• Nenhum resultado encontrado

EJA - EaD Verão B1 / Geografia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "EJA - EaD Verão B1 / Geografia"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Paixão por Aprender. Prazer em Ensinar.

EJA - EaD Verão B1 / Geografia

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

22 ASTRONOMIA

O UNIVERSO E A TERRA

A Terra é parte do Universo. A Terra se formou há mais ou menos 4,5bilhões de anos da mesma nuvem interestelar de gás que deu origem ao Sol e a todos os planetas do sistema solar. O Universo é o conjunto de tudo o que existe. A formação do Universo se deu nobig- bang, fenômeno ocorrido há 15bilhões de anos. O Universo é infinito, é composto por bilhões de galáxias, asteroides, cometas, estrelas, meteoritos, meteoros, meteoroides, planetas, satélites, gases, poeira e por nossa galáxia– a Via Láctea (do latim “caminho do leite”). A Terra está localizada no sistema solar, que é formado por planetas, satélites e inúmeros corpos celestes, inclusive a Lua, nosso único satélite natural. O Sol é uma estrela e todos os planetas gravitam ao seu redor. A Terra é o terceiro planeta do sistema solar, e recebe luz e calor do astro rei- o Sol. Os planetas do sistema solar são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

CORPOS CELESTES

Corpos Celestes são quaisquer matérias que pertencem ao espaço sideral. São eles: asteroides, cometas, estrelas, meteoros e meteoritos, planetas, satélites artificiais e naturais.

Os principais corpos celestes são:

Asteroides

Também conhecidos como planetoides, em geral têm formato irregular e são menores que os planetas.

Cometas

Pequenos corpos celestes que se movimentam ao redor do Sol, em órbitas elípticas.

Estrelas

Corpos celestes que tem luz própria.

Meteoroides, Meteoros e Meteoritos

São astros geralmente muito pequenos que estão no espaço, girando ao redor do Sol. Ao entrarem na atmosfera terrestre se desgastam e se aquecem, causando o fenômeno luminoso chamado meteoro, conhecido como estrela cadente. Quando caem na superfície sem se desgastar em completamente são chamados de meteoritos.

(2)

Paixão por Aprender. Prazer em Ensinar.

EJA - EaD Verão B1 / Geografia

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Planetas

Astros opacos (apenas refletem luz estelar) que gravitam em torno de uma estrela.

Satélites

Corpos celestes que giram em torno de outros maiores.

SOL

É uma estrela. A Terra gira em torno do Sol e está a 8,18minutos-luz de distância deste.

LUA

A Lua é o único satélite natural da Terra, está localizada a 384.000km de nós, e gira ao redor da Terra atraída pela sua força de gravidade.

(3)

Paixão por Aprender. Prazer em Ensinar.

EJA - EaD Verão B1 / Geografia

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

24 ORIENTANDO-SE NO ESPAÇO

O homem sempre teve necessidade de orientar-se, por isso estabelecia referências que permitiam sua localização no espaço.

Até hoje, quando vamos dar o endereço de nossa casa a alguém, completamos o nome da rua e o número da casa com informações como: fica ao lado do mercado, passando a praça, do lado direito de quem vem...

Assim, a praça, o mercado, o lado direito servem como pontos de referência e são utilizados para auxiliar a orientação.

No entanto, navegadores, aviadores e demais interessados em localizar espaços distintos, necessitam adotar pontos de referência que sejam universais e reconhecidos por todos os povos.

ORIENTAÇÃO PELOS ASTROS O SOL

Observando que o Sol nasce e se põe sempre na mesma direção, o homem estabeleceu os pontos cardeais.

Assim, a direção onde ele nasce ficou determinada como leste ou oriente (L ou E) e o lado onde o Sol se põe ficou determinado como oeste ou ocidente (O ou W). Apontando o braço direito para a direção onde o Sol nasce teremos o leste;

consequentemente, do lado esquerdo, o oeste; à frente ficará o norte (N) ou setentrional; atrás estará o sul (S) ou meridional. Entre o norte (N) e o leste (L ou E), está o nordeste (NE); Entre o norte (N) e o oeste (O), está o noroeste (NO); Entre o sul (S) e o leste (L ou E), está o sudeste (SE);

Entre o sul (S) e o oeste (O), está o sudoeste (SO).

A TERRA NO ESPAÇO

“A Terra é azul”. Esse é o comentário do russo Iuri Gagárin, primeiro homem a avistar a planeta de uma nave espacial, em 1961. Fotografias tiradas nas últimas décadas confirmam que a Terra parece mesmo uma brilhante esfera azulada, só que mesclada de branco. O azul provém do fato de 70% da superfície terrestre ser ocupada por água, enquanto o branco vem da coloração da camada de nuvens que envolvem o planeta.

Se compararmos a Terra com as dimensões do Universo, a única certeza que teremos é que nosso planeta é muito pequeno. Por outro lado, não devemos nos esquecer de que nosso planeta apresenta uma peculiaridade: é o único com vida comprovadamente existente.

A existência devida em nosso planeta só se tornou possível devido à existência de outro astro: o Sol.

A TERRA E SEUS MOVIMENTOS

Temos uma falsa impressão de que a Terra está estática, parada, e os demais astros que nos circundam em movimento. Porém, a realidade é muito diferente daquela apanhada pelos nossos sentidos. A Terra e um planeta que apresenta aproximadamente 14 movimentos.

Entre os principais movimentos executados pela Terra, nos deteremos em dois: o de rotação e o de translação. Esses dois movimentos são os mais importantes.

Eles, além de auxiliarem na medida do tempo terrestre, também influenciam no mecanismo das estações do ano.

Assim, estes movimentos regem o cotidiano humano e natural em nosso planeta.

O MOVIMENTODE TRANSLAÇÃO

(4)

Paixão por Aprender. Prazer em Ensinar.

EJA - EaD Verão B1 / Geografia

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A Terra, bem como os demais planetas do Sistema Solar executam esse movimento em torno do Sol em suas órbitas, às vezes estamos mais próximos e às vezes mais distantes do Sol. No início do ano estamos no periélio (menos distância: 147,1milhões de quilômetros); e no meio do ano estamos no afélio (maior distância 152,1 milhões de quilômetros).

Outro ponto que merece destaque é o posicionamento do eixo terrestre em relação ao solar. Entre eles existe uma inclinação de 23º27’conhecida como obliquidade da eclíptica. Essa diferença faz com que se originem as diferentes estações do ano. Dependendo da posição que a Terra se encontra em sua órbita, teremos os solstícios e os equinócios.

Os solstícios representam as épocas do ano em que os Polos da Terra se encontram mais próximos ou mais distantes do Sol. Por isso a desigualdade nas temperaturas e na duração dos dias e das noites.

Os equinócios são as épocas do ano em que os Polos são igualmente iluminados pelo Sol. Como consequência, existe um maior equilíbrio nas temperaturas e na duração dos dias e das noites.

OBSERVAÇÃO ANO BISSEXTO

Ocorre quando o ano apresenta 366 dias, ou seja, como o movimento de translação dura 365 d 5h 48m 48s,

adota-se como sendo um ano de 365 dias, restando aproximadamente 6 horas por ano, que são acrescidas a cada quatro anos, (4x6) = 24 horas, sendo que o mês de fevereiro fica então com 29 dias.

O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO

Consiste no movimento que a Terra executa em torno de seu próprio eixo. Esse eixo é imaginário passando por seus polos. Devido ao movimento de rotação temos a impressão de que o Sol nasce a Leste e se põe a Oeste, mas na realidade é diferente. É a Terra que, executando seu movimento de rotação, gira de Oeste para Leste, dando-nos a falsa impressão de que o Sol gira ao seu redor.

Entre as diferentes consequências do movimento de rotação destaca-se os variados fusos horários. Esses surgiram como consequência da maior integração das diversas e distantes regiões de nosso planeta, surgindo a necessidade de padronização das diferentes formas de medir o tempo.

Assim, se compararmos a localização de dois pontos em nosso planeta é possível saber que diferença, em horas, os separam.

EXERCÍCIOS

01) Assinale a alternativa que estiver correta:

a) Os planetas são astros luminosos.

b) O Big Bang foi a explosão de um acúmulo de matéria e energia, extraordinariamente comprimidos.

c) Estrelas são astros iluminados.

d) A Terra é o maior planeta do sistema solar.

e) Mercúrio é o planeta mais distante do Sol.

02) "Casa que não entra sol, entra médico."

Esse antigo ditado reforça a importância de, ao construirmos casas, darmos orientações adequadas aos dormitórios, de forma a garantir o máximo conforto térmico e salubridade.

Assim, confrontando casas construídas em Lisboa (ao norte do Trópico de Câncer) e em Curitiba (ao sul do Trópico de Capricórnio), para garantir a necessária luz do sol, as janelas dos quartos não devem estar voltadas, respectivamente, para os pontos cardeais:

a) norte / sul.b) leste / lestec) leste / oeste.

d) oeste / leste.e) oeste / oeste.

03) Qual o quinto planeta do sistema solar:

a) Mercúrio b) Vênus c) Marte d) Júpiter e) Saturno SOLSTÍCIO

21 de junho: solstício de verão no Hemisfério Norte, dias longos e noites curtas; solstício de inverno no Hemisfério Sul, dias curtos e noites longas.

21 de dezembro: solstício de verão no Hemisfério Sul, dias longos e noites curtas; solstício de inverno no Hemisfério Norte, dias curtos e noites longas.

EQUINÓCIO

21 de março – equinócio de outono no Sul e de primavera no Norte; dias e noites com igual duração.

23 de setembro – equinócio de primavera no Sul e de outono no Norte; dias e noites com igual duração.

(5)

Paixão por Aprender. Prazer em Ensinar.

EJA - EaD Verão B1 / Geografia

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

26 04) Qual o primeiro planeta do sistema solar:

a) Mercúrio b) Vênus c) Marte d) Júpiter e) Saturno

05) Qual o sexto planeta do sistema solar:

a) Mercúrio b) Vênus c) Marte d) Júpiter e) Saturno

06) Qual o terceiro planeta do sistema solar:

a) Mercúrio b) Terra c) Marte d) Júpiter e) Saturno

07) É conhecido como Estrela Dalva:

a) Mercúrio b) Vênus c) Marte d) Sol

e) Estrela lunar

08) Movimento que a Terra executa ao redor de si mesma:

a) Translação b) Rotação c) Evolução d) Revolução e) Estacionário

09) Movimento que a Terra executa ao redor do Sol:

a) Translação b) Rotação c) Evolução d) Revolução e) Estacionário

10) Movimento que a Terra executa no período de 24 horas:

a) Translação b) Rotação c) Evolução d) Revolução e) Estacionário

11) Movimento que a Terra executa no período de 365 dias e seis horas:

a) Translação b) Rotação c) Evolução d) Revolução e) Estacionário

12) Movimento que a Terra executa responsável pelas estações do ano:

a) Translação b) Rotação c) Evolução d) Revolução e) Estacionário

13) Movimento que a Terra executa responsável pelos dias e pelas noites:

a) Translação

b) Rotação c) Evolução d) Revolução e) Estacionário

14) A tira abaixo refere-se a qual movimento do planeta Terra:

a) Rotação b) Translação c) Evolução d) Solstícios e) Equinócios

15) Com referência aos recursos utilizados pelo homem para se localizar no espaço terrestre e ao seu conhecimento acerca da posição e da movimentação da Terra no Sistema Solar, assinale apenas a alternativa correta:

a) O Sol nasce sempre no Oeste.

b) A bússola é uma forma precisa de orientação.

c) A Lua, assim como o Sol, nasce a Leste e põe-se a Oeste.

d) Estrelas cadentes são cometas que caem na Terra.

e) Os pontos colaterais são: Norte, Sul, Leste e Oeste.

16) Segundo os seus conhecimentos, o que foi estudado sobre os movimentos de rotação e translação da Terra e o sentido dos mesmos, responda:

A letra “D” da figura corresponde a que horário no esquema abaixo?

a) Meio dia.

b) Meia noite.

c) 6 horas da tarde.

d) 3 horas da tarde.

e) 6 horas da manhã.

17) Um grupo de pescadores pretende passar um final de semana do mês de setembro, embarcado, pescando em um rio. Uma das exigências do grupo é que, no final de semana a ser escolhido, as noites estejam iluminadas pela lua o maior tempo possível.

(6)

Paixão por Aprender. Prazer em Ensinar.

EJA - EaD Verão B1 / Geografia

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A figura representa as fases da lua no período proposto. Considerando-se as características de cada uma das fases da lua e o comportamento desta no período delimitado, pode-se afirmar que, dentre os fins de semana, o que melhor atenderia às exigências dos pescadores corresponde aos dias:

a) 08 e 09 de setembro.

b) 15 e 16 de setembro.

c) 22 e 23 de setembro.

d) 29 e 30 de setembro.

e) 06 e 07 de outubro.

18) Assinale a alternativa que apresenta apenas pontos cardeais:

a) Norte, nordeste, sul, sudeste.

b) Oeste, noroeste, leste, sudoeste.

c) Nordeste, noroeste, sudeste, sudoeste.

d) Norte, sul, leste, oeste.

e) Norte, oeste, noroeste, sudoeste.

Leia o texto a seguir:

A rosa dos ventos foi uma invenção técnica de orientação espacial empregada por navegadores desde os fenícios, na Antiguidade.

Nos mapas, a rosa dos ventos tem a função de identificar os pontos cardeais e colaterais. A partir de um ponto referencial qualquer no mapa, podem-se estabelecer a direção e a posição geográfica dos diversos lugares.

Segundo o mapa e seus conhecimentos responda as questões 19 e 20:

19) Se tomarmos o Estado do Mato Grosso do Sul como ponto de referência central, então, em relação a ele, quem está ao Norte é:

a) Goiás

b) São Paulo c) Paraná d) Mato Grosso e) Minas Gerais

20) Se tomarmos o Estado de São Paulo como ponto de referência central, então, em relação a ele, quem está a Oeste é:

a) Goiás b) Bahia

c) Rio de Janeiro d) Mato Grosso do Sul e) Minas Gerais

Gabarito

1 – b, 2 – a, 3 – d, 4 – a, 5 – e, 6 – b, 7 – b, 8 – b, 9 –a, 10 – b , 11 – a, 12 – a, 13 – b, 14 – a, 15 – c, 16 – a, 17 – d, 18 – d, 19 – d, 20 – d.

Referências

Documentos relacionados

— Proposta de Emenda Constitu- cional (PEC) para recriar o Conselho Nacional de Seguridade Social - que participará da formulação e fiscali- zação da proposta orçamentária da

No caso de falta de limpeza e higiene podem formar-se bactérias, algas e fungos na água... Em todo o caso, recomendamos que os seguintes intervalos de limpeza sejam respeitados. •

RODOLFO – Júlia, dizer quando eu não saberia porque acredito que sempre fui apaixonado por você?. Não tenho receio de dizer que você sempre foi a mulher da

(Uma casa vazia, as paredes com um papel de parede importado, muito clássico e caro, mostrando toda a opulência do local a anos atrás, atualmente a velhice do papel

Transformar los espacios es también transformar la dinámica de las relaciones dentro del ambiente de trabajo, la glo- balización alteró el mundo corporativo, en ese sentido es

Ocorrem, principalmente, em ambientes terrestres, embora se desenvolvam melhor em ambientes úmidos e sombreados. Algumas espécies são aquáticas, outras podem ser

Tendo-se em vista que a comparação dos resultados das crianças em função do tipo de escola indicou que havia diferenças estatisticamente significantes entre as médias das

cerradão, cerrado comum ou típico, campos e cerrado. A tortuosidade das árvores do cerrado é proveniente da acidez do solo e da alta concentração de hidróxido de