• Nenhum resultado encontrado

ATA DA 2ª REUNIÃO CÂMARA TÉCNICA DE TURISMO DO CODEFOZ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATA DA 2ª REUNIÃO CÂMARA TÉCNICA DE TURISMO DO CODEFOZ"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ATA DA 2ª REUNIÃO

CÂMARA TÉCNICA DE TURISMO DO CODEFOZ Dia: 17 de junho de 2013

Horário: 16h30

Local: Sala de reuniões do COMTUR

Pauta: 1) Eleição da Mesa Diretora da Câmara: Coordenador, Vice-Coordenador e Secretário;

2) Definição do Plano Anual de Trabalho 3) Sugestão do Workshop “Formação e Qualificação em Turismo” para que a Câmara Técnica de Turismo seja uma ferramenta de integração continua entre os ofertantes de formação na área de turismo, e as empresas que demandam mão de obra qualificada.

Participantes:

- Jaime Nelson Nascimento – SMTU - Newton Paulo A. Angeli – COMTUR

- Angela Maria de Oliveira – Assessoria Esp. de Planejamento

- Silvana Werner – ABIH

- Dimas Bragagnolo – CODEFOZ

- Anice Nagib Gazzaoui – Câmara Municipal de Vereadores

- Mauro Bandeira – Colégio Agrícola - Mario César Moreira – Fundação Cultural - Amanda Fagundes – ICVB

- Jaime Batista da Silva – SMDS/CODEFOZ - Cyntia Braga – Concept Hostel Design

- Irio Bubiak – Sindtaxi

- Luiz Carlos Quiroz – SECHSFI - Celso Leonardo Aguayo – SIBGTUR - Valéria Mariotti – SMTU

- Sérgio Luiz Winkert – UNIOESTE - Rosislene F. Fontana – UNIOESTE - Wagner Dantas – CODEFOZ - Lucimara Zenatti – Foztrans

- Joelma S. Oliveira – Instituto Polo Iguassu - Marcel Bonfada – FPTI

- Augusto C. Stein – SEBAE PR

- Emerson Orcini Ferrari – Itaipu Binacional - Julianne de Carvalho – ICVB

Relato Sucinto:

A reunião foi aberta pelo consultor técnico do CODEFOZ, Wagner Dantas, com a apresentação da pauta, sendo: 1 - eleição da mesa diretora para a Câmara Técnica de Turismo, composta por Coordenador, Vice-coordenador e Secretário e 2 - definição do plano de trabalho da Câmara Técnica de Turismo, que consiste em iniciativas compostas por duas ou três ações, no máximo, que a Câmara Técnica vai executar visando melhorar o segmento. Para isto devem-se considerar as necessidades e gargalos do setor turístico em Foz do Iguaçu e como eles podem ser resolvidos. As ações definidas pela Câmara Técnica de Turismo, assim como as das demais

(2)

Câmaras, serão submetidas à votação na Plenária do CODEFOZ, no caso de aprovação, serão executadas prioritariamente.

Comentou ainda que cada Câmara técnica do CODEFOZ tenha uma mesa diretora composta por Coordenador, Vice-coordenador e Secretário, sendo esta mesa responsável por conduzir os assuntos técnicos, porém não fazem a operacionalização da Câmara (convocação, pauta, etc.), sendo esta a função do mesmo e da Secretária Executiva do COMTUR.

Atendendo ao pedido do Sr. Wagner, o Sr. Jaime Nascimento explicou brevemente como funcionam os Grupos de Trabalho do COMTUR. Segundo o Sr. Wagner é importante que a Câmara Técnica de Turismo não cause duplicidade de ações ou mesmo conflitos com atividades desenvolvidas por algum dos GTs do COMTUR.

Com a palavra o Sr. Dimas, informou que as demais Câmaras Técnicas que compõem o CODEFOZ devem apresentar ainda esta semana duas ações prioritárias passiveis de realização e monitoramento até dezembro de 2013 e que dentre todas as ações propostas, algumas poderão ser sugeridas para integrar o Plano Plurianual Municipal (PPA), estas sugestões, no entanto, devem ser entregues até o mês de Outubro. Por estes motivos ressaltou que as ações referentes à Câmara Técnica de Turismo devem ser definidas durante a presente reunião, bem como a eleição de uma mesa diretora.

Falou ainda sobre o resultado do Workshop “Formação e Qualificação em Turismo”, ocorrido no dia 07 de junho, na sede do SEBRAE-PR nesta mesma cidade. Mencionou que uma dês propostas levantadas durante o workshop foi a criação de um Centro de Excelência em Formação, e que talvez o estudo para implementação deste pudesse ser uma das ações sob responsabilidade da Câmara Técnica de Turismo.

Com a palavra o Sr. Paulo Angeli, expressou que antes de definir ações deveria ser eleita a composição da mesa diretora.

Em relação à proposta exposta pelo Sr. Dimas como resultado do workshop, este opinou que não cabe ao trade turístico a função de capacitar, mas somente de definir as necessidades de capacitação juntamente com as instituições que oferecem os cursos.

Com a palavra o Sr. Sergio Winkert esclareceu que a discussão realizada no workshop não foi de que o trade deveria ser responsável por capacitar, mas sim que deveria haver um meio de manter em contato constante membros do trade turístico e das instituições de ensino e qualificação no sentido de alinhar as grades de ensino as necessidades do trade turístico. A Sr. Rosislene complementou que durante o Workshop foi possível identificar que o problema não é que os profissionais são mal qualificados para as funções, mas sim que há um desconhecimento por parte do mercado do perfil dos profissionais dos diferentes cursos e níveis de formação, e consequentemente o mercado não valoriza estas diferenciações.

O Sr, Dimas comentou ainda que a idéia que haja um espaço físico e permanente para discutir a capacitação em turismo.

(3)

Com a palavra o Sr. Paulo mencionou que neste momento o grupo deve procurar ser o mais objetivo possível, e que em sua opinião as ações prioritárias deveriam envolver no Projeto Beira Foz, na duplicação da Avenida das Cataratas e na questão do acesso de veículos no interior do Parque Nacional do Iguaçu, cujo andamento pode resultar em uma “guerra’, segundo sua percepção. Colocou que neste momento estas são as reais prioridades para o turismo, e não a qualificação dos profissionais. Este ultimo deve ser um tema recorrente, porém não seria a prioridade no momento.

Lembrou ainda que cada um dos presentes está na verdade representando uma instituição, e por isso as prioridades apresentadas devem refletir a opinião destas instituições, e não pessoais de cada um e sugeriu que no próximo encontro as sugestões apresentadas sejam realmente aquelas elencadas pelas instituições.

Com a palavra o Sr. Jaime Nascimento sugeriu que o Planejamento Estratégico do Destino Iguassu seja a prioridade número 1, e que deve ser elaborado um documento onde seja possível visualizar o Destino que queremos em 30 anos.

Com a palavra o Sr. Dimas lembrou que as ações propostas devem ser práticas e executáveis até o mês de Dezembro, pois caso contrário pode acabar desmotivando o grupo e causando dispersão do mesmo.

Comentou então que de acordo com as discussões, as ações poderiam ser o Plano Estratégico de Turismo e Cataratas e a questão do acesso de veículos no interior do Parque Nacional do Iguaçu.

Com a palavra o Sr. Jaime Batista da Silva explicou que é importante que a Câmara Técnica de Turismo apresente as ações, pois caso contrário as ações das outras Câmaras serão priorizadas em detrimento das de Turismo.

Referente ao Plano Estratégico de Turismo, o Sr. Paulo lembrou que o COMTUR já possui um modelo deste plano que pode ser usado com ponto de partida, além do resultado da Conferência Municipal de Turismo realizada em 2012.

A Sra. Rosislene solicitou que estes documentos sejam levados para a próxima reunião e então estudados, pois são ótimas fontes de conhecimento.

O Sr. Paulo lembrou também a questão da Revitalização do Marco das Três Fronteiras, como sendo um assunto que merece atenção, pois é o único atrativo exclusivamente municipal que possuímos.

Com a palavra a Vereadora Anice informou que está em tramitação na Câmara Municipal uma emenda que contemple a revitalização do Marco, põem antes esta deve passar por um processo que inclui ainda uma audiência pública, por ser este um tema de interesse popular. O Sr. Paulo lembrou que o CODEFOZ deve posicionar-se politicamente a frente deste tema em relação à execução de qualquer ação que envolva o Marco das Três fronteiras. E sugeriu que o Monitoramento destas ações esteja elencado entre as atividades da Câmara Técnica de Turismo.

(4)

Retomando o foco da reunião o Sr. Dimas esclareceu então que as ações a serem propostas pela Câmara Técnica de Turismo até o momento sejam a Estruturação do Plano Estratégico de Turismo, o Acompanhamento do Projeto de Revitalização do Marco das Três Fronteiras e a questão do acesso de veículos no interior do Parque Nacional do Iguaçu.

Referente ao tema do Marco das Três Fronteiras a Vereadora Anice comentou ainda que deve haver uma contrapartida significativa por parte das entidades interessados quanto ao projeto de revitalização do Marco, pois a discussão deve envolver ainda questões relacionadas à estruturação do mesmo como um produto turístico.

O Sr. Jaime Nascimento lembrou que antes de iniciar a estruturação do local e a cobrança de ingressos deve haver uma ampla discussão com a sociedade, a fim de esclarecer o funcionamento de um atrativo sustentável, que o mesmo deve gerar lucro para se manter, e por este mesmo motivo não pode ficar sob responsabilidade da Prefeitura Municipal uma vez que seu objetivo fim não é a geração de lucro.

O Sr. Paulo colocou que estas discussões são muito importantes e devem ser realizadas futuramente, inclusive levadas à Câmara Municipal. E reafirmou que o Estudo para Revitalização do Marco deve ser uma prioridade para a Câmara Técnica de Turismo.

O Sr. Jaime Nascimento informou que já há um estudo neste sentido sendo tocado pela SMTU, porém não há um mecanismo de avaliação e monitoramento para o mesmo. Assim recomendou fazer um estudo de viabilidade econômica para o atrativo, considerando Matrizes de Sustentabilidade.

Com a palavra a Sra. Lucimara Zenatti, representante do FOZTRANS, sugeriu como ação a criação de um Projeto de Identidade Visual para a cidade. Segundo a mesma há recursos para reformas a serem liberados pelo PAC e, as reformas serão feitas sem que seja seguido um padrão, pois não há um projeto de identidade visual que vise à padronização das edificações municipais.

Outra ação sugerida diz respeito à Sinalização Turística e sua inclusão na LOM, pois a sinalização existente atualmente na cidade está desatualiza, e suas atualizações precisam ser constantes e continuas.

O Sr. Dimas comentou que esta ultima é uma ação concreta que poderia ser incluída no PPA O Sr. Paulo comentou que o Fundo Iguassu já contratou empresa para desenvolver um projeto de Padronização da Identidade Visual

O Sr. Dimas lembrou que já foi encaminhada à Câmara Municipal de Vereadores uma Minuta de Lei referente à despoluição visual da cidade, porém a Sra. Lucimara argumentou que a Minuta em questão não contempla a Identidade Visual, e que esta seria uma lei facilmente fiscalizável pelo FOZTRAS. Recordou outras cidades que jê possuem leis neste sentido e citou o Relógio do Centenário de Foz como um monumento edificado seguindo padrões que deveriam ser elencados como os representativos de foz, pois seus símbolos e curvas remetem a natureza da cidade e as Cataratas do Iguaçu.

(5)

O Sr. Augusto Stein resumiu então que as ações estratégicas a serem propostas pela Câmara Técnica de Turismo são: Estruturar o Planejamento Estratégico do Destino Iguassu e Monitorar a Revitalização do Marco das Três Fronteiras.

As demais questões levantadas poderiam ser inseridas dentro do planejamento estratégico. Com a palavra a Vereadora Anice informou que a Prefeitura disponibilizará nos próximos dias verba para manutenção de vias públicas e sugeriu que fossem indicadas pelos participantes algumas vias prioritárias. Explicou que esta manutenção trata-se somente de recapeamento asfáltico em vias danificada, e que outros vereadores estão levando até o prefeito suas sugestões. Argumentou que o recurso será usado de qualquer maneira, e por isso julga importante que sejam indicados os corredores turísticos como prioridades para esta ação. Com a palavra o Sr. Mauro Bandeira posicionou-se a favor de que o CODEFOZ passe a discutir dentro de todas as Câmaras Técnicas a questão do acesso de veículos no Parque Nacional do Iguaçu, pois este é um tema que afeta a todos os setores econômicos e sociais, direta ou indiretamente. Esta atitude deve ser tomada, segundo ele, para que quando haja uma decisão final sobre a questão, seja ela a favor ou contra a entrada de veículos no Parque, outros setores venham a questionar a razão pela qual houve omissão no trato deste assunto.

A vereadora Anice completou dizendo que poderia ser criada uma comissão para discutir o assunto em Brasília, com a participação dos interessados, do prefeito e do governado, que se posicione a favor do acesso de veículos no Parque, e efetivamente lute a favor desta questão. O Sr. Dimas então formulou a proposta de que a ação seja Acompanhar a Revisão do Plano de Manejo do Parque Nacional do Iguaçu, com ênfase na parte de Acesso de Veículos ao Interior do Parque.

Dessa forma conclui-se que as três ações propostas pela Câmara Técnica de Turismo seriam as seguintes: 1 - Estruturar o Planejamento Estratégico do Destino Iguassu; 2 - Monitorar a Revitalização do Marco das Três Fronteiras e; 3 - Acompanhar a Revisão do Plano de Manejo do Parque Nacional do Iguaçu, com ênfase na parte de Acesso de Veículos ao Interior do Parque.

Encerrada esta questão, partiu-se para a eleição da Mesa Diretora da Câmara Técnica de Turismo.

O Sr. Marcel, representante da FPTI, informou que a Sra. Thaisa Praxedes, membro da Câmara Técnica de Turismo, que por motivo de força maior não pode estar presente, lhe havia expressado disposição para a Coordenação da Câmara Técnica de Turismo.

O Sr. Paulo também se colocou a disposição para o cargo de Coordenador.

A Sra. Rosislene, representando a UNIOEST se colocou a disposição para o cargo de Vice-Coordenadora.

O Sr. Paulo sugeriu que a Sra. Cyntia Braga, presente na reunião, fosse indicada para o cargo de Secretária.

(6)

Não havendo mais indicações, foi proposta votação somente para Coordenador, vencendo por maioria de votos o Sr. Paulo. Dessa forma a mesa diretora da Câmara Técnica de Turismo ficou composta da seguinte forma: Coordenador: Paulo Angeli; Vice-coordenador: Rosislene Fontana e; Secretária: Cyntia Braga.

Nada mais a constar, a reunião foi encerrada, com a concordância dos presentes aos temas abordados.

Cristiane Dutra Struckes Secretária Executiva do COMTUR Foz do Iguaçu, 17 de junho de 2013

Referências

Documentos relacionados

De acordo com a Figura 14, verifica-se que á medida que aumentou as doses de NPK na planta houve aumentou significativamente na sua produtividade, obtendo maior produtividade da

Uma outra questão interessante a ser trabalhada com os alunos em um nível multissemiótico seria: se inseticida é aquele que mata o inseto, homicida é aquele que mata

40 O Relatório Final de atividades do bolsista deverá ser encaminhado pelo Coordenador do PCI à Coordenação-Geral das Unidades de Pesquisa da SCUP/MCT no prazo de 30 (trinta)

2. Assim, e competindo aos Serviços de Fiscalização no âmbito de análise interna ou externa o controlo da matéria colectável, determinada com base em declaração

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Assim, o processo de fazer um fade da imagem para a cor branca corresponde a ir adicionando um valor a cada componente de todos os pixeis, mostrar a imagem, voltar a adicionar um