• Nenhum resultado encontrado

ANO II RIO DE JANEIRO, 6 DE MARÇO DE 1933 N . 47

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANO II RIO DE JANEIRO, 6 DE MARÇO DE 1933 N . 47 "

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

BOLETIM ELEITORAL Al.^ 3 3 ?>

ESTADOS UNIDOS DO BRASIL

(Decreto n . 21.076, de 24 de fevereiro de 1932)

ANO II RIO DE JANEIRO, 6 DE MARÇO DE 1933 N . 47

LEGISLAÇÃO E JURISPRUDÊNCIA ELEITORAIS

(Publicação íeita de acordo com o oficio n . 4.093, de 22 de de outubro de 1932, do Sr. Diretor Geral da Imprensa Nacional e autorizada pelo Sr. Ministro Presidente do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral).

Fasciculos já publicados e que se acham á venda na Tesouraria da Imprensa Nacional

Fasciculo I — Código Eleitoral e todos os decretos subse- quentes, expedidos a t é 31 de dezembro de 1932.

Fasciculo II — Regimentos expedidos pelo Tribunal Superior.

Fasciculo I I I — J u r i s p r u d ê n c i a ( A c ó r d ã o s — Habeas-corpus ns. 1 e 2 — Recursos ns. 1 a 4).

Fasciculo IV — Legislação subsequente e J u r i s p r u d ê n c i a .

Preço de cada fasciculo

S U M A R I O

I — Jurisprudência do Tribunal Superior.

1.

2 . 3.

4 . 5.

6.

7 . 8.

Processo n.

Processo n.

Processo n.

Processo,, n.

Processo n.

Processo n.

Processo n.

Processo n.

274 — Pará.

277 — Santa Catarina.

278 — Sergipe.

282 — Santa Catarina.

284 — Sergipe.

286 — Distrito Federal.

291 — Rio Grande do Sul.

292 — Distrito Federal.

II — Editais e a Visos.

T R I B U N A L S U P E R I O R DE J U S T I Ç A E L E I T O R A L

J U R I S P R U D Ê N C I A

Art. 14, n. 4. do Código Eleitoral e art. 30, classe 5\ do Regimento Interno do Tribunal Eleitoral

Processo n. 274

JVatm-eza do processo — P a r á — Registro do P a r t i d o L i b e r a l do P a r á ( a r t . 99 do Código E l e i t o r a l e a r t s . 92 e 93 do Regimento G e r a l ) .

Juiz relator — O S r . m i n i s t r o E d u a r d o E s p i n o l a .

Manda-se efetuar o registro do Partido Liberal do Pará, porquanto foram satisfeitos os requisitos do Có- digo Eleitoral e do Regimento Geral.

ACÓRDÃO

V i s t o s , relatados e discutidos estes a u t o s : Considerando que o P a r t i d o L i b e r a l do P a r á a d - q u i r i u personalidade j u r í d i c a , p o r i n s c r i ç ã o no r e g i s -

tro competente (Código C i v i l , a r t . 18; Código E l e i t o - r a l , a r t . 99, 1 ) ;

Considerando que o ó r g ã o representativo do P a r - tido fez a este T r i b u n a l a c o m u n i c a ç ã o circunstan- ciada e completa, de que t r a t a o a r t . 92, § I

o

do R e - gimento G e r a l dos J u í z o s , Secretarias e C a r t ó r i o s ;

Considerando que f o r a m satisfeitos todos os r e q u i s i t o s do Código E l e i t o r a l e do Regimento G e r a l :

A C O R D A M os juizes do T r i b u n a l S u p e r i o r d e ' J u s - t i ç a E l e i t o r a l e m mandar efetuar o registro do P a r t i d o L i b e r a l do P a r á e p u b l i c á - l o , fazendo-se a d e v i d a c o m u n i c a ç ã o ao T r i b u n a l Regional, nos termos do a r t . 93, §§ 2° e 3° do Regimento G e r a l .

T r i b u n a l S u p e r i o r de J u s t i ç a E l e i t o r a l , em 10 de f e v e r e i r o de 1933. — Hermenegildo de Barros, p r e - sidente. — Eduardo Espinola, r e l a t o r .

C o m o S r . j u i z relator, v o t a r a m os S r s . J o s é L i - nhares, Affonso P e n n a J ú n i o r e Monteiro de Salles.

F o r a m votos vencidos os dos S r s . Carvalho Mourão, Renato Tavares e M i r a n d a Valverde, que convertiam o j u l g a m e n t o e m d i l i g e n c i a , p a r a o f i m de ser decla- rado, pelo P a r t i d o , o seu representante j u n t o ao T r i - b u n a l S u p e r i o r .

P A R T I D O L I B E R A L D O P A R Á

(Registrado em sessão de 10 de fevereiro de 1933. Publi- cação a que se refere a última parte dc art. 93, do Regimento Geral).

Denominação — Partido Liberal do P a r á (inscrito no Registro Especial de Títulos e Documentos, da comarca de Belém do P a r á , a 8 de dezembro de 1932. ( F l s . 59 do Livro n: 1-A, sob n. de ordem 82).

Modo de sua constituição — O Partido-foi constituído pelo congresso de seus membros, reunidos em 16 de no- vembro de 1932. Os respectivos estatutos, aprovados, tam- bém, em 16 de novembro de 1932, foram, na integra, publi- cados no Diário Oficial do Estado do Pará, de 1 de de- zembro de 1932, estando arquivado um exemplar no Registro Especial de Títulos e Documentos do referido Estado, tudo nos termos do decreto n . 18.542, de 24 de dezembro de 1928, adquirindo, assim, o dito Partido personalidade jurídica.

Orientação política — "Defender na Republica a ordem constitucional e a união federativa e no Estado a sua auto- nomia política, econômica, financeira e administrativa. "

Âmbito de ação — A ação política do_ Partido Liberal do P a r á é ao mesmo tempo nacional e regional, mas a sua ação propriamente partidária é sobretudo regional.

Órgãos representativos — O Partido é dirigido por

uma Comissão Diretora composta de sete membros eleitos

pelo Congresso do Partido, por um período de dois anos,

cabendo ao respectivo presidente representar o Partido, —

com anuência tácita ou expressa da Comissão Diretora —

judicial ou extra-judicialmente (art. 6", alinea d dos E s -

(2)

878 Segunda-feira 6 BOLETIM . . E M T O R A L Março de 1933

tatutos, cujo exemplar do • Diário Oficial, fica aqui arqui- vado). E ' -presidente atual o dr. Abel . Abreu Chermont.

.Existem comissões municipais, na capital como no interior, eleitas por 2 anos. N o município da capital, serão 15 mem- bros, efetivos e 7 nos municípios do interior.

Endereço de sua sede principal — Boulevard Castilhos França n . 53 (Belém do P a r á ) . E ' seu representante, junto ao Tribunal Regional, o presidente do partido, dr. Abel Chermont.

Secretaria do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral, em 13 de fevereiro de 1933. — Edmundo Barreto Pinto.

— Visto. — Gomes de Castro, diretor, interino.

Processo n. 277

Natureza do processo — Santa C a t a r i n a — C o n s u l t a —. Sobre si o S r . Marcos K o n d e r que exerceu o cargo de P r e - feito M u n i c i p a l se acha i n c l u í d o no a r t . I

o

, l e t r a b, do decreto n . 22.194, de 9'de dezembro de 1932, que d i s p ô s sobre p r i v a ç ã o de d i r e i t o s p o l í t i c o s .

Juiz relator — O S r . desembargador Renato T a v a r e s .

Deixa-se de tomar conhecimento da consulta, por não caber em caso que importa em decidir uma espécie, cujo julgamento só compete ao Tri- bunal Superior, em segunda instância, por meio do recurso próprio.

ACÓRDÃO

V i s t o s e examinados estes autos de c o n s u l t a n ú - mero 2 7 7 :

O presidente do T r i b u n a l R e g i o n a l do E s t a d o de Santa C a t a r i n a t r a n s m i t e , no telegrama de f l s . 2, a consulta do j u i z d á 11* zona e l e i t o r a l daquele Estado, na q u a l p e r g u n t a se o S r . Marcos K o n d e r , que e x e r c e u o cargo de P r e f e i t o do m u n i c í p i o , e s t á i n c l u í d o n a le.- t r a b do a r t . I

o

do decreto n . 22.194, de 1932.

A C O R D A M os j u i z e s do T r i b u n a l S u p e r i o r de J u s - t i ç a E l e i t o r a l em n ã o t o m a r conhecimento da consulta, por n ã o caber em caso que i m p o r t a em d e c i d i r u m a e s p é c i e , cujo j u l g a m e n t o só lhe compete em segunda i n s t â n c i a , p o r m e i o d ó recurso p r ó p r i o .

T r i b u n a l S u p e r i o r de J u s t i ç a E l e i t o r a l , e m 10 de fevereiro de 1933. — Hermenegildo de Barros, p r e - sidente. — Renato Tavares, r e l a t o r . ( D e c i s ã o u n a - n i m e . )

Processo n. 278

Natureza do processo — Sergipe — C o n s u l t a — Sobre s i a m u l h e r casada pode a l i s t a r - s e sem consentimento do m a r i d o .

Juiz relator — O S r . D r . A f f o n s o P e n n a J ú n i o r .

Si o Codigo\ Eleitoral concedeu, irrestritamente, d mulher o direito de votar e ser votada, esse direito, quan- do casada a mulher, não pode ser su- bordinado d autorização marital.

ACÓRDÃO

Consulta o presidente do T r i b u n a l - R e g i o n a l do Sergipe s i a m u l h e r casada pode a l i s t a r - s e sem c o n - sentimento do m a r i d o :

A C O R D A M os j u i z e s do T r i b u n a l S u p e r i o r de J u s - t i ç a E l e i t o r a l responder que, tendo o Código E l e i t o - r a l concedido, i r r e s t r i t a m e n t e , á m u l h e r o d i r e i t o de votar e ser votada, esse d i r e i t o , quando casada a

m u l h e r , n ã o pode ser subordinado á a u t o r i z a ç ã o m a - r i t a l .

T r i b u n a l S u p e r i o r de J u s t i ç a E l e i t o r a l , em >10 de f e v e r e i r o de 1933. — Hermenegildo de Barros, p r e - s i d e n t e . — Affonso Penna Júnior, r e l a t o r . ( D e c i s ã o u n a n i m e . )

Processo n. 282

Natureza do processo — Santa C a t a r i n a — Consulta — Sobre si os o f i c i a i s comissionados pelo G o v e r n o deposto em v i r t u d e da r e v o l u ç ã o v i t o r i o s a de outubro de 1930, e s t ã o i n h i b i d o s de se q u a l i f i c a r e m o u serem qualificados e l e i - tores, em face do decreto n . 22.194, de 9 de dezembro de 1932.

Juiz relator — O S r . m i n i s t r o C a r v a l h o M o u r ã o .

Os cidadãos que, em outubro de 1930, comissionados oficiais pelo Go- verno deposto, combateram o movi- mento revolucionário não se incluem

entre os que ficaram com seus direi- tos políticos suspensos por tres anos, nos termos do, art. I

o

do decreto nú- mero 22.194, 'de 1932.

ACÓRDÃO

V i s t o s e relatados estes autos, nos quais o p r e s i - dente do T r i b u n a l R e g i o n a l de Santa C a t a r i n a enca- m i n h a a este T r i b u n a l S u p e r i o r , p o r telegrama a fls., c o n s u l t a do D r . j u i z da 13" zona daquela r e g i ã o e l e i - t o r a l , em que se indaga s i aqueles que em outubro de 1930, comissionados oficiais pelo G o v e r n o deposto, c o m b a t e r a m o m o v i m e n t o r e v o l u c i o n á r i o e s t ã o i n h i - bidos de se q u a l i f i c a r e m ou serem qualificados eleito- res, em face do decreto n . 22.194, de 9 de dezembro de 1932:

A C O R D A M os j u i z e s do T r i b u n a l S u p e r i o r de J u s - t i ç a E l e i t o r a l , u n a n i m e m e n t e , responder n e g a t i v a m e n - te; porquanto, de todos que, nos Estados, combateram o m o v i m e n t o r e v o l u c i o n á r i o . e m outubro, de 1930, so- mente f i c a r a m c o m seus d i r e i t o s p o l í t i c o s suspensos por tres anos os membros dos respectivos gomemos

(art. T , l e t r a b, do decreto n . 2 2 . 1 9 4 ) .

T r i b u n a l S u p e r i o r de J u s t i ç a E l e i t o r a l , em 14 de f e v e r e i r o de 1933. — Hermenegildo de Barros, p r e - s i d e n t e . — Carvalho Mourão, r e l a t o r . ( D e c i s ã o u n a - n i m e . )

Processo n. 284

N a t u r e z a do processo — Sergipe — C o n s u l t a — Sobre si o j u i z e l e i t o r a l p a r a o efeito de sua p r ó p r i a i n s c r i ç ã o , pode assinar a f o r m u l a r e s p e c t i v a p e r a n t e o e s c r i v ã o , sendo o processo p r e p a r a d o pelo j u i z suplente e a e x - p e d i ç ã o do t i t u l o f e i t a pelo j u i z e l e i t o r a l v i t a c i l i o da zona m a i s p r ó x i m a .

J u i z r e l a t o r — O S r . desembargador Renato T a v a r e s . O juiz eleitoral, que. queira ins- crever-se na sede da própria zona, deve /fazê-lo no respectivo cartório.

Servirá, porém, no processo, em seu

impedimento ocasional, o juiz que, na

comarca, o substitue em tais casos,

segundo as leis locais de organização

(3)

Segunda-feira 6 BOLETIM ELEITORAL Março de 1933 879

judiciaria (com jurisdição eleitoral, plena, si fôr vitalício, e como simples preparador, caso o não seja).

ACÓRDÃO

V i s t o s e relatados estes autos, dos quais consta a consulta, por telegrama a f l s . , do presidente do T r i - b u n a l Regional de Sergipe, n a q u a l se indaga s i o j u i z eleitoral, p a r a sua p r ó p r i a i n s c r i ç ã o n a sede de sua zona, pode assinar a f o r m u l a constante do modelo n . 7, perante o e s c r i v ã o da m e s m a zona sob. sua j u r i s d i ç ã o , sendo o processo preparado pelo suplente e a e x p e - d i ç ã o do t i t u l o ordenada pelo j u i z e l e i t o r a l de o u t r a zona, seu s u b s t i t u t o :

R E S O L V E o T r i b u n a l S u p e r i o r de J u s t i ç a E l e i - toral, p o r m a i o r i a de votos, responder que a s s i m deve proceder o j u i z e l e i t o r a l que q u e i r a i n s c r e v e r - s e n a sede da p r ó p r i a z o n a ; devendo, p o r é m , o processo da i n s c r i ç ã o ser p r e p a r a d o e julgado pelo j u i z que, n a comarca, o substitue em seus i m p e d i m e n t o s o c a s i o - nais, como n a h i p ó t e s e , segundo a l e g i s l a ç ã o estadual, si fôr juiz vitalício, ou apenas p r e p a r a d o p o r este e remetido ao da sede da zona m a i s p r ó x i m a , p a r a o julgamento, caso o dito substituto n ã o seja j u i z v i t a - l í c i o ; como, tudo, r e s u l t a da j u r i s p r u d ê n c i a j á f i r - mada por este T r i b u n a l S u p e r i o r .

T r i b u n a l S u p e r i o r de J u s t i ç a E l e i t o r a l , em 14 de fevereiro de 1933. — Hermenegildo de Barros, p r e - sidente. —Carvalho Mourão, r e l a t o r ad-hoc. — Renato Tavares, vencido em p a r t e . E n t e n d o t a m b é m que n e - n h u m impedimento h a p a r a o e s c r i v ã o n ã o poder funcionar no processo de i n s c r i ç ã o no a l i s t a m e n t o e l e i t o r a l do j u i z com queim serve, sendo apenas i m - pedido o julgador, por n ã o ser a d m i s s í v e l que possa a p r e c i a r o seu p r ó p r i o p e d i d o . A m i n h a d i v e r g ê n c i a com o voto venceder f o i somente n a parte referente á s u b s t i t u i ç ã o do magistrado, que penso dever ser feita pela f o r m a estabelecida no Código E l e i t o r a l e n ã o de acordo com a l e i de o r g a n i z a ç ã o j u d i c i a r i a l o - cal, como fez o a c ó r d ã o .

N ã o se contesta, nem é p o s s í v e l p ô r em d ú v i d a , á v i s t a da clareza do texto, que o p a r á g r a f o ú n i c o do a r t . 30 do dito Código p e r m i t e q u e :

"Nas comarcas, m u n i c í p i o s ou termos, em que n ã o e x i s t a m j u i z e s nas c o n d i ç õ e s previstas pelo a r t . 30, p r e p a r e m os processos as autoridades j u d i c i a r i a s l o - cais m a i s graduadas, remetendo-os, p a r a j u l g a m e n t o , ao j u i z que preencha tais requisitos, n a comarca, d i s - t r i t o ou termo mais p r ó x i m o . "

Mas, é exatamente porque esse d i s p o s i t i v o só c u i d a das comarcas, m u n i c í p i o s ou termos em que n ã o e x i s t a m juizes com o p r e d i c a m e n t o da v i t a l i c i e - dade é que ele, a m e u v ê r , só a u t o r i z a , por e x c e ç ã o , o p r e p a r o dos processos p o r j u i z e s n ã o v i t a l í c i o s em tais l u g a r e s .

Nas comarcas em que h a j u i z e s v i t a l í c i o s , como ocorre n a e s p é c i e f o r m u l a d a n a consulta, t a l p r e c e i t o legal n ã o pode ter a p l i c a ç ã o .

Nesses lugares,, o p r e p a r o dos processos t e m de ser feito perante o p r ó p r i o j u i z e l e i t o r a l , de acordo

com o p r e c e i t o contido no a r t . 30, tantas vezes c i t a - do, que r e z a :

" C a b e m oas j u i z e s locais v i t a l í c i o s , pertencentes á . m a g i s t r a t u r a , as f u n ç õ e s de j u i z e l e i t o r a l . "

Nos lugares em que h a j u i z local v i t a l í c i o , p o r - tanto, n ã o p e r m i t e o Código que q u a l q u e r f u n ç ã o que deva ser desempenhada p o r magistrado, o seja p o r j u i z n ã o v i t a l i c i o , como a u t o r i z a o a c ó r d ã o . Este p r ó p r i o T r i b u n a l entendeu, p ô r u n a n i m i d a d e de votos

de seus j u i z e s , ao responder a consulta n . 20, de que f o i r e l a t o r o eminente D r . P r u d e n t e de Moraes F i l h o , que compete aos T r i b u n a i s Regionais a d e s i g n a ç ã o

" t a m b é m dos j u i z e s locais vitalícios que d e v e r ã o exercer as f u n ç õ e s de j u i z e s eleitorais em s u b s t i t u i ç ã o aos efetivos, quer nos impedimentos ( h i p ó t e s e da con- sulta) ou faltas ocasionais, quer nos outros casos de l i c e n ç a , f é r i a s , e t c . " ( B o l e t i m E l e i t o r a l n . 7, pag. 60).

P o r a s s i m c o n t i n u a r a entender, v o t e i p a r a que a res- posta fosse dada declarando que tendo o j u i z eleitoral escolhido seu d o m i c i l i o e l e i t o r a l a zona sujeita á sua j u r i s d i ç ã o , o processo de sua i n s c r i ç ã o no alistamento devia' ser feito perante o j u i z e l e i t o r a l , seu substituto legal, s e r v i n d o o e s c r i v ã o da p r ó p r i a z o n a .

(Os demais S r s . j u i z e s v o t a r a m de acordo com o S r . m i n i s t r o C a r v a l h o M o u r ã o . )

Processo n. 286

Natureza do processo — D i s t r i t o F e d e r a l — R e p r e s e n t a ç ã o — Sobre a d e s i g n a ç ã o de m a i s u m j u i z p a r a o s e r v i ç o elei- t o r a l da I

a

zona, que compreende os d i s t r i t o s m u n i c i p a i s de C a n d e l á r i a , S ã o J o s é , Santa R i t a , Sacramento, São D o m i n g o s e I l h a s .

Juiz relator — O S r . D r . J o s é M i r a n d a V a l v e r d e . Em face das circunstancias ex- cepcionais em que se encontra a I

a

zona eleitoral desta Capital, resolve-se autorizar ao Tribunal Regional fazer

a designação de mais um juiz vitali- cio, para, juntamente com o atual, realizar-se o alistamento com a ne- cessária regularidade na dita zona.

ACÓRDÃO

V i s t o s e examinados estes autos de consulta n ú - m e r o 286, em que o T r i b u n a l R e g i o n a l de J u s t i ç a E l e i t o r a l do D i s t r i t o F e d e r a l , encaminhando a repre- s e n t a ç ã o do j u i z da I

a

zona e l e i t o r a l , s o l i c i t a que este T r i b u n a l S u p e r i o r decida " s i p a r a u m a m e s m a zona.

e l e i t o r a l p o d e r á ser designado m a i s de u m j u i z para o s e r v i ç o e l e i t o r a l " , e

Considerando que o S r . j u i z da I

a

zona eleitoral desta cidade, c o m a r e p r e s e n t a ç ã o de f l s . 2, mostrou, no que concorda o T r i b u n a l R e g i o n a l o a c u m u l o de s e r v i ç o a seu cargo e a i m p o s s i b i l i d a d e de u m só j u i z proceder n a d i t a zona ao alistamento e l e i t o r a l p a r a a A s s e t a b l é a C o n s t i t u i n t e ;

Considerando que a n o m e a ç ã o de u m outro j u i z

v i t a l i c i o p a r a j u n t a m e n t e , com o atual, r e a l i z a r - s e o

mesmo alistamento, n a q u e l a I

a

zona e l e i t o r a l , e n a

f o r m a que o T r i b u n a l R e g i o n a l i n d i c a r , i m p õ e - s e , em

c o n s e q ü ê n c i a , como p r o v i d e n c i a de e m e r g ê n c i a , n ã o

vedada, antes p e r m i t i d a , pelo Código E l e i t o r a l , a r -

tigo 30, § I

o

:

(4)

880 Segunda-feira 6 BOLETIM ELEITORAL Março de 1933

A C O R D A M os j u i z e s do T r i b u n a l S u p e r i o r de J u s - t i ç a E l e i t o r a l e m responder a f i r m a t i v a m e n t e á c o n - s u l t a f e i t a e p a r a o caso especial de que se trata, em face das suas c i r c u n s t a n c i a s e x c e p c i o n a i s .

T r i b u n a l S u p e r i o r de J u s t i ç a E l e i t o r a l , em 21 de f e v e r e i r o de 1933. — Hermenegildo de Barros, p r e - s i d e n t e . — J. de Miranda Valverde, r e l a t o r .

A N E X O N . 1

R e p r e s e n t a ç ã o do juiz eleitoral da I

a

zona desta Capi- tal, sobre o s e r v i ç o a seu cargo

"\

Exmos. srs. presidente e juizes do Egrégio Tribunal Regional, de Justiça Eleitoral do Distrito Federal.

Convencido de que sobre mim pesa, neste momento, tarefa superior ás minhas forças, venho, impelido por im- perioso dever civico, á presença dessa colenda corte, afim de representar sobre a conveniência de ser designado outro juiz vitalicio para, simultaneamente comigo, ter exercício na I

a

Zona Eleitoral, de acordo com a decisão do Egrégio T r i - bunal Superior, de 20 de agosto de 1932, proferida no Processo n . 38 e publicada no Boletim Eleitoral n . 22, de 9 de novembro de 1932.

Assim se pronunciou o Venerando Tribunal Superior:

" Uma zona poderá conter mais de um juiz eleitoral, ainda que isto seja de algum modo inconveniente e só é recomendável quando fôr de todo necessário ao serviço de alistamento (Código Eleitoral, art. 30, § I

o

) "

Acerca da necessidade da medida que ora tenho a honra de sugerir a esse Egrégio Tribunal, falam eloqüentemente os algarismos constantes do quadro estatístico anexo, elabo- rado a meu pedido pelo distintíssimo funcionário do cartório da I

a

circunscrição, sr. Hamilton de Souza.

Por aí se vê que a I

a

Zona Eleitoral já qualificou aproximadamente 24.000 eleitores, tendo ainda a qualificar cerca de 12.000 alistandos cujos processos eleitorais tiveram o julgamento convertido em diligencia, para o suprimento de omissões. Desses 24.000 eleitores j á qualificados apenas 18.534 estão em condições de requerer sua inscrição, por não ter sido ainda feita no Boletim Eleitoral a publicação da qualificação dos demais, a qual até agora fora retardada pela absoluta deficiência de pessoal no cartório da zona a meu cargo.

Os alistandos já inscritos nesta zona atingem a cifra de 5.701, isto é, pouco menos de 1|3 dos alistandos em con- dições de se inscrever. Tudo leva a crer que a proporção entre estes e os inscritos aumentará cada vez mais, á me- dida que se fôr aproximando a data do encerramento da inscrição. Mas, admitindo-se, para raciocinar, que essa pro- porção se mantenha inalterada até o final do alistamento, terá a I

a

Zona Eleitoral, até 25 de março próximo futuro, cerca de 12.000 eleitores, (36.000 3 = 12.000), o que dá uma média de 240 eleitores por dia (12.000 -f- 50 = 240).

Ora, é materialmente impossível fazer-se o julgamento de 240 processos em um dia, conforme passo a expor: Cada processo de inscrição consome, no mínimo, 5 minutos para seu consciencioso estudo e julgamento, donde se segue que, em uma hora, só podem ser julgados 12 processos. Dado que o juiz trabalhe 10 horas por dia (e nem se deverá exigir mais), segue-se que serão julgados 120 processos diaria- mente, isto é, apenas a metade do número médio de elei- tores que deveriam ser alistados cada dia, como acima ficou assinalado. Cumpre acentuar que se trata apenas de pro- cessos de I N S C R I Ç Ã O , não se levando em linha de conta o tempo que será empregado pelo juiz, para o estudo dos processo de Q U A L I F I C A Ç Ã O dos 12.000 alistandos, cujos julgamentos foram convertidos em diligencia.

E m abono da medida que ora se pleiteia, militam ainda razões de equidade. Assim, mostra-se do quadro anexo que o número de eleitores já inscritos na I

a

zona é igual a quasi o dobro dos eleitores inscritos nas outras duas zonas que, juntamente com aquela, constituem a I

a

circunscrição eleitoral; é superior ao total dos inscritos nas tres zonas da 2

a

circunscrição, e excede de mais de 2.000 o número dos inscritos nas tres zonas da 3

a

circunscrição. Por outro lado vê-se ainda dos inclusos dados estatísticos que a quantidade dos eleitores já qualificados na I

a

zona é pouco inferior ao total dos eleitores qualificados em todas as demais zonas, excetuada a quarta, que, tendo qualificado, em virtude de decisão do Egrégio Tribunal Superior, grande número de funcionários residentes em outras regiões eleitorais, com-

tudo ainda não inscreveu nem a vigésima parte dos eleitores que qualificou.

Afigurando-se-me dest'arte demonstrada a vantagem de ser designado mais um juiz para ter exercício na I

a

Zona, sem nenhuma alteração do plano eleitoral j á aprovado que continuará intacto, não acarretando essa medida nenhum prejuízo decorrente de possível confusão no espirito dos can- didatos ao alistamento, peço licença para lembrar a esse Egrégio Tribunal, caso se digne de aceitar a presente su- gestão, que a competência de cada um dos dois juizes po- deria ser regulada pela numeração dos processos, cabendo a um deles o conhecimento dos processos de número impar e ao outro o conhecimento dos processos de número par.

Rio de Janeiro, 4 de fevereiro de 1933. — O juiz'da I

a

Zona Eleitoral, Francisco de Paula Rocha Lagoa Filho.

A N E X O N . 2

Justiça Eleitoral do Distrito Federal — Movimento das zonas eleitorais até 4 de fevereiro de 1933 Movimento das zonas eleitorais até hoje:

Zonas Q . "ex-officio" Q . requerida Inscrições Ofícios expedidos

I

a

18.534 606 5.701 258

2

a

6.305 1.450 1.870 70

3

a

1.700 1.273 1.795 73

4

a

28.214 887 1.216 61

5

a

4.800 753 1.934 30

6" 1.204 1.559 2.086 16

7

a

450 1.464 1.496 51

8

a

93 849 952 26

9" 1.700 755 1.052 81

A I

a

zona tem cerca de 5.000 eleitores qualificados á espera de publicação e cerca de 12.000 alistandos, cujos processos foram con- vertidos em diligencia para o suprimento de omissões.

Rio de Janeiro, 4 de fevereiro de 1933. — Hamilton de Sousa.

— V I S T O . Rocha Lagoa Filho, juiz eleitoral da I

a

zona.

A N E X O N . 3

D e c i s ã o do Tribunal Regional do Distrito Federal submetendo a representação do juiz da I

a

Zona Eleitoral ao Tribunal Superior

Vistos e relatados estes autos de representação do juiz da I

a

zona eleitoral, J)r. Francisco de Paula Rocha Lagoa F i l h o :

Considerando que são procedentes as ponderações do juiz da I

a

zona eleitoral, representando sobre a conveniência de ser designado um outro juiz vitalicio para, simultaneamente com ele, ter exercício na I

a

zona eleitoral;

Considerando que essa providencia de emergência é de todo necessária, durante o atual período do alistamento para a eleição da Assembléa Constituinte, como se verifica do quadro estatístico anexo á referida representação;

Considerando que a designação de mais um juiz para uma mesma zona eleitoral, como medida transitória, justificada pelo acumulo de serviço, nenhuma alteração determinara no plano eleitoral já aprovado, continuando a divisão do Distrito Federal no mesmo numero de zonas; .

A C O R D A M os juizes do Tribunal Regional do Distrito Federal consultar o Egrégio Tribunal Superior da Justiça Eleitoral, encaminhando a presente representação, para que se digne decidir " se para uma mesma zona eleitoral poderá ser designado mais de um juiz para o serviço eleitoral. "

Rio de Janeiro, Tribunal Regional do Distrtio Federal, 7 de fevereiro de 1933. •— Ataulpho de Paiva. — Moraes Sarmento. (Unanime).

Processo n. 291

Natureza do processo — R i o G r a n d e do S u l — Consulta — Sobre s i ~pode a f o r m u l a de i n s c r i ç ã o (modelo 7, anexo ao R e g i m e n t o G e r a l ) , ser mandada i m p r i m i r pelos par- tidos p o l í t i c o s ou pelos a l i s t a n d o s .

Juiz relator — O S r . desembargador Renato T a v a r e s .

Só trará vantagens para facilitar

o alistamento eleitoral si os partidos

políticos ou os alistandos fizerem im-

primir a formula de inscrição, desde

(5)

Segunda-feira 6 BOLETIM ELEITORAL Março de 1933 881

que o impresso seja a reprodução fiel do modelo n. 7, apropado pelo Tribu- nal Superior e que figura anexo ao Regimento Geral dos JUÍZOS, Secreta- rias e Cartórios Eleitorais.

ACÓRDÃO

V i s t o s e examinados estes autos de c o n s u l t a n ú - m e r o 2 9 1 , do residente do T r i b u n a l R e g i o n a l do R i o G r a n d e do S u l , n a q u a l se p e r g u n t a se pode a f o r - m u l a de i n s c r i ç ã o constante d õ modelo n . 7, ser m a n - dada i m p r i m i r pelos p a r t i d o s p o l í t i c o s o u pelos a l i s - tandos :

A C O R D A M , em s e s s ã o , os j u i z e s do T r i b u n a l S u - p e r i o r de J u s t i ç a E l e i t o r a l em responder a f i r m a t i v a - mente á consulta, v i s t o que a m e d i d a s o l i c i t a d a só t r a r á vantagens p a r a f a c i l i t a r o a l i s t a m e n t o e l e i t o r a l , n ã o havendo n e n h u m i n c o n v e n i e n t e que a f o r m u l a de i n s c r i ç ã o seja mandada i m p r i m i r pelos p a r t i d o s p o - l í t i c o s o u pelos alistandos, desde que o i m p r e s s o seja a r e p r o d u ç ã o f i a i do m o d e l o n . 7, aprovado p o r este T r i b u n a l S u p e r i o r e que f i g u r a anexo ao R e g i m e n t o G e r a l dos JUÍZOS, S e c r e t a r i a s e C a r t ó r i o s E l e i t o r a i s . T r i b u n a l S u p e r i o r de J u s t i ç a E l e i t o r a l , em 17 de f e v e r e i r o de 1 9 3 3 . — Hermenegildo de Barros, p r e - s i d e n t e . — Renato Tavares, r e l a t o r . ( D e c i s ã o u n a - n i m e . )

N O T A

Anteriormente, o S r . ministro-presidente do Tribunal Superior, em resposta a uma consulta do S r . ministro da Justiça, declarou nada ter a opôr, quanto a impressão de material para o alistamento, pelos governos dos Estados, uma vez observados rigorosamente os modelos aprovados pelo Tribunal Superior e anexos ao Regimento Geral e custeadas todas as despesas com os trabalhos gráficos pelos cofres estaduais.

Processo n. 292

Natureza do processo — D i s t r i t o F e d e r a l — C o n s u l t a — Sobre s i é o b r i g a t ó r i o o a l i s t a m e n t o e l e i t o r a l p a r a a m u l h e r que exercer q u a l q u e r f u n ç ã o p ú b l i c a .

Juiz relator — O S r . D r . Affonso P e n n a J ú n i o r .

A mulher, mesmo sendo funciona- ria, pode isentar-se de qualquer obri- gação ou serviço de natureza eleitoral.

Si o art. 119 do Código Eleitoral exige que o cidadão alistavel apresenta seu titulo {um ano depois de maior- idade ou um ano depois da vigência do Código) para desempenhar ou con- tinuar desempenhando funções ou em-

pregos públicos, o a,rt. 120 declara que tal exigência não se aplica ás mu- lheres, além de que o art. 121 do mesmo Código, sepii distinção ou res- trição, isentou-as de qualquer obriga- ção ou serviço de natureza eleitoral.

Não existe antenomia entre tais dispositivos e a letra "a" do art. 37, pois não é exato, que esse artigo obri- que todos os funcionários a se alista- rem como eleitores; manda, apenas, que sejam qualificados "ex-officio", isto é, habilita os funcionários a cum-

prirem sua obrigação e as funcioná- rias a exercerem seu direito, comple- tando o alistamento pela inscrição.

ACÓRDÃO

V i s t o s e examinados estes autos de consulta n ú - m e r o 2 9 2 :

O T r i b u n a l Regional do D i s t r i t o F e d e r a l e n c a m i - n h o u ao T r i b u n a l S u p e r i o r a consulta de D . J u r a c y P i m e n t e l Velloso, n à q u a l se aponta suposta c o n t r a - d i ç ã o entre o a art.. 120, l e t r a 6, do Código E l e i t o r a l ,

"que isenta, de modo f o r m a l , a m u l h e r de qualquer o b r i g a ç ã o de c a r á t e r e l e i t o r a l , sem fazer e x c l u s ã o da m u l h e r f u n c i o n a r i a " , e o a r t . 37, l e t r a a, do mesmo Código, d i s p o s i t i v o este — diz a consulta — "que obriga, de modo absoluto, a que todos os f u n c i o n á r i o s se a l i s t e m como eleitores, sem declarar que e s t ã o exce- tuadas as m u l h e r e s " ; pelo que pede a consulente se declare s i a m u l h e r , e m b o r a f u n c i o n a r i a , e s t á isenta de q u a l q u e r o b r i g a ç ã o ou s e r v i ç o de natureza e l e i - t o r a l .

A C O R D A M os j u i z e s do T r i b u n a l S u p e r i o r de J u s - t i ç a E l e i t o r a l responder que -a d e c l a r a ç ã o provocada n a c o n s u l t a e s t á f e i t a do modo o mais i n e q u í v o c o pelos a r t s . 119 e 120 do Código E l e i t o r a l . S i o p r i m e i r o exige que o c i d a d ã o a l i s t a v e l apresente seu titulo (um ano depois da m a i o r i d a d e o u u m ano depois da v i - g ê n c i a do Código) p a r a desempenhar ou continuar desempenhando f u n ç õ e s o u empregos p ú b l i c o s ; e s i o s e g u n d o ' d e c l a r a ' que tal e x i g ê n c i a n ã o se aplica ás m u l h e r e s , . c l a r o . e s t á que p a r a estas, f u n c i o n á r i a s ou n ã o , n ã o é o b r i g a t ó r i o o a l i s t a m e n t o .

E ' o que, a l i á s , r e a f i r m a o a r t . 121, isentando-as

— sem q u a l q u e r d i s t i n ç ã o o u r e s t r i ç ã o — d è qualquer obrigação ou serviço de natureza eleitoral. Não existe a n t i n o m i a a l g u m a entre essas c l a r í s s i m a s disposições e o citado a r t . 37, l e t r a a, do Código, pois n ã o é exato, como pretende a consulente, que tal artigo obrigue todos os f u n c i o n á r i o s a se a l i s t a r e m como eleitores.

E l e manda, apenas, que sejam qualificados " e x - o f f i - cio", isto é, h a b i l i t a os f u n c i o n á r i o s a c u m p r i r e m sua obrigações e as f u n c i o n á r i a s a exercerem seu direito, completando o alistamento, p e l a i n s c r i ç ã o . . E ' o que, a l i á s , j á d e c l a r o u o T r i b u n a l em d e c i s ã o a n t e r i o r .

T r i b u n a l S u p e r i o r de J u s t i ç a E l e i t o r a l , em 16 de f e v e r e i r o de 1 9 3 3 . — Hermenegildo de Barros, p r e - s i d e n t e . — Affonso Penna Júnior, r e l a t o r . (Decisão u n a n i m e . )

D e c i s ã o do Tribunal Regional do Distrito Federal, encaminhando a consulia ao Tribunal Superior

Vistos, relatados e discutidos estes autos:

Considerando que a consulta escapa á competência deste Tribunal:

A C O R D A M os juizes do Tribunal Regional de Justiça Eleitoral dó Distrito Federal encaminhar a mesma con- sulta ao Tribunal Superior que, em sua alta sabedoria, re- solverá como fôr de direito.

Tribunal Regional do Distrito Federal, em 10 de fe-

vereiro de 1932. — Ataulpho de Paiva, presidente. —

Vicente C. Piragibe, relator. (Unanime).

(6)

882 Segunda-feira 6 BOLETIM ELEITORAL Março de 1933

TRIBUNAL REGIONAL DE JUSTIÇA ELEI- TORAL DO DISTRITO FEDERAL

EDITAIS E AVISOS

Q U A L I F I C A Ç Ã O « E X - O F F I C I O »

(Art. 37 do Código e arts. 6

o

e 10° do Reg. Geral dos Cartórios)

D I S T R I T O F E D E R A L Primeira Circunscrição

PRIMEIRA ZONA E L E I T O R A L

(Distritos Municipais de Candelária, São J o s é , Santa Rita, Sacramento, São Domingos e Ilhas)

Juiz — D r . Francisco de Paula Rocha Lagoa Filho E s c r i v ã o — Dr. Carlos Waldemar de Figueiredo.

Q U A L I F I C A D O S P O R D E S P A C H O D E 22 D E F E V E R E I R O D E 1933

Diretoria Regional dos Correios e Telégrafos

Número de ordem da publicação, por zona — Numes dos qiv.üficados 24.198. Alberto Vicente de Abreu.

24.199._ Faustino Rodrigues.

24.200.' José Maria da Costa.

24.201. José da Silva Martinho.

24.202. Lauro de Moura Valladão.

24.203. Joaquim Emilio Tavares de Oliveira.

24.204. José Antônio Sylvestre.

24.205. Vicente Vieira Galvão.

24.206. Luiz Baptista da Silva.

24.207. Geraldina da Silva Mendonça.

24.208. Francisco Rodrigues da Silva.

24.209. João Benedicto da Silva.

24.210. Marinho Monteiro.

24.211. José Soares de Oliveira.

24.212. Bartholomeu Chrispiniano Teixeira.

24.213. Leonidio Florentino de Albuquerque.

24.214. Adelina Ferrari Maran.

24.215. Antônio Benicio Barbosa.

24.216. Carmen Braga.

24.217. Ernani Reis.

24.218. José Rufino dos Santos.

24.219. Maria Victoria Fontes Casaes.

24.220. Maria Luiza Torres K r o p f . 24.221. Martiniano Lopes Marinho.

24.222. Nestor Luiz Machado.

24.223. Ottilia Guimarães.

24.224. Prudencio Anastácio.

24.225. Ruy Mattos de Oliveira.

24.226. Sylvio Bello de Andrade.

24.227. Zelia Gonçalves Cruz.

24.228. Angélica Vianna da Silva.

24.229. Alice Clendehen.

24.230. A l z i r a Godolphim de Faria.

24.231. Ambrosina da Silva.

24.232. Alda Machado.

24.233. Agenor Paulo de Oliveira.

24.234. Afíonso Cardoso e Silva.

24.235. Alberto José Ramos.

24.236. Alvimar Gomes Leal.

24.237. Antônio dos Reis Carvalho.

24.238. Augusto Coutinho Jordão.

24.239. Abelardo Martins da Costa.

24.240. Anttonio Francisco de Lacerda.

24.241. Adolpho da Silva Ramos.

24.242. Álvaro Teixeira Camello.

24'.243. Arlindo Vieira Nunes.

24.244. Aristides Pinto de Magalhães.

24.245. Antônio Celestino da Costa.

24.246. Antônio Abreu Freitas Filho.

24.247. Américo da Cruz Montenegro.

24.248. Alfredo Lopes Martins.

24.249. Aluysio de Moraes Cortez.

Número de ordem da publicação, por zona — Nomes dos qualificados 24.250. Antônio Vicente de Paula.

24.251. Adhemar Saldanha de Medeiros.

24.252. Antenor Barbosa.

24.253. Armando Cirne M a i a . 24.254. Boabdil Lopes Duarte.

24.255. Dulce Chaves.

24.256. Coralia de Miranda Azevedo.

24.257. Carmen Lohrs.

24.258. Carlos Ferreira Penna.

24.259. Carlos Homero da Câmara.

24.260. Camillo Lelles Pereira.

24.261. Claudionor Soares.

24.262. Carlos de Lima Câmara.

24.263. Carlos Augusto Bandeira.

24.264. Camillo Domingos dos Santos.

24.265. Deocleciano Calvet Pedroso.

24.266. Deucyles Cancio Pereira Soares.

24.267. Djalma Ferreira.

24.268. Emilia Pereira Jacques.

24.269. E l vira de Andrade.

24.270. Ercilia Teixeira.

24.271. Euclydes de Oliveira Santos.

24.272. Elpidio Antônio SanfAnna Paes.

24.273. Evaristo de Souza Ribeiro.

24.274. Eduardo Correia de Souza.

24.275. Ernesto Laurentino da Costa.

24.276. Eustachio Gonçalves M a i a . 24.277. Ephigenio José Carreira.

24.278. Eugênio Ferreira Caldas.

24.279. Francisca Bethlem Monteiro.

24.280. Francisco Pereira.

24.281. Francisco Marques da Costa.

24.282. Franklin de Moraes Júnior.

24.283. Feliciano José Pimentel.

24.284. Francisco Pacheco.

24.285. Frederico Pereira da Silva.

24.286. Francisco de Assis Villarinho.

24.287. Fernanda Rodrigues Coutinho.

24.288. Gastão Camello Teixeira.

24.289. Gilberto de Mendonça.

24.290. Gilberto Pacheco.

24.291. Guilerme Coelho de Souza.

24.292. Hortencia Pires Viveiros Bustamante.

24.293. Hugo Bandeira.

24.294. Hercilio dos Santos Creder.

24.295. Hermes Marins.

24.296. Haroldo Amaral.

24.297. Hélio Ferreira dos Santos.

24.298. Irene Pereira R o x o .

24.299. Joésse Brilhante Albuquerque.

24.300. José da Costa Gomes.

24.301. José Xavier de A r a ú j o . 24.302. José Carlos Fernandes.

24.303. João Paulo da Fonseca Montenegro, 24.304. João Messias de Oliveira.

24.305. José Militão de Salles.

24.306. Jovelino Coutinho de S á . 24.307. João Ribeiro da Costa.

24.308. José Vieira de Paiva.

24.309. José Collaço Gomes.

24.310. João Adelino Costa.

24.311. João Ferreira.

24.312. José dos Santos.

24.313. Júlio Teixeira Bastos.

24.314. Josino Ferreira da Silva.

24.315. Jovelino Ferraz.

24.316. João da Silva Mendes.

24.317. Leonor Leite Carneiro.

24.318. Leopoldo Gurgel Valente.

24.319. Lourival Fogaça Ferreira.

24.320. Lourival de Oliveira Sampaio.

24.321. Luiz Marcellino Almeida Cardoso.

24.322." Luiz Gomes Marins.

24.323. Leonel Rodrigues da Silva.

24.324. Maria Odylla de Araújo.

24.325. Maria P i a Nunes.

24.326. Magdalena Ferreira.

24.327. Maria Marques Messy.

24.328. Mary Machado Pimentel.

24.329. Maria José Peixoto.

24.330. Manoel Antônio Lima de Magalhães.

24.331. Maria Reis Moreira.

24.332. Mario da Silveira Torres.

(7)

Segunda-feira 6 BOLETIM ELEITORAL Março de 1933 883

Número de ordem da publicação, por zona — Nomes dos qualificados 24.333. Marcos Martins V i e i r a .

24.334. Manoel Archanjo do Nascimento.

24.335. Moacyr Braga.

24.336. Mario Ricciardi.

24.337. Mario Paranhos Vieira.

24.338. Miguel Maciel dos Santos.

24.339. Marcondes Ferraz Delduque.

24.340. Mario Drummond da Silva.

24.341. Mario Andrade Pires, 24.342. Mario Pereira do Amaral.

24.343. Nelson Martins Rouland.

24.344. Mario de Almeida.

24.345. Manoel Sarxêdas da Silva.

24.346. Noemia Pitta Chagas.

24.347. Nathalino de Almeida Pinto.

24.348. Nestor de Oliveira.

24.349. 'Nestor Ferreira de Souza.

24.350. Hilo Passos.

24.351. Oswaldo Gonçalves Prata.

24.352. Oscar Rodrigues.

24.353. Octavio Tavares.

24.354. Orlando Casado Lima.

24.355. Octavio Barbosa Veiga.

24.356. Octavio José Prazeres.

24.357. Orestes Jacyntho do Nascimento.

24.358. Octacilio José dos Santos.

24.359. Orlando de Oliveira Barcellos.

24.360. Roberto Nogueira Gaspar.

24.361. Possidonio Lopes da Silva.

24.362. Pedro de Souza Ferreira.

24.363. Pedro da Silva Porto Filho.

24.364. Procopio Noronha de Castro.

24.365. Ramiro Ribeiro de Siqueira.

24.366. Ormanda da Cunha Botelho.

24.367. Raul Mendes.

24.368. Raul.Almada.

24.369. Rubem Ribeiro'de Siqueira.

24.370. Rubem Gavião.

24.371. Romulo Figueiredo de Araújo.

24.372. Samuel Guimarães.

24.373. Sebastião de Arvellos Espinola.

24.374. Sebastião José da Fonseca Lessa.

24.375. Tibyriçá de Castro Araújo.

24.376. Theodorico Guia do Nascimento.

24.377. Ubyratan de Jesus Limeira.

24.378. Uzias Folco.

24.379. Ubyrajara da Silveira Pinto.

24.380. Victor Gonçalves da Silva Alves.

24.381. Vespaziano Inger Ribeiro.

24.382. Zacharias Basilio Gomes Filho.

24.383. Manoel Custodio Varejão.

24.384. Oswaldo Ribeiro.

24.385. Edgard Carvalho de Almeida.

Agencia de Paquetá 24.386. Haydée Cabral Huguet.

24.387. Julia Ferreira da Costa.

24.388. Josino Braga.

Agencia Postal Telegrafica da rua General Canabarro 24.389. Consuelo Arnoud.

Q U A L I F I C A D O S P O R D E S P A C H O D E 18 D E F E V E R E I R O D E 1933

Sucursal n. 7 24.390. Arlinda Bittencourt.

24.391. Guiomar Bezerra do Nascimento.

24.392. Laura Lopes Cardoso de Almeida.

24.393. Maria Herminia de A r a ú j o . 24.394. Maria Luiza' de Miranda e Silva.

24.395. Nair Fontes Monteiro.

24.396. Olivia dos Santos Marques.

24.397. Marilia Leite.

Número de ordem da publicação, por zona — Nomes dos qualificados 24.398. Octaviano Nunes da Silva.

24.399. Antônio Pinto Pereira.

Q U A L I F I C A D O S P O R D E S P A C H O D E 22 D E F E V E R E I R O D E 1933

Agencia Postal Telegrafica de Haddock Lobo 24.400. Augusto Diogo Tavares.

24.401. Georgina Cardoso.

24.402. Laudelina Mesquita Medina.

24.403. Marina Fialho.

24.404. Stella de Aguiar Santos.

24.405. Annita de Oliveira.

24.406. Dahyl Le Masson.

24.407. Eduardina Motta.

24.408. Maria Drummond e Silva.

24.409. Nair Pinheiro Chaves.

24.410. Palmyra Amalia de Almeida.

24.411. Rita Amaral da Cunha.

24.412. Nelson Chichorro da Motta e Souza.

24.413. Ottilio Gitahy Espinola.

24.414. Cândido Dias Monteiro.

24.415. Alfredo Brilhante Albuqueque.

24.416. Álvaro Alexandre Fortuna.

24.417. Arlindo Francisco Pinho.

24.418. Edgard Augusto da Cunha.

24.419. Haroldo Francisco Pinho.

24.420. Heitor Torres de S á . 24.421. João Baptista Alves.

24.422. José Baptista de Souza.

24.423. José de Castro Palma.

24.424. Levy de Souza Barreto.

24.425. Lourival Alves de Azevedo.

24.426. Rubens Teixeira Meirelles.

24.427. Oscar Bruno de Oliveira.

24.428. Jorge Augusto de Oliveira..

Sucursal n. 7 24.429. Jandyra Rebouças Vieira.

E s t a ç ã o da Avenida Rio Branco 24.430. D . Lydia Cunha.

24.431. D . Cecilia Borges de Barros.

24.432. D . Aracy Moreira Pinto.

24.433. D . Cecilia Ramos.

24í434. D . Coralia Cordeiro A r ê a s . 24.435. D . Regina da Gloria Gardel.

24.436. D . Mathilde Drumond F r a n ç a . 24.437. D . Iracema Neces.

24.438. D . Maria Dulce Ramos de Azevedo.

24.439. D . Dilia Lane Borges.

24.440. D . Esther Bueno da Fonseca Ramos.

24.441. D . Zaira de Castilho Gama.

24.442. D . Zaira Gonçalves.

24.443. D . Mercedes Pinho Mayer.

24.444. D . Maria Paiva Antunes.

24.445. D . Sylvia da Cruz Costa.

24.446. D . Carmela de Farias Homem.

24.447. D . Cenira Cezar de Oliveira.

24.448. D . Zuleika Gordilho da Cunha.

24.449. D . Aurora Amaral.

24.450. Elpidio de Souza Ribeiro.

24.451. Adriano de Souza Moreira.

24.452. Carlos de Carvalho.

24.453. Nelson Gagaglione.

24.454. Herminio dos Santos Silva.

24.455. João Fernandes Mendes.

24.456. Polydoro José Martins Júnior.

Agencia do Correio do Leme 24.457. Maria E . da Cunha.

24.458. Guiomar da Silveira Azevedo.

24.459. Anna dos Anjos Corrêa de Mello.

Agencia Postal de Realengo 24.460. Luiz Torres Costa.

24.461. Domitila Pacheco Gonçalves.

24.462. A l z i r a Bittencourt Lessa.

(8)

884 Segunda-feira 6 BOLETIM ELEITORAL Março de 1933

Número de ordem da publicação' por zona — Nomes dos qualificados 24.463. Moacyr Evilasio da Fonseca.

24.464. Antônio Augusto Pimentel.

24.465. Manoel Mariano da Fonseca.

24.466. José Luiz Machado.

24.467. Pedro Alves Ferreira.

Agencia Postal Telegrafica de.Ramos 24.468. Eulina Vicente Mendes Paiva.

24.469. Luzia Moreira Cortes.

24.470. Severino Dantas da Costa.

24.471. Adaury B r a z i l . 24.472. Waldemar Lopes.

Agencia da rua da Alfândega 24.473. Alina Tavares Guimarães.

Agencia Postal Telegrafica de B a n g ú 24.474. Joaquim Ferreira Coutinho.

24.475. Diogenes Bandeira Caldas.

24.476. Napoleão Conceição.

24.477. Romualdo Antônio Pereira.

24.478. Rubens Alves de M o u r a . 24.479. João Baptista da Silva.

24.480. Oswaldo Soares de Souza.

24.481. Leoncio Olavo de Almeida.

24.482. Jorge Fernandes Pereira.

24.483. Orozimbo Rodrigues.

24.484. Romeu Generoso.

24.485. Minervino José da Rocha.

24.486. Dario de Souza Rodrigues.

24.487. Alberto Araújo Padilha.

24.488. Anaydes Paes Camargo.

24.489. Júlio Freire de Castro.

24.490. Valeriano de Oliveira Franca.

24.491. Waldemiro Tavora.

Q U A L I F I C A D O S P O R D E S P A C H O D E 23 D E F E V E R E I R O D E 1933

24.492. Severiano Pedro de Lemos G i l l . 24.493. Maria do Carmo Pessoa de Britto.

24.494. Elza de Barros Martins Costa.

24.495. Honorio Teixeira de Castro.

24.496. Belmiro Felippe M a i a . 24.497. Cantidio Gomes de Andrade.

24.498. Bernardo de Souza.

24.499. Soemis da Silva Borges.

24.500. Julia Bellieni.

24.501. Carmen da Silva Bottentuit.

24.502. Paulo Lopes.

24.503. Nerval Marques Alcofra.

24.504. Leopoldo Ferreira Filho.

24.505. Francisco Duarte de Assis.

24.506. Rayffe José de, S á . 24.507. Leonel Alves da Silveira.

24.508. Arthur Silva.

24.509. Joscpha Gomes de Miranda e Silva.

Q U A L I F I C A D O S P O R D E S P A C H O D E 14 D E F E V E R E I R O D E 1933

Departamento dos Correios e Telégrafos

Primeira S e c ç ã o — Pessoal 24.510. Sylvio Pereira.

24.511. Margarida Betim Paes Leme.

Q U A L I F I C A D O S P O R D E S P A C H O D E 23 D E F E V E R E I R O D E 1933

Agencia Postal Telegrafica de Pavuna 24.512. Moacyr Lúcio Caetano da Silva.

24.513. Maria Elvira de Alvarenga Freire.

Terceira Secção da D. R. do D. Federal

Número de ordem da publicação, por zona —Nomes dos qualificados 24.516. Lauro Gusmão Lessa.

24.517. Joaquim Pedro de Carvalho.

24.518. Alcides Francisco dos Santos.

24.519. Aristides Queroga de Figueiredo.

Terceira S e c ç ã o — Primeira turma 24.520. Alfredo Dias Nogueira.

E s t a ç ã o Rio-Radio 24.521. Thomaz Caldeira Martins.

24.522. Evergisto Ribeiro.

24.523. Mario Sampaio Avilez.

24.524. Luiz Franco Cabral.

24.525. Luiz Rodrigues.

24.526. Joaquim Ribeiro Pessoa.

24.527. Godofredo Duque Estrada.

Agencia Postal Telegrafica do Largo da Lapa 24.528. Leonor Montenegro Varella.

24.529. Amélia Fleury Vieira Ferro.

24.530. Maria de Lourdes Celento.

24.531. Clara Adelia da Silveira.

24.532. Thereza Carvalho.

24.533. Aurora A l vim.

24.534. Maria Cândida Calvet.

24.535. L a i x a Pimentel.

24.536. Iracema Silva.

24.537. João Júlio Pimenta Mourão.

24.538. José Motta.

24.539. Fliorislates de Almeida Castro.

24.540. Francisco de Castro.

24.541. Aristides Antônio de Souza.

24.542. Aurélio de Alcântara Cruz.

24.543. Manoel Soares dos Santos.

24.544. José . Leopoldo de Mendonça.

24.545. Antônio Moura.

24.546. Procopio A . de Andrade Filho.

24.547. Luiz dos Santos Pinto.

24.548. Manoel de Souza Mattoso Júnior.

24.549. Octacilio Mattoso.

24.550. Paulo Bernardino Pacheco Júnior.

24.551. Euclydes da Silveira Fernandes.

24.552. Edmundo Muniz Gitahy.

24.553. Gualberto Mario da Costa.

24.554. Jorge da Costa Paranhos.

24.555. Américo Fortes Bustamante S á .

Agencia Postal Telegrafica da Ilha do Governador 24.556. Octaviano Mayrinck Muníz.

24.557. Maria von Trompowsky.

24\558. Lino Gonçalves.

Agencia da rua do Senado 24.559. Domingos Freitas de Oliveira.

Q U A L I F I C A D O S P O R D E S P A C H O D E 23 D E F E V E R E I R O D E 1933

Conselho Penitenciário

24.560. Cândido Mendes de Almeida ( D r . ) 24.561. José Gabriel de Lemos Britto ( D r . ) 24.562. Armando Costa (Bacharel em Direito.)

24.563. Luiz Cândido Mendes de Almeida (Bacharel em Direito.) 24.564. Salaberga Medeiros Miranda Monteiro.

24.565. Rosatina Sobral.

24.566. Waldemar Cândido Martins Pereira.

Q U A L I F I C A D O S P O R D E S P A C H O D E 23 D E F E V E R E I R O D E 1933

Caixa de Amortização

24.567. Joaquim Catramby.

Q U A L I F I C A D O S P O R D E S P A C H O D E 23 D E F E V E R E I R O D E 1933

União dos Empregados do Comércio do Rio de Janeiro

24.514. Álvaro Pereira da Silva Filho.

24.515. Gastão Vieira.

24.568. Alcebiades dos Santos Silva.

24.569. Américo Andrade.

(9)

Segunda-feira 6 BOLETIM ELEITORAL Março de 1933 885

Número de ordem da publicação, por zona — Nomes dos qualificados 24.570. Américo Gonçalves Couto Brandão.

24.571. Antônio Dutra Daniel.

24.572. Antônio Martins Cota.

24.573. Arnaldo Macedo de Carvalho.

24.574. Bernardo Gonçalves.

24.575. Carlos Cortez Montenegro.

24.576. Carlos Magalhães.

24.577. Cleys Machado Ramos.

24.578. Djalma Vieira Pinto.

24.579. Edgard José Soares.

24.580. Edgard Maesse Neves.

£4.581. Eduardo Valverde de Miranda S á . 24.582. Ernesto dos Santos Silva.

24.583. Euclydes Freire dos Santos.

24.584. Evaristo de Lucas.

24.585. Francisco da Cunha Mattos.

24.586. Francisco Gatto.

24.587. Gabriel Gomes da Silva.

24.588. Hermano Guatemozin Pinto.

24.589. Homero Cerqueira Carvalho.

24"590. Homero de Sant'Anua.

24.591. Irenio Nunes Bastos.

24.592. João Baptista Ferreira Basto».

24.593. José de Assis Mattos.

24.594. José Ovidio de Barros Lobo.

24.595. Jubar Caripuna Manes.

24.596. Leonel Lucas.

24.597. Licinio Ferreira Nunes.

24.598. Luiz de Albuquerque Florence.

24.599. Luiz Cardoso de Almeida.

24.600. Manoel Gomes da Costa Figueiredo.

24.601. Mario Moreira Ribeiro.

24.602. Marino Braga Watson.

24.603. Nilo Coelho.

24.604. Nozimo Lopes Pereira.

24.605. Octavio Carneiro Ferreira.

24.606. Olivia Marques dos Santos.

Z4.607. Oswaldo José da Silva.

24.608. Pio Pinheiro.

24.609. Rubens Moreira da Costa L i m a . 24.610. Salvador Tavares.

24.611. Victor Reis de Magalhães.

24.612. Waldemiro Figueiredo Vulle.

24.613. Zacarias Antônio Soares.

24.614. Agenor Fernandes Coutinho.

24.615. Euzebio de Carvalho e Silva.

24.616. Gilberto Borges Ribeiro.

24.517. Heitor Coupé.

24.618. Nelson Cartaxo.

24.619. Sady Barbosa.

24.620. Arnaldo Augusto da Silva.

24.621. Túlio Hostilio M . Raso.

24.622. Antonino Damasceno Portugal.

24.623. Luiz de Oliveira Pinto.

24.624. Antônio de Souza Barros.

24.625. Eurico Fortuna Mendes.

24.626. Levi Newton de Carvalho.

24.627. Emilio Damasceno Ribeiro.

24.628. Gustavo Nascimento de Araújo.

24.629. Domingos de Oliveira Alves.

24.630. Joaquim de Araújo Soares.

24.631. José Joaquim Pires Pinheiro.

24.632. Waldemar Rodrigues da Silva.

Segunda Circunscrição

QUARTA ZONA E L E I T O R A L

(Distritos Municipais de SanfAna, Gamboa, Espirito Santo e Rio Comprido)

Juiz — Dr. Frederico Sussekind.

E s c r i v ã o — Dr. J o s é Pinheiro de Andrade.

RETIFICAÇÃO Departamento do Material

4.827. Luiz Maciel Pereira, e não como saiu publicado no B . E . nú- mero 26, de 26 de novembro de 1932.

Q U A L I F I C A Ç Ã O R E Q U E R I D A

(Cap. II, do Titulo I, Terceira Parte, do Cod. Eleit., artigo 38 e Regimento Geral dos Cartórios, arts. 11 a 14)

REQUERIMENTOS DEFERIDOS

Número de ordem geral da publicação

— Nomes

a o N 53

12.436.

12.437.

12.438.

12.439.

12.440.

12.441.

12.442.

12.443.

12.444.

12.445.

12.446.

12.447.

12.448.

12.449.

12.450.

12.451.

12.452.

12.453.

12.454.

12.455.

12.456.

12.457.

12.458.

12.459.

12.460.

12.461.

12.462.

12.463.

12.464.

12.465.

12.466.

12.467.

12.468.

12.469.

12.470.

12.471.

12.472.

12.473.

12.474.

12.475.

12.476.

12.477.

12.478.

12.479.

12.480.

12.481.

12.482.

12.483.

12.484.

12.485.

12.486.

12.487.

12.488.

12.489.

12.490.

12.491.

12.492.

12.493.

12.494.

12.495.

12.496.

12.497.

12.498.

12.499.

12.500.

12.501.

12.502.

12.503.

12.504.

12.505.

12.506.

Carlos Lopes -j"

Paulo Nepomuceno Costa 5"

A r y Victorino *"

a

A r y Kock de Alvarenga 5

a

Manoel Gonçalves dos Santos 5

a

Gertrudes Martins S

a

Francisco Fructuoso de Brito Filho 5

a

Manoel Ferreira Ribeiro 5

a

Maria Augusta dos Reis e Souza 5"

Nelly Ribeiro da Luz 5

a

Waldemar Balbino de Araújo 5

a

Carlos Alberto da Silva Abreu 5

a

Alfredo Guilherme Kochler 5

a

José Joaquim de Brito 5

a

Alexandrino de Oliveira 5

a

Jorge Luiz Pereira 5

a

José da Silva Ferreira 5

a

Adhemar Pinto Carneiro 5

a

José Caetano de Sá Júnior 5

a

Carlos Mourão dos Santos 5

a

João Appolinario 5

a

Luiz Marano 5

a

Francisco da Silva Santos 5

a

Adolpho Pinheiro Pinto 5

a

Leopoldo Corrêa 5

;l

Emmanuel Garcia Paes Leme 5

a

Theobaido Koschcck 5

a

Altamiro Velloso 5

a

Alfredo Alves de Azevedo 5

a

Emerenciano Gonçalves 5"

Leopoldo Virissimo Mattos 5

a

Gilberto Costa Garcia 5

a

Judith Lilian Reynolds 5

a

Mario Corrêa Lopes 5

a

Aldoino Daim 5

a

José Neves Andrade 5

a

Alipio Bezerra 5

a

Perminio de Oliveira Bueno 5

a

Theophilo da Costa Diamante 5

a

Octavio Lage Mochado Costa 5"

Waldemar Augusto Macedo 5

a

Joaquina T a r r ã o 5"

Eugênio Antônio T a r r ã o 5

a

José da Silva Medeiros 5

a

José Ayres de Carvalho 5

a

Manoel Luiz Jardim 5

a

Abigail Pinto 5

a

Ruy de Menezes Câmara 5

a

José Gonçalves de Mello 5

a

Gabriel Maria Fonseca Paiva 5

a

Oscar da Fonseca 5

a

Oscar José Martins 5"

Abel Lopes 5

a

Ranulpho Ribeiro 5

a

Thomaz Rodrigues Mourão 5

a

José Júlio Pereira de Sá 5

a

Octavio Valente 5

a

José Pedro da Silva 5

a

Luiz da Costa Ribeiro Filho 5

a

Arthur Guapyassú Filho 5

a

Anna Baptista Oliveira Amorim Antunes 5

a

Francisco Barbosa dos Santos 5

a

Mario Henrique Antunes 5

a

Manoel dos Santos Vieira 5

a

Roldão Delocco 9

a

Francisco Pereira 9

a

Adolpho José da Conceição 9

a

Julieta de Mendonça Portugal 9

a

Alceu. Gonçalves Portugal 9

a

Bernardino João de Oliveira 9

a

Eloy Pinto de' Souza Varges 9

a

Data do de- ferimento da qualifi-

cação

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

2S-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

25-2-1933

1-3-1933

1-3-1933

1-3-1933

1-3-1933

1-3-1933

1-3-1933

1-3-1933

1-3-1933

1-3-1933

1-3-1933

1-3-1933

1-3-1933

1-3-1933

1-3-1933

25-2-1933

15-2-1933

15-2-1933

15-2-1933

15-2-1933

15-2-1933

15-2-1933

15-2-1933

Referências

Documentos relacionados

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

A noite de Maio com as suas sombras e os seus brilhos, os seus perfumes, as suas flores e os seus murmúrios parecia uma história fantástica.. As folhas no ar mexiam-se levemente

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

considerado sujeito de direito, pois era propriedade do dominus. O trabalho escravo continuava no tempo, de modo indefinido, mais precisamente enquanto o escravo vivesse ou deixasse

tidos para o Coefi ciente de Efi cácia Protéica para o leite de búfala, vaca e caseína como padrão, verifi caram que a caseína e o leite de vaca, não apresentaram diferença

No período de primeiro de janeiro a 30 de junho de 2011, foram encaminhadas, ao Comitê de Segurança do Paciente da instituição sede do estudo, 218 notificações de

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é