• Nenhum resultado encontrado

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

S

UPERVISIONADAS

Direito

3ª Série

Direito Civil III

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:

 Favorecer a aprendizagem.

 Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.  Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

 Desenvolver estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.

 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.

 Promover a aplicação de conceitos teóricos para a solução de problemas relativos à profissão.

 Direcionar o estudante para a emancipação intelectual.

Para atingir estes objetivos as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo.

Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender simulando os desafios da vida profissional.

AUTORIA: Paulo César da Silva Braga – Faculdade Anhanguera de Campina

(2)

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir.

 Leitura e compreensão do enunciado;

 Interpretação da mensagem da lei (código civil) e aplicação aos desafios propostos;  Leitura e interpretação da doutrina e da jurisprudência;

 Aplicação do conteúdo doutrinário e jurisprudencial nos desafios.

DESAFIO

Neste desafio, a equipe desenvolverá raciocínio lógico por meio de aprendizagens sobre os dispositivos do Código Civil brasileiro, isto é, a Lei Federal nº 10.406/02.

Tal conhecimento, por sua vez, será obtido pela elaboração de relatórios, pareceres ou respondendo a questões, conforme exigido em cada etapa do processo.

Este desafio é importante, pois incentiva o estudo sistêmico entre o Código Civil brasileiro e os microssistemas que formam todo o ordenamento jurídico para o estudo crítico.

ETAPA № 1

 Aula-tema: Noções Gerais de Obrigação. Modalidades das Obrigações

Esta atividade é importante para que se compreenda a teoria geral das obrigações bem como as suas modalidades.

Para realizá-la, seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 – Reunir-se com seu grupo de trabalho e fichar o livro-texto da disciplina (GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro: Teoria Geral das Obrigações. 7ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009, v.2) sobre as Noções Gerais das Obrigações.

FIÚZA, César et al. Curso Avançado de Direito Civil. 2ª ed. São Paulo: Forense, 2009.

GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA, Rodolfo. Novo curso de Direito Civil : Obrigações. 10ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009, v.2.

TARTUCE, FLÁVIO et al. Direito Civil: Direito das obrigações e responsabilidade civil. 4ª ed. São Paulo: Método, 2009, v.2.

RODRIGUES, Sílvio. Direito Civil: parte geral das obrigações. 30ª ed. São Paulo: Saraiva, 2007, v.2.

(3)

Passo 3 – Debater entre os membros do grupo, com base nas leituras mencionadas no passo anterior:

1. O que se pode entender por obrigações? 2. Quais são as modalidades de obrigação?

3. Em que consiste as obrigações de dar coisa certa, e qual o meio de exigi-la? 4. Apontar exemplos de obrigações personalíssimas.

5. Traçar uma relação entre obrigação e responsabilidade, apontando se há dependência jurídica de obrigação com responsabilidade.

Passo 4 – Entregar ao professor um relatório com as respostas elaboradas pelo grupo de trabalho, sendo que este precisa ter um mínimo de 10 e um máximo de 15 linhas. Este trabalho deve ainda ter uma capa identificando todos os membros da respectiva equipe por meio de nomes completos, RAs e e-mails, além de especificar a qual etapa do desafio ele se refere.

ETAPA № 2

 Aula-tema: Da Cessão de Crédito

Esta atividade é importante para que se compreenda o conceito de cessão de crédito. Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 – Fichar o capítulo do livro-texto que trata de cessão de crédito (GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro: Teoria Geral das Obrigações. 7ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009, v.2).

Passo 2 - Consultar no Código Civil Brasileiro os artigos pertinentes ao conceito cessão de crédito.

Passo 3 – Debater entre os membros do grupo as seguintes questões:

1. A cessão de crédito poderá ocorrer em quais casos?

2. Aponte dois exemplos em que na assunção de dívida não se admite a exceção pessoal em relação ao devedor primitivo.

Passo 4 – Entregar ao professor um relatório com as respostas elaboradas pelo grupo de trabalho, sendo que este precisa ter um mínimo de 10 e um máximo de 15 linhas. Este trabalho deve ainda ter uma capa identificando todos os membros da respectiva equipe por meio de nomes completos, RAs e e-mails, além de especificar a qual etapa do desafio ele se refere.

(4)

 Aulas-tema: Do Pagamento em Consignação

Esta atividade é importante para que se compreenda o conceito de pagamento em consignação. Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 – Fichar o capítulo do livro-texto que trata do pagamento em consignação (GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro: Teoria Geral das Obrigações. 7ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009, v.2).

Passo 2 - Consultar no Código Civil Brasileiro os artigos pertinentes ao conceito de pagamento em consignação.

Passo 3 – Debater entre os membros do grupo: Em que hipótese é necessário se valer do pagamento em consignação? Quais as peculiaridades da medida judicial correspondente? Descreva-a.

Passo 4 – Entregar ao professor um relatório com a resposta elaborada pelo grupo de trabalho, sendo que este precisa ter um mínimo de 10 e um máximo de 15 linhas. Este trabalho deve ainda ter uma capa identificando todos os membros da respectiva equipe por meio de nomes completos, RAs e e-mails, além de especificar a qual etapa do desafio ele se refere.

ETAPA № 4

 Aula-tema: Das Perdas e Danos. Dos Juros Legais

Esta atividade é importante para que se compreenda o conceito de juros legais. Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 – Pesquisar nos sites de Tribunais 01 (um) acórdão para cada uma do temas (03 no total):

a) Juros legais no Código Civil b) Juros abusivos

c) Juros convencionais Sugestões:

Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo:

(5)

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul:

http://www1.tjrs.jus.br/site/

Tribunal Regional Federal 3ª Região:

http://www.jfsp.jus.br/

Superior Tribunal de Justiça:

http://www.stj.gov.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp

Demais sites de Tribunais.

Passo 2 – Pesquisem na doutrina os temas acima arrolados e os relacionem com as decisões selecionadas, promovendo a discussão em grupo. Sugere-se como bibliografia complementar:

COELHO, Fabio Ulhoa. Curso de Direito Civil: Teoria Geral das Obrigações. São Paulo: Saraiva.

DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro: Obrigações. São Paulo: Saraiva 2009. GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA, Rodolfo. Novo curso de Direito Civil : Obrigações. 10ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009, v.2.

Passo 3 – Elaborem uma análise crítica dos julgados sobre os casos e a doutrina estudada, contendo: 1) descrição do caso; 2) decisão de 1º grau; 3) órgão julgador; 4) razões de reforma ou manutenção da decisão; 5) opinião do grupo sobre o caso, com fundamentos doutrinários, com as devidas citações doutrinárias.

Passo 4 – Elaborem um artigo científico a ser entregue ao professor (mínimo de 05 laudas, com as devidas referências) contendo os seguintes itens:

1. Juros legais e os juros convencionais: conceitos, diferenças e limites.

2. Aponte casos em que há prática abusiva de juros, e ainda, qual a limitação dos juros bancários frente ao Código Civil.

Passo 5 – Entregar ao professor as atividades descritas no passo 3 e 4 devem ser entregues ao professor, inclusive, anexando cópia dos acórdãos.

ETAPA № 5

 Aula-tema: Da Cláusula Penal. Das Arras ou Sinal

Esta atividade é importante para que se compreenda o conceito de cláusula penal. Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.

(6)

Passo 1 – Fichar o capítulo do livro-texto que trata (GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro: Teoria Geral das Obrigações. 7ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009, v.2) sobre o conceito de cláusula penal.

Passo 2 - Consultar no Código Civil Brasileiro os artigos pertinentes ao conceito de cláusula penal.

Passo 3 – Debater entre os membros do grupo: Aponte dois exemplos de situações práticas em que há cláusula penal.

Passo 4 – Entregar ao professor um relatório com a resposta elaborada pelo grupo de trabalho, sendo que este precisa ter um mínimo de 10 e um máximo de 15 linhas. Este trabalho deve ainda ter uma capa identificando todos os membros da respectiva equipe por meio de nomes completos, RAs e e-mails, além de especificar a qual etapa do desafio ele se refere.

Referências

Documentos relacionados

Para análise do dimorfismo sexual pelo volume do seio, foi aplicado um teste T de Student não pareado, no qual foi observado uma diferença significativa (p=0,0005), entretanto

A pesquisa encomendada consiste em descrever, mediante as comparações dos sistemas operacionais disponíveis no mercado, as suas características gerais tais como:

Os resultados deste trabalho mostram que o tempo médio de jejum realizado é superior ao prescrito, sendo aqueles que realizam a operação no período da tarde foram submetidos a

Esta atividade é importante para que você conheça o conceito de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), sua origem, evolução e abrangência através de pesquisa e do

Aula-tema: Gestão escolar democrática. Esta atividade é importante para que você compreenda o modelo de gestão pautado no princípio democrático participativo. Para realizá-la,

Esta atividade é importante para que você reúna todos os textos e imagens das etapas anteriores e prepare, com a equipe, o CD para entregar ao professor. Para

O Caderno de Atividades será o seu guia diário que vai orientar, passo a passo, o que fazer no trabalho de campo e como você pode realizar o diagnóstico das condições de vida e

O Conselho Nacional de Educação, por meio de uma Comissão constituída por três relatores, Carlos Alberto Serpa de Oliveira, Antonio MacDowell de Figueiredo e