• Nenhum resultado encontrado

Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista. Comércio Eletrônico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista. Comércio Eletrônico"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1

Pesquisa de Opinião do Comércio

Varejista

Comércio Eletrônico

(2)

2 Com o avanço constante e veloz da Tecnologia da Informação, a internet eliminou barreiras geográficas e se tornou um caminho para o Comércio Eletrônico. No atual contexto de mercado, a adoção de novas tecnologias constitui importante fator estratégico para as empresas. Percebe-se uma alteração no perfil do consumidor e uma mudança na relação e comunicação entre as pessoas. O comércio eletrônico criou um novo ambiente que estreita este relacionamento. Sendo assim, cabe aos empresários aproveitar todos os benefícios proporcionados por esse ambiente digital, uma vez que canais de comunicação, como os sites, possibilitam transações comerciais importantes.

O comércio pela internet, no qual as empresas oferecem seus produtos, está se tornando mais acessível aos empresários e consumidores, em diversas categorias do comércio de bens, serviços e turismo, devido à diminuição dos custos com os sites e diversidade de empresas que terceirizam a manutenção e controle das páginas virtuais.

Estudos mostram que o setor de comércio eletrônico é um dos canais de distribuição que mais cresceu no mercado brasileiro nos últimos anos. Dados da Consultoria e-bit mostram o ano de 2012 com R$ 22,5 bilhões de faturamento, com um crescimento nominal de 20% em relação a 2011. Para 2013 são esperados R$ 25 bilhões.

Em 2013, o e-commerce deve atingir 50 milhões de consumidores, segundo a e-bit. As diversas possibilidades e o rápido crescimento permitem mostrar a existência do Varejo Virtual como um mercado promissor em razão de fatores como comodidade, praticidade e velocidade na consulta e comparação de produtos e preços. As vendas on-line representam quase 5% do total de vendas no comércio brasileiro.

(3)

3 A área de Estudos Econômicos do Sistema FECOMÉRCIO MG realizou esta pesquisa, junto aos empresários de Belo Horizonte, com o objetivo de captar a percepção, as tendências e a opinião dos entrevistados sobre os sites das empresas e a situação do comércio eletrônico.

A pesquisa mostrou que 57,5% dos empresários entrevistados possuem site da empresa na internet. Em contrapartida, 42,5% afirmaram que ainda não possuem.

Entre as empresas que afirmaram possuir site no ambiente virtual, dos 16 segmentos entrevistados, no topo do ranking aparece o segmento de Vestuário (25,4%) e Calçados e Artigos de Viagem (20,8%). A seguir aparecem as Óticas (8,1%), Eletroeletrônicos (6,4%) e Tecidos e Artigos de Cama, Mesa e Banho (5,8%).

Dos entrevistados que responderam possuir site na internet, 43,8% afirmam que o mesmo permite a venda. Desses que possuem Comércio Eletrônico, 29,4% responderam que ampliam o mix de seus produtos e vendem produtos que não estão disponíveis nas lojas físicas.

Os principais produtos vendidos pelas lojas virtuais são os Calçados e Artigos de Viagem citados por 32,1% dos respondentes, seguidos por Vestuário (26,4%) e Eletroeletrônicos (15,1%).

Quanto ao questionamento sobre o interesse dos empresários em vender produtos pela internet, apenas 12,4% responderam positivamente.

(4)

4 Pesquisa quantitativa baseada em amostra estratificada por universo das lojas situadas nos principais pontos do comércio varejista das regionais de Belo Horizonte: Barreiro, Centro-Sul, Leste, Nordeste, Noroeste, Oeste, Pampulha e Venda Nova. O método utilizado para a seleção das empresas foi o sorteio aleatório sem reposição. No período 03 a 06 de junho de 2013 foram entrevistados 300 empresários do comércio varejista. O erro amostral é da ordem de 5,0 pontos percentuais dos resultados para a amostra como um todo e intervalo de confiança de 95%1.

A estrutura temática abordou:

 Lojas com site na internet;  Ranking por segmento;  Comércio Eletrônico;

 Produtos vendidos no site; e  Interesse em vendas na internet.

1

Nota técnica: Como os dados em percentual aparecem arredondados pode ser que a soma ultrapasse os 100% ou fique aquém deste.

Metodologia

(5)

5 Dos entrevistados, 57,5% afirmaram que possuem site na internet. Número positivo para o comércio da capital, considerando que a maioria das empresas entrevistadas se caracteriza como micro e pequena. Ou seja, mais da metade já possui site, o que pode ocasionar uma ampliação da imagem no mercado.

Esse número já é expressivo. Com o aumento das facilidades para manutenção de um site ativo e a constante queda nos custos para a empresa, é possível prever que o número de empresários que irão aderir à estratégia aumente nos próximos anos.

Sim 57,5%

Não 42,5% A sua loja possui site na internet?

Fonte: Sistema Fecomércio MG / EE

Lojas com sites na internet

(6)

6 As empresas que responderam possuir site na internet na sua maioria pertencem ao segmento de Vestuário (25,4%) e Calçados e Artigos de Viagem (20,8%). A seguir aparece o comércio de Ótica, com 8,1%, Eletroeletrônicos (6,4%) e Tecidos e artigos de cama, mesa e banho (5,8%). Os segmentos de Materiais Esportivos e Produtos Alimentícios corresponderam a 5,2% das respostas cada.

Já as empresas que vendem Joias e acessórios corresponderam a 4,6%, Móveis, Decoração e Perfumaria aparecem com 4,0% das respostas cada e artigos de informática representam 3,5% dos respondentes. Seguindo esta linha, temos Telefonia (2,3%), Hipermercados e Supermercados (1,7%), Discos, Cd´s, Dvd´s e fitas e Produtos farmacêuticos, com 1,2% cada, e Livrarias e papelarias com 0,6% dos segmentos que já possuem site.

Vestuário Calçados e Artigos de Viagem Ótica Eletroeletrônicos Cama, mesa e banho Material Esportivo Produtos alimenticios Joias e acessórios Móveis e decoração Perfumaria Informática Telefonia Hipermercados e supermercados Discos, CD´s, Dvd´s, e fitas Produtos farmacêuticos Livrarias e papelarias 25,4% 20,8% 8,1% 6,4% 5,8% 5,2% 5,2% 4,6% 4,0% 4,0% 3,5% 2,3% 1,7% 1,2% 1,2% 0,6%

Segmentos que possuem site na internet*

* Ranking dos 16 segmentos citados na pesquisa.

Fonte: Sistema Fecomércio MG / EE

Ranking por segmento

(7)

7

Sim 43,8%

Não 56,2%

O site permite venda pela internet, ou seja, Comércio Eletrônico?

Fonte: Sistema Fecomércio MG / EE

Calçados e artigos de viagem

Vestuário

Eletroeletrônicos

Telefonia

Cama, mesa e banho

Cd´s e Livros Perfumes 32,1% 26,4% 15,1% 9,4% 9,4% 3,8% 3,8%

Qual o principal produto vendido pela sua empresa no Comércio Eletrônico?

Fonte: Sistema Fecomércio MG / EE

Comércio Eletrônico

(8)

8 Os produtos mais vendidos nos sites das empresas são os Calçados e artigos de viagem, segundo 32,1% dos respondentes. Essa preferência dos consumidores pode se dar pelo fato de que esses produtos têm mais facilidades de compra pela internet, como o padrão de numeração de sapatos, ocasionando um maior sentimento de confiança do consumidor em adquirir o produto.

Em seguida são citados os artigos de Vestuário, com 26,4%, e Eletroeletrônicos, com 15,1%. Produtos ligados à Telefonia e Tecidos e artigos de cama, mesa e banho representam 9,4% das respostas cada e Cd´s e Livros e Perfumes correspondem a 3,8% cada.

Dos respondentes, 70,6% afirmaram que não ampliam o mix de produtos no site, comercializando na internet os mesmos itens encontrados em suas lojas físicas. Sim 29,4% Não 70,6%

O Sr(a) vende outros produtos além dos que já estão na loja?

(9)

9 Dos empresários entrevistados que não praticam vendas pela internet, 90,1% afirmaram não possuir interesse neste tipo de comércio. Alguns destes entrevistados citaram como motivo o alto custo de investimento da empresa e a falta de infraestrutura para atender um número consideravelmente maior de clientes.

Sim 9,9% Não

90,1%

O Sr(a) tem interesse em vender produtos pela internet?

Fonte: Sistema Fecomércio MG / EE

Interesse em vendas na internet

(10)

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais Rua Curitiba, 561 – Centro – CEP 30170-120 – Belo Horizonte/MG

TEL + 55 31 3270 3300 | fecomercio@fecomerciomg.org.br | www.fecomerciomg.org.br

10

Equipe Técnica

Estudos Econômicos

Responsável Gabriel de Andrade Ivo

Analista de Economia Juan Moreno de Deus

Analista de Pesquisa Luana Thamiris da Silva de Oliveira

Assistente Administrativo

Dayanne Jéssica da Silva Mendes

Sabrina Dias da Silva

Pesquisadoras

Ana Carolina Mayrink Silva

Ana Flávia Siqueira Nunes

Daylla Themis Vilefort Campos Sato

Referências

Documentos relacionados

Fabricação de fornos industriais, aparelhos e equipamentos não-elétricos para instalações térmicas, peças e acessórios, exceto aquecedores

O profissionalde nível superior reconhecido pelo CREA ou CAU-SP, que ficaráresponsável pelo objeto desta licitação deveráfazer parte do quadro permanente da

No início o site piloto das Americanas.com somou várias reclamações devido ao número limitado de produtos oferecidos. Com as constantes sugestões dos consumidores das

§1 As empresas de Curitiba que já trabalham de segunda - feira a sexta – feira no horário até às 22:00 ( vinte e duas ) horas e nos sábados até às 20:00

O objetivo deste estudo é, a partir da experiência adquirida pelo autor, que foi Gerente do Projeto Piloto, em 2012, quando desempenhou a função de Chefe do

Pode-se verificar, de acordo com os resultados obtidos que para igual valor de infiltração total acumulada no fim do tempo de cálculo, no método da Curva Número, esta é mais

Iniciada em 2011, foi realizada em onze cidades de Mato Grosso do Sul: Aparecida do Taboado, Aquidauana, Anastácio, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Ladário,

Objetivos: Levantar junto aos habitantes das cidades de Aquidauana, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Naviraí, Paranaíba, São Gabriel do Oeste e Três