• Nenhum resultado encontrado

Geic torna-se departamento da SBC

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Geic torna-se departamento da SBC"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

departamentos

Geic torna-se departamento

da SBC

Foi colocada em pauta a possibilidade de o Grupo de Estudos em Insuficiência Cardíaca (Geic) tornar-se um departamento da SBC. A ideia foi bastante debatida e aclamada por unanimidade na assembleia de associados realizada durante o IX Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca, em junho em Curitiba. Conheça, na página 29, a decisão da Assembleia Geral de Associados Delegados da SBC sobre a proposta.

De acordo com o presidente do grupo, Fernando Bacal, o Geic preenche todos os requisitos impostos em estatuto: possui mais de 800 associados, mantém atividades científicas regulares (além do seu congresso anual), detém representatividade internacional, autonomia financeira e parecer favorável do Departamento de Cardiologia Clínica, por intermédio de seu presidente, Marcelo Montera.

Outra meta debatida e apresentada na assembleia foi a criação dos comitês em insuficiência cardíaca, visando abrir um canal interno de estudo e divulgação de suas diferentes áreas. A proposta também foi bem recebida por todos, inclusive com inúmeras sugestões.

O IX Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca reuniu mais de 800 inscritos. Foram 145 temas livres recebidos, considerado um sucesso pelo

Simultâneo

Geceti nos congressos da Socerj e da Socergs

O Grupo de Estudos em Coronariopatias, Emergências e Terapia Intensiva (Geceti) incorporou seus eventos à programação do 27º Congresso de Cardiologia da Socerj e do Congresso de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul, promovendo duas atividades simultâneas no início de agosto. Foram cinco palestrantes em cada sessão, apresentando os avanços e novidades na área.

O Grupo de Estudos em Insuficiência Cardíaca (Geic) teve evento conjunto com a Sociedade Europeia no Heart Failure 2010, promovido pela entidade. A sessão discutiu o papel da atividade física na insuficiência cardíaca, tendo como presidente da mesa Jorge Pinto Ribeiro e Edimar Alcides Bocchi, como palestrante. O encontro estreitou ainda mais os laços entre as instituições e reforçou a presença do Geic no cenário internacional.

Geic no Heart Failure 2010

Para conferir as coberturas do Heart Failure 2010 e do IX Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca, basta ser sócio do Geic e acessar www.sbc-geic.com.br.

Cobertura online

Geic, que também destacou, a sala, de maneira pioneira, reservada durante todo o congresso para o I Curso de Reciclagem em Insuficiência Cardíaca e I Simpósio Geic de Transplante Cardíaco e Dispositivos de Assistência Ventricular e Circulatória.

(2)

departamentos

Congresso de hipertensão terá

capacitação transmitida ao vivo

VII Congresso do Departamento de

Hipertensão Arterial

24 a 27 de novembro

Centro de Convenções do Maksoud Plaza Hotel, São Paulo

Informações:

http://departamentos.cardiol.br/dha/congresso2010/ O VII Congresso do Departamento de Hipertensão Arterial terá capacitação com transmissão ao vivo para unidades de saúde e serviços médicos

de várias indústrias de todo o país. O treinamento irá focar na atenção primária na rede pública e nas empresas e é fruto de convênios firmados com o Ministério da Saúde, com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e com a Confederação Nacional da Indústria/Serviço Social da Indústria. Segundo o presidente do DHA, Marcus Bolívar Malachias, destaca-se também na programação a presença da delegação da Organização Panamericana de Saúde para a discussão dos melhores modelos de atenção ao hipertenso. Sob o tema “Hipertensão Arterial, uma Doença Além das Cifras”, o evento será direcionado à prática clínica em todos os aspectos. Acontecerá de 24 a 27 de novembro, no Centro de Convenções do Maksoud Plaza Hotel, em São Paulo.

Congresso da SBHCI em tempo real

para o mundo todo

O XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI) reuniu aproximadamente 800 congressistas. Realizado entre 22 e 24 de julho, em Belo Horizonte, a programação científica do evento totalizou mais de 45 horas de aulas. Durante os três dias do evento foram promovidos 18 casos ao vivo, sendo 14 transmitidos de hospitais no Brasil e quatro de centros médicos da Espanha, do Canadá e dos Estados Unidos. Foi a primeira edição de um congresso exclusivo da SBHCI que utilizou este recurso.

Integraram a grade de atividades sessões com palestrantes mundialmente reconhecidos (ver quadro). E, de Nova Iorque, uma parceria com o Transcatheter Cardiovascular Therapeutics (TCT) permitiu a realização de conferência via satélite com Martin Leon, que falou aos brasileiros sobre intervenção percutânea em lesão de tronco. As aulas do congresso também foram transmitidas em tempo real via Internet. Segundo os organizadores do evento, cardiologistas em

trânsito e estabelecidos em outros países por motivos de estudo que acompanharam as aulas, ao lado de colegas estrangeiros, surpreenderam-se com a oportunidade oferecida pela SBHCI. O congresso foi presidido por Marcos Marino, sob a liderança do presidente da entidade, Mauricio de Rezende Barbosa, e com a coordenação científica do diretor científico da SBHCI, Fábio Sândoli de Brito Junior.

Stephan Windecker (Suíça) Ian Meredith (Austrália) Ted Feldaman (Estado Unidos)

Marco Valgimigli (Itália) Marco Costa (Estados Unidos)

Mario Carminatti (Itália)

(3)

departamentos

Acervo de 24 anos da RBCCV

inteiramente digital

A Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (RBCCV) terá todo o seu conteúdo digitalizado desde o primeiro número em 1986 até o último não disponibilizado sob o formato eletrônico, publicado em dezembro de 1996. O conteúdo estará disponível para acesso no endereço: www. rbccv.org.br.

Para o editor do periódico, Domingo Braile, a digitalização representa um marco para a publicação: “Certamente poderemos resgatar a nossa história, o que será de um valor extraordinário”. No próximo ano, a RBCCV completará 25 anos de publicação ininterrupta e já se planeja uma homenagem aos ex-editores Adib e Fábio Jatene. “Sem o pioneirismo e a

dedicação deles, seria impossível chegar aonde chegamos”, elogiou.

A Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular é publicada ininterruptamente desde 1986 e distribuída gratuitamente a todos os membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, com uma tiragem de 2 mil cópias por fascículo. É a única publicação de cirurgia cardiovascular, em todo o Hemisfério Sul, indexada no Thomson Scientific (ISI), no ISI Web of Knowledge e no Medline/Pubmed, além de outras bases de dados.

Saiba mais!

Com o objetivo de aproximar as entidades do continente americano e de fortalecer a área, as diretorias das sociedades Brasileira de Cirurgia de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) e Latino-Americana de Cirurgia Cardiovascular e Torácica irão realizar seus congressos de 2011 em conjunto, em Porto Alegre. A integração também servirá de oportunidade para discussão de intercâmbio de programas de treinamento, da incorporação das novas tecnologias em cirurgia cardiovascular e da formação de residentes.

Congressos Latino-Americano e Brasileiro de Cirurgia juntos

em 2011

Sobrac

Quatro atividades até fim do ano

A Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) realizará, até o final do ano, quatro importantes eventos com a proposta de levar o conhecimento médico especializado para diversas regiões do país. Entre os dias 21 e 23 de outubro, no Hotel Quality, em São Paulo, acontece o II Mega-Curso Intensivo de Reciclagem em Arritmia Clínica, Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca. Na agenda do Programa de Educação Continuada (PrECon), serão duas jornadas de atualização em arritmias cardíacas – em Passo Fundo (RS), 1º de outubro; e em Juiz de Fora (MG), nos dias 5 e 6 de novembro. A função do PreCon é dinamizar conteúdos, com interatividade para a discussão dos casos clínicos, com adaptações a cada realidade local. E, para dezembro, a Sobrac está preparando o XXVII Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas, que acontecerá em Vitória, entre os dias 1º e 4 (ver quadro). Detalhes dos eventos: www.sobrac.org.

XXVII Congresso

Brasileiro de Arritmias

Cardíacas

1º a 4 de dezembro Centro de Convenções de Vitória - Vitória, ES Informações: (11) 5543-1824 (11) 5543-0059 (41) 3342-9078

(4)

departamentos

Decage: preparação para atender e

tratar idosos

O Departamento de Cardiogeriatria (Decage) promoveu, em Brasília, a sétima edição de seu congresso brasileiro e da Jornada de Cardiogerontologia nos dias 22 e 23 de outubro. O evento foi organizado com a finalidade de divulgar e discutir os diferentes aspectos que compõe a doença cardiovascular no idoso.

“A cardiogeriatria vem se consolidando em todo nosso país, com aumento progressivo de interessados, tanto no congresso brasileiro como nos diversos eventos regionais”, constatou o presidente do Decage, Roberto Dischinger Miranda. Na avaliação do presidente do congresso, Augusto Dê Marco Martins, diante do envelhecimento populacional dos países desenvolvidos e emergentes (ver quadro), é cada vez mais importante que os médicos estejam preparados para atender e tratar os idosos. Com esse objetivo, o departamento preparou uma extensa programação para 2010: em setembro, por ocasião do 65º Congresso Brasileiro de Cardiologia, realizou o Curso Pré-Congresso em Cardiogeriatria em Belo Horizonte; e, nos dias 19 e 20 de novembro, está programando a X Jornada de Cardiogeriatria de Mato Grosso.

X Jornada de Cardiogeriatria

de Mato Grosso

19 e 20 de novembro Auditório do Conselho Regional de

Medicina de Mato Grosso Cuiabá, Mato Grosso Informações: 3624-1188

Envelhecimento

O Brasil ocupará o

sexto lugar em idosos

,

alcançando, em 2025, 34 milhões de pessoas na terceira idade. Em 2020, as projeções permitem supor

que a expectativa de vida chegará a

80 anos

.

A cardiogeriatria vem se consolidando

em todo nosso país, com aumento

progressivo de interessados, tanto

no congresso brasileiro como nos

(5)

departamentos

Mortalidade por aterosclerose em

workshop

O aumento da incidência da aterosclerose motivou o Departamento de Aterosclerose (DA) a promover um workshop sobre o tema, marcado para 27 de novembro, no auditório da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. O evento irá enfocar a necessidade de interação da pesquisa básica com a prática clínica tanto para a prevenção, como para o tratamento da doença.

“A aterosclerose preocupa, porque com a maior longevidade do brasileiro, um número crescente de pessoas chega à faixa de idade em que a evolução da doença provoca os sintomas em que ocorrem infartos e AVCs”, diz o presidente de honra do evento, José Antônio Ramires. E completa alertando que o estilo de vida do mundo moderno tem feito com que a aterosclerose se desenvolva precocemente.

O Workshop de Aterosclerose e Biologia Vascular terá seis módulos: mecanismos oxidativos

como determinantes na saúde cardiovascular; aterotrombose sob uma perspectiva imuno-inflamatória; novos rumos em lipidologia; peças chaves na aterogênese: hipertensão arterial, resistência à insulina e à obesidade, interface genética – doença vascular; e medicina baseada em modificações no estilo de vida.

Para estimular a pesquisa na área da aterosclerose, os trabalhos inscritos no workshop serão avaliados por uma comissão e concorrerão ao Prêmio Sérgio Diogo Giannini, no valor total de R$ 10 mil, divididos às três pesquisas vencedoras. As inscrições podem ser feitas no endereço http://departamentos.cardiol.br/sbc-da/. Informações: (11) 3411-5531.

Prêmio

Fotos: Fabiano Domingues/SBC

O Departamento de Aterosclerose (DA) realizou seu simpósio anual no dia 26 de setembro em Belo Horizonte, durante o 65º Congresso Brasileiro de Cardiologia. Sob o tema Avaliação do Risco Cardiovascular em 2010, a atividade teve apresentações sobre as ferramentas para estratificar o risco cardiovascular, biomarcadores e imagem na estratificação e uma análise crítica dos modelos de predição de risco. A sessão foi presidida por Andreia Assis Loures Vale, com palestras de Emilio H. Moriguchi, Francisco A. H. Fonseca, Hermes T. Xavier, Antonio Casella Filho, José Rocha Faria, Raul D. Santos, Andrei C. Sposito, Marcelo C. Bertolami e Otavio R. Coelho.

Avaliação do Risco

Cardiovascular em

2010

Referências

Documentos relacionados

Se confirmar-se a imaturidade perceptiva sugerida pelo teste deduz-se que a criança não está suficientemente madura , no momento do diagnóstico, para aprender

CHACRAS: órgãos espirituais alojados no Duplo Etérico que mantém inteirado o Sistema Energético do Ser; fonte alimentadora da matéria física com as energias

Além disso, esse indicador pode ser desdobrado com a apuração dos custos comprometidos de cada empreendimento (CTE – FTE), tendo assim o gestor a informação de

2) É possível afirmar que os momentos diferenciados, realizados pelos bolsistas do Subprojeto de Química do PIBID / Uniube, auxiliaram na aprendizagem

Responderam 28 professores de um total de 36 que fizeram as oficinas.. 4) Os experimentos contemplam a programação do ensino médio? Caso a resposta seja negativa, quais não

dificuldades e aprender muito! Estaremos sempre no grupo de whatsApp para ajudar em qualquer atividade que sentir dificuldades. Segue um novo CRONOGRAMA para todos

Transferir a solução para balão volumétrico de 1000 mL, complete o volume com água destilada.. Padronizar com Biftalato

Atualmente, a mídia tem destacado as “empresas-cidadãs”, ou seja, empresas responsáveis socialmente. Todos os anos essas empresas publicam seus Balanços Sociais com o objetivo