• Nenhum resultado encontrado

Processo Seletivo Unificado para Residência Médica 2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Processo Seletivo Unificado para Residência Médica 2019"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

DADOS DO CANDIDATO

NOME:

INSCRIÇÃO: CADEIRA:

Processo Seletivo Unificado

para Residência Médica 2019

► PROVA PARA O PROGRAMA

DE MASTOLOGIA

(2)

COMISSÃO ESTADUAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA – CEREM BAHIA

Processo Seletivo Unificado

para Residência Médica 2019

→ Este Caderno de Prova contém 15 Situações-Problema contemplando a avaliação de competências pertinentes aos pré-requisitos. Cada Situação-Problema apresenta três questões objetivas de respostas curtas, que totalizarão um ponto.

→ Responda às questões de forma objetiva, com letra legível, restringindo-se ao que foi solicitado, na Folha de Respostas própria. Utilize caneta de tinta azul ou preta. Respostas a lápis não serão consideradas.

→ Cada questão deve ser respondida exclusivamente na Folha de Respostas, respeitando o espaço reservado para cada uma.

→ Ao citar fármacos, utilize exclusivamente os nomes genéricos (drogas) para que sejam consideradas na correção.

→ Não será corrigida a questão respondida fora da sequência apresentada na Folha de Respostas. → Resposta rasurada, escrita de forma ilegível, em forma de esquema, diagrama ou desenho será invalidada.

→ Folha de Respostas assinada fora do local indicado ou identificada de qualquer forma implicará na anulação da Prova.

→ Não amasse, não dobre, não manche nem rasure a Folha de Respostas.

→ Antes de iniciar a Prova confira a sequência das páginas e da numeração das Situações-Problema do seu Caderno de Prova. Se identificar qualquer equívoco, informe-o imediatamente ao aplicador de provas.

→ O tempo total para realização da Prova é de três horas, sendo o tempo mínimo de permanência do candidato em sala de Prova de uma hora e trinta minutos. A saída da sala de prova, com o Caderno de Prova, só será permitida depois de decorridas duas horas e quarenta e cinco minutos do início efetivo da Prova.

→ Ao concluir sua Prova, sinalize para o aplicador de provas, aguarde para entregar a Folha de Respostas e cumprir os procedimentos por ele recomendados.

(3)

CEREM BAHIA - PROCESSO SELETIVO UNIFICADO DE RESIDÊNCIA MÉDICA 2019 - MASTOLOGIA 1

QUESTÕES OBJETIVAS DE RESPOSTAS CURTAS

Situações-Problema de 1 a 15

Mulher, 34 anos de idade, realizou mamoplastia com inserção de implantes mamários de silicone há 6 anos (via inframamária). No momento, encontra-se no 30o dia de puerpério do parto do primeiro filho. Vem

amamentando, exclusivamente, porém desde o 25o dia vem apresentando hiperemia e dor em mama direita.

Há 2 dias começou um quadro de febre. Ao exame, paciente com queda do estado geral, PA: 110X70mmHg, FC: 96bpm, eupneica, T: 38,5oC. Ao exame das mamas, nota-se um aumento considerável da mama direita

(o dobro do volume da esquerda), além de aumento de temperatura local, dor principalmente em região próxima à prótese, hiperemia e endurecimento com tensão local. Mama esquerda sem alterações.

Diante desse caso clínico,

A) indique a principal suspeita diagnóstica e o principal agente causador dessa patologia. B) indique o exame complementar que deve auxiliar à conclusão diagnóstica.

C) após confirmada a hipótese diagnóstica, indique outra conduta, além da antibioticoterapia, que será fundamental nesse caso.

Paciente, 44 anos de idade, sem comorbidades e assintomática, ainda em pré-menopausa, comparece ao consultório para mostrar mamografia que tem como laudo poucas microcalcificações agrupadas e pleomórficas com distribuição segmentar no quadrante ínfero-lateral da mama direita. Ao exame físico, nota-se apenas mamas bastante volumosas, sem achados na palpação.

Diante desse caso clínico,

A) indique a complementação mamográfica que pode ser solicitada para melhor avaliar a imagem. B) indique o melhor método para realização da biópsia percutânea.

C) considerando que o resultado de estudo anatomopatológico da biópsia revelou carcinoma ductal infiltrante, e a avaliação imunohistoquímica revelou HER–2 positivo, e receptores de estrogênio e de progesterona positivos, indique as medicações (drogas) que serão introduzidas durante o tratamento, da paciente, por conta desses achados.

(4)

Paciente, 24 anos de idade, casada, vem referindo sangramento via vaginal há 2 dias. Nunca engravidou antes, alergia a dipirona, tabagista com histórico de apendicectomia. Nega outras comorbidades. Fez uso de pílula do dia seguinte há 30 dias. Como estava com atraso menstrual de 15 dias, fez o exame beta-HCG: 2.000,00 mUI/ml. Hoje repetiu o beta-HCG: 2.500,00mUI/ml. Ao realizar uma ultrassonografia transvaginal, não foi possível visualizar imagem em cavidade uterina, porém em região anexial direita havia uma massa, com anel hiperecogênico ao redor de uma imagem anecoica, de 3,0cm. Não havia presença de líquido livre em cavidade pélvica. Ao exame físico, paciente em bom estado geral, PA: 120X80mmHg, FC: 80bpm, corada, afebril. Exame especular: sangramento de pouca quantidade coletado em fundo vaginal.

TV: colo fechado, útero não aumentado de volume, indolor à mobilização, anexos não palpáveis.

Fente ao quadro, indique

A) o diagnóstico e o sítio de implantação mais prováveis.

B) os fatores de risco que a paciente apresenta que podem ter contribuído para o acontecimento desse evento C) a conduta no momento, tendo em vista a principal hipótese diagnóstica.

Senhora, 65 anos de idade, secundigesta, secundípara com 2 partos normais, sem comorbidades, vem referindo perda urinária quando espirra ou quando tosse, há 6 meses. Nega uso de medicações no momento. Ao exame físico, nota-se hipotrofia vulvar e vaginal e perda urinária à manobra de Valsalva. Não foi observado prolapso genital.

Frente a esse caso clínico,

A) considerando a fisiologia do arco reflexo miccional, cite, respectivamente, o sistema nervoso autônomo que induz a micção, o sistema nervoso autônomo que inibe a contração do músculo e o que provoca o relaxamento da bexiga.

B) considerando que o Estudo Urodinâmico revelou pressão de perda de 50cmH2O à manobra de Valsalva (VLPP) com infusão de 200ml de soro fisiológico, indique o provável tipo ou causa da incontinência urinária de esforço, nesse caso.

C) considerando que a paciente tentou realização de fisioterapia como tratamento e não obteve resposta satisfatória, optou-se então por tratamento cirúrgico; indique o tratamento cirúrgico de primeira opção, no caso.

Mulher, 30 anos de idade, vem à consulta pois há 1 ano notou aparecimento de caroço na mama esquerda. O caroço não dói, porém vem aumentando de tamanho. Nega comorbidades. Ao exame, nota-se, na mama esquerda, em quadrante supero lateral, uma nodulação lobulada, móvel, não aderida a planos profundos, indolor e de contornos regulares de cerca de 2,8cm.

(5)

CEREM BAHIA - PROCESSO SELETIVO UNIFICADO DE RESIDÊNCIA MÉDICA 2019 - MASTOLOGIA 3

Paciente, sexo masculino, 32 anos de idade, é trazido pelo resgate após acidente, auto X poste, em via de alta velocidade. Segundo relato do socorrista, o paciente estava no banco do carona com cinto de segurança. Foi realizada ressuscitação volêmica durante o transporte. Apresenta à entrada A: vias aéreas pérvias com colar cervical; B: murmúrio vesicular fisiológico bilateral e simétrico, FR: 22ipm, SatO2: 98%; C: PA: 76X52mmHg, FC:120bpm e dor em região subescapular esquerda; D: Glasgow: 11; E: sem alterações.

Frente ao quadro descrito, indique

A) a principal hipótese para o diagnóstico etiológico do choque apresentado. B) o exame que deve ser solicitado nesse momento.

C) a melhor conduta diagnóstica, uma vez confirmado o diagnóstico principal.

Paciente, 30 anos de idade, vem à consulta com ginecologista pois está preocupada. Sua irmã, aos 33 anos de idade, teve diagnóstico de câncer de mama e, no momento, está em tratamento. A paciente traz laudos médico da irmã que teve diagnóstico de Carcinoma Ductal invasivo e foi submetida a quadrantectomia da mama direita e que, comprovadamente, possui mutação do gene BRCA 1.

Considerando esse relato,

A) indique, de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, se a paciente tem recomendação, no momento, para realizar rastreamento de câncer de mama e como deve ser o procedimento.

B) indique o tratamento complementar que, obrigatoriamente, a irmã será submetida após a realização de cirurgia conservadora. C) sabendo que dez anos depois, a paciente ao fazer uma mamografia teve o diagnóstico de uma assimetria em desenvolvimento

no QSL mama esquerda, indique a classificação de BIRADS dessa lesão e a conduta a ser adotada.

Mulher, 32 anos de idade, nuligesta, refere última menstruação há cerca de 5 meses. Sem outras queixas. Já fez vários testes de gravidez, todos negativos. Nega comorbidades. Nega uso de medicações. Ao exame, mucosas coradas, tireoide de volume normal. Mamas sem alterações, exceto por descarga papilar positiva bilateralmente. Exames laboratoriais revelaram LH: 2,3mUI/ml (VR: 2,0 – 10,0mUI/ml), TSH: 3,5 mUI/ml (VR: 0,4 – 4,0mUI/ml), estradiol < 10ng/ml (VR: 24 – 250ng/ml), T4livre: 1,02ng/dl (VR: 0,8 – 1,7ng/dl), FSH: 3,6mUI/ml (VR: 3,5 – 19,0mUI/ml), IGF-1: valor normal. Mamografia sem

alterações e ultrassonografia transvaginal normal.

Diante desse quadro clínico, indique

A) o exame hormonal a ser solicitado para melhor elucidar a principal hipótese diagnóstica. B) o exame de imagem para esclarecimento diagnóstico.

(6)

Paciente, sexo feminino, 42 anos de idade, apendicectomizado há 20 anos, procura o Pronto Socorro com queixa de dor abdominal em cólica, associada a náuseas e vômitos, há dois dias. Sem comorbidades. Ao exame físico, apresentava-se hidratado, corado, eupneico. RCR em 2T BNF sem sopros. MVF sem RA. Abodme distendido com ruídos hidroaéreos aumentados. Presença de tumoração endurecida em região de FID, pouco dolorosa, sem eritema. Realizada manobra de Taxe sem sucesso. Radiografia de abdome mostrava níveis hidroaéreos.

Diante do quadro descrito, indique

A) o diagnóstico sindrômico do paciente.

B) o diagnóstico etiológico completo mais provável. C) a conduta mais adequada para o caso.

Genitora de uma menina de 8 anos de idade a leva à UBS por apresentar “carocinho no seio”, observado há algumas semanas. Refere que a criança não apresenta queixa de dor e nem há alteração de coloração ou secreção local. Refere prurido em região genital e perianal, principalmente à noite. Nega corrimento. Ao exame, a menor apresenta curva de crescimento pôndero-estatural dentro da normalidade; dados vitais sem alterações. À palpação, há presença de montículo na região mamária direita, equivalente ao estágio M2 de Tanner. No introito vaginal há hiperemia. Não há outros achados anormais ao exame físico.

Diante desse relato,

A) indique o diagnóstico mais provável para o achado mamário. B) indique a causa mais provável para o prurido genital nessa paciente.

C) identifique o estágio de crescimento de Tanner em que se encontra essa criança.

Após passagem de cateter venoso central em veia jugular direita de paciente internado por pneumocistose, o médico perfurou seu indicador direito com agulha de punção enquanto reencapava a agulha. O médico utilizava luvas no momento e foi encaminhado para a CCIH do hospital para atendimento emergencial. Apresentava títulos de Anti-HBs positivos em exames prévios.

De acordo com o quadro relatado,

A) indique os exames que devem ser solicitados ao paciente-fonte devido ao acidente pérfuro-cortante.

B) considerando a positividade dos exames solicitados do paciente-fonte, indique a conduta terapêutica a ser tomada imediatamente em relação ao médico.

(7)

CEREM BAHIA - PROCESSO SELETIVO UNIFICADO DE RESIDÊNCIA MÉDICA 2019 - MASTOLOGIA 5

Paciente, sexo feminino, 55 anos de idade, branca, vem ao ambulatório encaminhada da UBS devido a queixa de dor e aumento de volume abdominal há 7 meses, associada a constipação. Nega hiporexia, perda ponderal, astenia, febre ou outras queixas. Refere diabetes melito tipo 2, em uso de metformina. Gesta 0. Nega doenças na família. Tabagista de 20 maços-ano, atualmente fuma 1 carteira por dia. Refere última menstruação aos 46 anos. Exame físico, bom estado geral, altura: 1,62m, peso: 88kg, IMC: 33. Ritmo cardíaco regular em 2 tempos, bulhas normofonéticas sem sopros. Abdome globoso, indolor, sem outras alterações. Extremidades bem perfundidas e sem edemas. Toque vaginal mostra útero em AVF, móvel e de pequeno tamanho. Anexo esquerdo palpável, fixo e com bordas irregulares, doloroso ao toque.

Diante desse quadro,

A) indique o diagnóstico mais provável para a paciente.

B) indique três fatores de risco, para essa doença, apresentados pela paciente. C) cite os dois exames mais importantes na investigação inicial do quadro.

Mulher, 43 anos de idade, dá entrada no Pronto Socorro acompanhada do esposo, por quadro de febre de até 38,8oC, há 2 dias. Nega tosse, dispneia, disúria ou outras queixas. De antecedentes, tem diagnóstico

de câncer de mama, há 4 meses, em tratamento com quimioterapia, tendo recebido o último ciclo há 13 dias. Ao exame físico, PA: 120X70mmHg, FC: 70bpm, FR: 16irpm, SatO2: 98%, T: 38,4oC, descorada

2+/4, hidratada, anictérica, acianótica, sem linfonodomegalias palpáveis. Ausculta cardiorrespiratória sem alterações. Abdome com ruídos hidroaéreos audíveis, timpânico, flácido, indolor, sem massas ou visceromegalias, espaço de Traube livre. Exame neurológico sem alterações. Não visualizadas lesões cutâneas ou de mucosa. Coletadas hemoculturas e urocultura e realizada uma dose de antibioticoterapia intravenosa empírica, aos 30 minutos da admissão. Realizados ainda exames laboratoriais que apresentam Hb: 9,1g/dl, leucócitos: 1.200cel/mm3, com 40% de segmentados, plaquetas: 85mil/mm3, Ur: 26mg/dl,

Cr: 0,9mg/dl, glicemia: 100mg/dl, ALT: 20U/l, AST: 18U/l. Sumário de urina com 2 leucócitos/campo, nitrito negativo. Rx de tórax sem alterações.

Diante desse quadro, indique

A) a hipótese diagnóstica mais provável.

B) a droga a ser utilizada capaz de reverter o fator causal.

(8)

Mulher negra, 22 anos de idade, submeteu-se a mamoplastia redutora por conta de mamas volumosas, com dores nas costas e assaduras pelo uso de sutiã. Paciente obesa, tem história familiar de diabetes e hipertensão e, após exérese de cisto cebáceo na região do braço, desenvolveu uma cicatriz exuberante e escura. No 30odia pós-operatório da mamoplastia apresenta cicatrizes elevadas, hiperêmicas e pruriginosas

contidas nas margens das zonas de incisão.

Considerando o caso, indique

A) o diagnóstico da lesão atual resultante da cirurgia de mamas.

B) dois fatores de riscos para desenvolvimento de cicatrizes não estéticas nessa paciente.

C) duas modalidades terapêuticas de tratamento físico e duas modalidades de tratamento farmacológico para as lesões atuais.

Mulher, 34 anos de idade, hipertensa há 4 anos, apresentou edemas, vômitos e acentuação da hipertensão arterial no terceiro trimestre da gestação, com proteinúria. Entrou em trabalho de parto com 33 semanas de gestação, tendo parto normal. A criança, do sexo masculino, nasceu com 1250 gramas, apresentou Síndrome de Angústia Respiratória e foi admitida em UTI Neonatal, necessitando de intubação orotraqueal, tendo falecido no 4o dia de vida. O plantonista da Unidade Neonatal preencheu a Declaração

de Óbito, cujo modelo está respresentado a seguir

Considerando essas informações, especifique

A) os diagnósticos a serem preenchidos nos três primeiros campos previstos na Parte I, da seção 40, da Declaração de Óbito. B) os diagnósticos a serem lançados nos dois quadros da Parte II, da seção 40, da Declaração de Óbito.

(9)
(10)

Referências

Documentos relacionados

Paciente, sexo feminino, 45 anos de idade, portadora de hipertensão arterial e diabetes mellitus, foi submetida à mastectomia direita e linfadenectomia axilar direita, e

Indique a conduta terapêutica mais adequada, caso o exame complementar não apresente sinais de sangramento ativo e o paciente mantenha o mesmo quadro

Registamos, no en- tanto, que aquelas que não dão o seu inteiro apoio aos objectivos da circular v ê m de cooperativas que já t ê m organizado o seu serviço de distribuição

Paciente, sexo feminino, 23 anos, encaminhada para o ambulatório de Cirurgia Vascular devido a diagnóstico incidental de aneurisma de artéria esplênica, 1/3 médio, de 1,7cm.. O

Essas práticas alimentares dialogariam com as produzidas pelos moradores do entorno do Parque Memorial Quilombo dos Palmares (PMQP)? Em que medida o parque se torna palco

“A invenção da cidade, percebida pelos antigos como lugar da evolução civil (como mostra a coincidência semântica, em latim, entre civitas e civilitas ‘cidade’

A: conídios aderidos (seta) na região posterior do corpo da larva (GMS, objetiva 20x); B: controle de A (GMS, objetiva 20x); C: germinação dos conídios (setas) 18h após infecção,

Sua esposa percebeu que o lado onde sente dor (direito) está com um volume maior que o esquerdo. Procurou um médico para avaliação que, ao fazer o exame físico completo com o