• Nenhum resultado encontrado

Falso Olho Provisório (para ser substituído) Empreendedorismo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Falso Olho Provisório (para ser substituído) Empreendedorismo"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Falso Olho Provisório

(para ser substituído)

(2)

Preencha a fi cha de cadastro no fi nal deste livro

e receba gratuitamente informações

sobre os lançamentos e as promoções da

Editora Campus/Elsevier.

Consulte também nosso catálogo

completo e últimos lançamentos em

(3)

Folha de Rosto Provisória

(para ser substituída)

Empreendedorismo

TRANSFORMANDO IDÉIAS EM NEGÓCIOS

José Carlos Assis Dornelas

(4)

© 2008, Elsevier Editora Ltda.

Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/98. Nenhuma parte deste livro, sem autorização prévia por escrito da editora, poderá ser reproduzida ou transmitida sejam quais forem os meios empregados: eletrônicos, mecânicos, fotográfi cos, gravação ou quaisquer outros.

Copidesque

Singular Traduções e Serviços Editoriais

Editoração Eletrônica

DTPhoenix Editorial

Revisão Gráfi ca

Caravelas Produções Editoriais

Projeto Gráfi co

Editora Campus/Elsevier A Qualidade da Informação

Rua Sete de Setembro, 111 — 16o andar

20050-006 — Rio de Janeiro — RJ — Brasil Telefone: (21) 3970-9300 Fax (21) 2507-1991 E-mail: info@elsevier.com.br

Escritório São Paulo

Rua Quintana, 753 — 8o andar

04569-011 — Brooklin — São Paulo — SP Telefone: (11) 5105-8555

ISBN: 978-85-352-3270-7

Nota: Muito zelo e técnica foram empregados na edição desta obra. No entanto, podem ocorrer erros de

digitação, impressão ou dúvida conceitual. Em qualquer das hipóteses, solicitamos a comunicação à nossa Central de Atendimento, para que possamos esclarecer ou encaminhar a questão.

Nem a editora nem o autor assumem qualquer responsabilidade por eventuais danos ou perdas a pessoas ou bens, originados do uso desta publicação.

Central de atendimento

tel.: 0800-265340

Rua Sete de Setembro, 111, 16o andar — Centro — Rio de Janeiro

e-mail: info@elsevier.com.br site: www.campus.com.br

Dornelas, José Carlos Assis,

1971-Empreendedorismo: transformando idéias em negócios / José Carlos Assis Dornelas. — 3.ed. — Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

il. Apêndice Inclui bibliografi a ISBN 978-85-352-3270-7

1. Empreendimentos. 2. Pequenas e médias empresas — Administração. I. Título. CDD: 658.022 CDU: 65.017.3 08-3291 D757 3.ed. CIP-Brasil. Catalogação-na-fonte. Sindicato Nacional dos Editores de Livros, RJ

(5)

Dedico este trabalho aos que empreendem, arriscam coisas grandiosas,

antecipam-se aos fatos, e constroem o futuro desta nação.

(6)

Agradecimentos

E

m empreendedorismo um dos principais ensinamentos que podemos ter é o fato de que nada se constrói sozinho, sempre há a necessidade de trabalho em equipe. Qualquer projeto empreendedor sempre terá maiores chances de sucesso se a equipe envolvida for comprometida e agregar valor, trazendo o complemento neces-sário para a conclusão do trabalho. Este livro foi escrito dessa forma, e sempre serei grato a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, contribuíram para a concreti-zação deste sonho.

Como já havia ocorrido na primeira e segunda edições, citá-las aqui é o míni-mo que posso fazer para expressar minha sincera gratidão a todos que acreditaram neste projeto e sempre se dispuseram a colaborar. Sendo assim, agradeço ao Chu e ao Adriano Picchi Neves, pelas sugestões da primeira edição. Ao Adriano Runho, por sempre estar a postos e contribuir de todas as formas. Ao Elso Raimondi, pelos con-selhos valiosos e pelo espírito empreendedor. Ao Sérgio Takahashi, da USP. Aos empreendedores dos estudos de casos da primeira, segunda e terceira edições, que de forma brilhante mostraram na prática como é ser um empreendedor: Jú-lio Worcman, Paulo Mannheimer, Oswaldo Oliveira, HéJú-lio Pedreira, José Augusto P. Silva, Dagoberto Hajjar, Robinson Shiba, Alberto Saraiva, Jorge Alberto, Jorge Eduar-do, Juliano Mendes e Romero Rodrigues. À Endeavor e, em especial, à Marília Rocca, pelo apoio e divulgação da obra. Ao Carlos Eduardo Castello Branco, do BNDES. Ao José Eduardo Fiates, da Anprotec. À Rosane Andrade, Ana Paula Colombini, Kátia Palermo, Fabiana Rezende Sá Leitão, Ricardo Gonçalves e Eduardo Pinto Vilas Boas, pelo apoio e empenho nas entrevistas com os empreendedores.

Aos amigos do Babson College, pela sempre gratifi cante troca de experiências, um agradecimento especial a: Ana Petermann, Andrew Zacharakis, Carlos Rufi n (Suffolk), David Wylie, Ed Cale, Edward Marram, Enio Pinto, Georgia Papavasiliou, Jeff Ellis, Jeffry Timmons, Joe Hadzima (MIT), Joel Shulman, John Bourne, John Newman, Jose Soza, Julian Lange, Marcia Cole, Rosângela Santos, Scott Tiffi n, Ste-phen Flavin, SteSte-phen Spinelli, Tom McDermott e William Bygrave.

(7)

viii Empreendedorismo

A todos os alunos, gerentes de incubadoras, empreendedores, executivos, profes-sores, amigos e clientes, que sempre mostraram admiração e acreditaram na idéia. Ao Prof. Sylvio e à Fundação Parqtec.

(8)

Apresentação da Terceira Edição

É

mais uma vez com grande satisfação que apresento esta nova edição do livro

Empreendedorismo, Transformando idéias em negócios. Desde seu lançamento no

primeiro semestre de 2001, este livro tem sido utilizado com sucesso por candidatos a empreendedores, empresários, executivos, professores, estudantes, pesquisadores, enfi m, por uma gama bem abrangente de profi ssionais interessados no assunto. Em-preender tem a ver com fazer diferente, antecipar-se aos fatos, implementar idéias, buscar oportunidades e assumir riscos calculados. Mais que isso, está relacionado à busca da auto-realização. Muitos brasileiros têm buscado no empreendedorismo o caminho para o sucesso. Infelizmente, nem todos têm conseguido atingir o que almejam no campo empresarial. É notório o espírito empreendedor do brasileiro, mas é preocupante o fato de muitos destes que têm iniciativa tentarem empreender achando que vontade e sorte são os ingredientes principais para a geração de gran-des negócios.

Este livro foi escrito com a intenção de prover uma forma sistematizada de entender o fenômeno do empreendedorismo e de desmistifi car a crença de que em-preen de dores de sucesso só podem ser inatos. Desta forma, esta obra procura atender a este público tão diverso e sedento por respostas práticas de como fazer acontecer. No Brasil, ser bem-sucedido como empreendedor não é tarefa fácil, mas aqueles que conseguem tornam-se referência pela ousadia, criatividade, inovação e persistência, que geralmente acompanham estes indivíduos diferenciados. E o melhor de tudo é que todos podem aprender com estes exemplos e utilizar esse aprendizado de forma a melhorar as suas chances de sucesso.

Nos últimos anos, o empreendedorismo tem sido tema primordial de debate nas várias instâncias públicas e privadas. O país fi nalmente tem dado a devida impor-tância ao empreendedorismo. Programas de apoio, cursos especializados, entidades de classe, ONGs, associações, eventos, seminários, publicações etc. têm surgido para amparar de forma mais bem planejada as iniciativas empreendedoras.

Esta obra surgiu em um momento ímpar, quando muitas dessas iniciativas eram embrionárias e buscaram em seu conteúdo inspiração e auxílio para prosseguir. É

(9)

x Empreendedorismo

gratifi cante, portanto, testemunhar como uma obra pode contribuir para o sucesso de pessoas e organizações. Em minhas palestras e viagens pelo Brasil e exterior perce-bo o interesse do público sobre o tema e cada vez mais o interesse dos mais jovens em conhecer as estratégias utilizadas pelos empreendedores bem-sucedidos. Não menos gratifi cante é observar como professores e instrutores têm utilizado a obra em seus cursos de empreendedorismo e plano de negócios, haja vista sua consolidada adoção pelo país como obra de referência. Os empreendedores, por outro lado, têm encon-trado neste livro um guia completo para o planejamento de suas empresas e projetos empreendedores.

Nesta terceira edição, cada capítulo do livro foi novamente revisado e muita in-formação foi atualizada. Além disso, procurei incluir quatro novos estudos de casos, sendo um da área de Internet (Buscapé), outro de uma bem-sucedida fabricante ar-tesanal de cerveja, adquirida em 2008 pela Schincariol (Eisenbahn), uma franquia de produtos naturais com foco ambientalmente responsável (Mundo Verde) e uma empresa situada na região amazônica, que produz bombons recheados com frutos regionais (Bombons Finos da Amazônia). Outros estudos de casos foram atualizados e foi criada uma área de acesso gratuito a downloads com cases, material complemen-tar e exemplos de planos de negócios em meu blog (www.josedornelas.com).

Para professores, disponibilizamos uma outra novidade: um vídeo completo sobre cada capítulo do livro que pode ser usado como guia para suas aulas, incluin-do dicas de como abordar o assunto em sala de aula, respostas às dúvidas mais co-muns dos alunos, exemplos de avaliação, sugestão de utilização dos estudos de casos etc. Para ter acesso gratuito ao vídeo o professor deve cadastrar-se no site da editora (www.campus.com.br).

Finalmente, posso assegurar aos leitores que os ensinamentos e proposições aqui descritos estão em consonância com o que é ensinado na principal referência mun-dial sobre a pesquisa e o ensino de empreendedorismo, o Babson College

(www.bab-son.edu), nos Estados Unidos. Tenho estado em Babson com freqüência – desde a

pri-meira visita como Visiting Scholar em 20001 – e sempre busco atualizar o conteúdo acerca do assunto, bem como debater com os mais renomados especialistas mundiais as melhores práticas do ensino de empreendedorismo. Isto tem-me permitido ana-lisar de forma mais abrangente este fenômeno, sempre levando em consideração as peculiaridades brasileiras. Espero que esta nova edição seja de grande utilidade para você leitor e que de alguma forma este livro auxilie você em sua próxima jornada empreendedora.

José Carlos Assis Dornelas

(10)

Sumário

1. Introdução 1

2. O processo empreendedor 5

A revolução do empreendedorismo 5 O empreendedorismo no Brasil 10

Análise histórica do surgimento do empreendedorismo 14

Diferenças e similaridades entre o administrador e o empreendedor 15 Conceituando empreendedorismo 22

É possível ensinar empreendedorismo? 23 O processo empreendedor 24

Resumo do capítulo 29 Questões para discussão 30

3. Identifi cando oportunidades – Parte 1 37 Diferenciando idéias de oportunidades 37 Fontes de novas idéias 41

Avaliando uma oportunidade 43

Um roteiro para a análise de oportunidades 49 Resumo do capítulo 52

Questões para discussão 52 Estudo de caso 1 53

Questões referentes ao estudo de caso 1 57 4. Identifi cando oportunidades – Parte 2 59

Oportunidades na Internet 59 Modelos de negócios na Web 60 Tendências 66

Resumo do capítulo 67 Questões para discussão 68

(11)

xii Empreendedorismo

Estudo de caso 2 68

Questões referentes ao estudo de caso 2 77 5. O plano de negócios 79

Por que planejar? 79

A importância do plano de negócios 82 Afi nal, o que é o plano de negócios? 84

Por que você deveria escrever um plano de negócios? 84 A quem se destina o plano de negócios? 86

Estrutura do plano de negócios 86

O tamanho do plano de negócios e o uso de software para sua elaboração 95 O plano de negócios como ferramenta de venda 97

O plano de negócios como ferramenta de gerenciamento 100 Concursos de plano de negócios 101

Resumo do capítulo 103 Questões para discussão 103 Estudo de caso 3 104

Questões referentes ao estudo de caso 3 109 6. Criando um plano de negócios efi ciente 111 Capa 112 Sumário 114 Sumário executivo 114 Descrição da empresa 116 Produtos e serviços 124 Mercado e competidores 130 Marketing e vendas 138 Análise estratégica 142 Plano fi nanceiro 150 Resumo do capítulo 161 Questões para discussão 161

7. Colocando o plano de negócios em prática: A busca de fi nanciamento 163 Economia pessoal, família, amigos 164

Angel investor (investidor “anjo”) 165

Fornecedores, parceiros estratégicos, clientes e funcionários 165 Capital de risco 166

(12)

Sumário xiii

Resumo do capítulo 174 Questões para discussão 175 Estudo de caso 4 175

Questões referentes ao estudo de caso 4 180 8. Buscando assessoria para o negócio 183

Incubadoras de empresas 183

Incubadoras de empresas pontocom 185 Sebrae 186

Assessoria jurídica e contábil 187

Universidades e institutos de pesquisa 187 Instituto Empreender Endeavor 189

Franchising 191

Resumo do capítulo 191 Questões para discussão 192 Estudo de caso 5 192

Questões referentes ao estudo de caso 5 197 9. Questões legais de constituição da empresa 199

Criando a empresa 199 Marcas e patentes 205 Resumo do capítulo 208 Questões para discussão 209 Estudo de caso 6 209

Questões referentes ao estudo de caso 6 212 10. Recomendações fi nais ao empreendedor 215 Referências bibliográfi cas 219

Apêndice 1

Exemplos de planos de negócios e material complementar 223 Apêndice 2

Checklist inicial para elaboração de plano de negócios 225

Apêndice 3

Sites sobre empreendedorismo 229 O autor 231

Referências

Documentos relacionados

Para saber como o amostrador Headspace 7697A da Agilent pode ajudar a alcançar os resultados esperados, visite www.agilent.com/chem/7697A Abund.. Nenhum outro software

Considerando a formação da equipe de trabalho, o tempo de realização previsto no projeto de extensão e a especificidade das necessidades dos catadores, algumas

Este relatório da actividade do Provedor do Cliente incide sobre o período de Junho a Dezembro de 2009, com início a 2 de Junho, data do lançamento oficial do site do

§1º: O funcionamento da LIGA ACADÊMICA DE NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA DA UFRGS está previsto para durar pelo menos quatro (04) meses a cada semestre letivo da UFRGS, estando

A maioria dos casos de doença está associada a ambientes sujeitos a intervenção humana onde temperatura da água é superior, alterando a concentração quer das bactérias quer dos

(2009), em estudo realizado com a madeira de Araucaria angustifolia, encontrou influência significativa da massa específica sobre a resistência ao impacto, tanto

Compliance Fortalecimento da cultura ética Mapeamento de vulnerabilidades Regulamentação Mecanismos de controle anticorrupção Plano de Comunicação Atividades de

 Supervisor Responsável pelo Estágio, indicando a qualificação acadêmica do mesmo. 5.4 Todas as atividades a serem desenvolvidas pelo estagiário deverão constar do