• Nenhum resultado encontrado

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS ESTÁGIO SUPERVISIONADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS ESTÁGIO SUPERVISIONADO"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

1

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FMU

(2)
(3)

3

Apresentação

Este manual de orientação tem como ideia centralizadora a facilitação, a compreensão e o entendimento dos alunos do curso de CIÊNCIAS ECONÔMICAS acerca da metodologia de construção do Relatório de Estágio Supervisionado.

Para a estruturação do Relatório de Estágio, é necessário dispor de um manual de orientação, o que significa proporcionar considerável benefício e conforto, tanto para a elaboração dos relatórios por parte dos alunos, como para a conferência por parte dos Professores-Orientadores, pois passam a contar com forma padronizada para o desenvolvimento das atividades.

(4)

4

1 Introdução

O Estágio Supervisionado Acadêmico é atividade obrigatória para obtenção do certificado de conclusão e posterior registro do diploma no Ministério da Educação.

O Estágio Supervisionado está regulamentado pela Lei nº 11.788 de 25/09/2008, que revogou a Lei nº 6494/77 de 07/12/1977, a qual o instituiu e, posteriormente, foi regulamentada pelo Decreto 87497/82 de 18/08/1982, e pela Lei nº 8859/94 de 23.03.1994, pelo parágrafo único do art. 82 da Lei nº 9.394, de 20/12/1996, e pelo art. 6º da Medida Provisória nº 2.164-41, de 24/08/2001, que dispõe sobre o estágio de estudantes de ensino superior, de ensino médio, de educação profissionalizante e de educação especial.

A atividade de Estágio Supervisionado em organizações do primeiro, segundo ou terceiro setores deverá apresentar duração mínima de 300 horas. No curso de CIÊNCIAS ECONÔMICAS deve ter início no 7º semestre e ser concluído no 8º semestre do curso. As exceções serão mais bem detalhadas neste manual.

É facultada aos alunos a escolha da organização em que pretendem estagiar, conforme as determinações da legislação que regula o Estágio Supervisionado, e as constantes neste manual de orientação.

O Estágio Supervisionado Acadêmico deverá ser realizado em organizações onde os conteúdos curriculares desenvolvidos ao longo do curso possam ser aplicados de acordo com as metas definidas na orientação da atividade. Define-se como meta do estágio o envolvimento dos alunos na análise, projeto, estudo e/ou resolução de situação inerente aos processos junto às empresas, sob a orientação de docentes habilitados em conjunto com a Coordenação do Curso, de acordo com o cronograma de atividades pré-estabelecido.

A regularização do Estágio Supervisionado Acadêmico junto ao coordenador do curso dar-se-á pela apresentação do Relatório de Estágio aprovado

(5)

5 em sistemática constante neste manual e definido pelo supervisor de estágio da organização e pela coordenação do curso.

Não é possível aproveitamento de estágios realizados em outras instituições ou em outros cursos.

2 Objetivos

O Estágio Supervisionado Acadêmico tem por objetivos:

• Permitir aos alunos a oportunidade de complementar o aprendizado teórico por meio da vivência profissional;

• Aplicar, ampliar e adequar conhecimento técnico-científico, visando a integração entre teoria e prática, no desenvolvimento de habilidades requeridas para formação do perfil profissional;

• Exercitar-se na perspectiva da prática profissional por meio de sua inserção em situação real de trabalho;

• Estimular a capacidade de interpretação e de articulação dos argumentos teóricos e/ou empíricos para demonstrar análises críticas, conclusões e sugestões de desdobramentos pertinentes ao assunto pesquisado;

• Desenvolver ferramentas metodológicas na apresentação de trabalhos técnicos;

• Diagnosticar e analisar situações, propondo alternativas e soluções criativas em situações reais, embasando sua futura vivência profissional.

(6)

6

3 Professor-Orientador

Cada turma terá um Professor-Orientador indicado pela Instituição de Ensino. A coordenação informará aos representantes de sala quem será este professor, sendo o responsável pelos procedimentos administrativos necessários e orientações dos alunos. No caso de alunos DPUs, esta informação se dará por meio do aluno on-line.

4 Inscrição

A inscrição no Estágio Supervisionado deverá ser feita diretamente ao Professor-Orientador da turma (Liberdade/Brigadeiro) ou na secretaria (outros Campi), por meio do preenchimento e entrega de uma via da “Ficha de Inscrição” (Anexo 1) e três vias (uma para a empresa, outra para o aluno, outra para a FMU) da entrega do vínculo com a empresa concedente “Termo de Compromisso de Estágio Supervisionado Acadêmico” (Anexo 2), conforme cronograma constante no item 5 deste Manual, com preenchimento do número e companhia da apólice de seguros. Caso a empresa não ofereça seguro, a FMU irá fornecer tal documento, podendo ser retirado diretamente com o Professor-Orientador (Liberdade) ou na secretaria (outros Campi). A data da entrega destes documentos será entendida como a data de início do Estágio Supervisionado Acadêmico. São obrigatórias as assinaturas do supervisor do Estágio na empresa, com a firma reconhecida, a assinatura do Professor-Orientador e do aluno, o que será considerada como compromisso da empresa na aceitação do desenvolvimento do estágio em suas dependências.

No caso de troca de supervisor de estágio na empresa, a “Ficha de Inscrição” (Anexo 1) deve ser feita novamente, porém com a ressalva de que é uma alteração, e não um início de estágio.

Importante:

1 – As trocas de empresa só serão aceitas na passagem do sétimo para oitavo semestre, ou seja, após cumprir as primeiras 150 horas.

2 – Só será considerado inscrito o aluno que apresentar a documentação completa até a data final de Inscrição do Estágio

(7)

7

Supervisionado. Não serão aceitos, em hipótese alguma, períodos de estágios anteriores à data da inscrição.

3 – Os casos especiais serão analisados pelo Professor-Orientador em conjunto com a Coordenação do Curso.

5 Cronograma

O desenvolvimento do Estágio Supervisionado Acadêmico está vinculado à rigorosa observância do cronograma de atividades a ser cumprido pelos Alunos e pelos Professores-Orientadores.

Obs.: Considerar primeiro mês letivo: fevereiro ou agosto

Alunos matriculados no 7° período do Curso

Data-Limite Atividade Procedimento

Até

Dia 27 de Setembro de

2014

Período de Inscrição do Estágio Supervisionado Acadêmico.

Entregar para o professor Orientador (Liberdade) ou secretaria (outros Campi) a “Ficha de Inscrição” (Anexo 1) em uma via, o “Termo de Compromisso de Estágio Supervisionado Acadêmico” em papel timbrado e em três vias (Anexo 2), e a cobertura de seguro de acidentes pessoais (fornecido pelo professor-Orientador) Atenção à necessidade de reconhecimento de firma da assinatura do supervisor.

Até 27 de Fevereiro de

2015

Entrega do Relatório Parcial ao Professor-Orientador (conforme instruções previstas no Item 9.1 deste manual, itens I, II e III)

Entregar projeto impresso ao Professor-Orientador

Até 10 de Abril de

2015

Entrega da Documentação Entregar para o professor Orientador (Liberdade) ou secretaria Itaim: 2 vias da Carta da empresa de finalização 150h (Anexo 3). Atenção à necessidade de reconhecimento de firma da assinatura do supervisor.

(8)

8

Alunos matriculados no 8° período do Curso

Data-Limite Atividade Procedimento

Até 29 de Agosto

de 2014

Período de Inscrição do Estágio Supervisionado Acadêmico.

Entregar para o Professor-Orientador (Liberdade) ou secretaria Itaim. “Ficha de Inscrição” (Anexo 1) em uma via, o “Termo de Compromisso de Estágio Supervisionado Acadêmico” em papel timbrado e em três vias (Anexo 2), e a cobertura de seguro de acidentes pessoais (fornecido pelo Professor-Orientador . Atenção à necessidade de reconhecimento de firma da assinatura do supervisor.

Até 17 de Agosto

de 2014

Entrega do Relatório Final ao Professor-Orientador (conforme instruções previstas no Item 9.1 deste manual, itens I à V)

Entregar trabalho impresso ao Professor-Orientador

Até 22 de Novembro de

2014

Entrega da Documentação Entregar para o Professor-Orientador (Liberdade) ou secretaria Itaim: 2 vias da carta da empresa de finalização 150h (Anexo 3). Atenção à necessidade de reconhecimento de firma da assinatura do supervisor. Relatório Final em formato PDF, gravado em CD ou DVD, com nome e RA do aluno impressos na mídia e na capa (envelope).

(9)

9

Casos não previstos neste Manual serão tratados pela coordenação do curso.

Importante:

1 – O aluno que não entregar os relatórios de estágio nas datas estipuladas ou solicitadas estará reprovado;

2 – O aluno que não entregar a documentação exigida de forma correta não terá cumprido este componente curricular e, portanto, não será elegível para colação de grau, nos termos do regimento interno, até que a situação seja regularizada;

3 – A data de “Lançamento de Nota Única” está disponível no calendário acadêmico;

4 – O Professor-Orientador possui até o limite previsto em calendário acadêmico como “Lançamento de Nota Única” para inserção do status dos trabalhos no sistema.

6 Critérios de Avaliação

O Professor-Orientador avaliará os relatórios levando em consideração a conduta do aluno (cumprimento de prazos, participação, interesse e disposição para atender às orientações) durante o período do estágio supervisionado e a qualidade do conteúdo dos relatórios elaborados e entregues. Avaliados estes dois requisitos o Professor-Orientador concluirá pela aprovação ou reprovação.

Para os casos julgados excepcionais ou em inobservância com as diretrizes fixadas para os Estágios Supervisionados Acadêmicos, caberá à Coordenação do Curso decidir em relação a sua aprovação ou reprovação.

Importante:

1 – Serão efetuadas avaliações parciais durante o desenvolvimento do estágio, considerando, entre outros aspectos, o atendimento aos prazos estipulados no cronograma de estágio e no cronograma do Professor-Orientador.

(10)

10

2 – A qualidade do relatório de estágio será avaliada a partir dos critérios estabelecidos no item 9 deste manual.

7 Atribuições dos envolvidos no Estágio Supervisionado

Acadêmico

7.1. Coordenação do Curso

• Divulgar o cronograma de realização do Estágio Supervisionado, bem como a indicação dos Professores-Orientadores;

• Prestar esclarecimentos sobre o Estágio Supervisionado aos alunos e Professores-Orientadores;

• Divulgar o Manual de Orientação do Estágio Supervisionado para os alunos e Professores-Orientadores;

• Zelar pelo bom andamento do processo do Estágio Supervisionado; • Se o caso, buscar soluções junto às instâncias superiores para as situações não previstas neste Manual de Orientação.

7.2. Professor-Orientador

• Auxiliar seus orientandos a respeito dos documentos burocráticos necessários, bem como na elaboração do Plano de Ação;

• Acompanhar a evolução do orientando no que concerne ao desenvolvimento de seu estágio na empresa;

• Acompanhar a elaboração de propostas e os resultados do trabalho do aluno estagiário;

• Orientar e avaliar os orientandos quanto à elaboração dos relatórios de estágio;

• Responsabilizar-se pelo preenchimento e pela guarda da Folha de Acompanhamento do Estágio Supervisionado (Anexo 6);

• Elucidar dúvidas de seus orientandos sobre o desenvolvimento geral de seu estágio a respeito das particularidades observadas na prática diária de suas atividades;

• Informar aos alunos a data final de entrega do trabalho para correção, para que não haja comprometimento do prazo final.

(11)

11 7.3. Estudante

• Realizar o processo de inscrição do Estágio Supervisionado segundo os procedimentos indicados neste manual de orientação;

Escolher a organização na qual realizará o Estágio Supervisionado;

Observação: somente serão aceitas organizações que reúnam condições para proporcionar experiências práticas no contexto básico da profissão.

• Cumprir os prazos estabelecidos pelo Manual de Orientação de Estágio e datas definidas junto ao Professor-Orientador;

• Reportar-se ao Professor-Orientador sempre que enfrentar problemas relativos ao Estágio Supervisionado;

• Participar dos encontros de orientação de acordo com o agendamento previsto pelo Professor-Orientador;

• Estará reprovado o aluno que não participar dos encontros com o Professor-Orientador durante o período do Estágio Supervisionado, controlado pela Folha de Acompanhamento do Estágio Supervisionado (Anexo 6);

• Cumprir as atividades solicitadas pelo Professor-Orientador;

• Elaborar e apresentar os relatórios de estágio supervisionado junto com as Cartas de Finalização do Estágio;

• O não cumprimento dos prazos inviabilizará o estágio estando, assim, o aluno reprovado;

• Caso o aluno mude de emprego deverá manter contato, urgente, com o Professor-Orientador, para regularização da documentação.

8 Comprovação de Vínculo com a Empresa

Para inscrever-se no Estágio Supervisionado, o aluno deverá providenciar o Termo de Comprovação de Vínculo com a Empresa.

Se ao longo da realização do relatório de estágio o aluno mudar de organização, as horas terão validade apenas quando comprovadas acima de 150 horas já trabalhadas.

(12)

12

Condição do Aluno Documento de Vínculo com a Organização

Estudante-Estagiário

Termo de Compromisso de Estágio Acadêmico (Anexo 2) (papel timbrado).

Estudante-Empregado Estudante-Proprietário Estudante Filho, esposa ou marido de Proprietário (a)

A organização deverá indicar um funcionário responsável (o Supervisor de Estágio da Organização), que acompanhará as atividades do aluno na empresa. Ele será o elo entre a Empresa e a FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas, responsabilizando-se pela assinatura de todos os documentos que se fizerem necessários.

Os documentos encaminhados pelo estudante à FMU e que forem de origem da empresa, deverão ser redigidos em papel timbrado desta.

Obs.: Nos Anexos 4 e 5 é possível encontrar Modelos de Carta de Orientação para serem apresentados à Empresa com esclarecimentos acerca do trabalho que será desenvolvido pelo aluno na condição de Estagiário.

9 Etapas para apresentação do Relatório de Estágio

O Relatório de Estágio Supervisionado Acadêmico a ser apresentado, constitui-se do Relatório Parcial desenvolvido durante o período de orientação, acompanhado de um Relatório Final sintetizando o desenvolvimento do Estágio para efeito de avaliação. O Relatório Parcial deve contemplar do item I ao item III melhor explanados na sessão 9.1. O Relatório Final deve contemplar todos os itens.

9.1 Estrutura do Relatório

(13)

13

Elementos Textuais

I - Introdução

Parte inicial do texto, em que deve constar o objetivo do trabalho, os possíveis problemas identificados na empresa e área de estágio, e sua consequente solução. Além destas informações é necessário indicar a importância do estágio e do seu desenvolvimento.

II - Caracterização da empresa

Neste tópico o aluno apresentará:

− Identificação resumida da empresa, tais como; nome completo, endereço, telefones, site, CNPJ, Inscrição Estadual e Municipal, ramo de atividade;

− A estrutura funcional da empresa; − Principais concorrentes;

− Principais clientes.

III - Área de estágio

Parte principal do trabalho em que o aluno deverá indicar:

− A área na qual realizou seu estágio, setor, principais atividades, quantidade de pessoas.

− Descrever as rotinas desenvolvidas até o presente momento; − Apresentar fluxograma da principal atividade.

IV - Discussão e Recomendação

− Momento em que o aluno se posicionará a respeito de suas observações das rotinas desenvolvidas e analisará o trabalho como um todo, destacando pontos fortes e fracos do setor.

− O aluno deverá desenvolver uma base teórica/ científica para discutir, recomendar e analisar as rotinas e práticas do seu estágio. Estas devem ser baseadas em referenciais teóricos, estudadas durante o curso, indicando soluções alternativas para implementação futura, citando seus respectivos autores.

(14)

14 Neste momento o aluno descreve acerca da experiência de estágio, o quanto ela acresceu na sua formação, que bases conceituais foram mais utilizadas, como descreve seu crescimento e de que maneira realizou aplicações práticas a partir das atividades realizadas em sala de aula.

10 Especificações da Formatação dos Relatórios de Estágio

Fontes

 A fonte dos títulos e subtítulos deve ser Arial ou Times New Roman tamanho 14, destacando-se pelo negrito e caixa alta (não deve ser colocado qualquer símbolo após a numeração);

 A fonte do texto deve ser Arial ou Times New Roman tamanho 12;

 Notas de rodapé, índice e fonte de figuras, tabelas ou quadros: Arial ou Times New Roman – tamanho 10. O índice e fonte das figuras, tabelas e quadros devem vir após estes objetos.

 Quaisquer detalhes especiais devem respeitar as normas ABNT.

Espaçamento 1,5 para o texto 2,0 entre parágrafos Tamanho do Papel A4 (21cm X 29,7cm) Margens  Superior: 3 cm  Inferior: 2 cm  Esquerda: 3 cm  Direita: 2 cm Impressão

Em papel branco ou reciclado, somente frente ou frente e verso.

Citações

(15)

15

ANEXOS

(16)

16 Anexo 1 – Modelo Ficha de Inscrição

DEVERÁ SER ENTREGUE EM 1 (UMA) VIA

CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS ESTÁGIO SUPERVISIONADO ACADÊMICO

FICHA DE INSCRIÇÃO ALUNO ___________________________________________________________________ RA _____________________________ TURMA __________________________________ TELEFONE _______________________E-MAIL __________________________________ EMPRESA CONCEDENTE ___________________________________________________ __________________________________________________________________________ SUPERVISOR DO ESTÁGIO (EMPRESA CONCEDENTE): __________________________ __________________________________________________________________________ PROFESSOR-ORIENTADOR: ________________________________________________ PERÍODO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ( ) de 03/201_ a 05/201_

( ) de 09/201_ a 11/201_

CARGA HORÁRIA MÍNIMA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: 300 (TREZENTAS) HORAS O Estágio Supervisionado estará regulado pela Lei nº 11.788, de 25/09/2008.

ÁREA DE ESTÁGIO: ________________________________________________________ CONDIÇÃO DO ALUNO:

( )ESTAGIÁRIO ( )EMPREGADO ( )PROPRIETÁRIO ( ) FILHO DE PROPRIETÁRIO

São Paulo, de de 201_

___________________________________ NOME E ASSINATURA DO ALUNO

___________________________________ PROFESSOR-ORIENTADOR

(17)

17 Anexo 2 – Modelo Termo de Compromisso de Estágio Acadêmico.

DEVERÁ SER ENTREGUE EM 3 (TRÊS) VIAS, SENDO 2 (DUAS) COM FIRMA RECONHECIDA DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO DA EMPRESA – (PAPEL COM TIMBRE DA EMPRESA CONCEDENTE) ..., com C.N.P.J. nº... estabelecida a Rua...,na cidade de ..., estado de ... doravante denominada CONCEDENTE, por seu representante abaixo, autoriza ... aluno do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, doravante denominado ESTAGIÁRIO, a realizar um período de Estágio Supervisionado nas suas dependências, estágio que se regará pelas normas e condições seguintes:

1 - O ESTAGIÁRIO obriga-se a cumprir fielmente a programação de estágio comunicando em tempo hábil, a impossibilidade de fazê-lo;

2 - Pelas reais e recíprocas vantagens técnicas e administrativas, a CONCEDENTE designará como Supervisor do ESTAGIÁRIO...

(nome; cargo; área; telefone; ramal)

3 - À CONCEDENTE caberá a fixação dos locais, datas e horários em que se realizarão as atividades componentes da programação do Estágio Supervisionado, elaborada em comum acordo com a Supervisão de Estágios do Curso de CIÊNCIAS ECONÔMICAS da FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas.

4 - O ESTAGIÁRIO obriga-se a cumprir as normas internas da CONCEDENTE, as quais declaram expressamente conhecer;

5 - O ESTAGIÁRIO responderá pelas perdas e danos consequentes da inobservância das normas internas ou das constantes no presente contrato;

6 - O Estágio terá a duração mínima de 300 (trezentas) horas, podendo ser 150 horas em cada semestre.

7 - Tanto a CONCEDENTE quanto o ESTAGIÁRIO poderão a qualquer momento dar por terminado o Estágio, bastando um simples aviso por escrito, caracterizando como não cumprimento do Estágio. 8 - O ESTAGIÁRIO obriga-se a elaborar e entregar relatório, conforme descrito no Manual, circunstanciando sobre o Estágio Supervisionado realizado, sob orientação do Professor-Orientador. 9 - O ESTAGIÁRIO terá cobertura do seguro de acidentes pessoais por meio da apólice ... da Seguradora ... para clareza, é firmado o presente contrato em três vias de igual teor.

São Paulo, ... de ... de 201....

___________________________ _____________________________ EMPRESA CONCEDENTE ESTAGIÁRIO

___________________________________ FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas

(18)

18 Anexo 3 – Modelo de Carta de Finalização de Estágio

DEVERÁ SER ENTREGUE EM 2 (DUAS) VIAS, SENDO 1 (UMA) COM FIRMA RECONHECIDA DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO DA EMPRESA – (PAPEL COM TIMBRE DA EMPRESA CONCEDENTE)

São Paulo, ___ de _____________________ de 201_

À

FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas

At. Coordenação de curso de CIÊNCIAS ECONÔMICAS de Empresas. Ref. Termo de Finalização de Estágio Supervisionado.

Prezado Senhor,

Informamos, para os fins a que se destina, que NOME E RA (Registro

Acadêmico) DO ALUNO, estudante dessa instituição de ensino superior, no Curso de CIÊNCIAS ECONÔMICAS, completou 150 horas de seu Estágio Supervisionado em nossa organização, na área de (NOME DA ÁREA DE ESTÁGIO), supervisionado por (NOME DO SUPERVISOR DA EMPRESA CONCEDENTE).

PERÍODO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ( ) de 03/201_ a 05/201_ ( ) de 09/201_ a 11/201_

Por ser a expressão da verdade, firmamos o presente.

Atenciosamente,

___________________________________________________

(19)

19

Anexo 4 – Modelo de Orientação às Empresas – Estagiários

Senhor Diretor,

A Coordenação do Curso de CIÊNCIAS ECONÔMICAS, da FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas vêm à sua presença, para esclarecer o pensamento deste estabelecimento de ensino quanto à matéria de estágio escolar, seguramente objeto de seu conhecimento.

Independentemente de nossa inclusão do estágio como indispensável componente curricular quem primeiro o define como obrigatório é o Ministério da Educação, por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais e é regulado pela LEI Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. O objetivo principal do estágio é fornecer ao aluno a necessária complementação acadêmica. Na prática, estagiar significa participar em situações reais de trabalho com possibilidade de aplicar ou observar as técnicas estudadas durante o curso, em uma ou mais áreas. Sem o estágio o aluno não poderá colar grau e registrar seu diploma no MEC.

No aspecto trabalhista, o estagiário não terá qualquer vínculo empregatício obrigatório. Tanto o MEC como o Ministério do Trabalho já oficializaram a figura do estagiário, conforme a lei supramencionada. A responsabilidade técnica do estágio é da Coordenação do Curso de CIÊNCIAS ECONÔMICAS da FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas – e o aluno terá um Professor-Orientador ligado à matéria básica do estágio. Entretanto, para acompanhá-lo na empresa e para validação dos relatórios, a empresa deve nomear um Supervisor Responsável. Os relatórios de estágio supervisionado que o estudante apresentará à FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas – serão submetidos à apreciação prévia da empresa.

Finalmente, enfatizamos a importância que a complementação acadêmica pelo estágio representa para a FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas, pois o resultado pode significar produção de conhecimento e decorrente evolução do ensino que objetivará a formação de profissionais competentes.

À disposição para os esclarecimentos necessários, firmamo-nos. Cordialmente.

(20)

20

Anexo 5 – Modelo de Orientação às Empresas – Alunos Empregados

Senhor Diretor,

A Coordenação do Curso de CIÊNCIAS ECONÔMICAS da FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas vem à sua presença para esclarecer aspectos acadêmicos sobre o Estágio Supervisionado a que estão sujeitos os alunos deste estabelecimento de ensino superior, particularmente em razão da existência de empregado de sua organização atualmente aluno do Curso de CIÊNCIAS ECONÔMICAS.

Independentemente de nossa inclusão do estágio como indispensável componente curricular quem primeiro o define como obrigatório é o Ministério da Educação, por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais e é regulado pela LEI Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. O objetivo principal do estágio é fornecer ao aluno a necessária complementação acadêmica. Na prática, estagiar significa participar em situações reais de trabalho com possibilidade de aplicar ou observar as técnicas estudadas durante o curso, em uma ou mais áreas. Sem o estágio o aluno não poderá colar grau e registrar seu diploma no MEC. O Legislador, ao criar a lei que reconheceu a figura do estagiário, tinha em mente o ensino médio e o ensino superior, incluindo todas as modalidades de ensino. No caso do ensino superior, é muito comum o aluno adquirir vida profissional antes de formado. De qualquer maneira, temos de cumprir o dispositivo legal. Mais que isso, temos grande interesse de fazer do estágio curricular obrigatório uma oportunidade de produção de conhecimento.

Na verdade, reconhecemos um problema prático de tempo, uma vez que para pesquisar ou estudar aplicação de técnicas de CIÊNCIAS ECONÔMICAS deverá ocupar parte de seu tempo produtivo. O objetivo principal desta comunicação reside exatamente na expectativa de compreensão de sua parte para permitir ao seu empregado, nosso aluno de CIÊNCIAS ECONÔMICAS, um acesso aos dados necessários para seu trabalho de pesquisa, seja permitindo-lhe alguma disponibilidade de tempo, seja facilitando coleta de informações. A responsabilidade técnica do estágio é da Coordenação do Curso de CIÊNCIAS ECONÔMICAS da FMU e o aluno terá um Professor-Orientador ligado à matéria básica do estágio. Entretanto, para acompanhá-lo na empresa e para validação dos relatórios, a empresa deve nomear um Supervisor Responsável. Os relatórios de estágio supervisionado que o estudante apresentará à FMU serão submetidos à apreciação prévia da empresa. Finalmente, enfatizamos a importância que a complementação acadêmica pelo estágio representa que objetivará a formação de profissionais mais competentes para a CIÊNCIAS ECONÔMICAS empresarial.

Colocamo-nos à disposição para outros esclarecimentos e subscrevemo-nos. Cordialmente,

(21)

21

Anexo 6 – Folha de Acompanhamento do Estágio Supervisionado

(Ficha de Controle das orientações durante o Estágio)

À

FMU – Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas Curso de CIÊNCIAS ECONÔMICAS

Estagiário: Tema:

Empresa Concedente: Professor-Orientador:

Data Descrição das orientações Visto

Prof.

Visto Aluno

(22)

22 Anexo 7 – Modelo de Carta de Finalização de Estágio

DEVERÁ SER ENTREGUE EM 2 (DUAS) VIAS, SENDO 1 (UMA) COM FIRMA RECONHECIDA DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO DA EMPRESA – (PAPEL COM TIMBRE DA EMPRESA CONCEDENTE)

São Paulo, ___ de _____________________ de 201_

À

FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas

At. Coordenação de curso de CIÊNCIAS ECONÔMICAS de Empresas. Ref. Termo de Finalização de Estágio Supervisionado.

Prezado Senhor,

Informamos, para os fins a que se destina, que NOME E RA (Registro

Acadêmico) DO ALUNO, estudante dessa instituição de ensino superior, no Curso de CIÊNCIAS ECONÔMICAS, completou 300 horas de seu Estágio Supervisionado em nossa organização, na área de (NOME DA ÁREA DE ESTÁGIO), supervisionado por (NOME DO SUPERVISOR DA EMPRESA CONCEDENTE).

PERÍODO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ( ) de 03/201_ a 05/201_ ( ) de 09/201_ a 11/201_

Por ser a expressão da verdade, firmamos o presente.

Atenciosamente,

___________________________________________________

(23)

23 Anexo 8 - Folha de avaliação – Estágio Pendente (preenchida pelo prof.

Orientador)

FMU – Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas Curso de CIÊNCIAS ECONÔMICAS

Estagiário:___________________________________________________________ Título:______________________________________________________________ Empresa Concedente:__________________________________________________ Prof. Orientador:______________________________________________________

Avaliação: ( x ) Estágio 1 ( x ) Estágio 2

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Conclusão: (Aprovado)(Reprovado)__________________________________ Observações: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Professor-Orientador: Data: ____/____/______ Assinatura_____________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Exemplos de inibidores da polimérase do ADN: nucleosídicos (aciclovir; ganciclovir; vidarabina) e não-nucleosídicos

Tanto este como outros exemplos podem ser utilizados para realizar um exercício rápido sobre o modo de obter informação na internet que possa ser útil na resolução de um

[r]

Verificamos, assim, que é possível estender o modelo de Kaldor- Pasinetti, da taxa de lucro e distribuição da renda em relação ao cres- cimento, em diversas direções. Foram

O fato de o Canadá estar sofrendo contágio via mudança do grau de co-assimetria não é evidência suficiente para concluir que esse contágio resulte da proximidade entre os EUA e

Esta iniciativa foi aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros nº 56/2011 cujo objetivo é evidenciar a importância da valorização da produção nacional para

Esse declínio internacional do Brasil em matéria de PE acontece, para Cervo e Lessa (2014), não tanto como resultado das instabilidades do cenário internacional, mas por

Este tipo de reação esta mais frequentemente associada a transfusão de concentrado de plaquetas com período de armazenamento longo (4 ou 5 dias) porém são reações leves na