• Nenhum resultado encontrado

CONCILIAÇÃO MARCA DECISÕES DA ASSEMBLÉIA MUNDIAL DE NORMALIZAÇÃO DE TELECOMUNICAÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCILIAÇÃO MARCA DECISÕES DA ASSEMBLÉIA MUNDIAL DE NORMALIZAÇÃO DE TELECOMUNICAÇÕES"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Florianópolis, 14 de outubro de 2004.

CONCILIAÇÃO MARCA DECISÕES DA ASSEMBLÉIA

MUNDIAL DE NORMALIZAÇÃO DE TELECOMUNICAÇÕES

Decisões consensuais e conciliatórias sobre temas essenciais para o futuro das telecomunicações marcaram a Assembléia Mundial de Normalização das Telecomunicações – AMNT 2004, que encerrou-se no início da tarde desta quinta-feira, 14, em Florianópolis (Santa Catarina), conforme manifestações proferidas por representantes de vários países na reunião plenária de encerramento, iniciada por volta do meio-dia de hoje.

Os trabalhos da AMNT, que reuniram por 10 dias cerca de 600 delegados de mais de 150 países de todo o mundo, foram encerrados pelo conselheiro José Leite Pereira Filho, da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, tendo ao seu lado na mesa de trabalhos o presidente da AMNT, o brasileiro Francisco Sávio Pinheiro; o vice-secretário-geral da UIT, o também brasileiro Roberto Blois; e o chefe do Bureau de Normalização da UIT, o chinês Houlin Zhao. Leite ressaltou a “vontade de cooperar” dos representantes dos países -membros, o que resultou na adoção de várias decisões importantes, inclusive a viabilização dos estudos sobre as NGNs (redes de nova geração).

A reunião mundial do setor de telecomunicações, que é realizada a cada quatro anos, teve início no dia 5 de outubro, e, pela primeira vez em 140 anos de história da UIT, foi realizada no Brasil. A perspectiva inicial era de que alguns temas, pela divergência de posicionamento entre os mais de 150 países-membros presentes, pudessem levar as decisões para o voto, revelou Houlin Zhao em suas palavras finais.

Mas isso acabou não ocorrendo devido à “postura de neutralidade, conciliação e liderança” assumida pelo presidente da AMNT, o consultor brasileiro Francisco Sávio Pinheiro, eleito por aclamação no primeiro dia do encontro, 5 de outubro. “Estamos muito impressionados pelos procedimentos bem conduzidos, de forma cooperativa, pelo presidente da Assembléia”, manifestou o representante da Índia.

(2)

As qualidades de Pinheiro também foram destacadas e mereceram elogios de Zhao, bem como a Medalha de Agradecimento da UIT, entregues ao presidente do encontro durante a cerimônia de encerramento. Entre outras vitórias da conciliação, Pinheiro obteve a desistência dos Estados Unidos para sua candidatura ao Comitê de Estudos sobre Tarifas da UIT, cuja presidência os norte-americanos disputavam com a Coréia.

“A decisão por voto abriria um precedente indesejável na história da instituição mundial do setor” – a União Internacional das Telecomunicações (UIT), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), que gerencia as ações do setor em todo o planeta –, acentuou, em seu discurso de encerramento, o chinês Houlin Zhao. Manifestações semelhantes às de Zhao foram proferidas por países como Senegal, Japão, Índia, China, França, Rússia, México e Argentina, país vizinho que declarou ter presenciado “várias intervenções elogiosas de Pinheiro – nenhuma delas excessiva”.

A AMNT foi precedida do Simpósio sobre Cibersegurança, realizada pela UIT no dia 4 de outubro no mesmo local, o Centro de Convenções de Florianópolis, cidade que também testemunhou o lançamento, pelo governo brasileiro, da candidatura de Roberto Blois ao posto principal das telecomunicações internacionais, o de secretário-geral da UIT. A candidatura de Blois foi lançada pelo Itamarati em cerimônia realizada no primeiro dia do evento.

A condução dos trabalhos à base do diálogo e o aspecto cooperativo da atuação do presidente da Assembléia, Sávio Pinheiro, bem como a satisfação quanto ao desempenho da equipe de infra-estrutura do evento e da hospitalidade da Ilha de Florianópolis foram destacados por vários países, conforme depoimentos a seguir:

SENEGAL

“Queremos registrar, com satisfação e gratidão, a honrosa presidência desta Assembléia, que atuou dentro dos preceitos do espírito básico da UIT, que são o respeito aos delegados e ao consenso. Gostaríamos de agradecer ao Brasil, que disponibilizou as instalações para o evento de modo muito superior ao que poderíamos esperar, e ao interesse que foi destacado aos trabalhos de base deste

(3)

encontro. Agradecemos também ao Blois e ao Zhao pela dedicação que nos fez que chegássemos a esse feliz resultado dos trabalhos aqui desenvolvidos.”

JAPÃO

“Tivemos discussões tão produtivas nesta Assembléia que, certamente, vão assegurar à UIT sua continuidade de liderança de normalização global das telecomunicações e contribuirão para aumentar a eficácia e eficiência das telecomunicações no mundo. Gostaríamos de agradecer à Anatel, ao Brasil e à Ilha de Florianópolis pela hospitalidade com que nos receberam.”

ÍNDIA

“Gostaríamos de expressar nosso sincero agradecimento e profunda gratidã o ao Governo do Brasil em sediar esta Assembléia. Os procedimentos aqui adotados foram conduzidos pela presidência de uma forma absolutamente cooperativa e multilateral. Vamos apoiar todos os membros dos Grupos de Estudo eleitos nesta Assembléia. Destacamos nossos cumprimentos também pela eficiente organização.”

CHINA

“A delegação chinesa agradece pelo excelente trabalho e coordenação desta Assembléia, que com certeza serão mantidos nos anais da história da UIT. Queremos agradecer também a excelente logística e o serviço de suporte da Anatel e do Governo Brasileiro. Também registramos nossos cumprimentos aos presidentes e vice-presidentes eleitos dos Grupos de Estudo.”

FRANÇA

“Gostaríamos de agradecer profundamente ao Brasil por esta Assembléia e pela magnífica Ilha de Florianópolis. E também ao presidente deste encontro pela forma de condução firme, conversando e ouvindo a opinião de todos.”

(4)

RÚSSIA

“Gostaríamos de parabenizá-lo, senhor presidente, pelos grandes resultados obtidos por esta Assembléia, que contou com uma agenda muito difícil, mas gerou resultados provenientes de cooperação mútua. Também gostaríamos de agradecer ao Blois, ao Zhao e à administração brasileira pelo trabalho aqui realizado.”

SÍRIA

“Em nome dos países árabes que participaram dos trabalhos desta Assembléia e especialmente em nome do nosso país, gostaríamos de agradecer ao presidente desta Assembléia, que conseguiu os melhores resultados, e, por seu intermédio, agradecer ao Governo brasileiro e à cidade de Florianópolis, que nos receberam tão calorosamente; e também aos amigos da Anatel pela organização, que permitiu que concluíssemos os trabalhos dentro do prazo determinado.”

MÉXICO

“Gostaríamos de parabenizar o presidente desta Assembléia, que, como um grande conciliador, permitiu que chegássemos ao final deste caminho com grande êxito e consenso. Também agradecemos ao Blois, ao Zhao, ao Governo brasileiro e a Anatel pelo excelente trabalho de infra-estrutura.”

ARGENTINA

“Nos faltam as palavras, mas gostaríamos de agradecer ao presidente pela disposição demonstrada na organização desta Assembléia. É um grande prazer participar de um encontro em que a voz de todos os países teve o mesmo peso e foi encarada com o mesmo respeito e qualidade em todas as intervenções. Queremos também agradecer a todo o pessoal de apoio pelo trabalho destacado e pela capacidade que o Brasil claramente teve para organizar esse evento. Felicitamos também o povo brasileiro pelo sorriso, pela alegria de todos, dentro e fora da Assembléia, que encontramos nesta Ilha.”

(5)

Segue abaixo foto da mesa de encerramento: (da esquerda para a direita: José Leite, Roberto Blois, Houlin Zhao e Sávio Pinheiro).

Referências

Documentos relacionados

Muita gente já tinha escrito (verbo escrever, no Pretérito Mais-Que-Perfeito Composto do Indicativo) ao menino para lhe dizer que gostaria (verbo gostar, no Condicional) de

Violeta fez uma viagem ao campo durante o verão. Não gostava era de saber que lá existia uma alcateia que aterrorizava as ovelhas da quinta “Ramalhete”. Sublinha todos os nomes

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. Sempre quisera viajar como um bando de andorinhas. No

a) Carlos mobilou o consultório com luxo. Indica o tipo de sujeito das seguintes frases.. Classifica as palavras destacadas nas frases quanto ao processo de formação de palavras..

5- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

Os navegadores foram surpreendidos pela tempestade – oração subordinante Que viajavam para a Índia – oração subordinada adjetiva relativa

10.. No poema, a palavra “vassoura” surge como um nome mas também como um verbo, tal como podemos confirmar no verso “Uma vassoura vassoura”.. 14. Esta frase é do tipo