• Nenhum resultado encontrado

Coleção Fábulas Bíblicas Volume 20 - A Farsa da Oração

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Coleção Fábulas Bíblicas Volume 20 - A Farsa da Oração"

Copied!
53
0
0

Texto

(1)
(2)

Coleção Fábulas Bíblicas Volume 20

A

FARSA

DA ORAÇÃO

(3)

3

Sumário

1 - A grande mentira da oração ... 4

Entendendo as desculpas engraçadas de crentes e religiosos ... 6

Para perceber a verdade, você precisa aceitar que: ... 8

Entendendo as desculpas idiotas de crentes e religiosos ... 9

Percebendo a realidade ... 11

2 - A idiotice da oração é vergonhosa ... 14

3 - Características do deus bíblico ... 17

1 - Onipotência. ... 17 2 - Onisciência. ... 19 3 - Onipresença. ... 21 4 - Imutabilidade. ... 22 5 - Sabedoria infinita. ... 24 6 - Justiça infinita. ... 25 7 - Verdade Infinita ... 27 8 - Amor Infinito. ... 28 9 - Perfeição Absoluta. ... 30

4 - Paradoxos e contradições: Deus não existe ... 32

1 - Onipotência ... 33 2 – Onibenevolencia ... 35 3 - Onipresença ... 36 4 - Onisciência ... 37 5 - Perfeição absoluta ... 39 5 - Advertências ao crente ... 41 1 - Ebooks recomendados ... 41

2 - Mais conteúdo recomendado ... 43

3 - Livros recomendados ... 45

(4)

4

1 - A grande mentira da oração

O que aconteceria se nos ajoelhássemos e orássemos para Deus desta maneira:

“Querido Deus, todo poderoso e misericordioso criador do universo, rezamos para ti agora para que cure todos os casos de câncer deste planeta esta noite. Oramos com fé, sabendo que você irá abençoar conforme descrito em Mateus 7:7-11, Mateus 17:20, Mateus 21:21, Marcos 11:24, João 14:12-14, Mateus 18:19 e Tiago 5:15-16. Em nome de Jesus oramos, Amém.”

Oramos sinceramente, sabendo que quando Deus responder esta oração completamente altruísta, não materialista, não egoísta e feita de coração, ela irá glorificar a Deus e ajudar milhões de pessoas de maneira inesquecível.

Vai acontecer alguma coisa? Não. Absolutamente nada.

E o fato de não acontecer nada, prova que Deus não existe. Veja porque: Jesus faz promessas específicas na Bíblia sobre como as orações deveriam funcionar. Jesus diz em vários lugares diferentes que ele e Deus irão responder s suas preces.

O fato destas promessas serem falsas, prova que Deus não existe. Mateus 7:7-11

(5)

5

7 - Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto. 8 - Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, abrir-se-á. 9 - Quem dentre vós dará uma pedra a seu filho, se este lhe pedir pão? 10 - E, se lhe pedir um peixe, dar-lhe-á uma serpente? 11 - Se vós, pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dará boas coisas aos que lhe pedirem.

Mateus 17:20

20 - Disse-lhes ele: Por causa da vossa pouca fé; pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível.

Mateus 21:21

21 - Jesus, porém, respondeu-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito figueira, mas até, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, isso será feito;

A mentira é reiterada em: Marcos 11:24

24 - Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis.

Jesus diz a todos nós o quão fácil é orar: João 14:12-14

12 - Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai. 13 - E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14 - Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei.

Jesus insiste na mentira: Mateus 18:19

19 - Ainda vos digo mais: Se dois de vós na terra concordarem acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.

Tiago 5:15-16

15 - A oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. 16 - Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação.

Marcos 9:23

23 - Ao que lhe disse Jesus: Se podes alguma coisa! - tudo é possível ao que crê. Lucas 1:37

(6)

6

37 - porque a Deus nenhuma coisa é impossível.

 Nada poderia ser mais simples ou mais claro do que as promessas de Jesus sobre as orações na Bíblia. E ainda assim, quando rezamos para eliminar o câncer, nada acontece.

 E tenha em mente que é Jesus quem está dizendo todas essas coisas.  Não são palavras de meros seres humanos.

 Nem a de “pessoas inspiradas”.

 Estas são supostamente as palavras do próprio Deus, encarnado em um corpo humano.

 Supõe-se que Jesus era um ser perfeito e sem pecado.  E ainda assim, está claro que Jesus está mentindo.  O que Jesus diz está obviamente incorreto.

Se quiser uma prova a mais, junte um milhão de religiosos fervorosos juntos num gigantesco círculo de oração. Peça para que todos orem, em nome de Jesus, para que Deus cure todo e qualquer caso de câncer no planeta amanhã. Reze sinceramente, sabendo que deus irá responder esta prece altruísta, não materialista e não egoísta, glorificando seu nome e ajudando milhões de pessoas de maneira inesquecível. Agora, não teremos nem um e nem dois, mas milhões de religiosos fervorosos que, por definição, têm fé e acreditam. Assim cumpriremos cada uma das exigências de Jesus.

Irá Jesus atender a esta oração agora? Claro que não.

Sua prece não será atendida, indo contra as promessas de Jesus na Bíblia. Na verdade, se rezar por qualquer coisa que é impossível, sua oração sempre será ignorada. Isso é porque Deus não existe.

Entendendo as desculpas engraçadas de crentes e religiosos

 Se Jesus é Deus, e se Deus é perfeito, por que todos esses versos não são verdadeiros?

 Jesus estava exagerando?  Estava blefando?

 Se Jesus é perfeito, por que não falou a verdade?

 Por que uma oração não pode curar o câncer no mundo todo amanhã?

Crentes possuem muitas desculpas diferentes do por que todos esses versos na Bíblia não funcionarem, mesmo que você esteja rezando sinceramente, de maneira altruísta e não material, e mesmo que a resposta sua oração ajude milhões de pessoas e glorifique o nome de Deus no processo. Eles dirão coisas idiotas como:

— “Você precisa entender o que Jesus estava dizendo no contexto do primeiro século da civilização na qual ele estava dizendo que…”

(7)

7 Ou:

— “Quando Jesus falou sobre ‘mover uma montanha’, ele estava falando metaforicamente. Quando alguém diz ‘está chovendo canivetes’, ninguém leva a mensagem ao pé-da-letra. Jesus estava usando uma figura de linguagem ao invés de algo literal…”.

Ou:

— “Deus não é uma coisa. Ele é um ser. Ele tem uma vontade. Ele tem desejos. Ele une as pessoas. Ele possui personalidade. Deus, que sabe tudo, mesmo antes de dizermos, sabe a diferença entre nossos pensamentos e nossos desejos, e quando nós estamos mesmos nos dirigindo a ele. Ele ouve nossas preces e responde. Suas respostas são baseadas em suas decisões pessoais. Não podemos predizer como ele irá nos atender a uma oração…”

O problema é que todos estes raciocínios ignoram dois pontos importantes:  Deus é supostamente um ser onipotente, onipresente, onisciente e perfeito.  A afirmação “nada vos será impossível”, junto com outros versos da Bíblia

citados acima, são falsos.

 O fato é que um monte de coisas são impossíveis para você.

Se um ser perfeito faz afirmações sobre como funcionam as orações na Bíblia, então se espera que:

 Ele as faça claramente,

 Ele diga o que elas significam,  Ele diga a verdade.

É isso que se espera de um “ser perfeito”.

 Um Deus perfeito e onisciente saberia que pessoas estariam lendo a Bíblia 2.000 anos depois e, portanto, ele não usaria uma expressão só compreensível no século I - ELE FALARIA CLARAMENTE.

 Ele saberia que pessoas leigas estariam lendo a Bíblia e interpretando literalmente, então ele falaria de uma maneira que evitasse ambiguidades, ELE FALARIA CLARAMENTE.

 Ele saberia que quando você diz “nada vos será impossível”, que isso significa “nada será impossível para você” e ele se certificaria de que isso estaria certo – ELE FALARIA A VERDADE. Se Deus diz isso, isso deve ser verdade — de outra forma, ele não é perfeito.

Infelizmente, o fato é que há milhares de coisas que são impossíveis para você fazer, não importa o quanto reze, e ninguém, incluindo Jesus, nunca moveu uma montanha.

(8)

8

Para perceber a verdade, você precisa aceitar que:

 Todos os versículos acima estão errados.  O fato é que Deus não responde orações.

 E o motivo pelo qual Deus não responde s orações é simples: Deus não existe. O problema é que Deus nunca responde qualquer oração. Toda a ideia de que “Deus atende orações” é uma ilusão criada pela imaginação humana.

 Como podemos saber que “orações atendidas” são ilusões?  Simplesmente fazendo experimentos científicos.

Basta pedirmos para um grupo de religiosos rezar por alguma coisa e então observarmos o que acontece. O que se descobre quando se testa a eficácia das orações cientificamente, é que a oração possui um efeito nulo. Não importa quem reze. Não importa se rezamos para Deus, Alá, Vishnu, Shiva, Zeus, Rá ou qualquer outro deus. Não importa pelo quê rezamos. Se fizermos testes científicos de duplo-cego nos oradores, e se as orações envolvem algo concreto e mensurável (curando as pessoas com câncer, por exemplo), sabemos que o efeito das orações é nulo. Cada caso de “oração atendida” não passa de uma coincidência. Tanto as experiências científicas quanto suas observações do dia-a-dia mostram que é isso o que acontece em cada uma das vezes.

Por exemplo, este artigo

(http://www.boston.com/news/globe/health_science/articles/2005/07/25/a_prayer_for_health /?page=1) diz:

Um dos estudos científicos mais rigorosos feitos até agora, publicado no começo deste mês, descobriu que as orações de uma congregação distante não reduzem as taxas de complicações ou mortes em pacientes hospitalizados para tratamento do coração. E:

Uma revisão dos 17 últimos estudos de “curas distantes” publicados em 2003 por um pesquisador britânico, não encontrou nenhum efeito significativo das orações ou outros métodos de cura.

Artigo da CNN de Março de 2006 discute o fato de que a mesma conclusão foi alcançada em outro estudo:

No maior estudo do tipo, pesquisadores descobriram que ter pessoas rezando por pacientes operados do coração não teve nenhum efeito em suas recuperações. De fato, pacientes que sabiam que estavam recebendo orações apresentaram uma taxa um pouco maior de complicações.

Um estudo encomendado e publicado em 2001 havia indicado que orações funcionavam. De acordo com este artigo:

(9)

9 “Em 2 de Outubro de 2001, o New York Times noticiou que pesquisadores do prestigiado Centro Médico da Universidade de Columbia em Nova Yorque descobriu algo extraordinário. Usando métodos científicos praticamente infalíveis, os pesquisadores demonstraram que mulheres estéreis que receberam orações de grupos cristãos ficaram grávidas duas vezes mais do que aquelas que não receberam oração nenhuma. O estudo foi publicado no Jornal de Medicina Reprodutiva. Até os pesquisadores ficaram chocados. O resultado do estudo só pode ser descrito como milagroso.”

Mais tarde, este estudo foi desmentido como sendo completamente fraudulento. Entretanto, todos os que cortaram o artigo original do New York Times e colaram em seus refrigeradores ainda os mantém como “prova” de que orações funcionam.

Este artigo (http://www.wired.com/wired/archive/10.12/prayer.html) intitulado Uma prece antes de morrer revela outro caso onde um “estudo científico” de orações foi provado ser fraudulento.

Não é só a oração que não funciona. Nem mesmo uma atitude esperançosa ajuda. De acordo com outro artigo:

“Uma atitude positiva não melhora as chances de sobreviver ao câncer e doutores que encorajam pacientes a manter as esperanças podem aumentar o sofrimento destes, de acordo com o resultado de pesquisas divulgadas segunda-feira.”

O dicionário define a palavra “superstição” desta maneira: Superstição

S. f.

1. Sentimento religioso baseado no temor ou na ignorância, e que induz ao conhecimento de falsos deveres, ao receio de coisas fantásticas e confiança em coisas ineficazes; crendice.

2. Crença em presságios tirados de fatos puramente fortuitos.

3. Apego exagerado e/ou infundado a qualquer coisa: “A moça tem a superstição do número treze.”

 A crença nas orações é uma superstição.

 Quando uma oração parece ser atendida, é uma coincidência.

 Simplesmente, orações não possuem absolutamente nenhum efeito no desfecho de qualquer evento. O “poder da oração” é, na verdade, “o poder da coincidência”.

 Orações não funcionam porque Deus é completamente imaginário.

Entendendo as desculpas idiotas de crentes e religiosos

(10)

10  “A razão pela qual os experimentos científicos falham em detectar Deus é porque Deus precisa permanecer escondido. Ele não atende a orações se ele sabe que será detectado.”

Para que você possa ver a verdade, você precisa entender que esta explicação é boba.  Se Deus precisa permanecer escondido, então ele não pode atender a qualquer

oração. Qualquer “oração atendida” poderia expor Deus.

A própria noção de que Deus precisa permanecer “escondido” é uma faca de dois gumes para a própria doutrina religiosa. Por um lado, religiosos dirão que “Deus escreveu a Bíblia, encarnou-se e morreu na cruz por nós, e Deus atende milhões de orações na Terra todos os dias”. Então, num piscar de olhos eles dirão “Deus precisa se manter escondido”. Deus obviamente não pode “ficar escondido” e “encarnar-se”. Estas duas coisas se excluem mutuamente. Portanto, a explicação de que “Deus precisa se manter escondido” é impossível. Assim que entender como isso é impossível, começará a ver que Deus não existe. Para que você veja a verdade, precisa aceitar o fato de que a evidência científica é acurada e irrefutável.

 Provamos cientificamente que Deus não atende qualquer oração na Terra.  Cada “oração atendida” não passa de uma coincidência.

Podemos ver a realidade olhando para um exemplo simples. Imagine que a taxa de cura para um tipo particular de câncer maligno seja de 5%. Isso significa que se 20 pessoas possuírem este tipo de câncer, o resultado é quase fatal. Somente uma dessas vinte pessoas que tem esta enfermidade sobreviverá. Sabendo disso, podemos ver o que acontece se analisarmos as orações:

 20 religiosos adquirem a enfermidade.

 Todos eles leram Tiago 5:15, então todos eles rezam.

 19 deles morrem.(95%)

 O que sobrevive proclama: “Eu orei para o Senhor e o Senhor atendeu minhas preces! Minha enfermidade foi curada! É um milagre! Eu sabia que Deus atenderia minhas preces!”

 Você não fica sabendo das outras 19 pessoas que morreram. Ninguém sequer escreve sobre eles em revistas. “Pessoa reza, e então morre” não é uma grande manchete. E já que eles morreram, você nunca saberá dessas pessoas.

 Então, se você não olhar para todos os fatos sobre essa “oração atendida”, e somente souber da pessoa que sobreviveu, parecerá que a oração foi um sucesso.

O fato é que, religiosos que oram morrem desta mesma enfermidade exatamente na mesma taxa das pessoas que não oram. Podemos ver a realidade desta situação simplesmente abrindo os olhos e olhando as informações. Mas para isso precisamos abrir nossos olhos — precisamos ver os sucessos e as falhas das orações para ver a realidade do nosso mundo. Quando agimos ceticamente e analisamos os dois lados, nós vemos o que realmente acontece.

(11)

11  Deus não atende a nenhuma oração porque Deus não existe

Percebendo a realidade

Imagine que você é uma professora. Você está em pé na frente da sala de aula trabalhando com a lição do dia. Talvez você e seus alunos estão estejam estudando conjugação de verbos ou analisando uma das obras de Shakespeare. É mais um dia normal no sistema de aula e você tem um monte de material para aplicar. Então o som enche a sala de aula. Tiros. E gritando, um homem armado entrou na escola e está atirando em pessoas que ele encontra em seu caminho pelo corredor em direção a sua sala de aula.

O que você faria?

Se você fosse professora de Inglês Neva Rogers na Red Lake High School, você teria que tomar medidas imediatas. Você poderia desligar as luzes na sala de aula. Você poderia fechar e trancar a porta da sala de aula. [ref1, ref2] Você diria a seus alunos para se agacharem em um canto da sala de aula para sair do caminho do assassino. Então você teria que ficar no meio da sala e começar a orar a Deus. De acordo com o testemunho de um aluno, Ms. Rogers orou: "Deus esteja conosco. Deus nos ajude." O atirador caminha até a porta da sala de Neva Rogers e a encontra bloqueada. Ele atira no painel de vidro da porta e ele explode em uma chuva de pequenos fragmentos cristalinos. Pelo buraco o atirador destranca a porta e entra na sala de aula. Vestido completamente de preto e medindo quase dois metros de altura, ele é uma aparição grande e assustadora. Ele cruza o limiar da sala de aula e olha para a Sra. Rogers enquanto ela reza. Ele está armado com uma espingarda de calibre 12. Ele levanta a arma com as duas mãos apontando diretamente para a cabeça de Rogers.

O que Deus deveria fazer?

O que você acha que Deus deve fazer em uma situação como esta? Dê um passo para trás por um momento e olhe para isso da perspectiva de Deus. Deus está sentado em seu trono magnífico no céu. Deus é onisciente, então ele certamente está assistindo do alto como se desenrolam os acontecimentos na escola Red Lake. Ele ouve as orações de Neva Rogers e vê o atirador apontando a arma para sua cabeça. Jesus prometeu que Deus vai ajudar e Jesus está sentado à direita de Deus. Os dois estão assistindo tudo. Claramente uma linha foi traçada. De um lado da linha é pura maldade - com dezesseis anos de idade, obviamente, um louco. Do outro lado uma profunda devoção, uma mulher de 62 anos de idade e de inflexível fé em Deus. Este é um confronto entre o bem e o mal, se alguma vez houve um. Pense em todas as possibilidades que um Deus todo-poderoso tem à sua disposição. Talvez a coisa mais fácil seria a de atacar o atirador com um fulminante ataque do coração, ou um acidente vascular cerebral ali mesmo. Centenas de pessoas morrem de ataques cardíacos nos Estados Unidos todos os dias, por isso, se Deus o matasse com um ataque cardíaco seria completamente indetectável. Os não crentes diriam que foi coincidência, mas os seguidores de Deus iriam entender o que realmente aconteceu.

(12)

12 Se Deus tivesse o desejo de ser um pouco mais espetacular, há outras possibilidades. Por exemplo, ele poderia causar um terremoto. Ele poderia enviar um anjo para ficar entre o atirador e a professora e desviar as balas. Um meteoro poderia entrar pelo teto como um raio direto na cabeça do atirador. Ou Deus poderia mandar polícia surgir na sala de aula da Professora Rogers "apenas, neste exato momento”, e matar o atirador no local. Há um milhão de coisas que um Deus todo-poderoso, onisciente e todo-amoroso poderia fazer para responder às orações Neva Rogers. O atirador olha diretamente para Neva Rogers, com sua espingarda de calibre 12 apontada para seu crânio. Ele puxa o gatilho. Nada acontece. Há um clique, mas a arma não dispara. Parece um milagre. Certamente é a mão de Deus. Infelizmente o atirador tem outra arma e ele nem hesitou. Ele pega uma pistola. Ele aponta a pistola para a cabeça da Professora Rogers enquanto ela reza e aperta o gatilho. A pistola funciona de acordo com as suas especificações. Ele atira três vezes na cabeça da Professora Rogers e, em seguida, uma vez no rosto para ter certeza. Ela morre instantaneamente, caindo em uma poça de seu próprio sangue no chão bem na frente de seus alunos apavorados. Segundo a revista Time, o que o atirador faz a seguir é notável. Ele aponta sua arma para um dos alunos da Professora Rogers e pergunta: "Você acredita em Deus?" Ao fazer isso, o atirador recria uma cena do tiroteio em Columbine. Em Columbine o estudante respondeu: "Sim" e foi morto a tiros. Em Red Lake o aluno responde: "Não." O atirador poupa a vida do aluno e começa a atirar nos outros estudantes. [ref] Um total de dez pessoas morreram naquele dia em Red Lake, antes que o atirador tirasse a própria vida.

PONTO CHAVE

Em Marcos 11:24 (NVI) Jesus promete a Neva Rogers que, "Portanto, eu lhes digo: tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá." Nas promessas de João 14:14 (NVI) Jesus PROMETE NOVAMENTE, "O que vocês pedirem em meu nome, eu farei". No entanto, quando Neva orou para proteção contra o atirador, Jesus ignorou completamente a oração dela. Jeff Weise atirou na cabeça de Neva Rogers por quatro vezes e ela morreu em uma enorme poça de seu próprio sangue.

O paradoxo

Uma situação como esta é profundamente paradoxal. Para qualquer pessoa atenta, as perguntas vêm como em uma inundação.

 Por que um Deus todo-poderoso ignora completamente as orações e permite que dez pessoas sejam assassinadas friamente diante de seus olhos?

Por que Deus salva o aluno que nega a existência de Deus?

 Por que Deus não atacou e matou o atirador no local ou não o ajudou mais cedo na vida, de modo a inviabilizar completamente a situação para que ela nunca acontecesse?

(13)

13  Como poderia um Deus amoroso permitir tal sofrimento, perverso, desnecessário e inútil quando ele claramente tem o poder e a autoridade para impedi-lo?

 Por que Jesus faz uma promessa inequívoca de responder as orações na Bíblia e em seguida renega?

 Como Deus pode ter respondido milhões de outras orações em todo o mundo naquele dia, enquanto, ao mesmo tempo ignorar esta tragédia enorme e se recusar a responder qualquer oração lá naquela escola cheia de crianças inocentes?

É difícil para nós, como seres humanos, saber o que pensar, porque a morte absurda da professora Neva Rogers não tem sentido. Nós não temos nenhuma maneira fácil de penetrar os mistérios do Senhor. O que sabemos é que essas situações profundamente paradoxais acontecem o tempo todo e deve haver uma razão para isso... E essa razão é simples e óbvia: DEUS NÃO EXISTE.

(14)

14

2 - A idiotice da oração é vergonhosa

Já falamos sobre a morte dos filhos de Jó e sobre como sofrem aqueles que têm a má sorte de serem filhos de um personagem importante na Bíblia. O livro de Jó nos conta que Jó fazia sacrifícios em nome de seus filhos para prevenir caso tivessem blasfemado contra deus em seus corações.

 Jó 1:5

 Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Talvez pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente.

Essa atividade de “Rezar e rogar pelo próximo” é muito conhecida e realizada hoje em dia, além de ser altamente questionável. Isso funciona? Posso ajudar a salvação de outros graças às minhas orações? Esses tipos de oração e rogos são muito frequentes entre os católicos e tem menos adeptos entre os protestantes. Em muitas ocasiões é algo instintivo e automático como:

 - Que Deus te cuide.

 - Que Deus ilumine teus passos.

Essas frases são muito comuns em funerais e enterros:  - Que Deus perdoe seus pecados.

(15)

15 Qual a utilidade ou eficiência desse tipo de orações e desejos? Inclusive do ponto de vista Bíblico-Religioso há varias coisas que devemos questionar.

 Se for verdadeira e eficiente essa prática levada a cabo por Jó para ajudar um pouco seus filhos, isso seria uma injustiça imensa para alguns e uma enorme vantagem para outros.

 Seria muito simples, não importaria a quantidade de pecados que cometesse, se tenho outras pessoas virtuosas rogando e orando por minha salvação.

Aqui está um exemplo que, embora seja teórico, com certeza pode ser bastante comum:

 Suponha que uma pessoa boa, mas solitária, que faz muitas coisas para o bem-estar do próximo, mas é claro que, não sendo uma pessoa cumpridora dos mandamentos de Deus, inevitavelmente morre e, claro, será condenada ao castigo divino, pois lembre-se, Deus não se importa quão bom você era na vida ou quantas pessoas ajudou, Deus só está interessado se você está arrependido de seus pecados antes de morrer.

 Agora imagine o outro lado do exemplo, considere alguém, que neste caso, não é nada bom e tem feito muito mal à sociedade, mas essa pessoa tem a sorte de ter um grande número de parentes e amigos que morrer oraram e pediram a Deus pela salvação de sua alma.

Como podemos notar, esta situação é muito frequente na maioria de nossos serviços fúnebres, onde são numerosas as petições e rogos pela salvação eterna do falecido. Do ponto de vista cristão temos duas possibilidades:

 Se for verdade que orar por outro pode contribuir para sua salvação, estamos diante da maior injustiça de todas; porque então a nossa passagem para o paraíso estaria condicionada à nossa popularidade e a nossa capacidade de ter pessoas “ajudando-nos” e não por méritos próprios.

(16)

16  Mas se tudo isso de orar e pedir ajuda para outros não é mais do que uma farsa, então todas as pessoas que fazem isso estão enganadas e o próprio Jó cometeu um deslize atroz contradizendo os mandamentos divinos.

E claro, é sempre bom ter em mente que sobre toda essa situação está presente constantemente a ONISCIÊNCIA de Deus:

 Se Deus sabe tudo, que sentido tem orar pela salvação de alguém se Deus sempre soube se essa pessoa seria salva ou não?

 Que sentido tem que Jó faça sacrifícios e santificações para ajudar seus filhos se Deus sabia qual seria o destino deles? (de fato, Deus devia saber que morreriam por culpa de uma aposta entre ele e Satanás)

 A ORAÇÃO É UMA TENTATIVA ESTÚPIDA DE O CRENTE FAZER DEUS MUDAR SEUS DECRETOS ETERNOS?

Portanto ponha–se a pensar em quantos pedidos de ajuda ao próximo você dirige a Deus diariamente, na maioria das vezes sem dar-se conta:

 “Que Deus te acompanhe” (DEUS NÃO É ONIPRESENTE?),

 “Com a ajuda de Deus tudo sairá bem” (DEUS AJUDA CONTRA QUEM?),  “Vai com Deus” (COMO SERIA IR SEM DEUS, SE ELE É ONIPRESENTE?)… Você está consciente de quanto isso é contraditório e injusto?

Você acredita mesmo que Deus, que é supostamente justo e paga a cada um segundo suas obras, vai esquecer os pecados do individuo só porque você pede? Se fosse assim, todos os ateus já estão automaticamente salvos. Pois basta declarar-se ateu para que muitos crentes passem imediatamente a rezar por sua alma. Mais ainda, os crentes parecem se preocupar muito mais com a salvação da alma dos ateus que dos próprios crentes. Neste caso os ateus já estão com a salvação garantida sem esforço algum, sem conversão e sem arrependimento.

(17)

17

3 - Características do deus bíblico

É importante tratar de entender “O que é e como é esse Deus”, já que o conceito de Deus varia muito entre as pessoas. Para muitos Deus é somente uma espécie de “Energia Universal”, para outros, Deus somos nós mesmos e inclusive para muitos outros Deus poderia ser definido como a natureza que nos rodeia. Todas essas definições não são de nosso interesse; no Ocidente, quando alguém diz que é ateu e que não acredita em Deus se refere ao Deus Judaico-cristão, o Deus que nos descreve a Bíblia e que é adorado pela maioria da civilização ocidental. É sobre este Deus que tratamos no presente trabalho. Ainda que em essência a argumentação contra Deus se possa transferir ao resto dos Deuses que existem e existiram no mundo, não são de nosso interesse aqui e agora. Sei que a muitos cristãos não lhes agrada a ideia de “conceitualizar” o seu Deus, já que segundo eles a essência divina está acima disso e Deus é indefinível. Sem dúvida a melhor maneira de conhecer Deus é através do que a Bíblia nos diz sobre ele. Por sorte a Bíblia descreve em numerosas ocasiões como é Deus e que características possui o que deixa relativamente simples a nossa tarefa de lo. Essas qualidades divinas são por todos conhecidas, mas é importante defini-las e estabelecer os limites correspondentes. Segundo a Bíblia algumas das características de Deus são:

1 - Onipotência.

Começaremos agora a analisar as diferentes características ou qualidades que possui Deus com o objetivo de delimitar e conhecer de maneira mais clara como se apresenta este ser divino. Além disso, argumentaremos porque não acredito que Deus seja um ser onipotente nem acredito que Deus seja o criador de todas as coisas. Imagino que nenhum crente cristão se atreveria a duvidar desta qualidade divina, já que é uma das mais abundantes e claras em toda a Bíblia. Nomear todos os versículos bíblicos que afirmam que Deus é todo poderoso seria uma tarefa titânica. Todos os cristãos creem sem nenhuma dúvida que Deus é todo poderoso e que é o criador de todas as coisas. Só citaremos um versículo Bíblico para estarmos seguros desta qualidade:

 Genesis 17:1

 1 - Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.

Não há nenhuma razão para acreditar que do ponto de vista racional e lógico Deus seja um ser “todo poderoso” e “criador de todas as coisas”:

(18)

18 Se for verdade o que diz a Bíblia, que Deus criou todas as coisas, então Deus também criou o mal e as calamidades humanas. Se pararmos para pensar, isto é contraditório porque se pode dizer que tudo o que Deus criou é bom e de suas criações não pode sair o mal. Ainda que não acreditem, na Bíblia se diz em varias ocasiões que Deus criou o mal e as calamidades:

 Isaías 45:6-7

 6.Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro. 7.Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas.

Jó 42:11

 11. Então vieram ter com ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa; condoeram-se dele, e o consolaram de todo o mal que o Senhor lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro e um pendente de ouro.

 Jó 5:18

 18. Pois ele fere, mas dela vem tratar; ele machuca, mas suas mãos também curam.

 Gênesis 2:16

 16 - E o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livremente de qualquer árvore do jardim, 17 - Mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá".

Como podem ver nestes exemplos, sem dúvida Deus criou o mal e as enfermidades. Também é conhecido o ditado popular “o mal não existe, é só a ausência do bem”, isto não tem sentido, já que a Bíblia trata e nomeia o mal como algo bem definido e não como a ausência do bem.

- Literalidade.

Deus não pode “literalmente” ser o criador de todas as cosas. Há coisas que por definição Deus não as criou, o homem as criou. Por exemplo: Deus não criou o aço que não existe na natureza, pois é a combinação de ferro, carbono e outros tantos elementos. O homem criou o aço, não Deus. Claro que o crente dirá: “Mas Deus criou o ferro, o carbono e também o homem, portanto Deus é o criador indireto do aço e de todas as coisas que o homem inventa e fabrica”, aqui temos a palavra clave: “indireto”. Se a premissa acima é correta: então Deus é o “Criador indireto de todas as coisas”, o que deixa a sua perfeição muito limitada.

- Lógica.

Um argumento que os nós ateus usamos com frequência para demostrar à falta de lógica ao afirmar que Deus é todo poderoso é o famoso argumento da “pedra pesada”. Se Deus é todo poderoso e pode criar o que deseje, Poderia Deus criar uma pedra tão pesada que nem ele mesmo pudesse levantá-la? Por simples lógica, Deus não pode

(19)

19 fazê-lo. Isto seria o mesmo que afirmar que “Deus não pode evitar que a soma de uma unidade mais outra unidade de como resultado duas unidades”, esta é uma abordagem matemática básica e não pode ser quebrada nem mesmo por Deus. Diante disso os crentes responderão: “Deus só pode fazer coisas dentro da lógica”. Isso que dizer que Deus tem um limitante “A Lógica”, convertendo-se assim em um ser limitado a algo superior a ele e perderia sua essência perfeita. A característica divina ficaria assim: “Deus é o criador de todas as coisas logicamente possíveis”.

- Leis naturais.

Este é um argumento levantado por Bertrand Russell: “as leis naturais são independentes da criação divina” Deus deve acatar as leis naturais, portanto estão acima de Deus. Vejamos um par de exemplos: A lei da gravidade (9,8 mts/seg2) é a velocidade com que a terra atrai os objetos para o seu centro; e o oxigênio que forma o ar que respiramos (O2). A pergunta é a seguinte: Porque Deus criou as leis naturais assim e não de outra forma? Deus poderia ter feito a gravidade com valores mais baixos, desta forma poderia evitar milhões de mortes por quedas, fraturas, acidentes etc. Também Deus poderia fazer-nos respirar nitrogênio e não oxigênio, já que o nitrogênio é mais abundante no ar que o oxigênio, assim evitaria milhares de mortes por asfixia. O crente cristão tem três possíveis respostas a isto:

1) “Deus fez dessa maneira por que era o melhor para o mundo”: O melhor? Tantas mortes por culpa da gravidade e tantas asfixias são o melhor que Deus poderia fazer?

2) “Deus fez assim porque ele faz o que deseja”: isto equivale a dizer que “Deus faz o que lhe dá na cabeça” Que sentido tem adorar um Deus caprichoso que faz as coisas só porque lhe dá na telha?

3) “Deus fez dessa maneira porque tinha que fazer assim”: Deus está submetido às leis naturais. Esta é a única maneira de que Deus poderia fazê-lo. Deus não poderia criar a gravidade com um valor menos ou nos fazer respirar nitrogênio porque as leis naturais o impediam. Ou seja, Deus deve cumprir e acatar essas leis naturais. Um Deus que está submetido a leis superiores a ele, perde sua essência de perfeição absoluta.

Existem inumeráveis razões que nos indicam que a onipotência de Deus está muito comprometida. Mas acredito que estas abordagens são suficientes para abrir uma base de opiniões a respeito com o crente cristão que deseje aprender mais sobre o Deus que adora.

2 - Onisciência.

Seguindo com a análise das qualidades de Deus veremos agora a característica mais polêmica e controversa de Deus: sua onisciência ou a capacidade de saber tudo. Tampouco acredito que algum crente seja capaz de por em duvida esta qualidade. Deus sabe tudo. Sabe nosso passado, conhece nosso presente e sabe o que nos

(20)

20 acontecerá no futuro. Deus conhece tudo sobre todos nós e sobre o mundo. O problema desta característica celestial é que em muitas das minhas conversas com crentes cristãos parece que não entendem muito bem o que significa e tendem a mal interpretá-la. A melhor maneira de eliminar as dúvidas sobre isso é investigar o que diz a Bíblia a respeito. Existem vários versículos que esclarecem sobremaneira este ponto:

 Jó 14:16

 16.Mas agora contas os meus passos; porventura não vigias sobre o meu pecado?

 Jó 23:10

10.Porém ele sabe o meu caminho; provando-me ele, sairei como o ouro.  Jó 42:2

 2.Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.

 Salmos 44:21

 21.Porventura não esquadrinhará Deus isso? Pois ele sabe os segredos do coração.

 Isaías 46:10

 10.Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade.

 Jó 23:14

 14.Porque cumprirá o que está ordenado a meu respeito, e muitas coisas como estas ainda têm consigo.

 Lucas 12:7

 7.E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.

Como podem ver há muitíssimos versículos que asseguram que Deus sabe tudo. O problema começa quando se afirma que o homem tem “Livre arbítrio”, ou seja, que o homem tem liberdade para escolher o que deseja. Este é um dos pontos mais quentes da conversação Ateu-Cristã. É muito difícil harmonizar a ideia de que podemos escolher livremente e que Deus já sabe todo nosso futuro e que nossa historia está escrita de antemão. Sem dúvida, amigo crente, para você Deus já sabe quem será salvo e quem não será. Isso Deus sabe, já que sabe tudo. Mas como posso eu escolher se o meu destino já esta escrito? Segundo essa premissa, não importa o que eu decida, sempre terminarei cumprindo o que Deus escreveu para mim. Não tenho saída. Muitos crentes tentam responder a isso dizendo: “Deus pode saber o nosso futuro, mas nós não sabemos”, saiba ele ou não isso não tem absolutamente nenhuma influência nos acontecimentos futuros, já que irremediavelmente acabarei cumprindo o que Deus quer. Além disso, existem também vários versículos que negam que Deus seja onisciente e que saiba tudo. É um tema espinhoso e controverso que se levará varias linhas para debatê-lo e o trataremos em numerosas oportunidades. Eu, por ser ateu não acredito que o meu destino esteja escrito nem em nada do tipo. Ninguém sabe o meu futuro. O futuro não existe, o vamos criando

(21)

21 dia após dia através de nossas decisões. Considero-me um ser livre e não estou nesta vida para cumprir nenhum livro. Sei que você, amigo crente, se considera livre para escolher o que deseja, porém isso não contradiz tudo que existe na sua Bíblia sobre Deus e sua onisciência?

3 - Onipresença.

Deus está em toda parte, o tempo todo. Isto sabe qualquer crente. Mas lamentavelmente a Bíblia não é muito clara a respeito e existem poucos versículos que nos indicam isto de forma pontual. Ao dizer que Deus se encontra em todo lugar se assume outra característica divina: a Invisibilidade. Deus é em essência um ser invisível e etéreo. Claro, tem que ser; nada que seja visível está em todo lugar ao mesmo tempo. A imaterialidade é um requisito obrigatório para cumprir esta premissa. As qualidades de onipresença e invisibilidade trazem consigo vários problemas ao tentar entender isto de forma racional. Apesar de que Deus está em todo lugar, a Bíblia nos diz que Deus foi visto de maneira precisa em varias oportunidades; inclusive até falou com varias pessoas em determinadas ocasiões; isto significa que para ser visto e escutado em um momento e lugar preciso deveria estar ali e não em todos os lugares. Também, fazer-se visível para varias pessoas sem dúvida deixou de ser invisível, já que as coisas invisíveis não se podem ver. É impossível dizer com toda segurança que Deus é invisível, já que foi visto em várias oportunidades:

 Gênesis 32:30

 30.E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.

 Êxodo 24:10-11

 10.E viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como que uma pavimentação de pedra de safira, que se parecia com o céu na sua claridade. 11.Porém não estendeu a sua mão sobre os escolhidos dos filhos de Israel, mas viram a Deus, e comeram e beberam.

 Êxodo 31:18

 18.E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.

Êxodo 33:11

 11.E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois se tornava ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda.

 Êxodo 33:23

 23 - E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá.

Então, Deus é invisível ou não?

Ou só é invisível às vezes?

(22)

22 Há outra coisa que atenta contra a invisibilidade e o caráter etéreo de Deus, é que Deus tem dedos, cara e costas (Gênesis 32:30; Êxodo 31:18; Êxodo 33:23) isto equivaleria a dizer que Deus está composto por algo físico que se pode ver o que atentaria contra a sua condição de ser espiritual o imaterial.

 É muito difícil sustentar que Deus é um ser espiritual e invisível quando a própria Bíblia nos diz o contrario.

Como ponto final, quero fazer uma observação à maneira de piada:

1. Porque quando o crente quer referir-se a Deus sempre olha ou aponta para cima, para o céu?

2. Se Deus está em todo lugar, não tem sentido busca-lo no céu nem entre as nuvens – ELE ESTÁ EM TODO LUGAR. Ou não?

3. Curioso não?

4 - Imutabilidade.

Uma qualidade divina que parece estar muito claramente estabelecida nas “Santas Escrituras”, mas que por sua vez a própria Bíblia se contradiz é a: Imutabilidade. Isto em poucas palavras é: “Deus é o mesmo desde sempre, ele não muda.”. Ser imutável significa ser sempre o mesmo, sem experimentar nenhum tipo de mudança ou alteração. Não mudam nem Deus, nem seus desígnios. A Bíblia nos diz em varias oportunidades que isto é correto, Deus não muda:

 Salmos 102:27

27.Porém tu és o mesmo, e os teus anos nunca terão fim.  Salmos 33:11

 11.O conselho do SENHOR permanece para sempre; os intentos do seu coração de geração em geração.

 Tiago 1:17

 17.Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.

 1 Samuel 15:29

 29.E também aquele que é a Força de Israel não mente nem se arrepende; porquanto não é um homem para que se arrependa.

 Malaquias 3:6

 6.Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.

 Hebreus 13:8

 8.Mas, do Filho, diz: O Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de equidade é o cetro do teu reino.

(23)

23 Apesar de todos estes versículos que sem dúvida afirmam que Deus é Imutável, também em varias ocasiões a própria Bíblia parece afirmar o contrario que Deus muda de opinião e não é o mesmo desde sempre:

 Gênesis 6:6-7

 6.Então se arrependeu o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração. 7.E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de havê-los feito.

 Êxodo 32:14

 14.Então o SENHOR arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo.

 Jonas 3:10

 10.E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez.

 2 Samuel 24:16

 16.Estendendo, pois, o anjo a sua mão sobre Jerusalém, para destruí-la, o SENHOR se arrependeu daquele mal; e disse ao anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta, agora retira a tua mão. E o anjo do SENHOR estava junto à eira de Araúna, o jebuseu.

Podemos ver claramente duas coisas aqui:

1. Ou a Bíblia se contradiz em varias ocasiões,

2. Ou isso da “Imutabilidade Divina” é algo ambíguo e não deve ser levado muito a serio.

3. Em qualquer dos casos Deus parece meio fora da casinha.

Outro fator que compromete a Imutabilidade de Deus é o fato que no passado ele mesmo cometeu atos reprováveis e logo depois mudou de caráter com respeito às suas ações. Por exemplo, todos nós recordamos os fatos ocorridos durante o diluvio universal ou na destruição das cidades de Sodoma e Gomorra, ambos os fatos narrados no Gênesis. Nestas duas situações houve uma destruição total dos seres humanos incluindo crianças e animais inocentes, ao que parece foram realizados diretamente por Deus para erradicar o mal de ambos os lugares. Imagino que o crente estará de acordo comigo de que em ambos os fatos morreram crianças completamente inocentes dos pecados de seus pais. Claro, você também dirá que Deus teve suas razões para fazê-lo. Em todos os casos em varias oportunidades Deus no Antigo Testamento se nos apresenta como um Deus combativo e vingativo, que promoveu múltiplas guerras e inclusive assassinou em varias ocasiões pessoas por sua própria conta. Já no Novo Testamento vemos um Deus completamente diferente, um Deus que é todo amor e ternura e que parece esquecer seu passado quando era chamado “Deus dos Exércitos”.

(24)

24

5 - Sabedoria infinita.

A sabedoria de Deus é uma das características divinas mais conhecidas pelo crente. Deus é infinitamente sábio e nunca se equivoca. A Bíblia é bem específica em centenas de versículos.

 Jó 9:4

 4.Ele é sábio de coração, e forte em poder; quem se endureceu contra ele, e teve paz?

 Jó 12:13

13.Com ele está a sabedoria e a força; conselho e entendimento têm.  Isaías 40:28

 28.Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.

 Daniel 2:20

 20.Falou Daniel, dizendo: Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele são a sabedoria e a força;

Como é lógico pensar, a Bíblia ao ser totalmente inspirada por Deus, não tem erros; nem Jesus, a materialização física de Deus, tampouco se equivoca ou jamais se equivocou. Bom, descrever todos os erros e contradições da Bíblia levaria muito tempo, já que são muitos, descrever os erros de Jesus também, assim para não fazer um cansativo trabalho de análise citaremos apenas uns “pequenos equívocos” de Jesus tal como se encontra na Bíblia:

 Mateus 16:28

 28 - Em verdade vos digo que alguns há dos que aqui estão que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino.

Isto, tomado de forma literal é um erro, pois morreram todos os dessa geração e Jesus ainda não voltou. Morreram várias gerações e o esperado regresso de Jesus não aconteceu. Claro, você como crente dirá: “não se deve entender isso de modo literal”, sim, é fato que Jesus usava parábolas para exemplificar algumas partes de sua doutrina; porém quando fazia isso ele declarava antecipadamente. Em nenhuma parte se assume que isto é uma parábola. Outros crentes afirmam que a geração a que se refere o versículo não é literal e logo começam a procurar cálculos de anos e a fazer estranhas explicações do que poderia ser uma “geração”. Os próprios crentes tratam logo de consertar esse equívoco evidente, sem sucesso é claro.

 Mateus 12:40

 40 - Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.

Este é um dos equívocos mais claros e evidentes de Jesus-Deus. Neste versículo profetizou que ressuscitaria depois de três dias e três noites. Todos nós sabemos que

(25)

25 Jesus esteve no túmulo no máximo por um dia e meio, morreu em uma tarde de sexta-feira e já na manhã de domingo foi ressuscitado. Para cumprir o que o verso diz ele tinha que ter saído do túmulo na manhã de segunda-feira. Não há praticamente nenhuma explicação razoável para isso, a menos que você amigo cristão comece de novo a fazer cálculos para dar aos "três dias e três noites” significados diferentes.

 Marcos 7:14-15

 14.E, chamando outra vez a multidão, disse-lhes: Ouvi-me vós, todos, e compreendei. 15.Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem.

Eu sei que os crentes cristãos têm dado milhares de interpretações a estas palavras de Jesus, alguns dizem que se refere ao pecado, à palavra ou a centenas de outras coisas. Mas a verdade é que Jesus quis fazer uma comparação de qualquer uma destas interpretações possíveis com o que entra literalmente no homem (comida, por exemplo) e o que sai (fezes). Certamente, Jesus ao possuir sabedoria infinita deveria saber que existem milhões de coisas que, quando ingeridas podem contaminar o corpo causando doenças e até a morte. Portanto, esta besteira de que "Nada existe fora do homem e que ao entrar nele o possa contaminar” é um erro gigantesco. Estes são apenas três exemplos e como dissemos anteriormente, citar todos seria tarefa impossível. Em muitas oportunidades analisaremos outros tantos erros com mais calma e atenção. Certamente que o leitor crente cristão deve ter muitas respostas premeditadas para poder a duras penas justificar todos estes erros, a desculpa mais comum utilizada nesses casos é: “a Bíblia necessita ser interpretada”, claro, com esta resposta podem responder a todos os erros que aparecem nas santas escrituras. Você amigo crente já usou esta desculpa alguma vez?

6 - Justiça infinita.

Agora comentaremos brevemente sobre uma característica divina que a meu modo de ver é uma das mais citadas na Bíblia, mas por sua vez é uma das que menos atenção recebe, “A Justiça eterna de Deus”.

A “santa palavra” afirma em numerosas ocasiões que Deus é infinitamente justo e que dará a cada um, o que merece.

 Deuteronômio 10:17

 17.Pois o SENHOR vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas;

 1 Pedro 1:17

 17 - E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,  Gálatas 2:6

(26)

26

 6 - E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram;

 1 João 3:7

 7 - Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo.

… e muitos outros.

Apesar de todos estes inumeráveis versículos que avaliam a justiça divina, às vezes paramos para pensar se isso tem algum fundamento. É verdade que deus é um ser justo e que sua criação é justa? Certamente é necessária muita ingenuidade para pensar que o mundo é ou alguma vez foi um lugar justo. Praticamente tudo o que nos rodeia está cheio de injustiças: vemos dia a dia como gente desonesta progride na vida enquanto gente honesta sofre desgraças não merecidas. Observamos como os desastres naturais tiram a vida de milhões de pessoas inocentes; sobretudo as maiores vítimas da injustiça humana, as crianças, são elas que normalmente sofrem as maiores consequências da falta de justiça a cada momento. Se o crente leitor ainda acredita que a história bíblica do dilúvio é correta, terá que admitir que neste caso tivessem que morrer crianças inocentes sem absolutamente nenhuma culpa dos erros de seus progenitores. Dessa história absurda surge uma grande dúvida, uma dúvida que deve corroer até o cérebro de muitos crentes: Por que se Deus é justo, tiveram que morrer crianças inocentes nesse dilúvio? Jamais se obteve uma resposta convincente de qualquer crente, mas certamente muitos se consolam com o conhecido autoengano de que “Deus é misterioso e sabe o que faz”, mas lá no fundo sabem não é uma resposta para nada.

Amigo crente, vejamos um exemplo clássico, que certamente você acredita que pode ocorrer: Vamos supor que um ateu qualquer, por exemplo, da Suécia (utilizo este país como exemplo porque é um dos países com maior porcentagem de ateus e menos crimes), esta pessoa ateia tem uma ficha de vida inatacável, nunca cometeu um crime nem qualquer coisa reprovável, bom esposo e grande pai, um bom amigo; com problemas e defeitos, claro, como todos nós, mas em termos gerais e diante da sociedade é um cidadão íntegro. Coloquemos no outro extremo, um assassino em série, violador e pedófilo (esta classe de criminosos lamentavelmente é comum) cuja vida é uma desgraça, tanto para ele como para os que o rodeiam e que por seus atos destruiu a vida de muitas pessoas. Imaginemos que ambos morrem. Coisa que certamente ocorrerá algum dia, mas o ateu morre sem aceitar Jesus como seu salvador e morre sendo ateu, apesar de ter sido bom em toda a sua vida; o assassino momento antes de morrer se arrepende e aceita Jesus em seu coração, claro, me refiro a uma conversão real, sincera e totalmente honesta, este assassino se arrepende de verdade de seus pecados. Segundo a crença cristã (e você como crente cristão estará de acordo) o ateu irá quase sem nenhuma dúvida ao inferno, ou ao lugar de condenação que exista, pela simples razão de que rompeu nada mais nada menos que o mandamento mais importante, “Amar a Deus sobre todas as coisas”. E no segundo caso, o do assassino arrependido, irá ao paraíso ou a seu equivalente de recompensa divina, por ele apenas ter tido a sorte de haver se arrependido a tempo.

(27)

27 Estou certo de que o leitor cristão dirá: "Bem, cada um teve a oportunidade de escolher e escolheu”; concordamos, mas essa não é a discussão, o que se discute é se isto é justo ou não.

Sejamos sinceros, parece-lhe justa a condenação do ateu decente e o prêmio do assassino arrependido? Sua resposta deveria oferecê-la aos familiares e seres queridos das vítimas do assassino.

7 - Verdade Infinita

De fato, Deus não mente, ele é completamente verdadeiro e preciso em suas palavras. Sobre isso concordam todos os crentes, este é, sem dúvida, um atributo essencial de Deus. Vamos examinar brevemente alguns versos que dizem isso para ficarmos mais seguros:

 Tito 1:2

 2.Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos;

 Romanos 3:4

 4.De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, E venças quando fores julgado.

OK, este ponto está claro agora.

Deus não mente. Correto?

Sem levar em conta as numerosas contradições e erros que poderia ter a Bíblia, as quais podem ser interpretadas como mentiras ou erros, há dois versículos onde de fato confundem o leitor e parece que Deus mentiu de forma descarada, inclusive ele mesmo descobrindo o engano.

 Jeremias 7:22

 22.Porque nunca falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios.

Este é um versículo bastante comprometedor para Deus, porque afirma que não decretou algumas ordens, das quais há milhares que confirmam que essas ordens foram dadas. Citar aqui todos os versículos onde Deus ordenou fazer holocaustos e sacrifícios seria um trabalho realmente esgotador devido à enorme quantidade deles. Mas isso não é necessário, pois o próprio Deus responde a si mesmo confessando que mentiu cinicamente.

 Ezequiel 20:25-26

 25.Por isso também lhes dei estatutos que não eram bons, juízos pelos quais não haviam de viver; 26.E os contaminei em seus próprios dons, nos quais

(28)

28

faziam passar pelo fogo tudo o que abre a madre; para assolá-los para que soubessem que eu sou o SENHOR.

Aqui o mesmíssimo Deus reconhece que havia ordenado holocaustos e sacrifícios, contradizendo o dito em Jeremias 7:22.

Mas uma das coisas mais curiosas sobre as “mentirinhas” de Deus é a famosa “primeira mentira”. Este é um argumento muito usado pelos ateus porque é interessante e sugestivo. Se perguntarmos a um crente medianamente informado sobre o Gênesis e a origem do homem segundo a Bíblia:

Qual foi a primeira mentira?

Acredito que depois de pensar um pouco responderia:

“A primeira Mentira foi dita por Satanás a Eva”, e neste caso o crente estaria se referindo a Gênesis 3:4-5 (4.Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. 5.Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal..),

Mas esta é a primeira mentira? Não, a primeira mentira é esta: Gênesis 2:16-17 (16.E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, 17.Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.), obviamente isto é mentira, no dia em que Adão comeu deste fruto não morreu. A prova está em Gênesis 5:3-5 (3.E Adão viveu novecentos e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e lhe pôs o nome de Sete. 4.E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas. 5.E foram todos os dias que Adão viveu novecentos e trinta anos, e morreu.), ou seja, ele viveu muito tempo depois que comeu o fruto da árvore.

Como se pode ver, a primeira mentira foi dita pelo próprio Deus e não por Satanás como geralmente se costuma crer. Também sabemos que os crentes possuem milhares de desculpas para justificar isto, sejamos sinceros, não é algo muito suspeito?

Deus é o pai da mentira?

8 - Amor Infinito.

Se existe uma frase que resume todos os sentimentos e pensamentos do cristão sincero, esta frase é: “Deus é amor.” Palavras retiradas de 1 João 4:8 (8.Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.). Tenho absoluta certeza de que o cristão acredita nesta frase. O cristão devoto, leal e convencido possui Deus e Jesus como primeiro pensamento ao acordar e último ao dormir. Jamais duvida de sua existência por um momento sequer e nem ao menos por um momento passa por sua cabeça o pensamento de que Deus e Jesus não sejam puro amor e bondade. Ele

(29)

29 “sabe” que Deus é bom e que os maus somos nós e nossas decisões. Deus jamais tem culpa de nosso comportamento.

 Esse comportamento não muda até que o crente passe a ler a bíblia de forma imparcial e crítica, coisa que a grande maioria evita por medo de perder a fé, pois é cada vez mais comum a frase “Deixei de ser cristão depois de ler a Bíblia”.

Isso assusta os devotos, para eles perder a fé seria como perder o chão. Ele perceberá e será obrigado a admitir que haja no mundo muitos males dos quais o homem não tem culpa e terá que atribuir isso a Deus, o que é motivo de verdadeiro pânico em sua estreita forma bíblica de pensar. Serão obrigadas a usar as famosas desculpas: “Minha mente é limitada para entender a mente de Deus.” E a grande pérola, “Os caminhos de Deus são misteriosos”.

A Bíblia diz em numerosas ocasiões que Deus é bondade, amor e misericórdia:

 João 3:16

 16.Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

 Tito 3:4

 4.Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens,

 1 Timóteo 4:4

 4.Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças.

Se pensarmos um pouco notaremos de que esta concepção de “O Deus bom” vem basicamente do Novo testamento, pois no Antigo Testamento Deus é um deus guerreiro e na maioria dos casos assassino e sanguinário.

 Números 31:17-18

 17.Agora, pois, matai todo o homem entre as crianças, e matai toda a mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele. 18.Porém, todas as meninas que não conheceram algum homem, deitando-se com ele, deixai-as viver para vós.

 Deuteronomio 7:23

 23.E o SENHOR teu Deus as entregará a ti, e lhes infligirá uma grande confusão até que sejam destruídas.

 Deuteronomio 28:63

 63.E será que, assim como o SENHOR se deleitava em vós, em fazer-vos bem e multiplicar-vos, assim o SENHOR se deleitará em destruir-vos e arruiná-los; e arrancados sereis da terra a qual passais a possuir.

 1 Samuel 15:2-3

 2.Assim fala o Senhor dos exércitos: Vou pedir contas a Amalec do que ele fez a Israel, opondo-se lhe no caminho, quando saiu do Egito. 3.Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes;

(30)

30

porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos.

 Isaías 37:36

 36.O anjo do Senhor apareceu no campo dos assírios e feriu cento e oitenta e cinco mil homens. No dia seguinte, de manhã, ao despertar, só havia lá cadáveres.

Vemos com assombro como Deus ordena fazer coisas verdadeiramente abomináveis e ele próprio assassinou com suas próprias mãos a muitas pessoas, assim como matanças onde morreram crianças inocentes (Sodoma, Gomorra e o Dilúvio Universal) O verdadeiramente surpreendente disso é que se Deus é imutável, como afirmam as escrituras (Salmos 102:27 – Salmos 33:11 – Tiago 1:17 – 1 Samuel 15:29 – Malaquias 3:6 – Hebreus 13:8 etc.), porque muda de um Deus de guerra e assassino para um Deus de amor e bondade? Se Deus é imutável porque mudou? O que fez Deus mudar de opinião?

Sempre que perguntarmos sobre isso a um cristão devoto ouviremos pérolas como “Deus não é responsável pelo mal, são os homens os culpados pelas tragédias do mundo.” Hoje até mesmo a grande maioria dos cristãos sabe que isso não é correto. A própria Bíblia nos diz que Deus é o criador do mal (Isaías 45:6-7 - Jeremias 18:11– Amós 3:6) e que os homens não causam todas as tragédias, como os desastres naturais (vulcões, terremotos e tsunamis), que são independentes da ação humana e têm ocorrido desde sempre e, claro, as vítimas inocentes desses desastres são inumeráveis. “Deus é amor”… pode ser… mas também, segundo a Bíblia, é um ser que cometeu muitos assassinatos, injustiças e abusos. Ao que parece se pode ser bom e mau ao mesmo tempo. Isso não é surpresa, assim somos todos nós, às vezes bons, às vezes maus, mas sempre tentando inclinar a balança para a bondade. Será que Deus é exatamente igual a nós? Pois a Bíblia afirma que “Fomos criados à sua imagem e semelhança”.

Será que o correto não seria: “E criou o homem, deus à sua imagem e semelhança”. Tudo leva a crer que sim!

9 - Perfeição Absoluta.

A “Perfeição” é a característica de Deus que resume todas as qualidades anteriores. Ao dizer que Deus é perfeito, se assume que é um ser isento de falhas e erros. Um estudo crítico da Bíblia vai nos dar dúvidas bastante sensatas sobre cada uma destas qualidades, pelo que o termo “Perfeição Divina” se faz bastante débil, suscetível e duvidoso. A Bíblia nos diz em várias oportunidades que Deus é perfeito:

 Mateus 5:48

48.Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito.  2 Samuel 22:31

(31)

31

 31.Os caminhos de Deus são perfeitos; a palavra do Senhor é pura. Ele é o escudo de todos os que nele se refugiam.

 Salmos 18:30

 30.Os caminhos de Deus são perfeitos, a palavra do Senhor é pura. Ele é o escudo de todos os que nele se refugiam.

Se levarmos em conta todas as características e qualidades divinas se observa dramaticamente que Deus é tudo menos um ser perfeito, vejamos este assunto desde outra perspectiva:

1. Algo que seja “Perfeito” significa que está livre de erros, é algo que não necessita de nada devido ao seu grau de perfeição.

2. Deus, por ser uma criatura absolutamente perfeita não deveria precisar de nada, é um ser pleno e perfeito, sem mancha, portanto não necessita de absolutamente nada.

3. Sabemos que não é assim, Deus necessita desesperadamente de nós, deseja muitas coisas de nossa parte e temos a obrigação de dar-lhe ou pagaremos as consequências.

Esta é uma pergunta que faço aos crentes:

1. Porque um ser que, em essência, é a perfeição absoluta necessita tantas coisas de nós?

2. Deus necessita que o adoremos, necessita que o veneremos, necessita de nossas orações, de nosso tempo, de nossas obras, enfim… Para um ser totalmente perfeito, necessita de muitas coisas!

Comentar todos os versículos bíblicos que indicam coisas que Deus quer e necessita, como rezas, orações, tributos, sacrifícios, holocaustos, mandamentos, estatutos, atividades e tantos mais, seria muito extenso e a maioria os crentes os conhece. Só comentaremos um que mostra como Deus deseja exasperadamente nossa humilhação

 1 Pedro 5:6

 6.Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele vos exalte no tempo oportuno.

De fato, se você é um cristão devoto e trata de ser uma “pessoa em Cristo”, é muito provável que desperdice grande parte de sua energia, tempo e inclusive dinheiro para agradar esse Deus tão perfeito que não necessita de nada, porém deseja desesperadamente um monte de coisas.

Imaginemos Deus antes da criação do mundo. Um Deus totalmente perfeito que de repente necessita criar um mundo e enchê-lo de criaturas para que o adorem. É muito estranho isso! Já que em seu estado de perfeição não deveria querer ou necessitar de nada. O que levou Deus a criar este mundo e seus moradores se ele era perfeito? Além disso, recordemos que Deus é onisciente e que Deus já devia saber sobre as consequências deste mundo que criaria.

Referências

Documentos relacionados

Dos 64% que responderam que em termos econômicos os transgênicos poderiam gerar benefícios para a economia do país, 5,8% relataram que estes benefícios só

bradarão em gritos de alegria.. 177 Referências bíblicas sobre oração: ela é ordenada por Deus ao Seu povo ... 178 Referências bíblicas sobre oração: ela é determinada por

Isso, se “no meio do caminho”, o Governo não mudar a regra do jogo e subir a expectativa da vida, para um número maior, elevando de cara a idade mínima para 70 e 72 anos

Quando não vemos nenhuma promessa se realizar na nossa vida, logo surgem as justificativas, que nunca variam e são sempre superficiais: “tudo é só no tempo de Deus”; “isso é

Essa dinâmica facilitará a oração para aqueles que são mais tímidos ou que possuem dificuldades de orar em frente de um grupo, também ajudará na integração de novos membros, e

“Deus não tende para nada, nem Nele, nem fora Dele, pois Ele é todo bem-aventurado; Ele não causa nada, pois Ele é tudo” (77a); “Esta ideia da

Temos então que na música ouvimos um movimento que não é o de objetos nem de uma psique, mas o movimento puro de forças fluindo em mudanças de estado e dinâmica. Esta

O contencioso tributário (onde se insere o arbitral) é um contencioso de mera anulação visando a apreciação, sequencialmente, dos vícios que conduzam à declaração