• Nenhum resultado encontrado

Aula de 150517

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aula de 150517"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Aula de 15/05/17 Fundos de Investimento

No Brasil um fundo de investimento possui a sua organização jurídica na forma de um condomínio de investidores, portanto o fundo de investimento possui um registro na Receita Federal (CNPJ), pois se trata de uma pessoa jurídica.

Para existir como uma pessoa jurídica o fundo de investimento deverá ter um estatuto social (que deverá ser registrado em um cartório de notas e oficio) onde constarão os direitos e deveres dos cotistas bem como os aspectos relativos à organização social do fundo.

Como todo condomínio a Assembléia de cotistas é o órgão decisor e a ela cabe aprovar o balanço social do fundo bem como definir certas funções administrativas que um fundo necessita para ser aprovado pela Comissão de Valores Mobiliários que é o órgão do Governo Federal responsável pela fiscalização dos fundos de investimento.

As funções administrativas são as seguintes:

Gestor da carteira de investimento será o responsável pela gestão do patrimônio do fundo de investimento. O gestor poderá ser uma pessoa física ou uma pessoa jurídica em ambos os casos necessitam de um registro junto a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Administrador será o responsável pela representação do fundo perante os órgãos de fiscalização do governo federal (CVM) ou o Banco Central do Brasil, necessariamente o administrador deverá ser uma instituição financeira aprovada pelo Banco Central do Brasil. Uma das funções do administrador é a determinação do valor da cota do fundo).

Custodiante será o responsável pela guarda dos títulos que compõe a carteira de investimento do fundo de investimento, o custodiante deverá ser uma empresa com autorização do Banco Central do Brasil para exercer essa função.

Há uma quarta função que não é definida no estatuto social do fundo, mas é igualmente importante para a existência do fundo, trata-se do Distribuidor que possui a função de captar recursos junto a investidores.

O Administrador deverá ainda contratar os serviços de uma empresa de auditoria, pois o balanço social do fundo deve ser auditado por uma empresa independente.

Além do estatuto social, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) exige que o fundo tenha um prospecto onde conste de forma clara os riscos que o investidor corre ao ingressar como cotista, a política de investimento do fundo e informações gerais sobre fundo tais como quem é o administrador, gestor e custodiante do fundo.

(2)

No estatuto social deverá ainda estabelecer as datas de realização da Assembléia de Cotistas (Ordinária e Extraordinária no caso dessa as regras de convocação e realização).

Como Funciona

O investidor ao aplicar os seus recursos financeiros em um fundo de investimento estará adquirindo uma certa quantidade de cotas que representarão o patrimônio do fundo de investimento.

Para calcular o valor da cota o administrador poderá utilizar duas metodologias: Cota Fechamento, nessa metodologia o Administrador irá determinar o valor da cota no final do dia e para tanto irá se utilizar o valor do patrimônio do fundo constante no final do dia, nessa situação o investidor somente irá saber o valor da cota no dia seguinte ao da aplicação.

Cota Abertura, nessa metodologia o Administrador irá determinar o valor da cota no inicio do dia e para tanto irá se utilizar o valor do patrimônio do fundo no inicio do dia, nessa situação o investidor sabe no momento da aplicação a quantidade de cotas que está adquirindo.

Assim de posse do valor da cota o administrador poderá então calcular a quantidade de cotas que cada investidor possui e claro determinar o valor atual dos investimentos realizados pelos cotistas, bastando para isso dividir o valor financeiro aportado pelo investidor pelo valor da cota (em caso de aplicação) ou multiplicar a quantidade de cotas pelo valor atual da cota para se determinar o valor atual dos investimentos (em caso de resgate, por exemplo).

Além das metodologias acima mencionadas o Administrador do fundo poderá adotar a cota de um determinado dia para aplicação ou para resgate.

Em geral os administradores adotam a cota do dia seguinte (D + 1) para as aplicações e resgates.

Essa informação deverá estar mencionada no estatuto social do fundo e no prospecto.

Alguns administradores adotam também um prazo de carência para efetuar os resgates, caso o investidor saque durante a vigência da carência ele poderá perder o a rentabilidade entre a data de aniversário da carência e a data do resgate (essa condição deverá estar mencionada no estatuto social do fundo e no prospecto).

Se estiver previsto no estatuto social do fundo o Administrador somente poderá resgatar em datas estipuladas.

(3)

Taxas Cobradas

As taxas que podem ser cobradas pelo Administrador do Fundo são: Taxa de administração

É uma taxa que o administrador cobra para executar os trabalhos relativos a gerência administrativa do fundo, essa taxa é definida (em geral) em termos anuais e incide diariamente sobre o patrimônio do fundo.

Assim ao divulgar o valor da cota o administrador já terá descontado o valor da taxa de administração.

Taxa de performance

É uma taxa que é cobrada em função dos objetivos de rentabilidade são definidos no estatuto social do fundo, assim caso o gestor do fundo ultrapasse esses objetivos ele fará jus a uma remuneração.

De igual forma o administrador ao divulgar o valor da cota do fundo já terá descontado o valor da taxa de performance do fundo.

Os critérios de cálculo da taxa de performance são definidos no estatuto social do fundo e constam do prospecto.

Taxa de entrada ou de saída

É uma taxa que poderá ser cobrada do investidor quando da aquisição de cotas do fundo (taxa de entrada ou de carregamento) ou quando o investidor solicita o resgate de suas cotas.

Nesse caso a taxa de entrada ou de saída não está computada no patrimônio do fundo, portanto o valor da cota do fundo divulgado pelo administrador não contém essa taxa.

Como todas as demais taxas esta também deverá estar definida no estatuto social do fundo e constar no prospecto do fundo.

Tipos de Fundos

Podemos dividir os fundos de investimento de acordo com as seguintes categorias:

Curto Prazo

Os fundos de investimento dessa categoria possuem a sua carteira de investimentos composta por títulos de renda fixa cujo prazo seja inferior a 360 dias possuindo assim um prazo médio da carteira menor.

(4)

Referenciado

Os fundos de investimentos dessa categoria tem por objetivo de rentabilidade proporcionar uma rentabilidade atrelada a um indexador financeiro e a sua carteira de investimento deverá ser composta ( 95% ) por títulos de renda fixa que tenham rentabilidade atrelada a esse indicador financeiro.

Renda Fixa

Os fundos dessa categoria possuem a sua carteira de investimentos (80%) composta por títulos de renda fixa pré ou pós-fixados.

Multimercados

Os fundos dessa categoria obtém a sua rentabilidade fundamentalmente a partir de operações de derivativos financeiros.

Os derivativos financeiros são contratos que visam a simular um conjunto de operações de modo a permitir que o gestor do fundo possa alavancar o patrimônio do fundo em uma determinada estratégia de investimento.

A alavancagem é a possibilidade que o gestor possuir de aplicar varias vezes o patrimônio do fundo, possibilidade que somente os derivativos financeiros proporcionam.

Ações

Os fundos dessa categoria tem a sua carteira de investimentos composta por 67% (no mínimo) em ações de empresas negociadas em Bolsa de Valores. Cambial

Os fundos dessa categoria tem a sua carteira de investimentos composta por 80% por títulos de renda fixa que tenham como objetivo de rentabilidade proporcionar a variação de preços de uma determinada moeda estrangeira. Divida Externa

Os fundos dessa categoria tem a sua carteira de investimento composta por 80% por títulos emitidos pelo governo brasileiro negociado no mercado internacional.

Direitos Creditórios

A carteira de investimento desses fundos é composta em sua totalidade por títulos que representam operações realizadas nos segmentos financeiro, comercia, industrial, imobiliário, de arrendamento mercantil e de prestação de serviços.

(5)

Esses títulos são conhecidos como recebíveis. Esses fundos possuem uma regulamentação própria (Instruções CVM 356/2001 e 399/2003 e suas modificações).

Fundos de Previdência

São fundos de investimento destinados a acolher os recursos captados pelo plano gerador de benefícios livres (PGBLs).

Imobiliário

São fundos de investimento cujos recursos são destinados para empreendimentos imobiliários e possuem uma regulamentação própria (Instruções CVM 205/1994 e 206/1994 e suas modificações).

Risco em Fundos de Investimento

Risco em investimento é a probabilidade de não se obter o que se esperava. Em se tratando de fundos de investimento temos duas dimensões para o risco:

Risco de Crédito

É a probabilidade de que o emissor do título que compõe a carteira do fundo não pague o valor do título no seu vencimento.

Risco de Estratégia ou Mercado

É a probabilidade de que a estratégia de investimento do gestor do fundo não produza os resultados esperados , o risco de estratégia poderá resultar em patrimônio negativo e se isso ocorrer o cotista será obrigado a aplicar mais recursos de tal forma a zerar o patrimônio negativo.

Portanto é primordial que o investidor em fundos de investimento tenha a exata noção dos riscos que está correndo ao investir em um fundo de investimento.

Transparência na gestão do Fundo

Nesses tempos em que a governança corporativa está avançando nos mercados acionários, cabe aqui estabelecer também os mesmos critérios para os gestores de fundos de investimento.

Infelizmente a transparência na gestão dos fundos de investimentos negociados no mercado brasileiro ainda é negligenciada em função de certos argumentos cuja asserção é baseada em conceitos de espionagem.

A comissão de valores mobiliários em sua pagina já informa se não amplamente a carteira dos fundos de investimento permitindo que o investidor possa inferir o risco de crédito que ele corre ao adquirir cotas desse fundo.

(6)

Tributação

Imposto de Renda

O imposto de renda nos fundos de investimento incidem sobre a rentabilidade obtida pelo cotista.

O percentual (alíquota) do imposto de renda varia de acordo com a composição da carteira do fundo de investimento e de acordo com o prazo médio dos títulos que compõem a carteira do fundo.

Nos fundos de investimento onde haja uma percentual da carteira de investimento superior a 67% em ações, a alíquota será de 15% sobre a rentabilidade obtida e incidirá no momento em que o cotista efetuar um resgate.

Já nos fundos de investimento onde a maioria da carteira seja composta por títulos de renda fixa as alíquotas serão definidas em função do prazo médio dos títulos que compõe a carteira, veja a tabela abaixo:

Prazo Médio da Carteira do Fundo de

Investimento Alíquota

Até 180 dias 22,50%

De 181 até 360 dias 20,00%

De 361 dias até 720 dias 17,50%

Acima de 721 dias 15,00%

No último dia útil dos meses de maio e novembro, a Receita Federal cobra uma parcela do imposto de renda calculado sobre a rentabilidade obtida pelo cotista, essa parcela é calculada a uma alíquota de 15% sobre a rentabilidade e é deduzida do saldo de cotas que o investidor possui (come cotas).

A diferença de alíquota (se houver) será paga no momento em que o cotista solicitar o resgate.

(7)

Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)

O imposto sobre operações financeiras (IOF) incide caso o prazo entre aplicação e o resgate seja inferior a 30 dias e as suas alíquotas são decrescentes em função do prazo como o imposto de renda, as alíquotas incidem sobre a rentabilidade obtida pelo cotista, veja abaixo as alíquotas:

Número de dias decorridos após a aplicação IOF (em%) Número de dias decorridos após a aplicação IOF (em%) 1 96 16 46 2 93 17 43 3 90 18 40 4 86 19 36 5 83 20 33 6 80 21 30 7 76 22 26 8 73 23 23 9 70 24 20 10 66 25 16 11 63 26 13 12 60 27 10 13 56 28 6 14 53 29 3 15 50 30 0

(8)

Carteira Administrada

Para quem tem maior volume de recursos e menos tempo disponível.

Se você é um investidor com um volume considerável de recursos para investir, mas não possui tempo hábil para monitorar seus investimentos no mercado de forma regular, uma boa opção são as carteiras administradas.

O investimento varia de corretora para corretora e de banco para banco, mas, em geral, o mínimo vai de R$ 300 mil a R$ 1 milhão.

A facilidade oferecida por essa opção de investimento é o que mais chama atenção dos investidores.

Por ser um volume de recursos mais elevado, o investimento nas carteiras administradas é monitorado de perto.

Geralmente, a pessoa que investe nas carteiras não tem muito tempo de acompanhar o mercado, por isso, gosta da facilidade oferecida, podendo ao final de cada dia receber uma espécie de extrato contendo detalhadamente a movimentação realizada com seus recursos, as variações diárias e acumuladas, o rendimento, bem como a comparação de desempenho com índices da preferência do próprio investidor.

Isso faz com que ele se sinta bastante confortável com seu investimento, principalmente por que a quantia que se trata é bastante elevada.

Existem três formas para administrar essas carteiras.

Na primeira delas, a menos comum, é quando o cliente é o próprio gestor. Mas, as duas opções mais procuradas são a gestão dos recursos mista, quando a própria corretora ou banco movimenta o investimento, consultando regularmente o investidor sobre suas preferências.

E a gestão feita exclusivamente pelas corretoras e bancos, normalmente o investidor das carteiras administradas, quer que o escritório faça a gestão do investimento.

Para este perfil de investidor, outro ponto positivo das carteiras administradas é que, por conta da grande quantia envolvida na operação, existe uma liberdade maior de diversificação dos investimentos, o que aumenta as possibilidades de ganhos.

Dependendo da quantia que o investidor possui, é possível alocar uma parte na renda fixa, outra parte em ações defensivas, outra parte em ações blue chips, outra parte em oportunidades do mercado.

(9)

Em média, as corretoras e bancos cobram entre 2% e 5% anuais para administrar as carteiras.

Esses números podem até parecer pequenos, mas, avaliando os valores envolvidos, eles representam montantes consideráveis.

Por isso, uma vez realizado o investimento, é sempre importante acompanhar a rentabilidade da carteira administrada.

Referências

Documentos relacionados

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

IV - decidir sobre a aplicação de uma ou mais das medidas prudenciais preventivas previstas na legislação vigente, a multa cominatória a elas relacionadas e sua eventual

Esta dissertação tem como objetivo geral propor um modelo de avaliação da rede logística para fins de reestruturação, utilizando o método do Fluxo de Caixa Descontado (FCD) para

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Este estudo trata do desenho de um Sistema Estadual de Incentivo a Serviços Ambientais (SISA) que inclui um regime de REDD (Redução de Emissões por Desmatamento e

Toxicidade para órgãos-alvo específicos - exposição única: O produto não é classificado para este perigo segundo critérios GHS. Toxicidade para órgãos-alvo específicos