• Nenhum resultado encontrado

EditorialA RBF EM 2014 R B F

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "EditorialA RBF EM 2014 R B F"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

REVISTA BRASILEIRA DE FRUTICULTURA

v. 35, n. 4, p. 933 - 1.231

iii

Editorial A RBF EM 2014

Para alcançar a posição que pretendemos atingir em 2014, precisamos debruçar-nos sobre os fatores indispensáveis para que isso aconteça, que inegavelmente repousaram onde a RBF se encontra ancorada, sem dúvida na formidável equipe de colaboradores que conseguimos aglutinar desde 1998, período a partir do qual temos a honra de dirigir este importante veículo de difusão de informações técnicas da SBF (Sociedade Brasileira de Fruticultura), destacando os seguintes:

1) Comissão Editorial: Constituída por 18 profissionais da Unesp/Jaboticabal, altamente reconhecidos nas respectivas áreas de atuação, trabalhando como interlocutores entre assessores e autores, até a deliberação final dos artigos enviados.

2) Conselho Editorial: Composto por 7 profissionais de diferentes instituições, nomeados nos congressos bianuais de fruticultura, organizados pela Sociedade Brasileira de Fruticultura, e que atuam no sentido de regulamentar os procedimentos adotados pela RBF.

3) Editores Associados: Formado por 15 profissionais de reconhecidas instituições internacionais, que têm auxiliado no sentido de melhorar a visibilidade da RBF em nível internacional.

4) Assessores: com 980 profissionais de diferentes instituições de pesquisa e ensino do Brasil, e várias do exterior, são os responsáveis pela aprovação ou rejeição dos artigos submetidos à RBF.

Vale destacar que cada trabalho é enviado, após a adequação às normas da Revista, a 3-4 assessores, procurando cobrir todas as facetas do assunto do artigo.

Salientamos que esse número de assessores é constantemente oxigenado, após cada edição da RBF, selecionando-se aqueles autores com trabalhos aprovados e titulação mínima de doutores, os quais são convidados a participar conosco deste projeto. Esse procedimento é recomendado pela ABEC, e estamos muito satisfeitos com os resultados dessa iniciativa.

5) Funcionários: A RBF conta com 3 funcionários, que dão suporte para o bom andamento das atividades da Revista.

Com esta equipe formidável, precisamos preocupar-nos com o ponto nevrálgico do projeto, que é a parte financeira. Aproveitamos para registrar e agradecer o apoio recebido do Prof. José Fernando Durigan, que nos auxilia como tesoureiro desde 1998.

Os nossos agradecimentos, também, às entidades a seguir relacionadas:

FAPESP, CNPq, CAPES e Pró-reitoria de Pós-graduação da Unesp que, acreditando em nosso projeto, têm sempre nos apoiado.

À diretoria da Unesp/Jaboticabal, proporcionando apoio logístico e facilidades operacionais, nosso reconhecimento.

À Diretoria da SBF, coparceira deste projeto, apoiando-nos sempre.

Esses suportes permitiram-nos alcançar os seguintes resultados:

1) Número de trabalhos publicados: Com 705 trabalhos originais de pesquisa publicados no período de 2010-2013, fazendo com que a RBF ocupe lugar de destaque no cenário da fruticultura brasileira e mundial.

2 ) Conceitos obtidos: Na avaliação da CAPES-QUALIS, referente a 2013, a RBF, obteve os seguintes conceitos em diferentes áreas:

A2=Geografia, Planejamento Urbano e Regional/Demografia.

B1=Ciências Agrárias I, Engenharia I, Engenharia III, Geociências, Ciências Ambientais, Zootecnia/Recursos Pesqueiros, Interdisciplinar, Enfermagem.

B2=Nutrição, Saúde Coletiva, Biodiversidade, Ciência dos Alimentos, Educação, Farmácia, Engenharia II.

B3=Educação, Medicina I, Medicina II.

B4=Química, Biotecnologia, Ciências Biológicas I, Ciências Biológicas II.

C= Astronomia/ Física, Sociologia.

(2)

REVISTA BRASILEIRA DE FRUTICULTURA

v. 35, n. 4, p. 933 - 1.231

iv

Estamos empenhados em obter o conceito A, também na área de Ciências Agrárias.

3) Indexações: A RBF está indexada em:

AGRIS (2000) AGROBASE (2000) CAB (-2000-) SCIELO (2001) ISI (2007)

GALE GROUP (2008) SCOPUS (2010)

Esses resultados animam-nos a projetar a RBF para 2014.

1) Número de edições: Manutenção das 4 edições normais, com 30 trabalhos em cada uma, mais 2 edições extras, referentes ao 2º SINFRUIT, realizado na Unesp/Jaboticabal, em outubro de 2013, e ao CONGRESSO DE ANONÁCEAS, realizado na Unesp/Botucatu, em setembro de 2013.

2) Iniciar a versão da Revista também em inglês, quando enviada ao SciELO, esperando que o que foi aprovado em Natal (2010), seja rigorosamente cumprido, ou seja, ‘10% da taxa de inscrição nos congressos de fruticultura serão revertidos à RBF”. Já estamos com a equipe de tradutores perfeitamente ajustada e vamos trabalhar para que, pelo menos, as 2 últimas edições de 2014 estejam nesse novo formato.

Finalmente, nossos sinceros agradecimentos aos autores, por confiarem na RBF como veículo de difusão de seus trabalhos.

Em nome de toda a equipe da RBF, queremos desejar um FELIZ 2014, e o nosso sincero muito obrigado.

Prof. Carlos Ruggiero Editor Chefe Prof. William Natale Editor Adjunto

Referências

Documentos relacionados

A apixaba- na reduziu o risco de AVE e embolismo sistêmico em mais de 50%: houve 51 eventos entre os pacientes do grupo apixabana versus 113 no grupo do AAS

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

2 - Nos casos em que a declaração de impacte ambiental (DIA) estabeleça que a verificação da conformidade do projecto de execução com a DIA carece de apreciação pela autoridade

Conclusions: The results showed gait impairment during the dual task and suggest that GPS/MAP may be used to evaluate the effects of concurrent cognitive load while walking in

when used to evaluate children, the adapted arcometer did not present good levels of concurrent validity or inter-evaluator reproducibility, which indicates it is inappropriate

PFM function was assessed based on digital palpation, vaginal squeeze pressure, electromyographic activity, bilateral diameter of the bulbocavernosus muscles and the amount of

DLA impairment due to symptoms in different body regions, particularly the lumbar spine followed by the spine in general, shoulders, and thoracic spine, were

Hand dominance did not interfere with the acquisition of upper limb skills, but influenced the maintenance of the gains observed after the application of the