• Nenhum resultado encontrado

ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS GOTE - SOCIEDADE DE MEDIAÇÃO DE SEGUROS, LDA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS GOTE - SOCIEDADE DE MEDIAÇÃO DE SEGUROS, LDA"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

ANEXO

ÀS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

GOTE - SOCIEDADE DE MEDIAÇÃO DE SEGUROS, LDA

(2)

ÍNDICE

1 - Identificação da entidade

1.1 Dados de identificação

2 - Referencial contabilístico de preparação das demonstrações financeiras

2.1 Referencial contabilístico utilizado

2.2 Contas do balanço e da demonstração dos resultados cujos conteúdos não sejam comparáveis com os do período anterior

3 - Principais políticas contabilísticas

3.1 Bases de mensuração usadas na preparação das demonstrações financeiras 3.2 Outras políticas contabilísticas relevantes

4 - Políticas contabilísticas, alterações nas estimativas contabilísticas e erros

4.2 Outras divulgações

5 - Activos fixos tangíveis

5.1 Divulgações sobre activos fixos tangíveis, conforme quadro seguinte: 5.3 Outras divulgações

7 - Locações

7.1 Decomposição das locações de acordo com o quadro seguinte: 7.2 Descrição geral dos acordos de locação significativos

9 - Rédito

9.2 Quantia de cada categoria significativa de rédito reconhecida durante o período, conforme quadro seguinte:

12 - Impostos e contribuições

12.1 Divulgação dos seguintes principais componentes de gasto de imposto sobre o rendimento: 12.2 Outras divulgações

14 - Capital Próprio

(3)

15 - Divulgações exigidas por diplomas legais

15.1 Informação por actividade económica 15.2 Informação por mercado geográfico

15.3 Outras divulgações exigidas por diplomas legais

16 - Outras informações

(4)

(5)

1 - Identificação da entidade

1.1 Dados de identificação

Designação da entidade: GOTE - SOCIEDADE DE MEDIAÇÃO DE SEGUROS, LDA Sede social: Rua José Ramos Vides 35

Endereço electrónico: geral@goteseguros.com Página da internet: www.goteseguros.com

Natureza da actividade: Actividades de mediadores de seguros Código CAE: 66220

Nº médio de empregados durante o período: 3,00

2 - Referencial contabilístico de preparação das demonstrações financeiras

2.1 Referencial contabilístico utilizado

As demonstrações financeiras foram preparadas de acordo com regime de normalização contabilística para microentidades, o instituído pelo Decreto -Lei n.º 36 -A/2011, de 9 de Março , o qual contempla as Bases para a Apresentação de Demonstrações Financeiras, os Modelos de Demonstrações Financeiras, o Código de Contas e as Normas Contabilísticas de Relato Financeiro (NCRF).

Na preparação das demonstrações financeiras tomou-se como base os seguintes pressupostos: - Pressuposto da continuidade

As demonstrações financeiras foram preparadas no pressuposto da continuidade das operações e a partir dos livros e registos contabilísticos da entidade, os quais são mantidos de acordo com os princípios contabilísticos geralmente aceites em Portugal.

- Regime da periodização económica (acréscimo)

A Entidade reconhece os rendimentos e ganhos à medida que são gerados, independentemente do momento do seu recebimento ou pagamento. As quantias de rendimentos atribuíveis ao período e ainda não recebidos ou liquidados são reconhecidas em “Devedores por acréscimos de rendimento”; por sua vez, as quantias de gastos atribuíveis ao período e ainda não pagos ou liquidados são reconhecidas “Credores por acréscimos de gastos”. - Materialidade e agregação

As linhas de itens que não sejam materialmente relevantes são agregadas a outros itens das demonstrações financeiras. A Entidade não definiu qualquer critério de materialidade para efeito de apresentação das demonstrações financeiras.

- Compensação

Os activos e os passivos, os rendimentos e os gastos foram relatados separadamente nos respectivos itens de balanço e da demonstração dos resultados, pelo que nenhum activo foi compensado por qualquer passivo nem nenhum gasto por qualquer rendimento, ambos vice-versa.

- Comparabilidade

As políticas contabilísticas e os critérios de mensuração adoptados a sábado, 31 de Dezembro de 2011 são comparáveis com os utilizados na preparação das demonstrações financeiras em 31-12-2010.

2.2 Contas do balanço e da demonstração dos resultados cujos conteúdos não sejam comparáveis com os

do período anterior

O conteúdo das contas das demonstrações financeiras é comparável com o do ano anterior.

(6)

3.1 Bases de mensuração usadas na preparação das demonstrações financeiras

As principais bases de reconhecimento e mensuração utilizadas foram as seguintes: - Eventos subsequentes

Os eventos após a data do balanço que proporcionem informação adicional sobre condições que existiam nessa data são reflectidos nas demonstrações financeiras. Caso existam eventos materialmente relevantes após a data do balanço, são divulgados no anexo às demonstrações financeiras.

- Moeda de apresentação

As demonstrações financeiras estão apresentadas em euro, constituindo esta a funcional e de apresentação. Neste sentido, os saldos em aberto e as transacções em moeda estrangeira foram transpostas para a moeda funcional utilizando as taxas de câmbio em vigor à data de fecho para os saldos em aberto e à data da transacção para as operações realizadas.

Os ganhos ou perdas de natureza cambial daqui decorrentes são reconhecidos na demonstração dos resultados no item de “Juros e rendimentos similares obtidos” se favoráveis ou “Juros e gastos similares suportados” se

desfavoráveis, quando relacionados com financiamentos obtidos/concedidos ou em “Outros rendimentos e ganhos” se favoráveis e “Outros gastos ou perdas” se desfavoráveis, para todos os outros saldos e transacções.

- Activos fixos tangíveis

Os activos fixos tangíveis encontram-se registados ao custo de aquisição, deduzido das depreciações e das perdas por imparidade acumuladas.

As depreciações são calculadas, após o início de utilização dos bens, pelo método da linha recta em conformidade com o período de vida útil estimado para cada classe de activos. Não foram apuradas depreciações por

componentes.

As despesas com reparação e manutenção destes activos são consideradas como gasto no período em que ocorrem. As beneficiações relativamente às quais se estima que gerem benefícios económicos adicionais futuros são capitalizadas no item de activos fixos tangíveis.

Os activos fixos tangíveis em curso representam bens ainda em fase de construção/instalação, são integrados no item de “activos fixos tangíveis” e mensurados ao custo de aquisição. Estes bens não forem depreciados enquanto tal, por não se encontrarem em estado de uso.

As mais ou menos valias resultantes da venda ou abate de activos fixos tangíveis são determinadas pela diferença entre o preço de venda e o valor líquido contabilístico que estiver reconhecido na data de alienação do activo, sendo registadas na demonstração dos resultados no itens “Outros rendimentos e ganhos” ou “Outros gastos e perdas”, consoante se trate de mais ou menos valias, respectivamente.

- Activos intangíveis

À semelhança dos activos fixos tangíveis, os activos intangíveis encontram-se registados ao custo de aquisição, deduzido das amortizações e das perdas por imparidade acumuladas. Observa-se o disposto na respectiva NCRF, na medida em que só são reconhecidos se for provável que deles advenham benefícios económicos futuros, sejam controláveis e se possa medir razoavelmente o seu valor.

Os gastos com investigação são reconhecidas na demonstração dos resultados quando incorridas. Os gastos de desenvolvimento são capitalizadas, quando se demonstre capacidade para completar o seu desenvolvimento e iniciar a sua comercialização ou uso e para as quais seja provável que o activo criado venha a gerar benefícios económicos futuros. Quando não se cumprirem estes requisitos, são registadas como gasto do período em que são incorridos.

As amortizações de activos intangíveis com vidas úteis definidas são calculadas, após o início de utilização, pelo método da linha recta em conformidade com o respectivo período de vida útil estimado, ou de acordo com os períodos de vigência dos contratos que os estabelecem.

Nos casos de activos intangíveis, sem vida útil definida, não são calculadas amortizações, sendo o seu valor objecto de testes de imparidade numa base anual.

(7)

- Investimentos financeiros

Os investimentos financeiros em subsidiárias e empresas associadas consideradas estas últimas como aquelas onde exerce alguma influência sobre as políticas e decisões financeiras e operacionais (participações compreendidas entre 20% a 50% do capital de da participada - influência significativa), são registados pelo método do custo. De acordo com este método, as participações financeiras são inicialmente registadas pelo seu custo de aquisição, sendo subsequentemente ajustadas por perdas por imparidade. Os dividendos recebidos e as coberturas de prejuízos efectuadas são registadas directamente em rendimentos e gastos, respectivamente.

Quando a proporção da Empresa nos prejuízos acumulados da empresa associada ou participadas excede o valor pelo qual o investimento se encontra registado, o investimento é reportado por valor nulo enquanto o capital próprio da empresa associada não for positivo, excepto quando a Empresa tenha assumido compromissos para com a empresa associada ou participada, registando nesses casos uma provisão no item do passivo ‘Provisões’ para fazer face a essas obrigações.

- Imposto sobre o rendimento

A Empresa encontra-se sujeita a Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas (IRC) à taxa de 12,5% sobre a matéria colectável até 12.500 euros, e à taxa de 25% na parte que exceda aquela quantia. Ao valor de colecta de IRC assim apurado, acresce ainda derrama, e tributações autónomas sobre os encargos e às taxas previstas no artigo 88º do Código do IRC.

- Clientes e outros valores a receber

As contas de “Clientes” e “Outros valores a receber” estão reconhecidas pelo seu valor nominal diminuído de eventuais perdas por imparidade, registadas na conta de “Perdas por imparidade acumuladas”, por forma a que as mesmas reflictam a sua quantia recuperável.

- Caixa e depósitos bancários

Este item inclui caixa, depósitos à ordem e outros depósitos bancários. Os descobertos bancários são incluídos na rubrica “Financiamentos obtidos”, expresso no “passivo corrente”. Os saldos em moeda estrangeira foram convertidos com base na taxa de câmbio à data de fecho.

- Financiamentos bancários

Os empréstimos são registados no passivo pelo valor nominal recebido líquido de comissões com a emissão desses empréstimos. Os encargos financeiros apurados de com base na taxa de juro efectiva são registados na

demonstração dos resultados em observância do regime da periodização económica.

Os empréstimos são classificados como passivos correntes, a não ser que a Empresa tenha o direito incondicional para diferir a liquidação do passivo por mais de 12 meses após a data de relato, caso em que serão incluídos em passivos não correntes pelas quantias que se vencem para além deste prazo.

- Locações

Os contratos de locação são classificados ou como locações financeiras se através deles forem transferidos substancialmente todos os riscos e vantagens inerentes à posse do activo sob locação ou, caso contrário, como locações operacionais.

Os activos tangíveis adquiridos mediante contratos de locação financeira, bem como as correspondentes responsabilidades, são contabilizados de acordo com o ponto 9 - Locações das Normas contabilísticas e de relato financeiro para micro entidades, reconhecendo o activo fixo tangível, as depreciações acumuladas

correspondentes, conforme definido nas políticas anteriormente referidas para esta tipo de activo, e as dívidas pendentes de liquidação, de acordo com o plano financeiro do contrato. Adicionalmente, os juros incluídos no valor das rendas e as depreciações do activo fixo tangível são reconhecidos como gasto na demonstração dos resultados do exercício a que respeitam.

(8)

dos resultados durante o período do contrato de locação e de acordo com as obrigações a este inerentes. - Rédito e regime do acréscimo

O rédito compreende o justo valor da contraprestação recebida ou a receber pela prestação de serviços decorrentes da actividade normal da Empresa. O rédito é reconhecido líquido do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), abatimentos e descontos.

Observou-se o disposto no ponto 12 - Rédito das Normas contabilísticas e de relato financeiro para micro entidades, dado que o rédito só foi reconhecido por ter sido razoavelmente mensurável, é provável que se obtenham benefícios económicos futuros e todas as contingências relativas a uma venda tenham sido substancialmente resolvidas.

Os rendimentos dos serviços prestados são reconhecidos na data da prestação dos serviços ou se periódicos, no fim do período a que dizem respeito.

Os juros recebidos são reconhecidos atendendo ao regime da periodização económica, tendo em consideração o montante em dívida e a taxa efectiva durante o período até à maturidade. Os dividendos são reconhecidos na rubrica “Outros ganhos e perdas líquidos” quando existe o direito de os receber.

3.2 Outras políticas contabilísticas relevantes

4 - Políticas contabilísticas, alterações nas estimativas contabilísticas e erros

4.2 Outras divulgações

Outras divulgações 3.4 – JUIZOS DE VALOR

Na preparação das demonstrações financeiras anexas foram efectuados juízos de valor e estimativas e utilizados diversos pressupostos que afectam as quantias relatadas de activos e passivos, assim como as quantias relatadas de rendimentos e gastos do período.

3.5 – ACONTECIMENTO SUBSEQUENTES E PRINCIPAIS PRESSUPOSTOS RELATIVOS AO FUTURO.

Os acontecimentos após a data do balanço que proporcionem informação adicional sobre condições que existiam à data do balanço, ou seja acontecimentos após a data do balanço que dão origem a ajustamentos, são reflectidos nas demonstrações financeiras. Os eventos após a data do balanço que proporcionem informação sobre condições que ocorram após a data do balanço, ou seja acontecimentos após a data do balanço que não dão origem a ajustamentos, são divulgados nas demonstrações financeiras, se forem considerados materialmente relevantes. 3.6 – PRINCIPAIS FONTES DE INCERTEZA DAS ESTIMATIVAS

As estimativas e os pressupostos subjacentes foram determinados com base no melhor conhecimento existente à data de aprovação das demonstrações financeiras dos eventos e transacções em curso, assim como na experiência de eventos passados e/ou correntes. Contudo, poderão ocorrer situações em períodos subsequentes que, não sendo previsíveis à data de aprovação das demonstrações financeiras, não foram consideradas nessas estimativas. As alterações às estimativas que ocorram posteriormente à data das demonstrações financeiras serão corrigidas de forma prospectiva. Por este motivo e dado o grau de incerteza associado, os resultados reais das transacções em questão poderão diferir das correspondentes estimativas.

(9)

5.1 Divulgações sobre activos fixos tangíveis, conforme quadro seguinte:

Descrição Terrenos e recursos naturais

Edificios e outras construções

Equipamento

básico de transporteEquipamento administrativoEquipamento Equipamentos biológicos Outros AFT AFT em curso Adiantamentos AFT TOTAL

Valor bruto no início 90.176,54 10.603,74 13.262,76 114.043,04

Depreciações acumuladas 52.541,26 6.784,04 6.089,95 65.415,25

Saldo no início do periodo 37.635,28 3.819,70 (6.089,95) 13.262,76 48.627,79

Variações do período (22.544,14) (1.052,81) 6.089,95 (7.744,81) (25.251,81)

Total de aumentos

Total diminuições 22.544,14 1.410,97 1.717,36 25.672,47

Depreciações do período 22.544,14 1.410,97 1.717,36 25.672,47

Outras transferências 358,16 6.089,95 (6.027,45) 420,66

Saldo no fim do período 15.091,14 2.766,89 5.517,95 23.375,98

Valor bruto no fim do período 90.176,54 11.024,40 13.262,76 114.463,70

Depreciações acumuladas no

fim do período 75.085,40 8.257,51 7.744,81 91.087,72

Quadro comparativo:

Descrição Terrenos e recursos naturais

Edificios e outras construções

Equipamento

básico Equipamento de transporte administrativoEquipamento Equipamentos biológicos Outros AFT AFT em curso Adiantamentos AFT TOTAL

Valor bruto no início 84.126,54 9.854,74 13.004,76 106.986,04

Depreciações acumuladas 40.022,13 4.882,44 4.177,09 49.081,66

Saldo no início do periodo 44.104,41 4.972,30 8.827,67 57.904,38

Variações do período (6.469,13) (1.152,60) (6.089,95) 4.435,09 (9.276,59)

Total de aumentos 26.100,00 749,00 258,00 27.107,00

Aquisições em primeira mão 26.100,00 749,00 258,00 27.107,00

Total diminuições 42.594,13 1.839,10 1.975,36 46.408,59

Depreciações do período 22.544,13 1.839,10 1.975,36 26.358,59

Alienações 20.050,00 20.050,00

Outras transferências 10.025,00 (62,50) (6.089,95) 6.410,45 (258,00) 10.025,00

Saldo no fim do período 37.635,28 3.819,70 (6.089,95) 13.262,76 48.627,79

Valor bruto no fim do período 90.176,54 10.603,74 13.262,76 114.043,04

Depreciações acumuladas no

fim do período 52.541,26 6.784,04 6.089,95 65.415,25

(10)

Descrição MensuraçãoBase DepreciaçãoMétodo Vida Util DepreciaçãoTaxa

Terrenos e recursos naturais

Edificios e outras construções

Equipamento básico

Equipamento de transporte

Equipamento administrativo

Equipamentos biológicos

Outros activos fixos tangíveis

7 - Locações

7.1 Decomposição das locações de acordo com o quadro seguinte:

Descrição intangíveisActivos Activos fixos tangíveis Propriedades de

investimento Total

Locações Operacionais

Valor Bruto

Saldo no fim do período

Total dos futuros pagamentos mínimos

Até um ano

De um a cinco anos

Mais de cinco anos

Valor actual do total dos futuros pag.

mínimos

Até um ano

De um a cinco anos Mais de cinco anos

(11)

Descrição intangíveisActivos Activos fixos tangíveis Propriedades de investimento Total Locações Operacionais Valor Bruto 55.912,01 55.912,01 Depreciações/Amortizações acumuladas 41.934,00 41.934,00 Saldo no fim do período 13.978,01 13.978,01

Total dos futuros pagamentos mínimos 8.838,83 8.838,83

Até um ano 8.838,83 8.838,83 De um a cinco anos

Mais de cinco anos

Valor actual do total dos futuros pag.

mínimos

Até um ano

De um a cinco anos

Mais de cinco anos

7.2 Descrição geral dos acordos de locação significativos

---

Terá de ser incluída a seguinte informação:

- Base pela qual é determinada a renda contingente a pagar;

- Existência e cláusulas de renovação ou de opções de compra e cláusulas de escalonamento;

- Restrições impostas por acordos de locação, tais como as que respeitem a dividendos, dívida adicional, e posterior locação.

---9 - Rédito

9.2 Quantia de cada categoria significativa de rédito reconhecida durante o período, conforme quadro

seguinte:

Descrição Valor Período V. Período Anterior

Prestação de serviços 204.416,72 182.489,56 Outros réditos 3.475,00

Total 204.416,72 185.964,56

12 - Impostos e contribuições

(12)

Descrição Valor Período V. Período Anterior

Resultado antes de impostos do período 38.150,56 39.788,38

Imposto corrente 14.617,00 12.059,25 Imposto diferido

Imposto sobre o rendimento do período 14.617,00 12.059,25

Tributações autónomas 5.111,22 3.806,83

Taxa efectiva de imposto 38,31 30,30

12.2 Outras divulgações

---

Divulgar imposto corrente reconhecido em capitais próprios

Divulgar ajustamentos no período de impostos correntes de períodos anteriores

---Descrição Saldo Devedor Saldo Credor

Saldo Devedor Período Anterior Saldo Credor Período Anterior

Imposto sobre o rendimento

Total

14 - Capital Próprio

14.3 Movimentos associados ao capital próprio

Descrição Saldo inicial Débitos Créditos Saldo Final

Capital 5.000,00 5.000,00 Reservas 803,56 1.386,46 2.190,02 Reservas legais 803,56 1.386,46 2.190,02 Resultados transitados 32.648,43 26.342,67 58.991,10 Total 38.451,99 27.729,13 66.181,12 Quadro comparativo:

(13)

Descrição Saldo inicial Débitos Créditos Saldo Final Capital 5.000,00 5.000,00 Reservas 803,56 803,56 Reservas legais 803,56 803,56 Resultados transitados 15.290,84 17.357,59 32.648,43 Total 21.094,40 17.357,59 38.451,99

15 - Divulgações exigidas por diplomas legais

15.1 Informação por actividade económica

Descrição Actividade CAE 1 Total

Vendas

Prestações de serviços 204.416,72 204.416,72 Fornecimentos e serviços

externos 81.244,69 81.244,69

Custo das mercadorias vendidas e matérias

consumidas

Número médio de pessoas

ao serviço 3,00 3,00

Gastos com o pessoal 53.056,17 53.056,17

Remunerações 43.258,00 43.258,00

Outros gastos 9.798,17 9.798,17

Activos fixos tangíveis

Valor líquido final 23.375,98 23.375,98

Propriedades de

investimento

(14)

Descrição Actividade CAE 1 Total

Vendas

Prestações de serviços 182.489,56 182.489,56 Fornecimentos e serviços

externos 60.286,28 60.286,28

Custo das mercadorias vendidas e matérias

consumidas

Gastos com o pessoal 54.918,80 54.918,80

Remunerações 54.405,00 54.405,00

Outros gastos 513,80 513,80

Activos fixos tangíveis

Valor líquido final 48.627,79 48.627,79

Total das aquisições 27.107,00 27.107,00

Adições no período de activos

em curso 258,00 258,00

Propriedades de

investimento

15.2 Informação por mercado geográfico

Descrição Mercado Interno Comunitário comunitárioExtra- Total

Vendas

Prestações de serviços 204.416,72 204.416,72 Fornecimentos e serviços externos 81.244,69 81.244,69 Rendimentos suplementares:

Quadro comparativo:

Descrição Mercado Interno Comunitário comunitárioExtra- Total

Vendas

Prestações de serviços 182.489,56 182.489,56 Fornecimentos e serviços externos 60.286,28 60.286,28 Aquisições de activos fixos tangíveis 27.107,00 27.107,00 Rendimentos suplementares:

(15)

- Impostos em mora

A Entidade apresenta a sua situação regularizada perante as Finanças, tendo liquidado as suas obrigações fiscais nos prazos legalmente estipulados.

- Impostos em mora

A Entidade apresenta a sua situação regularizada perante a Segurança social, tendo liquidado as suas obrigações fiscais nos prazos legalmente estipulados.

- Prémios sobre os resultados com base em acções

A Entidade não distribuiu qualquer prémio sobre os resultados com base em acções, conforme resulta da proposta de aplicação dos resultados do órgão de gestão.

- Acções próprias

A Entidade não detêm acções próprias, nem efectuou quaisquer transacções com acções próprios durante o período económico a que respeitam as demonstrações financeiras.

16 - Outras informações

16.1 Outras divulgações consideradas relavantes para melhor compreensão da posição financeira e dos

resultados

a) Remunerações de 2011 desagregados por "Vida" e "Não vida" por empresas de seguros: Empresas de seguros Vida Não Vida Zurich 7.583,67 € 178.578,12 € Fidelidade Mundial 3.102,95 € Tranquilidade 612,68 € Lusitania 818,58 € Açoreana 13.694,63 € Axa 26,08 € b) Contas de Clientes

Valor Inicio Exercicio 0,00 € Valor Fim Exsercício 0,00 € Valor movimentado em contrato de seguros 595.710,04 € c) Valores contas a receber e a pagar

Valor de fundos recebido e em cobrança

com vista a serem transferidos 125.737,54 €

(16)

DesoiSo Valor Período V. Perícdo Anterior $bcontrdto6 SeÍlrlps êspedalizados Trabalhos especializados Puuhldade e pÍopaganda Hononárl06 Conserra$o e reparação Èlateriais

FemÍnenbs e ubnsílios de desgôsb náddo MaErhl de escÍikírio

AÌtigo6 para oferta

Oubo6

Enerila e lluldos Electicidade

Combustíveis

Deslocagões, estadâs e trafsportes

Deslocações e estadas Seruiçoc diversos Rendas e alugueÍes ComunkaÉo Segurc Despffi

ê

repÍeseÍttação

Limpea, higiene e conbÍto Orüos serúps 11.070,00

11llt"s

_tl_orlp 308,56 tl?_?l_* 7.476,22 13.456,90 11.832,60 2.334,v 4.600,9s 36É,67 348,67 4,541,19 4.629A9 1":*32's8 3.s08,61 --t:ot-9{ 1

ïl':?l

6.A79,74 8.L47ryt 8.t4734 6.879,74 24.9r3,9 29,247,28 12.688,50

irï93

l:l'1:P. 2.477,98 4.915,35 2.414p4 7.445,U 2.7m,10 1.489,09 722,43 t,222,50 Azambuja, 30 de Março de

2012

O Técnico

de

Contas

no

302

Referências

Documentos relacionados

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

Atualmente, não há trabalhos científicos disponíveis sobre os efeitos da utilização da CPS na dieta de animais ruminantes, portanto, este trabalho foi conduzido com o objetivo

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

A Programação Linear tornou-se então como uma forma eficiente de resolver uma vasta variedade de problemas que estão associados a inúmeros domínios, dos quais: no planeamento

@profbrunnolima.. 03) (GUARDA MUNICIPAL-PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULÍNIA/DEZEMBRO DE 2015-FGV) Francisco compra e vende terrenos em um determinado condomínio. 04) (GUARDA

HAC e Disfunção Endotelial •  HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (~30-80%) •   Efeito “mineralocorticóide” do cortisol •   Renal e Intestinal •  

Este documento foi elaborado baseado nos conhecimentos atuais do produto químico, fornecendo informações e recomendações quanto à proteção, à segurança, à saúde e

Paulino (2007) atribui a expansão da fronteira agrícola nos últimos anos às profundas mudanças ocorridas sob o signo da mundialização do capital no campo, que