• Nenhum resultado encontrado

Entenda as diferenças entre modalidades e áreas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Entenda as diferenças entre modalidades e áreas"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)
(2)

Caro (a) candidato (a),

Fazer a escolha profi ssional será uma das decisões mais importantes da sua vida.

Assim, para lhe ajudar nessa tarefa, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) apresenta uma guia dos seus cursos1 com informações básicas e imprescindíveis para a sua escolha.

Antes de tudo, pense sobre as disciplinas que mais gosta, leia nosso guia, pesquise sobre a rotina de trabalho da sua futura profi ssão, converse com quem atua na área, faça sua inscrição no Processo Seletivo IFBA 2012 e boa sorte.

Saiba que você optou por uma escola pública e gratuita de qualidade.

Equipe IFBA

Entenda as diferenças entre modalidades e áreas

O IFBA é uma instituição comparada às universidades públicas e possui uma estrutura diversifi cada. Oferece desde cursos técnicos, nas modalidades integrada, subsequente e proeja, a cursos superiores, nas categorias graduação tecnológica, bacharelado, engenharia e licenciatura, além de pós-graduação lato sensu (especializações) e stricto sensu (mestrados e doutorados interinstitucionais).

Cada modalidade ou área possui uma proposta específi ca, portanto analise a que se aproxima da sua necessidade e faça a sua escolha.

1 Este guia baseou-se no Catálogo Nacional de Cursos do Ministério da Educação (MEC).

(3)

CURSOS TÉCNICOS

CURSOS INTEGRADOS

Para quem já concluiu o ensino fundamental (8ª série/

9ª ano) e deseja unir Ensino Médio com formação profi ssional.

Alimentos

Perfi l:

O técnico em Alimentos trabalha em produção, pesquisa e desenvolvimento de novos gêneros alimentícios, planejando, orientando e controlando os processos produtivos (desde a matéria-prima até o produto fi nal). Ele também acompanha a manutenção de equipamentos de acordo com normas de segurança e qualidade, considerando a viabilidade econômica e a preservação ambiental.

Onde atua:

Propriedades rurais, indústrias, entrepostos de armazenamento, órgãos de fi scalização sanitária e proteção ao consumidor, cooperativas, laboratórios e instituições de pesquisas.

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Barreiras / Porto Seguro

Aquicultura

Perfi l:

O técnico em Aquicultura desempenha funções de planejamento,  reprodução, larvicultura e engorda de animais aquáticos, como peixes, camarões e moluscos, em viveiros, gaiolas, tanques, açudes e lagoas; atua na comercialização e no benefi ciamento de pescados, instalação, manutenção de equipamentos, gestão e extensão de forma sustentável.

Onde atua:

Propriedades rurais; indústrias pesqueiras; usinas hidrelétricas com laboratórios de aquicultura; empresas de produção e benefi ciamento de pescado;

cooperativas de pescadores; instituições públicas e privadas do setor aquícola;

laboratórios de reprodução, larvicultura e engorda.

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Valença

(4)

Automação Industrial

Perfi l:

O técnico em Automação Industrial projeta, executa e instala sistemas de controle; realiza diagnóstico, manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em processos industriais; programa e opera sistemas automatizados, respeitando normas técnicas e de segurança.

Onde atua:

Indústria naval; fábricas de instrumentos; laboratórios de controle de qualidade e pesquisa; empresas da cadeia produtiva de petróleo, manutenção de equipamentos automatizados, projetos, instalações, montagens, energia e alimentos.

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Salvador

Biocombustíveis

Perfi l:

O técnico em Biocombustíveis executa o processamento de óleos vegetais, provenientes de produtos como cana-de-açúcar e plantas oleaginosas (girassol, dendê, soja, amendoim, mamona), transformando-os em biocombustíveis líquidos;

atua na produção de biocombustíveis sólidos a partir da utilização de produtos oriundos de fl orestas energéticas; processa resíduos agropecuários, objetivando sua transformação em biocombustíveis gasosos.

Onde atua:

Indústria de biodiesel; laboratórios de controle de qualidade; usinas de açúcar e álcool; destilarias; empresas distribuidoras de biocombustíveis; indústrias siderúrgicas demandantes de carvão vegetal; fazendas de produção; cooperativas.

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Irecê / Paulo Afonso / Porto Seguro

Edifi cações

Perfi l:

O técnico em Edifi cações desenvolve atividades que englobam três etapas: elaboração de projetos (arquitetônico, hidráulico, elétrico e executivo) e planejamento de obras (projeto e custos do canteiro); execução de obras (da fundação ao acabamento fi nal); manutenção e restauração de obras (reforma, ampliação, reconstrução, recuperação e restauração).

Onde atua:

Empresas públicas e privadas da área de construção civil; escritórios de projetos; canteiros de obras.

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Barreiras / Eunápolis / Feira de Santana / Salvador

(5)

Eletromecânica

Perfi l:

O técnico em Eletromecânica desenvolve atividades de coordenação e assistência técnica em planejamento, avaliação, controle, instalação, montagem e manutenção de sistemas eletromecânicos; realiza atividades de programação e orientação na execução de peças, componentes e máquinas eletromecânicas.

Onde atua:

Empresas de manutenção e automação; indústrias; laboratórios de controle de qualidade, manutenção e pesquisa; concessionárias de energia.

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Irecê / Jacobina / Jequié / Paulo Afonso / Santo Amaro / Simões Filho / Vitória da Conquista

Eletrônica

Perfi l:

O técnico em Eletrônica planeja e executa a instalação e a manutenção de equipamentos e instalações eletroeletrônicas em edifi cações de baixa tensão;

projeta e instala sistemas de acionamento e controle; realiza medições e testes com equipamentos eletrônicos.

Onde atua:

Empresas de informática, telecomunicações e de produtos eletrônicos;

indústrias; laboratórios de controle de qualidade, manutenção e pesquisa.

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Salvador / Vitória da Conquista

Eletrotécnica

Perfi l:

O técnico em Eletrotécnica instala, opera e mantém elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; participa na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edifi cações; atua no planejamento e na execução de instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas.

Onde atua:

Concessionárias de energia elétrica; indústrias em atividades de manutenção, automação, fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos.

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Camaçari / Feira de Santana / Salvador

Geologia

Perfi l:

O técnico em Geologia executa mapeamento geológico e amostragem em superfície e subsolo; auxilia na caracterização de minérios e nos projetos

(6)

de identifi cação, qualifi cação e quantifi cação de ocorrências minerais; atua em levantamentos topográfi cos nas atividades de pesquisa mineral; opera equipamentos de sondagem, perfuração e pesquisa mineral.

Onde atua:

Empresas de mineração e petróleo; centros de pesquisa; consultoria.

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Salvador

Guia de Turismo Regional

Perfi l:

O técnico em Turismo conduz, acompanha, orienta e assessora turistas nacionais e estrangeiros em passeios e excursões regionais, além de prestar informações técnico-especializadas sobre atrativos naturais e culturais de interesse turístico; dá dicas sobre passeios, explicando detalhes sobre opções de roteiros turísticos existentes e atuando como colaborador no intermédio de diversos serviços como agências, meio de hospedagem, transportes, gastronomia, parques temáticos e eventos e demais provedores de infraestrutura e apoio ao Turismo.

Onde atua:

Agências de viagem e operadoras; organismos turísticos públicos ou privados; de forma autônoma.

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Valença

Informática

2

Perfi l:

O técnico em Informática opera e programa sistemas microprocessados;

instala e diagnostica redes, faz administração e manutenção de hardware e software; dá suporte técnico a usuários de computadores; utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas em ambientes web e banco de dados; participa na construção de sistemas de apoio gerencial e produtivo.

Onde atua:

Instituições públicas, privadas e terceiro setor.

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Barreiras / Camaçari / Eunápolis / Ilhéus / Irecê / Jacobina / Jequié / Paulo Afonso / Porto Seguro / Santo Amaro / Seabra / Valença / Vitória da Conquista

Manutenção Mecânica Industrial

Perfi l:

O técnico em Manutenção Mecânica Industrial planeja a manutenção e o desempenho de equipamentos; acompanha montagem e instalações de máquinas

2

(7)

em plantas industriais; interpreta, especifi ca e supervisiona ensaios dinâmicos, mecânicos e tecnológicos em equipamentos; controla processos de fabricação.

Onde atua:

Indústrias automobilística, naval, química, petroquímica, de petróleo, alimentícia, metalúrgica, montagem, papel e/ou celulose; fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos; laboratórios de controle de qualidade, manutenção e pesquisa.

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Salvador / Simões Filho

Meio Ambiente

Perfi l:

O técnico em Meio Ambiente atua na organização de programas de educação ambiental, conservação e preservação de recursos naturais, redução, reuso e reciclagem; trabalha com gestão de resíduos sólidos e gasosos (lixo), afl uentes domésticos e industriais (esgotos),  saneamento ambiental e estudo de impactos ambientais em áreas urbanas; faz gestão ambiental de impactos ambientais decorrentes do uso de agroquímicos em projetos de irrigação, drenagem, obras hidráulicas e áreas de exploração mineral.

Onde atua:

Instituições públicas e privadas; terceiro setor; estações de tratamento de resíduos; unidades de conservação ambiental; indústrias; agroindústrias.

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Eunápolis / Vitória da Conquista

Mineração

Perfi l:

O técnico em Mineração opera equipamentos de extração mineral, sondagem, perfuração, amostragem e transporte; auxilia na caracterização de minérios; executa projetos de desmonte, transporte e carregamento; monitora estabilidade de rochas em minas subterrâneas e a céu aberto; auxilia na elaboração de mapeamento geológico e amostragem em superfície e subsolo; opera equipamentos de fragmentação, de separação mineral, separação sólido–líquido, hidrometalúrgicos e de secagem.

Onde atua:

Empresas de mineração e de petróleo, consultoria e centros de pesquisa em mineração.

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Jacobina

(8)

Petróleo & Gás

Perfi l:

O técnico em Petróleo & Gás (PGN) programa, planeja, opera e controla máquinas e equipamentos na produção de petróleo e gás natural; determina propriedades e grandezas dimensionais de rochas, fl uidos e materiais; auxilia no controle dos efeitos ambientais das operações efetuadas.

Onde atua:

Empresas do setor e operadoras de campos de petróleo.

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Simões Filho

Química

Perfi l:

O técnico em Química planeja, coordena, opera e controla equipamentos e processos laboratoriais e industriais; realiza amostragens, análises químicas, físico- químicas e microbiológicas; participa no desenvolvimento de produtos e validação de métodos.

Onde atua:

Indústrias; empresas de comercialização e assistência técnica;

laboratórios de ensino, calibração, análise e controle de qualidade e ambiental;

entidades de certifi cação de produtos e tratamento de águas e efl uentes.

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Salvador

Refrigeração

Perfi l:

O técnico em Refrigeração identifi ca instalações, máquinas e equipamentos; 

interpreta fl uxogramas/desenhos técnicos; elabora croquis à mão-livre; especifi ca métodos e procedimentos para execução de manutenção em sistemas; utiliza conhecimentos de matemática, física e química termodinâmica para resolver problemas práticos ligados à área; recomenda peças de reposição para máquinas e equipamentos de refrigeração.

Onde atua:

Indústrias naval, química, petroquímica, alimentícia, hoteleira; empresas prestadoras de serviços de manutenção, instalação e projetos em refrigeração industrial.

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Salvador

Segurança do Trabalho

Perfi l:

O técnico em Segurança do Trabalho identifi ca e avalia medidas de controle de riscos ambientais de acordo com normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho; desenvolve ações educativas na área; orienta o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva

(9)

(EPC); executa o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA); investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle.

Onde atua:

Instituições públicas e privadas; fabricantes e representantes de equipamentos de segurança.

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Ilhéus

CURSOS DO PROEJA

Para quem tem a partir de 18 anos e deseja fazer o Ensino Médio e ter uma profi ssão ao se formar. Os cursos do Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profi ssional com a Educação Básica na modalidade de Jovens e Adultos) buscam unir formação profi ssional e Ensino Médio.

Eletromecânica

Perfi l:

O técnico em Eletromecânica desenvolve atividades de coordenação e assistência técnica em planejamento, avaliação, controle, instalação, montagem e manutenção de sistemas eletromecânicos; realiza atividades de programação e orientação na execução de peças, componentes e máquinas eletromecânicas.

Onde atua:

Empresas de manutenção e automação;

indústrias; laboratórios de controle de qualidade, manutenção e pesquisa; concessionárias de energia.

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Barreiras

Informática

3

Perfi l:

O técnico em Informática opera e programa sistemas microprocessados; instala e diagnostica redes; faz administração e manutenção de hardware e software; dá suporte técnico a usuários de computadores; utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas operacionais e banco de dados; participa na construção de sistemas de apoio gerencial e produtivo.

Onde atua:

Instituições públicas, privadas e terceiro setor.

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Vitória da Conquista

3 ! " # !$# # % & ! ' ( ) * + , -. $ /

(10)

Saneamento

Perfi l:

O técnico em Saneamento atua na construção de estações de tratamento de águas e esgotos e em obras de captação, transporte e tratamento de águas;

manutenção de equipamentos e redes; execução de aterros sanitários e obras para disposição e reciclagem de resíduos e unidade de compostagem; análise do consumo de água; implementação de estratégias de captação, tratamento e distribuição.

Onde atua:

Construtoras, escritórios de projetos e consultoria.

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Salvador

Segurança do Trabalho

Perfi l:

O técnico em Segurança do Trabalho identifi ca e avalia medidas de controle de riscos ambientais de acordo com normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho; desenvolve ações educativas na área; orienta o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC); executa o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA); investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle.

Onde atua:

Instituições públicas e privadas; fabricantes e representantes de equipamentos de segurança.

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Santo Amaro

CURSOS SUBSEQUENTES

Para quem já terminou o Ensino Médio e quer se profi ssionalizar. Os cursos subsequentes têm duração de 2 anos.

Alimentos

Perfi l:

O técnico em Alimentos trabalha em produção, pesquisa e desenvolvimento de novos gêneros alimentícios, planejando, orientando e controlando os processos produtivos (desde a matéria-prima até o produto fi nal); acompanha a manutenção de equipamentos de acordo com normas de segurança e qualidade, considerando a viabilidade econômica e a preservação ambiental.

(11)

Onde atua:

Propriedades rurais; indústrias; entrepostos de armazenamento; órgãos de fi scalização sanitária e proteção ao consumidor; cooperativas; laboratórios;

instituições de pesquisas.

Duração mínima:

2 anos

Onde estudar:

Porto Seguro

Aquicultura

Perfi l:

O técnico em Aquicultura desempenha funções de planejamento,  reprodução, larvicultura e engorda de animais aquáticos, como peixes, camarões e moluscos, em viveiros, gaiolas, tanques, açudes e lagoas; atua na comercialização e no benefi ciamento de pescados, instalação, manutenção de equipamentos, gestão e extensão de forma sustentável.

Onde atua:

Propriedades rurais; indústrias pesqueiras; usinas hidrelétricas com laboratórios de aquicultura; empresas de produção e benefi ciamento de pescado;

cooperativas de pescadores; instituições públicas e privadas do setor aquícola;

laboratórios de reprodução, larvicultura e engorda.

Duração mínima:

2 anos

Onde estudar:

Valença

Automação Industrial

Perfi l:

O técnico em Automação Industrial projeta, executa e instala sistemas de controle; realiza diagnóstico, manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em processos industriais; programa e opera sistemas automatizados, respeitando normas técnicas e de segurança.

Onde atua:

Indústria naval; fábricas de instrumentos; laboratórios de controle de qualidade e pesquisa; empresas da cadeia produtiva de petróleo, manutenção de equipamentos automatizados, projetos, instalações, montagens, energia e alimentos.

Duração mínima:

2 anos

Onde estudar:

Salvador

Biocombustíveis

Perfi l:

O técnico em Biocombustíveis executa o processamento de óleos vegetais, provenientes de produtos como cana-de-açúcar e plantas oleaginosas (girassol, dendê, soja, amendoim, mamona), transformando-os em biocombustíveis líquidos;

atua na produção de biocombustíveis sólidos a partir da utilização de produtos oriundos de fl orestas energéticas; processa resíduos agropecuários, objetivando sua transformação em biocombustíveis gasosos.

(12)

Onde atua:

Indústria de biodiesel; laboratórios de controle de qualidade; usinas de açúcar e álcool; destilarias; empresas distribuidoras de biocombustíveis; indústrias siderúrgicas demandantes de carvão vegetal; fazendas de produção; cooperativas.

Duração mínima:

2 anos

Onde estudar:

Irecê / Paulo Afonso / Porto Seguro

Comércio

Perfi l:

O técnico em Comércio efetua controle quantitativo e qualitativo de produtos e procede a armazenagem no estabelecimento comercial; aplica métodos de comercialização de bens e serviços; informa previsões e demandas aos fornecedores.

Onde atua:

Empreendimentos comerciais

Duração mínima:

2 anos

Onde estudar:

Juazeiro

Edifi cações

Perfi l:

O técnico em Edifi cações desenvolve atividades que englobam três etapas: elaboração de projetos (arquitetônico, hidráulico, elétrico e executivo) e planejamento de obras (projeto e custos do canteiro); execução de obras (da fundação ao acabamento fi nal); manutenção e restauração de obras (reforma, ampliação, reconstrução, recuperação e restauração).

Onde atua:

Empresas públicas e privadas da área de construção civil; escritórios de projetos; canteiros de obras.

Duração mínima:

2 anos

Onde estudar:

Brumado / Euclides da Cunha / Eunápolis / Ilhéus / Vitória da Conquista

Eletromecânica

Perfi l:

O técnico em Eletromecânica desenvolve atividades de coordenação e assistência técnica em planejamento, avaliação, controle, instalação, montagem e manutenção de sistemas eletromecânicos; realiza atividades de programação e orientação na execução de peças, componentes e máquinas eletromecânicas.

Onde atua:

Empresas de manutenção e automação; indústrias; laboratórios de controle de qualidade, manutenção e pesquisa; concessionárias de energia.

Duração mínima:

2 anos

Onde estudar:

Irecê / Jacobina / Jequié / Paulo Afonso / Santo Amaro / Simões Filho / Vitória da Conquista

(13)

Eletrônica

Perfi l:

O técnico em Eletrônica planeja e executa a instalação e a manutenção de equipamentos e instalações eletroeletrônicas em edifi cações de baixa tensão;

projeta e instala sistemas de acionamento e controle; realiza medições e testes com equipamentos eletrônicos.

Onde atua:

Empresas de informática, telecomunicações e de produtos eletrônicos;

indústrias; laboratórios de controle de qualidade, manutenção e pesquisa.

Duração mínima:

2 anos

Onde estudar:

Salvador / Vitória da Conquista

Eletrotécnica

Perfi l:

O técnico em Eletrotécnica instala, opera e mantém elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; participa na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edifi cações; atua no planejamento e na execução da instalação e da manutenção de equipamentos e instalações elétricas.

Onde atua:

Concessionárias de energia elétrica; indústrias em atividades de manutenção, automação, fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos.

Duração mínima:

2 anos

Onde estudar:

Barreiras / Camaçari / Feira de Santana / Salvador

Enfermagem

Perfi l:

O técnico em Enfermagem, sob a supervisão do enfermeiro, desenvolve ações de prevenção, recuperação e reabilitação referenciadas nas necessidades de saúde individuais e coletivas.

Onde atua:

Instituições de saúde (hospitais, clínicas, postos e centros de saúde, maternidades, entre outros); creches; associações; empresas; escolas; comunidades.

Duração mínima:

2 anos

Onde estudar:

Barreiras / Eunápolis

Informática

4

Perfi l:

O técnico em Informática opera e programa sistemas microprocessados;

instala e diagnostica redes, faz administração e manutenção de hardware e

4 0 12 32 4 5 6 75 3 8 96 2 : ; 9<; ; 4 5 =5 >4 5 9 4 2 ? @ A B C D 5 6 32 EF <4 2 G

(14)

software; dá suporte técnico a usuários de computadores; utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas em ambientes web e banco de dados; participa na construção de sistemas de apoio gerencial e produtivo.

Onde atua:

Instituições públicas, privadas e terceiro setor.

Duração mínima:

1 ano e meio

Onde estudar:

Irecê / Jacobina / Jequié / Brumado / Camaçari / Euclides da Cunha / Feira de Santana / Ilhéus / Paulo Afonso / Porto Seguro / Salinas da Margarida / Valença / Vitória da Conquista

Manutenção Mecânica Industrial

Perfi l:

O técnico em Mecânica planeja a manutenção e o desempenho de equipamentos; acompanha montagem e instalações de máquinas em plantas industriais; interpreta, especifi ca e supervisiona ensaios dinâmicos, mecânicos e tecnológicos em equipamentos; controla processos de fabricação.

Onde atua:

Indústrias automobilística, naval, química, petroquímica, de petróleo, alimentícia, metalúrgica, montagem, papel e celulose; fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos; laboratórios de controle de qualidade, manutenção e pesquisa.

Duração mínima:

2 anos

Onde estudar:

Salvador / Simões Filho

Meio Ambiente

Perfi l:

O técnico em Meio Ambiente atua na organização de programas de educação ambiental, conservação e preservação de recursos naturais, redução, reuso e reciclagem; trabalha com gestão de resíduos sólidos e gasosos (lixo), afl uentes domésticos e industriais (esgotos),  saneamento ambiental e estudo de impactos ambientais em áreas urbanas; faz gestão ambiental de impactos ambientais decorrentes do uso de agroquímicos em projetos de irrigação, drenagem, obras hidráulicas e áreas de exploração mineral.

Onde atua:

Instituições públicas e privadas; terceiro setor; estações de tratamento de resíduos; unidades de conservação ambiental; indústrias; agroindústrias.

Duração mínima:

2 anos

Onde estudar:

Eunápolis / Jacobina / Seabra

(15)

Meios de Hospedagem

Perfil:

O técnico em Hospedagem atua na recepção e na governança em meios de hospedagem, tais como: atendimento a clientes, serviços de andares, comercial, critérios de qualidade na prestação de serviços e suporte a hóspedes durante sua estada.

Onde atua:

Hoteis, pousadas, fl ats ou resorts.

Duração mínima:

2 anos

Onde estudar:

Salvador

Metalurgia

Perfi l:

O técnico em Metalurgia opera, controla e supervisiona processos de preparação de minérios e outras matérias-primas; dirige e controla operações de carregamento dos fornos até o vazamento e o lingotamento dos metais; supervisiona atividades de análise química e metalográfi ca, ensaio mecânico e tratamento térmico de materiais; inspeciona e orienta a manutenção de equipamentos e instalações;

elabora projetos de ferramentas; auxilia em pesquisas de processos de conformação e refi no de metais; dirige e controla operações de processos de fundição, moldagem e recozimento de peças metálicas; determina a estrutura da matéria-prima e o tipo de tratamento indicado para o material.

Onde atua:

Indústrias de metalmecânica, siderúrgica, automobilística, naval, petrolífera, de extração e benefi ciamento de minérios, de tratamento de superfícies e de fundição.

Duração mínima:

2 anos

Onde estudar:

Simões Filho

Mineração

Perfi l:

O técnico em Mineração opera equipamentos de extração mineral, sondagem, perfuração, amostragem e transporte; auxilia na caracterização de minérios; executa projetos de desmonte, transporte e carregamento; monitora estabilidade de rochas em minas subterrâneas e a céu aberto; auxilia na elaboração de mapeamento geológico e amostragem em superfície e subsolo; opera equipamentos de fragmentação, de separação mineral, separação sólido–líquido, hidrometalúrgicos e de secagem.

Onde atua:

Empresas de mineração e de petróleo, consultoria e centros de pesquisa em mineração.

Duração mínima:

2 anos

Onde estudar:

Jacobina

(16)

Petróleo & Gás

Perfi l:

O técnico em Petróleo & Gás (PGN) programa, planeja, opera e controla máquinas e equipamentos na produção de petróleo e gás natural; determina propriedades e grandezas dimensionais de rochas, fl uidos e materiais; auxilia no controle dos efeitos ambientais das operações efetuadas.

Onde atua:

Empresas do setor e operadoras de campos de petróleo.

Duração mínima:

2 anos

Onde estudar:

Simões Filho

Segurança do Trabalho

Perfi l:

O técnico em Segurança do Trabalho identifi ca e avalia medidas de controle de riscos ambientais de acordo com normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho; desenvolve ações educativas na área; orienta o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC); executa o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA); investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle.

Onde atua:

Instituições públicas e privadas, fabricantes e representantes de equipamentos de segurança.

Duração mínima:

2 anos

Onde estudar:

Ilhéus / Juazeiro / Vitória da Conquista

CURSOS SUPERIORES

LICENCIATURAS

Para quem concluiu o Ensino Médio e deseja trabalhar na formação de novos profi ssionais. As licenciaturas formam os professores que podem atuar na formação básica (fundamental e médio).

Computação

Perfi l:

O licenciado em Computação atua na construção de ambientes de aprendizagem informatizados; desenvolve atividades de pesquisa de tecnologia em informática;

traz soluções de automação de processos educacionais para atender demandas escolares; é empreendedor no desenvolvimento de software educacional; contribui na geração de inovações nos processos de ensino- aprendizagem para as necessidades de formação de educadores.

(17)

Onde atua:

Instituições de ensino fundamental, médio e superior (graduações tecnológicas); escolas técnicas de informática; consultoria em secretarias de educação e empresas.

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Porto Seguro / Santo Amaro / Valença

Geografi a

Perfi l:

O licenciado em Geografi a está apto a conhecer a trajetória histórica geográfi ca;

fazer análise crítica do espaço geográfi co nas dimensões (econômica, social, cultural, política, física, ecológica) e nas escalas (global, nacional, regional e local); reconhecer pluralidade de fenômenos geográfi cos; utilizar escalas cartográfi cas e geográfi cas.

Onde atua:

Instituições de ensino fundamental, médio e superior (graduações tecnológicas).

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Salvador

Matemática

Perfi l:

O licenciado em Matemática domina em profundidade e extensão o conteúdo da matemática na sua organização estrutural e sequencial, garantindo a integração entre teoria e prática; possui sólido conhecimento para dispor de saberes com outras ciências; faz uso de novas tecnologias para facilitar a construção do conhecimento;

tem atitude investigativa para buscar soluções para problemas cotidianos.

Onde atua:

Empresas de seguros (fazendo cálculos de riscos-probalísticos, preparando e analisando dados estatísticos); bancos; secretariais de fazenda;

Receita Federal; instituições de ensino fundamental, médio e superior (graduações tecnológicas).

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Barreiras / Camaçari / Eunápolis / Salvador / Valença

Química

Perfi l:

O licenciado em Química possui formação generalista e abrangente para atuar em diversos campos da área; planeja, coordena, executa e avalia atividades relacionadas à química; tem domínio de técnicas de laboratórios; faz uso de experimentação como recurso didático; pode atuar como pesquisador; compreende conceitos, leis e princípios da química.

Onde atua:

Instituições de ensino fundamental, médio e superior (graduações tecnológicas).

(18)

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Porto Seguro / Vitória da Conquista

Física

Perfi l:

O licenciado em Física está apto a entender os fenômenos físicos em todas as suas escalas (partículas subatômicas à imensidão do cosmo); aplicar as leis do mundo físico para a solução de questões cotidianas; criar e aperfeiçoar materiais tecnológicos, produtos e processos; atuar com modelos matemáticos para analisar comportamento de processos produtivos.

Onde atua:

Escolas de ensino fundamental, médio e superior (graduações tecnológicas); editoras de livros didáticos; setor de telecomunicações; instituições fi nanceiras.

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Salvador

Tecnológica em Eletromecânica

Perfi l:

O licenciado da área tecnológica em Eletromecânica atua no ensino de sistemas, peças, máquinas e componentes eletromecânicos.

Onde atua:

Instituições de ensino profi ssional e tecnológico em nível técnico integrado, incluindo Proeja; área de treinamento de empresas; escolas corporativas, concebendo soluções e inovações para automação de processos educacionais.

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Simões Filho

TECNOLÓGICOS

Para quem concluiu o Ensino Médio e deseja fazer um curso com uma abordagem mais prática. A graduação tecnológica tem o mesmo reconhecimento dos tradicionais bacharelados tanto para o exercício profi ssional como para o aperfeiçoamento em especializações.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Perfi l:

O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) mapeia necessidades de informatização em organizações; projeta solução computacional a problemas; desenvolve sistemas de informação e computacionais, empregando linguagem de programação; integra estações de trabalho para permitir o compartilhamento de informações e recursos; planeja projetos de softwares.

(19)

Onde atua:

Empresas públicas, privadas e terceiro setor.

Duração mínima:

3 anos

Onde estudar:

Eunápolis / Salvador

Radiologia

Perfi l:

O tecnólogo em Radiologia executa técnicas no setor de diagnóstico;

gerencia serviços e procedimentos, atuando conforme normas de biossegurança e radioproteção; manipula equipamentos para processamento de imagens em exames de radiologia convencional, mamografi a, densitometria óssea, tomografi a computadorizada, ressonância magnética, radioterapia, exames odontológicos e radiologia industrial; identifi ca e analisa processos físicos e químicos para obter imagens diagnósticas.

Onde atua:

Clínicas, hospitais, policlínicas, laboratórios, indústrias, fabricantes e distribuidores de equipamentos hospitalares.

Duração mínima:

3 anos

Onde estudar:

Salvador

BACHARELADOS

Para quem concluiu o Ensino Médio e deseja ter uma formação tradicional de nível superior.

Administração

Perfi l:

O bacharel em Administração planeja e implanta estruturas organizacionais, aplicando métodos, coordenando pessoas, utilizando recursos materiais e fi nanceiros na busca da realização da missão e dos objetivos das organizações.

Onde atua:

Empresas, entidades, instituições de pequeno, médio e grande porte.

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Salvador

Sistemas de Informação

Perfi l:

O bacharel em Sistemas de Informação atua com programação e gestão em sistemas de informação; analisa, desenvolve e aperfeiçoa sistemas informatizados que auxiliem nos fl uxos das informações das empresas; cria e gere soluções tecnológicas;

atua em infraestrutura de tecnologia da informação (suporte, banco de dados, redes de computadores, etc).

(20)

Onde atua:

Empresas privadas, públicas e terceiro setor.

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Vitória da Conquista

ENGENHARIAS

Para quem concluiu o Ensino Médio e deseja ser engenheiro (a) dentro de uma base sólida de conhecimento e uma visão humanística, inclusiva e sustentável.

As engenharias buscam estar sintonizadas com a realidade atual – inserção de jovens no mundo do trabalho, ou seja, profi ssionais aptos ao desenvolvimento de novas tecnologias, procurando soluções criativas e levando competitividade e sustentabilidade para as organizações.

Engenharia Ambiental

Perfi l:

O engenheiro ambiental aplica tecnologias para proteger o ambiente dos danos causados pelas atividades humanas; procura preservar a qualidade da água, do ar e do solo; ocupa-se do estudo de várias fontes de energia e da avaliação do potencial energético de uma região; realiza estudos sobre impacto ambiental; elabora e executa planos, programas e projetos de gerenciamento de recursos hídricos, saneamento básico, tratamento de resíduos e recuperação de áreas contaminadas ou degradadas.

Onde atua:

Usinas termoelétricas; indústrias de base (química e petroquímica, de mineração, siderurgia e de papel e celulose); obras de infraestrutura, como rodovias e ferrovias.

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Vitória da Conquista

Engenharia Elétrica

Perfi l:

O engenheiro eletricista atua no planejamento e na operação dos sistemas elétricos, no projeto de equipamentos e instalações elétricas industriais, comerciais e residenciais.

Onde atua:

Empresas privadas e estatais; instituições de ensino e pesquisa;

prestadoras de serviços de projetos, manutenção e supervisão.

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Paulo Afonso / Vitória da Conquista

(21)

Engenharia Industrial Elétrica

Perfi l:

O engenheiro industrial eletricista desenvolve projetos elétrico-eletrônicos, informática industrial e automação, controle automático de processo de rede de comunicação, rede de transmissão, distribuição de energia e sistema microprocessado.

Onde atua:

Concessionárias de energia (geração, transmissão ou distribuição);

concessionárias de telefonia (infraestrutura dos sistemas de elecomunicações);

indústrias em geral.

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Salvador

Engenharia Industrial Mecânica

Perfi l:

O engenheiro industrial mecânico desenvolve atividades nas áreas de transporte, geração de energia e manutenção de indústrias; domina técnicas de projeto, construção e utilização de equipamentos, máquinas e dispositivos.

Onde atua:

Empresas nas áreas de engenharia de materiais e metalurgia, térmica e fl uidos, motores de combustão interna, processo de fabricação, projeto de máquinas e equipamentos, engenharia de produto, gerência da produção, instrumentação, automobilística, automação e controle.

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Salvador

Engenharia Química

Perfi l:

O engenheiro químico cria técnicas de extração de matérias-primas, utilização ou transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose; desenvolve produtos e equipamentos; pesquisa tecnologias mais efi cientes; implanta processos industriais não-poluentes; concebe projeto e dirige a construção e a montagem de fábricas, usinas e estações de tratamento de rejeitos industriais.

Onde atua:

Indústrias e laboratórios.

Duração mínima:

4 anos

Onde estudar:

Salvador

(22)

Referências

Documentos relacionados

Número de amostras de sangue de cães estuda- das segundo o resultado da reação de imunofluorescência indireta (RIFI) para leishmaniose e reação em cadeia pela polimerase (PCR)..

Não houve diferenças estatísticas no tipo de bactéria isolada segundo os grupos definidos (Streptococcus sp, outros aeróbios e anaeróbios) com relação ao uso ou não

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

Além disso, a falta de esclarecimento de toda a comunidade escolar sobre sua importância para a melhoria do desempenho dos educandos também contribuiu para que os pais não o

O trabalho intitulado PROJETO DE INTERVENÇÃO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE) PARA PACIENTES COM DIABETES MELLITUS NO

1- A partir de observações e avaliações realizadas no segmento de transportes verificou-se a dificuldade de apropriação dos custos efetivos aos serviços

Este trabalho tem como objetivos apresentar os problemas ocasionados pelo recebimento de mensagens não solicitadas e pesquisar técnicas variadas no combate ao spam, em especial,

As relações hídricas das cultivares de amendoim foram significativamente influenciadas pela a deficiência hídrica, reduzindo o potencial hídrico foliar e o conteúdo relativo de