• Nenhum resultado encontrado

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS – UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS – UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO FINAL

DE ESTÁGIO

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA

FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

PEDRO MIGUEL DINIS LOPES

(2)

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO E OBJETIVOS ... 1

2. ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE ... 2

2.1. Estágio Parcelar de Medicina ... 2

2.2. Estágio Parcelar de Cirurgia ... 3

2.3. Estágio Parcelar de Pediatria ... 3

2.4. Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia ... 4

2.5. Estágio Parcelar de Saúde Mental ... 5

2.6. Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar ... 5

3. UNIDADE CURRICULAR OPCIONAL – Estágio Clínico Opcional ... 6

4. REFLEXÃO CRÍTICA FINAL ... 6

(3)

1. INTRODUÇÃO E OBJETIVOS

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina da Nova Medical School (Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa) é um ano profissionalizante e último antes do início da vida clínica, que visa a aplicação prática dos conhecimentos e competências adquiridos ao longo

dos cinco anos precedentes do curso. Como tal, neste último ano encontra-se inserido o Estágio Profissionalizante, organizado por 6 estágios parcelares (Medicina, Cirurgia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental e Medicina Geral e Familiar), e ainda a Unidade Curricular Opcional (Estágio Clínico Opcional).

Desta forma, o presente relatório apresenta uma introdução, onde se apresenta o fio condutor do mesmo e se definem os objetivos gerais; uma descrição sucinta das atividades desenvolvidas ao longo do 6º ano; e uma reflexão crítica final para avaliação e análise do contributo dos vários estágios para a minha formação académica e pessoal. Para melhor leitura e compreensão do trabalho desenvolvido encontram-se ainda em anexo os diplomas dos elementos valorativos realizados.

(4)

2. ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE

O Estágio Profissionalizante decorreu entre 14 de Setembro de 2015 e 20 de Maio de 2016 e foi distribuído, por ordem cronológica, por oito semanas de Medicina, oito semanas de Cirurgia, quatro semanas de Pediatria, quatro semanas de Ginecologia e Obstetrícia, quatro semanas de Saúde Mental e quatro semanas de Medicina Geral e Familiar.

2.1. Estágio Parcelar de Medicina - 14.09.2015 a 06.11.2015

O Estágio Parcelar de Medicina, sob regência do Prof. Doutor Fernando Nolasco, decorreu no Serviço de Medicina IV do Hospital São Francisco Xavier (HSFX), sob tutoria do Dr. António Carvalho. Este estágio teve como objetivo a aquisição progressiva de autonomia e responsabilidade inerentes à integração em equipas clínicas, e assim, de competências avançadas, teóricas e práticas, nos domínios de diagnóstico e terapêutica, bem como capacidade de comunicação com doentes, colegas e outros profissionais.

(5)

2.2. Estágio Parcelar de Cirurgia - 09.11.2015 a 15.01.2016

O Estágio Parcelar de Cirurgia, sob regência do Prof. Doutor Rui Maio, decorreu no Departamento de Cirurgia do Hospital Beatriz Ângelo (HBA), sob tutoria da Dra. Susana Ourô. O estágio foi dividido em quatro partes: uma semana de sessões teórico-práticas, quatro semanas de Cirurgia Geral, uma semana no Serviço de Urgência (SU) e duas semanas de Gastroenterologia (especialidade opcional). Como principais objetivos destacaram-se, ser capaz de identificar e hierarquizar situações clínicas de maior e menor emergência cirúrgica, conhecer e saber aplicar linguagem e terminologia cirúrgicas, conhecer as principais síndromes cirúrgicas e ainda executar e conhecer as principais técnicas de pequena cirurgia, anestesia e assepsia.

Na componente de Cirurgia Geral, acompanhei a Dra. Susana em todas as suas atividades, nomeadamente, consulta externa, enfermaria, urgência e bloco operatório, onde tive a oportunidade de participar como 2º ajudante em algumas cirurgias e de desenvolver competências no âmbito do diagnóstico pré-operatório e seguimento pós-operatório dos doentes. Nas duas semanas de Gastroenterologia assisti a várias consultas, tanto de Gastroenterologia Geral, como de Proctologia e de Hepatologia, e também à execução de diversos exames endoscópicos. Na semana no SU, frequentei o Posto de Observação Rápida (POR), os Postos de Estadia Curta (PEC), a Sala de Observação/Reanimação (SO) e a Pequena Cirurgia.

Por fim, decorreu ainda no último dia do estágio um Mini-Congresso onde foram apresentados diversos casos clínicos pelos alunos. O tema apresentado por mim e pelos meus colegas Luís Gonçalves e Pedro Miranda intitulava-se “Quando o colón não quer nada connosco” e descrevia um caso clínico de um jovem de 20 anos com Colite Ulcerosa.

2.3. Estágio Parcelar de Pediatria - 25.01.2016 a 19.02.2016

(6)

aprofundando o contacto com as patologias pediátricas mais frequentes, o método de colheita de história clínica num doente pediátrico, a comunicação com o doente pediátrico e seus familiares e ainda, a perceção da importância do agregado familiar na saúde da criança e do adolescente.

Participei em atividades de Internamento, Atendimento Permanente e Neonatologia, tendo conseguido ter uma visão abrangente desta especialidade através do acompanhamento do doente pediátrico em diferentes situações hospitalares. Participei também em várias consultas distintas que me permitiram uma contextualização da Pediatria como uma especialidade com várias subespecialidades fundamentais para o acompanhamento de patologias mais específicas.

Como parte integrante da minha avaliação, realizei ainda uma história clínica e apresentei juntamente com os meus colegas Miguel João Pinheiro e Vítor Soares, um trabalho acerca da Mononucleose Infeciosa.

2.4. Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia - 22.02.2016 a 18.03.2016

O Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia, sob regência da Profª. Doutora Teresa Ventura, decorreu no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do HSFX, sob tutoria da Dra. Lurdes Gonçalves. Este estágio teve como principais objetivos a compreensão da medicina da mulher e a aquisição e sedimentação de atitudes e competências na área de Ginecologia e Obstetrícia, em particular das características fisiológicas da mulher, situações patológicas ginecológicas e obstétricas, planeamento familiar e aconselhamento pré-concecional.

(7)

bloco operatório. Como objeto de avaliação realizei juntamente com os meus colegas Ana Tavares, Inês Costa e Tomás Costa um trabalho de grupo sobre “Infeção por Vírus Zika”.

2.5. Estágio Parcelar de Saúde Mental - 28.03.2016 a 22.04.2016

O Estágio Parcelar de Saúde Mental, sob regência do Prof. Doutor Miguel Xavier, decorreu na Equipa Comunitária de Oeiras, pertencente ao Serviço de Psiquiatria de Adultos do Hospital Egas Moniz (HEM), sob tutoria do Prof. Doutor Joaquim Gago. Este estágio tinha como objetivos o conhecimento de aspetos de saúde pública e de organização dos cuidados de saúde mental, a integração no raciocínio clinico do contexto biopsicossocial, identificação de sintomas de perturbações psiquiátricas, comportamentos patológicos e situações individuais e sociais de risco e ainda o contacto com atividades de investigação e trabalho de equipa.

A atividade clínica desenrolou-se às segundas, quartas e sextas-feiras, sobretudo nas consultas comunitárias em Caxias, onde tive uma participação essencialmente observacional. Passei um dia na Unidade de Dia de Laveiras, uma unidade de reabilitação psicossocial que constitui um passo importantíssimo na integração dos doentes psiquiátricos na Comunidade. Em termos hospitalares, tive oportunidade de colher uma história clínica no Internamento do HEM, frequentar o SU no HSFX e assistir às reuniões de equipa e do serviço. Para além disto, desenvolvi um projeto de investigação mediante a seleção de artigos acerca do tema “Psychiatric

epidemiology of children and adolescents – representative samples”.

2.6. Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar - 26.04.2016 a 20.05.2016

(8)

Ao longo do estágio tive a oportunidade de assistir a consultas de Saúde de Adultos, consultas do Dia, de Saúde Infantil e Juvenil, Saúde Materna e de Planeamento Familiar, tendo-me sido dada progressiva autonomia para dirigir algumas consultas, sempre com o apoio do meu tutor. No final do estágio realizei o “Diário de Exercício Orientado‟, que foi objeto de avaliação oral.

3. UNIDADE CURRICULAR OPCIONAL – Estágio Clínico Opcional

Apesar desta Unidade Curricular (UC) não constituir uma componente do Estágio Profissionalizante, penso ser pertinente mencioná-la uma vez que contribuiu como um contacto adicional com a prática clínica e oportunidade de observação de outras abordagens. Escolhi a UC Estágios Clínicos Opcionais, sob regência do Prof. Doutor José Delgado Alves, que me permitiu selecionar uma especialidade à minha escolha, bem como o local de estágio. Neste contexto, durante duas semanas (23.05.2016 a 03.06.2016), optei por fazer novo estágio de MGF, mas desta vez numa UCSP, em Carnaxide, sob tutoria da Dra. Maria Rosa Monteiro. Este estágio permitiu-me vivenciar a diferença de organização entre as UCSP’s e USF’s, dando-me nova oportunidade para desenvolver autonomia em consulta e para contacto mais prolongado com esta especialidade base dos serviços de saúde.

4. REFLEXÃO CRÍTICA FINAL

(9)

Relativamente ao Estágio de Medicina destaco a integração e o papel bem definido que me foram proporcionados, onde quer na enfermaria quer no serviço de urgência, me foi confiada bastante autonomia na avaliação dos doentes, permitindo assim melhorar capacidades de comunicação e ganhar mais segurança na atribuição de um diagnóstico e instituição terapêutica. Refiro como aspeto menos positivo os elevados tempos de internamento, que levaram à observação de um escasso número de doentes e diversidade de patologias, no entanto, isso permitiu um contacto com outro tipo de situações, nomeadamente de cariz social.

Quanto ao Estágio de Cirurgia, penso que foi o que ficou mais aquém das expetativas. Os objetivos relativos à execução de procedimentos e técnicas cirúrgicas não foram totalmente alcançados, pois a participação nestas atividades foi bastante diminuta naquilo que considero ideal para um estágio profissionalizante. Penso que isto se deveu maioritariamente ao elevado número de alunos presentes. Por sua vez, destaco como ganho formativo a aprendizagem mais teórica e de abordagem clínica ao longo de todo o estágio, realçando as semanas de Gastroenterologia, uma especialidade intrinsecamente relacionada com a Cirurgia Geral.

No Estágio de Pediatria tornou-se claro o papel fundamental do Pediatra na educação da criança e da família na promoção da saúde e prevenção da doença. Destaco principalmente como fator positivo o aperfeiçoamento da comunicação com o doente pediátrico e seus familiares.

O Estágio de Ginecologia e Obstetrícia, como proposto inicialmente, contribuiu para uma consolidação de conhecimentos da medicina da mulher e compreensão da sua importância. A distribuição das atividades pelas duas áreas permitiu a passagem pelas várias valências, dando uma visão abrangente da especialidade e contacto com diferentes patologias e situações clínicas. Por sua vez o grande número de alunos neste serviço levou à falta de oportunidades para a componente prática desejada em consultas, bloco operatório e bloco de partos.

(10)

científica e trabalho de equipa. Como pontos menos positivos, refiro a pouca autonomia dada e o facto de ter observado maioritariamente doentes no seu estado basal, o que dificultou o cumprimento de alguns objetivos; para estes fatos contribuíram o pouco contacto com a psiquiatria em anos anteriores e a ausência de rotação pelas diversas valências.

No Estágio de MGF relevo a organização deste que possibilitou o cumprimento dos objetivos inicialmente propostos. Aqui desenvolvi as minhas capacidades de comunicação e abordagem biopsicossocial do doente, fundamentais na condução da consulta de MGF. A autonomia foi crescente ao longo de todo o estágio, permitindo a realização de consultas de forma praticamente autónoma. Por fim, consegui ainda o contacto com diversas patologias, compreendendo a importância desta especialidade como base dos cuidados de saúde de uma população.

Uma última nota para o Estágio Clínico Opcional, que me deu oportunidade de desenvolver uma área do meu interesse, numa altura em que ser médico é cada vez mais uma realidade.

Para terminar, destaco a aquisição integrada de competências indispensáveis ao exercício profissional da Medicina como o ponto forte das atividades desempenhadas ao longo deste ano, apontando como aspetos gerais menos positivos os métodos de avaliação díspares e subjetivos entre os diversos locais de estágio e a menor autonomia dada em alguns estágios. No entanto, compreendo que isso seja devido ao elevado número de alunos presentes nos serviços e à necessidade de conhecimentos mais específicos em algumas especialidades, contrariamente à maior autonomia dada em especialidades mais generalistas (Medicina e MGF).

Em suma, considero ter sido um ano fulcral para a minha formação humana e académica, onde desenvolvi progressiva autonomia e consolidei e adquiri novos conhecimentos, aptidões clínicas e capacidades de comunicação.

(11)

ANEXOS

Anexo I: Trabalhos realizados no âmbito do estágio profissionalizante

Anexo II: Atividades extra-curriculares

o Anexo A: Certificado de participação no Programa de Estágios Clínicos em Hospitais e Clínicas CUF (PECLICUF)

o Anexo B: Certificado de participação na 7ª Reunião Pediátrica Hospital CUF Descobertas – “O Sim e o Não em Pediatria”

o Anexo C: Certificado de apresentação de Poster nas 1ªs Jornadas Académicas de Ginecologia e Obstetrícia do CHLC_NMS-FCM

(12)

ANEXO I

Trabalhos realizados no âmbito do estágio profissionalizante

Estágio Tema e Autores

Medicina

“An unusual case of abdominal pain”

(Poliarterite Nodosa) – Pedro Lopes

 História Clínica – Pneunomia adquirida

na comunidade – Pedro Lopes

Cirurgia

“Quando o Cólon não quer nada connosco”

(Colite Ulcerosa) – Pedro Lopes, Luís Gonçalves e Pedro Miranda

Pediatria

 Mononucleose Infeciosa – Pedro Lopes,

Miguel João Pinheiro, Vítor Soares

 História Clínica – Pneumonia adquirida

na comunidade – Pedro Lopes

Ginecologia e Obstetrícia “Infeção por Vírus ZikaTavares, Inês Costa e Tomás Costa – Pedro Lopes, Ana

(13)

ANEXO II

Atividades extra-curriculares

Anexo A - Certificado de participação no Programa de Estágios Clínicos em Hospitais e Clínicas CUF (PECLICUF)

(14)
(15)
(16)

Anexo D - Declaração de participação como preletor na Sessão de Formação em Serviço sobre

Referências

Documentos relacionados

O trabalho propõe um experimento de baixo custo para a determinação do coeficiente de atrito cinético entre duas superfícies em movimento relativo, permitindo discutir, com

Numa quinta dimensão também relativa ao tipo de fruição musical, a distribuição dos entrevistados revela que a maioria destas pessoas também se situa no tipo misto, o

No presente trabalho foram adotadas estratégias de reconhecimento molecular tendo como alvos o recetor do folato (FR-) e proteínas de membrana, glicosiladas,

Baseado nesta perspectiva, este artigo tem por objetivo compreender como ocorreu o processo de (re)territorialização dos moradores do Conjunto Residencial Geraldo Felippe

O presente relatório visa refletir sobre a pertinência da Educação no seu cômputo geral e a coexistência de duas disciplinas, Educação para a Cidadania e Educação Moral e

(2009) que determinaram os fatores associados à prevalência de sobrepeso e à obesidade em escolares e verificaram que um maior tempo assistindo TV não apresenta relação com

Dados como a área ocupada pela central e acessórios ( o valor em Portugal (Alentejo) é mais elevado que nos EUA), tempo necessário para poderem voltar a ser utilizados