• Nenhum resultado encontrado

OBJETIVOS O QUÊ? (GG):

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OBJETIVOS O QUÊ? (GG):"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

VERSÍCULO BÍBLICO

“Honre o Senhor com todos os seus recursos.” Provérbios 3:9

OBJETIVOS

O QUÊ? (GG): As crianças assisitirão um programa de auditório chamado “Geração Família”.

E ENTÃO? (GG): Esse programa terá várias atrações que darão dicas para as crianças de como diferenciar o que desejam do que necessitam. Elas serão desafiadas a entender e ajudar na situação financeira em casa.

E AGORA? (PG): As crianças participarão de um jogo onde terão que reconhecer quando o que querem é necessário ou apenas uma vontade.

CONCEITO CHAVE

Somos influenciados ao consumo constantemente. É preciso diferenciar o que necessito do que tenho vontade e estar aberto as diferentes respostas que

posso ouvir de Deus e das pessoas quando lhes peço algo.

PREPARAÇÃO DO LÍDER

Ao ler uma revista, passar pelas ruas, assistir TV, entrar no elevador, passear pelo shopping, ir a praia, somos descaradamente ou sutilmente submetidos a uma onda de apelos consumistas.

Cada apelo tem a missão de fazer brotar em nós a crença de que necessitamos da mercadoria oferecida. Algumas delas nem sabíamos que existia até então. Mas a partir do anúncio passamos não só a ter vontade de possuí-la, mas também nos revestimos de argumentos para provar nossa necessidade de possuir tal coisa ofertada.

Se adultos maduros, vividos e experimentados são arrastados e iludidos por tais anúncios o que dirá das crianças que ainda estão a formar sua visão de mundo, descobrir suas necessidades e explorar suas vontades? Elas são o alvo mais frágil.

(2)

Precisamos como pastores dessa geração levantar a voz e desenlaçar o entendimento delas para que não sejam arrastadas por concepções, e até mesmo doutrinas, fajutas. Mas antes, pense sobre como você tem reagido a essa onda consumista. Qual valor tem pesado mais na sua balança? O de “ter” ou o de “ser”? À medida que valorizamos o “ter” estamos desfigurando o significado de Deus pra nós. Mas à medida que valorizamos o “ser” estamos permitindo que Deus continue a nos tornar os seres que Ele sempre sonhou.

“Mantenham o pensamento nas coisas do alto e não nas coisas terrenas”. Focalize no que lhe torna especial: ter sido criado por um Deus de amor que não comete erros. Não perca tempo buscando se sentir especial nas coisas que você é capaz de adquirir ou construir. Viva a autenticidade que Deus lhe concedeu e saboreio da sua originalidade. Não se ‘coisifique’ permitindo-se ser definido por coisas que podem ser roubadas, perdidas, danificadas e que logo mais não existirão.

CONEXÃO CRIANÇA (10 minutos) DÊ boas vindas às crianças ao Geração Futuro. MOSTRE uma nota de dinheiro.

PERGUNTE: Para que serve esse papel? O que você faria se você ganhasse um milhão de reais? E o que você faria se, de repente, todo o dinheiro da sua casa acabasse?

TRANSIÇÃO

DIGA: Hoje no Grande Grupo veremos um pouquinho sobre “ Vontade e Necessidade”. NOTA: Amado líder, nesta lição teremos duas atividades diferentes!

PEQUENO GRUPO (30 minutos)

PERGUNTE: Quem gostou do Grande Grupo hoje? O que vocês aprenderam? Vocês viveram alguma situação parecida com essa? Quais são as respostas que nós podemos ouvir quando pedimos alguma coisa? Quem recebeu ‘não’ nessa semana? Por quê? RELEMBRE com as crianças o versículo da semana passada: “Façam todo o possível para viver em paz com todos .” Romanos 12:18

(3)

Dica de pastoreio: Estabeleça um programa de memorização dos versículos com as crianças do seu grupo. Em cada domingo cobre, memorizado, o versículo do domingo passado. Fique a vontade para conceder pontuação individual e no final de cada dois meses ou de cada currículo premiar os 3 melhores, por exemplo – pense sobre isso. REPITA o versículo dessa semana com as crianças: “Honre o Senhor com todos os seus recursos.” Provérbios 3:9

DIGA: Esse versículo significa que precisamos agradar a Deus através de tudo o que temos: dinheiro, bens, tempo. Você tem feito um bom uso das suas coisas?

ATIVIDADE 1: Lista de Compras Material necessário:

 Folha Lista de Compras;  Lápis de escrever;

2 envelopes (Com os nomes: ‘necessidade’ e ‘vontade’.). Preparação

DÊ para cada criança um lápis e uma folha. Instruções

DIGA: Imagine que agora você pode fazer uma lista com tudo o que você deseja ter. Escreva no papel uma lista de compras com coisas que você gostaria muito de ter. Coloque tudo o que você quer, deseja e necessita. Vamos fazer de conta que tudo o que você colocar nessa lista você poderá comprar.

EXPLIQUE: Vocês deverão escrever em cada linha do papel um nome. A lista deve ter um nome embaixo do outro.

DÊ cerca de 4 minutos para fazerem a lista. Esteja atento e pronto à ajudar alguma criança com dificuldade de escrever.

DIGA depois que terminarem de fazer a lista: Vocês terão que cortar os quadradinhos da sua lista e depois terão que escolher em qual dos envelopes colocarão cada item. Por exemplo: terão que escolher se o item bicicleta é uma necessidade ou uma vontade. DÊ cerca de 7 minutos. Ajude-os a cortar o papel com a tesoura.

Envolvimento

DIGA: Parece que o envelope “vontade” ficou mais cheio! O que nós queremos nem sempre é necessário ou melhor para nós.

(4)

TIRE alguns exemplos dos envelopes e pergunte ao grupo se ele estão no pacote certo. DIGA: Agora nós jogaremos um outro jogo. Veremos se vocês entenderam mesmo nosso tema de hoje.

ATIVIDADE 2: Adedonha

Atenção líder! Somente desenvolva essa atividade se você tiver tempo. Se perceber que existe tempo para pelo menos uma rodada então jogue. Se o tempo estiver curto passe direto para o tempo de oração e encerramento.

Material necessário:  Folha em branco;  Lápis de escrever. Preparação

COLOQUE as crianças em círculo.

DISTRIBUA uma folha em branco e um lápis para cada criança. PERGUNTE: Alguém já brincou de adedonha?

Instruções

EXPLIQUE: Esse jogo é bem parecido com o jogo de adedonha. Divida a folha ao meio sem rasgar, apenas traçando uma linha com o lápis. De um lado escreva na parte de cima: “vontade” e do outro lado da folha escreva na parte de cima: “necessidade”.

Quando eu disser: “Família!” Cada um de vocês deverá colocar um número com os dedos, de 1 a 5. Só vale uma mão. Contando o dedo de todos, verei qual foi a letra do alfabeto sorteada. Não valerá as letras K, W, Y. Por exemplo: se tiverem 15 dedos no total, a letra sorteada será “P” pois ela é a 15ª letra do alfabeto.

DIGA: Assim que eu falar a letra vocês escrevem na tabela coisas que vocês tem vontade e coisas que vocês necessitam que comecem com a letra sorteada. Eu vou contar no relógio 30 segundos. Quando terminar o tempo todos devem parar de escrever. Para cada palavra que você escrever ganhará 10 pontos.

Vence quem somar o maior número de pontos em todas as rodadas.

Nota ao líder: Ao final de cada rodada peça para que digam, rapidamente, alguns itens que escreveram em cada coluna. Esteja pronto para questionar a colocação de alguns deles como necessidade ou vontade.

(5)

ORAÇÃO

DIGA: Vamos pedir a Deus para nos ajudar a saber o que nós realmente necessitamos? “Querido Deus, muito obrigado porque o Senhor sabe todas as minhas necessidades e não deixa faltar nada. Ajuda-me a enxergar o que eu realmente necessito e a guardar o meu dinheiro para gastar só com o que for necessário. Eu quero te honrar com tudo o que eu tenho. Em nome de Jesus, Amém!”

ENTREGUE o cartão de versículo.

CONEXÃO CRIANÇA continua... (até os pais chegarem)

LÍDER, estabeleça um tempo de bate-papo com as crianças nesse momento a fim de descobrir mais sobre a vida delas. Não permita que elas se levantem, fiquem correndo ou esperando seus pais no portão. Seja firme com isso e mantenha a atenção delas. Lembre-se que os pais devem pegá-las com você na roda do pequeno grupo, assim você também pode identificar e conhecer os pais de cada uma.

Referências

Documentos relacionados

Subestrutura ótima: a solução ótima para o problema contém suas subsoluções i.e., soluções ótimas para os subproblemas Subsoluções sobrepostas: essas subsoluções podem

Central do Brasil devem observar as disposições desta resolução como condição para a contratação de correspondentes no País, visando à prestação de serviços, pelo contratado,

que a população tem direito, como Transportes da Secretaria de Saúde o Ambulâncias Novas, UTI Móvel, Veículos senhor Francisco Belinho de Almeida, o para o Transporte de

Já um tanque com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros de água.. Por isso, o melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque

Meia Argola Pérolas Formato Coração 526653 3,7 cm de Diâmetro 24 Pérolas Sintéticas Pendant Letra com Pérolas 542348 Pérolas Sintéticas. Presente

22 Em pesquisa no Sistemas de Informações do Arquivo Nacional, utilizando a palavra “aborto” para o período que vai de 1830 a 1942, foram encontrados apenas 45

Condensação pode ocorrer quando um reservatório contendo um vapor tem sua parede resfriada, como ilustrado na Figura 5.1, na qual também são ilustrados os perfis de velocidade e

Relatamos um caso atendido em nosso Ambulatório de Transtornos Afetivos, do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência (SEPIA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de