• Nenhum resultado encontrado

Relatório comentado Flambagem

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório comentado Flambagem"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Laboratório de Modelos Estruturais

(2)

1) OBJETIVOS DO ENSAIO:

O objetivo deste ensaio é analisar a flambagem de colunas com diferentes condições de apoios.

Após a realização do ensaio, o aluno de elaborar um relatório apresentando a comparação entre os resultados teóricos e experimentais. No item 4 é apresentado uma metodologia para a elaboração deste relatório.

No relatório, o aluno pode fazer uma breve descrição teórica na obtenção da carga crítica. Em seguida, é necessário fazer um detalhamento da prática experimental.

Nesta análise do comportamento de uma coluna, adotamos a hipótese de que a força é perfeitamente centrada e a coluna perfeitamente alinhada, o que raramente ocorre na prática.

2) CARGA CRÍTICA DE EULER – VALOR TEÓRICO:

É necessária a obtenção da carga crítica através da fórmula de Euler para comparar com os valores obtidos durante o ensaio. Através dessa comparação é que será possível saber se o ensaio foi feito corretamente, já que não pode ocorrer uma discrepância muito grande. É necessário uma memória de cálculo depois da apresentação dos resultados numa tabela.

A preocupação neste ensaio é com a estabilidade da estrutura, ou seja, sua capacidade para suportar uma dada carga, sem sofrer uma busca mudança em sua configuração. A discussão é voltada principalmente para colunas, isto é, para a análise e projeto de membros prismáticos verticais suportando cargas axiais.

Nós iremos notar que, se seu equilíbrio é perturbado, o sistema retornará a sua posição original de equilíbrio, desde que a carga P não exceda a um certo valor Pcr, denominada carga crítica. No entanto, se P>Pcr, o sistema irá se deslocar desde sua posição original até uma nova posição de equilíbrio. No primeiro caso, o sistema é dito ser estável, no segundo, é dito ser instável.

(3)

No dimensionamento de colunas, além de verificar que σ = P/A ≤ σadm e que a deformação δ = PL/AE se manteve dentro de especificações recomendadas,é necessário fazer a verificação da flambagem.

O valor da carga crítica é obtido, no caso de colunas bi-articulada, através de Pcr = π2

EI / L2 que é conhecida como fórmula de Euler, devido ao matemático suíço Leonhard Euler (1707 – 1783).

No caso de colunas com seção com seção transversal quadrada ou circular, o momento de inércia da seção transversal em relação a qualquer eixo é o mesmo, a coluna pode flambar em qualquer plano, dependendo apenas de restrições que possam ser colocadas pelas ligações das extremidades. Para seções transversais de outras formas, a carga crítica deve ser calculada para I = Imín . Se a flambagem ocorrer, ela acontecerá em um plano perpendicular ao eixo principal de inércia correspondente.

O valor da tensão que corresponde à carga crítica é chamado tensão crítica e designado por σcr. Fazendo r = √I/A, onde A é a área da seção transversal e r o raio de giração, temos σcr = Pcr / A= π2

EAr2/ AL2 ⇒ σcr = π2E / (L/r)2.

A relação L/r é chamada índice de esbeltez de coluna. Sendo r o menor raio de giração da seção transversal.

Analisando a expressão veremos que a tensão crítica é proporcional ao quadrado do índice de esbeltez da coluna.

O gráfico de σcr em função de L/r está desenhado abaixo, para o aço estrutural, com E = 200 Gpa e σe = 250 Mpa.

σ (Mpa) σcr π E L r = 2 2 ( / ) σe=250MP

(4)

Nesta análise do comportamento de uma coluna, vemos que quanto maior o índice de esbeltez, σcr será menor.

Para determinar a carga crítica para outras condições de vínculo nas extremidades de uma coluna usamos no lugar de “L”, a grandeza “Le” que significa comprimento efetivo de flambagem.

A grandeza Le/r é chamada índice efetivo de esbeltez da coluna. Dessa forma a carga crítica será calculada pela expressão: Pcr = π2

EI / Le2 . E a tensão crítica é obtida de maneira semelhante pela fórmula: σcr = π2

E / (Le /r)2.

A figura abaixo apresenta os comprimentos efetivos de flambagem para várias situações de apoio.

(5)

3) ENSAIO:

O aluno precisa além de descrever detalhadamente os modelos usados no ensaio, é preciso apresentar uma cronologia dos procedimentos adotados. Por fim, a aquisição dos dados é apresentada.

(6)

3.2) Detalhamento da prática experimental:

Foto 1

A carga centrada é aplicada de forma incremental através de acréscimo de bolinhas de chumbo. A cada etapa esta carga é medida através de uma balança de precisão.

As pequenas colunas são feitas de aço com o módulo de elasticidade igual a 200 Gpa. A seção tinha 11 mm de base e 0,5 mm de altura. Através desses dados o aluno precisa calcular o momento de inércia.

Os modelos têm quatro diferentes condições de contorno: Biengastada ⇒ L = 286 mm ;

Engastada e articulada ⇒ L = 290 mm ; Biarticulada ⇒ L = Le = 295 mm; Engastada e livre ⇒ L = 290 mm ;

(7)

Foto 2

As fotos 1 e 2 ilustram a realização destes ensaios. Pode-se observar na foto 2 a influência da rigidez dos apoios no valor da carga crítica.

A carga crítica no primeiro pilar da esquerda é o maior dos quatro, o que é bem visível pela quantidade de chumbo no copinho. Esta carga vai decrescendo para a direita.

Observando a fórmula de Euler é possível constatar que a única variável é o comprimento efetivo. A influência no resultado final é potencializada por ser o Le elevado ao quadrado. A partir do momento que este valor aumenta a carga crítica diminui.

O primeiro pilar representa o caso das extremidades Biengastadas; O segundo são as extremidades articulada engastada; O terceiro é biarticulada; E o quarto é uma extremidade livre e outra engastada.

(8)

3.3) Aquisição dos dados:

É feita basicamente através da medição, via Balança eletrônica digital analítica ou

(9)

4) METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS:

No relatório, o aluno precisa além de descrever detalhadamente os modelos usados no ensaio, é preciso apresentar uma cronologia dos procedimentos adotados. Por fim, a aquisição dos dados é apresentada.

Após a realização do ensaio, o aluno deve elaborar um relatório constando dos seguintes itens:

a) Uma breve descrição teórica da obtenção da carga crítica utilizando a fórmula de Euler;

b) Descrição detalhada do ensaio; c) Apresentação dos valores teóricos;

d) Apresentação dos resultados experimentais através de tabelas e gráficos;

e) Comparação entre resultados teóricos e experimentais ilustrando através de

tabelas e gráficos.

O primeiro gráfico seria Pcr(N) x Le(mm) com os valores teóricos. O segundo seria com os valores experimentais. No terceiro é feita uma comparação entre os dois resultados.

É válida a criação de uma planilha reunindo todos os resultados. Um bom exemplo é mostrado abaixo:

PLANILHA COMPARATIVA ENTRE OS RESULTADOS TEÓRICOS E EXPERIMENTAIS

Resultado Teórico Pcr ( N ) Resultado Experimental Pcr ( N ) Le = Comprimento efetivo ( mm )

Erro Percentual (teórico -Experimental) / Teórico x 100% BiEngastada Articulada-Engastada Biarticulada Engastada e livre

(10)

Para informações mais detalhadas, consulte a NBR 10719- Apresentação de relatórios t´cnicos-científico. 6.1)Apresentação: 1) Capa; 2) Índice ou Sumário; 3) Introdução; 4) Desenvolvimento; 5) Conclusão; 6) Bibliografia; 6.2) Estrutura:

O trabalho deve estar em folha A4, fonte tamanho 12, tipo TIMES NEW ROMAN, margem direita e esquerda 2,0 cm, margem superior e inferior 1,5 cm.

6.3) Elaboração do texto: “Título do Ensaio”

Introdução: É a parte inicial do texto e constitui a apresentação do tema, onde se expões o assunto como um todo. Inclui informações sobre a natureza e importância do problema, sua relação com outros estudos sobre o mesmo assunto, razões que levaram à realização do trabalho, suas limitações e seu objetivo.

Em geral, a introdução deve sintetizar as informações introduzidas durante o ensaio, bem como a forma que foram apresentadas, mas sem desenvolver o tema.

Desenvolvimento: É o corpo do relatório. Nele deve-se expor as informações apresentadas no ensaio numa seqüência cronológica, confrontando ou reafirmando as informações do ensaio com as pesquisadas.

Conclusão: É a última parte do texto, onde se relata a idéia final a que se chegou com todas as informações obtidas durante o relatório. A conclusão fundamenta-se no texto e é decorrente das provas relacionadas na discussão. Recapitula resumidamente os resultados da pesquisa e sugestões decorrentes dos dados coletados e discutidos.

Deve-se colocar também questionamentos da forma que o tema foi abordado pelo professor e a avaliação de cada aluno, tanto do tema como da forma que foi exposta,

(11)

6.4) Bibliografia:

Entende-se por referência bibliográfica o conjunto de elementos que permitem a identificação de documentos em vários tipos de material e a procedência das informações pesquisadas. No Brasil, as referências bibliográficas são normalizadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A norma que trata deste assunto é a NBR 6023/89.

O procedimento adotado para a bibliografia do texto será:

Sobrenome do autor em letras maiúsculas, vírgula, nome do autor, ponto, título da obra em itálico, dois pontos, subtítulo da obra (sem itálico), ponto, edição abreviada, a partir da segunda (se for a primeira, não se indica) , ponto, local, dois pontos, editora (apenas o nome, sem as palavras editora, S.A., Cia. Ltda, livraria e outras), vírgula, ano de publicação, ponto. Acrescenta-se ao final, o número da página citada. Deve-se lembrar ainda que os elementos da bibliografia não contêm caracteres ou são numerados.

6.5) Capa:

É o rosto do trabalho. A capa deve apresentar as informações necessárias para a identificação do trabalho. E elas são:

• Local (Instituição, Unidade, Departamento e Disciplina); • Tema (assunto a ser desenvolvido);

• Título (designação que se pões no começo do relatório e indica o assunto. Tema ≠ Título;

• Nome do Professor; • Data do ensaio;

• Nome(s) do(s) autor(es) e sua(s) matrícula(s) e turma(s).

A distribuição das informações da capa deve estar formatada de forma a facilitar a rápida identificação dos autores e do assunto abordado.

6.6) Índice ≠ Sumário:

Índice: Lista organizada que aparece numa obra impressa com a indicação das páginas, para localização dos capítulos, assuntos, nomes, etc., nela contidos.

Referências

Documentos relacionados

Tal Filosofia (a classificação de primeira não significa que depois dela venha uma filosofia segunda) deve ser entendida como a forma suprema do saber - por ser capaz

Remete para o conceito de que, caso o carbono seja inexistente na altura da produção do combustível, nomeadamente na fase da combustão, este não será envolvido na reação

“E não somente isso, mas também nos regozijamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora recebemos a expiação.” Ó, irmãos e irmãs, a conversão faz

Uma análise comparativa entre 2001 e 2007 dos dados sobre produção e consumo de energia, do nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas no País e do total de linhas

A partir dos resultados obtidos através dos comportamentos mecânicos das misturas, é possível concluir que através do ensaio marshall foi comprovado que o asfalto

Bom, é isso… Todos estes temas tratados são aspectos importantes e deverão ser observado no contexto geral, e como embasamento para os próximos textos que vou publicar sobre

Em seu trabalho, Marina Murta e Nathalia Gonçalves evocam o nome de um dos mais polêmicos artistas do século XX, que participou do despontar da Arte Moderna e de todas as

O descolamento seroso ou exsudativo da retina ocorre devido a calor, lesões ou anormalidades vasculares que resultam na acumulação de fluido sob a retina, sem a presença de um buraco