• Nenhum resultado encontrado

Colégio Santa Dorotéia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Colégio Santa Dorotéia"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Colégio Santa Dorotéia 1111 PARTE I

ORIENTAÇÕES DE ESTUDOS

Para uma leitura e estudo eficientes.

A pessoa que se preocupa com a qualidade de seus estudos deve cuidar para que sua leitura, interpretação e análise sejam produtivas e eficientes. Só assim terá um bom resultado. Pense no ato de ler e estudar, como um comportamento que requer alguns cuidados, para ser realmente eficaz.

DICAS PARA LEITURA E ESTUDO

Considerada a complexidade da leitura, não se pode estabelecer uma lista fechada de itens que funcionam como um programa de leitura eficaz, mas é possível lembrar alguns procedimentos que podem ajudá-lo a compreender a escrita:

Faça uma primeira leitura, para entrar em contato com o conjunto de texto. Para conhecer – genericamente – o texto como um todo. Sublinhe os momentos que pareçam mais significantes, que expressem as ideias mais importantes. Assinale as palavras desconhecidas e, depois, consulte o dicionário.

Em seguida, após decifrar as partes incompreensíveis do texto, faça uma segunda leitura. Esta, já mais devagar, mais atenta, mais analítica. Você vai lendo e vai procurando entender cada parte do texto. Vai procurando entender as relações entre as partes. Vai percebendo o raciocínio que está sendo desenvolvido.

Procure fazer, para você mesmo, um resumo do que foi lido. O resumo é a apresentação breve e frequentemente seletiva do texto, pondo em destaque os elementos de maior interesse e importância. Consiste no trabalho de condensação de um texto capaz de reduzi-lo a seus elementos de maior importância. Dê títulos aos parágrafos ou partes do texto, que sintetizem a sua ideia central. Veja se você consegue, com o mínimo de clareza, reproduzir sucintamente, com as suas próprias palavras, de maneira dissertativa e usando frases curtas, as ideias centrais do texto.

Se houver necessidade, faça uma terceira leitura: havendo problema com algum trecho, alguma expressão, procure compreendê-la a partir do conjunto, do contexto. Observe mais atentamente o primeiro e último parágrafo: geralmente as ideias são apresentadas sinteticamente na introdução e na conclusão de um texto.

PARTE II

Conteúdo a ser estudado: • Iluminismo – Capítulo 2

• Revolução Francesa – Capítulo 4 • Período Napoleônico – Capítulo 4

• Revolução Industrial (Primeira fase) Capítulo 5 (páginas 80 a 86)

Colégio Santa Dorotéia

Área de Ciências Humanas

Disciplina: História

Ano: 8º - Ensino Fundamental

Professores: Michelle Fialho, Wellington Mendes e Júlia Melo

Aluno(a): ________________________________________ Nº.: _____ Turma: _____

Atividades para Estudos Autônomos

(2)

Colégio Santa Dorotéia 2 2 2 2 Fontes de consulta: • Anotações do caderno.

• Textos complementares entregues pelo professor. • Livro didático.

• Slides publicados no site.

• Apostila complementares de exercícios. • Estudos autônomos da etapa.

PARTE III

Atividades de estudo:

Iluminismo

QUESTÃO 1

Elabore um quadro com as principais ideias defendidas pelos pensadores iluministas: Descartes, Newton, Locke, Kant, Voltaire, Montesquieu, Rousseau, Diderot e D’Alembert.

QUESTÃO 2

EXPLIQUE como algumas ideias dos filósofos iluministas eram contrárias aos princípios da sociedade do Antigo Regime.

QUESTÃO 3

O Mercantilismo foi duramente criticado por economistas do Iluminismo. A partir disso, apresente as principais ideias defendidas

a) pelos fisiocratas (Francis Quesnay) b) Adam Smith (liberalismo)

QUESTÃO 4

EXPLIQUE o despotismo esclarecido.

Revolução Francesa

QUESTÃO 5

Elabore um parágrafo caracterizando a França pré-revolucionária.

QUESTÃO 6

a) ENUMERE as propostas de reformas defendidas pelo Terceiro Estado quando da convocação dos Estados gerais em 1788.

b) EXPLIQUE a importância da proclamação da Assembleia Nacional Constituinte para o processo revolucionário francês.

c) EXPLIQUE por que a tomada da Bastilha tem um grande significado para os revolucionários franceses.

(3)

Colégio Santa Dorotéia 3333

QUESTÃO 7

CARACTERIZE: a) jacobinos b) girondinos c) sans-culottes

d) Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e) Constituição Civil do clero

QUESTÃO 8

a) Liste as principais medidas aprovadas pela Constituição de 1793. b) CARACTERIZE o período do Terror.

QUESTÃO 9

CARACTERIZE o Diretório e EXPLIQUE o que foi o Golpe do 18 Brumário.

Período Napoleônico

QUESTÃO 10

a) ENUMERE as principais medidas do Código Napoleônico.

b) EXPLIQUE o que foi o Bloqueio Continental e ESTABELEÇA as intenções de Napoleão ao decretá-lo.

c) Monte um esquema caracterizando a campanha de Napoleão contra a Rússia e consequente processo de queda, que culminou com a derrota em Waterloo.

Revolução Industrial

QUESTÃO 11

a) Liste os fatores que explicam o pioneirismo inglês no processo de industrialização. b) DEFINA:

burguesia, operariado, meios de produção, artesanato, manufatura.

QUESTÃO 12

CARACTERIZE as condições de trabalho do operariado inglês durante primeira fase da Revolução Industrial.

QUESTÃO 13

(UPE-SSA 2 2016)

O Princípio de Separação dos Poderes, embora tenha sido positivado por meio da revolução constitucionalista do final do século XVIII, tem raízes muito mais profundas, tendo em vista que a preocupação de atribuir as funções fundamentais do estado a órgãos distintos é objeto de reflexão e discussão desde os primórdios da organização estatal. A separação dos poderes do Estado tem suas bases definidas por meio de uma teoria, que se desenvolveu ao longo do tempo, mediante a reflexão de filósofos que remontam à Antiguidade, consagrando-se efetivamente após a análise de Montesquieu, no século XVIII.

BARBOSA, Marília Costa. Revisão da Teoria da Separação dos Poderes do Estado. Escola Superior do Ministério Público do Ceará. (Adaptado)

(4)

Colégio Santa Dorotéia 4

4 4 4

Diante do contexto explicado, qual a principal característica da separação dos poderes no pensamento de Montesquieu?

a) Combater a expansão dos ideais socialistas. b) Possibilitar a exploração dos trabalhadores. c) Garantir a manutenção do Antigo Regime. d) Propiciar a expansão da industrialização. e) Assegurar a liberdade dos indivíduos.

QUESTÃO 14

(UFU 2012)

As mães, as filhas, as irmãs, representantes da Nação pedem ser constituídas em Assembleia Nacional. Considerando que a ignorância, o esquecimento ou o menosprezo dos direitos da mulher são as únicas causas das desgraças públicas e da corrupção do governo, resolvemos expor, numa declaração solene, os direitos naturais, inalteráveis e sagrados da mulher. Em consequência, o sexo superior em beleza, como em coragem nos sofrimentos maternais, reconhece e declara, em presença e sob os auspícios do Ser Supremo, os seguintes direitos da mulher e da cidadã.

Art. 1 - A mulher nasce livre e permanece igual ao homem em direitos. As distinções sociais não podem ser fundadas, senão, sobre a utilidade comum.

Art. 2 - A finalidade de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis da mulher e do homem. Estes direitos são: a liberdade, a prosperidade, a segurança e, sobretudo, a resistência à opressão.

Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã. 1791. (adaptado) O documento acima foi proposto à Assembleia Nacional da França, durante a Revolução Francesa, por Marie Gouze. A autora propunha uma Declaração de Direitos da Mulher e da Cidadã para igualar-se à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, aprovada anteriormente. A proposta de Marie Gouze expressa

a) o reconhecimento da fragilidade feminina, devendo a Constituição francesa garantir ações legais e afirmativas com o objetivo de reparar séculos de exploração contra a mulher.

b) a participação das mulheres no processo revolucionário e a reivindicação de ampliação dos direitos de cidadania, com o intuito de abolir as diferenças de gênero na França.

c) a disputa política entre os Jacobinos e Girondinos, uma vez que estes últimos defendiam uma radicalização cada vez maior das conquistas sociais no processo revolucionário.

d) o descontentamento feminino ante as desigualdades que as leis francesas até então garantiam entre os integrantes do terceiro Estado e a aristocracia.

QUESTÃO 15

(UEL 2006)

Na última parte do século XVIII, as necessidades de coesão e eficiência estatais, bem como o evidente sucesso internacional do poderio capitalista, levaram a maioria dos monarcas a tentar programas de modernização intelectual, administrativa, social e econômica.

(Adaptado de: HOBSBAWM, Eric. "A Era das Revoluções". São Paulo: Paz e Terra, 1997. p. 39.) ASSINALE a alternativa que apresenta corretamente como ficou conhecida a modernização referida pelo autor.

a) Anarquismo, porque os reis perderam a autoridade nos setores administrativo, social e econômico. b) Socialismo utópico, porque os reis desejavam transformações impossíveis de serem realizadas. c) Despotismo esclarecido, visto que os monarcas se apropriaram de alguns preceitos iluministas. d) Socialismo cristão, pois os monarcas desejavam reformas administrativas e econômicas com base

nos preceitos religiosos.

e) Totalitarismo, uma vez que os reis almejavam o poder absoluto nas instâncias intelectual, administrativa, social e econômica.

(5)

Colégio Santa Dorotéia 5555

QUESTÃO 16

(G1 - IFSP 2017)

A Revolução Francesa é considerada um importante movimento social e político de grande repercussão mundial. A respeito de tal Revolução, é CORRETO afirmar que

a) foi uma revolução que uniu, inicialmente, a burguesia e o Clero.

b) os seus ideais estabeleceram-se sob o dogma positivista de August Comte e inspiraram o lema “Liberdade, Lealdade e Igualdade”.

c) fortaleceu a relação da Igreja com as camadas populares da sociedade.

d) possibilitou que se estabelecesse um Estado no qual houvesse liberdade de empreendimento e de lucro.

e) levou à morte do Rei Luís XV.

QUESTÃO 17

(UPE-SSA 2 2017)

A Revolução Industrial não dependeu só de um tipo qualquer de expansão econômica, técnica ou científica, mas, da criação da fábrica, isto é, de um sistema fabril mecanizado, a produzir em quantidades tão grandes e a um custo tão rapidamente decrescente, a ponto de não depender de uma demanda existente, mas de criar seu próprio mercado.

CANÊDO, Letícia Bicalho. A revolução industrial. São Paulo: Atual, 1991, p. 31. (Adaptado). Sob o aspecto apontado pelo texto, apenas uma indústria estava em condições de expandir sua produção de forma simples e barata.

Estamos tratando da indústria a) do aço.

b) têxtil. c) petrolífera. d) siderúrgica. e) da mineração.

Referências

Documentos relacionados

Constitui objeto deste contrato a prestação, pela CONTRATADA à CONTRATANTE, de serviços de publicação de publicidade legal com diagramação do texto a ser

Neste caso, o aluno deverá solicitar declaração de Carga Horária perante a comissão organizadora do evento, requerendo à Coordenação de Cursos a inclusão das

O local de armazenamento deve conter bacia de contenção para reter o produto, em caso de vazamento.. Mantenha os recipientes bem fechados e

O gênero Oesophagostomum foi o principal contribuidor para o au- mento do número de ovos de nematódeos eliminados nas fezes no período de lactação.. Termos para indexação:

A partir de agosto de 2006, a equipe de AVC passou a contar também com os re- sidentes do serviço de neurologia, que começaram o treinamento no início de 2006

O rapaz gostava muito da Mãe-d’água, mas de umas coisas ia se aborrecendo A moça não tinha falta, mas, na noite de quinta para a sexta-feira sendo luar, ficava até o quebrar da

Ao longo do tempo, essa região conheceu diferentes formas de ocupação territorial e de desenvolvimento. IDENTIFIQUE o tipo de ocupação territorial e a forma de

plantadas”, capazes de fixar carbono atmosférico, além da busca pelo consumo racional e maior eficiência energética.. b) Por mais que os acordos multilaterais estejam nas