• Nenhum resultado encontrado

Apostila técnica de Mezanino 01 de 09

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apostila técnica de Mezanino 01 de 09"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Apostila técnica de Mezanino

01 de 09

OBJETIVO:

Esta apostila tem como principal objetivo ampliar o conhecimento básico sobre Mezaninos, seus acessórios e suas aplicações, facilitando a solução de problemas comuns aos projetistas e usuários deste tipo de estrutura.

1- MEZANINOS:

Amplie escritórios, áreas de estoque, de produção e montagem e etc., sem interferir na parte inferior.

O mezanino é uma solução logística que multiplica a área útil, viabilizando novas seções de trabalho, armazenagem de peças e/ou produtos diversos. São projetados em função do local a ser instalado e da necessidade de carga por unidade de área (kgf. / m2) do seu projeto.

São fornecidos com escadas, piso, guarda-corpo e painéis de fechamento. Também podem receber monta cargas, rampas deslizantes ou roletadas, conforme a necessidade.

Com sistema de montagem através de parafusos e encaixes podem ser ampliados ou removidos e remontados com facilidade em caso de mudança.

O mezanino é muito versátil e pode ser usado para estruturar, escritórios, almoxarifado de materiais, laboratórios, suporte para equipamentos suspensos, etc.

Produzidos em aço estrutural ASTM A570-G45 (ou equivalente), laminada a quente, facilmente atendem às necessidades de sobrecarga que podem atingir 1.500 kgf./m2.

(2)

Apostila técnica de Mezanino

02 de 09

Vantagens dos Mezaninos em geral:

 Ganho de área de trabalho, aproveitando o espaço disponível.  Podem ter vários níveis de piso, as limitações são:

1. A sobrecarga das colunas sobre o piso do galpão ou laje, que

quando ultrapassada, pode vir a exigir reforço nas fundações (Quando

solicitado, a ALTAMIRA poderá fornecer um mapa com indicação das sobrecargas solicitantes sob cada coluna do mezanino, ficando sempre por conta do cliente a avaliação estrutural do seu piso ou laje, bem como possíveis reforços caso necessário).

2. O pé direito disponível, ou seja, a altura compreendida entre o piso e o ponto mais baixo de interferência superior (Quaisquer interferências que existam ou venham a existir, tais como, tubulações, eletrodutos, dutos de ar condicionado, redes de gás, de ar comprimido, redes de incêndio, hidrantes, caixas de inspeção ou canaletas no piso, portas, etc. devem ser informadas a engenharia da ALTAMIRA para avaliação e previsão no projeto).

 Podem ser montados sobre seções de máquinas ou equipamentos já em funcionamento sem mudanças de layout ou interrupções (consulte).  Podem se combinar com outras estruturas de armazenagem existentes

ou a projetar.

(3)

Apostila técnica de Mezanino

03 de 09

Vantagens dos Mezaninos ALTAMIRA:

Não possuem nenhum tipo de solda. Não possuem mão francesa de apoio. Mais estável e seguro.

Todos os elementos são aparafusados.

100% desmontável e totalmente remanejável.

Devido a sua simplicidade, permite uma rápida alteração de

layout e substituição de peças avariadas.

Montagem e desmontagem rápidas.

As vigas possuem furos na alma em toda a extensão, o que

permite a passagem de conduites, eletro dutos ou tubos com diâmetro inferior a 27 mm, sem interferência.

(4)

Apostila técnica de Mezanino

04 de 09

TIPOS de CARREGAMENTOS:

A forma genérica de solicitação da sobrecarga sobre o piso dos mezaninos é um carregamento uniformemente distribuído (vide fig.).

Surgem ocasiões em que são necessários dimensionamentos para cargas concentradas localizadas em regiões especificas sobre o piso ou estrutura do mezanino. Tais situações ocorrem principalmente quando se utilizam estantes ou porta paletes sobre o mezanino (vide fig. ). Devido ao carregamento das prateleiras individuais da estante dentro de suas capacidades unitárias de carga, multiplica-se a solicitação sobre uma determinada área da estrutura para alem da inicialmente projetada.

Um erro comum é concentrar toda a sobrecarga que deveria ser apoiada num setor da estrutura em um ou mais pontos (vide fig. ). Se o projeto não contemplava esta situação, a estrutura não estará dimensionada para tal solicitação.

Também podem ser colocados sobre o piso do mezanino, equipamentos como:

 Tanques.  Dispositivos.  Máquinas

(Nos casos de máquinas ou dispositivos, deve-se avaliar qualquer movimento oscilatório resultante de seu funcionamento, pois devido a estrutura ser aparafusada, neste caso especifico, é necessária a utilização de arruelas de pressão ou porcas do tipo “Nyloc” para prevenir que as mesmas se soltem com o passar do tempo devido a vibração resultante).

Estas situações devem ser previstas no projeto inicial e caso não o tenham sido e realmente sejam necessárias, deve-se fazer uma consulta a engenharia da ALTAMIRA, a fim de se ratificar seu uso com toda a segurança.

2- PISOS para MEZANINOS:

O piso escolhido é um fator importante para utilização e bom desempenho do mezanino (industrial, armazenagem, comercial e escritórios, residencial, etc.). Portanto durante a fase de projeto é necessário discriminar qual a finalidade de utilização do mesmo.

Tipos de piso:

ResinDek®:

Dentre todos é o mais qualificado, pois atende a maioria das exigências. São placas projetadas e desenvolvidas para a indústria de manejo dos materiais e apresentam excelente capacidade de receber sobrecargas estáticas e dinâmicas. Sua superfície já vem acabada e pronta para o

uso, o que o torna o mais indicado para todas as aplicações. Seu

acabamento microtexturizado na cor cinza possui elevada resistência mecânica e praticamente imune a manchas e trincas.

(5)

Apostila técnica de Mezanino

05 de 09

Quando necessário pode ser fornecido com o acabamento “ESD” que é igualmente resistente e ainda tem a capacidade de eliminar a eletricidade estática em ambientes sensíveis.

Seu acabamento de aparência monolítica permite fácil limpeza e é indicado para o uso de paleteiras hidráulicas ou carros com rodas feitas de elastômeros ou pneumáticas (especificar o modelo e capacidade).

Todos os painéis ResinDek®, são feitos de fibras de madeira, vários

tipos de resinas e vários revestimentos exclusivos à sua escolha para garantir desempenho, proteção, durabilidade e aparência, junto com uma garantia de 7 anos.

(6)

Apostila técnica de Mezanino

06 de 09

Pisos Estampados:

Produzidos em aço estrutural, para colocação diretamente sobre as vigas do mezanino. Possuem furações laterais e inferiores permitindo sua total conexão entre eles e com a estrutura. Fornecidos em placas com largura de 230 mm e comprimento que se adéquam às necessidades do cliente (não são indicados para o uso de paleteiras ou carros sobre sua superfície, salvo equipamentos com rodas pneumáticas).

Piso Liso Piso Grelha Fechado Antiderrapante

(7)

Apostila técnica de Mezanino

07 de 09

Piso wall:

Composto na parte interna por madeira sarrafeada e recobertas por revestimento resinado, o piso composto por painéis wall pode receber

cargas uniformemente distribuídas de ate 700 kgf./m² quando apoiadas unicamente no sentido dos sarrafos internos e num vão nunca superior a 1250 mm (segundo dados do fabricante).

Os pisos que utilizam este produto não têm um bom acabamento e normalmente requerem algum revestimento emborrachado, placa cimenticia, pisos vinílicos, carpetes, pisos cerâmicos, etc.

Desvantagens:

1- Não indicados para uso de paleteiras ou carros ou alto trafego de pedestres (com o tempo de uso ocorre delaminação do

revestimento resinado).

2- Alto custo de material e mão de obra para colocação do revestimento de acabamento.

3- Não possui junta do tipo macho e fêmea, logo não impede a queda de sujeira por entre as placas.

(8)

Apostila técnica de Mezanino

08 de 09

Steel deck:

Composto por folha galvanizada com secção trapezoidal tipo telha, com textura especifica para aderência no concreto, onde em sua superfície é depositado o concreto que após a cura forma um sistema estrutural rígido com o aço.

Desvantagens:

1. Peso próprio elevado.

2. Custo elevado de mão de obra para concretagem e armação. 3. Demora na secagem e cura do concreto.

4. Não permite a desmontagem do conjunto. 3- GUARDA CORPO e CORRIMÃOS:

O guarda corpo e corrimãos contribuem para um fator estético e de segurança, portanto devem ser dimensionados de acordo com as normas vigentes tanto ergonômicas como estruturais, assim como a escolha de seus materiais e desenhos devem ser tomados certos cuidados a fim de apresentar o desempenho desejado.

4- PARAFUSOS e PORCAS:

São parafusos especiais onde os tamanhos da cabeça e da porca foram alterados em relação à norma, possuindo uma área maior de contato, o que dispensa o uso de arruelas.

5- AMARRAÇÕES:

Quando a estrutura do mezanino esta próxima de alguma coluna do prédio ou alvenaria é usado uma barra de ancoragem (vide fig. ) para garantir que não se iniciem movimentos horizontais, resultantes de parada bruscas causadas por pessoas ou equipamentos, caso contrário são usadas as amarrações de coluna (vide fig. ).

Estes pequenos movimentos causam desconforto para usuários que estejam escrevendo ou realizando tarefas delicadas.

Estas amarrações reduzem significativamente tais movimentos.

Técnica de Estantes

6- SAPATAS:

Elementos que têm por função fixar as colunas e distribuir a carga que estas transmitem ao piso de apoio. Se problemas de planicidade ou nivelamento do piso exigir o uso de placas niveladoras, estas poderão ser adquiridas separadamente. Se a altura do desnível ou inclinação ultrapassar 15 mm, deve haver também a troca dos chumbadores de fixação.

(9)

Apostila técnica de Mezanino

09 de 09

Dispositivos para fixação de elementos das estruturas ao piso, colunas de concreto, lajes ou alvenaria em geral. Normalmente usam-se chumbadores expansivos com bucha cônica, no entanto quando o esforço for maior ou repetitivo é aconselhável a utilização de chumbadores químicos.

Referências

Documentos relacionados

Viajando pela linha de corrente (A lei da conservação da energia dos fluidos e o teorema de Bernoulli) ..72!. A unidade de

Regra da mão esquerda de fleming (para motores CC) 99 CAMPO MAGNÉTICO COrrENTE CAMPO MAGNÉTICO COrrENTE COrrENTE COrrENTE ANEL.?. FLEMING TAMBÉM TEM UMA REGRA

O objeto permanece em repouso porque recebe da mesa de trabalho uma força vertical para cima, o que produz a força resultante de zero.. Agora que entendemos as forças que agem

Assistentes de arte: Ana Maria Totaro, Camila Castro e Valdeí Prazeres Revisores: Antonio Carlos Marques, Diego Rezende e Ramiro Morais Torres. ©

Assistentes de arte: Ana Maria Totaro, Camila Castro e Valdeí Prazeres Revisores: Antonio Carlos Marques, Diego Rezende e Ramiro Morais Torres © Reprodução proibida.. Todos os

Assistentes de arte: Ana Maria Totaro, Camila Castro e Valdeí Prazeres Revisores: Antonio Carlos Marques, Diego Rezende e Ramiro Morais Torres. ©

exemplo, as ondas sonoras no ar e as ondas luminosas geradas por uma fonte puntiforme (ou pontual) são tridimensionais.. Características físicas gerais

PARÁGRAFO SEGUNDO – CONDIÇÃO DE EFICÁCIA – A presente cláusula só terá eficácia e os descontos só poderão ser efetuados dos salários, na hipótese de