• Nenhum resultado encontrado

Informativo - n o 10/2017 ARENA SANTANDER É INAUGURADA NA USP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo - n o 10/2017 ARENA SANTANDER É INAUGURADA NA USP"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Informativo - no10/2017 Agência USP de Inovação

nf rma

I

novação

ARENA SANTANDER É INAUGURADA NA USP

A programação do espaço, que visa promover ações de incentivo ao

empreendedorismo, terá curadoria da Agência USP de Inovação

No dia 20 de março, a Cidade Universitária da USP – campus da capital passou a contar com mais um incentivo para quem se interessa por empreendedorismo e inovação: a Arena Santander. Localizada na Praça dos Bancos, onde anteriormente fi cava uma das agências do banco Santander, a Arena é uma sala circular com capacidade para acomodar até sessenta pessoas e equipada com telas posicionadas de modo que estejam visíveis para todos os visitantes. A iniciativa tem como objetivo trazer para a Universidade palestras, workshops, treinamentos e debates voltados ao empreendedorismo. Tais eventos, que reunirão alunos, professores, funcionários e demais pessoas interessadas em expandir seus conhecimentos a respeito de empreendedorismo, serão organizados pela Agência USP de Inovação, em parceria com o banco Santander.

além de atuar na intensifi cação das ações voltadas ao empreendedorismo já existentes na Universidade de São Paulo, como explicou a Profa. Luciane Meneguin Ortega, vice-diretora da Agência USP de Inovação. Para ela, a expectativa é que a Arena Santander seja um lugar de aprendizado extraclasse que reúna interdisciplinaridade, integração e boas ideias, e, assim, “contribuir para a formação do aluno como um agente de desenvolvimento socioeconômico junto à sociedade”, diz. Segundo Marco Antônio Zago, reitor da USP, a Arena, com sua proposta de abordar o empreendedorismo na Universidade, terá papel importante na formação dos líderes do futuro.

O espaço iniciou as atividades, com palestras de Romero Rodrigues, do Buscapé, e contou com a presença do Reitor da USP e do diretor do Santander Universidades.

“TEMOS DE ABANDONAR AQUELA IDEIA DE FORMAÇÃO PASSIVA”

O reitor considera essencial que a Universidade enxergue o empreendedorismo como necessário em todas as áreas da formação superior, de modo que contribua para o desenvolvimento socioeconômico do país. “Temos de abandonar aquela ideia de formação passiva”, defende Zago. Nesse sentido, a Arena vem como uma proposta de ambiente que auxilie no Esse modelo foi pensado para ser um espaço de

discussão e desenvolvimento de ideias inovadoras,

“EMPREENDEDORISMO É CONDUZIR UMA MUDANÇA QUE VOCÊ QUER VER”

(2)

desenvolvimento de uma visão empreendedora por parte dos alunos e, portanto, enriquecer a experiência universitária, além de contribuir para a melhoria da empregabilidade.

Redpoint eVentures. Rodrigues conta que a ideia para o site de busca de preços surgiu dentro da Poli, quando um dos amigos teve dificuldades em comparar preços de uma impressora que iria comprar. Considerando sua história pessoal, o egresso da escola de engenharia vê o empreendedorismo muito relacionado a “conduzir uma mudança que você quer ver”.

A Arena Santander na Universidade de São Paulo é o primeiro espaço neste modelo que foi inaugurado pelo banco. De acordo com Ronaldo Rondinelli, diretor do Santander Universidades, o plano é que ele seja levado para agências Santander em outras instituições de ensino superior.

O evento inaugural da Arena Santander contou com palestra de Romero Rodrigues, ex-aluno da Escola Politécnica da USP, co-fundador do site Buscapé e atual sócio da gestora de capital de risco

ESPAÇO INOVADOR PENSADO PARA O JOVEM UNIVERSITÁRIO

Esalq, IFSC e Poli irão desenvolver projetos de inovação

em parceria com empresas industriais

Foi divulgada no dia 31 de março a relação de unidades selecionadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para fazer parte do desenvolvimento de projetos inovadores com o apoio de empresas, por meio da implementação de Unidades Embrapii em suas dependências. Das sete unidades credenciadas, três estão ligadas à Universidade de São Paulo: a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) de Piracicaba; o Instituto de Física de São Carlos (IFSC); e o grupo Tecnogreen, da Escola Politécnica (Poli). As novas Unidades Embrapii poderão receber até R$ 177 milhões para desenvolverem seus projetos.

A Embrapii é uma organização social cujo objetivo é fomentar a inovação no setor industrial brasileiro, contribuindo no fortalecimento da colaboração entre instituições de pesquisa e indústrias. Ela lança, anualmente, chamadas públicas que selecionam instituições de ensino e pesquisa com as quais serão fi rmadas parcerias. Nesta última chamada pública, foram 85 propostas de candidatas para cinco vagas – que depois foram expandidas para sete, devido ao alto grau de qualidade dos participantes.

O Instituto de Física de São Carlos apresentará projetos em biofotônica e instrumentação, relacionados ao desenvolvimento de equipamentos médicos para tratamentos utilizando luzes e micro-ondas terapêuticas. Esta é uma área de competência inédita e de alta demanda dentro do mercado brasileiro e internacional. A Escola Politécnica, por sua vez, receberá uma Unidade Embrapii na área de Química Verde para recuperação de rejeitos

industriais. Os trabalhos serão realizados pelo grupo Tecnogreen, ligado ao Departamento de Engenharia Química da Poli.

TRÊS UNIDADES DA USP SÃO

CREDENCIADAS EM RECENTE

CHAMADA PÚBLICA DA

Já a Esalq-USP desenvolverá seu projeto de pesquisa e inovação na área de competência de biocontroladores de pragas agrícolas. O coordenador do projeto é o professor Italo Delalibera Júnior, que contará com o apoio de um conselho executivo de seis professores e um gestor de projetos, planejamento e negócios. A Esalq tem tradição no ramo de produtos e processos de controle de pragas e é pioneira no desenvolvimento de produtos de controle biológico.

Como a Unidade Embrapii em Biocontroladores e Processos Biotecnológicos é uma das mais modernas e que conta com maior quantidade de recursos e equipamentos no Brasil, a expectativa é de que, com a parceria, a Escola consolide sua liderança na produção de tecnologias para o setor agrícola, segundo release elaborado pelo professor Delalibera. O professor também destaca que a implementação de uma Unidade Embrapii na Esalq “está em consonância com a visão da instituição de inovar e integrar as áreas de conhecimento estratégico para soluções sustentáveis, atuando ativamente no desenvolvimento de tecnologias que possibilitem um manejo mais sustentável de pragas.”

HÁ PREFERÊNCIA POR PROJETOS FORTEMENTE RELACIONADOS AO MERCADO BRASILEIRO

(3)

PIDV PIDV

PIDV PIDV

PIDV

PIDV

PIDV

PIDV

Os colaboradores que participaram do programa atuavam em áreas diversas dentro da Agência

PIDV

O Plano de Incentivo à Demissão Voluntária (PIDV), recurso utilizado pela Universidade de São Paulo desde 2014 para reduzir os gastos com a folha de pagamentos dos funcionários, foi a razão do desligamento de cinco servidores da Agência USP de Inovação. Os funcionários deixaram a Agência entre novembro de 2016 e março de 2017, na segunda e terceira aplicações do plano.

A maior parte desses colaboradores trabalhou na Universidade por mais de 30 anos. É o caso de Jussara Ferreira e Cleide Gonzales do Nascimento, ex-funcionárias da área de Apoio à Propriedade Intelectual da AUSPIN. Jussara esteve na Agência desde sua criação, quando esta contava com apenas três funcionários. Ela começou a trabalhar na USP no ano de 1986, na área administrativa da Reitoria, lidando com Propriedade Intelectual. Em 1988, passou a trabalhar na recém-criada Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais (CECAE), que em 2005 se tornaria a Agência USP de Inovação. Suas tarefas diárias incluíam a gestão de processos de patentes da Universidade, que são mais de 2 mil. Por conta disso, sua rotina era bastante atarefada, uma vez que cada processo de patente pode dar origem a algo em torno de dez ações.

Cleide, por sua vez, entrou na USP para trabalhar na Prefeitura, exercendo a função de telefonista – cargo que ocupou por 5 anos. Ela também passou pela CECAE, inicialmente no setor do Disque Tecnologia, como técnica administrativa. Nos últimos anos, já na AUSPIN, trabalhou no gerenciamento do processo de patentes, marcas, direitos autorais e softwares. Tanto Cleide como Jussara decidiram participar do PIDV por conta da nova reforma da previdência, proposta pelo governo

Temer. Na antiga lei, ambas já estavam qualifi cadas para a aposentadoria, mas com as novas regras teriam que trabalhar por aproximadamente mais 15 anos para a aposentadoria. Como a USP não permite que colaboradores continuem trabalhando na Universidade após se aposentarem, foi mais vantajoso para Jussara e Cleide aderirem ao PIDV.

A reforma da previdência também foi um fator que motivou a participação dos ex-servidores Claudio Tervydis e Dulcimar Barbeto no Programa de Incentivo à Demissão Voluntária, uma vez que já tinham o tempo necessário de contribuição para a aposentadoria, segundo as regras antigas. Claudio trabalhava no setor Apoio à Empresas e Empreendedorismo, iniciando e mantendo parcerias da Agência e a iniciativa privada e órgãos de fomento. Ele foi funcionário do Sebrae por muitos anos até entrar na AUSPIN, em 2008. Em seus últimos anos no cargo, trabalhou também na área de educação e empreendedorismo. Dulcimar Barbeto, que atuou na Agência como Chefe Técnica de Empresas e Empreendedorismo iniciou sua trajetória na Universidade há trinta anos, na Reitoria, como funcionária da seção de Assentamentos. Depois, Dulcimar passou a trabalhar na CECAE e, logo em seguida, na AUSPIN.

Também participou do PIDV Valquíria Souza, que trabalhou como assessora de Propriedade Intelectual e de Eventos. Antes de ingressar na Agência, em 2010, Valquíria era funcionária do Hospital Universitário da USP. Até o ano de 2014, dedicou-se exclusivamente à área de Propriedade Intelectual e, em 2015, assumiu também os setores de Eventos e Prospecção Tecnológica, nos quais atuou por dois anos.

Da esquerda para a direita: Jussara Ferreira, Valquiria Souza, Dulcimar Barbeto, Claudio Tervydis, Profa. Luciane M. Ortega (vice-coordenadora da Agência) e Cleide Gonzales do Nascimento.

FUNCIONÁRIOS DEIXAM A

AUSPIN COM O PIDV

(4)

USP É REPRESENTADA PELA AGÊNCIA

USP DE INOVAÇÃO EM CONGRESSO

INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA

Estande da AUSPIN no evento realizou diversas atividades e atraiu grande público

Entre os dias 1 a 4 de fevereiro foi realizada a 35a

edição do Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), no Expo Center Norte, em São Paulo. Organizado há mais de 60 anos pela Associação Paulista de Cirurgiões Paulistas do Brasil (APCD), o Congresso é um dos eventos de Odontologia mais importantes do mundo. A Agência USP de Inovação (AUSPIN) representa a Universidade de São Paulo no evento há quatro anos. O objetivo é divulgar para pesquisadores e empresários as tecnologias e pesquisas mais recentes que vem sendo desenvolvidas na Universidade, além de promover novas empresas do setor de Odontologia, incentivando, assim, o empreendedorismo e a inovação no Brasil.

Neste ano, o setor de Eventos da AUSPIN contou com uma equipe reforçada para ampliar o atendimento ao público no estande da Agência. Além dos atendimentos, em parceria com a Associação Brasileira de Laser em Odontologia (ABLO), a equipe também organizou em nosso estande diversas palestras que

apresentaram e demonstraram aos participantes do evento novas tecnologias desenvolvidas na USP nas áreas de tratamentos faciais, estéticos e dentários. As palestras, tratando majoritariamente de assuntos relacionados a protocolos de tratamentos faciais e dentários envolvendo novos métodos – dentre eles, laser e luz LED violeta –, atraíram um grande público para o estande da AUSPIN.

O propósito principal da Agência ao participar do CIOSP era demonstrar as novas soluções em tecnologia para o tratamento de pacientes na área de Odontologia, o que foi realizado com sucesso. Uma vez que o estande foi visitado por muitos empresários e profi ssionais de áreas ligadas à saúde, foi possível a troca de informações e contatos. Outro saldo positivo da participação no congresso foi o convite feito pela Dra. Deise Galindo para que a AUSPIN participe como organizadora do Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde. Esse evento ocorrerá em Gramado, no Rio Grande do Sul, nos dias 14 a 17 de novembro.

(5)

Estão abertas, do dia 15 de março até 31 de maio, as inscrições para o programa de bolsas de intercâmbio para alunos da graduação da Universidade de São Paulo. A Agência USP de Inovação está encarregada de selecionar e gerir as bolsas, que visam proporcionar aos alunos experiência internacional em atividades que envolvam inovação e empreendedorismo. O período para realização do intercâmbio é de 1 de setembro de 2017 a 31 de agosto de 2018.

As aulas da disciplina 760000 – Inovação e Empreendedorismo, realizada pela Agência USP de Inovação e alocada no Instituto de Física de São Carlos (IFSC), tiveram início no dia 18 de março. As inscrições da optativa livre, que foi aberta para todos os alunos de graduação da Universidade de São Paulo, deram-se por meio de requerimento de matrícula via plataforma Júpiter Web. Os 434 inscritos para as 100 vagas oferecidas foram selecionados por um formulário de motivação, enviado por e-mail.

Com o objetivo de incentivar a capacidade empreendedora dos alunos, fornecendo os conhecimentos e ferramentas necessárias para a criação de startups de sucesso, as aulas abordarão tópicos como

AGÊNCIA USP DE INOVAÇÃO OFERECE

BOLSA EMPREENDEDORISMO

Os benefícios, que variam entre 4.800 a 25 mil reais, serão concedidos

a alunos com planos de atividades empreendedoras e inovadoras

comprovante de profi ciência do idioma estrangeiro. Não há um número pré-determinado de bolsas que serão ofertadas; os auxílios serão concedidos àqueles que atenderem aos requisitos do edital até que se atinja o valor de 1 milhão e cem mil reais. O valor de cada auxílio depende do país de destino e duração do intercâmbio. Todos os dados referentes a valores das bolsas estão listados no edital, disponível no site da Agência USP de Inovação.

Para a seleção dos candidatos feita pela AUSPIN, serão levados em conta quesitos como o grau de inovação e originalidade do projeto apresentado no plano de atividades, a classifi cação da instituição no exterior em rankings mundiais e habitats de inovação e a participação do aluno em atividades e cursos relacionados à inovação e empreendedorismo. Outros pontos prioritários para a análise da inscrição são projetos vinculados à conclusão do curso e estágios que não interrompam o ano letivo, realizados no período de férias da graduação.

A relação de aprovados será divulgada no site da Agência (www.inovacao.usp.br) entre os dias 1 e 15 de julho. Os candidatos devem manifestar interesse na realização do intercâmbio em até sete dias após a aprovação, caso contrário, serão desconsiderados do processo.

Para participar, o aluno deve ter concluído pelo menos dois semestres, 20% do total dos créditos do curso no qual está matriculado e não ter dependências em disciplinas obrigatórias. Além disso, é necessário entrar em contato com a instituição de ensino no exterior em que se deseja estudar e obter a carta de aceite, uma vez que a Agência não indicará as instituições para estágio. Caso a instituição de destino solicitar, o aluno deve também providenciar um

PLANOS EMPREENDEDORES E APLICAVEIS NA SOCIEDADE BRASILEIRA TERÃO

PRIORIDADE NO PROCESSO SELETIVO

INICIAM-SE AS AULAS DA DISCIPLINA

DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Com cem vagas oferecidas, a matéria oferecida pela

Agência USP de Inovação promove visão empreendedora

Planejamento e Estratégia Financeira, Escalabilidade, Plano de Negócios e Validação de Protótipo. Ainda, serão introduzidos conceitos básicos de empreendedorismo, como Design Thinking, Lean Startups e Business Model Canvas. Além das aulas presenciais e acompanhamento com professor e monitores, conteúdos complementares online serão disponibilizado para os alunos.

Durante o semestre os alunos trabalharão em projetos que abranjam todo o processo de criação e desenvolvimento de novos negócios. Ao todo, a disciplina será composta por cinco encontros presenciais, sempre aos sábados, nas dependências da AUSPIN, e outros quatro encontros em São Paulo, entre os meses de março a junho.

(6)

EXPEDIENTE

Universidade de São Paulo - Reitor: Marco Antonio Zago. Vice-reitor: Vahan Agopyan. Pró-Reitoria de Pesquisa - Pró-Reitor: José Eduardo Krieger. Pró-Reitora Adjunto: Profa. Marta Teresa da Silva Arretche. Agência USP de Inovação - Coordenador: Vanderlei Salvador Bagnato. Vice-Coordenadora: Luciane Meneguin Ortega. Comunicação - Editores: Ronaldo Nina, Marcelo Valverde, Gianlucca Hernandez e Mariana Rudzinski. Endereço: Avenida Torres de Oliveira, 76, Jaguaré, São Paulo (SP), CEP 05347-902, Tel: (11)3091-4495 (11)3091-4165. dir-inovacao@usp.br www.inovacao.usp.br inovacaonausp ageusp

PRÓXIMOS EVENTOS

E VENTOS

A AUSPIN tem procurado participar como expositor de diversos eventos onde seus desenvolvimentos tecnológicos podem ser expostos. Todos os pesquisadores e alunos da USP estão convidados a participar das próximas atividades onde estaremos presentes.

CURSO DE MARKETING DIGITAL APRESENTA

CONCEITOS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EFICIENTE

Atividade realizada pela Rede Inova São Paulo reuniu 53 profi ssionais

de Núcleos de Inovação Tecnológica de todo o estado

Realizado nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro, o curso “Comunicação Digital: como fazer divulgação de tecnologias no mercado”, contou com a presença da Agência USP de Inovação, representada pelos funcionários da Seção de Comunicação Ronaldo Nina e Marcelo Valverde. O evento se propôs a discutir as necessidades de comunicação e divulgação das tecnologias e pesquisas desenvolvidas dentro do espaço da universidade pelos Núcleos de Inovação Tecnológicas (NITs) integrantes da Rede Inova São Paulo – dentre eles, a AUSPIN – e como estratégias de marketing digital podem auxiliar nessas tarefas. O ministrante do curso foi Rafael Rez, diretor da Web Estratégica, agência digital focada em marketing.

Dentre os tópicos abordados pelo curso, destacam-se como saber o que o cliente quer, com o objetivo de adaptar o conteúdo oferecido para que seja relevante e interessante para ele; e como trabalhar com mídias digitais, considerando que há de se pensar conteúdos

FEIRA + FÓRUM HOSPITALAR | Data: 16 a 19 de maio | Horário: das 11h às 20h

Local: Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP)

EVENTOS NA ARENA SANTANDER | Data: 17 a 28 de abril

Local: Praça dos Bancos (Av. Prof. Luciano Gualberto, s/n – Cidade Universitária – SP)

Para maiores informações, acesse: www.inovacao.usp.br/arena

adequados para as especifi cidades de tais mídias. Além disso, abordou-se também como a internet funciona, tratando de conceitos como SEO, posicionamento dos conteúdos em ferramentas de busca e monitoramento de presença digital.

Este curso é integrante do módulo de capacitações avançadas da Rede Inova São Paulo. Este é um grupo que une os NITs de universidades e institutos de pesquisa do estado de São Paulo. Seu objetivo é, por meio da capacitação de seus membros, apoiar os Núcleos em sua estruturação, para que possam fi rmar parcerias com empresas em projetos de inovação e empreendedorismo.

O MAIOR DESAFIO DOS NITS É LEVAR O CONTEUDO

(7)

Você sabe o que a

Agência USP de Inovação faz?

A Auspin é o Núcleo de Inovação Tecnológica da USP. Por isso,

é responsável por promover a boa utilização do conhecimento

científi co, tecnológico e cultural produzido pela Universidade.

Efetuando todos os procedimentos necessários para o registro

de marcas, patentes e direitos autorais, a Agência USP de Inovação

colabora para o desenvolvimento socioeconômico sustentável

do estado de São Paulo e de todo o país!

dir-inovacao@usp.br www.inovacao.usp.br

inovacaonausp inovacaonausp

Referências

Documentos relacionados

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

Se o educador não sentir segurança para conduzir a conversa, pode e deve pedir ajuda de outros profissionais ou encaminhar para uma organização que desenvolve

• Refletir sobre os desafios de gestão de pessoas enfrentados pelas organizações que compõem o Terceiro Setor.. Graziella

Por estas razões, vemos que as minhocas são mesmo especiais para a nossa vida no planeta Terra.. Ambas as espécies são muito importantes para o nosso planeta e

interseccionalidade, políticas de identidade e violência contra mulheres não-brancas” do ano de 2002, a autora expõe, de forma mais contundente, as políticas de

Consoante à citação acima, destaca-se mais uma vez a contraposição de Pascal em relação ao racionalismo hegemônico no século XVII, pois, enquanto os filósofos implicados

A pesquisa “Estratégias para o varejo brasileiro – Reflexões sobre os anseios do consumidor” realizada pela Deloitte em 2010 apresentou de forma muito objetiva o que

No 8º dia após o último comprimido de DELLAX 20 e DELLAX 30 (ou seja, após os 7 dias da semana de intervalo), inicie a fita seguinte, mesmo que a hemorragia não tenha parado.