• Nenhum resultado encontrado

Prof.: Anderson José Soares

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prof.: Anderson José Soares"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações. 01 - (UNIFICADO RJ)

O fenômeno da mobilidade populacional vem, desde as últimas décadas do século XX, apresentando transformações significativas no seu comportamento, não só no Brasil como também em outras partes do mundo. Até o presente momento, essas mudanças têm demandado um esforço por parte dos estudiosos no sentido de buscar explicações teóricas para esses novos processos, [...] .

Refl exões sobre os deslocamentos Populacionais no Brasil.

Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/ reflexoes_deslocamentos/deslocamentos.pdf>. Acesso em: 3 out. 2012.

O último censo demográfico do Brasil demonstra que há mudanças na migração interna no país. Isso é materializado, por exemplo, pelos seguintes aspectos: o redirecionamento dos fluxos migratórios para as cidades médias em detrimento das grandes metrópoles; os deslocamentos de curta duração e de curta distância; os movimentos pendulares.

Esses aspectos dos deslocamentos, que não se restringem mais a movimentos na direção dos grandes aglomerados urbanos, passaram a assumir maior relevância porque eles refletem a) o crescimento do agronegócio no Centro-Oeste

b) a crise da atividade agropecuária na região Sudeste

c) as atitudes xenofóbicas nas regiões tradicionalmente receptoras d) as novas estratégias de sobrevivência para população migrante

e) as políticas de fixação da população nas áreas tradicionais de expulsão

02 - (IFSC)

Número de imigrantes em Santa Catarina triplicou em 10 anos, revela Censo de 2010

(...) Pesquisa divulgada (...) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que é em solo catarinense onde 174 mil pessoas escolheram fixar moradia entre 2005 e 2010, o maior crescimento no número de imigrantes dos últimos dez anos do país.

O aumento de 59,1%, no total de pessoas que saíram de seus estados para morar em Santa Catarina elevou para 174.112 a mais o número populacional de SC, quase o triplo do índice contabilizado entre 1995 e 2000, que foi de 59,9 mil pessoas. O destino destes imigrantes também mudou o jeito de ser de muitas cidades.

Em Balneário Camboriú 79,23% dos moradores não nasceram no município. Em Florianópolis apesar da metade da população não ter nascido na cidade, os números derrubam um mito: o manezinho não é raridade ele representa 48,29% das pessoas que vivem na Capital.

(...) Quanto à renda da família, Santa Catarina ocupa o quarto maior índice de rendimento chegando a R$ 3.083,00 e o melhor índice de pessoas empregadas, 71,6% da população. REBEQUI, A. Número de imigrantes em Santa Catarina triplicou em 10 anos, revela Censo. Jornal A Notícia. Disponível em:

<http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a3 741704.htm> Acesso em: 05 maio 2012.

GOIÂNIA, ___ / 12 / 2015

Prof.: Anderson José Soares

DISCIPLINA: Geografia SÉRIE:1º

ALUNO (a):_______________________________

Lista de atividades de Recuperação Especial

No Anhanguera você é

(2)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações.

Sobre as características e as consequências dos processos migratórios em Santa Catarina, assinale a alternativa CORRETA.

a) A população imigrante vinda de outros locais do País provoca a retração do

desenvolvimento econômico, pois a ampliação da oferta de mão de obra diminui a capacidade da produção de riquezas.

b) O número de imigrantes aumentou em Santa Catarina, o que certamente acarretará grande desemprego no curto prazo, na medida em que a oferta de mão de obra se expande. c) A imigração para o estado de Santa Catarina cresceu, mas, diferentemente das décadas de 1980 e 1990, quando os gaúchos constituíam o maior número de imigrantes vindos de outros estados, atualmente são os paulistas que ocupam a primeira posição nesse tipo de mobilidade populacional.

d) A grande imigração de pessoas vindas de outros estados para Santa Catarina é um fenômeno recente, não havendo registros importantes desse processo no início do século XX. e) Embora em Santa Catarina tenha ampliado o número de moradores provenientes de outros estados no período de 2005 a 2010, a manutenção do melhor índice de pessoas

empregadas, nesse mesmo intervalo de tempo, demonstra a fragilidade do argumento que aponta o imigrante como responsável pela diminuição da oferta de empregos.

03 - (UEG GO)

A urbanização brasileira é caracterizada pela

a) implementação de políticas governamentais que assegurou moradias e educação básica à população em geral.

b) volumosa entrada de imigrantes estrangeiros, como no caso dos alemães e italianos que ocuparam a região sul do Brasil.

c) industrialização crescente nas diversas regiões do país ocorrida durante o Governo militar, sobretudo na região Centro-Oeste.

d) migração acelerada de trabalhadores da zona rural para as cidades, com a consequente expansão da malha urbana.

Gab: D

04 - (UECE)

As grandes metrópoles brasileiras apresentam profundas desigualdades sociais e econômicas que têm contribuído para o aumento da segregação espacial. Sobre estas questões presentes no tecido urbano brasileiro, considere as afirmações a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Nas metrópoles brasileiras há uma infraestrutura que prima pela mobilidade urbana eficiente e pela sustentabilidade.

( ) Apesar das políticas públicas, a violência urbana, de forma geral, tem aumentado e se apresenta como um tema central na discussão do espaço urbano.

( ) Com a redução da desigualdade econômica, a população urbana de baixa renda tem dependido cada vez menos dos serviços públicos, para melhoria da qualidade de vida.

( ) Nos últimos oito anos, os programas governamentais de distribuição de renda reduziram em quase 80% a desigualdade nas grandes cidades brasileiras.

(3)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações. a) F, V, F, F. b) F, F, V, V. c) V, V, F, V. d) V, F, V, F. 05 - (UNIUBE MG)

A intensa urbanização que vem ocorrendo no Brasil, desde 1950, tem sido acompanhada por um processo de metropolização, isto é, concentração demográfica nas metrópoles e formação de regiões metropolitanas. Isso significa que as grandes cidades, sobretudo as metrópoles, normalmente têm crescido em um ritmo superior ao das pequenas e médias cidades.

Cada região metropolitana possui um planejamento integrado de seu desenvolvimento urbano, que é elaborado por um conselho deliberativo, nomeado pelo governo de cada estado, auxiliado por um conselho consultivo formado por representantes de cada município integrante da região. Com isso, procura-se tratar de forma global, certos problemas que afetam o conjunto de área metropolitana e que, antes, ficavam a cargo apenas das prefeituras de cada município.

Considerando a ocupação do solo urbano e as atividades econômicas das regiões metropolitanas, analise as afirmativas.

I. A verticalização pode ser definida como a multiplicação da terra urbana para o seu intenso aproveitamento através do adensamento populacional e do ambiente construído. Seu estudo permite identificar os agentes responsáveis pela produção e apropriação desse espaço. II. Nas áreas de maior industrialização e maior densidade urbana, sobretudo com cidades mais bem equipadas, o nível de exigências para considerar um centro urbano como metrópole (grande cidade) é bem maior do que nas áreas pouco povoadas.

III. As modificações dos padrões residenciais trazem uma nova realidade urbana e demográ-fica e novas camadas sociais de moradores. Cada edidemográ-ficação construída determina uma

apropriação de parcela do território, o que acarreta a atração e a expulsão de atividades econômicas e de setores sociais.

IV. O sistema urbano articulado é fruto da divisão territorial do trabalho entre o campo e a cidade e entre cidades com recursos (populacional, equipamentos urbanos) diferentes. Esse sistema urbano só se completará quando a indústria se tornar o setor dominante em todo o território, desde que este seja totalmente ocupado e se torne economicamente produtivo. Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:

a) I e II, apenas b) I e III, apenas c) I, II, III e IV d) II, III e IV, apenas e) II e IV, apenas

06 - (UFRJ) A nova fronteira dos investimentos internacionais

Compra de terras agricultáveis no mundo (em milhões de hectares):

“Relatório recente do Banco Mundial calculou em 46,6 milhões de hectares as terras adquiridas por estrangeiros nos países em desenvolvimento entre outubro de 2008 e agosto de 2009 – área

(4)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações.

superior a toda a região agricultável do Reino Unido, França, Alemanha e Itália.” (Folha de São Paulo - 13/09/2010)

Apresente dois motivos para o interesse de capitais chineses e árabes na compra de terras no Brasil e no mundo.

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ 07 - (UNIFEI) Recentemente, a atividade industrial no Brasil vem se distribuindo melhor entre suas diversas regiões. Há uma região que se destaca como grande produtora de grãos e carnes para exportação. É considerada a segunda maior região em criação de bovinos do país, visando aos mercados interno e externo. Matadouros e frigoríficos industrializam os produtos de

exportação.

A descrição acima se refere à região: a) Sul.

b) Sudeste. c) Centro-Oeste. d) Nordeste.

08 - (UESPI) A expansão da fronteira agropecuária, no Brasil, é um processo caracterizado, também, pelo desmatamento e anexação do solo para o plantio e a criação de gado. Na Amazônia, particularmente, esse processo gera, tanto para a biodiversidade como para as comunidades tradicionais, as seguintes consequências:

1. desequilíbrio dos fatores bióticos e abióticos da floresta. 2. conflitos entre pequenos agricultores e grandes proprietários.

3. conflitos entre grupos tradicionais indígenas e grandes proprietários de terras. Estão corretas: a) 1 apenas b) 2 apenas c) 1 e 2 apenas d) 1 e 3 apenas e) 1, 2 e 3

09 - Comente sobre alguns fatos importantes que precederam o processo de industrialização no Brasil e também como esse processo aconteceu ?

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

10 - Quais acontecimentos contribuíram para o desenvolvimento industrial brasileiro no governo de Getúlio Vargas ?

(5)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações. __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

(FUVEST) Considere os mapas a seguir e responda as questões 11 e 12

.

Os mapas representam alterações na distribuição espacial e quantitativa do efetivo de bovinos no Brasil.

11 – Identifique e explique dois fatores responsáveis por essa mudança?

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ 12 – Explique dois impactos ambientais decorrentes da alteração na distribuição espacial do efetivo de bovinos, no Brasil.

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ 13 - (UFG GO)

As regiões metropolitanas são estruturas urbanas complexas marcadas por intensas relações entre os municípios que a compõem. Em 1999, foi criada a Região Metropolitana de Goiânia. Apresente duas causas da migração pendular nessa região.

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ 14 - (FGV-RIO) Sobre a agricultura canavieira no Brasil, assinale a alternativa correta.

a) O avanço da monocultura canavieira figura entre os principais fatores de desmatamento do bioma amazônico.

(6)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações.

b) O avanço da monocultura canavieira é responsável por um volume crescente de empregos agrícolas, pois ainda não foram desenvolvidos maquinários capazes de substituir a mão de obra na fase de colheita.

c) Os estados nordestinos ampliaram sua participação na produção nacional de cana de açúcar na última década, pois apresentam vantagens comparativas relacionadas ao preço da mão de obra.

d) Na região Centro-Oeste, os canaviais foram substituídos por atividades agropecuárias mais lucrativas, tais como o cultivo de soja e a criação de gado.

e) Na região Sudeste, a expansão do plantio ocorrida na última década resultou do aumento da demanda pelo álcool combustível.

15 - -(UFPR) Os índices mínimos de uso da terra utilizados atualmente pelo INCRA para que ela cumpra sua função social foram elaborados em 1980, com base nos indicadores de

produtividade das lavouras e dos rebanhos por hectare, levando-se em conta o nível técnico da agropecuária, segundo os dados do censo agropecuário de 1975 do IBGE. Hoje eles estão completamente defasados, pois, por exemplo, no estado de São Paulo, basta produzir 1.900 kg/hectare de milho para que a propriedade seja considerada produtiva. Entretanto, a

produtividade média do milho nesse estado na safra de 2005/6 foi de 4.150 kg/ha. E por que até agora esses índices não foram atualizados? Porque assim imóveis com baixas produtividades escapam da desapropriação e da reforma agrária.

(Adaptado de: OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. "Me engana que eu gosto": A não

atualização dos índices de produtividade da terra no governo Lula. Rádio Agência Notícias do Planalto, 26 mar. 2007.)

A respeito desse tema, considere as seguintes afirmativas:

1. A expansão das áreas para agropecuária, elevando os indicadores de produtividade, mostra que os índices de uso da terra não precisam ser atualizados, pois ainda estão de acordo com as necessidades do campo.

2. O debate sobre a atualização dos índices de produtividade mostra que, na dinâmica da reforma agrária, convergem aspectos legais, técnico-produtivos e sobretudo políticos.

3. A mudança dos indicadores da função social da terra ajuda a reforma agrária, pois mostra que esta deve ser implementada onde não foram alcançados altos índices de produtividade. 4. A resistência à atualização dos índices de produtividade revela a manutenção do latifúndio, que teve sua origem na forma de repartição da terra realizada pelos portugueses após a

conquista e se prolonga até os nossos dias, como uma estrutura produtiva que condena o campo à subutilização.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.

b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. (UNIFOR CE)

No Brasil, a formação das metrópoles ocorreu a partir da segunda metade do século XX. Primeiro no Sudeste e, em seguida, no Nordeste e no Sul. Para uma cidade ser considerada metrópole há necessidade de atender vários indicadores, entre eles, destaca-se

a) o conjunto de funções exercidas, sobretudo, as mais modernas e dinâmicas do setor terciário.

b) o espaço da mancha urbana que deve atingir pelo menos duas dezenas de quilômetros quadrados.

c) o total de população que deve ultrapassar um milhão de habitantes concentrados na área urbana.

(7)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações.

d) a taxa de crescimento demográfico anual superior a 2%, indicando o poder de atração de migrantes.

e) a densidade de verticalização nas áreas centrais, o que demonstra o dinamismo econômico da cidade.

16 - -(UFPR) Nos últimos anos, no Brasil, tem chamado a atenção à expansão do plantio de cana-de-açúcar para produção do etanol, utilizado como combustível. No dia 17/09/2009, o governo lançou um programa denominado Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar, que visa ordenar o avanço dessa cultura sobre o território, proibindo sua expansão sobre alguns biomas, haja vista que isso poderá trazer impactos negativos no meio ambiente.

Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

a) O bioma Amazônia, por sua grande extensão geográfica e vastas áreas ainda não usadas para agricultura, é considerado um espaço adequado para a expansão da cana-de-açúcar.

b) O bioma Pantanal, devido à abundância de recursos hídricos necessários ao desenvolvimento da cana-de-açúcar, é tido como área ideal para seu plantio.

c) Existem, em território brasileiro, milhões de hectares de terra subutilizados que podem ser revertidos ao plantio de cana-de-açúcar, sendo desnecessário o avanço sobre biomas ainda conservados.

d) Remanescentes florestais não utilizados na região Sudeste podem ser incorporados como áreas de plantio, evitando assim sua expansão sobre biomas ambientalmente mais suscetíveis. e) No Centro-Sul brasileiro não haverá expansão da cana-de-açúcar, porque as áreas agrícolas já estão incorporadas à dinâmica produtiva.

17 - (UECE) No Brasil há uma elevada concentração de terras. Os latifúndios predominam, ocupando a maior parte da área enquanto os minifúndios têm pouca expressividade percentual. Sobre as características da estrutura fundiária brasileira, é correto afirmar-se que

a) nas grandes concentrações fundiárias, geralmente existem grandes parcelas de terras ociosas. b) os pequenos produtores não têm problemas de endividamento no campo, em virtude das linhas de crédito oferecidas pelo Governo Federal.

c) a mecanização das lavouras nas grandes propriedades tem contribuído para a fixação do homem no campo.

d) no Brasil as maiores áreas de tensão e conflitos por disputa de terras estão localizadas na região Sul.

18 – O barão do Rio Branco foi o primeiro a formular iniciativa de cooperação entre Brasil e Argentina, na década inaugural do século XX, que procurava dissipar as tensões entre os dois grandes países platinos e, também, evitar o agravamento das crônicas disputas entre Buenos Aires e Santiago pelo controle sobre a Terra do Fogo, no extremo meridional da América do Sul. Contudo, a ideia de cooperação regional só se consolidaria oito décadas mais tarde com a criação do Mercosul. Como era conhecida a política de cooperação criada pelo barão do Rio Branco que tentava uma cooperação política entre os três países envolvidos nesses conflitos e rivalidades?

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ 19 – O Cone Sul é uma realidade geopolítica no contexto da América do Sul. No início do século XX o barão do Rio Branco identificou o Cone Sul uma prioridade de política externa brasileira, que ajudou a suprimir fontes de diversas crises com os vizinhos. Que ação política de extrema importância para o Brasil o barão do Rio Branco tomou?

(8)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – Há 37 anos educando gerações.

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ 20 – ENEM

Como é conhecida a técnica de organização do Estado que se consagrou em parcela significativa dos países ocidentais desde a independência americana, geralmente em função de peculiaridades étnicas ou geográficas desses estados nacionais?

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Nesta tese caracterizamos completamente ideais primos, primitivos e maximais em certos suban´ eis graduados de an´ eis de polinˆ omios, que chamamos de suban´ eis

Assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar os três receptores de GPS para aplicação em agricultura de precisão em relação à acurácia e precisão em diferentes épocas

A falta de apoio familiar pode ser vivenciada com ressentimento por esse cuidador familiar, pois no desemparo é natural esperar ajuda do outro, sendo essa ajuda

(UEL) Um pesquisador determinou as variações nos números de cromossomos e de moléculas de DNA, ao longo do tempo, em células vegetais em reprodução sexuada e assexuada. As

Definição da periodicidade para parecer avaliativo do Programa Desenvolvimento de Líderes; Padronização e registro das Reuniões Setoriais em Ata; Realização da Reunião Setorial

• Almoço de Natal da 3ª Idade com 20 utentes carenciados de cada Centro de Convívio e Associações, num total de 200 utentes, realizado em 17 de Dezembro 2011. em todas

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), de acordo com

A pesquisa em desenvolvimento tem como objeto o papel mediador do gestor de uma escola de Educação Infantil na intervenção junto à formação continuada em serviço e nas mudanças