• Nenhum resultado encontrado

INDIVIDUAIS... Romances

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INDIVIDUAIS... Romances"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

AUTOR Jorge Amado DADOS BIOGRÁFICOS

Nome completo: Jorge Amado de Faria

Nascimento: 10 de agosto de 1912, Itabuna, BA Morte: 06 de agosto de 2001, Salvador, BA BIBLIOGRAFIA INDIVIDUAIS... Romances - O País do Carnaval, 1931 - Cacau, 1933 - Suor, 1934 - Jubiabá, 1935 - Mar Morto, 1936 - Capitães da Areia, 1936 - Terras do Sem Fim, 1943 - São Jorge dos Ilhéus, 1944 - Seara Vermelha, 1946

- Os Subterrâneos da Liberdade (3 volumes), 1954 (v. 1: Os Ásperos Tempos; v. 2: Agonia da Noite; v. 3: A Luz no Túnel)

- Gabriela, Cravo e Canela: crônica de uma cidade do interior, 1958

- Os Pastores da Noite, 1964

- Dona Flor e Seus Dois Maridos, 1966 - Tenda dos Milagres, 1969

- Teresa Batista Cansada da Guerra, 1972

- Tieta do Agreste: pastora de cabras ou A volta da filha pródiga, 1977

- Farda Fardão Camisola de Dormir, 1979 - Tocaia Grande: a face obscura, 1984

- O Sumiço da Santa: uma história de feitiçaria, 1988

- A Descoberta da América pelos Turcos ou De como o árabe Jamil Bichara, desbravador de florestas, de visita à cidade de Itabuna, para dar abasto ao corpo, ali lhe ofereceram fortuna e casamento ou ainda Os esponsais de Adma, 1994

- O Compadre de Ogum, 1995 Novelas

- A Morte e a Morte de Quincas Berro Dágua, 1959 - A Morte e a Morte de Quincas Berro Dágua (publicada juntamente com Os Velhos Marinheiros ou A completa verdade sobre as discutidas aventuras do Comandante Vasco Moscoso de Aragão, capitão de longo curso, in Os velhos marinheiros, 1961

- Os Velhos Marinheiros ou A completa verdade sobre as discutidas aventuras do comandante Vasco Moscoso de Aragão, capitão de longo curso, 1976 Literatura Infanto-Juvenil

- O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá: uma história de amor, 1976

- A Bola e o Goleiro, 1984 - O Capeta Carybé, 1986 Poesia

(2)

Teatro

- O Amor do Soldado, 1947 (ainda com o título O Amor de Castro Alves), 1958

Contos

- Sentimentalismo, 1931

- O homem da mulher e a mulher do homem, 1931 - História do carnaval, 1945

- As mortes e o triunfo de Rosalinda, 1965 - Do recente milagre dos pássaros acontecido em terras de Alagoas, nas ribanceiras do rio São Francisco, 1979

- O episódio de Siroca, 1982

- De como o mulato Porciúncula descarregou o seu defunto, 1989

Relatos autobiográficos - O menino grapiúna, 1981

- Navegação de cabotagem: apontamentos para um livro de memórias que jamais escreverei, 1992 Textos autobiográficos

- ABC de Castro Alves, 1941 - O cavaleiro da esperança, 1945 Guia/Viagens

- Bahia de Todos os Santos: guia de ruas e de mistérios, 1945

- O mundo da paz (viagens), 1951 - Bahia Boa Terra Bahia, 1967 - Bahia, 1970

- Terra Mágica da Bahia, 1984. Documento político/oratória

- Homens e coisas do Partido Comunista, 1946 - Discursos, 1993

Livro traduzido

- Dona Bárbara (Doña Barbara), romance do venezuelano Rómulo Gallegos, 1934

EM PARCERIA...

- Lenita (novela), com Edison Carneiro e Dias da Costa, 1929

- Descoberta do mundo (literatura infantil), com Matilde Garcia Rosa, 1933

- Brandão entre o mar e o amor, com José Lins do Rego, Graciliano Ramos, Aníbal Machado e Rachel de Queiroz, 1942

- O mistério de MMM, com Viriato Corrêa, Dinah Silveira de Queiroz, Lúcio Cardoso, Herberto Sales, Rachel de Queiroz, José Condé, Guimarães Rosa, Antônio Callado e Orígines Lessa, 1962

OBRA ANALISADA Os Capitães da Areia

(3)

RESENHA

O livro retrata a vida de menores abandonados, os Capitães da Areia, nome pelo qual eram conhecidos os "meninos de rua" na cidade de Salvador dos anos 30.

"CAPITÃES DA AREIA", por quê?? Porque o cais é o seu quartel-general. vivendo num VELHO TRAPICHE de Salvador – o depósito dos objetos que o trabalho do dia lhe proporcionava (= roubo) (O Trapiche, p.20)

É dividido em três partes. Antes delas, no entanto, vem uma seqüência de pseudo-reportagens, que as caracterizam e mostram diversas visões sobre o caso.

Primeira parte

O autor conta algumas histórias quase

independentes sobre alguns dos principais Capitães da Areia (o grupo chegava a quase cem, morando num trapiche abandonado; havia líderes).

O clímax da primeira parte vem em dois momentos: quando os meninos se envolvem com um carrossel mambembe que chegou na cidade e experimentam as sensações infantis; e quando a varíola ataca a cidade e acaba matando todos eles, apesar da tentativa do padre José Pedro em ajudá-los, e tendo grandes dificuldades com seus superiores no clero por causa disso.

Segunda parte

Sub-titulada de "Noite da Grande Paz, da Grande Paz dos teus olhos", relata a história de amor que surge quando a menina Dora se torna a primeira "Capitã da Areia". Apesar de inicialmente os garotos pensarem em estuprá-la, ela se torna tal qual uma mãe ou irmã para todos.

Ela e Pedro Bala são capturados e muito castigados. Conseguindo fugir, bastante enfraquecidos, amam-se pela primeira vez numa praia, e ela morre - episódio que marca o começo do fim para os principais membros do grupo. "Canção da Bahia, Canção da Liberdade".

Terceira parte

Mostra a desintegração dos líderes. Sem-Pernas se mata antes de ser capturado pela polícia que odeia; Professor parte para o Rio de Janeiro onde se torna um pintor de sucesso, entristecido com a morte de Dora; Gato se torna um malandro de verdade, abandonando eventualmente sua amante Dalva, e passando por Ilhéus; Pirulito se torna frade; padre José Pedro finalmente consegue uma paróquia no interior, e vai para lá ajudar os desgarrados do rebanho do sertão; Volta Seca se torna um

cangaceiro do grupo de Lampião e mata mais de 60 soldados antes de ser capturado e condenado; João Grande torna-se marinheiro; Querido-de-Deus continua sua vida de capoeirista e malandro; Pedro Bala, cada vez mais fascinado com as histórias de

(4)

seu pai sindicalista, vai se envolvendo com os doqueiros e finalmente os Capitães de Areia o auxiliam numa greve. Pedro Bala abandona a liderança do grupo, mas antes os transforma numa espécie de grupo de choque. Assim Pedro Bala deixa de ser o líder dos Capitães de Areia e se torna um líder revolucionário comunista.

Enfim, o que Jorge Amado tenta passar é que cada menino dos Capitães da Areia, cada personagem, tenta preencher esse vazio de carinho e amor de mãe, cada um como pode.

FOCO NARRATIVO: 3ª pessoa. = Narrador espectador

Ele se comporta, durante todo o desenvolvimento do tema, de maneira indiferente, criando e narrando os acontecimentos sem se envolver diretamente com eles.

AMBIENTE

A narrativa se desenrola no Trapiche (hoje Solar do Unhão e o Museu de Arte Moderna); no Terreiro de Jesus (na época era lugar de destaque comercial de Salvador); onde os meninos circulavam na esperança de conseguirem dinheiro e comida devido ao trânsito de pessoas que trabalhavam lá e passavam por lá; no Corredor da Vitória área nobre de Salvador, local visado pelo grupo porque lá habitavam as pessoas da alta sociedade baiana, como o comendador mencionado no início da narrativa.

ESTILO DE ÉPOCA Modernismo – Segunda Fase – 1930 - 1945

Romance Regional de 30

Retrata o REGIONALISMO NORDESTINO, a desgraça e a opressão do negro através dos tipos

marginalizados. Através deles analisa toda uma sociedade.

Este livro foi escrito na primeira fase da carreira de Jorge Amado, e se nota grandes preocupações sociais. As autoridades e o clero são sempre retratados como opressores (Padre José Pedro é uma exceção, mas nem tanto; antes de ser um bom padre foi um operário), cruéis e responsáveis pelos males.

Os Capitães da Areia são heróis no estilo Robin Hood. No geral, as preocupações sociais dominam, mas os problemas existenciais dos garotos e os transforma em personagens únicos e corajosos, corajosos Capitães de Areia de Salvador. Rompe com a tradição do romance tradicional. Retrata o romance proletário entre Dora e Pedro Bala.

Jorge Amado valoriza a fragmentação sua

montagem em blocos e a colagem do texto tal como feito por pintores cubistas.

(5)

INTERTEXTUALIDADE

Nas palavras do diretor do reformatório (p. 191) - É o chefe dos tais de Capitães da

Areia. Veja... O tipo do criminoso nato. É verdade que você não leu Lombroso. Mas se lesse, conheceria. Traz todos os estigmas do crime na face.

Uma metonímia faz referência a César Lombroso (Verona, Itália, 6 de novembro de 1835 - 19 de outubro de 1909, em Turim, Itália ), professor universitário e criminologista italiano. Tornou-se mundialmente famoso por seus estudos e teorias no campo da caracterologia, ou a relação entre características físicas e mentais. Foi muito influente na Europa e no Brasil entre criminologistas e juristas.Dentre seus livros científicos: “O Homem Delinqüente”, “O Crime suas causas e soluções”. Letra da música “O meu guri”, de Chico Buarque de Holanda.

Quando, seu moço, nasceu meu rebento Não era o momento dele rebentar Já foi nascendo com cara de fome E eu não tinha nem nome pra lhe dar Chega no morro com o carregamento Pulseira, cimento, relógio, pneu, gravador Chega estampado, manchete, retrato Com venda nos olhos, legenda e as iniciais

Música “Na baixa do Sapateiro”, de Ary Barroso & Carmen Miranda

Música “Bala com bala”, de João Bosco e Aldir Blanc, que, de maneira engenhosa, conta a história de um homem comum, impotente e revoltado, que se maravilha ao ver um filme de bang-bang no cinema.

João Grande tinha um punhal próximo de sua mão para defender os amigos, pois era o segundo no comando do grupo. Pode-se perceber que os meninos agiam em bando, mas praticavam pequenos roubos que, na maioria das vezes, objetivavam trazer-lhes víveres.

Já a Operação Navalha... faz ref. a uma organização criminosa que atuava desviando recursos públicos... está em todas as mídias. Você já conhece bem o caso, não?

VISÃO CRÍTICA

Capitães da Areia é um poema em prosa, impregnado de poesia e temperado com ação, aventura, comédia e drama, este livro foi escrito em 1937, pouco depois da implantação do Estado Novo por Getúlio Vargas. Em 1944 foi reeditado e desde então, sucederam-se as muitas edições em

(6)

português e em outros idiomas.

A obra de Jorge Amado é dividida em TRÊS FASES: uma com maiores preocupações sociais, no começo da carreira, outra sobre o ciclo do cacau e outra ainda com maior lirismo.

Na PRIMEIRA, incluem-se Capitães de Areia e Mar Morto;

na SEGUNDA, Cacaus, Terras do Sem-Fim e São Jorge de Ilhéus;

na TERCEIRA, iniciada com Gabriela Cravo e Canela (que apesar de se passar na zona do cacau não é sobre o ciclo do cacau em si), incluem-se Dona Flor e seus Dois Maridos, Teresa Batista Cansada de Guerra e Tieta do Agreste.

Referências

Documentos relacionados

Almanya'da olduğu gibi, burada da bu terimin hiçbir ayrım gütmeden, modern eğilimleri simgeleyen tüm sanatçılar için geçerli olduğu anlaşılıyor.. SSCB'de ilk halk

Na apresentação dos dados estatísticos, ficou demonstrada à todos os participantes a dimensão da pesquisa, abrangendo o setor produtivo como um todo, enfocando a produção

Anne Teresa De Keersmaeker e Jean-Guihen Queyras (o violoncelista que vai acompanhar ao vivo os bailarinos, tocando as suites de seguida, em tours de force de mais de duas

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

Código Descrição Atributo Saldo Anterior D/C Débito Crédito Saldo Final D/C. Este demonstrativo apresenta os dados consolidados da(s)

No entanto, expressões de identidade não são banidas da linguagem com sentido apenas porque a identidade não é uma relação objetiva, mas porque enunciados de identi- dade

O tratamento com a associação entre própolis e docetaxel sobre esta linhagem apresentou maior potencial citotóxico sobre essas células tumorais se comparado à utilização

“RECURSO DE REVISTA. AÇÃO DE COBRANÇA. CONTRIBUIÇÃO SINDICAL RURAL.. MULTA DO ART. Tratando-se de pagamento em atraso de contribuição sindical rural, inaplicável,