• Nenhum resultado encontrado

Muito prazer, Rota da Amizade, Santa Catarina. Curitiba, onde todos os verdes se encontram. No coração do Brasil, onde a diversidade é o espetáculo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Muito prazer, Rota da Amizade, Santa Catarina. Curitiba, onde todos os verdes se encontram. No coração do Brasil, onde a diversidade é o espetáculo"

Copied!
48
0
0

Texto

(1)

Viagem Turismo Cultura Entretenimento

De zembr o de 2010 - E diç ão nº 41

O charme das cidades do interior de Santa Catarina, um passeio com a alma do Sul do Brasil.

Muito prazer, Rota da Amizade, Santa Catarina

Curitiba, onde todos os verdes se encontram

Das dezenas de parques em plena área urbana à exuberante paisagem da Serra do Mar rumo ao litoral paranaense.

No coração do Brasil, onde a diversidade é o espetáculo

Entre chapadas , planaltos e vales ergue-se o Estado de Goiás com suas belezas naturais .

Guia dos mais de 600 hotéis da rede

conveniada RDC e

Nova carteirinha de associado é também

cartão de descontos

Indique e Ganhe Fidelidade:

valor dos pontos creditados

diretamente no cartão pré-

(2)

Férias&Lazer

(3)

Índice

E x p e d i e n t e :

Conselho Editorial: Alberto Toussaint, Claudino Velloso Borges Neto, José Velloso Borges da Silva, Júlio Castanheira

Jornalista Responsável:

Maria Lucia Capella Botana (MTb 40307) Projeto Gráfico e Editoração:

Gilmar Ribeiro Sanches Produção:

Rodrigo Esposito Velloso Borges Colaboradores:

Ari Cirilo, Roberto Navarro, Virgilio N. S. de Carvalho

Web:

Luciana Toussaint Revisão:

Remy Nadir Roy Impressão:

Duo Graf Gráfica e Editora Ltda.

Tiragem: 55.000 exemplares

Distribuição: Nacional - gratuita e dirigida Férias & Lazer é uma publicação da RDC Férias, Hotéis e Turismo - Av. Paulista, 2001, 9º andar - Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP: 01311-931 - Tel.: (11) 2172-0255 www.rdc-ferias.com.br

O informativo Férias & Lazer não se responsabiliza por artigos assinados ou pelo conteúdo de material publicitário de terceiros.

Considerando o espaço disponível, Férias

& Lazer reserva-se o direito de selecionar, revisar e editar os textos, depoimentos, elogios, críticas e sugestões recebidas, respeitando sempre o conteúdo. E de escolher fotos e ilustrações que estiverem de acordo com o padrão do informativo. Todo material enviado à redação é autorizado automaticamente para a divulgação e também não é gratificado.

Capa: Maria Fumaça - Rota da Amizade - SC Foto: Rota da Amizade Convention & Visitors Bureau

Capa - Rota da Amizade Destino - Curitiba Roteiro - Goiânia Flagrantes de férias Programe suas férias RDC News

Guia de Hotéis

4 8 14 20 22 30 34

Seu cartão de associado RDC chega até você com Mais Vantagens In Club

Sempre buscamos lembrar nossos associados sobre como aproveitar melhor todas as vantagens oferecidas pelo Clube de Viagens RDC.

Um bom exemplo, é saber usar a tarifa-acordo para hospedagem com descontos de até 60% no valor dos preços balcão– um benefício sem limite de utilização e sem carência. Outra vantagem interessante: a flexibilidade que permite ao associado converter as diárias do seu título em serviços turísticos - na compra de passagens aéreas, pacotes de viagens, locação de automóvel etc. As promoções pós-verão também podem ser aproveitadas de forma vantajosa pelo associado, seja utilizando as diárias do seu título ou a tarífa acordo. As vantagens vão de upgrade no tipo de acomodação, descontos em serviços ou até para converter, em muitos casos, 3 diárias do título em 5 diárias no Hotel da promoção. Há ainda promoções relâmpago, como a concedida pela PUMA AIR aos associados de Belém, em que 7 diárias do título podiam ser convertidas em passagem aérea Belém/SP/

Belém para duas pessoas, 4 dias e 3 noites de hospedagem no Hotel Braston São Paulo em apartamento luxo,duplo, e outras vantagens.

Mas o seu Clube de Viagens RDC foi mais além: firmou parceria com o IN CLUB, empresa consolidada na área de promoções e a partir de dezembro, todos os associados começarão a receber novas carteirinhas do Clube, substituindo assim o seu cartão anterior pelo cartão RDC Mais Vantagens In Club.

Nele, além do número do título, constará o número do associado no IN CLUB que dá acesso a promoções exclusivas e descontos especiais em compras de produtos e serviços na rede credenciada IN CLUB, com fornecedores em todo o território nacional.

Portanto, com o cartão RDC Mais Vantagens, além das vantagens de lazer e turismo oferecidas pelo Plano, o associado também pode contar com uma rede de descontos. Basta apresentar o cartão RDC Mais VANTAGENS In Club no momento da compra em uma gama de fornecedores de produtos e serviços como restaurantes, lojas, cursos, casas de espetáculos etc. É só conferir a relação completa no site.

Outra vantagem é o Shopping de Fábrica, um serviço on line, onde é possível adquirir produtos de grandes marcas como Brastemp, Dako, Electrolux com preços até 20% abaixo do valor praticado no varejo, além de condições especiais de pagamento.

Isso tudo porque sabemos que qualidade de vida não se limita a lazer e

hospedagem. Faz parte do dia-a-dia. De todos os momentos.

(4)

Férias&Lazer Capa - Rota da Amizade

O charme das cidades do interior de Santa Catarina, um passeio com a alma do Sul do Brasil - repleto de música, danças, noites estreladas, vinho, boa comida e muita história.

Por Denis Capella Botana

U m dos orgulhos de qualquer turista é encontrar algo que poucos acharam antes. Seja um restaurante escondido longe da rua principal, um hotel que oferece ser- viços inovadores, uma praia virgem, não importa, o bacana é sentir que está indo além, fazendo mais do que o convencional, percorrendo um caminho diferente, descobrindo onde parece não existir o que des- cobrir.

Então que tal ao invés de só um restaurante ou lojinha, não inovar na viagem inteira? Ao dizer que vai para Santa Catarina todos irão ima- ginar férias nas belas praias de Flo- rianópolis ou Balneário Camburiú, mas então você surpreende, falan- do das delícias de percorrer a Rota da Amizade.

Além da estrada que as liga, as ci- dades também partilham de se- melhanças econômicas, geográ- ficas e históricas. Todas as cidades se destacam na agroindústria, têm resquícios da imigração européia, sementes plantadas por migrantes e imigrantes que ajudaram na cons- trução da estrada de ferro entre São Paulo e Rio Grande do Sul e marcas da Guerra do Contestado, o maior conflito armado acontecido dentro do território nacional.

Apesar de bem desenvolvidas eco- nomicamente, cada cidade ocupa

chimarrão e os CTGs, os Centros de Tradições Gaúchas, com bailes em vestimentas típicas, alegrando os fins de semana locais.

Fraiburgo - Por incrível que pare- ça, a cidade não tem esse nome como referência à cidade alemã de Freiburg, mas tem outra razão germânica: a família Frey, que veio da Alemanha, se estabeleceu na região Sul do país e depois acabou por adquirir a região do “Campo da Dúvida”, onde fica hoje a cidade de Fraiburgo.

Muito prazer, Rota da Amizade, Santa Catarina

Tangará - Terra da uva e do vinho.

Foto: Secretaria de Turismo e Cultura de Santa Catarina

(5)

Seja bem-vindo à Fraiburgo, a verdadeira Terra da Maçã.

Em Videira, Observatório Astronômico Domingos Forlim.

milhares de turistas. Por isso não dá para ir à cidade sem passar na

“Barraquinha da Maçã”, no Centro, onde se encontram maçãs locais e todos os tipos de derivados produ- zidos com a fruta.

Na terra da fruta do pecado tam- bém existe espaço para histórias de amor.

Um dos pontos mais conhecidos da cidade é o Castelinho, uma enorme casa construída por um marido nos anos 60 para agradar a esposa, vin- da da Normandia, que não havia se adaptado ao clima local. A casa dos sonhos da mulher é feita com pedra basáltica cortada à mão e hoje é lo- cal para a realização de eventos.

Entre armas e grutas - Indo para o outro extremo, a guerra, em Frai- burgo é possível encontrar o Museu do Contestado, com a história, ar- mas e objetos do confronto ocorri- do no início do século XX. No confli- to, o governo brasileiro cedeu terras para madeireiros, o que revoltou a população que vivia no local. O povo local ainda foi incentivado por três monges, que diziam defender os mais pobres que estavam sendo prejudicados, e a batalha ganhou proporções de guerra santa. Toda a história do confronto mais sangren- to realizado entre brasileiros está contada lá, e é possível ainda visitar a Gruta Monge João Maria, local onde acampava um dos monges que desempenharam papel chave no confronto. Diz a lenda que a água e as árvores por onde o mon- ge João Maria passou são abenço- adas.

Videira, vinho artesanal, comi- das típicas e...astronomia - Co- lonizada por italianos e alemães, Vi- deira tem um pouco da cultura dos dois países. Por um lado tem a ar- quitetura alemã, as comidas típicas e, por outro, o vinho artesanal italia-

no. A uva está para Videira como a maçã está para Fraiburgo, com direi- to até a Festa da Uva, que é realizada anualmente desde 1942.

Para conhecer mais sobre a relação da uva e do vinho com a região, uma boa pedida é o Museu do Vi- nho Mário Pellegrin, seguido, claro, de um bom vinho.

A cidade não se limita apenas a isso, boa parte da renda da cidade vem da Perdigão, gigante do ramo de alimentos que fica na cidade e promove diversos eventos em seu Espaço VIP.

O que ninguém esperaria em uma cidade pequena, e que talvez seja a grande atração de Videira, é o Ob- servatório Astronômico Domingos Forlim, inaugurado em 2003 e refe- rência nacional na astronomia.

Qualquer noite estrelada pode ren- der momentos inesquecíveis com a ajuda do moderno observatório, que fica ainda mais irresistível quan- do usado para acompanhar fenô- menos como eclipses, chuvas de meteoros ou alinhamento de pla- netas.

Pinheiro Preto, sabor e perfu- me entre uvas, ameixas, nec- tarinas e pêssegos - A cidade de Pinheiro Preto está no Vale da Uva e do Vinho, junto com Videira, mas sem nenhuma gigante industrial lá dentro, tem na produção de frutas e fabricação de vinhos a base eco- nômica do município. Entre as fru- tas estão, além das uvas, ameixas, nectarinas e pêssegos, que transfor- mam o visual da cidade entre agos- to e setembro.

Entre os lugares por onde passa a Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande do Sul se destaca um túnel

em Pinheiro Preto. O famoso túnel de Pinheiro Preto.

Foto: DivulgaçãoFoto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

(6)

Férias&Lazer Capa - Rota da Amizade

Foi o primeiro construído pela Bra- zil Railway Company e reúne diver- sas histórias grandiosas e trágicas:

primeiro, cem operários morreram durante a construção do túnel, depois, foi lá o primeiro registro de um assalto a um trem pagador no Brasil, quando Zeca Vacariano, que estava envolvido na construção do túnel, percebeu que não teria di- nheiro para pagar os operários e en- tão roubou um trem que passava lá com outros pagamentos. Vacariano conseguiu o dinheiro, mas com a confusão durante o assalto, que re- sultou em mortes, decidiu fugir e foi visto pela última vez nas margens do Rio Uruguai, onde hoje é a cida- de de Mondaí, que, ironicamente, significa “rio de ladrões” na língua indígena local.

Tangará, enoturismo e vôo livre - Fechando o Vale da Uva e do Vinho está Tangará, cujos primeiros mora- dores lá se instalaram justamente durante a construção da estrada de ferro. Alguns anos depois, italianos e alemães completaram a formação da cidade, levando para lá principal- mente o cultivo da uva e do milho.

O Enoturismo é bastante desenvol- vido na cidade. Os turistas podem acompanhar o processo de fabri- cação dos vinhos, comprar seus fa- voritos, conhecer museus sobre as vinícolas locais e ainda acompanhar shows de folclore local pelo cami- nho.

O que Tangará tem que os outros municípios não têm é o Morro Agu- do, com 1075 metros de altura, considerado um dos melhores luga- res da região sul para a prática de voo livre, asa delta e parapente. A

pensará que nem saiu de férias.

Não só a arquitetura é austríaca, mas a decoração das casas, os de- talhes nas portas, as árvores nas ruas, tudo lembra o país europeu.

Quando você chega a Treze Tílias, é até recebido por uma placa em alemão, “Fühl dich zu Hause”, que significa “Sinta-se em casa”.

Treze Tílias tem esse nome porque é a tradução direta da palavra Drei- zehnlinden, encontrada em um poema de Wihelm Weber, escritor alemão do qual o ex-ministro da Treze Tilias - tudo lembra a Áustria.

Foto: Secretaria de Turismo e Cultura de Santa Catarina

(7)

o movimentado Termas de Tre- ze Tílias, um parque aquático que, além das piscinas, tem churras- queira, boliche e até rodízio de fon- due. Tudo cercado pelo verde típico da região e regado com as cervejas artesanais produzidas com receitas européias.

Parque Lindendorf - com 45 mil m², o parque é um show à parte.

Dentro dele existe uma minicidade com pequenas construções que si- mulam toda a cidade: estão lá to- das as construções tirolesas com minuciosos detalhes, a iluminação, rios e ruas. O parque também conta com diversos animais e espaço para recreação.

Joaçaba, juventude e carnaval Com cerca de 7 mil universitários da UNOESC agitando a cidade, é na- tural que ela não seja tão calma e tranquila quanto suas parceiras da Rota da Amizade.

E falando em agitar, Joaçaba é co- nhecida por ter o maior carnaval de Santa Catarina. São três escolas de samba que costumam levar mais de 4 mil integrantes para a avenida. A realização do carnaval incentivou o desenvolvimento da rede hoteleira e de restaurantes da região, que no resto do ano é movida pelos diver- sos eventos organizados na cidade.

Piratuba e suas águas termais Outra cidade nascida durante a construção da ferrovia, mas que teve uma mudança brusca no meio de sua história. Depois de fundada, a cidade viveu muitos anos da extra- ção de madeira e então, como suas cidades vizinhas, da agroindústria.

Mas em 1964, a Petrobrás entrou na cidade decidida a achar petróleo.

Em uma das escavações, ao invés de encontrar o óleo, achou um lençol de água sulfurosa a mais de 38ºC.

A água, de enorme valor medicinal, transformou a cidade de extratora

e agricultora em pólo regional das águas termais, recebendo milhares de pessoas em busca de descanso e saúde.

Na cidade fica o ponto de partida do trem Maria Fumaça, que vai até Marcelino Ramos, ideal para conhe- cer a geografia do oeste de Santa Catarina. O passeio tem em torno de 50km e dura 4 horas. Durante a viagem são realizadas apresenta- ções culturais e degustação de co-

Termas de Piratuba - jatos de águas termais a 30 m de altura, piscinas, trilhas ecológicas e lodoterapia.

Foto: Secretaria de Turismo e Cultura de Santa Catarina

midas e vinhos da região.

Vale uma visita demorada ao Parque Termal, que nos seus 105.000m² tem mata nativa, trilhas ecológicas e uma estrutura com piscinas, res- taurante, lanchonetes, massagens e lodoterapia. Diversão e relaxa- mento que devem ser aproveitados com calma, tempo de sobra e celu- lar desligado .

Ilustração: Secretaria de Turismo e Cultura de Santa Catarina

(8)

Férias&Lazer Destino - Curitiba

Bosque do Alemão - Curitiba.

Urbanos, rurais ou litorâneos, qualquer que seja o roteiro escolhido, o verde estará presente de forma exuberante e sustentada na cidade brasileira onde a Mata Atlântica é mais bem preservada.

Por Maria Lúcia Capella Botana

Curitiba, todos os caminhos levam ao verde

C om mais de 25 parques munici- pais distribuídos em plena área urbana da cidade e cerca de 81 mi- lhões m² de área verde preservada, Curitiba é uma das grandes metró- poles do Brasil. É considerada uma das mais organizadas, prósperas e com melhor qualidade de vida.

Enquanto a Organização Mundial de Saúde recomenda 16m² de área verde por habitante, Curitiba ofere- ce três vezes mais: 55 m². Tudo isso resultado de muito trabalho, inicia- do há mais de 300 anos. É reflexo da cultura da cidade que veio sendo forjada ao longo dos séculos. Em 1895, por exemplo, Curitiba criava um código de boas maneiras, que regulamentava aspectos de condu- ta e de higiene. No início do século XX, instituiu a política de hierarqui-

Mudando a paisagemn - Em 1972, o então prefeito da cidade, o arquiteto Jaime Lerner, iniciou um projeto hoje conhecido como cidade sustentável: a que integra moradia, trabalho e lazer, preserva a história e investe em transporte coletivo.

Começou alterando a paisagem do centro de Curitiba, impedindo o trá- fego de veículos na Rua XV de No- vembro, também conhecida como Rua das Flores, transformando a via num grande “calçadão”, exemplo seguido posteriormente em várias cidades do país.

O calçadão de Curitiba - trecho entre as praças Osório e Santos An- drade, é um dos principais pontos de

de Novembro. É um dos locais mais tradicionais da capital paranaense.

Suas especialidades são o cachorro quente e o sanduíche de pernil com cheiro verde, que podem ser sabo- readas em mesas no calçadão.

De 25 de novembro a 19 de dezem- bro, na famosa Rua das Flores acon- tece o Coral das Crianças, no Palácio Avenida, um dos mais conhecidos cartões-postais de Curitiba. O even- to faz parte de um projeto social.

Criatividade e bom senso - So- luções originais estão em todos os cantos de Curitiba. Aos poucos fo- ram sendo agregadas ao cotidiano

Foto: Secretaria Municipal de Comunicação Social

(9)

assegurar a sobrevivência de 1 mi- lhão de árvores.

Outra ação vivenciada foi a desa- propriação de bosques, visando a arborização da cidade. O proje- to também levou ovelhas para os parques, mantendo assim a grama aparada e ao mesmo tempo atrain- do a atenção da criançada.

O transporte público é referência mundial. Implantado em 1992, o Sistema Expresso prevê canaletas exclusivas para os ônibus, além de estações tubulares suspensas com cobradores. Elevadores garantem o acesso de usuários de cadeira de rodas. Numa espécie de “metroni- zação do ônibus”, o embarque é rápido e ocorre no mesmo nível da entrada do veículo. O sistema foi exportado para Seul, Los Angeles e outras 81 cidades no mundo.

Múltiplas descendências - Curiti- ba reflete com personalidade a sua origem diversificada. Seu nome, por exemplo, é de origem indígena das famílias lingüísticas Jê e Tupi-Gua- rani, e significa “curi’i ty(b) ba”, que em língua guarani significa “muito pinhão” ou “muitos pinheiros”, daí o símbolo da região, a araucária.

Dos portugueses que no século 17 chegaram à região em busca do ouro, Curitiba carrega a tradição dos tropeiros que, até o século 18, juntamente espanhóis, índios ou mestiços contribuíam, em grande parte, para o estilo de vida da vila.

Tropeiros eram condutores de tro- pas de gado ou mulas que atra- vessavam extensas áreas transpor- tando gado e outras mercadorias.

Os percursos podiam durar várias semanas e envolver desde o Sul e Sudeste do Brasil até o Uruguai, Paraguai e a Argentina. Vale a pena conhecer um pouco dessa cultura no Parque dos Tropei ros, em Curi-

tiba. Há um roteiro específico que faz você trilhar o caminho percorri- do pelos tropeiros. Ele vai de Curiti- ba à Palmeira, passando por Ponta Grossa e Tibagi, além de pequenas cidades colonizadas por imigrantes europeus, onde se pode degustar queijos, vinhos e conhecer outras culturas como a holandesa.

Nos séculos 18 e 19, os escravos índios passaram a ser substituídos pelos escravos africanos. Com a chegada da família real ao Brasil, em 1808, e a abertura dos portos, iniciou-se oficialmente o processo de imigração estrangeira no Brasil de propósito colonizador.

Em Curitiba, a imigração de intuito colonizador remonta ao início do século 19, com a chegada de famí- lias alemãs. A partir de 1867, esta- beleceram-se 35 núcleos coloniais de imigrantes em terras dos campos de Curitiba. A maior parte eram ita- lianos, ucranianos e poloneses.

Havia, também, muitos imigrantes austríacos, suíços, holandeses, fran- ceses e russos.

A intensa imigração européia pro- moveu um novo ritmo de cresci- mento em Curitiba e influenciou os hábitos e cultura locais. Curitiba tornou-se uma importante região agrícola. Hoje, a maior parte da po- pulação de Curitiba, cerca de 1,6 milhão de habitantes, descende desses imigrantes.

Homenagem verde às origens Ao invés de monumentos, Curitiba homenageia os vários imigrantes e povos que ajudaram a construir a cidade de forma muito singular: em meio à natureza, entre bosques e surpresas arquitetônicas e culturais que remetem à tradição daqueles países. Todos criados entre 1980 e 1996.

Foto: Nani Góis/SMCS

Rua XV de Novembro, também conhecida como Rua das Flores.

Foto: Carlos Ruggi/SMCS

Onibus “Ligeirinho” na estação tubo da Praça Tiradentes em Curitiba.

Foto: Joel Rocha /SMCS

Rua 24 horas. Curitiba.

(10)

Férias&Lazer

Parque Tingui - com 380.000 m², o parque homenageia o primeiro povo indígena que morou na região de Curitiba. Possui mata nativa com várias espécies como araucária, aro- eira, canela, carvalho, erva-mate, imbuia, sassafrás e caúna. Além dis- so, a região e também abriga ani- mais como pato silvestre, gambá, tatu, quero-quero, joão-de-barro, jararaca e cobra d’água. Todos tran- sitam pelos lagos e matas dentro do parque.

Bosque do Alemão - Inaugurado em 1996, ocupa 38 mil m² de área no bairro Jardim Schaffer. A maior parte dessa área é de mata nativa densa e fazia parte da antiga chá- cara da família Schaffer.

O Bosque é rico em atrações: o Ora- tório Bach, uma sala para concertos musicais; a Torre dos Filósofos, com um mirante; a trilha João e Maria; a Casa Encantada, com uma bibliote- ca infantil; a Praça da Cultura Ger- mânica, além de trilhas e nascentes de água doce.

Memorial Ucraniano - L ocalizado no Parque Tingui, presta homena- gem aos imigrantes ucranianos de Curitiba. O conjunto do Memorial é composto principalmente por uma réplica da igreja de São Miguel Ar- canjo, uma casa típica, palco ao ar livre e o portal. Todas as constru- ções feitas com madeira encaixada, ao estilo ucraniano.

Em Santa Felicidade, o bosque italiano - O Bosque São Cristóvão é um local de referência da cultura italiana. Localizado em Santa Fe- licidade, um bairro tradicional de imigrantes italianos, pertence à Pa-

como a Festa da Uva (janeiro) e a Festa da Polenta e do Frango (ju- lho).

Bosque de Portugal - um ca- rinho todo especial cerca a área verde com 20.850 m² no fundo do vale do córrego Tarumã. O Bos- que está dividido em duas partes:

a Área Animação e a Alameda dos Cantares Portugueses. A Área Ani- mação, construída em piso mosaico português, é circundada por sete colunas com os nomes dos países de língua portuguesa. Uma pista de cooper faz o elo contornando todo o bosque, passando por três pon- tos cobertos que lembram a arqui- tetura portuguesa. A Alameda dos Cantares Portugueses é um cami- nho de pedras aberto no meio da mata, ao longo do córrego, onde estão distribuídos 22 pilares que servem de base a azulejos pintados à mão,contendo 27 poesias da lín- gua portuguesa.

Praça do Japão - Trinta cerejeiras, enviadas do Japão pelo imperador japonês, emolduram o Portal Japo- nês, a Casa da Cultura e a Casa de Chá, onde todas as quintas-feiras ocorrem a tradicional cerimônia do chá. Essas construções homena- geiam os imigrantes japoneses que chegaram à Curitiba, dedicando-se especialmente à agricultura. No lo- cal, também podem ser apreciados lagos artificiais e jardins concebidos dentro do conceito japonês.

Memorial Polonês - Conhecido também como o Bosque do Papa, o memorial que homenageia a imigração polonesa em Curitiba, é composto por sete casas de tronco nativo. O Memorial foi inaugurado

Foto: Nani Góis /SMCS

Parque Tingui, de mata nativa, homenageia o primeiro povo indigena de Curitiba.

Foto: Valdecir Galor /SMCS

Bosque Papa João Paulo II, dentro do memorial

polonês: casas de tronco nativo.

(11)

projetado com a parte superior sem teto, ao ar livre. São as “jardi- neiras” de onde você pode, literal- mente, sentir o clima da cidade.

A Linha Turismo circula a cada trin- ta minutos, percorrendo aproxima- damente 45 km em cerca de duas horas e meia, passando por 25 pon- tos turísticos. O roteiro começa na Praça Tiradentes, mas é possível ini- ciar o trajeto em qualquer um dos pontos.

Para embarcar você compra uma cartela com cinco tíquetes e tem direito a um embarque e quatro reembarques. Ou seja, a pessoa es- colhe o ponto turístico que deseja parar, podendo reembarcar mais tarde, em qualquer um dos pontos da Linha para cumprir o restante do trajeto. Os veículos são equipados com sistema de som para forne- cer informações gravadas sobre os locais visitados, em três idiomas – português, inglês e espanhol.

Confira os principais pontos do tra- jeto da “Jardineira”:

Jardim Botânico - Inaugurado em 1991, é um dos locais mais vi- sitados da cidade. Seus jardins geo- métricos em estilo francês, a famosa estufa de ferro e vidro inspirada nos palácios de cristal ingleses, que abri- ga inúmeras espécies botânicas e o Museu Botânico são referência para ambientalistas.

Ópera de Arame - Teatro localiza- do junto a uma pedreira desativada, inaugurado em 1992, foi construi- do em aço, com estrutura tubular e teto coberto com policarbonato transparente. Na área externa, uma cascata e placas alusivas às apresen- tações mais importantes que acon- teceram no local. Uma passarela elevada sobre um lago com carpas leva o visitante ao teatro conhecido como Ópera de Arame.

Parque Tanguá - Com 235 mil m², oferece uma das mais belas vistas da cidade e preserva áreas verdes

próximas à nascente do rio Barigui.

Possui ainda dois lagos e um túnel artificial cavado entre a rocha, que pode ser atravessado a pé, por uma passarela sobre a água. O conjunto do parque inclui também um miran- te, pista de cooper e ciclovia.

Museu Oscar Niemayer - Tam- bém conhecido como “Museu do Olho”, é um dos maiores complexos de exposição do Brasil, com cerca de 16 mil m² destinados a obras de arte. Conta com diversos ambien- tes, incluindo um auditório para 400 lugares.

Santuários ecológicos do litoral Um dos mais interessantes passeios turísticos do Paraná é o famoso pas- seio de trem pela Serra do Mar. Só o percurso já vale a pena. O passeio ferroviário é feito pela estrada de fer- ro Curitiba - Morretes - Paranaguá, construída no século XIX e conside- rada uma obra prima da engenha- ria, devido os desafios enfrentados para a sua construção. São 110 km de extensão, 14 túneis, 30 pontes e muitos viadutos. Destacam-se a Ponte São João, com 55 m de altu- ra, e o Viaduto Carvalho, ligado ao Túnel do Rochedo, assentado sobre cinco pilares de alvenaria na encosta da rocha.

O trajeto é fantástico, onde se po- dem ver reservas ecológicas da Ser- ra, misturando montanhas, rios, cachoeiras e árvores. Mas são as curvas, beirando precipícios que ti- ram o fôlego de qualquer pessoa.

Também é possível ir direto à Morre- tes, seguindo de carro ou de ônibus pela Estrada da Graciosa, construí- da durante o império e urbanizada por Airton Cornelsen na década de 1950.

Em Morretes, a pedida é o Barrea- do, prato típico do litoral paranaen- se. Um cozido de carne preparado em fogo baixo por mais de 20 horas em panela de barro selada com um uma mistura feita à base de farinha, água e cinza e servido com bana- na .

Foto: Nani Góis /SMCS

Jardim Botânico: jardins geométricos em estilo francês e estufa de vidro.

Foto: Rogério Machado /SMCS

Parque Tanguá: uma das mais belas vistas da cidade.

Foto: SMCS

Opera do Arame: teatro construído em aço e policar-

bonato em meio à natureza.

(12)

Férias&Lazer

(13)

Marketing RDC Férias

(14)

Férias&Lazer Roteiro - Goiânia

No coração do Brasil, onde a diversidade é o espetáculo

Entre chapadas, planaltos e vales ergue-se o Estado de Goiás com suas belezas naturais como a Chapada dos Veadeiros, a Serra dos Cristais, Serra dos Pireneus, seus parques e reservas florestais protegidas, sua rica fauna e flora.

Por Maria Lúcia Capella Botana

(15)

Q ual o melhor jeito de conhe- cer Goiás? Como driblar as singularidades de uma região com dois climas bem definidos: a esta- ção chuvosa, que vai de outubro a abril, e a seca, que vai de maio a setembro? Como experimentar de tudo um pouco?

Você, que é associado do Clube de Viagens RDC, tem um jeito simples e prático de resolver essa questão.

Nos principais destinos do Estado:

Goiânia, Brasília, Perinópolis e Alto Paraíso de Goiás (leia-se também Chapada dos Veadeiros), a RDC Férias possui hotéis conveniados esperando pelo seu próximo roteiro de viagem.

Goiânia, capital verde - Goiânia, a capital do Estado de Goiás, pode ser chamada também de “capital do verde”, graças ao seu planejamento urbano que privilegiou a qualidade de vida desde a sua origem, com vias largas e arborizadas. A cidade conta com mais de 400 praças e 17 parques ambientais. Portanto, ao chegar em Goiânia a dica é cultu- ra e natureza. Não deixe de visitar o Bosque dos Buritis, o Museu de Arte de Goiânia e o Jardim Botâ- nico.

Parque dos Buritis - Ideal para caminhadas refrescadas por três la- gos artificiais e uma fonte que lança

água a 60 m de altura.

Museu de Arte de Goiânia - O acervo é composto por mais de 600 obras de diversas técnicas, como desenho, aquarela, escultura, gra- vura e pintura, além de esculturas e peças de tapeçaria.

Feira da Lua - Realizada nas noi- tes de sábado na Praça Tamandaré, é um ponto de encontro da juven- tude de Goiânia. Reúne mais de 900 expositores de alimentos, artesana- to e produtos místicos.

Museu Zoroastro Artiaga - Pré- dio de arquitetura art-déco, tomba- do pelo patrimônio histórico e fun- dado em 1946, abriga um acervo formado por documentos históri- cos, utensílios antigos, objetos rela- cionados aos índios do Brasil Central e peças artísticas.

Jardim Botânico - com um milhão de metros quadrados, abriga um remanescente de área fechada de mata, incluindo espécies nativas do cerrado e animais silvestres. Possui lago e pista de caminhada. O aces- so é livre durante a noite e o dia e a entrada não é cobrada.

Pirenópolis, milhões de anos a contemplar - Cercada pela Serra dos Pireneus e muito verde, Pirenó- polis, localizada a 123 km de Goi- ânia, é um dos principais pontos

turísticos do Estado de Goiás, tom- bada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo Instituto do Patrimônio Histó- rico e Artístico Nacional, em 1989.

É considerada o berço da cultura de Goiás, graças ao culto que mantém às tradições do Estado, com seus eventos e festas folclóricas, sua ar- quitetura quase intacta de cidade do século XVIII, com igrejas, casa- rões coloniais e museus, além de suas charmosas ruas pavimentadas de pedra.

Parque dos Pireneus - Localiza- do a 20 km do centro, na Serra dos Pireneus, a área de preservação am- biental abriga formações rochosas datadas de milhões de anos. Criado em 1987, com área de 2.833,26 ha, fica a 20 km de distância da cidade.

É uma área de especial beleza para trekking e escalada. Seu tesouro está nos cerrados rupestres de alti- tude, nas formações rochosas e nas nascentes. Vale a pena conhecê-lo.

No parque encontra-se o Pico dos Pireneus com 1.385 metros de alti- tude.

Cachoeiras - São mais de vinte ca- choeiras localizadas num raio de 15 km de Pirenópolis. As cachoeiras do Lázaro e a de Santa Maria (também conhecida como Cachoeira do In- ferno) são as mais famosas e estão localizadas na Reserva Ecológica Vargem Grande.

Lago Paranoá em Brasília, 48 Km² de extensão.

Museu Zoroastro Artiaga em Goiânia: acervo histórico.

Parque dos Buritis - Caminhadas entre lagos e

fontes. Alto Paraíso de Goiás: misticismo natural.

Foto: Prefeitura de Goiânia Foto: Prefeitura de Goiânia Foto: Divulgação Foto: Divulgação

(16)

Férias&Lazer

Cidade de Pedra - Localizada a 51 km de Pirenópolis, na Serra de São Gonçalo, a área apresenta diversas formações rochosas em quartzito que formam cânions, labirintos e formações diversas, lembrando ani- mais e rostos. Para se visitar o local é preciso estar acompanhado de um guia experiente, pois a caminhada é de dificuldade média a alta, com cerca de 10 km, em trilhas sujas de mato, sem água e muito acidenta- do. A propriedade é particular.

Caldas Novas - Localizada a 168 km de Goiânia, às margens do lago da represa de Corumbá e ao lado da Serra de Caldas, o balneário de Caldas Novas é considerado a maior estância hidrotermal do mundo, com temperaturas que variam de 20° a 60°. Além das piscinas térmi- cas, o ecoturismo é outra grande atração da cidade, oferecendo op- ções de lazer para crianças, jovens, adutos e idosos.

Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores - Construída em 1850, a construção mais antiga de Caldas Novas fica na praça Dom Orlando, rodeada por bares e restaurantes frequentados por turistas.

Lagoa de Pirapitinga - Onde

dos, perfeito para a prática de es- portes náuticos e passeios de barco, pesca esportiva e exploração das cachoeiras da região.

Parque Estadual da Serra de Caldas Novas - Área de preserva- ção do cerrado goiano e de capta- ção da chuva que abastece o lençol termal. O PESCAL, como é conheci- do, é palco perfeito para caminha- das em meio a flora e a fauna típicas do cerrado.

Hot Park - A 30 km de Caldas No- vas. Aproveite para conhecer esse complexo de lazer instalado na ci- dade de Rio Quente, com corredei- ras e toboáguas radicais.

Alto Paraíso de Goiás - Cha- pada dos Veadeiros - Conside- rada um patrimônio natural mun- dial, pela UNESCO, Alto Paraíso de Goiás também é conhecida como a Cidade do Terceiro Milênio. Está lo- calizada a 1.676 metros de altitude, no nordeste de Goiás, a 230km de Brasília e a 420 km de Goiânia, no ponto mais alto do Planalto Central.

A cidade transpira misticismo, gra- ças a sua natureza exuberante e montanhosa, cortada pelo paralelo 14 (o mesmo de Machu Picchu, a cidade sagrada dos Incas, no Peru),

pode ser contemplado caminhando ou vivenciado através da prática de atividades radicais como canyoning, cascading, tirolesa e rapel.

Vilarejo de São Jorge - A 36 km de Alto Paraíso de Goiás, é uma antiga vila de garimpeiros do início do século XX que hoje tem como atividade principal o ecoturismo. É a porta de entrada para o Parque Na- cional da Chapada dos Veadeiros.

Parque Estadual da Serra dos Pirineus. Caldas Novas, maior estância hidrotermal

do mundo. Cidade de Pedra - Pirenópolis, formações rochosas e

cônicas.

Jardim de Maytrea, um oasis na Chapada dos Veadeiros.

Foto: Divulgação Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

(17)

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - Criado em 1961 para preservar a flora e a fauna da região, o Parque ocupa uma área de 65 mil hectares. Dentre as poucas trilhas abertas, o caminho leva aos Saltos do Rio Preto e da Carioca que formam cascatas de até 120 metros de altura e a maior piscina natural da área, que chega a 300 metros de diâmetro. Local ideal para trekkings, em especial o que leva aos saltos.

Vale da Lua - Localizado do lado de fora do Parque, é uma das mais intrigantes paisagens - um conjunto de rochas de cor cinza sobrepostas, semelhantes às crateras lunares. O rio corre entre os buracos formados entre as rochas, formando piscinas que podem ser acessadas, depois de pequenas escaladas, para ba- nhos relaxantes.

Jardim de Maytrea - Na estrada que leva ao Parque da Chapada avista-se um verdadeiro oásis do cerrado , repleto de veredas de buri- tis e campos floridos.

Brasília - A capital do Brasil é ca- racterizada por sua arquitetura de li- nhas modernas e seu planejamento urbano.

É a única cidade do mundo, cons- truída no século 20, a ser considera- da patrimônio da humanidade pela UNESCO. Erguida sobre um deserto no coração do país, em apenas cin- co anos, continua crescendo e sur- preendendo quem a visita.

Basta um giro pela cidade para comprovar todo o seu arrojo: da Ca- tedral de Brasília à paisagem lunar do Complexo Cultural da República até a caixa de vidro do Palácio da Al- vorada. De uma outra perspectiva, o passeio ainda pode ser mais in- teressante. O Lago Paranoá é uma das mais belas atrações da cidade.

De aproximadamente 48 Km² de

extensão e profundidade de 38 m, abraça a cidade de norte a sul. Um final de tarde sobre as águas límpi- das do Lago Paranoá é uma experiên- cia inesquecível.

Rota do Charme - Aproveitando a taxa de balneabilidade de 93% do Lago Paranoá, a Barca Brasília par- te do cais do Bay Park Hotel e se- gue pela raia norte do lago artificial, percorrendo diversos pontos de Brasília, como a Concha Acústica, o Museu de Arte de Brasília, o Palácio da Alvorada, a Ponte JK, a Ermida Dom Bosco etc. Outras barcas tam- bém oferecem passeios e atrações no Lago.

Esplanada dos Ministérios - Lo- calizada no Eixo Monumental Leste, é um conjunto formado por 17 edi- fícios distribuídos harmoniosamente e com regularidade arquitetônica.

Torre de Televisão - Eixo Monu- mental Oeste - Projeto de Lúcio Costa, com 224 m de altura em aço.

Aos 25 m funciona o Museu Nacio- nal de Gemas; aos 75 m, o mirante de onde se tem uma ampla vista de Brasília. À sua frente encontra-se a escultura “Era espacial” de Alexan-

dre Wakenwit. Diariamente funcio- na a tradicional Feira dos Artesana- tos, das 9 às 19h.

Palácio do Planalto - Praça dos Três Poderes - abriga a sede do Po- der Executivo, lugar de trabalho do Presidente da República. Seu acesso é feito pela famosa rampa. Apresen- ta troca de guarda a cada 2 horas e todas as sextas-feiras às 17h30 realiza-se a cerimônia de arreamen- to da bandeira com a presença de bandas e dos Dragões da Indepen- dência.

Palácio da Alvorada - Setor de Hotéis e Turismo Norte - Localiza- do às margens do Lago Paranoá, é a residência oficial do Presidente da República. Suas colunas são o sím- bolo da cidade.

Congresso Nacional – Sede do poder legislativo - Praça dos Três Po- deres - Os blocos em forma de H têm 28 andares e abrigam ativida- des administrativas. No seu interior encontra-se vasto acervo cultural e paisagístico. Nas cúpulas se loca- lizam os plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal .

Catedral de Brasília - desafio arquitetônico

Foto: Divulgação

(18)

Férias&Lazer

(19)
(20)

Férias&Lazer Flagrantes de Férias

Compartilhe a sua experiência de viagem e ganhe um vale “RDC Experience”.

Envie seu depoimento e fotos da sua viagem com a RDC Férias para o e-mail marketing@rdc-ferias.com.br e aguarde a próxima edição da Revista Férias & Lazer para conferir se está entre os seis escolhidos para a publicação na seção “Flagrantes de Férias”. Os depoimentos publicados ganharão um Vale-Hospedagem RDC Experience com direito a um final de semana de hospedagem (2 diárias) para até 3 pessoas, em um (1) apartamento standard em hotel da rede conveniada RDC Férias, para uso na baixa temporada.

Você também pode postar o seu depoimento e foto no site www.rdc-ferias.com.br na seção “Depoimentos” e aguardar as promoções – relâmpago. O seu depoimento também pode valer brindes personalizados RDC.

Aconchego entre cachoeiras e praias em Paraty Viajamos para Paraty-RJ, em janeiro deste ano. Foram férias maravilhosas em família. Conhecemos lugares deslumbrantes, como esta praia, que se chama Cachadaço, passeios de Jeep nas cachoeiras e sem falar das noites agradáveis no centro histórico. Ficamos hospedados na Pousada das Canoas, sem dúvida o hotel mais aconchegante daquela cidade. Mais uma vez a RDC nos proporcionou férias inesquecíveis.

No melhor de Porto de Galinhas

A RDC FÉRIAS tem proporcionado para mim, minha esposa Rafaela e nossa filha Yasmin momentos inesquecíveis, com muita união, paz e alegria, desfrutados em Hotéis de categoria superior pelo Brasil, com muito conforto e requinte.

Dentre alguns desses maravilhosos Hotéis, podemos citar o Best Western Solar Porto de Galinhas, localizado na Cidade de Ipojuca-PE, com funcionários atenciosos, acomodação aconchegante e refeições diversificadas. E tudo isso com um preço que todo mundo pode pagar. Obrigado, RDC FÉRIAS, por esse e tantos outros momentos juntos que já desfrutamos e ainda iremos usufruir, se Deus quiser, aproveitando o melhor da vida!

A primeira vez, inesquecível

Adoramos a primeira viagem que fizemos pela RDC FÉRIAS que foi para Fortaleza. O hotel no qual ficamos hospedados foi um Silvio Sérgio Ferreira Gonçalves

Goiânia - GO

Max Herbert Pelaes de Avis

Renascer - Macapá/AP

(21)

São Paulo para todos os dias do ano

Passamos o feriado no Hotel Pestana São Paulo e nunca fomos tão bem tratados em um hotel como nesse.

Graças ao nosso título RDC pudemos desfrutar de uma ótima localização, próxima à Av. Paulista (onde tiramos essa foto), de um atendimento perfeito, de um café da manhã maravilhoso e de uma vista linda da cidade toda iluminada.

Nossa estadia na terra da garoa foi maravilhosa...

Lua-de-mel em Natal

Em setembro do ano passado nós nos casamos e tivemos a oportunidade de viajar para Natal pela RDC. Ficamos no Hotel Plaza. O hotel é maravilhoso, com ótima infraestrutura e onde fomos bem recebidos, ótimo atendimento. Conhecemos o Morro do Careca, Maracajaú, Genipabu, Tabatinga, Praia da Pipa, o maior cajueiro do mundo e muitos outros lugares. Enfim, amamos nossa lua-de-mel. Foi tudo perfeito.

Queremos agradecer a RDC por esse momento especial e já estamos planejando nossas férias agora em setembro para Fortaleza.

Em grande estilo no Vila Galé, em Angra

Em junho de 2010 fizemos nossa primeira viagem à Angra dos Reis/RJ em grande estilo. Ficamos hospedados no Vila Galé Eco Resort de Angra, um lugar simplesmente maravilhoso. Cercado pela mata atlântica e banhado por um mar de águas cristalinas, o hotel possui uma infraestrutura incrível.

Curtimos nossa segunda lua-de-mel eu, minha esposa e nossa filha Luana, de 3 anos. O Resort possui também uma programação especial para as crianças, o que permitiu que Luana aproveitasse tanto quanto nós. Só temos a agradecer a RDC Férias, pois sem vocês não teríamos condições de vivenciar momentos tão inesquecíveis.

Sonho realizado

Eu e minha esposa sempre sonhamos em passar nossas férias no Rio de Janeiro.

Devido aos altos custos dos hotéis na cidade maravilhosa, resolvi ser sócio da RDC férias.

Desde então, o que era sonho tornou-se realidade. Sem ter que pagar os altos custos de hospedagem agora podemos desfrutar da cidade do Rio utilizando as nossas diárias em locais privilegiados, tais como Copacabana.

A RDC fez tornar real um sonho que há muito tempo pretendíamos.

Ivone Santos e Elson Leite Ambrósio São José dos Campos – SP Mikaelly Almeida e

Charles Moizes de Almeida Xavier Manaus - AM

Benedito Luiz de A. Maia Filho Brasília – DF

Wilton Ney Martins

Belo Horizonte/MG

(22)

Férias&Lazer

Início da Hospedagem

Não se esqueça de avisar o Hotel, caso sua entrada ocorra após as 20 horas ou em dia posterior àquele do início previsto no voucher, sob pena de cancelamento automático da reserva; observe tam- bém o horário de entrada e de saída, já que nem todos têm início e término de hospedagem às 12 horas.

Documentos

Alertamos que o Hotel poderá solicitar documentos de identificação, principal- mente das crianças com hospedagem gratuita.

Alta Temporada x Feriados

Na alta temporada e nos feriados pro- longados, alguns hotéis fazem exigên- cias contratuais por um número mínimo de diárias, além da obrigatoriedade da inclusão de refeições, ceias ou outros custos adicionais em datas especiais.

Reservas de Reveillon, Carnaval e Eventos Espe- ciais

Nessas datas, consideradas especiais em função da demanda e dos valores de pacotes que superam as demais di- árias acordadas para o restante do ano, haverá um adicional a ser pago pelo as- sociado que, mesmo assim, representa expressiva redução em relação às tarifas balcão dos hotéis. Para mais informa- ções, consulte nossa Central de Reser- vas.

Baixa Temporada

Na baixa temporada (considerada sem- pre a cidade de destino), você pode fazer a sua reserva, sob consulta, com até 3 (três) dias úteis de antecedência, poden- do ainda desfrutar das promoções que a rede conveniada oferece nesse período.

A confirmação da reserva dependerá da disponibilidade de apartamentos pelo

Cama de Casal ou Solteiro

Lembramos que o Clube opera preferen- cialmente com aptos. triplos (três camas de solteiro). Desta forma, os Hotéis serão informados sobre o tipo de acomodação, apenas como orientação, não havendo a obrigatoriedade de acomodação em cama de casal, que será atendida pelo Hotel dependendo de sua disponibilida- de para o período desejado.

Crianças Free com 2 Adultos

A gratuidade para uma criança, de acor- do com a política de cada Hotel, deve ser entendida quando estiver acompa- nhada de dois adultos e se constituir na terceira pessoa do apartamento. Quan- do a criança menor for excedente (4ª pessoa) condiciona-se à possibilidade de acomodação, estando sujeita ao paga- mento de taxa extra.

Promoções Pós Verão

Caso sua reserva tenha sido feita através de uma promoção contida na revista, sugerimos levar consigo o informativo referente a ela, contendo a sua descri- ção, a fim de evitar contratempos.

Confirmação

Quando do recebimento do voucher, leia atentamente todos os itens (nome do Hotel, localidade, período de hos- pedagem e número de pessoas) e, em caso de alguma dúvida, contate imedia- tamente nossa Central de Reservas, pelo telefone (0xx11) 2172-0250.

Alterações x Cancelamentos

P ara sua maior garantia, procure fazer suas alterações e/ou cancelamentos de reservas sempre VIA SITE, observando a antecedência mínima de 20 dias na alta temporada e de 5 dias na baixa tempo- rada, antes da data prevista para o início da hospedagem no Hotel. Confirmações de reservas, cuja solicitação tenha ocor-

Saiba como cadastrar sua senha no site da RDC.

1 - Clique em “Associado”;

2 - Insira o número de seu CPF e o número do seu título, formado por letras e números. (Não utilize pontos, espaços ou traços. No caso de possuir dois ou mais títulos, utilize apenas o número de um deles);

3 - Clique em “Enviar”;

Pronto, você receberá em seguida a se- nha em seu e-mail.

4 - Insira seu e-mail (login) e a senha nos respectivos campos e aguarde o acesso à área restrita ao associado.

Reservas

Procure utilizar corretamente o seu Ca- lendário de Reservas. Quando o período for de alta temporada, feriados nacionais ou regionais, tome o cuidado de indicar sempre três opções de hotéis em dife- rentes cidades ou três opções de cida- des destino. Fique atento também aos módulos de alta temporada. Eles de- vem ser solicitados conforme segue: de domingo a domingo (7 diárias); de quar- ta a quarta (7 diárias); de quarta a do- mingo (4 diárias) e de domingo a quarta (3 diárias) .

Hospedagem

Lembre-se de que seu Título RDC con- templa a hospedagem em um (1) apar- tamento para até 3 pessoas, com café da manhã, quando incluso na diária. A acomodação eventual de uma 4ª pessoa condiciona-se a uma consulta prévia, já que nem todos os Hotéis oferecem esta possibilidade, mesmo mediante o paga- mento de uma eventual cama extra.

Regime de Hospedagem

Fique atento às dicas da RDC

Programe suas férias

Atenção: A RDC Férias jamais so-

licitará que o associado ceda suas

diárias a terceiros mediante promes-

sa de devolução futura. Em caso de

dúvida, consulte a nossa Central de

Reservas.

(23)

IMPORTANTE

1 -Somente podemos aceitar uma alte- ração ou cancelamento de reserva.

2 -Cancelamento de reservas internacionais acarretará cobrança de tarifas ou multas.

3 -Em caso de transferência para uso de terceiros, é necessário providenciar au- torização assinada pelo associado.

O documento pode ser transmitido por e-mail, com assinatura escaneada, fax ou via correio.

Nos casos de solicitação de reserva via web, na área restrita ao Associado, a au- torização de transferência pode ser feita no ato da reserva no espaço “observa- ções do associado”.

4 -As diárias de seu título não são cumu- lativas, por isso observe

as datas de aniversário do título.

5 -Solicitações de reservas somente via Central de Reservas pelo tel.: (11) 2172- 0250 ou pela Internet no site

www.rdc-ferias.com.br na área restrita ao associado em “solicitação de reser- va”.

Não são aceitos solicitacões de reservas via e-mail, fax e no Fale Conosco.

6 -Alterações e cancelamentos somente pelo site.

Dicas para solicitações de reservas

Ao definir seu período de utilização, consulte o calendário de reservas que indicará o momento certo para fazê-la e a página Promoções em nosso site.

Para agilizar seu atendimento tenha à mão as seguintes informações:

1 - Nº do título ou do CPF;

2 - Nº de telefone de fácil contato, fax e e-mail para comunicação escrita;

3 - O período desejado, indicando três opções de hotéis em diferentes cidades ou três opções de cidades destino;

4 - Observar os módulos de 3, 4 ou 7 diárias caso o período desejado seja em alta temporada; já em baixa tempo- rada, reservas a partir de 2 diárias, sob consulta;

5 - Número exato de pessoas, adultos ou crianças, estas com data de nasci- mento;

6 - Atualização do endereço para cor- respondência;

7 - Certifique-se sobre o regime de ali- mentação, tendo em vista o período de hospedagem.

Calendário de Reservas

Solicitar ou alterar

reservas Inicio do período da hospedagem

Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Janeiro

Fevereiro

(24)

Férias&Lazer

(25)
(26)

Férias&Lazer

(27)
(28)

Férias&Lazer

Marketing RDC Férias

(29)
(30)

Férias&Lazer RDC News

Os super premiados do Indique e Ganhe Super Prêmio

Parabéns. Os mais de 2 mil participantes da Campanha Indique e Ganhe Super Prêmio, realizada de fevereiro a junho de 2010, saíram com as suas premiações em pontos re- vertidas em vales virtuais das americanas.com. Porém, três associados ganharam ainda super prêmios. São eles: Estela Maris de Morais Machado, de Lavras, Minas Gerais; Paulo Sérgio Stragliotto, de Várzea Grande, Mato Grosso e Gleidston Luiz da Silva, de Ibia, também de Minas Gerais. Eles ganharam, respectivamente: 1 TV LCD 42”, 1 Filmadora e 1 máquina fotográfica digital.

Continue indicando e ganhando. Vale a pena participar. Especialmente agora que o Programa Indique e Ganhe está creditando o valor dos pontos conquistados no cartão Indique e Ganhe Fidelidade, prontinho para você sacar no Banco 24 horas ou para usar em compras na rede Maestro Rede Shop.

Rio recebe gestores da CAIXA para o XLVI ENAGECEF

Durantes os dias 10 e 11 de setembro, representantes de todo o Brasil das Associações de Gestores da CAIXA, AGECEF, reuniram-se na cidade do Rio de Janeiro para discutir temas de interesse da categoria. A entidade, que é parceira da RDC Férias, realiza todos os anos dois encontros nacionais e conta com o apoio da Aldeia da Brasil, agência de via- gens exclusiva dos associados do Clube de Viagens, na operação e logística do evento:

levantamento de necessidades, passagens aéreas, traslados, hospedagens etc.

CNTUR e RDC Férias juntos pelo turismo brasileiro

Em almoço ocorrido na Casa do Turismo Brasileiro, sede social da Confederação Nacional de Turismo, a RDC Férias confirmou seu apoio às propostas da entidade para a criação do Sistema S, implantação do SESTUR – Serviço Social do Turismo e do SENATUR – Serviço Nacional de Aprendizagem do Turismo. Ações que significam a garantia da qualificação do turismo em nível internacional, com a especialização de mão-de-obra. A proposta é abrir uma nova visão empresarial aos empreendedores na área do turismo.

O presidente da entidade, Srs. Nelson de Abreu Pinto, o diretor de Turismo, Virgilio N.S.

Carvalho e José Osório Neves receberam a diretoria da RDC Férias, representada pelos seus diretores Srs. Alberto Toussaint, Claudino Velloso Borges e Ari Cirilo; o presidente da FENAG, Sr. Carlos Leite e diretores do Grupo PAR, Srs. Alexandre S. Monteiro, Duda Scar- tezini, Edmilson Gama, Marcelo Maron e Pedro Eugênio Beneduzzi Leite.

Fotos meramente ilustrativas

Trekking no Aconcágua – Verão especial para associados RDC

Seguindo a atual tendência de roteiros que propiciem experiências inesquecíveis , Aldeia Brasil, agência exclusiva dos associados do Clube de Viagens RDC, fechou parceria com a Grade 6, pioneira no desenvolvendo de atividades ligadas ao montanhismo. A empresa foi criada em 1994 por Rodrigo Raineri, alpinista que traz em sua bagagem emocionantes conquistas como a do Monte Aconcágua e a chegada ao topo do Everest, o teto do mundo.

A parceria envolve condições especiais para os associados em roteiros como o clássico

(31)

Eles fizeram a diferença

Sob o tema “Vamos fazer a diferença”, os mais de 30 representantes e agentes de turismo do Clube de Viagens RDC reuniram-se para trocar experiências, avaliar resultados e vislumbrar sobre os novos caminhos do turismo e os desafios da empresa diante do crescimento do mercado. O encontro foi realizado em São Paulo nos dias 23 e 24 de setembro no Hotel Riema Paulista Classic e estendeu-se até dia 25, sábado, em Atibaia, quando a equipe comercial juntou-se à toda equipe de colaboradores da RDC para o evento de integração.

Vamos caminhar juntos?

Os mais de 150 colaboradores da RDC Férias de São Paulo e de outros Estados do Brasil, além de seus representantes comerciais, vivenciaram uma caminhada de desafios programados pela equipe da GRADE 6, especializada em outdoor training, e liderada pelo experiente e conceituado alpinista Rodrigo Raineri, que além de ministrar a palestra “Nin- guém escala uma montanha sozinho”, coordenou todos os trabalhos indoor e outdoor juntamente com guias treina- dos, acompanhando todas as equipes

na caminhada rumo a descoberta do caminho para o futuro. O evento, que visou a integração de todas as equipes administrativas, de apoio e de campo, foi realizado em 25 de setembro no Ho- tel Tauá Atibaia e contou com a partici- pação especial dos senhores Edmilson Gama - Superintendente Nacional da Caixa Econômica Federal, convidado para a palestra de abertura do evento, que abordou a atuação da CAIXA no desenvolvimento econômico e social do País, e do presidente da FENAG – Federação Nacional das Associações de Gestores da Caixa Econômica Federal,

Sr. Carlos Alberto Leite, que encerrou o

evento. Ele reforçou a parceria da en-

tidade e sua identificação com o com-

promisso do Clube de Viagens RDC de

contribuir no desenvolvimento do tu-

rismo para todos, como forma de inclu-

são social e econômica em benefício da

qualidade de vida.

(32)

Férias&Lazer News

Economize em média 60% e ainda pague em 12 parcelas mensais sem juros.

Compare o custo de 7 diárias nos hotéis em relação ao que você paga na RDC Férias

Hotéis Tarifas nos Hotéis (R$) Tarifa RDC

7 diárias com taxas de

serviços de 10% Duplo Triplo Taxa manutenção

12 x R$ 103,80

Av. Paulista, 2001 - 9º andar - Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP: 01311-931 Tel.: (11) 2172-0255 - www.rdc-ferias.com.br

Comercial São Paulo Tel.: (11) 2172-0275 comercial@rdc-ferias.com.br

Representantes RDC Férias

Você pode ampliar suas vantagens, adquirindo até 4 módulos: 7, 14, 21 ou 28 dias.

Amazonas: (92) 3233-3838 Bahia: (71) 3240-1998 Brasília: (61) 3223-4845

Espirito Santo: (27) 3229-9985 - 3239-1851 Marina Park (CE)

Alpestre Hotel (RS)

R$3.080,00 R$1.832,60

R$3.850,00 R$2.224,60

R$1.245,60 R$1.245,60

Conheça todas as vantagens do Clube de Viagens RDC Férias.

Benefícios imediatos E logo após 60 dias¹, acesso a mais benefícios...

• Descontos de até 60% em relação aos preços normais de hospedagem em mais de 600 hotéis da rede convenia- da RDC, sem limite de utilização;

• Desconto em locações de automóveis, com km livre e seguro.

• Agência de viagem exclusiva, Aldeia Brasil - vantagens especiais em serviços turísticos.

• Infraestrutura de atendimento ao associado com Cen- tral de Reservas e de Relacionamento.

• Acesso a todas as categorias de hotéis conveniados RDC Férias;

• 7 a 28 diárias de hospedagem² anuais, em um (1) apartamento exclu- sivo tipo standard, para até 3 pessoas, com café da manhã³, na rede de hotéis Conveniados RDC; ou

• 5 a 20 diárias de hospedagem² anuais, em hotéis de categoria superior ou “resorts”, em um (1) apartamento exclusivo tipo standard, para até 2 pessoas, com café da manhã³;

• Ceder utilização das diárias a terceiros, com simples autorização.

• Seguro viagem Caixa Seguros* incluso, quando o associado estiver uti- lizando as suas diárias anuais. Coberturas no caso de acidentes pessoais, extravio de bagagem e assistência funeral;

Tudo pronto para você realizar as férias dos seus sonhos!

1- ao término do pagamento da taxa de aquisição

2- cada título Gold dá direito a 7 diárias anuais, podendo a pessoa adquirir até 4 títulos, variando o número de diárias de acordo com a categoria de hotel

3- quando o café da manhã estiver incluso nas diárias

* Conforme previsto nas CondiçõesGerais do seguro - CNPJ: 34.020.354/0001-10 - SUSEP: 15414.001062/2003-03

RDC

(33)

Fidelidade

(34)

Férias&Lazer

Ar Condicionado Tv a cores TV a cabo Telefone Frigobar Ventilador Mini Cozinha Calefação Fac. deficientes Restaurante Bar Sala de TV Lanchonete Piscina adulto Piscina infantil Piscina aquecida Serviço no apto Serviço de praia Play ground Salão de jogos Quadra poliesportiva Sauna Lavanderia Cavalos Local para pesca Estacionamento

Facilidades no Apto Facilidades no Hotel

Silver Ocupação Máxima Conveniado / credenciado Preferencial Regime de hospedagem a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z

Rede de Hotéis Conveniados Férias & Lazer

Regime de Hospedagem

* - sem café da manhã 1 - café da manhã

2 - café da manhã e 1 refeição

3 - café da manhã e 2 refeições (almoço e jantar) 5 - All Inclusive

= Capacidade máx. para 2 pessoas = Itens sujeitos a pagto direto ao hotel C = Conveniado

S = Credenciado (superior) P = Preferencial

4 = Hotéis com tabela de conversão p/ título Silver Novos Hotéis - cor verde

Hoteis com Promoção Pós Verão - cor vermelha

Legenda

Rede de Hotéis

Conveniados

Referências

Documentos relacionados

Pelo facto de alguns autores apresentarem nomenclaturas diferentes para os mesmos FS, optou-se por organizá-los nas seguintes categorias: Gestão de topo; Equipa

O estágio curricular obrigatório vincula o estudante de Direito ao NPJ como estagiário pelo período de 02 (dois) anos, para o cumprimento de uma carga horária total de

NATRILIX ® (indapamida) não afeta a vigilância, mas podem ocorrer em determinados pacientes reações individuais relacionadas à diminuição da pressão

45 Em geral, há o reconhecimento de que alguns salmos da Bíblia Hebraica devem ser classificados como “salmos de sabedoria”, relacionados aos mestres do antigo Israel, que estavam,

Compensador de dilatação formado por um só fole e equipado com Flanges giratórias nos Absorve todos os movimentos de um troço de.. M

Fazer o uso do(s) produtos(s), servidore(s) ou licença(s) do HIPERCONTAS, para violar a lei, bons costumes a propriedade intelectual de autores, direitos de honra, privacidade,

como a pressão exercida por seu vapor quando o vapor e o líquido (ou o sólido) estão em equilíbrio dinâmico entre si... Volatilidade

Deste modo, as Matas Ciliares são ambientes reconhecidos pela sua importância na manutenção e incremento na riqueza de espécies, em especial de aves