• Nenhum resultado encontrado

C A D E R N O D E P R O V A

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "C A D E R N O D E P R O V A"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Processo Seletivo • Edital 008/2015/SME http://educasaojose.fepese.org.br

Instruções

Confira o número que você obteve no ato da inscrição com o que está indicado no cartão-resposta.

* A duração da prova inclui o tempo para o preenchimento do cartão-resposta.

Para fazer a prova você usará: ƒ este caderno de prova;

ƒ um cartão-resposta que contém o seu nome, número de inscrição e espaço para assinatura.

Verifique, no caderno de prova, se:

ƒ faltam folhas e a sequência de questões está correta. ƒ há imperfeições gráficas que possam causar dúvidas.

Comunique imediatamente ao

fiscal qualquer irregularidade!

Atenção!

ƒ Não é permitido qualquer tipo de consulta durante a realização da prova.

ƒ Para cada questão são apresentadas 5 alternativas diferen-tes de respostas (a, b, c, d, e). Apenas uma delas constitui a resposta correta em relação ao enunciado da questão. ƒ A interpretação das questões é parte integrante da prova,

não sendo permitidas perguntas aos fiscais. ƒ Não destaque folhas da prova.

Ao terminar a prova, entregue ao fiscal o caderno de prova completo e o cartão-resposta devidamente preenchido e assinado. outubro

25

25 de outubro 30 questões

C A D E R N O

D E P R O V A

P13

Professor •

Geografia

(2)
(3)

4. De acordo com a Proposta Curricular de São José a avaliação é:

1. Um dos elementos do currículo.

2. Um instrumento meramente burocrático. 3. Parte do ritual pedagógico.

4. Um elemento que deve, em sua concepção, guardar coerência em relação aos demais aspectos do currículo.

5. Um elemento secundário no processo escolar. 6. Um elemento à parte do currículo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 5. b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 3 e 6. c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3. d. ( X ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4. e. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5. 5. De acordo como o artigo 4o da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, organizada da seguinte forma:

1. Pré-escola.

2. Ensino fundamental. 3. Ensino médio. 4. Ensino superior. 5. Ensino técnico.

Assinale a alternativa que indica todos os itens corretos.

a. ( ) São corretos apenas os itens 2 e 3. b. ( X ) São corretos apenas os itens 1, 2 e 3. c. ( ) São corretos apenas os itens 2, 3 e 4. d. ( ) São corretos apenas os itens 2 , 3 e 5. e. ( ) São corretos apenas os itens 1, 2, 3 e 5. 1. Na Proposta Curricular de São José consta a defesa

de uma visão de mundo concebida em sua totalidade, que em sua materialidade-concreticidade é:

a. ( ) Princípio da teoria holística. b. ( ) Princípio da formação linear. c. ( ) Princípio da teoria positivista. d. ( ) Constituição da homogeneidade. e. ( X ) Dialeticamente unidade do diverso.

2. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) disci-plina a educação escolar, que se desenvolve:

a. ( ) Obrigatoriamente, por meio do ensino, em instituições próprias.

b. ( X ) Predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.

c. ( ) Por meio do ensino e da pesquisa em institui-ções públicas.

d. ( ) Por meio do ensino, obrigatoriamente, em instituições públicas.

e. ( ) Obrigatoriamente, por meio do ensino, da pes-quisa e da extensão, em instituições próprias. 3. A visão de Educação expressa na Proposta Curricular de São José é concebida como:

a. ( ) Meio para formação homogênea dos sujeitos. b. ( ) Instrumento que favorece a formação de

sujeitos passivos.

c. ( ) Mecanismo que deve incentivar a meritocra-cia escolar.

d. ( ) Instrumento que serve aos interesses do mer-cado de trabalho.

e. ( X ) Prática social, cuja tarefa é realizar o processo de formação dos sujeitos necessários a cada momento histórico-social.

(4)

10. Com base na Lei de Diretrizes e Bases da

Educação (1996), a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:

1. Avaliação contínua e cumulativa do desempe-nho do aluno, com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.

2. Impossibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.

3. Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado. 4. Aproveitamento de estudos concluídos com

êxito.

5. Obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5. b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3, e 4. c. ( X ) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5. d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5. e. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5. 6. De acordo com estudos realizados no âmbito

edu-cacional, é possível dizer que a interdisciplinaridade perpassa todos os elementos do conhecimento pres-supondo a:

a. ( X ) Integração entre eles. b. ( ) Segmentação entre eles.

c. ( ) Fragmentação entre os conteúdos. d. ( ) Organização linear dos saberes escolares. e. ( ) Distribuição eletiva dos conteúdos.

7. De acordo com a Proposta Curricular de São José, a escola é lugar de superação do senso comum pela apropriação crítica e criativa do saber mais elaborado que o gênero humano produziu para:

a. ( ) A ascensão social.

b. ( ) Reproduzir a ordem vigente. c. ( X ) Interpretar e transformar o mundo.

d. ( ) Atender às demandas do sistema capitalista. e. ( ) Compreender e aceitar a organização de cada

sociedade.

8. A Proposta Curricular de São José apresenta uma concepção de aprendizagem e desenvolvimento dia-lética, que ocorre nas relações, nas interações sociais e é compreendida enquanto processos impulsionados e:

a. ( ) Estruturados mecanicamente. b. ( ) Organizados espontaneamente. c. ( ) Estruturados de maneira homogênea. d. ( X ) Mediados dialogicamente.

e. ( ) Ordenados linearmente.

9. Dos autores abaixo, qual deles fundamenta a teoria de aprendizagem expressa na Proposta Curricular de São José? a. ( X ) Vigotski b. ( ) Skinner c. ( ) Freinet d. ( ) Pavlov e. ( ) Piaget

(5)

11. Acerca do Município de São José, é correto afirmar: 1. O município de São José, localizado na Grande Florianópolis, é o quarto mais antigo de Santa Catarina e em 1829 recebeu o primeiro núcleo de colonização alemã do Estado.

2. A Beira-Mar de São José foi inaugurada em março de 2014, contando sua estrutura com pista de caminhada, ciclovias, parque infantil, cancha de bocha, equipamentos para alonga-mento, além do Centro Multiuso de São José. 3. Há diversos casarios que formam o Conjunto

de Casario Construído no Século XIX e iní-cio do Século XX, formando Seis Casarios Tombados. Esses casarios são construções

geminadas e são encontrados em todas as cidades de origem luso-açoriana no Estado de Santa Catarina.

4. Nos séculos XIX e XX, a cidade de São José foi um polo produtor e exportador de louças de barro. A técnica trazida pelos imigrantes aço-rianos espalhou-se na localidade de Ponta de Baixo, tornando-se o meio de subsistência de dezenas de famílias que produziam diversas peças utilitárias. Há atualmente a Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros, um dos mestres locais que teve seu nome dado à escola em homenagem por ter passado sua vida inteira dedicada à produção das peças. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) É correta apenas a afirmativa 1.

b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4. d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4. e. ( X ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

12. O clima de Santa Catarina está diretamente asso-ciado à posição geográfica (latitude) e às médias alti-tudes comuns no Estado.

Acerca do Estado de Santa Catarina e seu clima, é cor-reto afirmar:

1. Predomina o clima subtropical úmido com verões quentes (Cfa) comum no interior e na área norte.

2. Predomina o clima subtropical úmido com verões quentes (Cfa) comum no litoral e no oeste.

3. Predomina o clima subtropical úmido, com variações especialmente devido às diferenças de altitudes.

4. A Massa Tropical Continental é uma massa de ar quente e seca que tem sua origem no chaco paraguaio e eventualmente, no verão, desloca-se para o oeste de Santa Catarina, causando estiagem, como ocorreu no verão de 2004/2005.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3. c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4. d. ( X ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4. e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

(6)

15. A história dos mapas reflete a preocupação que o homem sempre teve em representar a superfície terrestre, utilizando técnicas de acordo com seus conhecimentos.

Acerca dos diversos tipos de mapas e das projeções cartográficas, é correto afirmar:

1. Os globos geográficos constituem-se no modo mais fiel de representar a Terra, mesmo sabendo-se que nosso planeta não é uma esfera perfeita.

2. Os globos geográficos permitem que o obser-vador tenha visão de toda a superfície terres-tre ao mesmo tempo.

3. Podemos girar os globos para termos uma visão centrada em qualquer ponto da super-fície terrestre, o que já não se pode fazer com os mapas, pois estes são fixos.

4. Os globos, para que fiquem num tamanho razoável e permitam mais fácil manuseio, pre-cisam representar a Terra numa escala muito grande, o que leva a muitas generalizações e também poucas informações.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) É correta apenas a afirmativa 1. b. ( X ) É correta apenas a afirmativa 3.

c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4. d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4. e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

16. A Serra do Mar e a Serra Geral servem de divisores de água (interflúvio) entre as bacias hidrográficas. Um interflúvio é:

a. ( X ) A área mais elevada situada entre dois vales. b. ( ) A área de cimentação de areias transportadas

pelo vento.

c. ( ) A área de depósitos argilosos que sofreram transporte.

d. ( ) A área onde a precipitação é escassa ou nula. e. ( ) O mesmo que arqueamento de crosta. 13. A Massa Polar Atlântica é uma massa de ar frio

que atua principalmente no inverno no Estado de Santa Catarina e é responsável pela queda de tempe-ratura e ocorrência de geadas e neve no Estado. Essa massa de ar, ao se encontrar com a massa tropical, forma com ela a frente fria que causa a:

a. ( ) Neve. b. ( ) Estiagem. c. ( X ) Chuva frontal. d. ( ) Chuva orográfica. e. ( ) Chuva de barlavento.

14. Diversos grupos indígenas habitavam as terras que hoje correspondem à Região Norte do Brasil quando os colonizadores portugueses iniciaram a ocupação do território e sua exploração econômica. Acerca da Região Norte, é correto afirmar:

1. A partir da década de 1950, principalmente, o governo brasileiro começou a tomar algumas medidas para integrar a Amazônia ao restante do país, visando impedir a sua internaciona-lização, ou seja, sua exploração econômica por estrangeiros.

2. Os rios constituíram vias de circulação que viabilizaram a expansão exploratória. Até o ano de 1800, essa expansão teve como princi-pais motivações a busca das chamadas drogas do sertão e a captura de indígenas para evan-gelização e escravização.

3. Os portugueses que estavam colonizando a Região Norte preocupavam-se em proteger e conquistar essas terras e vários fortes foram erguidos na região com esse fim.

4. As cidades de Manaus e Belém são exemplos de cidades originadas da implantação de fortes. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4. c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4. e. ( X ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

(7)

19. A Região Sul tem elevado grau de urbanização. A imigração europeia exerceu grande influência cultural sobre a população sulista, que também detém os mais elevados indicadores sociais do país.

Acerca da Região Sul, é correto afirmar:

1. O valor do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) representa uma média e não exatamente a realidade, pois a população dos centros urbanos também enfrenta diversos problemas, como, por exemplo, a falta de moradias. 2. As regiões metropolitanas de Porto Alegre e

de Curitiba encontram-se entre as de maior concentração industrial do Sul. Nelas encon-tramos um grande mercado consumidor, mão de obra qualificada e polos industriais bas-tante diversificados.

3. Em Santa Catarina, as praias e a Oktoberfest, festa típica de influência italiana, trazem mui-tos turistas para o Estado.

4. No Paraná, um dos grandes atrativos são as Cataratas do Rio Iguaçu, que, em sua foz, for-mam imensas quedas-d’água.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. c. ( X ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4. d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4. e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4. 20. De acordo com a atração e a influência que as cidades exercem sobre uma determinada área, há uma hierarquia na classificação da rede urbana: metrópole nacional, metrópole global, metrópole regional, centro regional, e centro sub-regional. São exemplos de metrópoles regionais:

a. ( X ) Manaus e Belém. b. ( ) Porto Alegre e Salvador. c. ( ) São Paulo e Rio de Janeiro. d. ( ) Campo Grande e Curitiba. e. ( ) Recife e São Paulo. 17. O relevo é transformado pelas forças internas

e externas da Terra, que atuam alternadamente há bilhões de anos, modelando a superfície terrestre. Acerca dos processos de formação e transformação do relevo terrestre, é correto afirmar:

1. As depressões podem se originar de movi-mentos de afundamento ou levantamento de blocos de rochas que anteriormente estavam lado a lado.

2. As montanhas são resultado do choque ou do movimento horizontal de duas placas tectô-nicas quando ocorre o dobramento de uma delas, originando grandes cordilheiras, como o Himalaia na América do Sul, os Andes na Ásia e as Montanhas Rochosas na América Central. 3. Ao entrarem em erupção, os vulcões expelem a

lava, que se solidifica e se transforma em rochas. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) É correta apenas a afirmativa 1.

b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. c. ( X ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3. 18. Acerca dos fusos horários, é correto afirmar:

1. Eles estão estreitamente relacionados com a rede geográfica, em especial os paralelos. 2. Cada fuso geográfico equivale a 16° graus. 3. Os fusos aparecem tendo no centro os

meri-dianos de 0, 15, 30, 45, 60, 75, 90, 105, 120, 135, 150, 165 e 180 graus, tanto para leste

como para oeste de Greenwich.

4. Cada fuso é numerado de zero a doze, tanto para leste como para oeste.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. b. ( X ) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4. c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3. d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

(8)

23. Os Estados Unidos representam a grande força política, econômica, militar e cultural da atualidade. É a maior população e o segundo maior país em área do continente americano.

Sobre os Estados Unidos, é correto afirmar: 1. O território dos Estados Unidos é o quarto

maior do mundo.

2. Nas regiões que correspondem ao norte e ao centro da costa leste, desenvolveram-se colô-nias de exploração.

3. Atualmente os Estados Unidos estão divididos em 50 Estados e dois deles não se encontram em terras contínuas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) É correta apenas a afirmativa 2. b. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.

c. ( X ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

24. Assinale a alternativa que indica corretamente o maior país do continente americano em relação ao tamanho territorial de sua área.

a. ( X ) Canadá b. ( ) Alasca c. ( ) Brasil d. ( ) México

e. ( ) Estados Unidos

25. O aquífero Guarani é um enorme manancial trans-fronteiriço do mundo, ocupando uma extensa área em território nacional. Alguns Estados brasileiros os quais fazem parte do aquífero Guarani são:

a. ( ) São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. b. ( ) Santa Catarina, Tocantins e Goiás. c. ( ) Paraná, Tocantins e Santa Catarina. d. ( ) Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. e. ( X ) Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas

Gerais. 21. A globalização tem várias faces. A face histórica,

em que, ao longo dos séculos, os povos entraram em contato pacífico ou hostil entre si, por via terrestre ou por meio das navegações; a econômica, movida pela expansão do comércio entre várias regiões; e a das trocas culturais, em que as línguas, religiões e tradi-ções de diversas partes do planeta tomaram contato umas com as outras.

Acerca do fenômeno conhecido como globalização, é correto afirmar:

1. O processo resultou em fusões, intercâm-bios enriquecedores e também em conflitos, expostos cotidianamente pela imprensa. 2. A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra e

espalhada para outros países europeus e para os Estados Unidos, marcou uma nova fase da globalização.

3. A partir dos anos 1970, teve início a revolução técnico-científica informacional, baseada na indústria de microeletrônica, na informática e na tecnologia da informação.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) É correta apenas a afirmativa 1. b. ( ) É correta apenas a afirmativa 2. c. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.

d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. e. ( X ) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

22. Um dos mais importantes sistemas hídricos da Região Sul é a bacia do Rio Uruguai. O Rio Uruguai: a. ( ) O Rio Uruguai nasce em Minas Gerais. b. ( ) Faz divisa com o Paraná e Santa Catarina. c. ( ) O Rio Uruguai não apresenta potencial

hidrelétrico.

d. ( X ) É formado pela junção do Rio Canoas e do Rio Pelotas.

e. ( ) O Rio Uruguai não apresenta contaminação de suas águas por agrotóxicos e efluentes oriundos da criação de aves e porcos.

(9)

27. O continente americano se destaca pela grande extensão latitudinal e grande variedade de solos, cli-mas e formações vegetais.

Acerca do continente americano, é correto afirmar: 1. A América foi colonizada pelos europeus de

forma pacífica que juntaram-se aos milhares de nativos que viviam na região.

2. Inicialmente as terras foram chamadas de Novo Mundo e começaram a ser povoadas por pessoas provenientes das grandes potências marítimas dos séculos XV e XVI como Espanha, Portugal, Inglaterra, Holanda e França.

3. A América do Sul corresponde a 43% do con-tinente e tem terras nos dois hemisférios, por ser cortada pelo paralelo de Greenwich. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) É correta apenas a afirmativa 1. b. ( X ) É correta apenas a afirmativa 2. c. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.

d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3. 26. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-

IBGE foi criado para coletar dados do Brasil e já reali-zou diversas regionalizações do território nacional. Os estudos de regionalização de um território refletem as disparidades existentes em nosso País.

Acerca do Brasil e suas regionalizações, é correto afirmar:

1. A regionalização oficial do Brasil é a que divide o território em cinco grandes regiões, também chamadas regiões geoeconômicas. 2. Para dividir o Brasil em cinco grandes regiões,

o IBGE agrupou os estados segundo uma combinação de aspectos naturais, sociais e econômicos.

3. A divisão territorial reflete as necessidades de cada época: novos estados são criados, outros são subdivididos, regiões são criadas e modificadas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) É correta apenas a afirmativa 2. b. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.

c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. d. ( X ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

(10)

29. O planeta Terra é constituído por muitos lugares com diferentes paisagens em permanente transformação.

Acerca do planeta Terra, é correto afirmar:

1. Na superfície terrestre estão os elementos que garantem a existência da vida, como água, gases, rochas e minerais.

2. O eixo real ao redor do qual gira o nosso planeta recebe o nome de eixo terrestre, que atravessa dois pontos na superfície da Terra: o Polo Norte e o Polo sul.

3. Devido à inclinação do eixo e à forma arredon-dada da Terra, a luz e o calor do Sol, importan-tes para o desenvolvimento da vida, chegam com a mesma intensidade a todos os lugares do planeta.

4. As áreas próximas ao Equador recebem grande quantidade de calor e são mais iluminadas. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( X ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4. b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4. c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4. d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4. e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4. 28. Os pontos de orientação são muito

importan-tes para indicar as direções a partir de um ponto de referência.

Acerca da localização no espaço geográfico, é correto afirmar:

1. Os meridianos são linhas horizontais que circundam o planeta.

2. Os paralelos são indicados por graus e deter-minados a partir do Equador (0°), podendo atingir o valor máximo de 90° a norte ou a sul. 3. Os principais paralelos recebem

denomina-ções específicas: Círculo Polar Ártico e Trópico de Câncer, no Hemisfério Norte; Círculo Polar Antártico e Trópico de Capricórnio, no Hemisfério Sul.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.

b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2 c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. d. ( X ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

(11)

Coluna

em Branco.

(rascunho)

30. Analise as afirmativas abaixo acerca da Oceania e

das regiões polares:

1. As regiões polares foram muito modificadas pelas atividades humanas.

2. Entre os países da Oceania, a Austrália e a Nova Zelândia se destacam pelo elevado nível de desenvolvimento econômico e humano. 3. O território da Oceania, fragmentado em

milhares de ilhas, foi intensamente explorado e modificado no período colonial.

4. A Oceania é o menos populoso dos continen-tes, sendo habitada por povos nativos com diferentes costumes, línguas e culturas nas suas milhares de ilhas.

5. Os indígenas, ou seja, a população nativa, que tem por traço cultural uma forte identificação espiritual com a terra, foi sistematicamente agredida, especialmente após a descoberta de ouro no continente.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 4 e 5. b. ( X ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4. c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5. d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5. e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

(12)

Referências

Documentos relacionados

Pode partir-se do princípio de que as alterações que se verificam no peso durante um curto espaço de tempo representam quase exclusivamente alterações dos líquidos corporais,

A razão subjacente ao postulado do concurso público traduz-se na necessidade especial de o Estado conferir efetividade ao princípio de que todos são iguais perante a Lei, sem

As calorias queimadas são calculadas com base nos passos registrados e nos dados individuais, como idade, sexo, altura e peso.. Quando o uma atividade de fitness é monitorada com

O objetivo dessa dissertação foi investigar as alterações temporomandibulares, craniofaciais e posturais associadas à respiração bucal, além de avaliar a

Considerando o Convênio nº 739233/2010 – MDA/SRA, firmado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA Por intermédio da Secretaria de Reordenamento Agrário e

O Credenciamento de profissionais pessoas físicas não estabelece obrigação da Universidade Estadual de Ciências da Saúde do Estado de Alagoas - UNCISAL em

Ato Autorizativo - Criação Último Ato Autorizativo (Reconhecimento ou Renovação de Reconhecimento) Conceito de Curso (CC) ENADE Conceito Preliminar de Curso (CPC)