• Nenhum resultado encontrado

SIMULADO 1º DIA 22/09/2018 GABARITO COMENTADO 9º ANO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SIMULADO 1º DIA 22/09/2018 GABARITO COMENTADO 9º ANO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

SIMULADO 1º DIA – 22/09/2018 – GABARITO COMENTADO – 9º ANO

PORTUGUÊS

Resposta da questão 1 – E

Como ele não é invisível literalmente, há a quebra de expectativa em sua resposta, gerando o humor, com objetivo de explicitar a crítica ao descaso da sociedade com os menos favorecidos.

Resposta da questão 2 – E

Na leitura da tira, fica evidente a discordância das garotas sobre valores humanos e bens de consumo, visto que uma deseja ter vestidos, um bem material, e a outra, cultura, um valor intelectual, o que justifica a alternativa E. Vale salientar que as demais alternativas são claramente incoerentes.

Resposta da questão 3 – E

A alternativa A está incorreta, pois o termo destacado em I é pronome relativo, portanto exerce função sintática, no caso, sujeito da locução verbal “possa dizer”. A alternativa B está incorreta: a palavra destacada exerce a função sintática de sujeito do verbo “ajudam”, em II. A alternativa C está incorreta, já que o termo destacado em III é um pronome relativo retomando o antecedente “lesão num nível muito alto”.

A alternativa D também está incorreta, porque, em I, a palavra “que” é pronome relativo e retoma o termo antecedente “exemplos de software”. Finalmente, a alternativa E está correta, pois, em IV, a palavra “que” é pronome relativo e retoma o antecedente “tudo”, exercendo a função sintática de objeto direto da forma verbal “permitia”.

Resposta da questão 4 – D

A oração destacada em II (que minha vida se divide em duas fases) exerce a função de objeto direto do verbo “dizer”, da oração principal; portanto, é uma oração subordinada substantiva objetiva direta.

Resposta da questão 5 – A

O item I está correto, porque a oração é iniciada por pronome relativo e a oração se restringe a um apagão específico: o que atingiu pelo menos 1.800 cidades em 18 estados do país.

O item II está incorreto, porque “nas quais” não estabelece a relação de posse exigida entre o termo “Furnas” e o termo “linhas de transmissão”, que pertence a Furnas. O item II I está errado, porque a vírgula foi usada para separar termos de mesma função sintática. O item IV está correto, já que o sentido do verbo destacado é “contribuíram”, no contexto.

Resposta da questão 6 – D

Em I, a oração adjetiva é restritiva, portanto, especifica apenas um grupo de investidores; Em II, a oração é adjetiva explicativa, logo generaliza, atribuindo a característica de não ter consciência ecológica a todos os investidores. Em III, o uso da forma verbal “continuam” sugere que muitos políticos já eram corruptos antes das denúncias da imprensa e o continuaram sendo.

Resposta da questão 7 – D

O efeito de humor do texto decorre do assunto da carta de reclamação, dirigida a credores por um devedor, que não concorda com o fato de receber cartas de cobrança todos os meses. No texto, como é possível perceber, o signatário justifica o fato de estar devendo e exige que não lhe sejam enviadas mais cartas de cobrança. Ocorre que uma carta de reclamação deve ser enviada quando um cidadão se vê agredido em algum de seus direitos. Entretanto, no contexto do texto, o remetente não goza o direito de não pagar as dívidas que

assumiu, mas, ao contrário, possui o dever de cumprir com suas obrigações financeiras. Desse modo, o teor da carta de fato é o que causa estranheza e divertimento ao leitor.

Resposta da questão 8 – E

Só não está correto o que se afirma na alternativa E. O termo “que” da frase “Esta é a oitava carta jurídica de cobrança que recebo de Vossas Senhorias” é de fato um pronome relativo que retoma o termo “a oitava carta jurídica”. Entretanto, na frase “Sei que não estou em dia com meus pagamentos.”, o “que” é uma conjunção integrante que liga a forma verbal “sei” ao seu complemento oracional “não estou em dia com meus pagamentos”, classificado, sintaticamente, como oração subordinada substantiva objetiva direta.

(2)

Resposta da questão 9 – A

O trecho que evidencia a exposição de motivos da carta de reclamação em análise está reproduzido na alternativa A, uma vez que ele justifica a situação que ocasionou a redação da carta. Os trechos citados nas alternativas B, C e D devem ser entendidos como argumentos que fundamentam a reivindicação – ou exigência – do signatário, exposta na alternativa E.

Resposta da questão 10 – D

Em “sem que tivesse qualquer culpa”, a locução conjuntiva “sem que”expressa

concessão em relação à oração principal, enquanto em “ Sem que restituam o dinheiro”, expressa condição e em “ sem que ninguém o perturbasse”, também expressa concessão; a conjunção “como” apresenta a causa para a consequência (deitou-se mais cedo), expressa conformidade em “como prometera” e estabelece comparação entre os elementos “ele” e “frade” em “como um frade; a locução conjuntiva “desde que” expressa circunstância de condição em “Desde que você cumpra a promessa” e tempo em “Desde que ele deixou a cidade”. Em “que ficamos exaustos”, a conjunção “que”estabelece relação semântica de consequência do fato enunciado na oração principal, enquanto em “que eu supunha”, o sentido é de comparação. A conjunção “porque”em “porque obtivesse bons resultados” pode ser substituída por “para que”, indicando finalidade, enquanto em “Obteve bons resultados porque estudou”, expressa causa do fato enunciado na oração principal.

Resposta da questão 11 – E

A reescrita da frase “Proibido caçar!” que mantém o sentido e a adequação à norma-padrão é a apresentada na alternativa E. Em “É proibido caça!”, o vocábulo “proibido” está corretamente flexionado no masculino, pois não há um determinante anteposto ao substantivo “caça”, tornando-o, assim, invariável. As alternativas A e D, apesar de estarem corretas no que se refere à norma-padrão, não mantêm o mesmo sentido expresso na placa da tirinha. Em A, o termo “postergada” significa “adiada”, enquanto “promulgada”, em D, significa “tornada pública”. Em B, o termo “proibido” deveria estar flexionado no feminino, concordando com o artigo que determina “caça”: Proibida a caça de árvores! Por último, a frase apresentada em C está incorreta porque o termo “permitido”, seguindo a mesma regra de uso de “proibido”, é considerado invariável quando o substantivo ao qual se refere não vem acompanhado de um determinante, devendo, portanto, permanecer no masculino.

Resposta da questão 12 – D

Em “disse-lhe que precisava..”, o “que” é conjunção integrante, já que inicia uma oração subordinada substantiva objetiva direta; em “...ergueu os olhos do livro que estava...”, é pronome relativo, pois retoma o termo anterior (livro); já em “O que você vai me contar...?” e em “O que você quer me contar...?”, é pronome interrogativo, afinal introduz perguntas; em “Suponhamos que seja verdade”, também é conjunção integrante iniciando oração subordinada substantiva.

Resposta da questão 13 – C

Na alternativa C, a palavra “que” é conjunção subordinativa integrante, iniciando uma oração subordinada substantiva objetiva direta; Nas demais alternativas, é pronome relativo, retomando, respectivamente, os termos A- “rio”, B- “um artigo”, D- “A tromba d’água”e E- “rio Tietê”.

Resposta da questão 14 – D

Em “Ela quer saber se eu me sinto realizado”, o “se” é conjunção subordinativa integrante, pois introduz uma oração subordinada substantiva objetiva direta; em “Acabou-se a confiança no próximo”, o “se”é apenas uma partícula de realce, pois não exerce função sintática e o verbo é intransitivo;

Em “Suicidou-se...”, é partícula integrante do verbo, que é pronominal; em “Precisa-se de operários”, é índice de indeterminação do sujeito, pois está ligado a verbo transitivo indireto; em “Sentia-se o cheiro da panela no fogo, chiando de toucinho no braseiro”, o “se” é partícula apassivadora, já que está ligado a verbo transitivo direto, na construção frasal em voz passiva sintética ou pronominal.

Resposta da questão 15 – E

Em I, “onde” expressa circunstância de lugar, compondo uma oração subordinada adverbial locativa, enquanto em II, “onde”é pronome relativo, retoma o termo anterior “casa”, portanto, introduz oração subordinada adjetiva.

(3)

GEOGRAFIA

Resposta da questão 16 – E

Diferentemente de grande parte da América Latina, que foi colonizada pelos espanhóis e os portugueses, a América Anglo-saxônica foi colonizada pelos ingleses e franceses. Esses últimos desenvolveram uma colonização diferente na maior parte de suas colônias. Como a maior parte delas estava localizada em uma região de clima frio ou temperado, a disponibilidade de riquezas naturais era menor do que nas áreas tropicais da América. Assim, para conseguir obter lucros com a colonização da região, os colonizadores precisavam desenvolver a colônia, incentivando a fixação de pessoas e desenvolvendo infraestruturas básicas para o desenvolvimento da metrópole. Esse tipo de colonização ficou conhecido como colonização de povoamento.

Resposta da questão 17 – D

Falhas geológicas são formas de relevo que se originam graças ao tectonismo e formam zonas de grande instabilidade. Elas constituem-se com movimentos de afastamento entre duas placas tectônicas distintas, que ocasionam o distanciamento direto ou tangencial entre elas. No caso da falha geológica de San Andreas, a sua formação ocorreu em virtude do movimento de afastamento tangencial entre as placas Norte-americana e do Pacífico.

Resposta da questão 18 – B

No Canadá a reduzida densidade demográfica está associada ao clima rigoroso ao norte. O que faz a população se fixar na região fronteiriça com os EUA e nas províncias de Quebec e Ontário devido seu alto nível de industrialização e clima favorável.

Resposta da questão 19 – A

Esse tipo de clima predomina nas regiões do interior do continente, onde dominam as massas de ar temperadas continentais. Ocorrem com frequência as penetrações das massas de ar polares, as quais chegam trazendo umidade e baixas temperaturas. Os invernos são rigorosos, com expressivas ocorrências de neve. Os verões são quentes e chuvosos. Estas árvores são altas, com troncos retos, copas em formato de cone (pinheiro), folhas finas em forma de agulha e revestidas por uma substância parecida com resina. Esta última característica é fundamental para que não acumulem neve e evita a perda de umidade e o congelamento.

Resposta da questão 20 – C

Ao contrário das colônias que se desenvolveram no norte da faixa litorânea atlântica dos Estados Unidos, as colônias sulistas caracterizaram-se pelo predomínio da mão de obra escrava negra e pelo sistema de plantation, isto é, um sistema de economia essencialmente agrário, com cultivo de produtos em grandes lavouras para exportação.

Resposta da questão 21 – E

O termo original inglês Silicon Valley traduzido como Vale do Silício, está situado na Califórnia, Estados Unidos, região esta denominada pólo industrial e que concentra diversas empresas de tecnologia da informação, computação entre outras.

Resposta da questão 22 – B

No mundo existe vários exemplos de políticas de restrição a imigrantes, com destaque para o Muro do México, erguido pelos EUA na fronteira entre os dois países, com o intuito de restringir a entrada de mexicanos.

(4)

Resposta da questão 23 – C

Em 2002, o presidente George Bush divulgou o documento "A estratégia de segurança nacional dos Estados Unidos", que ficou conhecido como "Doutrina Bush". Este documento apresenta as estratégias político-militares que passaram a ser adotadas pelo país em nome da defesa nacional, frente às ameaças a que poderiam estar sujeitos o território e o povo norte-americanos.

Resposta da questão 24 – A

Uma grande parte a atividade vulcânica e dos abalos sísmicos mais fortes (terremotos) estão localizados nas bordas das placas tectônicas. Os limites das placas tectônicas e a localização dos terremotos e vulcões coincidem e se concentram em volta do oceano Pacífico (por isto esta região é chamada de Círculo de Fogo do Pacífico).

Resposta da questão 25 – B

Xogunato: sistema de governo predominante no Japão de 1192 a 1868, baseado na crescente autoridade do xógum, supremo líder militar, que terminaria por submeter até mesmo a autoridade do imperador; Era Meiji: constitui-se no período de quarenta e cinco anos do Imperador Meiji do Japão, que se estendeu de 3 de fevereiro de 1867 a 30 de julho de 1912. Nessa fase, o Japão conheceu uma acelerada modernização, vindo a constituir-se em uma potência mundial; Zaibatsu: é um termo da língua japonesa que se refere aos conglomerados industriais e/ou financeiros do Império do Japão, cuja influência e tamanho propiciaram o controle de parte significativa da economia japonesa do período Meiji até o fim da Segunda Guerra Mundial. Milagre Japonês: se refere à recuperação fenomenal econômico do Japão após a devastação da Segunda Guerra Mundial.

(5)

MATEMÁTICA I Resposta da questão 26 – D º 45 100 120 sen sen d o = 2 2 100 2 3 = d 2 3 100 2 2 = d 2 2 . 2 3 100 = d 2 6 100 = d 122 44 , 2 . 50 = = d Resposta da questão 27 – B d2 = 122 + 152 – 2 . 15. 12. Cos60º d2 = 144 + 225 – 360 . 2 1 d2 = 189 d =

3

21

d = 3 . 4,58 d = 13,74 Resposta da questão 28 – C 5 25 = = l l

3

2

5

=

=

AB

Aqm= 32=9 25 – 9 = 16 Resposta da questão 29 – A 6.24.x = 2160 144x = 2160 x = 15 Resposta da questão 30 – C 2 .d D A = 2 3 . 6 , 5 = A 4 , 8 = A

(6)

Resposta da questão 31 – C A= 4.12 = 48cm2 Resposta da questão 32 – C x2 = 52+82- 2.5.8.cos60º x2=25 + 64 – 80. 2 1 x2= 25 + 64 – 40 x2= 49 x=7 Resposta da questão 33 – A 72=32+x2 – 2.3.x.cos60º 49= 9 + x2 – 6.x. 2 1 49= 9 + x2- 3x x2- 3x – 40=0 ∆= 9 + 160 ∆=169 x= 1 . 2 169 ) 3 (− ± − x= 2 13 3 ± x1=8 x2= -5 não convém Resposta da questão 34 – C

(

)

2 22 . 24 35 + = A 11 . 59 = A 649 = A Ap= 10,5 . 6 Ap = 63 Ag= 649 – 63 Ag = 586 Resposta da questão 35 – B AT= 60 2 10 . 12 = Aq= 12.12=144 AT= 4.60 + 144= 384

(7)

ESPANHOL

Resposta da questão 36 – A

Para Jon, o pronome “lo” refere-se ao rato, enquanto para Garfield, refere-se ao biscoito.

Resposta da questão 37 – C

Fica claro que a frase indica uma ordem.

Resposta da questão 38 – D

ACENTO em espanhol significa sotaque.

Resposta da questão 39 – D

¡Qué lata! É uma expressão idiomática que significa, QUE CHATICE!

Resposta da questão 40 – C

Fica claro que o homem a TV tem uma atenção excessiva ao esporte.

Resposta da questão 41 – C

O verbo VOY está na primeira pessoa do singular por isso é usado YO.

Resposta da questão 42 – C

SUELEN em espanhol significa costumam.

Resposta da questão 43 – D

Chamamos APOCOPE em espanhol quando uma palavra perde uma letra.

Resposta da questão 44 – D

Boxe em espanhol significa BOXEO.

Resposta da questão 45 – D

Referências

Documentos relacionados

Se você optar pela notificação de aquisição não conseguirá digitar o nome comercial do produto, terá que clicar na lupa e consultar inserindo o princípio ativo, para assim

E, ainda, como no terreno da Educação Artística, se podem prolongar as práticas reprodutoras de saberes já construídos, de nos iludirmos sobre a sagrada missão da arte, se esta

Com Recheio de Caramelo Salgado (Doce de Leite 100g + Geleia de Brilho neutra 50g + sal 1g), Chocolate Trufado Bom Princípio e coberto com. Chocolate Meio Amargo, riscos

C.–MÉXICO, de 6.9.05 (Desenvolver cooperação científica, cultural e educacional, contribuindo para a integração de atividades e programas de

tendências de mercado pode ser algo desafiador, afinal, é preciso mudar a forma como as coisas são feitas ao longo do expediente (e mudar quase nunca é fácil). Entretanto,

Ao longo deste texto, destacamos alguns aspectos importantes sobre Parauapebas, para corroborar a pertinência de se ensinar a História Local no município, o que justifica

A outorga, é um importante instrumento da Política Nacional de Recursos Hídricos, e vem como um dos principais mecanismos de controle e monitoramento do recurso, por meio da

Se a permanência no regime simplificado implica que os sujeitos passivos, no exercício da sua actividade, não tenham ultrapassado no período de tributação