• Nenhum resultado encontrado

A PIOR DOR DO MUNDO. Igreja Metodista em Itaberaba Congregação em Santana de Parnaíba. l g u n s dias deparei-me

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A PIOR DOR DO MUNDO. Igreja Metodista em Itaberaba Congregação em Santana de Parnaíba. l g u n s dias deparei-me"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Igreja Metodista em Itaberaba

B O L E T I M I N F O R M A T I V O

Congregação em Santana de Parnaíba

A PIOR DOR DO MUNDO

a l g u n s

dias de-parei-me com uma pesquisa que pretendia mensurar a in-tensidade da dor sentida pelas pessoas, através de um questionário que elas respondiam indicando o grau de sofrimento que aquele infortúnio provoca-va. Nessa “escala da dor”,

foram classificadas as seguintes, como sendo as mais difíceis de supor-tar: cólica renal, cólica biliar, lombalgia aguda, neurite herpética, gota, enxaqueca severa, dor do parto e a dor do infarto.

Todos estamos sujeitos a um dia vir a sofrer alguma dessas dores, à ex-ceção da dor de parto que por sua natureza, foi reservado apenas à mu-lher, como uma espécie de conseqüência do pecado: ”Multiplicarei so-bremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos” (Gn 3.16).

Não fazia parte daquela pesquisa questionar sobre as dores que não se experimentam no corpo, mas não obstante penetra tão profundamen-te no ser, e sua presença é tão sofrida, que não há opiáceo que possa ali-viar sua presença.

Aventuro-me aqui classificar algumas dessas dores que podem incomo-dar tremendamente a alma:

1. A dor do vazio: é como um “buraco negro” que suga toda energia de vida. Quem sofre dessa dor tenta sufocar o tédio realizando todas as pos-sibilidades que a vida proporciona, mas estas não lhe dão mais do que um alívio momentâneo, e a eterna busca de “novidades” (compras, sho-ws, encontros, cultos) leva sempre em última instância ao desespero. É que por sua característica, esse vazio não pode ser preenchido pelos pra-zeres, pelas aquisições materiais, pelas companhias ou por obrigações religiosas.

(2)

I G R E J A M E T O D I S T A E M I T A B E R A B A

2. A dor da indiferença: Vivemos na época do ficar “desligado”, não en-volver-se e não relacionar-se, pois amar é sentido como algo perigoso que compromete o ser. Por isso creio que o contrário do amor não é o ódio, mas sim a apatia (do gr. a-pathos, que é indiferença). É a apatia que vai levando a um gradual afastamento de tudo, até que finalmente a pessoa descobre que a própria vida passou.

3. A dor da humilhação: Pessoas um dia feridas pela humilhação ten-dem a se defender o tempo todo, pois mesmo que a dor não esteja mais consciente, elas ainda continuam sentindo uma ameaça potencial em to-das as situações que envolvam relacionamentos.

4. A dor da culpa por aquilo que não fez ou não pôde fazer, ou por-que pecou ou falhou.: Culpa por não alcançar os alvos propostos, por não ter sido melhor... A culpa é um machucar-se a si próprio, uma seve-ridade impetrada para conosco mesmo. Por vezes o mundo já esqueceu, Deus já perdoou, mas o sentimento continua firme ali.

As dores do corpo podem ser curadas com remédios, tratamentos, cirur-gias, ervas, ou acupuntura, mas a dor do ser quem a curará?

Percebo que Igreja é uma grande reunião de pessoas feridas, sempre bus-cando o “bálsamo de Gileade” (Jr 8.22) para suas dores.

Jesus tinha especial predileção pelos sofredores. Ele próprio entende de dores, pois foi humilhado, rejeitado, desprezado. Se havia algo que o deti-nha pelo caminho era o chamado de dor de alguém. Ele não resistiu à dor da pobre viúva de Naim que perdeu seu único bem, o filho. Ele não resis-tiu ao choro incontido da mulher estrangeira que pedia desesperada por sua filhinha endemoninhada. Ele não se absteve de louvar a mulher pe-cadora que regou em lágrimas de dor os seus pés cansados. Ele não refu-gou entrar na casa de um pai aflito cuja filhinha estava à beira da morte. Qual seria, então, a pior dor do mundo? Creio que seja a dor dos que vivem sem transcendência, presos ao mate-rialismo, dando as costas a um Cristo sensível e humano, e apesar de habitarem num mundo frio e inóspito, recu-sam Aquele que veio dar sentido às suas vidas e às suas dores.

ATENÇÃO JUVENIS!

Vem aí o Congresso dos Juvenis, que será nos dias 4, 5, 6 e 7 de setembro no Acampamento Sulete. Precisamos enviar pelo menos 1 delegado. Mas va-mos fazer mais: juntem a turma e vava-mos todos pra lá. Fale ainda hoje com a Mariana ou o pastor.

(3)

RIR NÃO FAZ MAL Sarmo 23 dos Minero

O sinhô é meu pastô e nada há de me fartá Ele me faiz caminhá pelos verde capinzá Ele tamém me leva pros corgos de água carma Inda que eu tenha qui andá

nos buraco assombrado

lá pelas encruzinhada do capeta não careço tê medo di nada

a-modo-de-quê Ele é mais forte que o “coisa-ruim” Ele sempre nos aprepara uma boa bóia

na frente di tudo quanto é maracutaia E é assim que um dia

quando a gente tivé mais-pra-lá-do-qui-pra-cá nóis vai morá no rancho do Sinhô

pra inté nunca mais se acabá... AMÉIM!

VICIADOS EM MEDIOCRIDADE

O mal do século, segundo Richard Foster, não é o cân-cer, não é a AIDS, nem a Gripe H1N1, nem ainda a vio-lência ou a corrupção, mas é a superficialidade. Um produto natural de uma época como esta é a medio-cridade. Tanto a superficialidade como a mediocridade (irmãs gêmeas), não existem no vácuo, mas se expres-sam em pessoas. Todos nós temos, em algum momento da nossa vida, oportunidade de expressar um “pouqui-nho” de mediocridade, mas tem pessoas que são abso-lutamente viciadas! Mas não há lugar pior para esse ví-cio maldito mostrar as suas garras do que na Igreja!

Os viciados em mediocridade na Igreja são amantes de si mesmo, aman-tes da teologia da prosperidade, caçadores dos caminhos fáceis, dos ata-lhos; fascinados pelos milagres, vivem enfiados nas “milagrolandias” da vida. As “milagrolandias” são igrejas sem compromisso com a Verda-de, espalhafatosamente dirigidas por verdadeiros traficantes de “pro-messas”, que misturam linguajar e versos bíblicos em seus discursos en-torpecentes, causando dependência mortal, e tirando daí o seu sustento! Quanto aos viciados, a verdadeira pregação bíblica lhes causa crise de abstinência (do besteirol); a leitura, sobretudo da Bíblia, é para eles um martírio; a reflexão teológica, um pesadelo. Quando estão em suas “via-gens” têm sensação de plenitude, e quando afinal espalmam as mãos para cima e dizem “amém”, voltam para casa com o ar de dever cumpri-do: “domingo tem mais!”-... Pobres viciados!

(4)

I G R E J A M E T O D I S T A E M I T A B E R A B A

NOTÍCIAS CURTAS

... Faleceu nesta 5ª feira, pela manhã, a nossa irmã Lili (mãe da Iza-bel, avó da Flávia e irmã da D.Herodias). Que as nossas orações este-jam voltadas para toda a família que foi pega de surpresa, pois ela es-tava bem de saúde. Mas o mais importante é sabermos que ela mor-reu no Senhor!

... Atenção Pais: está chegando o Passeio das Crianças na Sitiolândia. Será no dia 17/10 e o custo é de R$ 40,00 (pode ser pago em 3X). Fale urgente com a Carol pois ela precisa fechar o contrato.

... Oremos pela nossa irmã Humbelina que perdeu sua filha Lúcia (irmã do Samuel) no último dia 14. Que Deus esteja consolando os corações de toda a família nessa morte trágica.

... Oremos pelos enfermos: Sr. José marido da Judith, que está internado no HC com sérios problemas de saúde.

... Pedimos a todos os Ministérios em atividade na igreja que preparem sua Programação para o 2º semestre, bem como o Orçamento previs-to. Na próxima 5ª feira teremos a reunião da CLAM para tratarmos desse assunto.

SESSÃO PIPOCA ESPECIAL Atenção casais: O Min. Ação So-cial e o Min. Família (Grupo de Casais) estará passando um filme especial para toda a família, em especial para todos os casais! Esse filme tem emocionado as igrejas por onde tem passado.

Prova de Fogo, o mais novo filme dos mesmos criadores do

Desa-fiando os Gigantes e A Virada (que nós assistimos na igreja), e o livro que é citado em todo o filme tornam-se referência para estudos em encontros de casais e ministérios de família. O filme traz a história de um bombei-ro, Caleb Holt, que é reconhecido por toda cidade onde ele habita como um profissional exemplar e, acima de tudo, um herói. O seu casamento, porém, não anda nada bem, e Caleb e sua esposa estão prestes a se sepa-rarem. A salvação do casamento do capitão do corpo de bombeiros vem quando seu pai lhe dá de presente um diário que se trata de um desafio de 40 dias no qual cada dia Caleb tem de fazer diversas coisas para a sua esposa e aprender a entender as situações vividas em um matrimônio. Dia 19 de setembro, sábado, às 19h. Convide mais pessoas!

(5)

NEM TUDO QUE É GOSPEL É CRISTÃO

É moda! E como tudo o que é da moda passa, a moda gospel também passará.

Todos os dias abro meu e-mail e me deparo com anúncios de shows que de cristão não tem nada, cada um deles arroga para si e para seus anun-ciados como sendo os melhores da categoria, ganhador de tal e tal troféu, o maior disso, o maior daquilo... Que isso tem a ver com ser cristão? O verdadeiro cristão não diz a outro que é melhor que ele. Nem sai por aí se dizendo o maior. Antes, pelo contrário, compartilha a dor de ser um pe-cador, e ser imerecedor da graça de Deus.

Cansei! Cansei desses shows góspeis onde se louva a Deus da boca para fora, mas no interior continuam cheios de si mesmos, arrogantes e egoís-tas. Já fui a muitos na época em que eu era um dos enganados. Já me reu-ni naquela praça de São Paulo para participar da Marcha Para Jesus e de uma gravação de CD/DVD de uma famosa banda gospel! Hoje, mais ma-duro, consigo discernir o que é e o que não é cristão. Aprendi muito com pessoas maduras, com as quais convivo. Larguei a moda, e muitos jovens de hoje, também vão largar.

É preciso passar mais tempo com Deus, estudando sua Palavra para nun-ca mais nun-cair na tentação da moda passageira chamada gospel. Pelo que eu vejo, já não há mais diferença entre o mundo e o gospel! Sejamos Cris-tãos, com “C” MAIÚSCULO, que é o que faz a diferença!

(6)

NOSSA MISSÃO

Esforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.

NOSSA VISÃO

Somos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se ache-gam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010

Fone: 3977-0571 Pastor: Daniel Rocha Fone: 3858-7522 Res: 4899-3020

e-mail: dadaro@uol.com.br

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

VISITE NOSSO SITE: www.metodistaitaberaba.com.br

PROGRAMAÇÃO SEMANAL

3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira domingo

Tarde de Oração

14h30 Mentoria Espiritual20h Fogueirinha20h Culto de Libertação20h Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

ATENDIMENTO PASTORAL

2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira

Descanso Pastoral Gabinete: 14h às 18h Gabinete: 14h às 18h Gabinete: 14h às 18h Gabinete / Visitação

OBS.: ESTES hORáRIOS SãO FLExíVEIS E PODEM SER ALTERADOS DE ACORDO COM AS NECESSIDADES. SE DESEjAR FALAR COM O PASTOR, BASTA AGENDAR PELO FONE: 9745-0815

Nova Pregação na Internet!

Você pode ouvir em nosso site as pregações que o Pr. Daniel Rocha ministra em nossa igreja. Nesta semana está disponível mais uma nova mensagem:

• Você é habitação de Deus

Acesse, divulgue: www.metodistaitaberaba.com.br

PARA PENSAR

“Há duas coisas que não podemos fazer sozinhos. Uma é casar. Outra é ser cristão.”

(Paul Tournier)

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

30/08 hoje Esdras Ladeia Gomes

30/08 hoje Deise Domingues Santos

31/08 amanhã Edna Cândido Ribeiro

31/08 amanhã Claudia Nonato

02/09 4ª feira Fernanda Carneiro de Oliveira

03/09 5ª feira Eizel Ladeia Gomes

05/09 sábado Odete do Espírito Santo

05/09 sábado Patrícia Melo de Oliveira

ESCALA DE SERVIÇO

SERVIÇO hOjE PRÓx. DOMINGO

INTERCESSãO CARLA / SyLVIO NuRIMAR / MANOEL

LOuVOR GRuPO VIDA GERAÇãO ELEITA

CuLTO INFANTIL DANIELA / MARIANA SILVANA / ÉRIkA DIRIGENTE CuLTO MARILENE

Referências

Documentos relacionados

Foi ao ouvir a leitura do comentário de Mar- tinho Lutero sobre o livro de Romanos, capítulo 1, exata- mente quando se liam os ver- sos 16 e 17: “Pois não me envergonho

Por vezes, damos muito mais valor àquilo que não tem valor para nós do que ao que realmente nos importa.. Por exemplo, não é incomum encontrarmos pessoas reclamando de alguém com

Percebere- mos em breve que a verdadeira Igreja de Cris- to não é constituída por milhões, mas trata-se de um “pequenino rebanho”, e quem pertence a este

“Quem não tem nada não pode partilhar nada; quem não está indo para lugar nenhum não pode ter com- panheiros de viagem. RIR NÃO

Esse é o modo que esses jovens encontraram para chamar atenção para a perseguição que seus irmãos cristãos têm enfrentado.. Esse é o assun- to que tem mais ocupado a mente

Não faltem, pois grandes coisas Deus tem preparado para nós1.

...Nesta semana estivemos visitando e levando a Ceia para irmãos enfermos de nossa igreja. Fomos na casa da irmã Juracy, que está melhorando a cada dia, visitamos também o

Constituição da amostra. Utilizando uma tabela de números aleatórios foi obtida uma amostra de 1.200 mulheres. O tamanho da amostra foi calculado para estimar a taxa de infecção