• Nenhum resultado encontrado

Livro Eletrônico. Aula 00. Professor: Laís Eugênio. (Farmacêutico) DEMO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Livro Eletrônico. Aula 00. Professor: Laís Eugênio. (Farmacêutico) DEMO"

Copied!
41
0
0

Texto

(1)

Aula 00

Farmacologia Geral, Farmacodinâmica e Farmacologia Clínica p/ EBSERH (Farmacêutico)

Professor: Laís Eugênio

(2)

AULA 00: Farmacologia Geral- introdução e conceitos

SUMÁRIO PÁGINA

Apresentação do curso 02

Cronograma 02

1. Introdução 04

2. Conceitos 05

3. Interações medicamentosas 11

3.1 Classificação das interações pelo tipo de resultado 18 3.2 Classificação das interações pela gravidade do efeito 22 3.3 Classificação geral das interações medicamentosas 23

4. Lista de questões apresentadas 29

5. Gabarito 38

REFERÊNCIAS 39

(3)

APRESENTAÇÃO DO CURSO

Olá pessoal! Sejam bem-vindos ao curso “Farmacologia Geral, Farmacodinâmica e Farmacologia Clínica aplicadas à EBSERH”!

É um assunto vasto, cai em todos os concursos (da área policial aos concursos de prefeituras!) e, representa uma boa parte dos pontos da prova! Resumindo, são aquelas questões que todos os seus concorrentes acertarão e você não pode deixar de pegar sua “fatia do bolo”, pois ela vai fazer falta na contagem final de pontos!

Antes de começar com a apresentação do curso propriamente dito, me apresentarei: meu nome é Laís Eugênio dos Santos, sou Farmacêutica Clínica e Industrial, formada pela Universidade de Brasília - UnB (2010).

Iniciei minha vida de concurseira em 2010, sendo aprovada na Secretaria de Saúde do Distrito Federal (2011), onde trabalho atualmente ocupando o cargo de Especialista em Saúde Farmacêutico.

No nosso curso, além da teoria abordando os vários tópicos, também trarei várias questões atuais comentadas para você praticar e ver como elas serão cobradas na sua prova.

Minha intenção neste curso é que você aprenda a matéria de maneira prática e simples, objetivando a sua preparação para a aprovação em qualquer concurso na área de Farmácia. Utilizarei uma linguagem mais informal, com ênfase naquilo que realmente é cobrado nas provas.

Esse curso abordará todo o conteúdo abaixo descrito:

Aula 00 Farmacologia Geral- introdução, conceitos e interações medicamentosas

Aula 01 Farmacodinâmica- receptores, mecanismo gerais de ação e curva dose-efeito

Aula 02 Farmacologia do sistema nervoso autônomo Aula 03 Farmacologia sistema nervoso central e periférico

==0==

(4)

Aula 04 Farmacologia sistema nervoso central e periférico (Continuação)

Aula 05 Farmacologia sistema nervoso central e periférico (Continuação)

Aula 06 Farmacologia da inflamação

Aula 07 Farmacologia do sistema cardiovascular e coagulação

Aula 08 Farmacologia do sistema cardiovascular e coagulação (Continuação)

Aula 09 Farmacologia das doenças bacterianas, virais e fúngicas

Pessoal, qualquer dúvida, sugestão, reclamação, etc. recorram ao FÓRUM, será um prazer atendê-los, ok?

Prontos? Então, vamos aos estudos!

(5)

1. INTRODUÇÃO

Ao longo das nossas aulas nos aprofundaremos nas diversas classes de medicamentos, estudando como se dá sua ação (Farmacodinâmica) e qual a aplicação disso na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças.

Nessa aula iniciaremos com conceitos úteis e mecanismos de funcionamento geral dos fármacos.

Substâncias são utilizadas com finalidade terapêutica, recreacional e outras atividades há séculos, inicialmente apenas por observações cotidianas do seu funcionamento para uma ou outra enfermidade (ópio, contendo morfina para alívio e controle de disenterias), modificação ou melhoramento de algum comportamento fisiológico (cafeína como um estimulante/energético), ou até mesmo uso recreacional (a própria morfina) ou usos diversos (curare usado pelos índios para paralisar e matar sua caça).

No entanto, a partir do final do século XVIII houve a introdução da farmacologia e fisiologia experimentais e com os avanços da química o entendimento científico a respeito dos mecanismos de ação das substâncias deixou de ficar apenas na observação e veio para o campo racional da experimentação e testagem. A descoberta dos receptores dos fármacos e a introdução dos estudos clínicos controlados levaram a farmacologia ao seu desenvolvimento atual e com possibilidades de expansão do seu crescimento, citando aqui a farmacogenética ou farmacogenômica (estudo das variações genéticas que causam diferenças nas respostas individuais aos fármacos).

Claude Bernard (1813-1878) Médico e Farmacêutico

François Magendie (1783-1855) Médico

Deram o ponta pé inicial aos estudos da Farmacologia e Fisiologia

experimental!

(6)

2. CONCEITOS

A farmacologia é a ciência que estudas as interações químicas entre as substâncias e os organismos vivos, objetivando com isso empregar essas substâncias de forma segura por meio da determinação de seus efeitos terapêuticos e nocivos.

 Quando as substâncias interagem com os organismos vivos e produzem um efeito clínico ou farmacológico elas são chamadas de DROGAS.

o As Drogas que produzem efeitos benéficos/terapêuticos (prevenir, diagnosticar, tratar) são chamadas de fármacos ou medicamentos;

o As Drogas que produzem efeitos nocivos são chamadas de tóxicos e estudadas pela Toxicologia.

(7)

Conceitos úteis!

DROGA: substância química que interagindo com o organismo vivo é capaz de causar efeito clínico ou farmacológico (ou seja, modificar funções fisiológicas), podendo ser esse efeito benéfico ou nocivo ao organismo.

1. VICLAM - Pref. Guapiara/ SP – 2014

De acordo com a Farmacopeia Brasileira, o que é medicamento?

a) Substância ativa, droga, insumo farmacêutico ou matéria-prima empregada para modificar ou explorar sistemas fisiológicos ou estados patológicos em benefício da pessoa à qual se administra.

b) Produto, preparado na farmácia, cuja prescrição estabelece composição, a forma farmacêutica e a posologia.

FÁRMACO: é uma DROGA cuja estrutura química é definida/conhecida e que sua interação com o organismo vivo é benéfica (modificando uma função fisiológica ou revertendo um estado patológico em benefício do organismo). Tem finalidade de prevenir, diagnosticar, tratar.

MEDICAMENTO: produto farmacêutico que contém um ou mais FÁRMACOS e tem finalidade de prevenir, diagnosticar, tratar.

TÓXICO: é uma DROGA cuja interação com o organismo vivo é nociva, alterando uma função de forma negativa ou mesmo levando a morte.

(8)

c) Produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, que contém um ou mais fármacos juntamente com outras substâncias, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico.

d) Nome químico da substância.

Comentários:

(a) conceito de insumo farmacêutico ativo da farmacopeia brasileira: ”é uma substância química ativa, fármaco, droga ou matéria-prima que tenha propriedades farmacológicas com finalidade medicamentosa, utilizada para diagnóstico, alívio ou tratamento, empregada para modificar ou explorar sistemas fisiológicos ou estados patológicos, em benefício da pessoa na qual se administra;”

(b) conceito de preparações magistrais da ANVISA, RDC 33/2000:

“Preparação magistral: é aquela preparada na farmácia para ser dispensada atendendo a uma prescrição médica, que estabelece sua composição, forma farmacêutica, posologia e modo de usar.”

(c) conceito de medicamento da Lei 5991/1973: “produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico.”

Gabarito: Letra C.

Um fármaco pode se tornar um tóxico ou vice-versa, já que a dose utilizada é um dos parâmetros que pode influenciar na ação das drogas no organismo vivo. Caso clássico e exemplo disso é o medicamento digoxina cujos efeitos adversos (comumente chamados de efeitos colaterais) são dose-dependentes podendo levar o paciente a morte.

Essa ideia da relação dose-efeito foi primeiramente introduzida pelo famoso Paracelso, conhecido como o Pai da Farmácia.

(9)

Mais conceitos importantes!

“Todas as substâncias são venenos, não existe nada que não seja veneno. Somente a dose correta diferencia o veneno do remédio.”

Farmacologia geral: estuda o entendimento geral do funcionamento comum a todos os grupos de drogas.

Farmacologia clínica: estuda a aplicação clínica das drogas.

Farmacoterapia: escolha da melhor forma de tratamento para o paciente.

Farmacodinâmica: estudo dos mecanismos de ação e efeitos das drogas no corpo.

Farmacocinética: estudo da movimentação da droga pelo corpo(processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção dos fármacos).

Farmacognosia: estudo dos produtos de origem natural, sejam eles de origem vegetal ou animal.

Farmacotécnica: estudo e desenvolvimento de formulações farmacêuticas para o desenvolvimento da melhor apresentação para os medicamentos.

Farmacogenética: estudo das variações genéticas que causam diferenças nas respostas individuais aos fármacos.

Farmacoeconomia: determinação e análise dos custos de uma terapia.

Farmacovigilância: identificação e avaliação dos efeitos e dos riscos do uso dos tratamentos farmacológicos na população por meio da detecção, registro e avaliação das reações adversas aos medicamentos.

Farmacoepidemiologia: estudo do uso e dos efeitos dos medicamentos na população.

(10)

2. UPENET/IAUPE - SAD/SES - 2014

Assinale a alternativa que corresponde ao estudo da utilização de drogas em uma população.

A) Farmacovigilância B) Atenção farmacêutica C) Farmacocinética

D) Farmacoepidemiologia E) Farmácia clínica

Comentários:

O enunciado remete ao conceito de farmacoepidemiologia apresentado no quadro resumo da página anterior.

Gabarito: Letra D.

3. ACP - Pref. Araguaiana/MT – 2014

Analise as afirmações abaixo a respeito de farmacovigilância:

I – É objetivo da farmacovigilância identificar e avaliar efeitos do uso de tratamentos farmacológicos.

II – É objetivo da farmacovigilância melhorar o conhecimento do perfil de segurança dos medicamentos disponíveis para comercialização.

III – Farmacovigilância é a ciência e as atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou qualquer outro problema relacionado a medicamento.

IV – A farmacovigilância também tem por objetivo quantificar os riscos, a incidência, a gravidade de tratamentos farmacológicos.

Assinale a alternativa CORRETA:

A) Somente I, II e III estão corretas.

B) Todas estão incorretas.

C) Somente II, III e IV estão corretas.

D)Todas estão corretas.

(11)

Comentários:

O enunciado remete ao conceito de farmacovigilância apresentado no quadro resumo da página anterior.

Gabarito: Letra D.

4. IESES - Pref. Leoberto Leal/SC – 2014

É definida como o estudo quantitativo do desenvolvimento temporal dos processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção dos fármacos. Nestes estudos, os teores dos fármacos e seus metabólitos no organismo são determinados, permitindo a obtenção de importantes dados sobre estas substâncias. Referimo-nos a:

a) Farmacologia.

b) Farmacoterapia.

c) Farmacocinética.

d) Farmacodinâmica.

Comentários:

O enunciado remete ao conceito de farmacocinética apresentado no quadro resumo da página anterior.

Gabarito: Letra C.

5. AOCP - EBSERH/HU-UFJF – 2015

A farmacologia é a ciência que estuda o processo de interação dos fármacos com o organismo, a qual está dividida em farmacocinética e farmacodinâmica. O farmacêutico, lendo a bula de um determinado medicamento, pode encontrar nas informações farmacodinâmicas o seguinte conteúdo descrito:

(A) metabolização do fármaco pelo citocromo P450.

(B) transferência do fármaco através das membranas.

(C) ligação do fármaco às proteínas plasmáticas.

(D) ligação do fármaco ao receptor, gerando um potencial de ação.

(E) filtração glomerular do fármaco.

(12)

Comentários:

Os processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção dos fármacos (referentes as alternativas A- biotransformação, B- absorção, C- distribuição, E- excreção) fazem parte da farmacocinética, já a ligação do fármaco a um receptor e a resposta gerada que definirá o efeito desse fármaco fazem parte dos estudos da farmacodinâmica.

Gabarito: Letra D.

3. INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

Interação medicamentosa é o evento clínico no qual os efeitos de um fármaco são modificados pela presença de outro fármaco, alimentos, bebidas ou algum outro agente químico ambiental.

O crescente envelhecimento da população mundial, mudanças dos hábitos alimentares, aumento dos hábitos sedentários de vida (prática de pouca atividade física), longas jornadas de trabalho e de deslocamento, trazem à tona as “doenças da modernidade” como

estresse, obesidade, além de outras que sempre existiram, mas que atingem níveis alarmantes como hipertensão arterial, diabetes, entre outras doenças crônicas. Na maioria das vezes essas doenças não se apresentam isoladas, mas conjuntamente no indivíduo, levando a necessidade de politerapia ou polifarmácia que se

tornou a maior fonte de interações medicamentosas e consequentemente da chance de ocorrência de efeitos adversos.

Nesse cenário surge a necessidade de maiores intervenções e participação ativa do Farmacêutico na avaliação e ajuste das prescrições, além da orientação ao próprio paciente visando diminuir e racionalizar a automedicação

(13)

desgovernada que cresce mais e mais a cada dia e que influencia diretamente na possibilidade de ocorrência de interações medicamentosas.

Fomentar a visão holística (compreensão integral) da terapia, sabendo que um simples chá, não mencionado pelo paciente durante uma consulta, pode se tornar o pior vilão de um tratamento malsucedido.

6. CESPE – SESA/ES – 2011

No que se refere a formas farmacêuticas e vias de administração de medicamentos e a interações medicamentosas, julgue o próximo item.

As interações farmacológicas são uma das causas de reações adversas a medicamentos.

Comentários:

Reveja o texto de apoio.

Gabarito: Certo.

(14)
(15)

7. CESPE – PREFEITURA DE ARACAJU – 2004

O uso simultâneo de vários agentes terapêuticos tornou-se comum. Esse é um dos fatores capazes de alterar a resposta a drogas. A combinação de dois ou mais fármacos pode ocasionar redução da eficácia terapêutica e exacerbação da toxicidade. Assim, é preciso sempre considerar as propriedades dos medicamentos, como, por exemplo, o fato de que o hidróxido de alumínio é um agente quelante e que o Hipericum perforatum (erva de São João) é um indutor da atividade citocromo P450.

Considerando a importância das interações medicamentosas, julgue o itens que se segue.

Uma mulher que usa anticoncepcional que contém estrogênio, que é metabolizado pelo citocromo P450, e que utiliza erva de São João corre o risco de engravidar.

Comentários:

A alternativa se encontra correta, pois a erva de são joão interfere nas enzimas do citocromo P450 gerando problemas no funcionamento dos anticoncepcionais.

Gabarito: Certo.

8. FUNIVERSA – PC/DF – 2012

Um juiz foi encontrado morto em sua casa, sem nenhum sinal de agressão ou violação de sua residência. Durante a perícia no local, os policiais encontraram medicamentos manipulados para insuficiência cardíaca e antidepressivos. A análise pericial indicou a presença de quantidade excessiva de digoxina no tecido cardíaco.

Considerando o texto e com relação a essa substância, assinale a alternativa correta.

(16)

a) Fármaco amplamente utilizado na terapêutica para tratamento de patologias respiratórias.

b) Fármaco pertencente à classe dos glicosídeos cardiotônicos indicado para tratamento de taquicardias ventriculares.

c) Seus efeitos são potencializados na presença de medicamentos à base de Hypericum perforatum (erva de São João).

d) Fármaco que exibe ação inotrópica positiva, com baixo índice terapêutico e que inibe a enzima adenosina trifosfatase.

e) A potência da digoxina é aumentada quando a concentração de potássio extracelular é alta e há também hipercalemia.

Comentários:

A alternativa C se encontra errada porque a erva de são joão diminui os níveis sanguíneos da digoxina, portanto diminui os efeitos do fármaco.

Gabarito: Letra D.

9. AOCP - EBSERH/MA – 2015

Sobre as interações medicamentosas, assinale a alternativa INCORRETA.

(A) As interações medicamentosas positivas podem ser utilizadas para aumentar os efeitos terapêuticos.

(B) A prescrição simultânea de vários fármacos não caracteriza um fator de risco para a ocorrência de interações negativas.

(C) Os alimentos podem interferir na velocidade do esvaziamento gástrico, afetando, assim, a ação do medicamento.

(D) Quanto maior o tempo de tratamento, maior a possibilidade de interação, principalmente com medicamentos de uso contínuo.

(E) A quantidade de medicamento administrada determina a possibilidade e a intensidade da interação.

Comentários:

A alternativa (B) está incorreta, pois como já havíamos citado no texto acima a polifarmácia ou politerapia é uma das maiores causas de interações medicamentosas.

(17)

A alternativa D adiciona algo a mais a se pensar, pois cita o fator tempo de exposição como sendo um influenciador da possibilidade da ocorrência de interações e isso é bem verdade, pois quanto mais tempo se utiliza um medicamento o organismo cria mais resistência, necessidade de aumento da dose necessária para o efeito, adição de novos medicamentos para se obter o mesmo efeito, mais chances de interação com alimentos ou agentes ambientais que em tratamentos curtos.

Gabarito: Letra B.

10. ACP - Pref. Matupá/MT – 2014

Analise as afirmativas abaixo, relacionadas aos problemas que podem ser causados pelas interações medicamentosas:

I – Aumentam o nível plasmático, o que leva à melhor eficácia do medicamento;

II – Dificultam o diagnóstico e desequilibram o paciente estabilizado;

III – Provocam reações adversas, geralmente relacionadas à toxicidade do fármaco;

IV – Provocam o agravamento do quadro clínico do paciente.

Assinale a alternativa CORRETA:

A) Somente I, II e III estão corretas.

B) Somente II, III e IV estão corretas.

C) Somente I, III e IV estão corretas.

D) Somente I, II e IV estão corretas.

Comentários:

(I) O aumento do nível plasmático pode também ter consequências negativas, não sendo algo necessariamente positivo como a questão deixa a entender.

(II, III, IV) São consequências reais das interações medicamentosas.

Gabarito: Letra B.

(18)

11. DIRECTA - Pref. Paranapanema/SP –2014

Um bom atendimento ao paciente não se baseia apenas em um diagnóstico correto, mas em uma terapêutica adequada. Não podemos afirmar portanto que:

a) O reconhecimento das interações medicamentosas possibilita evitar situações de insucesso terapêutico.

b) Minimizar o aparecimento de toxicidade medicamentosa pelo ajuste do esquema posológico ou pelo uso de fármacos alternativos.

c) Conhecer a natureza, o risco e a gravidade potencial de se associar um medicamento a outro pode ser viável na prescrição, dispensação e administração dos medicamentos.

d) O farmacêutico "clínico" nunca poderá colaborar numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) junto à equipe multiprofissional, já que existem as prescrições médicas previamente descritas e o profissional médico habilitado para essa função.

Comentários:

A questão D está incorreta, pois ele não só pode como deve colaborar com todas as questões que envolvem os medicamentos e que estão inclusive citadas nas alternativas a, b e c.

Gabarito: Letra D.

12. CESPE – SEMAD/MA – 2008

As reações adversas a medicamentos (RAM) e as interações medicamentosas são problemas importantes na prática do profissional da área de saúde. Elas são causas significativas de hospitalização, de aumento de tempo de permanência hospitalar e, em alguns casos, podem ser fatais.

Portanto, torna-se imprescindível o conhecimento prévio de possíveis RAM e interações a fim de serem minimizados os riscos. Acerca desse tema, julgue o item a seguir.

(19)

Pacientes hospitalizados estão particularmente sujeitos a interações medicamentosas, uma vez que recebem, em sua maioria, grande quantidade e variedade de medicamentos no curso de uma internação.

Comentários: A quantidade e a variedade remetem ao conceito de polifarmácia que já vimos que é uma das maiores causas de interações medicamentosas. Gabarito: Certo.

3.1 Classificação das interações pelo tipo de resultado

Quando um fármaco interage com outro podem ocorrer três tipos de efeito final ou resultado:

SINERGISMO DE ADIÇÃO: ocorre quando o efeito final ou resultado da interação é igual à soma dos efeitos dos fármacos isolados (1+1=2) aumentando a resposta fisiológica.

 Esse tipo de situação é interessante, pois é possível reduzir a dose dos fármacos mantendo o efeito desejado, mas diminuindo a chance de efeitos adversos.

Exemplo: A associação do paracetamol com codeína para tratamento da dor permite utilizar uma dose menor de codeína que é um fármaco com efeitos adversos bastante indesejáveis.

SINERGISMO DE POTENCIALIZAÇÃO: ocorre quando o efeito final ou resultado da interação é maior que a soma dos efeitos individuais.

 Normalmente os fármacos têm mecanismos de ação diferentes e um deles altera a absorção, distribuição, biotransformação ou excreção do fármaco efetor (aquele cuja ação é a desejada/esperada).

(20)

Exemplo: A associação de amoxicilina com ácido clavulânico permite que a amoxicilina que é um antibiótico de largo espectro, mas suscetível a bactérias produtoras de beta-lactamases (enzimas capazes de destruir o antibiótico), possa ampliar seu espectro de ação, já que o ácido clavulânico que tem ação antimicrobiana fraca, mas consegue inativar as beta- lactamases, protegendo a amoxicilina contra essas enzimas.

ANTAGONISMO: quando um fármaco diminui ou abole o efeito de outro.

 Tipos:

o Antagonismo fisiológico: ações fisiológicas contrárias (antitussígenos x expectorantes; histamina x adrenalina nas crises anafiláticas);

o Antagonismo químico: reações químicas reduzem os efeitos de ambos os fármacos ou de um deles (tetraciclina quelatando com leite ou antiácidos - Ca2+, Al3+, Fe2+);

o Antagonismo de Adsorção: interação por mecanismo físico (carvão ativado utilizado para intoxicações orais)

o Antagonismo farmacocinético: uma droga interfere na absorção metabolismo ou excreção da outra (penicilinas x anticoncepcionais orais)

o Antagonismo farmacológico: duas drogas competem pelo mesmo receptor (Morfina x Naloxona)

13. UNIUV - Pref. Sertaneja/PR – 2015

Durante a análise dos medicamentos utilizados pelos pacientes, podem ser encontradas interações medicamentosas que podem ser benéficas, quando melhoram a eficácia terapêutica ou reduzem os efeitos adversos, ou

0

(21)

prejudiciais, quando aumentam seus efeitos adversos ou anulam o efeito terapêutico. A potencialização é um tipo de interação medicamentosa que:

A ( ) Resulta na precipitação de um dos fármacos no momento da administração;

B ( ) Na associação de dois ou mais fármacos ocorre um efeito antagônico, capaz de aumentar a potência;

C ( ) Resulta no aparecimento de reações adversas intensas;

D ( ) Na associação de dois ou mais fármacos ocorre um efeito final maior do que a soma algébrica dos efeitos desses fármacos;

E ( ) Potencializa as reações idiossincráticas produzidas pelos fármacos isoladamente.

Comentários:

(a) interação que será mencionada no próximo tópico chamada de Interação farmacêutica, também chamada de incompatibilidade medicamentosa.

(d) conceito de potencialização

As demais alternativas estão erradas, pois a potencialização é uma espécie de sinergismo e não de antagonismo de fármacos.

Gabarito: Letra D.

14. COTEC/UNIMONTES - Pref. Itacarambi/MG – 2014

Com frequência, o efeito de um fármaco é diminuído ou totalmente abolido na presença de outro. As alternativas abaixo se referem a esse processo.

Analise-as e assinale a que REPRESENTA um antagonismo por bloqueio dos receptores.

A) Dissociação muito lenta do antagonista dos receptores.

B) O uso de agentes quelantes.

C) Aumento da velocidade de degradação metabólica da substância ativa.

D) Interação de duas substâncias cujas ações opostas no organismo tendem a anular uma à outra.

Comentários:

(22)

A é a alternativa correta, pois é a única que é causada por bloqueio de receptor. A alternativa (b) é um antagonismo químico, a alternativa (c) se trata de um antagonismo farmacocinético e a alternativa (d) é um antagonismo fisiológico.

Gabarito: Letra A.

15. AMEOSC - Pref. Guarujá do Sul/SC – 2015

Antagonista fisiológico é uma expressão utilizada livremente para descrever a interação entre dois fármacos cujas ações opostas no organismo tendem a se anular mutuamente. Trata-se de:

A) Antagonismo químico.

B) Antagonismo farmacocinético.

C) Bloqueio da relação receptor-efetuador.

D) Antagonismo fisiológico.

Comentários: O próprio tipo de antagonista já se refere que tipo de antagonismo está sendo mencionado. Questão de graça na prova!

Gabarito: Letra D.

16. VUNESP – IAMSPE – 2012

Como resultado das interações medicamentosas, pode-se afirmar que:

(a) o efeito aditivo ocorre entre fármacos que atuam em diferentes receptores farmacológicos.

(b) sinergismo é um tipo de resposta farmacológica obtida a partir da associação de dois ou mais medicamentos cuja resultante é menos do que a simples soma dos efeitos isolados de casa um deles.

(c) o antagonista químico é aquela substância que se liga ao fármaco presente no organismo, inativando a ação terapêutica desse fármaco e/ou sua toxicidade.

(d) o antagonismo fisiológico ou funcional ocorre quando dois (ou mais fármacos) competem pelo mesmo receptor, diminuindo o efeito farmacológico/toxicidade do fármaco que não se ligou ao receptor.

(23)

(e) antagonismo competitivo corresponde às ações opostas de dois fármacos, tendendo a cancelar ou reduzir o efeito de um dos fármacos, portanto, ocorre quando dois fármacos produzem efeitos opostos na mesma função fisiológica.

Comentários:

(a) está errada, pois fármacos que atuam em um mesmo receptor também podem sofrer sinergismo.

(b) está errado pela colocação da palavra menos invés da palavra mais.

Além disso seria necessário especificar que esse tipo de sinergismo é por adição ou soma, fica vago falar apenas em sinergismo já que existe mais de um tipo.

(c) conceito correto desse tipo de antagonismo.

(d) a esse tipo de antagonismo se dá o nome de farmacológico, não de fisiológico.

(e) a esse tipo de antagonismo se dá o nome de fisiológico, não de competitivo.

Gabarito: Letra C.

3.2 Classificação das interações pela gravidade do efeito

As interações podem ser classificadas de três formas dependendo da gravidade do seu resultado:

LEVE: o efeito da interação não afeta de maneira considerável o efeito clínico dos fármacos e não é preciso fazer alterações na terapia.

Exemplo: Acetaminofeno (analgésico) pode reduzir os efeitos da Furosemida (diurético).

MODERADA: o efeito da interação pode causar dano ao estado clínico do paciente.

(24)

Exemplo: terapia combinada de rifampicina (antibiótico) com isoniazida (antituberculoso) aumentando a incidência de hepatite.

GRAVE: a interação pode causar dano permanente ou morte.

Exemplo: arritmia cardíaca causada pela interação de terfenadina (anti- histamínico) com cetoconazol (antifúngico).

17. CETRO – HCFMB – 2015

Leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. O uso concomitante de digoxina com ____________ implica bradicardia, apresentando um grau de interação moderada.

(A) ciclosporina (B) atenolol (C) propranolol (D) diazepam (E) clonazepam Comentários:

Caberia recurso nessa questão porque propranolol e atenolol causam bradicardia, pois são ambos da mesma classe farmacológica, então, as letras B e C estariam corretas. A interação é moderada pois causa dano ao estado clínico do paciente causando bradicardia excessiva e possíveis arritmias.

Gabarito: Letra C.

(25)

3.3 Classificação geral das interações medicamentosas

INTERAÇÕES FARMACOCINÉTICAS: alteração da velocidade ou a extensão de absorção, distribuição, biotransformação ou excreção de outro fármaco.

Podem acontecer na:

Absorção: pela alteração do PH intestinal, adsorção, quelação ou outros mecanismos de complexação, alteração da motilidade gastrointestinal;

Na distribuição: competição pela ligação a proteínas plasmáticas e hemodiluição com redução de proteínas plasmáticas;

Biotrasformação: indução enzimática (expl.: barbituratos, carbamazepina, glutetimida, fenitoína, primidona, rifampicina e tabaco) ou inibição enzimática (alopurinol, cloranfenicol, cimetidina, ciprofloxacino, dextropropoxifeno, dissulfiram, eritromicina, fluconazol, fluoxetina, idrocilamida, isoniazida, cetoconazol, metronidazol, fenilbutazona e verapamil);

Excreção: alteração de PH urinário, alteração de fluxo sanguíneo renal, alteração na excreção ativa tubular renal, alteração na excreção biliar e ciclo êntero-hepático.

INTERAÇÕES FARMACODINÂMICAS: ocorrem nos mecanismos de ação dos fármacos envolvidos com o mesmo receptor ou enzima.

Exemplo: aumento do espectro bacteriano de trimetoprima e sulfametoxazol que atuam em etapas diferentes de mesma rota metabólica.

INTERAÇÕES DE EFEITO: dois ou mais fármacos com ações farmacológicas similares ou opostas, podendo produzir sinergias ou antagonismos.

(26)

Exemplo: álcool reforçando o efeito sedativo de hipnóticos e anti- histamínicos.

INTERAÇÕES FARMACÊUTICAS / INCOMPATIBILIDADE MEDICAMENTOSA:

ocorrem in vitro, ou seja, antes da administração dos fármacos no organismo, quando se misturam dois ou mais deles numa mesma seringa, equipo de soro ou outro recipiente.

Ocorrem por causa de reações físico-químicas que podem desencadear:

 Alterações organolépticas como mudanças de cor, consistência (sólidos), opalescência, turvação, formação de cristais, floculação, precipitação;

o São modificações que podem ou não ser associadas a mudança da atividade farmacológica;

 Diminuição da atividade ou inativação de um ou mais fármacos;

 Formação de novo composto (ativo, inócuo, tóxico).

 Aumento da toxicidade;

18. AOCP - EBSERH/ HC-UFMG – 2014

Interações farmacocinéticas ocorrem quando um fármaco modifica o processo pelo qual o outro é absorvido, distribuído, biotransformado ou excretado. Não são facilmente previsíveis e podem gerar problemas clinicamente relevantes. Com base nos processos farmacocinéticos e nas interações farmacocinéticas, assinale a alternativa que aponta um fator/alteração que NÃO se enquadra como um mecanismo de interação farmacocinética relacionado à excreção.

(A) Alcalinização da urina.

(B) Hemodiluição com redução de proteínas plasmáticas.

(C) Alteração na excreção ativa tubular renal.

(D) Aumento do fluxo sanguíneo renal.

(E) Alteração no ciclo êntero-hepático.

Comentários:

(27)

A alternativa (b) está errada, pois se encaixa em uma interação farmacocinética na distribuição.

Gabarito: Letra B.

19. CONSULPAM - Pref. Apuiarés/CE – 2014

Sobre interações medicamentosas NÃO é correto afirmar:

a) A interação é um evento clínico na maioria das vezes indetectável que influencia a magnitude ou a duração do efeito do medicamento, modificando o rumo esperado da terapêutica.

b) As interações medicamentosas podem ser classificadas como:

incompatibilidades, interações farmacocinéticas e farmacodinâmicas.

c) A interação que ocorre entre a naloxona e a morfina é devido a um antagonismo por competição por receptor.

d) A conciliação medicamentosa, principalmente durante a internação hospitalar, pode ajudar a identificar e prevenir interações.

Comentários:

A alternativa (a) está incorreta, pois as interações são na maioria das vezes detectáveis.

A alternativa (c) foi citada como exemplo quando falamos de antagonismo farmacodinâmico e, portanto está correta.

A alternativa (d) remete ao comentário sobre a necessidade de avaliação e intervenção do farmacêutico na prevenção das interações.

Gabarito: Letra A.

20. UNIUV - Pref. Jaguariaíva/PR – 2015

As interações medicamentosas podem ser caracterizadas como farmacocinéticas ou farmacodinâmicas, um exemplo de interação farmacodinâmica é:

A ( ) Interação que ocorre entre o medicamento e o alimento;

B ( ) Interferência na biotransformação de fármacos;

C ( ) Interferência na excreção de fármacos;

D ( ) Interferência na absorção de fármacos;

(28)

E ( ) Alteração de níveis eletrolíticos.

Comentários:

(a) farmacocinética na absorção

(b) farmacocinética na biotransformação (c) farmacocinética na excreção

(d) farmacocinética na absorção

(e) essa alternativa está correta, pois alterações nos níveis de eletrólitos podem levar a algum tipo de alteração do mecanismo de ação farmacológica. Um exemplo disso é a digoxina, se os níveis de potássio estiverem diminuídos, a chamada hipocalemia, a potência da digoxina vai ser aumentada, assim como se o contrário ocorrer, a chamada hipercalemia, a potência vai estar diminuída.

Gabarito: Letra E.

21. AOCP – EBSERSH/HU-UFJF - 2015

Nas interações medicamentosas farmacocinéticas, as que acontecem no citocromo P450 (CYP) são de grande importância e devem ser consideradas na avaliação farmacoterapêutica do farmacêutico. Estas interações acontecem pela interferência de alguns fármacos que induzem ou bloqueiam a ação das isoenzimas CYP, determinantes para a metabolização de outros fármacos (substratos). Sobre as interações que acontecem no citocromo P450, assinale a alternativa correta.

a) Fármaco substrato é aquele que induz a ação de uma enzima na metabolização de outro fármaco.

b) Enzimas importantes são aquelas responsáveis por ≥ 30% da metabolização do fármaco.

c) Fármacos indutores são aqueles que potencializam a ação de outros fármacos.

d) Qualquer aumento ou redução na concentração do fármaco causada pela interação é muito importante na avaliação, independente da consequência clínica.

(29)

e) Fármacos que inibem as enzimas de forma forte, moderada ou fraca apresentam a mesma importância na avaliação da interação medicamentosa.

Comentários:

A alternativa correta é a B e, mesmo que você não soubesse desse dado, não precisa se assustar, você resolve a questão por eliminação.

Para a alternativa A encontramos a resposta no próprio enunciado:

“...induzem ou bloqueiam a ação das isoenzimas CYP, determinantes para a metabolização de outros fármacos (substratos)”. Fármaco substrato é o que sofre ação/metabolização por uma enzima a qual sofreu interferência de outro fármaco, ou seja, alternativa incorreta.

A alternativa C está incorreta porque fármacos indutores são aqueles que interferem na ação da enzima para “mais”, ou seja, aumentam sua atividade de metabolização fazendo com que o fármaco substrato ou alvo da ação da enzima seja metabolizado mais rapidamente e, portanto, tenha sua atividade diminuída.

A alternativa D está incorreta, pois o objetivo de uma avaliação farmacoterapêutica é na realidade detectar interações prejudiciais ao paciente, pois uma interação que traz benefício ao paciente não vai desencadear conduta corretiva ou algo semelhante, sendo de pouca importância na avaliação.

A alternativa E está incorreta porque a intensidade da interação com a enzima determina justamente se a interação vai ou não ser significativa, já que, normalmente, inibição enzimática forte gera acúmulo drástico do fármaco substrato no organismo, com maior probabilidade de causar uma interação medicamentosa maléfica ao paciente, por exemplo.

Gabarito: Letra B.

(30)

4. LISTA DE QUESTÕES APRESENTADAS

1. VICLAM - Pref. Guapiara/ SP – 2014

De acordo com a Farmacopeia Brasileira, o que é medicamento?

a) Substância ativa, droga, insumo farmacêutico ou matéria-prima empregada para modificar ou explorar sistemas fisiológicos ou estados patológicos em benefício da pessoa à qual se administra.

b) Produto, preparado na farmácia, cuja prescrição estabelece composição, a forma farmacêutica e a posologia.

c) Produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, que contém um ou mais fármacos juntamente com outras substâncias, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico.

d) Nome químico da substância.

2. UPENET/IAUPE - SAD/SES - 2014

Assinale a alternativa que corresponde ao estudo da utilização de drogas em uma população.

A) Farmacovigilância B) Atenção farmacêutica C) Farmacocinética

D) Farmacoepidemiologia E) Farmácia clínica

3. ACP - Pref. Araguaiana/MT – 2014

Analise as afirmações abaixo a respeito de farmacovigilância:

I – É objetivo da farmacovigilância identificar e avaliar efeitos do uso de tratamentos farmacológicos.

II – É objetivo da farmacovigilância melhorar o conhecimento do perfil de segurança dos medicamentos disponíveis para comercialização.

(31)

III – Farmacovigilância é a ciência e as atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou qualquer outro problema relacionado a medicamento.

IV – A farmacovigilância também tem por objetivo quantificar os riscos, a incidência, a gravidade de tratamentos farmacológicos.

Assinale a alternativa CORRETA:

A) Somente I, II e III estão corretas.

B) Todas estão incorretas.

C) Somente II, III e IV estão corretas.

D)Todas estão corretas.

4. IESES - Pref. Leoberto Leal/SC – 2014

É definida como o estudo quantitativo do desenvolvimento temporal dos processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção dos fármacos. Nestes estudos, os teores dos fármacos e seus metabólitos no organismo são determinados, permitindo a obtenção de importantes dados sobre estas substâncias. Referimo-nos a:

a) Farmacologia.

b) Farmacoterapia.

c) Farmacocinética.

d) Farmacodinâmica.

5. AOCP - EBSERH/HU-UFJF – 2015

A farmacologia é a ciência que estuda o processo de interação dos fármacos com o organismo, a qual está dividida em farmacocinética e

farmacodinâmica. O farmacêutico, lendo a bula de um determinado medicamento, pode encontrar nas informações farmacodinâmicas o seguinte conteúdo descrito:

(A) metabolização do fármaco pelo citocromo P450.

(B) transferência do fármaco através das membranas.

(C) ligação do fármaco às proteínas plasmáticas.

(32)

(D) ligação do fármaco ao receptor, gerando um potencial de ação.

(E) filtração glomerular do fármaco.

6. CESPE – SESA/ES – 2011

No que se refere a formas farmacêuticas e vias de administração de medicamentos e a interações medicamentosas, julgue os próximos itens.

As interações farmacológicas são uma das causas de reações adversas a medicamentos.

7. CESPE – PREFEITURA DE ARACAJU – 2004

O uso simultâneo de vários agentes terapêuticos tornou-se comum. Esse é um dos fatores capazes de alterar a resposta a drogas. A combinação de dois ou mais fármacos pode ocasionar redução da eficácia terapêutica e exacerbação da toxicidade. Assim, é preciso sempre considerar as propriedades dos medicamentos, como, por exemplo, o fato de que o hidróxido de alumínio é um agente quelante e que o Hipericum perforatum (erva de São João) é um indutor da atividade citocromo P450.

Considerando a importância das interações medicamentosas, julgue o item que se segue.

Uma mulher que usa anticoncepcional que contém estrogênio, que é metabolizado pelo citocromo P450, e que utiliza erva de São João corre o risco de engravidar.

8. FUNIVERSA – PC/DF – 2012

Um juiz foi encontrado morto em sua casa, sem nenhum sinal de agressão ou violação de sua residência. Durante a perícia no local, os policiais encontraram medicamentos manipulados para insuficiência

(33)

cardíaca e antidepressivos. A análise pericial indicou a presença de quantidade excessiva de digoxina no tecido cardíaco.

Considerando o texto e com relação a essa substância, assinale a alternativa correta.

a) Fármaco amplamente utilizado na terapêutica para tratamento de patologias respiratórias.

b) Fármaco pertencente à classe dos glicosídeos cardiotônicos indicado para tratamento de taquicardias ventriculares.

c) Seus efeitos são potencializados na presença de medicamentos à base de Hypericum perforatum (erva de São João).

d) Fármaco que exibe ação inotrópica positiva, com baixo índice terapêutico e que inibe a enzima adenosina trifosfatase.

e) A potência da digoxina é aumentada quando a concentração de potássio extracelular é alta e há também hipercalemia.

9. AOCP - EBSERH/MA – 2015

Sobre as interações medicamentosas, assinale a alternativa INCORRETA.

(A) As interações medicamentosas positivas podem ser utilizadas para aumentar os efeitos terapêuticos.

(B) A prescrição simultânea de vários fármacos não caracteriza um fator de risco para a ocorrência de interações negativas.

(C) Os alimentos podem interferir na velocidade do esvaziamento gástrico, afetando, assim, a ação do medicamento.

(D) Quanto maior o tempo de tratamento, maior a possibilidade de interação, principalmente com medicamentos de uso contínuo.

(E) A quantidade de medicamento administrada determina a possibilidade e a intensidade da interação.

10. ACP - Pref. Matupá/MT – 2014

(34)

Analise as afirmativas abaixo, relacionadas aos problemas que podem ser causados pelas interações medicamentosas:

I – Aumentam o nível plasmático, o que leva à melhor eficácia do medicamento;

II – Dificultam o diagnóstico e desequilibram o paciente estabilizado;

III – Provocam reações adversas, geralmente relacionadas à toxicidade do fármaco;

IV – Provocam o agravamento do quadro clínico do paciente.

Assinale a alternativa CORRETA:

A) Somente I, II e III estão corretas.

B) Somente II, III e IV estão corretas.

C) Somente I, III e IV estão corretas.

D) Somente I, II e IV estão corretas.

11. DIRECTA - Pref. Paranapanema/SP –2014

Um bom atendimento ao paciente não se baseia apenas em um diagnóstico correto, mas em uma terapêutica adequada. Não podemos afirmar portanto que:

a) O reconhecimento das interações medicamentosas possibilita evitar situações de insucesso terapêutico.

b) Minimizar o aparecimento de toxicidade medicamentosa pelo ajuste do esquema posológico ou pelo uso de fármacos alternativos.

c) Conhecer a natureza, o risco e a gravidade potencial de se associar um medicamento a outro pode ser viável na prescrição, dispensação e administração dos medicamentos.

d) O farmacêutico "clínico" nunca poderá colaborar numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) junto à equipe multiprofissional, já que existem as prescrições médicas previamente descritas e o profissional médico habilitado para essa função.

12. CESPE – SEMAD/MA – 2008

(35)

As reações adversas a medicamentos (RAM) e as interações medicamentosas são problemas importantes na prática do profissional da área de saúde. Elas são causas significativas de hospitalização, de aumento de tempo de permanência hospitalar e, em alguns casos, podem ser fatais.

Portanto, torna-se imprescindível o conhecimento prévio de possíveis RAM e interações a fim de serem minimizados os riscos. Acerca desse tema, julgue o item a seguir.

Pacientes hospitalizados estão particularmente sujeitos a interações medicamentosas, uma vez que recebem, em sua maioria, grande quantidade e variedade de medicamentos no curso de uma internação.

13. UNIUV - Pref. Sertaneja/PR – 2015

Durante a análise dos medicamentos utilizados pelos pacientes, podem ser encontradas interações medicamentosas que podem ser benéficas, quando melhoram a eficácia terapêutica ou reduzem os efeitos adversos, ou prejudiciais, quando aumentam seus efeitos adversos ou anulam o efeito terapêutico. A potencialização é um tipo de interação medicamentosa que:

A ( ) Resulta na precipitação de um dos fármacos no momento da administração;

B ( ) Na associação de dois ou mais fármacos ocorre um efeito antagônico, capaz de aumentar a potência;

C ( ) Resulta no aparecimento de reações adversas intensas;

D ( ) Na associação de dois ou mais fármacos ocorre um efeito final maior do que a soma algébrica dos efeitos desses fármacos;

E ( ) Potencializa as reações idiossincráticas produzidas pelos fármacos isoladamente.

14. COTEC/UNIMONTES - Pref. Itacarambi/MG – 2014

(36)

Com frequência, o efeito de um fármaco é diminuído ou totalmente abolido na presença de outro. As alternativas abaixo se referem a esse processo.

Analise-as e assinale a que REPRESENTA um antagonismo por bloqueio dos receptores.

A) Dissociação muito lenta do antagonista dos receptores.

B) O uso de agentes quelantes.

C) Aumento da velocidade de degradação metabólica da substância ativa.

D) Interação de duas substâncias cujas ações opostas no organismo tendem a anular uma à outra.

15. AMEOSC - Pref. Guarujá do Sul/SC – 2015

Antagonista fisiológico é uma expressão utilizada livremente para descrever a interação entre dois fármacos cujas ações opostas no organismo tendem a se anular mutuamente. Trata-se de:

A) Antagonismo químico.

B) Antagonismo farmacocinético.

C) Bloqueio da relação receptor-efetuador.

D) Antagonismo fisiológico.

16. VUNESP – IAMSPE – 2012

Como resultado das interações medicamentosas, pode-se afirmar que:

(a) o efeito aditivo ocorre entre fármacos que atuam em diferentes receptores farmacológicos.

(b) sinergismo é um tipo de resposta farmacológica obtida a partir da associação de dois ou mais medicamentos cuja resultante é menos do que a simples soma dos efeitos isolados de casa um deles.

(c) o antagonista químico é aquela substância que se liga ao fármaco presente no organismo, inativando a ação terapêutica desse fármaco e/ou sua toxicidade.

(37)

(d) o antagonismo fisiológico ou funcional ocorre quando dois (ou mais fármacos) competem pelo mesmo receptor, diminuindo o efeito farmacológico/toxicidade do fármaco que não se ligou ao receptor.

(e) antagonismo competitivo corresponde às ações opostas de dois fármacos, tendendo a cancelar ou reduzir o efeito de um dos fármacos, portanto, ocorre quando dois fármacos produzem efeitos opostos na mesma função fisiológica.

17. CETRO – HCFMB – 2015

Leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. O uso concomitante de digoxina com ____________ implica bradicardia, apresentando um grau de interação moderada.

(A) ciclosporina (B) atenolol (C) propranolol (D) diazepam (E) clonazepam

18. AOCP - EBSERH/ HC-UFMG – 2014

Interações farmacocinéticas ocorrem quando um fármaco modifica o processo pelo qual o outro é absorvido, distribuído, biotransformado ou excretado. Não são facilmente previsíveis e podem gerar problemas clinicamente relevantes. Com base nos processos farmacocinéticos e nas interações farmacocinéticas, assinale a alternativa que aponta um fator/alteração que NÃO se enquadra como um mecanismo de interação farmacocinética relacionado à excreção.

(A) Alcalinização da urina.

(B) Hemodiluição com redução de proteínas plasmáticas.

(38)

(C) Alteração na excreção ativa tubular renal.

(D) Aumento do fluxo sanguíneo renal.

(E) Alteração no ciclo êntero-hepático.

19. CONSULPAM - Pref. Apuiarés/CE – 2014

Sobre interações medicamentosas NÃO é correto afirmar:

a) A interação é um evento clínico na maioria das vezes indetectável que influencia a magnitude ou a duração do efeito do medicamento, modificando o rumo esperado da terapêutica.

b) As interações medicamentosas podem ser classificadas como:

incompatibilidades, interações farmacocinéticas e farmacodinâmicas.

c) A interação que ocorre entre a naloxona e a morfina é devido a um antagonismo por competição por receptor.

d) A conciliação medicamentosa, principalmente durante a internação hospitalar, pode ajudar a identificar e prevenir interações.

20. UNIUV - Pref. Jaguariaíva/PR – 2015

As interações medicamentosas podem ser caracterizadas como farmacocinéticas ou farmacodinâmicas, um exemplo de interação farmacodinâmica é:

A ( ) Interação que ocorre entre o medicamento e o alimento;

B ( ) Interferência na biotransformação de fármacos;

C ( ) Interferência na excreção de fármacos;

D ( ) Interferência na absorção de fármacos;

E ( ) Alteração de níveis eletrolíticos.

21. AOCP – EBSERSH/HU-UFJF - 2015

Nas interações medicamentosas farmacocinéticas, as que acontecem no citocromo P450 (CYP) são de grande importância e devem ser consideradas na avaliação farmacoterapêutica do farmacêutico. Estas interações acontecem pela interferência de alguns fármacos que

(39)

induzem ou bloqueiam a ação das isoenzimas CYP, determinantes para a metabolização de outros fármacos (substratos). Sobre as interações que acontecem no citocromo P450, assinale a alternativa correta.

a) Fármaco substrato é aquele que induz a ação de uma enzima na metabolização de outro fármaco.

b) Enzimas importantes são aquelas responsáveis por ≥ 30% da metabolização do fármaco.

c) Fármacos indutores são aqueles que potencializam a ação de outros fármacos.

d) Qualquer aumento ou redução na concentração do fármaco causada pela interação é muito importante na avaliação, independente da consequência clínica.

e) Fármacos que inibem as enzimas de forma forte, moderada ou fraca apresentam a mesma importância na avaliação da interação medicamentosa.

5. GABARITO

1 C 8 D 15 D

2 D 9 B 16 C

3 D 10 B 17 C

4 C 11 D 18 B

5 D 12 CERTO 19 A 6 CERTO 13 D 20 E 7 CERTO 14 A 21 B

(40)

REFERÊNCIAS

Brunton et al. As Bases Farmacológicas da Terapêutica, Goodman &

Gilman. 12ª ed. 2012.

Katzung et al. Farmacologia Básica e Clínica. 12ª edição. 2014.

BULÁRIO ELETRÔNICO DA ANVISA. Bulas. Disponível em: <

http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/index.asp>. Acesso em: 10 de junho. 2016.

Felisberto, Ivy Alcoforado. Farmacodinâmica. Disponível em: <

http://enfermagemnm.xpg.uol.com.br/farmacodinamica.pdf>. Acesso em:

10 de junho. 2016.

Nicoletti , Maria Aparecida et al. Principais Interações No Uso De Medicamentos Fitoterápicos. Revista Infarma, v.19, nº 1/2, 2007.

Disponívelem:<http://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/10/infa0 9.pdf>. Acesso em: 10 de junho. 2016.

GUIA DE INTERAÇOES MEDICAMENTOSAS, HOSPITAL DAS CLÍNICAS UFG.

Disponível em: <

https://farmacia.hc.ufg.br/up/734/o/Guia_de_Interacoes_Medicamentosa s.pdf?1409055761>. Acesso em: 10 de junho. 2016.

Hoefler, Rogério. Interações Medicamentosas. Disponível em: <

http://www.toledo.pr.gov.br/intranet/ftn/docs/intMed.pdf>. Acesso em:

10 de junho. 2016.

(41)

Referências

Documentos relacionados

(E) Resultados mais elevados são frequentemente detectados na doença de Paget e tumores ósseos. Comentário: encontramos o erro logo na alternativa A, pois a FAL

Essa questão se aprofunda nos aspectos fisiológicos, como a alternativa B, que discorre sobre os sinais clínicos presentes na espasticidade (vocês estudarão isso nas aulas de

Farmacologia p/ EMSERH (Farmac•utico) Teoria e exerc’cios comentados Prof». Sabendo que a a•‹o de ambos os f‡rmacos ocasiona broncodilata•‹o, assinale a

b) São melhores hemostáticos. c) Não deixam resíduos presos aos dentes. d) Não afastam a gengiva tão bem quanto os fios impregnados com epinefrina.. b) Possui um pequeno tempo

(E) Maior distribui•‹o do f‡rmaco pelos diferentes tecidos do organismo.. Sobre os mecanismos de transporte transmembranal de drogas, assinale a

Neste ponto deve ser estabelecida a razão de existir da organização, bem como seu posicionamento estratégico. A missão é a determinação do motivo central da existência

( ) Constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental, com o fim de obter informação, declaração ou confissão

(A) I. Lei de Diretrizes Orçamentárias e da II. Lei que institui o Plano Plurianual. Lei que estabelece Orçamento Anual e da II. Lei que institui o Plano Plurianual. Lei