• Nenhum resultado encontrado

Confira a autenticidade no endereço

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Confira a autenticidade no endereço"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2013/2015 NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: ES000447/2015

DATA DE REGISTRO NO MTE: 21/08/2015 NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR051169/2015 NÚMERO DO PROCESSO: 46207.006715/2015-45 DATA DO PROTOCOLO: 13/08/2015

Confira a autenticidade no endereço http://www3.mte.gov.br/sistemas/mediador/.

SINDICATO EMPREGADOS EMP PAN E CONF MASSAS ALIM BISC CHIPS E BAT CHIPS BEN IND TRIGO SAL, TEMP COND ESPEC LEG PALM EM GERAL ESTADO ES, CNPJ n. 04.220.834/0001-63, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). ARI GEORGE FLORIANO DE SIQUEIRA;

E

SIND IND PROD CACAU BALAS DOCES CONS ALIMENT E E SANTO, CNPJ n. 30.962.930/0001-97, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). GIBSON BARCELOS REGGIANI;

celebram a presente CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO, estipulando as condições de trabalho previstas nas cláusulas seguintes:

CLÁUSULA PRIMEIRA - VIGÊNCIA E DATA-BASE

As partes fixam a vigência da presente Convenção Coletiva de Trabalho no período de 01º de novembro de 2013 a 31 de outubro de 2015 e a data-base da categoria em 01º de novembro.

CLÁUSULA SEGUNDA - ABRANGÊNCIA

A presente Convenção Coletiva de Trabalho abrangerá a(s) categoria(s) O presente Termo Aditivo de Convenção Coletiva de Trabalho abrangerá a(s) categoria(s) A presente Convenção Coletiva de Trabalho abrangerá a(s) categoria(s) Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Torrefação e Moagem de Café e Café Solúvel, Panificação e Confeitaria, Massas Alimentícias, Biscoitos,

Beneficiamento e Industrialização de Trigo, Temperos e Condimentos, Doces Conservas Alimentícias e Similares no Estado do Espírito Santo - ES , com abrangência territorial em ES, com abrangência territorial em ES, com abrangência territorial em ES.

Salários, Reajustes e Pagamento Piso Salarial

CLÁUSULA TERCEIRA - PISO SALARIAL

Fica estabelecido os seguintes Pisos salariais:

1º de novembro de 2013 - R$ 796,40 (setecentos e noventa e seis reais e quarenta centavos), para os trabalhadores representados nesta Convenção.

1º de novembro de 2014 - 870,00 (oitocentos e setenta reais)

(2)

ate 30 de outubro de 2015.

PARÁGRAFO SEGUNDO: Quando do aumento do salário mínimo em vigor, o piso salarial ajustado não poderá ser inferior a 1.10 do salário mínimo vigente.

Reajustes/Correções Salariais

CLÁUSULA QUARTA - REAJUSTE SALARIAL

Os salários dos trabalhadores serão reajustados em:

1º de novembro de 2013 com o percentual de 7% (sete por cento), aplicados sobre o salário de novembro 2012.

Em primeiro de novembro de 2014 com o percentual de 7,5% (sete e meio por cento), aplicados sobre os salários de novembro de 2013, reajustado.

PARÁGRAFO PRIMEIRO: Ficam compensadas todas as antecipações salariais concedidas pelas

empresas no período de Novembro/2012 à Outubro/2014, exceto as decorrentes de promoção, equiparação salarial, transferência, implemento de idade e término de aprendizagem.

PARAGRAFO SEGUNDO - As diferenças salarias seus reflexos deverão serem pagas ate folhas de pagamento de outubro 2015.

Pagamento de Salário – Formas e Prazos

CLÁUSULA QUINTA - CRITÉRIO PARA COMPROVANTE DE SALARIO

Fica ajustado que as empresas efetuarão o pagamento dos salários até o dia 05 (cinco) do mês

subsequente ao vencido, fazendo adiantamento de até 40% (quarenta por cento) do salário bruto, até o 20° (vigésimo) dia do mês, ressalvadas medidas mais favoráveis aos trabalhadores.

CLÁUSULA SEXTA - COMPROVANTE DE PAGAMENTO

As empresas comprometem-se a fornecer comprovantes de pagamento de salários, com discriminação das quantias pagas e outras vantagens, assim como os descontos legais efetuados.

(3)

Outras Gratificações

CLÁUSULA SÉTIMA - DIA 1º DE NOVEMBRO

No dia 1º de Novembro de cada ano, todos os trabalhadores abrangidos por esta Convenção Coletiva farão jus a percepção de mais 1 (um) dia de salário, uma vez que nele comemora-se o Dia do Trabalhador nas Indústrias de Produtos de Cacau, Balas, Doces e Conservas Alimentícias.

Adicional de Hora-Extra

CLÁUSULA OITAVA - HORAS EXTRAS

As horas extraordinárias serão pagas, com o percentual de 70% (setenta por cento) sobre a hora normal, as duas primeiras e, em casos excepcionais, previstos na CLT, em 120% (cento e vinte por cento) também sobre a hora normal.

Parágrafo único - As horas extraordinárias realizadas em domingos e feriados serão pagas com adicional de 120% (cento e vinte por cento).

Adicional de Tempo de Serviço

CLÁUSULA NONA - ADICIONAL TEMPO DE SERVIÇO

As empresas concederão aos trabalhadores um anuênio de 2% (dois por cento) por cada ano trabalhado efetivo, na mesma empresa, ficando limitado o referido adicional em 10%(dez por cento) e incidentes sobre o salário base.

Adicional Noturno

CLÁUSULA DÉCIMA - ADICIONAL NOTURNO

Fica estabelecido o Adicional Noturno de 40% (quarenta por cento) sobre a hora normal, compreendendo o trabalho realizado entre 22:00 horas de um dia e as 05:00 horas de outro dia.

(4)

Auxílio Morte/Funeral

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - AUXILIO FUNERAL

As empresas, neste documento representadas pelo Sindicato da categoria econômica, concederão, em caso de morte do seu empregado, a título de auxílio funeral, a importância equivalente a 02 (dois) salários mínimos, que será devida ao beneficiário reconhecido pela Previdência Social.

PARÁGRAFO PRIMEIRO: Esta cláusula não se aplica às empresas que tiverem seguro de vida em grupo para seus funcionários.

PARÁGRAFO SEGUNDO: A empresa, excluída pelo parágrafo acima, antecipará as despesas com o funeral, até o limite da indenização a ser percebida pelos beneficiários do "de cujus", descontando quando do recebimento da apólice, desde que previsto no contrato, sem juros e correção.

Outros Auxílios

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - AUXILIO FAMARCIA

As empresas manterão convênio com farmácias, visando facilitar a aquisição de remédios por parte de seus trabalhadores e descontando dos salários dos mesmos ao final de cada mês.

Contrato de Trabalho – Admissão, Demissão, Modalidades Desligamento/Demissão

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA - HOMOLOGAÇÃO DAS RESCISÕES

As homologações das rescisões serão feitas no Sindicato profissional ou DRT/ES, devendo acompanhá-las o termo de rescisão em 05 (cinco) vias, extrato do FGTS atualizado, atestado de afastamento e salário, aviso prévio, folha do seguro desemprego, com pagamento em dinheiro ou cheque visado.

Contrato a Tempo Parcial

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA - CONTRATO DE EXPERIÊNCIA

(5)

de 60 (sessenta) dias para atividades qualificadas.

PARÁGRAFO PRIMEIRO: O empregado que tenha trabalhado por mais de 01 (um) ano na mesma empresa e a ela retorne, não poderá ser contratado no período experimental, desde que retorne à mesma função.

PARÁGRAFO SEGUNDO: A disposição contida no parágrafo anterior não se aplica àqueles que sejam readmitidos após 180 (cento e oitenta) dias, contados da data da demissão.

Outras normas referentes a admissão, demissão e modalidades de contratação

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA - ADMISSÕES E DEMISSÕES

Quando solicitadas por escrito, as empresas fornecerão ao Sindicato Profissional, no prazo de 20 (vinte) dias úteis, informações sobre o número de empregados existentes, admitidos e demitidos, com as respectivas funções, sem prejuízo do envio mensal da relação das mensalidades sociais.

CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA - CARTA DE APRESENTAÇÃO

As empresas fornecerão carta de apresentação aos empregados demitidos sem justa causa e/ou pedido de demissão, quando da homologação do contrato de trabalho, caso solicitada pelos mesmos por escrito e com antecedência de 10(dez) dias.

Férias e Licenças Licença Maternidade

CLÁUSULA DÉCIMA SÉTIMA - EMPREGADA GESTANTE

É assegurada a garantia de emprego à empregada gestante de 60 (sessenta) dias, após o retorno ao efetivo ao trabalho.

(6)

Equipamentos de Segurança

CLÁUSULA DÉCIMA OITAVA - EQUIPAMENTOS / EPI´S

As empresas fornecerão gratuitamente aos seus empregados os equipamentos de proteção individual, previstos na legislação sobre segurança no trabalho.

PARÁGRAFO ÚNICO: O empregado devolverá à empresa os equipamentos de proteção individual de uso próprio, quando da extinção do contrato de trabalho.

Uniforme

CLÁUSULA DÉCIMA NONA - UNIFORME

Nas atividades onde a empresa exige o uso de uniformes, necessários ao exercício das funções,

obrigar-se-á a mesma ao fornecimento gratuito. O empregado se obriga a devolver o uniforme, quando da extinção do contrato de trabalho e deverá arcar com o ônus do custo do mesmo, no caso de desgaste por negligência ou extravio, devidamente comprovados.

Aceitação de Atestados Médicos

CLÁUSULA VIGÉSIMA - ATESTADOS MÉDICOS

As empresas aceitarão os atestados médicos do SESI-DR/ES e do INSS, mesmo que tenham serviço médico próprio, e desde que contenha o CID.

Outras Normas de Prevenção de Acidentes e Doenças Profissionais

CLÁUSULA VIGÉSIMA PRIMEIRA - ACIDENTE DE TRABALHO/ESTABILIDADE

Fica garantida a estabilidade provisória, prevista na Lei dos Custeios e Benefícios da Previdência Social, da qual fará jus o trabalhador acidentado, em benefício, no período de 12 (doze) meses após a cessação do beneficio previdenciario..

Relações Sindicais

Direito de Oposição ao Desconto de Contribuições Sindicais

(7)

Para efeito de enquadramento sindical, as empresas registrarão na CTPS de seus empregados, o

recolhimento para contribuição sindical prevista na CLT, enquanto estiver em vigor, identificando a entidade para qual for feito o recolhimento, ou seja, SINTRAMASSAS/ES.

Outras disposições sobre relação entre sindicato e empresa

CLÁUSULA VIGÉSIMA TERCEIRA - CIPA

As empresas convocarão a cada ano Eleições para CIPA, devendo cumprir rigorosamente todas as disposições contidas na NR-5

PARÁGRAFO PRIMEIRO: Todos os Cipeiros terão estabilidade, independente de ser titular ou suplente. PARÁGRAFO SEGUNDO: As empresas se comprometem a liberar os Cipeiros para participarem de cursos, Simpósios, Congressos e Seminários sobre Saúde/Trabalho, realizados pelo Sindicato.

PARÁGRAFO TERCEIRO: As liberações constarão como faltas justificadas com abono, desde que comprovada a freqüência.

CLÁUSULA VIGÉSIMA QUARTA - ATUAÇÃO SINDICAL

Fica assegurada a Diretoria do sindicato profissional, após prévio entendimento com o empregador ou seu proposto, quando a local, hora e duração, manter comunicação com os empregados, no sentido a fazer sindicalização.

CLÁUSULA VIGÉSIMA QUINTA - CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL

Por decisão da Assembléia geral extraordinaria dos empregados da categoria profissional, realizada em 04/07/2014,fica estabelecida a contribuição assistencial, que será descontada em folha de pagamento de setembro, outubro e novembro de 2015 o percentual de 2% (dois por cento) do salário básico de todos os empregados associados representados pelo SINTRAMASSAS/ES abrangidos por esta CCT, que servirá para fiscalização e custeio da CCT 2014/2015.

PARAGRAFO ÚNICO - Os trabalhadores que não concordarem com o desconto previsto no “caput” desta cláusula, poderão opor-se juntamente ao Sindicato Profissional a qualquer tempo, preenchendo os

requisitos de isenção da contribuição.

(8)

Esta Convenção Coletiva tem por finalidade a estipulação de condições de trabalho, aplicáveis no âmbito das empresas representadas, especificadamente na relação de emprego mantida entre essas empresas e seus empregados.

Disposições Gerais Outras Disposições

CLÁUSULA VIGÉSIMA SÉTIMA - MULTA

Ocorrendo violação de dispositivo constante deste instrumento à parte notificará a outra para que proceda a regularização no prazo de 20 (dias), a persistência acarretará a parte infratora, multa de ½ (meio) salário mínimo, por trabalhador prejudicado.

CLÁUSULA VIGÉSIMA OITAVA - JUÌZO

Fica determinado o foro de Vitória/ES, para resolver qualquer divergência decorrente do presente CCT, assim como competente a Justiça do Trabalho.

ARI GEORGE FLORIANO DE SIQUEIRA

Presidente

SINDICATO EMPREGADOS EMP PAN E CONF MASSAS ALIM BISC CHIPS E BAT CHIPS BEN

IND TRIGO SAL, TEMP COND ESPEC LEG PALM EM GERAL ESTADO ES

GIBSON BARCELOS REGGIANI

Presidente

SIND IND PROD CACAU BALAS DOCES CONS ALIMENT E E SANTO

ANEXOS

ANEXO I - ATA DE NEGOCIAÇÃO

(9)

Anexo (PDF)

A autenticidade deste documento poderá ser confirmada na página do Ministério do Trabalho e Emprego na Internet, no endereço http://www.mte.gov.br.

Referências

Documentos relacionados

Tendo em vista o potencial da análise de vestígios botânicos para as discussões vigentes sobre alimentação na floresta tropical amazônica, este trabalho visou desenvolver um

– O apresentador detalha os resultados e sintetiza suas principais contribuições para área... Avaliação de

No sistema comercial, VERIS 3000, utiliza como eletrodos de medida seis discos de 25 cm de diâmetro, semelhante ao desenho da figura 2, sendo os quatros discos internos para medida

A nível local, esse papel incumbe às unidades funcionais dos ACeS (USP, UCC e URAP, além das unidades prestadoras de cuidados diretos e personalizados) que

* Quando haja riscos para a integridade física da vitima e outros familiares, quando a vítima alegue falta de suporte familiar, quando a vítima demonstre necessidade de

A área de estudo definida abrange, portanto, o ponto de saída do veículo (origem da rota), os pontos de embarque destes alunos na área rural, as vias percorridas pelo transporte e

A COVOLAN TÊXTIL é a única empresa brasileira do segmento têxtil a obter a Certificação internacional STeP (Sustainable Textile Production, ou Produção Têxtil Sustentável),

 Parecer da Câmara de Núcleos de Apoio à Pesquisa: recomenda, de acordo com os pareceres dos assessores, a aprovação do Relatório Qüinqüenal, bem como a continuidade