• Nenhum resultado encontrado

É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada."

Copied!
20
0
0

Texto

(1)
(2)

Índice

1. Introdução...pag. 3

2. Sorriso: nosso cartão de visita...pag. 4-7

3. Relações Sociais e a Odontologia... pag 8

4. Tipos de Sorrisos... pag 9

5. A Odontologia e o Sorriso...pag. 10 – 16

6. A Odontologia e a Plástica Facial …...pag. 17 – 18

7. Considerações Finais …... pag. 19

8. Sobre o Dentista …... pag. 20

(3)

3

INTRODUÇÃO

Você já pensou no poder de um sorriso? Imaginou quantas coisas você pode alcançar através de um sorriso? Quantas frases, ditados e anúncios ressaltam a extrema força que um sorriso pode ter? Como na grande maioria dos sorrisos, os dentes e as gengivas são evidentes, a Odontologia tem muito a ver com a estética do sorriso. Porém, quando pensamos em Odontologia, o que nos vem a cabeça? Dentes, Dor e o Dentista, não é? Felizmente, as novas gerações possuem um número bem menor de incidências de doenças dentárias (graças a programas de prevenção e de visitas

periódicas ao dentista mesmos antes do aparecimento dos primeiros dentes de leite) e consideram a visita ao dentista um procedimento tranquilo e nada traumático. Contudo, me dirijo aqueles adultos e adolescentes que não tiveram a sorte de usufruir destas vantagens na infância e sofreram com caries, periodontites, tratamentos de canal, próteses, extrações e toda gama de procedimentos dentários desagradáveis e , muitas vezes, mutilantes e dolorosos. É para estas pessoas que trago uma ótima notícia: a Odontologia mudou, esta muito mais moderna e muito menos traumática. Traumas antigos são , muitas vezes, difíceis de serem superados mas posso garantir que as novas técnicas e materiais da Odontologia estão contribuindo nesse sentido. Ter saúde oral sem dúvida é fundamental para a saúde geral do paciente. Já existem vários trabalhos científicos que demonstram a correlação entre doença periodontal e doenças cardiovasculares e diabete mellitus, focos dentários comprometendo a recuperação de lesões em atletas e esportistas, etc. Não é meu objetivo nesse livro falar sobre como manter ou restabelecer a saúde oral, mas sim falar da interação da Odontologia no sucesso

profissional, social e emocional das pessoas. Vivemos num mundo extremamente competitivo onde para alcançarmos sucesso não basta ser “apenas” competente, necessita ter também boa apresentação seja no trabalho ou na vida pessoal. Não estou falando de beleza e sim de uma boa aparência que passe uma imagem positiva aos outros. Claro que a beleza ajuda, mas como diz o ditado: Beleza não é tudo. Além disso a beleza possui um caráter subjetivo, pessoal e cultural. O belo para uns não é o belo para outros.

(4)

Sorriso: Nosso Cartão de Visita

Qual é o cartão de visita de uma pessoa? Sem duvida podemos listar muitos: cabelos, olhos, roupas,etc. Porém o sorriso possui uma grande relevância, se não a maior. O sorriso é uma expressão facial que possui um poder fantástico. Você já prestou atenção nas capas de revistas de moda, TV ou sociais onde pessoas aparecem? Na quase totalidade delas, essa pessoas aparecem sorrindo. Porque? Por que o sorriso atrai, encanta e fascina. Nos passa uma imagem positiva da pessoa e do produto que ela deseja divulgar. Há inúmeras propagandas que demonstram a força de um sorriso como forma de promover produtos, serviços e vendas.

“É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da

espada.”

William Shakespeare

(5)

Se procurarmos o significado em dicionários , o sorriso pode ter um sentido figurativo positivo: Expressão de amabilidade e simpatia ou figurativo negativo: mostra de desdém, ironia ou desprezo. Ou seja , pode ser uma

manifestação de simpatia ou de antipatia. Sua função mais comum esta associada a situações de alegria , felicidade e bem estar. O sorriso envolve movimentos musculares, exposição de dentes e gengiva e faz uma combinação fria entre lábios, face e até olhar. O sorriso diz muito de nosso estado de espirito e o tipo de pessoa que somos ( expansivos, retraídos, tímidos, vaidosos, desleixados, etc.). Ele é nosso cartão de visita. Qual é a impressão que uma pessoa de sorriso bonito nos passa? Sem dúvida uma impressão positiva: saudável, feliz, cuidadosa com sua aparência, atraente e de agradável presença. Um sorriso bonito nos ajuda muito em relações interpessoais seja no campo social, afetivo ou comercial. Seja num encontro amoroso , em uma entrevista para conseguir um emprego ou uma reunião de negócios, um belo sorriso possui um grande poder de auxiliar a alcançar seus objetivos. Responda com sinceridade, numa seleção de um funcionário que ira trabalhar com o publico você contrataria alguém sem dentes, com mau halito mas extremamente competente? Não ,né? A não ser que antes de começar o serviço ele ou ela fizesse um tratamento dentário.

O sorriso é a expressão mais facilmente reconhecida e utilizada para expressar

compaixão e entendimento e é essencial para a interação social

(Philips E)

5

(6)

Não quero com isso dizer que somente com um bonito sorriso a pessoa conseguirá alcançar o sucesso. Existem muitos exemplos de pessoas famosas no esporte, na musica e até no cinema que possuem um sorriso não muito estético para os padrões normais que fizeram e fazem sucesso.

(7)

Porém para alguns, é fundamental ter um belo sorriso. Será que um ator como Tom Cruise alcançaria tamanha fama, conseguiria tantos papeis principais em filmes e se tornaria um simbolo sexual se permanecesse com o sorriso que tinha antes do estrelato?

(8)

Relações Sociais e a Odontologia

Em algumas épocas ou situações de nossa vida, nossa auto confiança é colocada em dúvida e, dependendo de cada um, poder causar insegurança e desconforto no contato social. Se não estamos bem com nós mesmos nossa autoestima estará baixa e sujeita a criar problemas de relacionamento. Vejamos os adolescentes, saem da infância abarrotados de duvidas e preocupados com a opinião e aceitação de seu grupo de amigos. Nessa idade há muitas incertezas e qualquer alteração de padrões estéticos do meio pode ser razão para uma exclusão ou preconceito em sua turma. A necessidade de aceitação é algo que nunca é superada. Um adulto jovem ou uma criança que não se sente atraente devido a dentes tortos, falta de dentes e/ou dentes escuros pode se tornar inibido, acanhado, constrangido, envergonhado e não cofiante com sua

aparência. Ele ou ela podem muitas vezes cobrir a boca durante uma conversa ou dando risadas, sorrir pouco, ou mesmo tentar esconder ou mascarar seu sorriso. Isto poderá levá-lo a uma situação de introspecção e , em casos extremos, ao isolamento social. Muitas vezes, pessoas nestas condições recebem apelidos pejorativos ( dentuço, coelho, limpa trilho, porteirinha etc) que podem piorar sua relação social, se ele não estiver bem resolvido quanto a sua situação estética. Até quando se fazem caricaturas é este detalhe que fica em evidencia.

(9)

Tipos de Sorrisos

No sorriso existem vários fatores envolvidos e suas características podem afetá-lo: – Lábios: finos, grossos, retos, sinuosos

– Dentes: cor, alinhamento, ausência de dentes, formatos, cáries, próteses, restaurações

– Gengiva: avermelhadas e inchadas( gengivite), ausência de papilas interdentárias( buracos negros entre os dentes) O conjunto destes fatores nos passa a imagem de um bonito ou desagradável sorriso.

Um sorriso pode ser , basicamente, de três formas: sem mostrar ou mostrar pouco os dentes ( baixo), mostrando

parcialmente ou muito os dentes, porém sem mostrar as gengivas ( médio) e mostrando os dentes e as gengivas ( alto). Não quero dizer que há diferença estética entre eles, os três podem ser bonitos a sua maneira , desde que não hajam imperfeições , desarmonias ou doenças.

"Parece-me que o sorriso, e só ele, faz aquilo que chamamos a beleza de

um rosto." (Leon Tolstoi)

(10)

A Odontologia e o Sorriso

Como vimos, na quase maioria dos casos, os dentes e as gengivas estão evidentes e, portanto, possuem um valor de extrema relevância ao sorriso. Nesse sentido, listo algumas situações em que a odontologia podem influenciar na estética do sorriso:

Ausência de Dentes ou falhas dentárias

Infelizmente, esta situação ainda é bastante comum e , felizmente, de fácil resolução. Nada é mais antiestético a um bonito sorriso que “buracos negros” provocados pela ausências totais ou parciais de dentes.

Para estas situações podemos lançar mão de procedimentos protéticos fixos ou móveis

suportados por dentes, gengivas ou por implantes dentários. Ressalto que a resolução por próteses fixas é quase sempre a melhor indicação, visto que ela se comporta como dentes naturais e não há a necessidade de sua remoção para higienização. Na ausência de raízes dentais, o uso de implantes é a solução de primeira indicação, pois ela

permite a reposição do(s) elemento(s) faltante(s) sem utilizar os dentes adjacentes, os preservando de desgastes ou mutilações. Vale ressaltar:NÃO HÁ REJEIÇÃO EM IMPLANTES DENTÁRIOS.

(11)

Fraturas Dentárias

Outra situação bastante comum são dentes quebrados , caries ou restaurações com estética deficiente. Nestas situações, a escolha da técnica e do material irá depender da quantidade de dente saudável remanescente e da cor do dente. Dentes fraturados em pouca ou média extensão e não escurecidos, podemos fazer restaurações com resina composta diretamente.

(12)

Dentes Escuros

Talvez hoje em meu consultório, a maior procura que tenho, por parte de pacientes, seja a de tornar os dentes e, consequentemente, o sorriso, mais claro. Para isso podemos usar várias técnicas restauradoras e/ou técnicas de

clareamento dental. A técnica de clareamento dentário consiste na aplicação de soluções liberadoras de oxigênio que objetivam oxidar pigmentos internos dos dentes. É considerada uma técnica simples, conservadora de estrutura e extremamente útil para reabilitações estéticas. Sua efetividade é muito boa desde que seja bem indicada. Sua melhor indicação é para escurecimentos dentários causados pelo passar dos anos e pelos hábitos alimentares. Pode ser feito no diretamente consultório e/ou através de moldeiras individuais com aplicação em casa ( Home Bleaching). Quando há um escurecimento muito acentuado, dentes muito restaurados ou próteses, devemos lançar mão de outras técnicas como restaurações, facetas ou coroas protéticas, pois o clareamento não será efetivo nestas situações.

(13)

13

Mas será que dentes extremamente brancos são estéticos?

Assim como dentes escurecidos não são desejáveis, será que dentes muito claro os são?Volto novamente ao conceito da naturalidade. Por exemplo, uma pessoa com 60 anos que possua dentes naturais ( sem próteses ou restaurações extensa) nos dentes anteriores terá uma cor de dentes mais escura que um adulto jovem, isto é normal. Podemos através de

clareamentos ou restaurações deixar estes dentes mais claros, porém ao meu ver, não mais claros que uma pessoa de 20 anos, pois isto tornará o sorriso artificial e portanto antiestético. Devemos sempre tentar melhorar um sorriso com dentes mais claros, porém respeitando os padrões próprios do paciente. Na reabilitação estética o principio da racionalidade e naturalidade devem nortear nosso trabalho. Dentes escuros , além de feios, dão um impressão de envelhecimento e de sujeira ao sorriso.

(14)

14

Dentes Tortos ou Desalinhados

Além do caráter da cor , a questão do posicionamento e alinhamento dental, também é um fator relevante ao sorriso. Dentes tortos ou apinhados conferem uma ideia de um sorriso irregular e desarmônico. Através da Ortodontia podemos reparar estas imperfeições de uma forma simples e conservadoras. Podemos também lançar mãos de outras técnicas como Facetas Dentárias, Coroas ou Restaurações com resina composta para corrigir estas irregularidades. Contudo, a melhor opção para corrigir tais problemas deve partir de um correto exame inicial (clínico, radiográfico e fotográfico), de modelos de estudo e das expectativas e condições pessoais do paciente.

(15)

15

- Problemas Gengivais

Outro fator que compõe o sorriso e é muito importante é a gengiva. Quando mostramos a gengiva, dizemos que possuímos um sorriso médio ou alto e , portanto, sua evidencia é muito grande. Para que o sorriso seja estético é

fundamental que a gengiva esteja saudável, sem sinais de inflamações ( avermelhada, sangrante ou inchada) , sem falhas e/ou retrações. Doenças periodontais podem levar a extrusões dentárias e perda de papila gengival entre os dentes o que confere “buracos negros” ao sorriso. É importante ressaltar que existe trabalhos científicos demonstrando a inter-relação entre doença periodontal e doenças cardiovasculares, provando que doenças na cavidade oral podem interferir com a saúde geral da pessoa. Não devemos nunca menosprezar problemas orais pois estes pode comprometer outras áreas do corpo.

(16)

- Espaços entre os Dentes ( Diastemas)

Outra situação que pode interferir no sorriso são os diastemas. Diastema é compreendido na Odontologia como o espaço existente entre os dentes. Os espaços entre os dentes são muito comum por hereditariedade. Contudo, eles também

podem ser causados por hábitos pessoais tais como empurrar com a língua, ou por um anormal movimento de deglutição. A perda de suporte ósseo sob o tecido gengival pode causar a separação dentária, comuns em doenças periodontais.

Algumas vezes dentes são extraídos devido a infecções ,traumas e/ou cáries, o que resulta em um desagradável espaço. Perdas dentárias posteriores geralmente transferem a atividade mastigatória para os dentes anteriores, forçando os dentes a se abrirem. Outra causa muito comum de diastemas em dentes anteriores é a localização da inserção de freio labial. A causa do espaço irá ditar a forma de tratamento. Para um paciente com doença gengival, por exemplo, deve se tratar e controlar o problema gengival antes de fechar o espaço dentário existente.

Formas de Tratamento para Fechamento de Diastemas: Aparelho Ortodôntico

Restaurações com Resina Composta Facetas de Resina ou Porcelana Próteses Fixas ou Removíveis Implantes

(17)

A Odontologia e a Plástica Facial

Este tema é bastante interessante e foi incluído para mostrar como a Odontologia pode alterar padrões faciais. Os lábios , perfil e sulcos ou rugas faciais tem muito a ver com os dentes, você sabia? Muitas pessoas procuram o

serviço de clinicas de cirurgia plastica quando antes deveriam procurar um dentista. Os lábios superiores são suportados pelos dentes e portanto podemos modicá-los através de alterações nos dentes subjacentes. Se os dentes anteriores

superiores apresentarem maior volume anterior ou forem posicionados mais para frente, os lábios se apresentaram mais volumosos; do contrario se apresentaram mais finos.

Além de melhorar o perfil facial e aumentar o volume labial superior, este recurso de projeção dos dentes

superiores mais para frente ( vestibular) nos permite um efeito visual de diminuição do tamanho nasal. Em resumo, o nariz parece ser menor. Além disso, outro fator importante resultante é a diminuição ou eliminação dos sulcos profundos ou rugas da face. Uma plastica efetiva sem necessidade de cirurgia.

(18)

Já a perda de dentes ou próteses mal realizadas levam a perda da dimensão vertical ( altura facial) e fazem com que o rosto tenha um aspecto envelhecido com muito sulcos e rugas. É muito comum verificarmos lesões nos cantos da boca devido a esta perda de dimensão. Com a reabilitação da dimensão vertical já conseguimos remover estas rugas sem a necessidade de nenhuma intervenção cirúrgica plastica. Portanto, antes de submeter a cirurgias plástica faciais, consulte um dentista para verificar se não há condições, através da Odontologia, de melhorar sua aparência facial.

(19)

Considerações Finais

Sem dúvida, o mais importante é a pessoa estar feliz , satisfeita e confiante de sua apresentação pessoal, porém um sorriso mais aplausível seguramente auxiliará, senão na questão profissional, em todas as outras áreas das relações sociais e afetivas. Este conceito vale para todas as áreas das relações interpessoais. Vivemos num mundo onde o

conceito estético é supervalorizado, onde cirurgias estéticas são cada vez mais comuns em busca da melhor apresentação possível. Um conceito que muitas vezes é esquecido e que é fundamental quando tratamos de estética, é o da

naturalidade. Vemos diariamente atores, atrizes, políticos e pessoas de nosso convívio que realizam procedimentos de medicina plastica ( Botox, silicones, cirurgias) que perdem a naturalidade e deixam seus corpos artificiais e , a meu ver, mutilados no conceito estético. Isto vale para o sorriso. Um sorriso estético deve ser harmônico, simetrico e natural, não deve estar fora do contexto da pessoa. Formato, cor e textura devem seguir o padrão da pessoa : idade, sexo altura, formato do rosto, etc. Um sorriso bonito é um fator fundamental na questão da autoestima , na confiança e segurança de uma pessoa na maioria dos casos. Como os dentes e as gengivas aparecem muito em um sorriso largo, eles são de

extrema relevância na estética do sorriso. Portanto, cabe ao dentista conhecer os principios estéticos que tornarão o sorriso agradavel, bonito e saudável. Dentes claros, bem alinhados e sem falhas ou ausências, com genviva rosea e saudavel conferem beleza ao sorriso.

"Nós não sorrimos porque somos felizes, nós somos felizes porque

sorrimos."

(20)

20

Sobre o Dentista

Sérgio Luiz Scarpini é formado em Odontologia pela PUC-RS e Especialista em Dentística Restauradora pela UFRGS. Atua a mais de 20 anos em clínica particular com enfase na Odontologia Restauradora e Reabilitadora Estética. Possui vários textos publicados em Jornais e Revistas no sentido de esclarecer assuntos relativos a Odontologia em linguagem simples direcionadas ao publico leigo. Caso deseje conhecer mais sobre o dentista ou esclarecer maiores dúvidas sobre Odontologia e assuntos relacionados a ela, favor escrever para o e-mail scarpini@dentistasrs.com.br. ou visite nosso site

Referências

Documentos relacionados

A avaliação do comportamento das infecções hospitalares através do tempo permite a identificação de surtos, por meio da curva endêmica de infecção hospitalar na unidade de

Foram estabelecidas prioridades relativas às tarefas de picking, sendo privilegiado o PBO já que não é necessário efetuar conversões para outros recipientes e separação

Celia Pedrosa, em “Josely Vianna Baptista: uma poética xamânica da tradução e tradição”, compreendeu o trabalho da poeta paranaense como proposição simultânea da

Além da proficiência, da distribuição dos estudantes pelos padrões de desempenho e da participação, nos resultados da avaliação do SAETHE, você pode conferir quais foram

No mercado do Rio de Ja- neiro, onde o programa detém 50% de share, 68% do público pertencem às classes ABC e 64% têm mais de 25 anos.. Além dos intervalos comerciais, os anunci-

Um dos sistemas de aquecimento de fluidos mais utilizados na indústria é o trocador de calor, inclusive na indústria petroquímica, como é o caso do LAMP, um sistema com

Tal Filosofia (a classificação de primeira não significa que depois dela venha uma filosofia segunda) deve ser entendida como a forma suprema do saber - por ser capaz

Agradecemos a todos os artistas e sábios que nos legaram as obras de arte