• Nenhum resultado encontrado

Itinerários. Caderno do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos Ano1 - Nº1 - MAI/ 2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Itinerários. Caderno do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos Ano1 - Nº1 - MAI/ 2012"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Cada etapa do Programa TOPA - Todos pela

Alfabetização / Brasil Alfabetizado, nos municípios

vinculados à Universidade do Estado da Bahia -

UNEB, traz à tona um universo de emoções e de

superação, envolvendo a todos os que dele participam.

Caderno do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos Ano1 - Nº1 - MAI/2012

(2)

Apresentação 03

Prefácio 05

Programa TOPA - Todos pela Alfabetização/

Brasil Alfabetizado 06

O Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA) 07 A Universidade do Estado da Bahia - UNEB 08 A Afetividade no Cotidiano do Programa 09

História de uma Alfabetizadora 10

Sobre a Formação dos Alfabetizadores e Coordenadores 11 Quem São e o Que Fazem os Alfabetizandos 12

Projeto «A Farinhada» 13

A História de um Alfabetizando 14

O Significado de Aprender a Ler e a Escrever

as Palavras 16

O Orgulho de Ter um Livro / A Alegria de Poder

Participar 17

A Diversidade e os Saberes 18

Superação das Dificuldades 19

Vencendo as Estradas 20

As Classes de Alfabetização: Espaços Únicos 21 A Presença dos Filhos e Netos nas Classes de

Alfabetização 22

A Arte na Formação 2 3

A Parceria do Programa com os Movimentos

Sociais 24

O Programa no Meio Rural 25

O D e s a f i o d o T e s t e C o g n i t i v o 26

SUMÁRIO

EXPEDIENTE UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB REITOR

Lourisvaldo Valentim da Silva VICE-REITORA

Adriana dos Santos Marmori Lima

PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO

Adriana dos Santos Marmori Lima

COORDENAÇÃO COLEGIADA DO NEJA Maria de Fátima Mota Urpia Maria José de Faria Lins COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Ana Lúcia Nunes Pereira Geórgia Nellie Clark COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA Luciene Ribeiro Sousa JORNALISTA RESPONSÁVEL Rosa Maria Lopes

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

PROEX-PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

NEJA - Núcleo de Educação de Jovens e Adultos www.uneb.br/neja 3462 0093 e 3461 1247

(3)
(4)

Apresentação

A Universidade do Estado da Bahia-UNEB esteve envolvida com o Programa TOPA – Todos pela Alfabetização/ Brasil Alfabetizado, desde os primeiros diálogos que buscavam as diretrizes para a sua elaboração. Considerando que o engajamento da Universidade com a elaboração de políticas públicas tem sido a base para a concretização do compromisso público da extensão universitária, a UNEB, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão, tem mobilizado esforços de diversas ordens a fim de que o Programa alcance as suas metas.

Este documento traz as experiências vividas, sonhadas e sofridas, ao longo dos oito meses de atuação na segunda etapa do Programa TOPA - Todos Pela Alfabetização/Brasil Alfabetizado (2008/2009). Os saberes construídos nessa itinerância, compõem um resultado que estão além do explícito nos relatórios, porque relacionados com os sentidos que não são perceptíveis nos documentos, mas no olhar, no sorriso, nas lágrimas, nos calos, nas histórias de vida de cada um.

Mostraremos aqui as marcas de sujeitos encantados com a possibilidade de conhecer, apaixonados pela busca, pela descoberta, desejosos por compartilhar o pouco que sabem, pois percebem que assim têm uma nova oportunidade de conhecer. Aventureiros, no melhor sentido para essa palavra, com coragem para mergulhar nas águas escuras e profundas do saber, onde quase tudo é possível / impossível, conscientes da dor que tudo isso sempre traz.

Nesse percurso, nos damos conta, cada vez mais, que educação não é lugar para fracos, não é lugar para pessimistas. É lugar de sonhadores, mas daqueles dispostos a concretizar os sonhos. É lugar de guerreiros, de conquistadores, de artistas e desbravadores. Na fala de Prigogine: “Há pessoas que temem as utopias, eu temo a falta delas”, vamos objetivando as utopias na caminhada...

Adriana dos Santos Marmori Lima

(5)

Em 2003, o Governo Federal lança o Programa Brasil Alfabetizado e, em 2007, o Governo do Estado da Bahia lança em articulação com o Brasil Alfabetizado, o Programa Todos pela Alfabetização. O Programa TOPA–Todos pela Alfabetização/Brasil Alfabetizado intenciona “elevar o nível de alfabetismo de pessoas jovens, adultas e adultos idosos, a fim de garantir-lhes as oportunidades necessárias à apropriação da leitura, da escrita e da numeralização, propiciando-lhes às condições objetivas para intervir na sua realidade” ( PPAlfa, SEC-BA, 2007).

A concepção de alfabetização é aquela de alfabetizar na perspectiva do letramento, isto é, alfabetizar de modo que o alfabetizando possa apropriar-se da leitura, escrita e numeralização, fortalecendo sua condição de sujeito atuante no contexto social, econômico, ambiental e cultural.

Por meio de parcerias estabelecidas com empresas públicas e privadas, movimentos sociais, Universidades e Prefeituras Municipais, o Programa vem sendo desenvolvido nos Territórios de Identidade do Estado da Bahia.

O Programa TOPA - Todos pela

Alfabetização/Brasil Alfabetizado

(6)

O Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA), da Pró-Reitoria de Extensão da UNEB, foi instituído com o objetivo de agregar, fomentar e implementar pesquisa e extensão na área de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nessa direção, vem realizando, em parceria com os vários Departamentos da UNEB, ações diversas no campo da formação de educadores da EJA.

Destaca-se a participação nos debates realizados pelo Fórum da Educação de Jovens e Adultos da Bahia, com representação nos Encontros Nacionais da Educação de Jovens e Adultos (ENEJA), desde 2002, bem como, a atuação na Agenda Territorial Integrada de Alfabetização e EJA, na Conferência Estadual de Educação e na VI Conferência Internacional de Educação de Adultos (CONFINTEA VI), que ocorreu em Belém, em dezembro de 2009.

A participação na Formação de professores da rede Estadual que atuam na EJA, também tem sido uma realidade efetiva, inclusive com a realização do projeto Formação de Professores em Serviço: Aprendizagem ao longo da vida em 2008.

O Núcleo da Educação de Jovens e Adultos (NEJA), sob a coordenação colegiada das docentes Maria de Fátima Urpia e Maria José de Faria Lins, assume a Formação Inicial e o Acompanhamento das ações do Programa Todos pela Alfabetização/Brasil Alfabetizado, nos municípios integrantes dos Territórios de Identidade do Estado da Bahia.

O Núcleo de Educação de

Jovens e Adultos (NEJA)

(7)

A Universidade do Estado da Bahia - UNEB é uma instituição de Ensino Superior, pública, gratuita, mantida pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Educação do Estado - instituída pela Lei Delegada 66, de 1º de junho de 1986. Presente em todas as regiões da Bahia, estrutura-se em 29 Departamentos por meio de um sistema multicampi.

O objetivo mais amplo da instituição é produzir e socializar o conhecimento voltado para a formação do cidadão, atuando dentro das prerrogativas da autonomia universitária na solução dos problemas gerais, regionais e locais, com base nos princípios da ética, da democracia, da justiça social e da pluralidade étnico-cultural.

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) vem desenvolvendo ações extensionistas, atendendo a um público que compreende indivíduos nos tempos de vivência da adolescência, da juventude e da adultez. A prioridade atribuída pela UNEB à extensão universitária deve-se ao seu forte comprometimento social com as comunidades, as quais têm nas ações de Extensão a possibilidade concreta de ir modificando a realidade objetiva pelo acesso a estratégias que podem ser usadas na resolução de diferentes problemas de seu cotidiano.

A Universidade do Estado da Bahia - UNEB

(8)

A Afetividade no Cotidiano do Programa

“Nesse momento me questiono sobre a função social da leitura e da escrita, vejo a sua importância, ao mesmo tempo penso nos saberes desse alfabetizador, como são importantes, associados aos fios que entrego a fim de contribuírem no bordado que irá contribuir no corte feito no tecido no passado. Penso na visão de mundo dos alunos da EJA é bastante peculiar.Protagonistas de histórias reais e ricos em experiências vividas, os alunos jovens e adultos configuram tipos humanos diversos. São homens e mulheres que chegam à escola com crenças e valores já constituídos. E, nessa teia, as linhas se entremeiam, tornam-se consistentes com os saberes dos alfabetizadores também protagonistas do ato de alfabetizar.”

“Aqui com os alunos eu acho tudo bem, gosto de dar aula, eles me convidam, final de semana eu vou passear na casa deles, almoço, durmo, é muita amizade. Eu adoro dar aula para eles. São atenciosos e muito agradecidos.”

Alfabetizadora de Seabra

“O entusiasmo, a determinação, a alegria, o esforço, a dedicação e a solidariedade foram as facilidades que encontrei no desenvolvimento de minhas atividades.”

.

Alfabetizadora de Candiba

Formadora

O conceito de amorosidade é pensado por Freire (1980; 2005); Maturana e Rezepka (2003) e Maturana e Varela (2005) como condição inseparavelmente ligada ao processo de socialização e humanização. O amor é parte constitutiva da biologia humana. Somos animais relacionais que necessitamos do outro para garantia do nosso desenvolvimento físico, mental e social. Para a biologia do conhecimento, o amor é um fenômeno essencial e cotidiano nas relações humanas. Freire, ao longo das suas obras, enfatizou a necessidade do reconhecimento de que “nenhum de nós está só no mundo. Cada um de nós é um ser no mundo, com o mundo e com os outros”. (1989 p. 26).

A amorosidade necessária para a humanização da humanidade, como insistentemente sinalizou, se dá através do compromisso ético e político, do respeito às diferenças, da disponibilidade para o diálogo. Enfim, da abertura respeitosa ao outro, à sua realidade, da certeza da incompletude humana, do papel da consciência construindo-se na práxis. Como prática estritamente humana a educação se dá no encontro, convivência e relação, em que a vida e a emoção se fazem presentes. Sem amorosidade nenhum projeto educativo pode ser viabilizado.

Sílvia Benevides Formadora de Valença

Ibirapuã Caetité Souto Soares Ourolândia Aramari

Referências

Documentos relacionados

A partir das diretrizes e orientações metodológicas apresentadas, no que se refere aos conteúdos, a educação de jovens e adultos deve atender aos preceitos curriculares referentes

O Partido Político possui legitimidade para propor a ADIN (Art.. Constituição Federal) e deve figurar como autor da ação, pois é representado por Deputado Federal no Congresso

Ainda em relação ao direito à educação escolar, é necessário não condicioná- la (sic) à necessidade de mercado, como função meramente voltada ao campo econômico.

A educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil é marcada pela descontinuidade e por tênues políticas públicas, insuficientes para dar conta da demanda potencial e

A modalidade de ensino da matemática na EJA deve proporcionar ao aluno aprender de forma mais específica o conteúdo com materiais didáticos. Este deve ser estimulado

En – Não foi fácil, porque a essa divulgação a gente teve que ir até a “Argos”, em Jundiaí, o curso foi lá, para fazer a divulgação de um em, porque senão as

Enfim, os jovens entrevistados salientam o papel da educação como forma de inserção ou melhoria no mercado de trabalho, que é uma das finalidades do

Decomposição em fatores primos m.m.c. – determinação pela regra prática Problemas Números fracionários Leitura de frações Tipos de frações Frações equivalentes