• Nenhum resultado encontrado

GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO REGIMENTO INTERNO DO BENEFÍCIO CRECHE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO REGIMENTO INTERNO DO BENEFÍCIO CRECHE"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO

REGIMENTO INTERNO DO BENEFÍCIO CRECHE

GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS

CUIDANDO DE QUEM CUIDA!

(2)

GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO

GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS

COORDENAÇÃO DE CRECHES

REGIMENTO INTERNO

TÍTULO I

DO CONCEITO E FINALIDADE

Art. 1º O Benefício Creche, disponibilizado ao corpo funcional dos Hospitais do Grupo Hospitalar Conceição, trata-se de um benefício social, que não gera direito adquirido, sendo mera expectativa de direito, pois dependente da disponibilidade de recursos suficientes.

Art. 2º O Benefício Creche consiste no custeio parcial de vaga em instituição de Educação Infantil para filhos de empregados do GHC, que atenderá requisitos e possuirá limitações, todos previstos neste Regimento Interno.

TÍTULO II

DA ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO Capítulo I

Da Organização

Art. 3º O Benefício Creche será organizado, controlado e supervisionado pela Gerência de Recursos Humanos, através da Coordenação de Creches.

§1° A Coordenação de Creches será desempenhada por empregado indicado pelo Gerente de Recursos Humanos.

Art. 4º A Coordenação de Creches será responsável por manter o cadastro dos empregados que procurarem o benefício, fará a avaliação da possibilidade de convênio com novas escolas, supervisionará o serviço prestado pelas mesmas através de informações encaminhadas pelos empregados beneficiados, manterá registro atualizado de todas as crianças que usufruírem do Benefício Creche, bem como demais atividades necessárias para o bom funcionamento do benefício.

Capítulo II

Dos Requisitos para Obtenção do Benefício Creche

Art. 5º A disponibilização do benefício creche aos empregados observará os seguintes requisitos obrigatórios:

(3)

I - ser empregado, com jornada diurna, em plena atividade ou há menos de quinze dias do término da Licença Maternidade ou de Afastamento para Tratamento de Saúde;

II - a criança deve estar na faixa etária de seis meses à cinco anos onze meses e vinte e nove dias, se completados até o dia 28 de fevereiro do ano correspondente;

III - o Benefício Creche será distribuído de acordo com a disponibilidade de vagas e recursos para tanto, sempre priorizando os empregados com menor remuneração;

IV - manter inscrição na lista de espera do Benefício Creche junto à Coordenação de Creches, preenchendo Ficha de Inscrição conforme modelo disponível eletronicamente no diretório H:/Publico/Setores/Creches/Ficha Inscrição benefício creche.doc.

§ 1° Quando as crianças beneficiadas completarem seis anos após a data de 28 de fevereiro, poderão permanecer até o final do ano letivo com a vaga custeada pelo GHC.

§ 2° O Benefício Creche será disponibilizado conforme a ordem de inscrição dos empregados.

§ 3° O Benefício Creche será disponibilizado às mães empregadas que pleitearem vaga para seus filhos.

§ 4° Os pais empregados somente serão beneficiados se houverem vagas não usufruídas pelas empregadas mães, conforme parágrafo anterior, desde que detenham a guarda exclusiva da criança, e desde que comprovem sua condição.

§ 5° Equiparam-se à situação do parágrafo anterior os demais empregados que pleiteiem vaga para seus netos, sobrinhos e afins.

§ 6º Às trabalhadoras do turno da noite, poderá ser disponibilizado o Benefício Creche, quando o pai da criança, também empregado do GHC, possuir jornada laboral diurna.

§ 7º Perde o direito ao Benefício Creche o empregado que não utilizar o serviço por mais de cinco dias no mês e não informar à Coordenação de Creches.

Capítulo II

Do Encaminhamento à Escola Conveniada

Art. 6º Quando disponível o Benefício Creche ao empregado, conforme critérios do artigo 5°, este deverá:

I - optar entre as escolas conveniadas com disponibilidade de vaga para a idade da criança e conforme o seu horário de trabalho;

II - apresentar na Coordenação de Creches os seguintes documentos:

a) crachá original;

b) duas cópias simples da certidão de nascimento; c) duas cópias simples da Carteira de Vacinação atualizada;

d) uma cópia simples de receituário médico para administração de analgésico e antitérmico;

(4)

§1° Após entrevista com a Coordenação de Creches, apresentação da documentação (conforme parágrafo anterior) e escolha da Escola conveniada, o empregado obterá encaminhamento que deverá apresentar na escola escolhida.

Art. 7º Somente após o cumprimento do processo supra e de posse do encaminhamento emitido pela Coordenação da Creche se efetivará o Benefício Creche fornecido pelo GHC.

TÍTULO III

DOS DIREITOS E DEVERES DOS EMPREGADOS Capítulo I

Do Horário de Disponibilidade do Benefício Creche

Art. 8º O Benefício Creche será disponibilizado durante três opções de turno:

I - Manhã; II - Tarde;

III - Turno Integral.

Art. 9º O empregado dispõe do Benefício Creche no seu horário normal de trabalho com tolerância de 30 (trinta) minutos antes da sua entrada e 30 (trinta) minutos após sua saída da sua jornada laboral.

§1° Quando ambos os genitores são empregados do GHC, o turno a ser disponibilizado pelo Benefício Creche será o do horário de jornada da mãe.

Art. 10. O empregado terá direito de usufruir da vaga na escola conveniada durante os finais de semana e/ou feriados em que estiver trabalhando no GHC, com exceção de labor em horário extraordinário e desde que a escola escolhida ofereça este atendimento.

§1° O empregado deverá comunicar à escola conveniada que utilizará o plantão durante o fim de semana ou feriado até a Sexta-feira anterior aos mesmos.

§2° O empregado que usufruiu da vaga em fim de semana e/ou feriado deverá entregar na Coordenação de Creches, até o dia 25 daquele mês, memorando assinado por si mesmo e sua chefia direta.

§3° O modelo de memorando a ser preenchido encontra-se disponível no diretório H:/Publico/Setores/Creches/memoplantões.doc, bem como na Coordenação de Creches, nas Unidades de Pessoal de cada Hospital e na recepção da Gerência de Recursos Humanos.

§4° É de responsabilidade do empregado informar à Coordenação de Creches se não utilizou plantão programado. A falta desta comunicação é passível de sanção disciplinar a ser aplicada pela Unidade de Pessoal competente.

Art. 11. Caso haja alteração de horário da jornada do empregado, este deverá comunicar à Coordenação de Creches para que seja realizada a adequação da vaga de seu filho.

(5)

Art. 12. Durante o gozo de férias e licença prêmio do empregado, a criança gozará de suas férias escolares, sendo garantida a vaga na escola conveniada na sua volta.

Capítulo II

Da Freqüência Na Escola

Art. 13. A falta de freqüência da criança na escola pelo período de cinco dias consecutivos ou quinze dias intercalados, sem justificativa à Coordenação de Creches, implica na perda do Benefício Creche.

Art. 14. Quando o empregado se afastar do labor por Licença Maternidade, Atestado Médico ou Auxílio Doença e desejar que a criança continue freqüentando a escola neste período, deverá manifestar este desejo à Coordenação de Creches, desde que comprometa-se com a freqüência da criança.

Art. 15. Caso o empregado opte por não utilizar a vaga a que tem direito, durante os Afastamentos previstos no artigo anterior, deverá informar por escrito à Coordenação de Creches. A vaga será assegurada quando do seu retorno ao trabalho.

Capítulo III

Do Serviço Prestado Pelas Escolas Conveniadas

Art. 16. O Benefício Creche inclui, além do ensino de Educação Infantil prestado pelas escolas conveniadas, a alimentação da criança que, de acordo com o turno que freqüenta, sua idade e prescrição pediátrica, será constituída de:

I - pela manhã: desjejum, lanche da manhã e almoço;

II - pela tarde: lanche da tarde (incluindo leite com complemento ou suco de fruta natural e alimento como pão, bolo, etc) e jantar;

III - em turno integral: desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.

§1° A criança terá, ainda, acompanhamento nutricional e pedagógico, por profissionais competentes.

§ 2° Conforme determina a legislação, o aleitamento materno deve ser estimulado.

Capítulo IV

Da Transferência de Escola

Art. 17. A transferência de escola somente será permitido desde que haja vaga na escola escolhida, mediante avaliação de necessidade e possibilidade pela Coordenação de Creches.

(6)

Capítulo V

Dos Deveres dos Empregados

Art. 18. Os empregados que usufruírem do Benefício Creche serão responsáveis por gastos com materiais necessários à permanência da criança na escola:

I - agenda; II - uniformes;

III - materiais de higiene, tais como papel higiênico, creme dental, filtro solar, entre outros;

IV - materiais de uso pessoal, tais como lençol, mamadeira, entre outros;

V - material pedagógico/escolar de consumo, tais como folhas de papel, lápis, canetinhas, entre outros.

Art. 19. De igual forma, os empregados serão responsáveis pelo pagamento de aulas opcionais (balé, capoeira, entre outras) e gastos extras com festas e passeios, todos opcionais.

Art. 20. Os empregados serão responsáveis por comunicar à Coordenação de Creches, ocorrências quanto a prestação do serviço, faltas por mais de 5 dias/mês, afastamentos em geral da criança da escola (inclusive quando o trabalhador está em atividade, mas a criança não freqüentar por algum motivo a escola, como férias com o pai, doença, entre outros), alterações de horário, turno ou setor, mudança cadastrais (como informações de contato, nome, endereço) e o eventual desligamento da criança, seja temporário ou definitivo.

TÍTULO IV

DA DURAÇÃO DO BENEFÍCIO CRECHE Capítulo I

Dos Motivos de Encerramento do Benefício Creche

Art. 21. O empregado deverá informar à Coordenação de Creches, através de memorando escrito, quando desejar o desligamento da criança, informando o último dia de freqüência.

Art. 22. Havendo descumprimento das rotinas do GHC, após avaliação da Coordenação de Creches e Gerência de Recursos Humanos, poderá o empregado perder o direito ao uso do Benefício Creche.

Art. 23. Será encerrado o Benefício Creche quando: I - o empregado for afastado do trabalho;

II - a criança completar cinco anos, onze meses e vinte e nove dias, conforme previsto no artigo 5° deste Regimento Interno;

III - o empregado passar a exercer sua jornada de trabalho no horário noturno;

(7)

Capítulo II

Das Disposições Gerais

Art. 24. Os empregados que se encontrem na situação dos parágrafos 4° e 5° do artigo 5° deste Regimento Interno, que atualmente gozam do Benefício Creche, perderão o benefício, conforme disposição do parágrafo 3º do artigo 5° deste Regimento Interno, sendo garantida, no entanto, a permanência da criança na vaga atualmente ocupada até o fim do ano de 2008.

§ 1° Estes empregados assinarão uma Notificação conforme modelo no Anexo II do presente Regimento Interno.

Art. 25. Os casos omissos e não previstos neste Regimento serão interpretados pela Diretoria do GHC, consoante as fontes normativas admitidas no Direito Brasileiro.

Art. 26. Este Regimento Interno entra em vigor na data de sua assinatura.

Janete Matos

Coordenadora de Creches ____________________ José Pedro Silva da Luz

Gerente de Recursos Humanos

____________________ Dr. Ivo Leuck Júnior Diretor Técnico do GHC ____________________ Dr. Gilberto Barichello

Diretor – Administrativo e Financeiro do GHC ____________________

Dra. Jussara Rosa Cony

Diretora-Superintendente do GHC

(8)

ANEXO I

Termo de Compromisso a ser assinado pelo empregado que usufruir do Benefício Creche:

TERMO DE COMPROMISSO

Eu, ..., registro n.º ..., funcionária(o) do Hospital ..., inscrita(o) na lista de espera para pleitear uma vaga para meu (minha) filha(o)..., estou ciente de que o preenchimento das vagas nas creches conveniadas obedece critérios definidos no Regimento Interno do Benefício Creche, cujo teor tenho total conhecimento. Estou, da mesma ciente, que possuo responsabilidades a ser cumpridas perante à Coordenação da Creches, igualmente definidas no referido Regimento Interno e comprometo-me em informar à Coordenação de Creches, tão logo ocorram, as seguintes situações:

• Desistência do Benefício Creche;

• Falta de freqüência por mais de 5 (cinco) dias no mês, devidamente comprovados e justificados (atestado médico, viagem, férias dos pais, folgas acumuladas entre outros);

• Deixar de usufruir de vaga, tendo-a solicitado, em final de semana/feriado;

Estou ciente, da mesma forma, que o descumprimento das demais responsabilidades previstas no Regimento Interno do Benefício Creche, me sujeitará a sanções disciplinares previstas pelas normas do GHC.

Porto Alegre, ____ de ____________ de 20___

__________________________________ Assinatura da(o) funcionária(o)

(9)

ANEXO II

Modelo de notificação aos empregados que usufruem do Benefício Creche e o terão garantido até o final do ano de 2008:

Porto Alegre, ____ de ___________ de 20___

NOTIFICAÇÃO

Ao

Sr(a). ...

Assunto: ENCERRAMENTO DO BENEFÍCIO CRECHE

Considerando a nova regulamentação do Benefício Creche, conforme Regimento Interno aprovado por esta Diretoria, notifique-se de que o uso do mesmo notifique-será permitido somente até 31 de dezembro de 2008.

________________________ Sr(a). ...

Referências

Documentos relacionados

No mesmo instante e sem importar onde: à mesa, nas aulas, na praia… Quando deixo de existir para os outros, prefiro o sono.. Ao menos ele toma-me nos braços e oferece-me, só para mim,

Veem o soalho da tribuna, as gelosias 4 que dão para a capela real, e amanhã, à hora da primeira missa, se entretanto não regressarem aos veludos e à arca, hão de ver

Ao nível da Receita Corrente, de relevar a importância clara destas receitas que superam os 18 milhões de euros e que irão cobrir toda a despesa corrente, bem como permitirão afetar

Em sentido mais restrito, musica atonal é aquela que não se conforma com o sistema de hierarquias que caracterizam a música conforma com o sistema de hierarquias que caracterizam

A partir da estrutura detalhada por Pozo e Crespo (2009), das respostas dos sujeito a um questionário investigativo criado pelo grupo de pesquisas e de um plano de aula

É um processo contínuo que envolve participação, interesse, assiduidade, exposição de trabalhos individuais e em grupo, avaliações orais e escritas, auto avaliação,

1) O atendimento de nossos clientes é realizado por empregados da XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos ou XP”) ou por agentes autônomos de investimento que

O preenchimento da ficha de inscrição não implica automaticamente a sua seleção.. contato do Centro