• Nenhum resultado encontrado

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

S

UPERVISIONADAS

Direito

6ª Série

Direito Processual Penal I

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:

 Favorecer a aprendizagem.

 Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.  Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

 Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.

 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.

 Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão.

 Direcionar o estudante para a emancipação intelectual.

Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo.

Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Elcio Batista de Morais

(2)

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir.

 Pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito.

 Adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciárias, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos.

 Interpretação e aplicação do Direito.

 Domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito.

DESAFIO

Cada equipe deverá elaborar um Repertório Jurisprudencial e Doutrinário, contendo ementas e citações que façam referências aos tópicos estudados na disciplina de Direito Processual Penal I. Realizada a compilação das pesquisas, a equipe deverá preparar a formatação final do repertório, incluindo referências bibliográficas.

Ao término deste trabalho, você agregará competências e habilidades de participação em equipe, bem como de realização de pesquisas jurisprudenciais e doutrinárias acerca de temas relacionados à disciplina, em diferentes instâncias judiciárias, de modo a fomentar a boa atuação profissional afeta aos operadores do Direito, em especial à praxe forense e técnica argumentativa.

Objetivo do desafio

Elaborar um Repertório Jurisprudencial e Doutrinário

Produção Acadêmica

• Relatórios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1, 2 e 3.

Participação

Para a elaboração desta atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes de três a sete participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas.

Padronização

O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão:

(3)

• em papel branco, formato A4;

• com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; • fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;

• espaçamento de 1,5 entre linhas;

• se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um

recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;

• com capa, contendo:

• nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; • nome e RA de cada participante;

• título da atividade;

• nome do professor da disciplina;

• cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

ETAPA № 1 (tempo para realização: 5 horas)

 Aula-tema: Introdução ao Direito Processual Penal.

Esta atividade é importante para que você compreenda as noções fundamentais do Direito Processual Penal, em especial os sistemas e princípios processuais.

Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1

Elaborar a Introdução do Repertório Jurisprudencial e Doutrinário, descrevendo a importância deste material para o desempenho da praxe forense, com ênfase no papel da jurisprudência e da doutrina frente à aplicação das normas processuais.

Passo 2

Fazer uma análise prévia de todas as etapas que serão percorridas (plano de trabalho), pois tal procedimento auxiliará na elaboração da Introdução.

Passo 3

Proceder a um levantamento de obras jurídicas existentes na biblioteca da sua faculdade, relacionadas aos temas que serão estudados na disciplina de Direito Processual Penal: Jurisdição e processo; Eficácia da lei processual no tempo e no espaço; Interpretação da lei processual penal; Analogia e fontes do direito processual penal; Inquérito policial; Ação penal; Denúncia e queixa; Sujeitos processuais e Competência.

(4)

Após, elaborar um relatório contendo os seguintes dados: Título da obra, autor, editora e ano de publicação. Tal procedimento o auxiliará na compilação das citações doutrinárias.

Bibliografia complementar

• CAPEZ, Fernando. Curso de Processo Penal. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

• NUCCI, Guilherme de Souza. Código de Processo Penal Comentado, 8ª ed. São Paulo: RT, 2008.

• MIRABETE, Júlio Fabrini. Processo Penal. 18ª ed., São Paulo: Atlas, 2006.

• BONFIM, Edílson Mougenot. Curso de Processo Penal. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2008. • TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Processo Penal. 31ª ed. São Paulo: Saraiva,

2009, v.1.

Lembrar que são sugestões de pesquisa. Você poderá incluir outras, o que é recomendável.

Passo 4

Elaborar um fichamento do seguinte artigo:

• BECHARA, Fábio Romazzini; CAMPOS, Pedro Franco de. Princípios constitucionais do

processo penal. Questões polêmicas. Disponível em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=6348>. Acesso em 02 dez. 2011.

ETAPA № 2 (tempo para realização: 5 horas)

 Aula-tema: Inquérito Policial.

Esta atividade é importante para que você identifique e compreenda a aplicação das normas processuais penais, bem como os aspectos relacionados ao Inquérito Policial e os entendimentos jurisprudenciais e doutrinários acerca do aludido procedimento.

Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1

Fazer uma breve descrição comparativa dos recursos de pesquisa existentes nos sites dos Tribunais Estaduais indicados, destaque os pontos positivos e negativos encontrados. Esta tarefa tem por objetivo fomentar o domínio de tecnologias e métodos para pesquisa de jurisprudências editadas pelos Tribunais Estaduais.

Sites sugeridos para pesquisa

• Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Disponível em:

(5)

• Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Disponível em:

<http://www1.tjrs.jus.br/busca/?tb=juris>. Acesso em 29 nov. 2011.

• Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul. Disponível em:

<http://www.tjms.jus.br/cjosg/>. Acesso em 29 nov. 2011

Passo 2

Explorar os recursos de busca jurisprudencial dos sites indicados, utilizando a palavra inquérito seguida das seguintes palavras-chave: (Nulidade; Prisão; Prazo, Excesso, Arquivamento; Sigilo). Visando enriquecer a pesquisa, alterne as palavras sugeridas e procure utilizar todos os recursos e ferramentas disponíveis nos sites.

Passo 3

Escolher, dentre os resultados obtidos na pesquisa realizada no passo anterior, seis ementas (duas de cada Tribunal indicado) que comporão o Repertório Jurisprudencial e Doutrinário, complemente a pesquisa anexando uma citação doutrinária, ou seja, trecho extraído de obra jurídica, que corrobore cada decisão jurisprudencial outrora escolhida.

Passo 4

Realizar uma análise crítica da jurisprudência selecionada (12 acórdãos), contendo: 1) descrição do caso; 2) decisão de 1º grau; 3) órgão julgador; 4) razões de reforma ou manutenção da decisão; 5) opinião do grupo sobre o caso, com fundamentos doutrinários.

Entregar ao seu professor, na data por ele estipulada, juntamente com o fichamento desenvolvido na Etapa 1.

ETAPA № 3 (tempo para realização: 5 horas)

 Aula-tema: Interpretação da Lei Processual Penal.

Esta atividade é importante para que você identifique as fontes de pesquisas jurisprudenciais existentes nos Tribunais Superiores, bem como desenvolva o domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito.

Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1

Fazer uma breve descrição comparativa dos recursos de pesquisa existentes nos sites dos Tribunais Superiores indicados, destaque os pontos positivos e negativos encontrados. Esta tarefa tem por objetivo fomentar o domínio de tecnologias e métodos para pesquisa de jurisprudências editadas pelos Tribunais Superiores.

(6)

Sites sugeridos para pesquisa

• Superior Tribunal de Justiça. Disponível em: <http://www.stj.jus.br/SCON/>. Acesso

em 29 nov. 2011.

• Supremo Tribunal Federal. Disponível em:

<http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/pesquisarJurisprudencia.asp>. Acesso em 29 nov. 2011.

Passo 2

Explorar os recursos de busca jurisprudencial dos sites indicados, utilizando a expressão ação penal seguida das seguintes palavras-chave: (Nulidade; Prisão; Excesso; Prazo; Preventiva; Incondicionada; Pública; Privada). Visando enriquecer a pesquisa, alterne as palavras sugeridas e procure utilizar todos os recursos e ferramentas disponíveis nos sites.

Passo 3

Escolher, dentre os resultados obtidos na pesquisa realizada no passo anterior, quatro ementas (duas de cada Tribunal indicado) que comporão o repertório de jurisprudências. Complementar a pesquisa anexando uma citação doutrinária, ou seja, trecho extraído de obra jurídica, que corrobore com cada decisão jurisprudencial outrora escolhida.

Entregar ao professor essa Etapa.

ETAPA № 4 (tempo para realização: 5 horas)

 Aula-tema: Fontes do Direito Processual Penal.

Esta atividade é importante para que você coloque em prática todo o conhecimento adquirido na disciplina, ou seja, capacidade de realizar pesquisas, compilação de conteúdos teóricos e interpretação e aplicação do Direito.

Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1

Desenvolver a redação da conclusão, destacando a importância das tarefas realizadas com vistas à compreensão e aplicação dos aspectos relacionados à introdução ao estudo do direito processual penal. Elaborar as referências bibliográficas do trabalho e, se necessário, um capítulo destinado aos anexos.

(7)

Passo 2

Reunir todo o material resultante das pesquisas jurisprudenciais e doutrinárias realizadas nas etapas anteriores o qual deverá conter as doze ementas selecionadas, cada uma delas com a respectiva citação doutrinária selecionada.

Separar as ementas de jurisprudências por Tribunais de origem e por temas, respeitando uma ordem cronológica segundo o desenvolvimento dos tópicos da disciplina.

Passo 3

Proceder a formatação final do desafio. As ementas devem conter, essencialmente, as seguintes identificações: Órgão Prolator da decisão, nome do Relator (a), Comarca de origem e data da decisão. Entregar o repertório finalizado ao seu professor na data por ele estabelecida.

Referências

Documentos relacionados

Esta atividade é importante para que você conheça o conceito de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), sua origem, evolução e abrangência através de pesquisa e do

Aula-tema: Gestão escolar democrática. Esta atividade é importante para que você compreenda o modelo de gestão pautado no princípio democrático participativo. Para realizá-la,

Como empresário ou trabalhador do setor de comércio de bens, serviços ou turismo, você tem ainda mais benefícios. para ser

Esta atividade é importante para que você reúna todos os textos e imagens das etapas anteriores e prepare, com a equipe, o CD para entregar ao professor. Para

Esta atividade é importante para que você possa distinguir entre desenho técnico e desenho artístico; reconhecer a necessidade de aprender desenho como forma de

Identificar, utilizando algum software (Excel ou Matlab, por exemplo), uma função cujo comportamento seja próximo ao comportamento apresentado no gráfico da

Esta atividade é importante para que você seja capaz de inserir códigos utilizando a linguagem Java Script nas páginas Web, interagir com o usuário através dos recursos

Consolidar os itens solicitados nos passos desta etapa com as conclusões obtidas pelo grupo, o que fará parte do Relatório 2, a ser entregue ao final desta ATPS, em data agendada pelo