• Nenhum resultado encontrado

Retiro do CM. Goiânia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Retiro do CM. Goiânia"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Página 3

Página 5

Retiro do

CM. Goiânia

XXIX Congresso Vicentino em Caldas Novas.

CONSELHO METROPOLITANO

DE GOIÂNIA

S S V P

Voz Vicentina

CM. GOIÂNIA

Em Colider - MT, realizada Maratona Beneficente

Curso de Formação para novas diretorias em Piracanjuba-GO Nova diretoria na Funerária

e Conselho Particular Irmã Dulce.

Promovido Tríduo à São José pela Conferência São José - Maysa III - Trindade.

Jovens vicentinos de todo o Brasil visitarão lixão de Brasília.

Conhece

esta

Flor?

Página 4 Página 5 Página 6 Página 6

Página 7 Página 4

Encontro Nacional da Juventude

(2)

Foi pela fé que todos nós nos tornamos Vicentinos, e é pela fé que participamos da luta do dia-a-dia. Em Tiago 2, 17 encontramos a afirmação : A fé sem obras é morta.

Caríssimos confrades e consócias, estamos vivendo uma dura e real crise econômica e política que às vezes nos deixa quase sem esperança de um dia ter um Brasil novo, isto é, uma sociedade mais humana mais fraterna, onde não haja corruptos nem corrompidos, opressores nem oprimidos. Sonhamos com uma Sociedade igualitária onde, acima de tudo reine o amor ao ser humano.

Em João 10, 10 Jesus diz: Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância, esta frase de Jesus Cristo questiona o sistema atual em que estamos vivendo. Cristo é o Deus da Vida e ele nos deu essa prova vencendo a Morte com sua Ressurreição.

Mas o nosso Sistema Político Econômico é um sistema de morte, gerando a fome a miséria, o desemprego, os Bóias-frias, a Prostituição, os menores de ruas, etc. Precisamos continuar nossa luta sem jamais perder a Fé e a Esperança. Talvez seja exatamente este momento em que estamos vivendo que precisamos ser fortes, e relembrar as etapas vividas por Ozanam e São Vicente de Paulo.

Vamos então. “Contra as Pobrezas Agir Juntos” assim como todos nós sofremos com toda essa situação, Cristo também sofre, mas também ele nos mostra, nos aponta o caminho a seguir, e morrendo na Cruz para nos salvar, ressuscitou e dá outro sentido para nossa vida.

Nós vicentinos como somos conhecidos temos um papel muito importante e temos plena certeza que nosso trabalho está sendo fundamental para que juntos possamos superar diversas formas de pobrezas.

Que São Vicente de Paulo continue protegendo Toda Família Vicentina, e que nos oriente a Cuidar melhor das nossas Famílias assistidas.

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

EXPEDIENTE

EDITORIAL

confrade Vicente França Ferreira Coordenador Decom CM. Goiânia Presidente

cfd. Gaspar Luiz Martins

Vice Presidente

cfd. João Batista Rocha

1º Secretário cfd. Antônio Carlos Araújo

1º Tesoureiro

cfd. José Ary Borges

2º Secretário

cfd. Hélio Pinto da Silva

2º Tesoureiro

cfd. Wágner Adriano de Mendonça

Comissão de Jovens

csc. Maria José da Silva

Ecafo

cfd. Jeová de Alcântara Lopes

Denor Conferências de Crianças e Adolescentes csc. Érika Simone Rocha de Almeida Decom

cfd. Vicente França Ferreira

Assessor Espiritual

Pe. Frederico Hozanam

Assessora Jurídica

Dra. Giuliana Baiocchi

Conselho Fiscal

csc. Yara Manoel cfd. Francisco de Souza Araújo cfd. Pedro Evangelista de Lima

Campinas

csc. Maria Cecília

Cuiabá

cfd. Miguel Gonçalves Neves

Goiatuba cfd. Abadio Rabelo Goiânia cfd. Alair Pereira Goiânia Sudoeste cfd. Marcelino Assis N. Sra. de Fátima cfd. Sandro Ferreira Padre Pelágio

cfd. Enzio Henrique Duarte

Sag. Cor. de Jesus

cfd. Volman Rabelo

São Joaquim

csc. Lucemi Camargo

São Luis de Montes Belos

cfd. Sebastião Leite Portilho

São Sebastião cfd. Wellington Ribeiro Ataídes Júnior Várzea Grande cfd. Agostinho Santana Conselhos Centrais Diretoria Diagramação Lincoln Aurélio Fale Conosco Email: decom@ssvpcmg.org.br Tel.: (62)3233-7971

Voz Vicentina

CM. GOIÂNIA

FÉ E VIDA

(3)

Maio 2017 Ano VI - Edição 40

2

Voz Vicentina

Foi realizado nos dias 05 a 07 de maio de 2017 no Seminário Santa Mõnica em Brazabrantes, mais um retiro do Conselho Metropolitano de Goiânia, com o tema:

.

Este retiro foi conduzido pelo Confrade Jeová Alcântara e pela Diretora Espiritual da ECAFO do nosso CM, Irmã Assunção Álvares, pertencente à Congregação das Filhas de São Vicente de Paulo Servas dos Pobres de Geysegen, que com a iluminação do Espírito Santo, Partilhou com todos a Palavra de Deus, em forma de Leitura Orante da Bíblia, mais especificamente, os Evangelhos de Lucas, 4, 16-30 e Mateus 25, 31-46 aplicados à Espiritualidade Vicentina.

CONHECENDO MELHOR A ESPIRITUALIDADE VICENTINA

Voz Vicentina

CM. GOIÂNIA

ECAFO CM. GOIÂNIA

Retiro do CM. Goiânia

Cfd. Jeová, Coordenador Ecafo CM. Goiânia e ao seu lado, irmã Assunção Álvares, pertencente à Congregação das Filhas

de São Vicente de Paulo Servas dos Pobres de Geysegen.

Padre Frederico Hozanan Assessor Espiritual

do CM. Goiânia.

Houve também momentos muito especiais, onde o nosso Coordenador Metropolitano da ECAFO, Cfd. Jeová Alcântara aprofundou o nosso estudo e partilhamos as cinco virtudes da Espiritualidade Vicentina, discorrendo em cada Virtude em seis eixos: Eixo Vicentino,

Dimensão Humana, Dimensão Espiritual, Dimensão Intelectual, e Dimensão Apostólica.

Discutimos também sobre se existe Moral sem Deus, numa visão da Moral Cristã, e uma partilha muito interessante sobre alguns Santos e fundadores de alguns Ramos da Família Vicentina, especialmente Frederico Ozanam e Elizabete Robiano, fundadores da SSVP e da Congregação das Filhas de São Vicente Servas dos Pobres de Geysegen, respectivamente..

Foi um Retiro muito abençoado, onde nosso Presidente do CMG, Conf. Gaspar Luiz Martins, propôs com que façamos chegar a todas as Conferências esse texto maravilhoso sobre as Cinco Virtudes da Espiritualidade Vicentina, tão bem escrito pelos Padres da Congregação da Missão, Pe. Luiz

Roberto Lemos do Prado e Pe. Alexandre Nahass Franco. cfd. Jeová Alcântara

Coordenador Ecafo do Cm. Goiânia e Coordenador Ecafo da Região V CNB.

irmã Assunção Álvares, pertencente à Congregação das Filhas de São Vicente de Paulo Servas

dos Pobres de Geysegen.

CONSELHO METROPOLITANO DE GOIÂNIA

S S V P

(4)

Voz Vicentina

Voz Vicentina

CM. GOIÂNIA

PRESIDÊNCIA

PROGRAMA CARTÃO REFORMA

DO GOVERNO FEDERAL

DE GOIÂNIA

O Presidente do CM. Goiânia da SSVP, confrade Gaspar Luiz, esteve no dia 10 de maio em Brasília - DF, para conhecer o Programa do Governo Federal Cartão Reforma que beneficiará famílias de baixa renda.

Inspirado no Programa Cheque reforma do Governo de Goiás, este beneficiará todo o Brasil.

Confrade Gaspar passará mais detalhes deste Programa em breve.

Na ocasião confrade Gaspar teve um rápido encontro com o Presidente do Conselho Geral Internacional cfd. Renato Lima de Oliveira.

CURIOSIDADE

Esta orquídea do Panamá é chamada Flor do Espírito Santo, só floresce na época de Pentecostes Isto é que p o d e m o s c h a m a r criação de Deus não é ?

Enviado pela Consócia Lucemi Leite Camargo Confrade Gaspar Luiz Martins Presidente CM. Goiânia

e cfd. Renato Lima, Presidente do Conselho

Confrade Gaspar Luiz Martins esteve presente em Brasília - DF para conhecer detalhes do projeto que ajudará famílias de baixa renda em todo o Brasil.

CC. DE CUIABÁ

Corrida Beneficente

No dia 21 de maio a Sicredi da cidade de Colider - MT, realizou o Domingo da Corrida Beneficente, onde foram beneficiadas a Apae e a Sociedade de São Vicente de Paulo. De acordo com o confrade José Afonso, Secretário do Conselho Particular São Sebastião foram arrecadados 4.160,00 reais, que ajudarão nas várias despesas da Entidade.

Na cidade a SSVP possui Um (1) Conselho Particular, Seis (6) Conferências e uma Obra Unida, a Casa do Peregrino.

(5)

Maio 2017 Ano VI - Edição 40

2

Voz Vicentina CONSELHO METROPOLITANO DE GOIÂNIA

S S V P

Voz Vicentina

CM. GOIÂNIA

CC. SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

No dia 04 de maio, durante a celebração da Santa Missa realizada na capela do Asilo São Vicente de Paulo em Catalão, foi dada posse para o novo Presidente do Conselho Particular Irmã Dulce e sua Diretoria e também foi empossado o Presidente e Conselho Fiscal da Funerária São Vicente de Paulo.

No Conselho Particular Irmã Dulce foi empossada a consócia Iolanda Rodrigues para mandato de 4 anos. Na Funerária São Vicente de Paulo foi empossado para sua segunda gestão, confrade Magno Rabelo para mandato de 2 anos.

Diretorias Empossadas

Diretoria empossada da Funerária São Vicente de Paulo de Catalão - GO. Confrade Magno à direita na foto.

Diretoria empossada do Conselho Particular Irmã Dulce. Consócia Iolanda à direita na foto. Momento da leitura do compromisso da diretoria.

Congresso Vicentino

No domingo dia 21 de Maio foi realizado pelo Conselho Central Sagrado Coração de Jesus o XXIX Congresso Vicentino na cidade de Caldas Novas - GO. Teve com tema central: “Contra as pobrezas, agir juntos”. A Acolhida ficou por conta do Conselho Particular São José Operário, através de seu Presidente cfd. Orly Alves e abertura oficial feita pelo Presidente do Central confrade Volman Rabelo.

No primeiro Painel apresentado pelo confrade Magno teve como tema o ano temático de 2017-2018 Contra as pobrezas, agir juntos. segundo painel apresentado pelo Padre Ildefonso Salvadego, tema foi Agir Junto com a Igreja.

Representando o CM. Goiânia, confrade Sandro falou aos presentes o tema O Vicentino de Hoje.

O Evento foi encerrado com a celebração da Santa Missa.

O XXX Congresso será realizado na cidade de Catalão - GO.

(6)

Voz Vicentina

DE GOIÂNIA

Voz Vicentina

CM. GOIÂNIA

CC. PADRE PELÁGIO

CC. GOIÂNIA SUDOESTE

No dia 12 de maio foi promovido pela Conferência São José do Setor Maysa III, um Tríduo em louvor a São José na Capela Santo Antônio em Trindade - Go. Esteve representando o Conselho Metropolitano de Goiânia, confrade Vicente França.

A Conferência é vinculada ao Conselho Particular São Francisco de Assis.

No dia 29 de abril foi realizada a eleição na Obra Unida OVICE - Organização Vicentina de Cezarina, responsável por um abrigo. A candidata consócia Adenilza Gomes de Almeida Silva foi eleita presidente com 12 votos e o confrade Evangelista Tavares obteve 1 voto. No Conselheiro Fiscal ficou assim votados: 1ª Titular: consócia Maria Cândida de Andrade, 09 votos; 2ª Titular consócia Raimunda Barbosa dos Santos, 07 votos; 3ª Titular consócia Ireni Cezar Franco Alves 06 votos. Ficaram como suplentes: 1ª Suplente consócia Divina Tavares Palma de Oliveira 06 votos; 2º suplente confrade Oreste Nunes de Siqueira 05 votos e 3º suplente confrade Janisley Vaz Guimaraes da Silva 05 votos.

Todo o processo deverá ser homologado pelo Conselho Central que em seguida marcará a data da posse.

CC. GOIÂNIA

Curso de formação para novas diretorias realizado pelo Conselho

Tudo fizemos para mantê-lo ao nosso lado, mas Deus já havia determinado a sua vontade, e com o coração apertado e

uma dor incomparável te entregamos nas mãos do pai amado.

O dia em que foste embora, todos choravam, só você sorria, pois seu rosto

tinha uma paz só Deus sabia explicar. Fostes para nós traço forte de Deus e exemplo vivo como: esposo, pai, sogro,

avô, bisavô e amigo. Um exemplo de alegria, paciência, compreensão,

sabedoria e tolerância.

Dai lhe senhor agora no céu em dobro o que ele nos deus em ternura e felicidade

aqui na terra.

Saudades eterna de todos que

o amam!

Posse da nova diretoria do Hospital São Vicente de Paulo de Piracanjuba de Piracanjuba Go. Obra Unida ao Conselho Central de Goiânia.

No dia 13 de maio foi realizado pelo Conselho Central a Formação para novas Diretorias e Conselhos Fiscais do Hospital São Vicente de Paulo e do Cemitério Memorial São Vicente de Paulo, ambos na cidade de Piracanjuba - GO. Curso dado pelo confrade Ueber, Coordenador Ecafo do Conselho Particular de Bom Jesus da cidade de Bom Jesus de Goiás.

Representaram o CM. Goiânia, confrade Gaspar e confrade José Ary Borges.

Por motivos jurídicos, excepcionalmente foi dada posse ao novo Presidente e Conselho Fiscal do Hospital antes do curso da Ecafo para novas diretorias.

(7)

Maio 2017 Ano VI - Edição 40

Voz Vicentina

Voz Vicentina

CM. GOIÂNIA

CONSELHO NACIONAL DO BRASIL

Jovens vicentinos de todo o Brasil visitarão lixão

de Brasília.

Atividade faz parte da programação do Encontro Nacional da Juventude

Em vez de uma sala de palestras, o lixão de Brasília (DF) será a sala de aula das lideranças jovens vicentinas, que participam do Encontro Nacional da Juventude, entre os próximos dias 26 e 28 de maio. A organização quer que os participantes conheçam de perto o drama das pessoas que trabalham no local, muitas das vezes em situações sub-humanas, em busca do pão de cada dia. Atualmente, 22 Conferências vicentinas da área do Conselho Metropolitano de Brasília dão assistência na Estrutural, como é conhecida a favela que cresceu em torno do lixão.

O último cadastramento apontou que existem atualmente no Brasil quase 6 mil crianças e adolescentes participando de 557 Conferências dedicadas ao público infantojuvenil, em 28 dos 34 Conselhos Metropolitanos do país. O número é satisfatório, no entanto, a coordenadora nacional de Conferências de Crianças e Adolescentes (CCA’s), consócia Amdreza Bersi, espera que ele ainda cresça mais.

Andreza não está preocupada com estatísticas; o que ela deseja mesmo é que as crianças e adolescentes tenham a oportunidade de participar de uma CCA e conheçam as maravilhas que são proporcionadas nas vidas das pessoas que ajudam aos Pobres, como também que eles cresçam dentro de um ambiente cristão. “As CCA’s são uma maneira eficiente de oferecer à SSVP novos membros. Leia o texto na íntegra em http://www.ssvpbrasil.com.br

Fonte: Redação do SSVPBRASIL

Coordenadora nacional deseja que mais crianças e adolescentes conheçam a graça de ser vicentinos

CONSELHO METROPOLITANO DE GOIÂNIA

S S V P

A coordenadora nacional de Jovens, consócia Érika Ázara, informa que todos os 34 Conselhos Metropolitanos do Brasil enviarão representantes para o encontro, que terá formações do padre lazarista Alexandre Nahass Franco (assessor Espiritual do Conselho Nacional do Brasil), dos próprios membros da Coordenação Nacional da Juventude (CNJ) e do confrade Willian Alves, delegado internacional da Juventude Vicentina.

Sobre a proposta de levar os participantes para o lixão, Érika explica que eles vão almoçar no local, além de terem a experiência de conhecer uma favela. “Vai ser um encontro bem vivencial. Vamos aprofundar na espiritualidade e carisma vicentinos de viver a pobreza. A experiência do amor ao Pobre e do contato fortalecem e perpetuam a vocação dos jovens. A gente quer dar um gás, e aprofundar em como a gente pode servir melhor os nossos Pobres nos dias atuais”.

Ao final do evento, a coordenadora nacional espera que os participantes voltem para as bases motivados a fazer a diferença nas vidas dos Pobres. “Que eles levem novas soluções de assistência, porque este é o principal papel da SSVP. Se não formos especialistas e não melhorarmos a nossa assistência, eu entendo que a gente está fadado a cair e enfraquecer o movimento. A gente quer fortalecer este pilar que é da promoção social”.

Os presidentes de Conselhos Metropolitanos também poderão participar.

Além da experiência no lixão, os participantes vão debater questões de como expandir a SSVP no meio da juventude e de como manter o jovem na instituição. “Não enchemos o encontro de palestras. A nossa ideia é ter de fato um momento para pensarmos juntos. Estaremos reunidos com as principais lideranças do Brasil. A gente quer ouvi-las, entender as Regiões, diagnosticar e traçar planos de ação”, conclui Érika.

Referências

Documentos relacionados

Todavia, sua construção caso a caso não impede que se procure estabelecer algumas pistas que têm em vista descrever, discutir e, sobretudo, coletivizar a experiência do cartógrafo

isso. Os cabos devem ser fixados à mesma distância um do outro, tanto na torre quanto na parte horizontal. Assim, a distância da base da torre ao primeiro ponto de

Solução. No caso todas as medidas são iguais. As faces laterais são quadrados.. A área total será a soma da área lateral com as duas áreas das bases. Determine sua área

Considerando o acima exposto, o objetivo desse trabalho foi o de identificar como os estudantes do Programa de Educação Tutorial – PET/Conexões de Saberes- Ciências da Natureza

de minerais em grão crus e cozidos não irradiados, com o propósito de verificar os efeitos da cocção e avaliar o efeito das diferentes doses de radiação gama (2, 4, 6, 8 e 10 kGy)

A outra situação de testagem do fanzine como objeto para o ensino- aprendizagem da Matemática (e também de Física) ocorreu como parte dos trabalhos do grupo

[r]

dos seres míticos e das criaturas fantásticas dos dos seres míticos e das criaturas fantásticas dos nove mundos foi preparado especialmente para nove mundos foi