precisa exteriorizar-se, dominar as situações e atrair a atenção. Seus sucessos c fracassos também de­ pendem, portanto, de seus excessos.

A Lebre de Fogo (1927 c 1987)

Não é em absoluto o que aparenta este nativo, o qual, visto de fora, parece muito flexível, adaptável, compreensivo, mas que possui em realidade algo que está queimando por dentro, o que o faz quase sempre hiperemotivo, impulsivo e nervoso. Dá facilmente também mos­ tras de certa desenvoltura. Mas, uma vez mais, não devemos confiar em suas aparências, pois necessita constância e segurança em sua vida.

(6)

O Dragão de Fogo (1916 c 1976)

Sempre estamos nos perguntando quando vai explodir. Falando dele, o que pode parecer uma saída de tom é, no en­ tanto, uma profunda realidade. De fato possui um temperamento explosivo, sem dúvida alguma, um carisma notá­ vel mas não pode evitar exercer uma su­ premacia, nem ir até o fim de seus de­ sejos, ambições e vontades. E é difícil resistir a ele.

A Serpente de Fogo (1917 c 1997)

Extremamente possessivo e muito ape­ gado aos bens terrestres, é um ser com um sentido inato do poder e muito gosto pelo luxo, a riqueza e o prestígio. Não confia em ninguém, exceto em si mesmo. Por isso tem muito poucos amigos e, quase sempre, muitos inimi­ gos. Sua intensa sensualidade o leva a viver amores não menos intensos. Mas para ele, o "eu" sempre pode mais que o "nós".

0 Cavalo de Fogo (1906 e 1966)

Seus excessos e sua indisciplina são le­ gendários, mas o que nos atrai dele é, principalmente, seu encanto. Força-nos

a amá-lo e a gostar dele: mas, sobretudo, não devemos segui-lo, pois é basica­ mente um ser individualista e indepen­ dente e está disposto a elaborar ou con­ ceber múltiplos projetos, sendo pouco apto para materializá-los. O que faz falta nele são horizontes vastos e grandes aventuras.

A Cabra de Fogo (1907 e 1967)

E um ser que se atreve a ir até o final de suas idéias e desejos. N o entanto, como estes mudam com freqüência, às vezes custa entender onde quer ir ou onde deve parar ou então o achamos in­ coerente ou confuso. É certo que pre­ cisa alimentar-se de sonhos, evadir-se ou ceder aos ataques de loucura que, às vezes, põem em perigo sua situação financeira. Mas se se comporta assim, talvez seja porque, no fundo, tenha um espírito obscuro e fatalista.

O MACACO de Fogo (1896 e 1956)

Adora conduzir as rédeas de seus negó­ cios, controlar tudo, empreender inicia­ tivas úteis para todos e das quais está orgulhoso. Sem dúvida alguma, não lhe faltam idéias. Mas precisa canalizá-las, do contrário estará tocando demasiadas te­ clas. Entretanto, como custa-lhe muito pôr-se em dúvida, às vezes se envolve em seus erros, repudia a contradição ou entra em polêmicas intermináveis e estéreis.

0 Galo de Fogo (1897 e 1957)

Não podemos negar que é um ser enér­ gico e brilhante. Mas também é muito pretensioso e não suporta que discutam sua autoridade ou que se duvide de sua dignidade. É, portanto, muito suscetí­ vel e seus ataques de cólera são memo­ ráveis. No entanto, possui talento e qua­ lidades para triunfar em seu terreno. Aprecia o sucesso e nunca se priva dele.

Ele também possui encanto. Sabe disso e tira proveito. Conhece a arte de ser irresistível. Isto pode ser-lhe muito útil para cumprir suas ambições ou paixões, pois, ao contrário dos demais nativos de Cão, tem certo gosto pelo risco. Gosta que lhe amem, mas ao mesmo tempo, é muito generoso e possessivo no amor. Uma traição ou decepção neste terreno podem fazê-lo muito agressivo.

0 Javali de Fogo (1887 e 1947)

Podemos dizer se trata de um ser com a paixão à flor da pele. Vive tudo com muita intensidade e, evidentemente, co­ mete excessos com freqüência. Está an­ sioso para chegar à fusão sensual e ao gozo da vida, o que não exclui seu ca­ ráter idealista nem sentimentos nobres e generosos, que demonstra ter. É com­ preensivo e permissivo.

(7)

A astrologia chinesa: os elementos

A Terra

A Terra, terceiro elemento do

ZODÍACO

chinês

Da mesma forma que o elemento Terra do nosso Zodíaco, este elemento do Zodíaco chinês reforça o realismo do espírito prático, assim como o apego aos bens materiais e a preocupação por obter segurança. Passa a ser pruden¬ te, metódico, calculador ou racional. Também está em re-lação com as qualidades de constância, tenacidade e su-blinha os esforços reiterados que produzimos, e dos quais, mais cedo ou mais tarde, recolhemos os frutos que fa-vorecem o estabelecimento de uma situação estável, du-radoura e confortável. Este agente transforma o indivíduo em um ser fiel, leal, honesto, trabalhador, corajoso, mas tende a potenciar idéias fixas ou convicções inquebran-táveis. Revela também um caráter mais para o reser-vado, possessivo, mas também intransigente e rancoroso.

O Rato de Terra (1888 c 1948)

É um ser equipado com um bom sen­ tido sólido e um espírito prático a toda prova. Está muito bem organizado, é prudente, às vezes sistemático c per­ feccionista. Fixa-se nos menores de­ talhes da vida material, mas não se abre para os demais e carece de generosidade. Embora aparente obsequiosidade, é muito orgulhoso. E se se entrega aos de­ mais, aos seus mais próximos em par­ ticular, é unicamente para que não pos­ sam criticá-lo neste sentido, pois quer ser perfeito e irrepreensível.

O Búfalo de Terra (1889 c 1949)

O nativo do Búfalo, cujo regente é a Terra, se caracteriza por um sentido do dever c uma honestidade intelectual no­ táveis. E um ser extremamente paciente e tenaz, que persegue incansavelmente seus objetivos, com uma força perseve­ rante que quase sempre lhe permite su­ perar todos os obstáculos, seja qual for o tempo que tiver que esperar ou o per­ curso que tiver que realizar para conse­ gui-lo. Aspira alcançar uma situação só­ lida, estável, confortável, segura e, a longo prazo, quase sempre o consegue. Mas .

está muito apegado a seus bens e a seus mais próximos. É, portanto, muito mais possessivo e dependente do que parece.

O Tigre de Terra (1938 e 1998)

A natureza estável deste elemento mo­ dera muito o temperamento enérgico do nativo em questão, por isso se mostra mais constante e construtivo. Por outro lado, seu orgulho às vezes sai reforçado. Desta forma, mostra-se mais rígido e hermético a idéias e convicções dife­ rentes às suas, torna-se muito indepen­ dente e, às vezes, até mesmo intransi­ gente. N o entanto, gosta do trabalho bem feito, aplica-se em tudo que faz e leva seus empreendimentos até o final.

A Lebre be Terra (1959 e 1999)

Este nativo possui um caráter introver­ tido e não é de natureza sociável, quer porque tenha complexos ou porque tende a recolher-se cm si mesmo e a desconfiar dos demais, ou simples­ mente, porque necessita calma c tran­ qüilidade para concentrar-se em suas idéias ou trabalhos, pois é realista e ce­ rebral, e gosta de analisar as coisas com lupa e indagar sobre a realidade e, por isso, não se fixa nos demais, isto quando não é decididamente egoísta.

(8)

O Dragão de Terra (l928 e 1988) Ao contrário dos outros nativos deste signo, não é disperso. É muito decidido e ambicioso. Por isso, não tem descanso quando se trata de cumprir suas in­ tenções, aspirações e desejos. Mas o faz de forma sensata ou, mais exatamente, aceita moderar-se, domina-se, espera o m o m e n t o oportuno para atuar. Está muito seguro de si e não suporta crí­ ticas nem oposições.

A Serpente de Terra (1929 e 1989) Não se apressa para escolher ou atuar, mas quando se compromete com algo, atém-se a ele e chega até o final e nada nem ninguém poderá fazer-lhe mudar de opinião. Não é indeciso, mas é pru­ dente, prevenido e não deixa nada ao acaso. Tem muito domínio de si, um humor estável, tranqüilo, ponderado, dando-se sempre todas as oportuni­ dades de triunfar, pois não suporta o fracasso.

0 Cavalo be Terra (1918 c 1978) É o menos inquieto e o menos impul­ sivo dos nativos deste signo, mas é o mais decidido a obter o que quer. Por isso, seu espírito de independência sai

reforçado, enquanto que sua indisciplina se modera amplamente por seu realismo c seu gosto pronunciado pelo benefício. De fato, não faz nada em troca de nada e gosta de colher imediatamente os fru­ tos de seus esforços, multiplicado por muitas vezes. Muito intuitivo, geral­ mente faz bons negócios, mas às vezes superestima sua capacidade financeira e vive acima de suas posses.

A Cabra be Terra (1919 c 1979) Embora mantenha sempre uma atitude de reserva e tenha uma natureza sonha­ dora, não é por isto que deixa de ter os pés no chão. Destaca-se em sua gestão prudente e astuta das finanças e bens, cm particular dos seus. É muito menos hábil em sua vida sentimental, na qual é des­ provido de discernimento e esponta­ neidade. É com freqüência acusado de não saber expressar seus sentimentos.

0 Macaco be Terra (1908 e 1968) Sem parecer e sem perguntar nunca a ninguém, este nativo gosta acima de tudo de ser querido, incondicional­ mente. É exclusivo e exigente para com seus próximos e as pessoas de seu meio, mas nunca lhes pede nada; possui um caráter tímido ou reservado e um sen­ tido do dever exacerbado, que muitas vezes lhe faz acreditar que não cum­ priu todas as suas tarefas. Podemos sempre contar com ele, com a con­ dição, naturalmente, de que lhe de­ monstremos que gostamos dele.

0 Galo be Terra (1909 e 1969) Tem-se quase sempre a impressão de que só se preocupa com uma coisa, que só tem um único interesse na vida: sua atividade profissional. Muitas vezes seu trabalho está à frente de tudo e não c fácil, portanto, amá-lo ou conviver com ele. Nunca pára de estudar ou de traçar planos complicados, estabelecer estra­ tégias e analisar metodicamente todos os parâmetros de que dispõe.

0 Cão be Terra (1898 e 1958) É o mais fiel e leal de todos os nativos deste signo chinês. Equipado de um só­ lido sistema de autodefesa c de con­ vicções e princípios não menos sólidos, estabelece metas muito altas para si mes­ mo mas também espera muito dos de­ mais. Não é muito expansivo, mas seus sentimentos são sinceros e profundos.

0 javali be Terra (1899 e 1959) Apesar de sua bondade e sua natureza benévola, possui uma vontade enérgica que lhe permite quase sempre triunfar em empreendimentos ambiciosos e complexos. Para pô-los em prática e tirar o máximo proveito, entrega-se to­ talmente. Então, poderá desfrutar dos resultados de seus esforços encarniça­ dos c distribuí-los com abundância ao seu redor, pois c generoso, principal­ mente com os seus.

(9)

A astrologia chinesa: os elementos

O Metal

O Metal, quarto elemento do

Zodíaco chinês.

Este elemento quase sempre revela certa dureza de cará­

ter, uma propensão para a solidão, rigidez ulterior, intran­

sigência, um perfil claro e radical, como pode ser o próprio metal. Tobas as qualidades que nos põem ante um ser duro como uma pedra, pois carece de flexibilidade e ternura, exal­ tam seu espírito de independência, que é uma das carac­ terísticas fundamentais do nativo com este elemento. Mo entanto, está necessidade que experimenta be sentir-se livre. para escolher e decidir não exclui nele uma vontade de exer­ cer certa influência sobre os demais, dominá-los para tirar proveito ou satisfazer seus próprios desejos e ambições, pois gostam do poder e do dinheiro.

O Rato de Metal (1900 e 1960) É o mais exaltado dos nativos deste signo. De fato, possui um caráter idea­ lista, um temperamento vivo porém ansioso, uma ambição que o leva a atuar sem cessar e, às vezes, a não saber parar a tempo. Além disso, tem uma neces­ sidade de reconhecimento e consolo que o leva a chamar a atenção, seja des­ tacando-se ou distinguindo-se de seus semelhantes, ou então vivendo acima de suas posses, mostrando-se pródigo e esbanjador. Por último, é possessivo ao máximo e não suporta compartir algo ou submeter-se.

O Búfalo de Metal (1901 e 1961) U m a de suas qualidades mais desta­ cadas é sua arte para encontrar as pa­ lavras justas no momento adequado. D e fato, seu discurso é eloqüente e convincente. Por outro lado, não é tão hábil para expressar o que experimenta e sente. Porém pode-se confiar nele: não ama com freqüência, mas seus sen­ timentos são incondicionais. Também

é muito corajoso e muito decidido na hora de alcançar seus objetivos.

0 Tigre de Metal (1890 e 1950) Este nativo tem o sentido inato da com­ petição, qualquer que seja seu setor de atividades ou seu centro de interesse. Possui um caráter muito independente e um grande orgulho que o faz muito seguro de si mesmo e, ao mesmo tempo, vítima de suas ambições, as quais quer ver satisfeitas de forma absoluta e rapi­ damente. Não suporta o fracasso e não concebe nem por um momento que al­ guém possa fazer-lhe resistência ou pôr-lhe obstáculos.

A Lebre be Metei (1891 e 1951) Trata-se de um ser que dá muita im­ portância às idéias e que é muito ce­ rebral. Tudo nele é regido pela cabeça. Por isso, quase sempre tende a igno­ rar ou a conter suas emoções e senti­ mentos, enquanto que sua mente lhe faz acreditar que controla tudo em si mesmo e em sua vida. Mas, evidente­ mente, isto acaba engendrando frus­ trações que compensa mediante certa ambição, certo sentido de humor e es­ pírito de independência.

(10)

O Dragão de Metal (1940 e 2000) Este nativo, intransigente e exclusivo, inflexível e implacável, incomoda. Pode chegar a ser muito duro, autoritário, dominador e sem concessões. Está dis­ posto a tudo para conseguir seus fins, tende a utilizar seu eficaz carisma, poder de sedução e de convicção. Vai até o fim de suas idéias, desejos, am­ bições, sem preocupar-se com as con­ siderações dos demais, para o pior ou melhor, segundo o caso.

A Serpente de Metal (1941 e 2001) É um ser que tende a não confiar em ninguém, mas que está muito dotado para criar oportunidades e aproveitar as ocasiões que se lhe apresentam. Pos­ sui um espírito penetrante, atua com precisão e rapidez, sem fazer ruído, e sempre alcança seu objetivo. N ã o gosta de fazer-se notar, mas gosta do luxo, a voluptuosidade e é terrivel­ mente possessivo.

O Cavalo de Metal (1930 e 1990) O nativo em questão possui um espí­ rito rebelde inato. É independente, enérgico e corajoso, às vezes até chegar à inconsciência, e bastante excêntrico. Aspira a viver várias vidas, a lançar-se a todo tipo de experiências, cada uma mais excitante que a outra, a cultivar múltiplas e variadas relações. Em re­ sumo, odeia a rotina e a monotonia.

A Cabra de Metal (1931 e 1991) Este nativo, ao repudiar qualquer pers­ pectiva de mudança em sua vida, busca antes de mais nada a segurança afetiva e o conforto material e moral. Por isso, é muito apegado aos bens deste mundo, é extremamente possessivo e, final­ mente, é mais dependente do que pa­ rece. De fato, esconde sua vulnerabi­ lidade por trás de uma dedicação aos que ama, afetando sua disposição para, assim, atar-lhes melhor.

0 MACACO de Metal (1920 e 1980)

Uma das características originais deste nativo é sua habilidade para criar neces­ sidades completamente novas, das quais os demais não poderão prescindir e das quais, por uma parte, tira partido para exercer melhor seu poder sobre eles, mas, por outra parte, e principalmente, para satisfazer seu gosto excessivo por dinheiro. É calculista, economizador, sagaz especulador, porém nem por isso menos apaixonado cm suas atividades.

O Galo de Metal (1921 e 1981)

E um ser com tendência a antepor suas atividades profissionais a qualquer outra

preocupação cm sua vida. Não é o su­ cesso social o que o motiva, mas sim a vontade de adquirir uma maestria in­ comparável em sua atividade. E curioso, ávido de conhecimentos, realista e con­ creto, impregnado de um espírito crítico e de um sentido inato da análise e, com freqüência, perfeccionista e meticuloso.

0 CÃO de Metal (1910 e 1970) Da mesma forma que os nativos do Galo de Metal, também o Cão é um ser perfeccionista, meticuloso, exigente c muito crítico com respeito aos que lhe são mais chegados. N o entanto, revela-se muito mais preocupado pelos demais e muito entregue a eles; tudo que es­ pera que os demais obtenham, deseja, ele mesmo, obter primeiro. Às vezes é desprovido de humor, mas é confiá­ vel, sério, consciente de suas respon­ sabilidades, as quais assume sem ne­ nhuma fraqueza.

0 Javali de Metal (1911 e 1971)

O que distingue este nativo dos demais é que se atreve a empreender ou a rea­ lizar o que ninguém se atreve a fazer antes dele, obtendo, quase sempre, su­ cesso. Está cheio de boa vontade, é so­ ciável c comunicativo, mas, às vezes peca por excesso de confiança nos de­ mais. N o entanto, se o decepcionam ou o traem, pode mostrar-se temível e não cede até que lhe dêem razão.

(11)

A astrologia chinesa: os elementos

A Água

A Água, quinto elemento do

Zodíaco chinês

Este elemento está relacionado com a SENSIBILIDADE em todas

AS SUAS formas, Assim como com AS emoções, mediante AS

quais expressamos nossos sentimentos. Por isso, o ser em questão dá grande importância à doçura, à TERNURA e a seus sentimentos e emoções. Isto o faz mais vulnerável, mas tam­ bém mais receptivo e imaginativo, mais flexível e adaptável. NÃO é Ambicioso. Aspira mais A ser discreto, A cercar-se de

COISAS belas, A viver em harmonia e A satisfazer SHA VIVA sen­ sualidade. Compensa SUA FALTA De energia ou de vontade com uma intuição sem igual, que às vezes o torna oportunista. Finalmente, embora chegue a ter obscuras idéias, também é capaz De manter uma fé que remove montanhas.

O Rato de Água (1912 e 1972)

Este nativo tem um grande defeito: tala demasiado. Por isso, há vezes em que, apesar de, no fundo, não ter más in­ tenções, semeia a confusão ou a dis­ córdia ao seu redor, pois não sabe man­ ter-se de boca calada. N o entanto, não se poderia ser mais conciliador que ele, embora divulgue os rumores ou con­

fidências que fazem a ele, quase sem­ pre movido por uma preocupação de pôr todos de acordo. N o entanto, como é muito sociável, simpático, afável e for­ mal, goza de boa reputação entre as pes­ soas.

O B ú f a l o de Água (1913 c 1973)

Este nativo, organizado, metódico, dis­ creto e de uma paciência infinita, sabe o

que quer, o que faz e para onde vai. Nunca tem pressa nem está impaciente por alcançar seus fins, pois são raras as vezes que não consegue seu objetivo. Tem um sentido nato da lei e da ordem, e uma autodisciplina muito rigorosa. É muito moralista c, às vezes, duro e se­ vero mas não deixa de inspirar confiança.

0 T i g r e de Água (1902 e 1962)

Este elemento modera o excesso de energia, independência e autoridade, que às vezes sofre o nativo deste signo chinês. Por isso, consegue dominar seus instintos que, pouco a pouco, transfor­ mará em qualidades intuitivas de grande sutileza, que o ajudam a compreender aos demais, adivinhar seus estados de espírito e suas motivações, assim co­ mo antecipar os acontecimentos.

A L e b r e de Água (1903 e 1963)

Este nativo não pode evitar a suspeita de que os demais têm segundas ou más intenções; é mais forte que ele. E isso o incomoda, pois odeia os conflitos, as facções, as escolhas definitivas ou as si­ tuações radicais. É hipersensível, muito emotivo, mais frágil do que parece, sua grande memória põe-lhe em situações difíceis pois nunca esquece de nada e, por isso, rumina seus problemas ou de­ cepções até adoecer, tanto no sentido real como figurado.

(12)

O Dragão de Água (1892 e 1952) Se necessário, este nativo não duvida em questionar as coisas repetidas vezes para conseguir seus fins ou alcançar o objetivo que se havia proposto, nem lhe importa chegar a todos os acordos ou fazer as concessões que sejam necessá­ rias. N o entanto, tal atitude, aparente­ mente flexível, não deixa de ocultar uma extrema ambição, até mesmo uma falta de escrúpulos exacerbada.

A Serpente de Água (1893 c 1953)

O intenso psiquismo que possui lhe confere o dom de ver mais além, ou­ torga-lhe um sexto sentido ou um forte instinto que lhe permitem ver e com­ preender algumas coisas antes que os demais, e às vezes antecipar aconteci­ mentos e situações, e tirar proveito dis­ so. É sensual, refinado, inteligente, este­ ta, ama de forma exclusiva c não espera menos da pessoa pela qual se interessa.

0 Cavalo de Água (1882 e 1942) Sua sociabilidade natural e seu grande poder de adaptar-se às circunstâncias podem levar a supor que não tem ne­ nhum problema. Na realidade, sua boa capacidade comunicativa, seu sentido de humor e seu encanto escondem uma inquietude fundamental que, na hora de atuar, se traduz em sua incapacidade para definir para si um caminho, deci­ dir por uma escolha e mantê-la.

A Cabra de Água (1883 e 1943) E u m ser que possui grande sensibi­ lidade, a qual, obviamente, o deixa es­ pecialmente receptivo à beleza e à har­ monia das formas e cores, e além disso é muito sensual. N o entanto, não é muito hábil para conseguir o consolo necessário com o qual possa ser feliz. Tende também a deixar que mãos mais especializadas se façam cargo dele e, às vezes, tende a atuar e a reagir mais por oportunismo que por interesse ou afeto para com os demais.

0 MACACO de Água (1952 e 1992) Sua sensibilidade se transforma, com freqüência, em suscetibilidade. Cria sua lei, impõe seus desejos aos demais com sutileza e discrição, sem que pa­ reça que haja nada. Mas, tão logo é des­ coberto em flagrante ou com as mãos na massa, irrita-se, retrata-se, fecha-se em si m e s m o ou desaparece fecha-sem deixar rastro, pois nada melhor que ele para saber fazer-se inacessível, silen­ cioso, anônimo...

0 GALO de Água (1933 c 1995) De todos os nativos deste signo chinês, é o que possui as melhores qualida­ des para o diálogo. C o m efeito, não

busca possuir a razão de forma siste­ mática. Aspira a enriquecer-se intelec­ tualmente, a completar seus conheci­ mentos e inclusive a aplicar o aprendido e compreendido para obter os melhores resultados possíveis. Ao fazer isto, às vezes peca por excesso de perfeccionismo. O u se é Galo ou não se c Galo. N ã o em vão, em um m o ­ mento ou outro, tem que exagerar.

0 CÃO de Água (1922 e 1982) Sua sensibilidade à flor da pele se apro­ xima da hiperemotividade. Passa o tempo todo na defensiva, esperando sempre o pior, mas sem deixar que se note. De fato, utiliza seu encanto para que todos o amem c o apreciem em todo momento. Por isso, sua sociabi­ lidade e sua entrega, às vezes levada ao extremo, não deixam que se intua sua vulnerabilidade emocional. Oculta bem seu jogo.

0 JAVALI de Água (1923 e 1985) A transbordante sensualidade ou a ânsia desenfreada deste nativo modera-se um pouco graças a este elemento, pois lhe dá certo refinamento, um gosto pelos prazeres excepcionais e in­ clusive pelo luxo. Sua ingenuidade na­ tural se transforma em vontade aos olhos dos demais. Assim, em princí­ pio, confia e dá sempre uma oportu­ nidade ao outro. É jovial, tranqüilo e diplomático, sempre disposto a chegar a acordos. É uma pessoa solicitada.

(13)

Este nativo tem muito encanto, mag­ netismo e talento, mas às vezes é vai­ doso e presunçoso. De fato, sente certa complacência ao falar de si mesmo.

É um ser que se caracteriza por uma constante prudência e que está muito concentrado em seu trabalho, é cora­ joso, decidido e nunca retrocede ante

um obstáculo.

Não é fácil conviver com ele, pois sem­ pre quer impor sua lei, seus desejos e suas prerrogativas. Tende a viver acima de suas posses.

É discreto. Não se nota. Não se vê. Mas vai fazendo seu caminho, como se cos­ tuma dizer. E muito astuto. Nunca deixa nada ao acaso. Sempre logra obter o que quer.

(14)

Não há ninguém mais sério, obstinado, dono de si mesmo e hermético às idéias dos demais, que ele. Às vezes é des­ provido de humor.

Possui um encanto irresistível, mas tem um caráter tremendo. Chega ao ponto de nos perguntarmos como é possível vivermos sem ele, mas também como podemos viver com ele.

Apegado ao seu passado com fanatismo, necessita ternura, afeto e proteção, mas é preciso adivinhá-lo.

Entrega-se por completo a seu trabalho, a sua vocação, a suas ambições e a seu sucesso, que sempre tem certeza de al­ cançar, mas dedica-se muito pouco ou quase nada aos seus.

Está convencido de que tem razão e de que se conhece melhor que ninguém. Gosta de cultivar certo mistério em torno de sua pessoa.

Não vale a pena tentar influenciá-lo ou guiá-lo, pois sempre acaba fazendo o que pensa. Às vezes se sai bem.

E um esteta de gosto seguro e refinado que, embora às vezes possa ser apegado a um luxo em particular, sobram-lhe realismo e espírito prático para satis­ fazer suas ambições com o tempo.

Humanista e inteligente, tem a capaci­ dade de resolver os problemas, tanto os seus como os dos demais, por mais complicados que sejam.

Fala muito, mas nunca para não dizer nada, pois suas palavras sempre vão se­ guidas de atos muito eficazes.

É sério, grave, inclusive fatalista, leal, íntegro, mas de uma exigência e in­ transigência temíveis. É desprovido de fantasia.

Gosta da boa comida e dos prazeres; simplesmente, ama a vida. Só acredita no que vê e no que fica demonstrado.

0 TIGRE ASCENDENTE...

É muito egocêntrico e incapaz de pôr-se em dúvida, mas sua necessidade de amar e ser amado o obriga, no entanto, a moderar-se.

É enérgico, decidido, obstinado, nada lhe pode parar. Parece uma locomotiva acelerada. Mas, às vezes, sai dos trilhos ou escolhe uma via equivocada.

Possui um temperamento enérgico, um caráter vivo, mas tende à dispersão ou é violento e agressivo.

Se sabemos gostar dele, não confiarmos nas aparências e mostrar-nos dignos dele, podemos fazer com que seja mais dócil e obter dela valiosas mostras de ternura.

É muito entusiasta, apaixonado, luta­ dor, competitivo, ambicioso, egocêntri­ co, inflexível, exigente consigo mesmo e intransigente com respeito aos demais.

É quase sempre vítima de uma espé­ cie de atividade mental incessante, con¬ vém-lhe ter ocupações manuais ou viver em lugares tranqüilos, para en­ tregar-se de corpo e alma a seus sen­ timentos e à sua natureza sensual.

Corre em todas as direções. Não sabe onde vai, mas vai, quer goste quer não, saia-se bem ou mal.

É um ser que se sente proprietário dos seres e das coisas que toca. N o entanto, ao vê-lo, ninguém o diria, pois dá a im­ pressão de ser um sonhador.

É travesso, silencioso, astuto, prudente e, portanto, eficaz, sobretudo se se trata de fomentar desconcertos ou de ter êxito em empreendimentos.

Possui um encanto magnético irresis­ tível e ele sabe disso. Isto, evidente­ mente, produz antipatias. Mas, isto não lhe deixa preocupado.

Aprende de seus fracassos; no entanto, isto não o impede que tenha às vezes re­ ações brutais. Passa da sensatez à intran­ sigência em um abrir e fechar de olhos.

Lança-se com freqüência de maneira cega, sem precaução, e cai com facilidade nas armadilhas da vida. Por sorte, é ama­ do e tem um coração bom e generoso.

(15)

A astrologia chinesa: as combinações signos-ascendentes

A Lebre, o Dragão,

a Serpente e seus ascendentes

A LEBRE ASCENDENTE...

As características próprias deste ascen­ dente permitem a este nativo ser pouco indeciso e estar muito atento a tudo que passa ao seu redor.

Sua prudência se transforma em extre­ ma vigilância, autoconfiança e perse­ verança. Sabe exatamente o que quer e deseja realmente obtê-lo.

Pouca coisa basta para indigná-lo, mas isso demonstra que não está disposto a deixar-se manipular. Tem facilidade para passar em pouco tempo seus conceitos e idéias em atos.

Sua tendência natural a um egoísmo sa­ dio roça o egocentrismo elaborado. Pen­ sa muito, mas atua pouco. Assim, rei­ vindica o direito à preguiça ou aplica esta diretamente.

Tem quase sempre mais desejos, ânsias, sonhos ou ambições que coragem para cumpri-los ou satisfazê-los. É instável, autoritário e dominador, mas não é muito corajoso.

Diz que sim com a cabeça, mas não com o coração. Deixa que digam, permite que façam, enquanto não o perturbam e pode conservar sua atitude reservada.

Seu egoísmo se disfarça de espírito de independência, de originalidade e inclu­ sive de sede de liberdade, que o deixa indomável. É sutil, elegante, refinado, encantador, mas inacessível.

Este nativo é muito sutil, terno e atra­ tivo. Tem muito gosto e imaginação. Mas não sabe dizer que não e tende a acre­ ditar que tem que dar tudo.

É sociável, conciliador, por trás de um caráter moderado esconde um espírito calculador e astuto, que sabe levar os de­ mais para onde quer sem que se note.

É sincero, franco, direto, enérgico e quando está motivado ou quando acre­ dita em algo ou em alguém se compro­ mete a fundo e vai até o fim.

É sensível ao bem-estar ou às preo­ cupações dos demais, e não só para suscitar simpatia ou simples compai­ xão. É sincero e ama os demais.

Necessita desfrutar do melhor que a vida tem e não se priva disto, nunca se preocupa com o que gasta quando se trata de satisfazer seus desejos, mas sempre o faz com absoluta discrição.

0 DRAGÃO ASCENDENTE...

Seu vivo temperamento o faz muito efi­ caz em suas atividades, e é muito exi­ gente no amor. Seu inconformismo faz muitas vezes com que as coisas saiam bem para ele de uma forma insólita.

É preciso desconfiar de sua chama, que parece sossegada, agradável, tranqüili­ zadora, mas que também pode transfor­ mar-se em devastadora, por pouco que seja perturbado.

(16)

É infatigável, mas esgota a quem o ro­ deia. Ama com ardor e vive de forma apaixonada. Seus ataques de cólera são memoráveis e destruidores.

Possui uma força tranqüila e uma sólida determinação, o que não significa que não tenha uma grande habilidade para adaptar-se às circunstâncias.

Antes de sua chegada, não havia nada. De­ pois dela, o mundo corre o risco de de­ saparecer. É o que pensa, muito seriamen­ te, e às vezes acabamos acreditamos nele.

E atraente, carismático e irresistível. Sempre obtém o que quer dos demais. E como é muito ambicioso nunca se priva de utilizar seu encanto.

Ama sua pessoa de maneira bastante pronunciada. Isto pode ser perdoado quando ele é divertido e brilhante, mas é irritante quando o levamos a sério.

Sua arma preferida é a amabilidade. Não há mais remédio, portanto, que ceder ante seus desejos, caprichos e prerroga­ tivas. Naturalmente, ele sabe disso.

Ao vê-lo tão dócil, encantador, sutil e astuto, ninguém diria que é tão flexí­ vel, voluntarioso e belicoso. Quase sempre chega longe.

Nele, o orgulho pode alcançar quotas jamais igualadas. Quanto a ser o típico temerário, tampouco lhe traz muitos problemas. Sua loucura é contagiosa.

Tem dotes para materializar suas idéias e, ao contrário dos demais nativos deste signo, nunca se desanima.

É expansivo, expressivo, generoso, dá sempre o melhor de si mesmo, reparte tudo que ganha, sempre faz pelos de­ mais o que gostaria que fizessem por ele.

A SERPENTE ASCENDENTE...

Sabe o que faz e nunca esbanja suas for­ ças, que, por outro lado, não lhe faltam; mas concede um lugar preponderante a seus sentimentos, que ditam todos os seus atos.

Seu irresistível encanto é um dom di­ vino, que pode pôr ao serviço de sua co­ ragem, perseverança c ambições, as quais, desta maneira, sempre chega a cumprir.

Confia demasiado em si mesmo, ou en­ tão desconfia de todos e de tudo. Tanto em um caso como no outro, sua iden­ tidade lhe causa problemas.

E difícil resistir-se a seu encanto, mas é quase impossível saber qual é sua ver­ dadeira cara. Nem ele mesmo sabe.

Nele, o mínimo são a paixão e o excesso. Sem estes, em sua opinião, a vida não vale a pena vivê-la.

E um duplo mistério ambulante. Do momento que acreditamos tê-lo apri­ sionado, nos escapa. Mas se você é ama­ do por ele, não o deixará escapar.

Gosta da vida cm todas as suas formas e possui o dom inato de compartir este amor puro, sincero e nobre, simples e verdadeiro.

Seu espírito crítico não é nenhum pre­ sente, mas seu sentido da beleza pura das formas, os seres e as coisas é, sem dúvida, impagável.

Se joga, é unicamente para ganhar, caso contrário, prefere abster-se. Mas é certo que não é desprovido de talento nem de energia para triunfar.

É um megalomânico, mas sabe mostrar-se à altura de suas idéias. Em sua área, é quase sempre o melhor.

Seu instinto é um diamante em estado bruto, chamemos clarividência ou pre­ monição. Para ele, sentir c saber, são a mesma coisa.

E um epicurista refinado, mas nem por isso deixa de ser realista, muito dono de si e sociável. E, antes de mais nada, se­ letivo e nunca familiar. Somente lhe in­ teressa a intimidade pura e verdadeira.

(17)

A astrologia chinesa: as combinações signos-ascendentes

O Cavalo, a Cabra, o Macaco

e seus ascendentes

0 CAVALO ASCENDENTE

Este nativo é um ás do cálculo e das contas bem feitas. É simpático, sociá­ vel e, em conjunto, seus sentimentos são equilibrados.

Não só sabe concentrar-se em um único projeto, como também o leva até o fim, nos mínimos detalhes, seguindo escru­ pulosamente os planos que elaborou. É corajoso e perseverante.

Às vezes, seu espírito de independência e seu aumento de energias ativas o deixam em estado de excesso, mas tem encanto e acaba conseguindo seus objetivos.

As qualidades de seu ascendente m o ­ deram seu vivo temperamento, lhe dão um poder de sedução mágico, mas o fazem independente e inacessível.

Exagera. Quer demasiadas coisas. Aspira à supremacia. Não se pode de maneira alguma controlá-lo nem obter nada dele contra sua vontade.

Por trás de uma aparente calma esconde uma fogosidade, uma indomabilidade e um espírito rebelde que jamais se rende. Sempre consegue o que quer.

É um ser inquieto, que faz uma mon­ tanha do mínimo obstáculo que aparece em seu caminho. Mas, tem tanto encan­ to, elegância e garbo, que todos correm em sua ajuda.

Não é indiferente aos problemas dos de­ mais, mas leva a vida com leveza e fan­ tasia. Sonha com um mundo de doçuras c delícias sempre renovadas.

Tem muitas qualidades, vantagens c ta­ lento. Sabe empregá-los e tirar proveito deles oportunamente. Mas isto não o faz nem humilde nem generoso. Às vezes seu egoísmo não tem limites.

Tem um pequeno toque de desfaçatez e compostura que às vezes irrita. Mas sua generosidade, seu temperamento ex­ pressivo e seu saber fazer são admiráveis.

É apenas um paradoxo. De fato, está im­ buído de sentido comum e possui um espírito materialista, mas estraga tudo devido à sua impaciência, exigência e falta de previsão.

Sente-se muito bem com respeito ao seu amor-próprio. De fato, está muito con­ tente consigo mesmo. Mas o perdoamos facilmente pois é um ser de uma grande sinceridade e de uma lealdade perfeita.

A CABRA ASCENDENTE...

Este nativo é desejoso e tão capaz de conseguir seus objetivos que pode dar mostras de muito sangue-frio c ocul­ tar suas emoções c sentimentos.

Faça o que digo mas não faça o que faço: assim é como se pode resumir sua per­ sonalidade. De fato, é muito moralista e tende-se a acreditar nele. Mas não há nada mais suscetível e caprichoso que ele.

(18)

Não se pode confiar nele, pois muda com freqüência de idéia, centro de interesse e sentimentos. N o entanto, cada vez que se propõe algo acaba conseguindo.

É discreto. Sabe fazer-se esquecer. Por isso. pode liberar-se de cargas e obri­ gações que se fazem pesadas. Sua genti­ leza e compaixão só são formais.

Sabe transformar seus sonhos em rea­ lidade. É um artista ou criador, mas não tem os pés no chão e aspira ao triunfo e ao êxito.

Nunca se sabe o que pensa, o que quer, o que faz, e, de repente, um dia sua obra nos surpreende.

Vive sempre acima de sua posses, sem temer as mudanças e os contratempos que possam se apresentar; pelo contrá­ rio, adora-os. Qualquer coisa, menos a monotonia: é este seu sentido de ordem.

Sonha. Alimenta-se de seus sonhos. E, pelo que parece, com isto se satisfaz. Seus grandes sentimentos o fazem viver cada minuto em uma história novelesca.

Tem imaginação e sabe tirar proveito dela. Astuto, cheio de fantasia, adaptá­ vel, sempre encontra a maneira de fazer algo partindo de quase nada.

Está cheio de idéias. Tem grandes so­ nhos e projetos. Se conseguir con­ centrar-se em um determinado e che­ gar a realizá-lo, viverá seus dias de glória.

Embora sua natureza tenda ao drama¬ tismo e ao fatalismo, é muito solidário com os demais, inclusive tem momen­ tos altruístas.

Sempre se está queixando de sua sorte. Mas, em realidade, olhando-o bem, pro­ voca mais inveja que compaixão, e é muito consciente disso.

0 MACACO ASCENDENTE...

A generosidade não é seu forte. Primeiro se preocupa consigo próprio. N o en­ tanto, não há ninguém como ele para saber segurar em pleno vôo uma boa oportunidade.

Ao contrário do que possa pensar, não é nem um gracioso nem um ser fútil. E profundamente sério e inclusive de uma sensatez exemplar.

Só segue suas idéias e não dá ouvidos a ninguém. É incapaz de permanecer dois minutos em um mesmo lugar. Crê-se indispensável e não sabe delegar nem confiar nos demais.

Obviamente, é travesso mas também muito ágil, hábil, astuto e, sobretudo, um agudo diplomata. Às vezes, conse­ gue conciliar o inconciliável.

Tem sonhos ou ambições acima de seus recursos ou posses. Mas o fato de saber disto não basta para frear seus impulsos.

Não perde tempo. Sabe o que quer ou o que necessita, onde e como obtê-lo. É muito eficaz.

Não só é muito influenciável, mas tam­ bém é incapaz de resistir a qualquer ten­ tação. Muda tantas vezes de idéia, ou até mesmo de vida, como de camisa.

Parece não ter quebrado nunca um pra­ to em sua vida. É muito simpático, terno e encantador. Mas, só se trata de um jogo e, mais ainda, de um jogo duplo.

Não existe ninguém mais inacessível. Ri­ se de tudo e sempre consegue repor-se diante de qualquer tipo de dificuldade.

Tem muita vontade de sair dos cami­ nhos trilhados, distinguir-se de seus se­ melhantes e partir para a aventura. Não quer viver como os demais.

Tem um sentido de humor à prova de fogo, o que não exclui um realismo às vezes exacerbado, mas que dá muito menos resultados.

Tem olfato para os negócios e negocia­ ções, mas é franco, honesto, mantém suas promessas e permanece fiel a seus com­ promissos.

(19)

A astrologia chinesa: as combinações signos-ascendentes

O Galo, o Cão, o Javali

e seus ascendentes

0 GALO ASCENDENTE...

Menos vaidoso que o resto dos nativos deste signo, é tão encantador como arre¬ batador, suscita a simpatia de todos e dá mostras de uma extrema ansiedade de descoberta e saber.

É muito pragmático, rigoroso e autori­ tário. Sabe impor suas opiniões, tomar o poder e inclusive, às vezes, abusa do mesmo sem nenhum complexo.

Apesar de seu inegável carisma, crê-se demasiado suficiente para poder ser fran­ camente simpático. E, além disso, não dis­ põe de constância, mas é bom de lábia.

Sempre gosta de jogar para ganhar, so­ bretudo quando não tem nenhum ás na manga. É o rei do farol. Mas, por isso, é capaz de sair de qualquer situação com facilidade.

É implacável, sem concessões, jamais renuncia, nem abandona as armas. Não se sabe muito bem se atua por valen­ tia, obstinação ou orgulho extremo.

É o nativo do Galo mais misterioso e si­ lencioso. Não quer que ninguém se in­ trometa em seus assuntos e ele não se mistura nos assuntos dos demais. Seu estilo de vida discreto o levará longe.

Adora que se fale dele e que se interes­ sem por ele, e sabe muito bem se po­ sicionar para ser o centro de atenção. E um genial oportunista.

O aspecto brilhante de sua personali­ dade não implica que não tenha um ca­ ráter atento, compreensivo, conciliador, que o torna simpático e atraente, em­ bora às vezes seja muito suscetível.

Utiliza seu encanto ou seu poder de con­ vicção para obter o que quer e acaba con­ seguindo. Seu espírito desenvolto per­ mite-lhe aproveitar as oportunidades.

Com ele, o relógio é o relógio, e cada coisa tem o seu momento certo. E dis­ ciplinado, organizado, meticuloso e nem por isso deixa de ser um pouco alou¬ cado, por ser demasiado razoável.

Possui um agudo sentido de equilíbrio. Tem sede de justiça, tanto como de viver em condições que dêem segurança. Gosta muito de dizer a última palavra.

E franco sem concessões, bastante ingê­ nuo, sempre disposto a fazer um favor, a atuar como defensor dos pobres ou a salvar o mundo. Às vezes passa à ação.

0 CÃO ASCENDENTE...

É um ser muito interessado e que não confia em ninguém. Mas quando com­ prova que não tem nenhuma razão para desconfiar, é de uma fidelidade sem igual.

A qualquer dia e a qualquer hora, sem­ pre se pode contar com ele, com seus conselhos e com sua integridade. E des­ provido de tato, mas tem um coração de ouro.

(20)

Não é fácil gostar dele nem de satisfazê-lo. Quer sempre tudo e de imediato. É um ser corajoso, mas turbulento e muito ansioso.

Tende a pensar que na vida não é pre­ ciso preocupar-se em demasia. Por isso vive o dia-a-dia. Não se precipita ao de­ cidir-se ou ao atuar.

Tem grandes e sólidas convicções às quais está muito apegado e pelas quais está disposto a lutar se for necessário. E chega até o fim.

Irrita-se facilmente, mas não se pode negar sua capacidade de ação, a quali­ dade de seu trabalho, sua seriedade, sua eqüidade e sua ética.

Está cheio de boa vontade, é muito de­ dicado, mas não é preciso pedir-lhe ex­ cessivamente nem forçá-lo moralmente, pois odeia isto. É um amigo perfeito.

Gosta dos romances românticos, tanto de lê-los como de vivê-los. E muito afe­ tuoso, muito independente, também in­ finitamente permissivo e conciliador.

É mais dócil, mais imaginativo e tam­ bém mais otimista que o autêntico na­ tivo do Macaco. Sabe distinguir-se e mo­ nopolizar as atenções.

Prende sua atenção durante horas. É fa­ lador? Nunca. Mas sim eloqüente. Sem­ pre faz com que fiquemos suspensos em seus lábios. Mas, às vezes, sua língua pode chegar a ser muito afiada.

Quase sempre resmunga, tanto por um sim quanto por um não, mas sua na­ tureza é boa e generosa. Necessita de uma ocupação ou uma responsabilidade, do contrário vê tudo negro.

Este nativo é totalmente desprovido de objetividade quando se trata de si mes­ mo. Mas isso não lhe impede ter um es­ pírito crítico. É muito ansioso e apai­ xonado.

0 JAVALI ASCENDENTE...

É naturalmente sociável e comunicativo, mas tem a arte de aproveitar-se de suas relações para conseguir seus objetivos, fazer negócios ou então seguir em frente.

E o mais sensato, mais comedido e pon­ derado dos nativos deste signo chinês. Sua avidez, sua prodigalidade e sua sen­ sualidade continuam sendo grandes, mas nunca transbordantes.

Este tigre dá a impressão de ser dono de si mesmo e de sua situação. Na re­ alidade, não faz nada sem pedir con­ selho, nem sem obter a aprovação dos demais.

Está totalmente disposto a ocupar-se dos demais e a fazer favores, enquanto isto sirva seus interesses pessoais, pois nunca se esquece de si mesmo.

E consciente de suas qualidades, suas de­ bilidades e recursos disponíveis. Pode mostrar-se muito dedicado a uma causa superior ou a um ser querido.

Sua curiosidade, sobretudo intelectual, não tem limites. É tão sensual quanto ce­ rebral. Mas não tem complexos na hora de realizar seus desejos ou seus sonhos.

Vê a vida pelo lado bom e, quase sem­ pre, sai-se bem. E sociável, amigável, mas sempre atua da maneira mais van­ tajosa para ele.

Confunde com freqüência obsequio¬ sidade com servilismo. Por isso esgota-se fazendo favores aos demais. Deixa-esgota-se levar pelo que tem diante de seu nariz.

Não devemos confiar em sua aparente despreocupação, nem na simplicidade de seu comportamento, pois tem uma saída para tudo.

É bastante idealista. Precisa acreditar em algo ou em alguém. Mas, às vezes é muito ingênuo quando está absoluta­ mente convencido de que tem razão.

E muito mais rigoroso e exigente do que parece. E honesto com sinceridade. A hipocrisia, a prevaricação e a traição podem torná-lo violento.

E um epicureu de grande coração, que vive a vida de forma apaixonada e joga com sua saúde. E também um fino bon vivant.

(21)

A astrologia chinesa:

As interpretações dos signos

e elementos diários

Vejamos brevemente alguns significados das 60 combinações signo-elemento diário,

que lhe ajudarão a afinar seu estudo de qualquer mapa astral.

1 Rato-Madeira-Yang. Este nativo, preocupado por sua segurança,

é corajoso, produtivo, trabalhador, competente e muito honesto. 2 Búfalo-Madeira-Yin. Este nativo, trabalhador, inovador e ambicio-so, sabe adaptar-se às circunstâncias para tirar melhor partido delas. 3 Tigre-Fogo-Yang. Hiperativo e muito expressivo, nunca deixa nin-guém indiferente.

4 Lebre-Fogo-Yin. Terno, expressivo, mas influenciável, necessita apoio

e

consolo.

Dragão-Terra-Yang. Possui um espírito lógico e racional, sempre quer dominar a situação.

6 Serpente-Terra-Yin. Este nativo, expressivo, expansivo, e no en-tanto misterioso, tem a capacidade de resolver os problemas mais

complexos.

7 Cavalo-Metal-Yang. Indomável, imprevisível e apaixonado, só sabe viver em liberdade.

8 Cabra-Metal-Yin. Este nativo, seguro de si e de suas qualidades, as-pira antes de mais nada a estabelecer uma harmonia social e afetiva. 9 Macaco-Água-Yang. Intuitivo e sagaz, é um hábil estrategista,

que sempre atua da maneira mais vantajosa para si próprio. 10 Galo-Água-Yin. Este nativo inteligente, cultivado, mas perfec-cionista, nunca deixa nada ao acaso.

11 Cão-Madeira-Yang. Sociável, equilibrado e refinado, é fiel às suas escolhas, compromissos e sentimentos.

12 Javali-Madeira-Yin. Este nativo, empreendedor, generoso, so-lidário, não por isso deixa de ter costumes leves.

13 Rato-Fogo-Yang. Independente, enérgico, é corajoso, assim como generoso e solidário.

14 Búfalo-Fogo-Yin. Este nativo, muito sincero, muito seguro de si mesmo, sempre quer permanecer dono de si mesmo.

15 Tigre-Terra-Yang. Orgulhoso, ambicioso, mas competente, este na-tivo necessita distinguir-se.

il 6 Lebre-Terra-Yin. Este nativo, realista, constante mas ascético, tem os pés na terra. Quer provas de tudo.

17 Dragão-Metal-Yang. Este nativo, íntegro, moralista, justo e im-parcial, é duro consigo mesmo e severo com os demais.

18 Serpente-Metal-Yin. Voluntarioso, inteligente, este nativo tem poder efetivo sobre tudo que toca, sem deixar transparecer.

C

avalo-Água-Yang. Curioso, eclético, com muito humor, tem a arte de adaptar-se às circunstâncias.

20 Cabra-Água-Yin. Este nativo é normalmente desprovido de confiança em si mesmo, mas tem muito encanto e sabe cercar-se bem.

21 Macaco-Madeira-Yang. Este nativo está sempre à espreita de novas idéias, é curioso e muito ambicioso.

2

2 Galo-Madeira-Yin. Este nativo, enérgico, entusiasta e tolerante, passa o tempo projetando-se para o futuro.

23 Cão-Fogo-Yang. Este nativo, idealista, honesto, entusiasta, tem a capacidade de encontrar toda a ajuda que necessita.

24 Javali-Fogo-Yin. Este nativo, corajoso, entusiasta, pródigo, às vezes tende a jogar a casa fora pela janela.

25 Rato-Terra-Yang. Este nativo, talentoso e perseverante, tem um único objetivo e o segue com firmeza.

26 Búfalo-Terra-Yin. Este nativo, realista, leal, sempre acaba logrando seus objetivos como quem não quer a coisa.

(22)

2

7 Tigre-Metal-Yang. Este nativo, ansioso, passional e impulsivo, está disposto a tudo para alcançar seu objetivo.

28 Lebre-Metal-Yin. Este nativo, sensual e refinado, nunca deixa de ser ambicioso e muito seguro de suas capacidades e competências.

29 Dragão-Água-Yang. Este nativo, perspicaz e lúcido, tem pro-fundas convicções, mas estas nunca excluem as dos demais.

30 Serpente-Água-Yin. Este nativo, materialista e cerebral, tem um sentido inato para os negócios, mas também é prudente.

31 Cavalo-Madeira-Yang. Enérgico mas disciplinado, gosta das ino-vações, os desafios e as idéias originais.

32 Cabra-Madeira-Yin. Este nativo, terno, nobre mas um pouco in-gênuo, é muito generoso e a vida o retribui bem.

33 Macaco-Fogo-Yang. Este nativo, inventivo, entusiasta e pas-sional, gosta da competição e dos riscos calculados.

34 Galo-Fogo-Yin. Este nativo, muito individualista, dinâmico e au-toritário, vê a si próprio como absolutamente exemplar.

35 Cão-Terra-Yang. Este nativo, pragmático, prudente e leal, des-taca-se por ser profuso em bons conselhos.

36 Javali-Terra-Yin. Paciente, constante, sério e íntegro, sempre acaba conseguindo seus objetivos.

37 Rato-Metal-Yang. De caráter bastante intransigente, nem por isso deixa de ser um grande sentimental.

38 Búfalo-Metal-Yin, Este nativo, seguro de si, de suas idéias e convicções, nunca retrocede ante nenhum obstáculo com o fim de poder triunfar.

39 Tigre-Água-Yang. Este nativo, inteligente e humanista, lúcido e realista, vai até o final de suas aspirações.

40 Lebre-Água-Yin. Sensível, suscetível e emotivo, sempre dá a impressão de ser imprescindível.

41 Dragão-Madeira-Yang. Este nativo, curioso, imaginativo, mas perfeccionista no fundo, sempre está convencido de que tem razão.

42 Serpente-Madeira-Yin. Este nativo, imaginativo, brilhante e apaixonado, vê e sabe muito mais coisas do que diz.

43 Cavalo-Fogo-Yang. Este nativo, muito atraente, impetuoso, mas instável, funciona por instinto e só vive no presente.

C

abra-Fogo-Yin. Este nativo, emotivo, impressionável e im-pulsivo, não sabe resistir às tentações.

Macaco-Terra-Yang. Este nativo, estudioso, reflexivo, res-ponsável, tem muito sentido da responsabilidade. Galo-Terra-Yin. Este nativo, metódico, organizado, prudente,

tem um agudo sentido de ordem, moral e justiça.

47 Cão-Metal-Yang. Este nativo, audaz, ambicioso e muito

disci-p

linado, possui um espírito crítico muito mordaz.

Javali-Metal-Yin. Este nativo, resistente e produtivo, honesto um pouco ingênuo, sempre triunfa graças a seu trabalho. Rato-Água-Yang. Este nativo, sedutor e maquiavélico, só corre Búfalo-Água-Yin. Este nativo, calculista, tenaz, mas também flexível, sempre acaba obtendo o que quer dos demais.

T

igre-Madeira-Yang. Este nativo, diplomático e com muito en-canto, põe a todos no bolso.

Lebre-Madeira-Yin. Compreensivo e tolerante, às vezes não dispõe de rigor ou de discernimento em suas relações. Dragão-Fogo-Yang. Impaciente, ávido por triunfar, não anda rodeios, mas quase sempre é desprovido de humildade. Serpente-Fogo-Yin. Este nativo possui um poder de sedução convicção irresistível e ama o poder.

Cavalo-Terra-Yang. Este nativo, intuitivo e imaginativo, sempre empreendendo vários projetos ao mesmo tempo.

Cabra-Terra-Yin. Este nativo é serviçal, dedicado e sério, mas nem por isso deixa de ser muito independente.

57 Macaco-Metal-Yang. Este nativo, muito independente, rea-lista e apaixonado, tem a capacidade de prever os atos e dese-jos dos demais.

58 Galo-Metal-Yin. Este nativo, ambicioso, corajoso e tenaz, ja-mais permite que o afastem de seus objetivos.

59 Cão-Água-Yang. Este nativo, intuitivo e receptivo, distingue-se por sua compreensão dos distingue-sentimentos e contradições dos de-mais.

60 Javali-Água-Yin. Este nativo, perspicaz, tolerante e cheio de boa vontade, vive entregue aos que ama.

(23)

A astrologia chinesa

O Rato, o Búfalo, o Tigre

e alguns signos e elementos

diários

V

ejamos alguns exemplos de inter­ pretações das combinações entre o signo natal do Zodíaco chinês e os sig­ nos e elementos do dia, os quais lhe per­ mitirão ser mais preciso no estudo de um mapa astral chinês e deste modo afi­ nar suas interpretações.

0 NATIVO DO RATO CUJO SIGNO E ELEMENTO DIÁRIOS SÃO...

Este nativo se revela muito preocupado com sua comodidade e segurança ma­ terial e financeira. Aspira, portanto, a proteger-se e preservar-se. N o entanto, pode dar mostras de coragem e de boas qualidades para o trabalho. Por este mo­ tivo, deduzimos que será muito hábil, eficaz, competente e produtivo em uma atividade exercida em seu próprio do­ micílio.

Este nativo não é desprovido de quali­ dades e com freqüência tem um exce­ lente sentido dos negócios. N o entanto, sua grande prodigalidade o lança em si­ tuações difíceis. Por isso, apesar da si­ tuação invejável adquirida graças a seu trabalho, às vezes se encontra em si­ tuações precárias. Mas sua vontade de se­ guir sendo sempre dono das situações e seu espírito lógico poderão ser-lhe de grande ajuda para recuperar a prudência.

Este nativo gosta e aspira ao sucesso ma­ terial e social. Gosta de dirigir operações, pois, no fundo, não confia em ninguém mais que em si mesmo. N o entanto, em certas ocasiões sabe mostrar-se gene­ roso. Mas prevalece, sobretudo, sua grande ambição e é também muito forte sua vontade de distinguir-se de seus semelhantes por suas próprias iniciati­ vas e atos.

Este também não é dos que outorgam sua confiança facilmente. Astuto, sagaz, hábil estrategista, tem sempre uma saída para tudo e raramente não consegue o que quer. Mas isto não lhe exclui um certo encanto, um refinamento máximo e uma intensa sensualidade, que às vezes fazem esquecer que é capaz de ser muito sagaz quando seus interesses estão em

(24)

O NATIVO DO BÚFALO CUJO SIGNO

E ELEMENTO DIÁRIOS SÃO...

Este nativo, que se distingue sobretudo por sua intensa sensualidade que o leva às vezes a cometer excessos, é um in­ divíduo bom e de caráter sociável. Sente uma necessidade visceral de viver em condições confortáveis, para não dizer acomodadas. Alem disso, seu compor­ tamento sério, sua perseverança e sua in­ tegridade lhe permitem adquirir uma boa posição.

Este nativo não é desprovido de talento, nem sequer de dotes, no campo das artes ou da expressão artística. Seu realismo, seu materialismo e seu sentido inato dos negócios são os que lhe permitem viver delas. N o entanto, como é exclusivo e muito exigente em sua vida sentimen­ tal e se deixa levar facilmente por suas emoções, que não controla bem, sua vida afetiva e social é com freqüência instável.

Este nativo tem um sentido muito pro­ nunciado da justiça, da lei e da ordem, que agudiza seu espírito crítico e sua vontade de autodisciplina. Gosta de dar exemplo e não duvida em intervir com

grande firmeza para pôr fim a litígios e discrepâncias. Portanto, poderá exer­ cer uma atividade jurídica na qual se destacará e terá êxito garantido, pois é também muito mais ambicioso do que aparenta.

Este nativo é quase sempre muito mais sensato, sério e independente do que pa­ rece. De fato, possui um sólido sentido de humor e não toma nada pelo ângulo trágico. Domina a arte de relativizar e eliminar o dramatismo das situações, de inverter os valores e de encontrar so­ luções inteligentes c práticas para todos os problemas. Não pode fazer nada sem paixão, o que não significa que tenha um realismo profundo e uma lucidez pró­ xima à clarividência.

0 NATIVO DO TIGRE CUJO SIGNO E ELEMENTO DIÁRIOS SÃO...

Este nativo, muito individualista, sem concessões, embora equipado com um poder de sedução que o faz muito atra­ ente, inclusive às vezes irresistível, é de uma tenacidade exemplar. Nunca se ex­ pressa em demasia nem se desanima ja­ mais. Além disso, está muito capacitado para adaptar-se às circunstâncias mais

variadas e raramente deixa de cumprir suas ambições ou de conseguir contri­ buir com inovações para seu setor.

Embora se mostre com freqüência ins­ tável e indisciplinado durante sua ado­ lescência e sua juventude, com o tempo e a idade este nativo consegue frear seus impulsos irrefletidos. Modera-se e pode inclusive acabar sendo muito constru­ tivo. Mas as principais características de sua personalidade, que permanecerão imutáveis aconteça o que acontecer, são seu espírito de independência e seu tem­ peramento apaixonado.

De natureza mais orgulhosa e bastante convencido de si mesmo, este nativo tem necessidade de sentir-se amado, apreciado, admirado e inclusive às vezes adulado. Não suporta viver na sombra nem estar só. Costuma ser mais culti­ vado que inteligente, pois seu perfec­ cionismo não lhe permite sempre apro­ veitar suas qualidades, dons e talentos. Seu rigor lógico e sua necessidade de ordem podem chegar a inibir sua ima­ ginação.

Este nativo sente uma necessidade vis­ ceral de fazer-se ouvir e compreender, de não permitir nunca a existência de dúvidas, nem nenhum mal-entendido, quanto a suas intenções, convicções e as razões que o levam a atuar de determi­ nada maneira. Bastante idealista, franco ao máximo e entusiasta, não se con­ forma nunca com as aparências. Quer que se diga tudo, claramente e sem am­ bigüidades. Sua grande sinceridade e sua honestidade lhe permitem encontrar assim toda a confiança que necessita.

(25)

A astrologia chinesa

A Lebre, o Dragão,

a Serpente e alguns signos

e elementos diários

0 NATIVO DA LEBRE CUJO SIGNO E ELEMENTO DIÁRIOS SÃO...

Este nativo esbanja encanto e talento, mas seu caráter está marcado por uma ansiedade crônica que o deixa impa­ ciente e intervencionista. Não sabe es­ perar até o momento oportuno para atuar, e por isso quase sempre desper­ diça suas oportunidades ou suas virtu­ des. Fala em demasia e nem sempre no melhor momento. Tem a língua solta ou "vende a pele do urso antes deste ter sido caçado", como se costuma dizer. Em conseqüência, é tudo exceto tran­ qüilo, embora dê a impressão contrária.

Este nativo é uma espécie de falso mi­ santropo, inteligente, cultivado e astuto, é do que não é preciso demonstrar que se basta consigo mesmo, que não ne­ cessita nada nem ninguém, exceto tal­ vez um bom livro e o calor de um lar.

Adora os prazeres da vida em todas as suas formas, e seu gosto excessivo pelas coisas boas e luxuosas, pode levá-lo a co­ meter loucuras. Mas é preciso admitir que é um amigo excepcional e fiel.

Este nativo não é nem indeciso nem con­ trovertido. Gosta de dizer o que pensa e fazer valer suas qualidades. Ás vezes, in­ clusive não duvida em exagerar para de­ monstrar aos demais do que é capaz e o quanto vale. Perseverante, tenaz, corajoso, embora não pareça, leva sempre uma vida discreta e aparenta não haver nunca que­ brado um prato. Consegue suas metas.

Visto de fora, este nativo é um ser fleu­ mático, a quem as emoções fortes ou os sentimentos apaixonados parecem não afetar. No entanto, não é preciso ofendê-lo ou irritá-ofendê-lo, pois pode tornar-se agres­ sivo e vingativo com facilidade. É muito vivo, um hábil diplomata c excelente es­ trategista. Sabe tirar proveito das si­ tuações mais delicadas e defender seus interesses.

0 NATIVO DO DRAGÃO CUJO SIGNO

E ELEMENTO DIÁRIOS SÃO...

Durante toda sua vida, este nativo aprende a ser paciente e isto não é pouca coisa para ele. N o entanto, quase sem­ pre seus sentimentos e afetos sinceros e autênticos o impulsionam para a frente. Por este motivo, esforça-se muito em moderar suas pretensões e tendências, e pôr assim a salvo suas valiosas relações. Finalmente, acaba descobrindo que o que realmente realiza com sucesso são os empreendimentos c iniciativas a lon­ go prazo.

Referências

Documentos relacionados

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

Se não quiser voltar para casa quando acharmos que você deve, uma opção de tratamento no valor de NZ$ 20.000 na Nova Zelândia, não normalmente incluso no seguro viagem,

O processo seletivo será iniciado através de publicação de Diretriz quando houver no mínimo um claro de 120 (cento e vinte) vagas na graduação de 3º Sargento no âmbito

E mais: é possível a coexistência de mais de um estilo de época em um mesmo período de tempo, principal- mente quando há uma transição de valores, ou seja, há uma mistura de

A finalidade deste projeto foi o desenvolvimento de um Sistema de Informação para Avaliação da Qualidade da Água que propõe uma forma de auxílio nos cálculos

–  todos os processadores executam o mesmo conjunto de instruções, e ainda a cada unidade de tempo, todos os processadores estão executando a mesma instrução mas

• Buscar uma solução para Campus Inteligente capaz de oferecer opções para minimizar os problemas apontados: financeiro, interoperabilidade

Se os fornecedores de ITCM usam versões dos codecs de G.711 ou de G.729 que são diferentes daqueles usados nesse exemplo, você deve estaticamente configurar moldes de perfil de QoS