• Nenhum resultado encontrado

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

- É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. - Nas questões que exigem cálculos eles deverão ser apresentados na lista para que possam ser corrigidos. - Questões discursivas deverão ser respondidas na própria lista.

- Não há necessidade de folhas em anexo, todas as respostas serão exclusivamente na lista. - O não atendimento a algum desses itens faculta ao professor o direito de desconsiderar a lista. - A lista deve ser feita a caneta, somente os cálculos podem ser a lápis.

1) Leia os trechos da letra da canção do compositor Guilherme Arantes. Planeta Água

Água que nasce na fonte serena do mundo E abre o profundo grotão

(....)

Água que o Sol evapora Pro céu vai embora Virar nuvens de algodão Gotas de água da chuva

Alegre arco-íris sobre a plantação Gotas de água da chuva

Tão tristes são lágrimas da inundação (...)

Terra, planeta água... Terra, planeta água Terra, planeta água

Assinale a opção que indica a associação CORRETA entre os versos da música e os fatos do ciclo da água no nosso planeta.

2) A figura seguinte mostra o ciclo de um parasita humano.

GOIÂNIA, ____ / ____ / 2016

PROFESSOR: Mário Neto

DISCIPLINA: Ciências da natureza SÉRIE: 6º ALUNO(a):_______________________________

No Anhanguera você é + Enem

(2)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações.

Marque a opção que indica a medida profilática que ajuda a evitar a propagação dessa parasitose. (A) Beber sempre água filtrada e fervida.

(B) Evitar contato próximo com pessoas que estejam com tosse. (C) Lavar bem as frutas e verduras antes de comê-las.

(D) Não se banhar ou pescar em locais que possam estar contaminados.

3) Todos nós reconhecemos que a água desempenha papel fundamental na vida humana.

Ela está presente nos alimentos e no nosso corpo, além de dissolver a maior parte das substâncias e ser indispensável nas tarefas diárias.

Na figura seguinte estão exemplificados vários usos da água no nosso dia a dia.

Dentre as medidas abaixo, assinale a alternativa CORRETA. (A) Lavar as mãos antes das refeições previne contra a dengue.

(B) Tomar banho diariamente ajuda na higiene e previne várias doenças. (C) Deixar juntar água limpa parada ajuda a combater a dengue.

(D) Comer frutas e verduras sem lavar ajuda a eliminar os agrotóxicos.

4) Este ano acompanhamos as notícias sobre os desastres ocorridos devido às chuvas em cidades dos estados de Pernambuco e Alagoas. Mais uma vez, a população brasileira se solidarizou e enviou ajuda às vítimas dos alagamentos. As autoridades, nas entrevistas veiculadas pela televisão, enfatizaram a necessidade de envio de alimentos não perecíveis, artigos de limpeza e água. Muitas cidades ficaram isoladas, pois pontes foram derrubadas e houve estradas intransitáveis. Qual a medida que a população dessas cidades precisou tomar para garantir o consumo de água potável e, assim, evitar maior contaminação?

(A) Coar cuidadosamente a água do rio. (B) Filtrar a água em filtro de barro. (C) Ferver ou adicionar cloro na água.

(D) Deixar a água descansar antes de consumi-la. 5) Observe a gravura.

(3)

Esta questão consta de duas afirmativas. Leia-as com atenção e, depois, assinale a opção CORRETA.

1ª AFIRMATIVA: A água dos mares e rios se evapora e o seu vapor vai para a atmosfera, formando as nuvens. A condensação da água nas nuvens resulta em chuvas. A água volta, no estado líquido, pelos rios, até os mares.

2ª AFIRMATIVA: Esse ciclo de transformações da água recebe o nome de ciclo da água. (A) As duas afirmativas estão corretas.

(B) As duas afirmativas estão erradas.

(C) Somente a primeira afirmativa está correta. (D) Somente a segunda afirmativa está correta.

6) O tratamento da água e do esgoto de uma cidade são fundamentais para a saúde da população. Na ETA (Estação de Tratamento de Água) a água captada dos lagos, rios, represas ou lençóis subterrâneos é

purificada, por meio da decantação, filtração e cloração. Após isso é levada para grandes reservatórios e, daí, distribuída para as casas. Na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) a água proveniente do banho, da limpeza doméstica e industrial e das descargas em geral, recebe tratamento primário através da retirada de resíduos sólidos, decantação, aeração e secagem do lodo, antes de ser devolvida aos rios, lagos e mares.

Podemos afirmar que

(A) a cloração funciona como processo de eliminação de microorganismos. (B) os dois processos utilizam micro-organismos na purificação da água. (C) a decantação é produzida através de mecanismo que movimenta a água. (D) em ambos os processos há formação de gás que pode ser reaproveitado.

7) A água é um recurso natural extremamente valioso. Apesar de nosso planeta estar coberto, em seus ¾ por água, é preciso responsabilidade em seu uso, pois a quantidade de água potável no planeta é bem menor. Cada um de nós deve colaborar com a manutenção das reservas hídricas, adotando medidas de utilização consciente. A seguir, estão listadas algumas situações onde há utilização responsável de água.

I – Crianças escovando os dentes com as torneiras abertas. II – Menino fechando o chuveiro na hora de se ensaboar. III – Dona de casa lavando a calçada com mangueira. IV – Pedreiro consertando vazamento na torneira.

(4)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações.

Podemos afirmar que:

(A) Todas as afirmativas estão corretas. (B) Apenas II e IV estão corretas. (C) Apenas II e III estão corretas. (D) Todas as afirmativas estão erradas.

8) Na imagem abaixo, a explicação para o movimento da água da caixa d’água em direção às residências é que:

(A) a água é sugada para cima pelo ar.

(B) o cano da casa é interligado ao da caixa d’água. Assim a água atinge o mesmo nível nos dois canos. (C) o consumo exagerado das residências possibilita um fluxo que é responsável pela subida da água. (D) a água sobe pela ação da gravidade.

9) Qual a finalidade do tratamento da água?

( ) Aumentar as impurezas prejudiciais e nocivas à saúde. ( ) Eliminar as impurezas que fazem bem à saúde.

( ) Aumentar as impurezas que fazem bem à saúde. ( ) Eliminar as impurezas prejudiciais e nocivas à saúde.

10) Como a água que usamos chega a nossa casa?

( )Ela vem de um rio e segue por canos até a estação de tratamento. Lá ela é tratada. Depois, segue até nossas casas.

( )Ela vai em embarcações até a estação de tratamento.Lá ela é tratada, depois segue até nossas casas. ( ) Ela sai do rio, passa pelo cano, e vai para nossa casa.

( ) Ela vem da água do mar, passa pelos canos, até chegar a nossas casas.

( ) Ela vem da água da chuva, passa por canos até a estação de tratamento. Lá ela é tratada. Depois, segue até nossas casas.

Leia o texto abaixo e responda às perguntas 11 e 12: OS COLIFORMES FECAIS E A QUALIDADE DAS PRAIAS

As cidades à beira-mar lançam seus esgotos diretamente no mar. Com o movimento das marés, ele praticamente desaparece, misturando-se na imensa quantidade de água marinha.

No entanto, as praias próximas ao local onde o esgoto é despejado podem ficar indesejavelmente

contaminadas. Os técnicos controlam a qualidade das praias analisando, em laboratório, a água do mar, que é coletada na praia. Se há coliformes fecais na água do mar, então ela pode conter também microorganismos patogênicos (microorganismos causadores de doenças), o que a torna não-recomendável para

freqüentadores humanos. Os grandes jornais costumam informar regularmente a qualidade das praias e, muitas vezes, fornecem o resultado das análises da presença de coliformes fecais. Algumas cidades litorâneas brasileiras estão evitando a contaminação das praias por meio dos emissários submarinos. Eles são grandes tubulações (canos) que conduzem os despejos líquidos da cidade até o alto-mar, longe das praias. Isso diminui a possibilidade de que microorganismos patogênicos cheguem até o litoral.

11) O que são emissários submarinos e que benefícios eles trazem para as praias?

__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________

(5)

12) Uma forma de sabermos se a água está contaminada, podendo assim transmitir doenças, é verificar nela a presença de coliformes fecais. Por quê? O que são esses coliformes fecais?

__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ Leia este outro texto, lembre-se das aulas e de Barra Bonita e responda às perguntas 13 e 14.

A MAIOR USINA HIDRELÉTRICA DO MUNDO: PRÓS E CONTRAS

Sonhada e idealizada por governantes chineses há muito tempo, a barragem das Três Gargantas foi em princípio projetada para controlar as inundações do rio Yang-Tsé-Kiang, que, durante séculos, vêm fazendo milhares de vítimas. Só em 1996, as enchentes ocorridas na região mais baixa do rio deixam cerca de 1 milhão de pessoas desabrigadas.

Mas hoje se dá mais destaque ao aproveitamento da barragem na geração de energia hidrelétrica. Atualmente, 75% da energia elétrica consumida na China provém da queima de carvão mineral – um combustível fóssil, que, apesar de abundante no país, é um recurso natural não renovável (uma vez retirado da natureza, não tem reposição). Além disso, por causa da queima do carvão, em determinados locais, o ar da China está entre os mais poluídos do mundo. Lá, 25% das mortes são causadas por complicações

respiratórias. Segundo defensores do projeto, as vantagens da energia hidrelétrica sobre os combustíveis fósseis são evidentes, e, só por isso, justificam a conclusão do projeto, previsto para o ano de 2009. Mas há várias críticas, seja de cidadãos individualmente, seja de entidades ambientalistas locais e internacionais. Com esse projeto, quase 2 milhões de pessoas serão removidas de suas casas e instaladas em outros locais;

cidades, fazendas e um dos cenários naturais mais bonitos do país serão engolidos pela água, que, desviada do rio Yang-Tsé-Kiang, vai preencher o reservatório da usina. Os opositores argumentam ainda que essa gigantesca obra vai destruir importantes sítios arqueológicos e também um habitat que abriga inúmeras espécies, algumas das quais já ameaçadas de extinção.

(Adaptado de National Geographic, Setembro de 1997)

13) De acordo com o texto, qual é o argumento favorável à construção da usina hidrelétrica das Três Gargantas?

__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ 14) Agora, identifique os aspectos desfavoráveis da construção da usina hidrelétrica das Três Gargantas. __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ 15) Se no pote ao lado fosse colocada uma quantidade de água até enchê-lo, como a água deveria sair pelos orifícios? Desenhe na figura como seria, e depois explique o porquê.

(6)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações.

__________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Parágrafo 5º - Em caso de vacância na Comissão de Ética e Disciplina Regional, decorrente dos itens “a “ a “d “ e “f “ a “i “ do artigo 37 deste

Do not run the appliance from the mains when the battery is fully charged.. Trimming with

Patrocínio Clube Tempo Balizamento... Patrocínio Clube

expert in Family Health at Faculdades Integradas de Patos (FIP); Nursing assistant at the CSSD, in HulW – João Pessoa (PB), Brazil.. 4 Nurse at Faculdade Santa emília

I. O Processo de Enfermagem deve estar baseado num suporte teórico que oriente a coleta de dados, o estabelecimento de diagnósticos de enfermagem e o

GLARGILIN® Carpules Bula para o Profissional de Saúde – Institucional GLARGILIN ® (insulina glargina) BIOMM S.A. Solução injetável 100 U/mL.. 2003) (n= 378), que foram

Devo despir-me do que é belo, devo despir-me da poesia, devo despir-me do manto mais puro que o tempo me deu, que a vida me dá. Como podemos classificar as orações em

nesse museu do pardo indiferente e) Sim, meu coração é muito pequeno. Só agora vejo que nele não cabem os homens. Os homens estão cá fora, estão na rua..