• Nenhum resultado encontrado

IGREJA CRISTÃ MARANATA PRESBITÉRIO ESPÍRITO SANTENSE DEPARTAMENTO DE ENSINO OBRA CRIADORA E OBRA REDENTORA AULA PARA A EVANGELIZAÇÃO OUTUBRO/ 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IGREJA CRISTÃ MARANATA PRESBITÉRIO ESPÍRITO SANTENSE DEPARTAMENTO DE ENSINO OBRA CRIADORA E OBRA REDENTORA AULA PARA A EVANGELIZAÇÃO OUTUBRO/ 2011"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

IGREJA CRISTÃ MARANATA – PRESBITÉRIO ESPÍRITO SANTENSE

DEPARTAMENTO DE ENSINO

OBRA CRIADORA E OBRA REDENTORA

AULA PARA A EVANGELIZAÇÃO – OUTUBRO/ 2011

Gn 1:1 “No princípio criou Deus os céus e a terra.” (SLIDE 01)

INTRODUÇÃO

Deus apresenta no livro de Gênesis, que significa origem, princípio, a maneira como Ele criou os céus, a terra, todo este universo. Deus não se explica, simplesmente informa, conta aquilo que Ele fez.

Levantou um servo dele, chamado Moisés, e disse a ele que escrevesse todas as coisas que lhe seriam mostradas, porque o homem que Ele criou iria inventar coisas tolas para desfazer do bom propósito de Deus. Assim Moisés fez.

Muitos livros da Bíblia confirmam a Obra Criadora de Deus.

Salmo 90:2 – “Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.”

Jeremias 27:5 – “Eu fiz a terra, o homem, e os animais que estão sobre a face da terra, com o meu grande poder, ...”

Salmo 8:3 – Davi, pelo Espírito Santo, fala: “Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;”

Hebreus 1:10 – “E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos.”

De forma que a Bíblia confirma os feitos de Deus e II Pedro 3:10 fala que quando o Senhor Jesus voltar os céus passarão com grande estrondo e os elementos ardendo se desfarão e a terra e as obras que nela há se queimarão.

Será isso possível? Sim. Os terremotos, maremotos acontecem e nós vemos como a terra se sacode!

(Nesse momento a professora deverá usar o arquivo CATASTROFES

AMBIENTAIS para ilustrar como o homem tem interferido negativamente na obra

criadora)

Bem, mas agora vamos ver as maravilhas da Obra Criadora: Deus dividiu em sete dias o Seu trabalho.

Vamos logo esclarecer que o dia de Deus não é como o nosso, de 24 horas. A Bíblia diz que um dia de Deus é como mil anos e como o dia de ontem que passou - Sl 90:4.

Mais um ensino importante quando estudamos a Criação é saber que o Senhor Jesus estava com o Pai nesta obra grandiosa.

Como sabemos disto?

Pela Palavra. João1:1, 3, 14 – “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” v.3 – “Todas as coisas foram feitas por Ele (Jesus) e sem ele nada do que foi feito

(2)

se fez.” v. 14 – “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”

Do nada ninguém faz tudo, mas Deus fez tudo.

A evolução parte de algo existente criado por Deus. Está previsto o desenvolvimento da ciência em Daniel 12:4.

VAMOS VER AGORA OS 7 DIAS DE DEUS

PRIMEIRO DIA

Gn 1:1-3 – “E disse Deus: Haja luz e houve luz.” (Slide 02 e 03)

A terra era sem forma, vazia e havia escuridão. Fala-nos isso que assim é a situação do homem sem Deus.

A terra era sem forma e vazia como o homem sem Deus é vazio, não tem paz, não tem alegria nem esperança. Tão vazio das bênçãos de Deus!

Havia escuridão - o homem sem Deus vive em trevas, sem enxergar onde anda, vai cair no abismo.

Mas o Espírito de Deus se movia!

Assim, ao dizer “Haja luz”, Deus já mostrava o seu amor, porque Jesus é a luz! É a direção certa para não cairmos no abismo! Ao surgir a luz, as trevas foram separadas. Deus chamou a luz dia, as trevas noite. (slide 04)

Gn 1:4 – “E viu Deus que era boa a luz.” (slide 05)

Nesse momento será cantado o louvor ”Nasceu um novo dia”

(slides 06 e 07)

SEGUNDO DIA

Gn 1:6 - “E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.” (slide 08 – com som)

Essa expansão Deus chamou céus.

Havia assim águas em cima, nuvens e águas em baixo, mares, lagos rios!

(slides 09 e

10 – com som)

TERCEIRO DIA

Gn 1:9-13 – “E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi”.

(slide 11 – com som)

Os mares já existiam e Deus ordenou que os mares se juntassem num lugar e eles obedeceram à ordem do seu Criador.

Então Deus ordenou que a Terra, a porção seca, aparecesse e assim aconteceu. Que belo espetáculo! A terra que estava submersa no meio dos mares, surge.

Deus gostava de todas as coisas.

(slide 12)

Agora Deus ordena que ela produza erva verde que dê semente; árvores frutíferas que dêm fruto segundo a sua espécie, cada fruto com sua semente!

(slides 13 a 15, sendo que o

slide 14 tem várias imagens)

Então não tem sentido perguntar: O que veio primeiro, a semente ou a árvore? Está escrito: A árvore. E cada árvore dando seu fruto.

(3)

Gn 1:10 – “E viu Deus que era bom.”

(slide 16)

QUARTO DIA

Gn 1:14-19 - E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.

(slide 17)

Lembram que no segundo dia Deus chamou a expansão céus? Agora, no quarto dia Ele cria os luminares para iluminar o dia e a noite.

Dois grandes luminares foram criados. O sol ilumina o dia.

(slide 18)

Ele tem luz própria muito forte. É uma estrela muito grande. Ela representa o Senhor Jesus, que é o Sol da Justiça.

A lua brilha à noite

(slide 19

)

e recebe luz e calor do Sol: Ela não tem luz própria, mas não faz mal, porque ela brilha com a luz do Sol.

A lua é como a Igreja do Senhor. Ela anda na luz que vem do Senhor e brilha neste mundo de trevas anunciando a Palavra do Senhor.

As estrelas são como candeias acesas. Na escuridão estão como pontinhos luminosos. Assim nos quer o Senhor brilhando todos os dias, e o mundo vendo que somos diferentes.(slide 20)

Eu gosto deste verso na Bíblia: “...Resplandeceis como astros no mundo”. Fp 2:15 b.

Findando esse quarto dia, a Palavra diz que os luminares são para sinais e para estações e para dias e anos. Deus é poderoso. Só Ele foi capaz de tão grande Obra.

Gn 1:18 – “E viu Deus que era bom.”

(slide 21)

QUINTO DIA

Gn 1:20-23

(slide 22)

– “E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis

(slides 23 a 26)

de alma vivente; e voem as aves

(slides 27 a 30)

sobre a face da expansão dos céus.”

Os mares foram criados no segundo dia, mas não havia habitantes nas águas nem tão pouco habitantes na expansão dos céus. Deus então, com o seu poder, ordena: Águas, produzam répteis viventes.

No espaço voem as aves sobre a face da expansão. Assim Deus criou grandes baleias e peixes, cada um conforme a sua espécie; aves conforme a sua espécie. Deus gostou de tudo, porque Ele abençoou e capacitou-os para frutificarem e encherem a terra.

Gn 1:21 – “E viu Deus que era bom.”

(slide 31)

SEXTO DIA

Gn 1:24-31 – v. 24 – “E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.”

Deus ordenou à terra que produzisse almas, animais viventes conforme a sua espécie: gado, répteis, bestas feras conforme a sua espécie.

(4)

Tudo conforme a espécie que Deus criou: tigre, gato, cachorro, leão, elefante, girafa, tudo conforme a sua espécie. Não se deu o caso de onça virar gato, etc.

(slides 32 a 33 – com

som – a professora deverá clicar nos animais)

Gn 1:25 – “E viu Deus que era bom.”

(slide 34)

Gn 1:26 – “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.” (slide 35 – coração subindo

da terra)

Gn 1:27 – “E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”

(slide 36 – coração duplicado simbolizando a criação da

mulher)

Façamos indica plural, por isto a palavra é “Elohim”.

À nossa imagem – a imagem e semelhança de Deus. Isto não indica que Deus é de carne e osso como o homem, ou como a mulher. Significa que Deus criou o homem diferente dos animais, que são criaturas viventes. Podem ser domados, domesticados, servem de alimento para o homem.

Deus criou o homem da terra, porém soprou em seus narizes o fôlego da vida. O homem foi feito diferente, feito para se comunicar com o seu Criador.

Gn 1.31 – “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; ...”

(slide 37

)

O animal age pelo instinto, mas não tem o sopro Divino.

Quando o Senhor Jesus nasceu neste mundo, manifestou-se com um corpo humano. Ele disse a Jó 33:3-6 – “Eis que vim de Deus, como tu; do lodo também eu fui formado.” Só assim seria o nosso Salvador, porque como Deus ele jamais poderia morrer.

Assim Deus tomou do pó da terra, formou o homem e soprou em seus narizes o fôlego da vida. O homem não veio de um animal. Isso seria uma agressão ao Deus que o fez com capacidade moral de escolher, de decidir o seu caminho.

Deus contemplou toda a obra Criadora que no sétimo dia acabou.

O SÉTIMO DIA

fala do Senhor Jesus

(slide 38)

, que é o nosso descanso. Deus nos deu seu Filho unigênito para salvar a coroa da sua criação, o homem. E em Jesus ele é salvo, santificado, separado para Deus.

Nosso descanso não se limita a um dia da semana do homem, mas todos os dias das nossas vidas são separados para Ele, o Senhor Todo Poderoso.

Nesse momento será cantado o louvor “Deus criou os céus e a terra” –

slides 39 a 51)

(5)

A OBRA REDENTORA - O JARDIM DO ÉDEN – Gn 2: 8-17

Foi um jardim muito bonito criado por Deus para que o homem nele habitasse e dele cuidasse. Era colocado entre quatro rios que hoje ainda existem desde a criação. Os rios Tigre e Eufrates, ao norte da região da Mesopotâmia (Iraque e Irã) e o Pisom e Giom, na Àfrica (Etiópia e Sudão), hoje chamados rio Nilo Azul e Nilo Branco.

Adão e Eva eram, portanto, os primeiros habitantes deste planeta que Deus criou para ser habitação do homem.

Atos 17:26 – Sl 115:16

“E de um só fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação”.

(slide 52)

Aqui será mostrado um mapa referente à provável localização geográfica do Jardim.

(slide 53)

Tudo foi dado por Deus a Adão, Eva, seus filhos e filhas. Deus colocou no meio do jardim duas árvores especiais:

1ª Árvore da Vida – Podiam se alimentar dela à vontade.

2ª Árvore Conhecimento do bem e do mal – Desta “não comerás porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gn 2.17). Ordem de Deus. (slide 54)

A Árvore da Vida

(slide 55)

no meio do Jardim era para que Adão e Eva se alimentassem dela sempre, todos os dias e assim seriam sustentados eternamente.

Adão e Eva desobedeceram a Deus.

(slide 56)

Veio a serpente, Satanás, e Eva deu ouvidos às suas palavras: “... É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” (Gn 3.1).

A mulher respondeu certo: “Do fruto das árvores do jardim comeremos. Somente a árvore do conhecimento do bem e do mal não comeremos, porque Deus nos disse que se fizermos isto morreremos.”

Que tristeza dar ouvidos ao inimigo de Deus e nosso! Ele disse: “Certamente não morrereis”. Eva cobiçou o fruto, era bonito e ela comeu. Deu a Adão, ele comeu.

A serpente julgou-se vitoriosa vendo o homem, agora, um fugitivo de Deus.

Todos os dias, ouviam a voz de Deus que passeava no jardim pela viração do dia e tinham comunhão com o seu Criador. No dia que deixaram de ouvir a voz de Deus para ouvir do inimigo, se esconderam de Deus entre as árvores.

Deus, misericordioso, pergunta para Adão: - Onde estás?

- Ouvi tua voz soar no jardim, mas temi porque estava nu e escondi-me. Fizeram roupas de folha, mas não serviam.

(slide 57 – corações vazios se escondem – onde estás –

(6)

- Comeste da árvore que te ordenei que não comesses?

Adão e Eva eram tristes agora. É o resultado da má escolha. Cada um jogava a culpa no outro. Não adianta, não resolve o pecado.

RESULTADO DA ESCOLHA: Susto, medo, frágeis, nus, envergonhados.

(slide 58)

Mas a palavra de Deus, que permanece para sempre, nos afirma que o primeiro Adão, pela desobediência a Deus, permitiu a entrada da morte.

(slide 59)

Deus, em sua misericórdia, vem socorrê-los. Viu suas vestes de folhas, logo secavam e caiam - que são nossas desculpas esfarrapadas.

Deus tomou um animal, tirou as peles e os vestiu.

(slide 60)

Era o primeiro sinal de que sem derramamento de sangue não há perdão. Deus os vestiu. Profecia de que um dia Jesus, Filho de Deus, chamado o segundo Adão, viria para morrer na cruz por causa dos nossos pecados.

Que pena tudo isto ter acontecido!

Deus sabia de tudo que ia acontecer porque Ele é Deus Onisciente, sabe todas as coisas. Deus não quer ninguém servindo-o por obrigação. Ele nos deu a livre escolha. Seus escolhidos o servem por livre e espontânea vontade.

Tudo o que Ele fez foi registrado como sendo bom.

Quando fez o homem: “E viu Deus tudo quanto tinha feito, (...) era muito bom (Gn 1:31). O homem desde o Éden se desviou do plano de Deus e procura culpar Deus.

Quantos desastres ecológicos! Terremotos, tsunamis, pestes, fomes! Deus não vê tudo isto? Tudo o que Deus fez está escrito, muito bom!

O homem deu as costas para Deus: Destrói florestas, suja os rios, deposita coisas sujas nos mares, educa mal os filhos, que ficam desobedientes, rebeldes. Ele é culpado e nem por isto se volta para Deus.

Jesus, o último Adão, porque veio em forma humana, morreu para apagar com o seu sangue nossos pecados e restaurar o direito à vida eterna e à bênção de comermos da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus. (slide 61)

I Co 15:45 – “Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.” (slide 62)

Ap 2:7 – “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus”. (slide 63)

Referências

Documentos relacionados

2 - Qual das alternativas abaixo NÃO esta relacionada como um dos Qual das alternativas abaixo NÃO esta relacionada como um dos estilos arquiteturais mais importantes para a

O objetivo ao realizar este trabalho foi analisar a materialização da Tecnologia Assistiva (TA) na agenda decisória do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e

Partindo das observações realizadas em sala de aula e das contribuições dos autores expostos, entendemos que o ensino da disciplina de matemática, é um assunto

Os candidatos deverão enviar para o e-mail que será divulgado no dia do Resultado da etapa de Dinâmica de Grupo, as cópias dos comprovantes de escolaridade e experiência

Você não deve tomar BISOLTUSSIN se tiver alergia à substância ativa ou a outros componentes da fórmula; em tratamento concomitante ou tratamento nas 2 semanas anteriores com

Ou seja, que é o Espírito Santo o enviado para ensinar à Igreja do Senhor Jesus Cristo; e assim todos serão ensinados por Deus, por meio do Espírito de Deus, que dá

Uma hora ela fala o Meu Amado, outra hora Ele fala a minha amada, o meu amor, há um colocação quando Ele fala e quando ela fala, os atos são sempre recíprocos porque em tudo isso

Outra pesquisa realizada para investigar quais as concepções de avaliação que permeiam o cotidiano escolar, analisar o papel da avaliação no dia-a- dia de uma escola de