• Nenhum resultado encontrado

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ENSINO FUNDAMENTAL l. Aluno(a): Nº. Olá, alunos do 2º ano!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ENSINO FUNDAMENTAL l. Aluno(a): Nº. Olá, alunos do 2º ano!"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Olá, alunos do 2º ano!

Chegamos ao final de mais um bimestre, portanto agora vamos relembrar alguns conteúdos fundamentais que vimos durante este bimestre. Nas aulas de português trabalhamos bastante com o tema conto de fadas. Escrevemos uma lista com os nomes de contos que acontecem nas florestas, participamos do jogo “histórias que as florestas contam” e também, aprendemos um pouco mais sobre as belas histórias: João e Maria, Cinderela, Branca de Neve, Rapunzel entre outras.

Através de leituras, conhecemos as diferentes versões dos contos de fadas, em nossos momentos de reflexões, debatemos sobre a fama de mau dos lobos que aparecem nas histórias infantis como: Os três porquinhos e Chapeuzinho vermelho. Após isso, realizamos interpretações de texto e usamos a

criatividade para produzir as nossas versões sobre essas histórias.

Aprendemos como organizar a escrita de um texto, começando pela situação inicial (introdução),

desenvolvimento e situação final. Para finalizar o conteúdo, abordamos as diferenças entre as falas dos

personagens e do narrador.

Agora é a sua vez!

Capriche na realização da Orientação de Estudo, pois este é mais um instrumento que auxiliará o seu processo de aprendizagem. Onde retomamos alguns temas abordados em nossas aulas e, a elaboramos exercícios que reforçarão os conhecimentos obtidos durante as aulas. Lembre-se de realizar suas atividades em um local tranquilo e anote suas dúvidas para que possamos esclarecê-las em sala de aula durante a correção coletiva.

Disciplina: Português Bimestre: 4º

Professor(a): Michelle e Angelica Série: 2º Ano Turma:

Data: 05/10/2018 ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS – ENSINO FUNDAMENTAL l

(2)

1. Durante o bimestre conversamos sobre a fama dos lobos nos contos de Fadas. Nas linhas abaixo escreva o nome de duas histórias que aparecem lobos como

personagens. ______________________________________________________.

______________________________________________________.

2. Sobre os personagens dos contos de fadas aprendidos neste bimestre.

Marque um (X) no título da história em que aparecem estes personagens.

LOBO BRUXA

Branca de Neve

Chapeuzinho Vermelho

Os três Porquinhos

3. Através de exercícios realizados na apostila aprendemos como organizar um texto. Começando por

Situação inicial, desenvolvimento e situação final.

A seguir, leia um trecho de uma das versões da clássica e divertida história dos três porquinhos.

Era uma vez três porquinhos que resolveram sair pelo mundo em

busca de aventuras. Quando foram se despedir da mãe, ela deu

um monte de conselhos:

– Juízo, meus filhos... Cuidado com o lobo e com gente que

gosta de comer carne de porco... Não sejam preguiçosos. E nada de se

meter com más companhias. Tratem de ser honestos e trabalhar bem,

que tudo vai dar certo para vocês.

– Pode deixar mãe, a gente se porta bem. Tchau!

Os três porquinhos, recontado por Ana Maria Machado, FTD.

(3)

Esse trecho do texto corresponde a qual parte da narrativa? Pinte a placa com a resposta correta.

4. Relembrando das nossas leituras sobre contos de fadas, escreva os nomes das histórias representadas abaixo.

A. Era um animal muito esperto que resolveu ajudar seu dono dando-lhe o nome de um Marquês? ______________________________________________________________________

B. Levou alguns doces para a vovó?

______________________________________________________________________

5. Conhecemos lindas histórias e seus personagens. Faça o desenho e escreva abaixo o nome de 3 personagens de diferentes contos de fadas.

(4)

6. Em analise e reflexão sobre a língua aprendemos que a letra H não emite som quando se encontra no

começo das palavras. Leia e pinte no caça palavras os nomes de cada figura.

7. Observe no quadro abaixo as sílabas e forme palavras que começam com a letra H.

HO MA LI HI RA

CE JE GLU NO HA

TO BI HE CA TEL

___________________________ __________________________ _________________________

8-Escreva com suas palavras, a conversa entre chapeuzinho vermelho e o lobo, enquanto ele estava fingindo ser vovozinha.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

(5)

Olá, alunos do 2º!

Chegou o momento de retomarmos os conteúdos aprendidos neste bimestre para que você possa realizar ótimos estudos para as avaliações que em breve acontecerão.

Pois bem, vamos relembrar?

Iniciamos o 4° bimestre trabalhando com o maravilhoso tema chamado “Baile de máscaras”.

A partir deste tema, diversas atividades foram desenvolvidas possibilitando a ampliação do conhecimento em relação à multiplicação.

Para avançar nos conceitos do campo multiplicativo, vocês participaram de jogos e atividades em que foi necessária a elaboração de diferentes combinações misturando roupas e acessórios que possibilitaram a formação de novos figurinos.

Realizamos agrupamentos de 10 em 10, unindo as espécies de animais e calculando as vendas do jovem Sargu.

Aprendemos a montar contas de adição (dezenas e unidades) e participamos de atividades de “estimativa”, identificando quando um número é maior ou menor que outro.

Além disso, realizamos o jogo “faça 100” utilizando cartas com dezenas exatas que, quando somadas deveriam formar 100 pontos.

Para finalizar, colocamos em prática todos os conhecimentos em relação ao campo aditivo e multiplicativo, através da realização de situações problemas em que foram utilizados o registro da escrita matemática ou cálculo mental.

Agora é a sua vez!

Capriche na realização da Orientação de Estudo, pois este é mais um instrumento que auxiliará o seu processo de aprendizagem. Onde retomamos alguns temas abordados em nossas aulas e, a elaboramos exercícios que reforçarão os conhecimentos obtidos durante as aulas. Lembre-se de realizar suas atividades em um local tranquilo e anote suas dúvidas para que possamos esclarecê-las em sala de aula durante a correção coletiva.

Disciplina: Matemática Bimestre: 4º

Professor(a): Michelle e Angelica Série: 2º Turma:

Data:06/10/2018 ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS – ENSINO FUNDAMENTAL l

(6)

Resolver desafios é sempre uma tarefa fascinante! Ainda mais com alguns personagens do nosso folclore ou de nossa literatura. Querem ver?

1. Lembre-se das nossas aulas sobre “Baile de máscaras” e elaboração de diferentes figurinos. Use a multiplicação e resolva os exercícios abaixo.

Mariana separou algumas máscaras e camisetas para usar no baile. Complete os espaços abaixo de acordo com as combinações que ela poderá fazer.

4 máscaras e 3 camisetas

3 máscaras e 2 camisetas.

2. Observando as figuras abaixo, quantos figurinos podem ser formados com essas peças? Registre sua resposta.

(7)

3. Observe como Julia organizou seus brinquedos em linhas e colunas. Utilize a escrita matemática e registre a quantidade de brinquedos que ela possui.

Registro por meio da ADIÇÃO.

Registre por meio da MULTIPLICAÇÃO.

4. Em uma de nossas aulas de laboratório realizamos o jogo “faça 100” e aprendemos a contar com dezenas exatas. Agora é a sua vez! Resolva os exercícios abaixo.

A) Marina virou a carta de número 60.

(8)

5. Ajude o bezerrinho chegar até a sua mãe, pintando os números que estão na sequência de 10 em 10 na ordem crescente.

6. Resolvemos situações problemas que envolveram adição e multiplicação. Vamos relembrar o que aprendemos!

Resolva os problemas abaixo e lembre-se de escrever as respostas. Pedro tem 26 carrinhos e 63 bonecos. Quantos brinquedos Pedro têm?

(9)

7. Resolva as Operações de acordo com aprendemos em nossas aulas.

15+38= 51+ 19= 63+25= 82+13=

Utilize o quadro para armar as operações.

8. De acordo com as nossas aulas sobre Estimativa. Faça os cálculos aproximados e pinte os quadros que apresentam a resposta mais próxima das contas a seguir.

23+8 =

Maior que quarenta Menor que quarenta 39+ 6 =

Maior que quarenta Menor que quarenta

(10)

Olá crianças!

Aprendemos durante este bimestre sobre o Planeta Terra e seus recursos naturais, que o meio ambiente influencia os seres vivos e não vivos é constituído por elementos naturais como o Sol, a Luz, o Ar, o Solo e por elementos biológicos como animais, plantas, algas, entre outros.

Aprendemos que existem dois tipos de recursos naturais: Renováveis e não renováveis. Os recursos renováveis são aqueles que normalmente não se esgotam devido á rapidez com que se reproduzem. Já os recursos não renováveis, se forem utilizados em grande escala, podem se esgotar, e sua renovação requer muito tempo. Percebemos o quanto é importante

utilizarmos com responsabilidade a água, sabemos que sem ela não há vida em nosso planeta.

Em a hora do texto, aprendemos um pouco sobre matéria prima, que também é um recurso natural muito importante para a vida dos seres humanos, porque ao longo do tempo o homem foi transformando materiais extraídos da natureza em objetos, conforme a necessidades identificadas em nosso dia a dia.

Para finalizar os nossos conteúdos, falamos a respeito do lixo, que não podemos joga-lo em qualquer lugar, esse ato pode poluir nosso ambiente e além disso, prejudicar a nossa saúde.

Agora é a sua vez!

Capriche na realização da Orientação de Estudo, pois este é mais um instrumento que auxiliará o seu processo de aprendizagem. Onde retomamos alguns temas abordados em nossas aulas e, a elaboramos exercícios que reforçarão os conhecimentos obtidos durante as aulas. Lembre-se de realizar suas atividades em um local tranquilo e anote suas dúvidas para que possamos esclarecê-las em sala de aula durante a correção coletiva.

Disciplina: Ciências Bimestre: 4º

Professor(a): Série: 2º Anos A, B e C Turma:

Data:07/11/2018 ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS – ENSINO FUNDAMENTAL l

(11)

1- Leia a poesia:

Há um trecho da poesia que diz que devemos separar o lixo para reciclar.

Escreva, com suas palavras, como é possível reciclar o lixo.

2- Encontre no caça – palavras, o nome destes recursos naturais.

A G U A X M N R P S T E A R F

S R W C M S O L O M A E D E I

A D E U X B R W X S O L R D A

(12)

3- Nos espaços abaixo desenhe momentos do nosso dia a dia em que podemos encontrar esses recursos.

ÁGUA AR

SOLO SOL

4-Escreva na primeira coluna o que faz parte da natureza e na segunda, o que foi inventado pelo homem:

Faz parte da natureza Foi inventado pelo homem

(13)

5-Nas linhas abaixo escreva um recado de como podemos preservar o nosso planeta.

6- Em nossas aulas, aprendemos que alguns produtos são reaproveitados para fazer novos produtos, esse processo chama- se reciclagem.

(14)

7-A água é um componente importante e necessário para a existência de vida em nosso planeta. Sabendo disso, leia as frases a seguir e pinte apenas as alternativas corretas.

a)

b)

c)

d)

8- Agora, preencha a tabela a seguir com as informações que estão faltando, de acordo com a matéria prima. MATÉRIA PRIMA OBJETO OU PRODUTO TRANSFORMADO

MADEIRA AREIA ALGODÃO

Depois de ter revisado os seus exercícios marque um X na alternativa que você achar mais adequada para o seu aprendizado nesse bimestre.

( ) Fiz a O.E e estou seguro de que aprendi.

( ) Fiz a O.E mas não estou seguro de que tenha aprendido as questões nº _________________ ( ) Não fiz as Questões de nº__________________, porque________________________________

A água é o líquido mais importante da Terra.

Os seres humanos, outros animais e os vegetais não precisam de água para viver.

A maior parte da água de nosso planeta é água doce.

(15)

Queridos alunos!!

Chegamos ao final de mais uma etapa, portanto faremos a nossa última orientação de estudos de história e geografia deste ano. Vamos relembrar um pouco dos conteúdos abordados neste bimestre?

Em nossas aulas de Geografia, aprendemos sobre as diferentes ruas de nosso caminho, as ruas de ontem e de hoje, a diferença entre avenidas, becos, vielas e casas comerciais.

Já em nossas aulas de História, estudamos sobre tipos de brincadeiras antigas e atuais, brincadeiras indígenas e o trabalho infantil.

Através dos nossos conteúdos identificamos os diferentes jeitos de brincar, podemos brincar em grupo ou sozinhos, você teve a oportunidade de pesquisar com seus familiares as brincadeiras de outros tempos e compará-las com as atuais. Conheceram também algumas formas de brincar dos povos indígenas e de outras culturas.

Para finalizar, falamos um pouco sobre o trabalho infantil e sobre os prejuízos que causa às crianças, o desrespeito ao seu direito de brincar.

Como é bom brincar!!!

Agora é a sua vez!

Capriche na realização da Orientação de Estudo, pois este é mais um instrumento que auxiliará o seu processo de aprendizagem. Onde retomamos alguns temas abordados em nossas aulas e, a elaboramos exercícios que reforçarão os conhecimentos obtidos durante as aulas. Lembre-se de realizar suas atividades em um local tranquilo e anote suas dúvidas para que possamos esclarecê-las em sala de aula durante a correção coletiva.

Disciplina:História/ Geografia Bimestre: 4º

Professor(a): Série: 2º ano Turma:

Data:08/11/2018 ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS – ENSINO FUNDAMENTAL l

(16)

Observe a obra (brincadeiras), de Ivan Cruz.

1-Pinte abaixo somente os retângulos que apresentam as brincadeiras retratadas pelo pintor.

2-Em todos os lugares do Brasil e do mundo, os direitos das crianças devem ser respeitados. Observe as imagens e escreva abaixo o direito que elas representam:

(17)
(18)

4- Pinte o meio de transporte que você utiliza para chegar á escola.

5- No espaço abaixo desenhe seu brinquedo ou a sua brincadeira favorita. Lembre-se- se de identificar (brinquedo ou a brincadeira) e caprichar na pintura.

6-Observe a imagem abaixo e responda fazendo um X nas características da Avenida.

(19)

7- A casa de Aninha, fica perto da praça, ao lado do Shopping e próximo ao banco. Pinte na imagem a casa da Aninha.

8- Qual o nome do brinquedo que herdamos dos indígenas?

Depois de ter revisado os seus exercícios marque um X na alternativa que você achar mais adequada para o seu aprendizado nesse bimestre.

( ) Fiz a O.E e estou seguro de que aprendi.

( ) Fiz a O.E mas não estou seguro de que tenha aprendido as questões nº _________________ ( ) Não fiz as Questões de nº__________________, porque________________________________

(20)

Ao chegarmos ao fim de mais um bimestre e finalizarmos nossa apostila, iremos revisar este conteúdo visando um melhor aproveitamento em nossa avaliação bimestral.

É extremamente importante que você faça todos os exercícios em casa, com bastante atenção. Anote as possíveis dúvidas. Lembre-se de trazer a Orientação de Estudo para a escola no dia da nossa correção, para que suas dúvidas sejam esclarecidas.

Lembre-se de que poderá consultar a apostila caso necessário, porém, é importante tentar realizar sem consulta, pois, desta forma, você encontrará melhor e mais rápido suas dúvidas.

Agora vamos relembrar as atividades realizadas no 4º bimestre; durante este bimestre aprendemos os pronomes pessoais “He”, “She” e “They” com os membros da família. Por exemplo: “Grandmother and grandfather = they”.

Trabalhamos com os meios de transportes. Aproveitamos para revisar as cores e os números. Exemplo: “Ten yellow cars”.

Além disso, trabalhamos com a história do “Thanksgiving Day” – Dia de Ação de Graças - e o vocabulário pertinente. Exemplo: “Turkey and family”.

Finalizamos o bimestre falando de “Christmas” – Natal – e o vocabulário sobre o tema.

Agora é o momento de você relembrar, revisar e registrar, tudo o que aprendeu ao longo do 4º bimestre. Realize sua Orientação de Estudo com bastante calma e atenção!

ATENTE-SE À DATA DE CORREÇÃO!

2º A 2º B 2º C

09/11/2018 08/11/2018 06/11/2018 Disciplina: Inglês Bimestre: 4º

Professores: Any / Felipe Série: 2º ano Turma: Data: ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS – ENSINO FUNDAMENTAL l

(21)

1) Na lição um de nossa apostila, vimos alguns países em inglês e vimos como perguntar e responder pela origem de uma pessoa. Neste exercício você deverá responder a pergunta de acordo com o país que nasceu.

Where are you from?

______________________________________________

2) Na lição 2 de nossa apostila trabalhamos com os principais meios de transportes. Agora escreva em inglês os meios de transportes. Por exemplo: Bike = bicicleta.

____________________ _____________________ ______________________ _____________________

3) Ainda sobre meios de transportes, aprendemos como perguntar e como responder os o meios que usamos para vir a escola. E você, como vai à escola.

How do you go to school?

I go to school by ________________________

(22)

4) Durante o bimestre revisamos números de 1 a 20. Escreva em inglês os números pedidos. Por exemplo: 17 = seventeen. 15 = ________________________________ 7 = _________________________________ 11 = _______________________________ 19 = _______________________________ 20 ________________________________

5) Também continuamos a aprender os membros da família em Inglês. Então, traduza para o português.

Muito bem! Você chegou ao final!

Depois de ter revisado os seus exercícios marque um X na alternativa que você achar mais adequada para o seu aprendizado nesse bimestre.

( ) Fiz a O.E e estou seguro de que aprendi.

( ) Fiz a O.E mas não estou seguro de que tenha aprendido as questões nº ___________________, ( ) Não fiz as Questões de nº__________________, porque____________________________ _________________________________________________________________________________.

Referências

Documentos relacionados

Durante esse bimestre realizamos atividades como: resumos, atividades, tarefas, aulas práticas, debate. Grifamos trechos importantes dos textos. Isso com intuito de

Agora é mais um momento importante na sua aprendizagem, pois você realizará, em casa, os exercícios a seguir retomando todos esses conteúdos com a finalidade de

Capriche na realização da Orientação de Estudo, pois este é mais um instrumento que auxiliará o seu processo de aprendizagem. Neste retomamos alguns temas

Capriche na realização da Orientação de Estudo, pois este é mais um instrumento que auxiliará o seu processo de aprendizagem. Neste retomamos alguns temas abordados em nossas aulas.

a) bem vindo e minissaia.. Leia com atenção. Marque a alternativa em que ocorre erro na acentuação gráfica. b) Finalmente tive uma boa idéia. c) Dei-lhe uma joia de presente. d) Fez

A palavra “banco” pode apresentar mais de um sentido. Marque a alternativa em que ela é usada para designar “depósito ou conjunto de coisas armazenadas para

Agora é mais um momento importante na sua aprendizagem, pois você realizará, em casa, os exercícios a seguir retomando todos esses conteúdos com a finalidade de

Com base nesse entendimento, propomos discutir sobre as estratégias utilizadas pelo alfabetizador na tentativa de sanar as dificuldades, advindas no processo de